O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Recentes movimentos Antivax Brasil: opinião direta ao ponto.

Venn

Bam-bam-bam
Mensagens
1.526
Reações
2.686
Pontos
353
Sendo franco, direto e reto: o recente movimento Antivax do Brasil surgiu com a família Bolsonaro e, hoje, se multiplica entre seus seguidores, conscientemente, pra criar factoides e o máximo de confusão possível sobre o tema, pois, certamente, "Vacina" será um dos temas que mais irão jogar contra Bolsonaro nas próximas eleições.

O que vemos aqui no Forum não é muito diferente do que rola aí fora, nos grupos de "zap" em que seus familiares e amigos se alimentam diariamente antes de virem cheios de teorias debater em casa, no trabalho, na faculdade ou na escola.

Querem relativizar os efeitos positivos da vacinação ao máximo pra diminuir os impactos lá na campanha eleitoral.

Política e hipocrisia andam de mãos dadas desde sempre neste país. A surpresa é ver que o gadismo político foi a um ponto em que as pessoas arriscaram (e muitas destas perderam) as próprias vidas colocando todas as cartas nas palavras de um determinado político ou de uma ideologia política.

Se eu já acho loucura acreditar 100% nas palavras de um político - mesmo naquele em que voto -, acho insanidade colocar a própria saúde ou vida em cheque pra seguir o que o mesmo prega. Depois ainda há quem fale mal de alguns religiosos que seguem as palavras dos pastores.

Não voto em Lula, nem em Bolsonaro. Se algum dos dois ganhar? Fazer o quê, é a democracia. Única coisa que gostaria é que mantivessem a saúde pública no palco a que ela pertence - da ciência. De resto, segue o baile. Todo dia um 7x1 diferente.

Paz.
 

Tatuira Mamicuda

Mil pontos, LOL!
Mensagens
7.348
Reações
23.654
Pontos
1.274
Sendo franco, direto e reto: chamar de Antivax do Brasil surgiu no Brasil de maneira a rotular Bolsonaro e seus seguidores e, hoje, se multiplica entre críticos, conscientemente, pra silenciar e o máximo possível sobre o tema, pois, certamente, a "Vacina" possui muitos poréns e todos aqueles que estão pensando em tomar ou não devem saber os riscos e vantagens do uso.
 

JmB!

Lenda da internet
Mensagens
13.019
Reações
13.312
Pontos
1.684
Depois do tópico lendário onde foi realizada uma comparação de vacinação com cigarros, já não duvido mais de nada.

No mais, é possível observar o quanto o movimento bolsonarista é uma bolha, pois mesmo com (e apesar de) "todo esse esforço pela piora do país" a maioria esmagadora escolheu se vacinar.

Não me preocupo com este movimento, o que me deixa indignado é a burrice OU desonestidade.

T+
 

klamyr

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.792
Reações
7.226
Pontos
949
Por sorte ainda existe uma maioria considerável que não caiu nessa, a preocupação é o movimento crescer no Brasil, espero que o próximo governo invista em campanhas de conscientização para dissipar esse grupo.
 


Venn

Bam-bam-bam
Mensagens
1.526
Reações
2.686
Pontos
353
Começou com Bolsonaro. :kkk

Então Bolsonaro induziu o mundo todo, porque isso tem é pelo mundo todo. Parei de ler a "matéria" aí. Dá não.
Então você afirma que todo cidadão brasileiro que não quer ser vacinado é somente porque fez pesquisas exaustivas no google, em sites internacionais de idioma que sequer dominam e que, com base nessa formação técnica - mais rápida que a produção da vacina, aliás -, as pessoas conscientemente passaram a decidir que não querem se vacinar. Isso?

Consegue sequer afirmar que a maioria das pessoas que não quer se vacinar parte de pesquisas e ideias 100% próprias, e sem qualquer envolvimento de discurso político?
 

yage

Lenda da internet
Mensagens
12.777
Reações
53.288
Pontos
1.613
Então você afirma que todo cidadão brasileiro que não quer ser vacinado é somente porque fez pesquisas exaustivas no google, em sites internacionais de idioma que sequer dominam e que, com base nessa formação técnica - mais rápida que a produção da vacina, aliás -, as pessoas conscientemente passaram a decidir que não querem se vacinar. Isso?

Consegue sequer afirmar que a maioria das pessoas que não quer se vacinar parte de pesquisas e ideias 100% próprias, e sem qualquer envolvimento de discurso político?

É um conjunto de coisas, ENTRE elas o Bolsonaro. Mas nunca somente ele. Não é porque ele diz ou defende algo que a maioria vai fazer o mesmo.
O PCO é contra vacinação obrigatória e é um partido de extrema esquerda.... Foram influenciados por Bolsonaro também?
 

Venn

Bam-bam-bam
Mensagens
1.526
Reações
2.686
Pontos
353
É um conjunto de coisas, ENTRE elas o Bolsonaro. Mas nunca somente ele. Não é porque ele diz ou defende algo que a maioria vai fazer o mesmo.
O PCO é contra vacinação obrigatória e é um partido de extrema esquerda.... Foram influenciados por Bolsonaro também?
PCO tem capacidade de influenciar grandes parcelas da população, honestamente? Bolsonaro tem. Óbvio que sempre houve quem fosse contrário às vacinas no mundo todo. Mas é nítido que, no Brasil, esse movimento só ganhou força após as ações, falas e exemplos de Bolsonaro. Muitos brasileiros sequer sabiam que, no mundo, havia pessoas contrárias a vacinação.

Mais que isso: desde que Bolsonaro foi firme ao dizer que "não teria vacina", e flertou com teorias de "imunização de rebanho, nua e crua", querendo manter tudo aberto e liberado pra que as pessoas tentassem se imunizar de forma natural, difamar as vacinas do COVID passou a ser questão de sobrevivência política. No mínimo, precisa deixar a população confusa, pra que, lá na frente, na hora do debate, possa amenizar a pressão que irá tomar.
 

klamyr

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.792
Reações
7.226
Pontos
949
KKKKKK

E você participa diretamente na produção dos dados que entram em debate sobre as vacinas? Se sim, parabéns, você é um privilegiado, ainda assim, há muitas outras autoridades nas quais podemos nos basear. E isto é o suficiente. A maior parte do conhecimento que você tem, você não pode verificar pessoalmente, é simplesmente impossível pelo volume. Desde o sistema de desbloqueio do teu celular, criptografia de dados da tua conta bancária, até sobre os seus primeiros anos de vida, basicamente você precisa confiar em outras pessoas. A história é basicamente uma ciência inteira que precisa da confiança no relato das pessoas e agora você quer exigir que cada um, para dar uma opinião minimamente fundamentada, tenha que verificar cada dado, cada pesquisa.

Este é o nível de inconsciência do cara que usa "antivaxxer" como anátema.

edit

Em tempo: Registrado 5 Janeiro 2021

Essa é a desculpa atual para o antivaxxer ser desinformado? Você fala que tem que confiar no relato de outras pessoas, mas ignora a maior parte de relatos para confiar em relatos de baixíssima credibilidade?
 

Venn

Bam-bam-bam
Mensagens
1.526
Reações
2.686
Pontos
353
KKKKKK

E você participa diretamente na produção dos dados que entram em debate sobre as vacinas? Se sim, parabéns, você é um privilegiado, ainda assim, há muitas outras autoridades nas quais podemos nos basear. E isto é o suficiente. A maior parte do conhecimento que você tem, você não pode verificar pessoalmente, é simplesmente impossível pelo volume. Desde o sistema de desbloqueio do teu celular, criptografia de dados da tua conta bancária, até sobre os seus primeiros anos de vida, basicamente você precisa confiar em outras pessoas. A história é basicamente uma ciência inteira que precisa da confiança no relato das pessoas e agora você quer exigir que cada um, para dar uma opinião minimamente fundamentada, tenha que verificar cada dado, cada pesquisa.

Este é o nível de inconsciência do cara que usa "antivaxxer" como anátema.

edit

Em tempo: Registrado 5 Janeiro 2021
E qual a lógica pra uma vida inteira se vacinando com produtos elaborados por determinado laboratório e, "coincidentemente" após discursos políticos sobre o tema, passarem a desconfiar dos mesmos profissionais que sempre trabalharam nas pesquisas e produção das vacinas que levou nos braços a vida toda, em virtude de produção de dados que apareceram?

Exceto se, obviamente, você for um destes privilegiados produtores de informações.

Edit:
É relevante saber quem é o opinante pra debater uma opinião?
 

yage

Lenda da internet
Mensagens
12.777
Reações
53.288
Pontos
1.613
PCO tem capacidade de influenciar grandes parcelas da população, honestamente? Bolsonaro tem. Óbvio que sempre houve quem fosse contrário às vacinas no mundo todo. Mas é nítido que, no Brasil, esse movimento só ganhou força após as ações, falas e exemplos de Bolsonaro. Muitos brasileiros sequer sabiam que, no mundo, havia pessoas contrárias a vacinação.

Mais que isso: desde que Bolsonaro foi firme ao dizer que "não teria vacina", e flertou com teorias de "imunização de rebanho, nua e crua", querendo manter tudo aberto e liberado pra que as pessoas tentassem se imunizar de forma natural, difamar as vacinas do COVID passou a ser questão de sobrevivência política. No mínimo, precisa deixar a população confusa, pra que, lá na frente, na hora do debate, possa amenizar a pressão que irá tomar.

PCO é uma das partes que dão voz, não o Bolsonaro sozinho, não o PCO sozinho, falei isso. E desde que usa a internet sim tem grande alcance, a nível mundial.

O Bolsonaro simplesmente dá voz a pessoas que JÁ TEM esse pensamento. Se você fizer uma pesquisa com as pessoas que desconfiam dessa vacina muito provavelmente serão a favor das armas, a favor da defesa da propriedade privada, leis mais duras contra a bandidagem etc. Não porque o Bolsonaro está falando, mas porque elas já pensam assim. Bolsonaro é mais um porta voz.
 

Duolks

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.233
Reações
7.105
Pontos
703
E qual a lógica pra uma vida inteira se vacinando com produtos elaborados por determinado laboratório e, "coincidentemente" após discursos políticos sobre o tema, passarem a desconfiar dos mesmos profissionais que sempre trabalharam nas pesquisas e produção das vacinas que levou nos braços a vida toda, em virtude de produção de dados que apareceram?

Exceto se, obviamente, você for um destes privilegiados produtores de informações.

Edit:
É relevante saber quem é o opinante pra debater uma opinião?

É bem diferente uma vacina fritada como pastel de uma que existe a 50 anos, mas imagino que vc saiba disso. E nisso qualquer um que seja um tanto mais questionador tem todo o sentido e direito de questionar pontos sobre esse assunto, pessoalmente acho muito mais doentio simplesmente aceitar tudo sem nem tentar raciocinar um pouco.

E só para esclarecer vc acha que não existe o mesmo movimento politico só que "provaxxer" (vaxxer... gíria idiota pra c***lho inclusive)? Tipo acha mesmo que todo mundo envolvido nisso esta estritamente pensando no melhor de todos e não em ganhos políticos ou financeiros? Não consegue mesmo pensar em nenhum cenário nessa pandemia inteira onde isso não tenha acontecendo escancaradamente?

E sobre o edit, aqui no fórum sim claro, pensa que tem gente ai com algum retardo mental que "gerencia" 30 contas reservas por tipo 15 anos, só para basicamente ter passe livre para brincar com as "opiniões", então no fim vale do que a opinião de um zé desses? Só se for para opinar sobre ser mongolão gigante, que ai vai ter bastante xp.
 

Ícelo

Bam-bam-bam
Mensagens
2.191
Reações
6.064
Pontos
303
Sendo franco, direto e reto: chamar de Antivax do Brasil surgiu no Brasil de maneira a rotular Bolsonaro e seus seguidores e, hoje, se multiplica entre críticos, conscientemente, pra silenciar e o máximo possível sobre o tema, pois, certamente, a "Vacina" possui muitos poréns e todos aqueles que estão pensando em tomar ou não devem saber os riscos e vantagens do uso.
Vantagem da Vacina: Continuar vivo.
 

Riveler

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
3.755
Reações
7.643
Pontos
1.264
Eu deixei de me vacinar por não acreditar em vacina mágica criada em tempo recorde, não por causa do elemento que ocupa o cargo de presidente do Brasil atualmente ou de qualquer coisa que a coisa e seus seguidores digam. De fato, sequer assisto ou ouço qualquer coisa em que o atual guvnor fala.

Achei que seria mais seguro o rebanho se vacinar e se imunizar contra a COVID primeiro, esperar a taxa de contaminação cair para somente então deixar tomara cuidados intensamente (Máscara, álcool gel/líquido e distanciamento).
Bem, aqui na Bahia ainda não dá pra ficar sem máscara, mas creio que até meados de 2022 eu já possa deixar de precaver contra o vírus SEM precisar me vacinar. isto é, se eu não for proibido de me locomover, pois nesse caso não terei escolha.
 

Venn

Bam-bam-bam
Mensagens
1.526
Reações
2.686
Pontos
353
PCO é uma das partes que dão voz, não o Bolsonaro sozinho, não o PCO sozinho, falei isso. E desde que usa a internet sim tem grande alcance, a nível mundial.

O Bolsonaro simplesmente dá voz a pessoas que JÁ TEM esse pensamento. Se você fizer uma pesquisa com as pessoas que desconfiam dessa vacina muito provavelmente serão a favor das armas, a favor da defesa da propriedade privada, leis mais duras contra a bandidagem etc. Não porque o Bolsonaro está falando, mas porque elas já pensam assim. Bolsonaro é mais um porta voz.
Como eu já mencionei, sempre houve parcela da população Antivaxx (embora não tão comum no Brasil, em termos proporcionais da população). Entretanto Bolsonaro e seus militantes (assim como Lula, e os dele) sabem bem que uma imensa parcela da população, infelizmente, é alienável. Facilmente manipulável.

Brasileiro acha que política é escolher uma camisa, e beijar todo patrocinador que vier estampado nela, ainda que não soubesse que ele estaria lá. Brasileiro "compra o pacote". Por isso determinados grupos religiosos são tão disputados neste meio.

Tem gente que sequer sabe o que é uma vacina, e discute com amigos e familiares que não irá se vacinar, porque é a vacina Chinesa Comunista.

E é essa a força ideológica que está em prática agora. Dissipar esse discurso o máximo possível.
 
Ultima Edição:

yage

Lenda da internet
Mensagens
12.777
Reações
53.288
Pontos
1.613
Como eu já mencionei, sempre houve parecia da população Antivaxx (embora não tão comum no Brasil, em termos proporcionais da população). Entretanto Bolsonaro e seus militantes (assim como Lula, e os dele) sabem bem que uma imensa parcela da população, infelizmente, é alienável. Facilmente manipulável.

Brasileiro acha que política é escolher uma camisa, e beijar todo patrocinador que vier estampado nela, ainda que não soubesse que ele estaria lá. Brasileiro "compra o pacote". Por isso determinados grupos religiosos são tão disputados neste meio.

Tem gente que sequer sabe o que é uma vacina, e discute com amigos e familiares que não irá se vacinar, porque é a vacina Chinesa Comunista.

E é essa a força ideológica que está em prática agora. Dissipar esse discurso o máximo possível.

Não tenho dúvidas que existem pessoas manipuláveis, mas são a minoria e não a maioria. Politico fala o que o eleitor dele que que ele diga e não o contrário. Lula fala o que a esquerda quer ouvir e Bolsonaro fala o que o eleitor dele quer ouvir, simples assim. Não o contrário.

O exemplo que você deu cabe mais a um ditador onde ELE diz o que seu povo deve pensar. Graças a Deus a gente ainda está em uma democracia e o politico precisa agradar seu eleitor, e na caso dando voz ao que eles pensam.
 

Darkx1

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.289
Reações
64.526
Pontos
1.244
Eu deixei de me vacinar por não acreditar em vacina mágica criada em tempo recorde, não por causa do elemento que ocupa o cargo de presidente do Brasil atualmente ou de qualquer coisa que a coisa e seus seguidores digam. De fato, sequer assisto ou ouço qualquer coisa em que o atual guvnor fala.

Achei que seria mais seguro o rebanho se vacinar e se imunizar contra a COVID primeiro, esperar a taxa de contaminação cair para somente então deixar tomara cuidados intensamente (Máscara, álcool gel/líquido e distanciamento).
Bem, aqui na Bahia ainda não dá pra ficar sem máscara, mas creio que até meados de 2022 eu já possa deixar de precaver contra o vírus SEM precisar me vacinar. isto é, se eu não for proibido de me locomover, pois nesse caso não terei escolha.
O que seria vacina magica criada em tempo recorde?

O que seria aceitavel pra voce?


:kpensa

Suponho que voce tenha pesquisado profundamente e tenha um enorme conhecimento na área pra julgar isso.
 

Venn

Bam-bam-bam
Mensagens
1.526
Reações
2.686
Pontos
353
Não tenho dúvidas que existem pessoas manipuláveis, mas são a minoria e não a maioria. Politico fala o que o eleitor dele que que ele diga e não o contrário. Lula fala o que a esquerda quer ouvir e Bolsonaro fala o que o eleitor dele quer ouvir, simples assim. Não o contrário.
Divergimos fortemente aqui. No meu ponto de vista, uma imensa maioria das pessoas é facilmente manipulada neste país. A ponto de mudar de ideia de um instante para outro sobre determinado tema, bastando que seu condutor, seja ele quem for, o faça.
 

Venn

Bam-bam-bam
Mensagens
1.526
Reações
2.686
Pontos
353
Já começou misturando antivax, família Bolsonaro, grupo de tio de zap, dá nem pra levar a sério pq nem sabe qq é antivax no final das contas.
Comentários assim eu interpreto mais como: "tem uma opinião. Eu não tenho capacidade de apresentar uma opinião contrária, embora discorde, então vou apenas demonstrar um ar de superioridade e sair pela tangente.".

Este é um tópico com uma opinião. Você pode opinar concordando, discordando, pode não opinar também. Mas seria de maior acréscimo se dissertasse, especialmente, em que ponto considera que as relações apresentadas foram infundadas.

Ah, é. Não dá pra levar a sério, né?
Abraço.
 

Venn

Bam-bam-bam
Mensagens
1.526
Reações
2.686
Pontos
353
Depende, eu mesmo não tomo vacina desde os 18, acredito. E já tenho alguns aninhos a mais. Só que respondendo ao post inicial, você deveria investigar antes a ojeriza que o remédio citado pelo Bolsonaro recebeu, pelo simples fato de ter sido ele quem disse. Desde aquele ponto isso se tornou uma guerra política, o que já responde em parte a resistência das pessoas para tomar.

Não, apenas te zuando.
Esta repulsa aos medicamentos apontados pelo Bolsonaro apenas comprova outro ponto que eu reforçava em posts anteriores: as pessoas são manipuladas por seus líderes, em maioria. Eu me vacinei assim que pude. E, se tivesse tido sintomas mais graves, e meu médico tivesse dito que iria prescrever uso de qualquer dos remédios que Bolsonaro enaltecia, eu tomaria, sem dúvidas. Não porque Bolsonaro "receitou", mas porque o médico o fez.

Só pra não ficarem com dúvidas, afirmo que não sou usuário postando em vários usuários ao mesmo tempo. Tampouco sou usuário banido que está postando de forma irregular. A Moderação pode fazer as devidas verificações e, caso necessário, minha MP está aberta para eventuais esclarecimentos que julguem necessários.

Se era isso que os impedia de opinar, não fiquem receosos. Não sou o famoso "Décio".
 
Ultima Edição:

Rand al'Thor

Bam-bam-bam
Mensagens
1.658
Reações
7.590
Pontos
453
Não dá pra levar esse tópico a sério. Cara acha mesmo que o Biroliro é responsável pelo movimento anti-vacina no HUE? :kkk

Você pode dizer que ele contribuiu com isso? Sim. Mas responsabiliza-lo como principal responsável, já acho que cai em ingenuidade, pra não dizer outra coisa.

Isso é tendência mundial e tem mais a ver sobre como os meios de comunicação evoluíram, a ponto de que essas ideias não tem mais fronteiras e podem ser propagadas facilmente. Soma isso com o autoritarismo estatal e tá feito o estrago.
 

DanielMF

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.098
Reações
16.680
Pontos
703
Você traduziu em ótimas palavras o que a maioria aqui no fórum está cansado de saber, após 1 ano e meio de pandemia e discussões nesse fórum.

Eu só acrescentaria que essa relação entre Bolsonaro e sua militância, é retroalimentativa. Se a conspiração parte do presidente, a sua base recebe a mensagem e inicia a lavagem cerebral nas redes. O inverso também acontece, quando as conspirações partem de sua base, algumas delas são repercutidas pelo próprio presidente. É através desse sistema que o esgoto da internet passou a ser transmitido em rede nacional pelo governo.

Então, em partes, o movimento anti-vacina que já existia encontrou meios de repercutir com mais força na sociedade através do bolsonarismo. Mesmo assim, esses movimentos partiram das duas pontas e se uniram, já que é conveniente para esse governo o discurso antivacina.
 

Darkx1

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.289
Reações
64.526
Pontos
1.244
Não dá pra levar esse tópico a sério. Cara acha mesmo que o Biroliro é responsável pelo movimento anti-vacina no HUE? :kkk


Isso é tendência mundial e tem mais a ver sobre como os meios de comunicação evoluíram, a ponto de que essas ideias não tem mais fronteiras e podem ser propagadas facilmente. Soma isso com o autoritarismo estatal e tá feito o estrago.
Responsavel pode não ser, mas ele é a cara e voz do movimento.

Quando a gente tem o unico "lider" mundial que usa sua voz pra atacar vacinas, não se vacinar, não incentivar esse ato, a mensagem é bem clara.

E inclusive vale falar, que nem o Trump é anti vax, ele proprio veio a publico pedindo pra pessoas se vacinarem, assumiu ter se vacinado e foi peça importante no processo que agilizou a realização das "tais vacinas em tempo recorde".
 

Venn

Bam-bam-bam
Mensagens
1.526
Reações
2.686
Pontos
353
Não dá pra levar esse tópico a sério. Cara acha mesmo que o Biroliro é responsável pelo movimento anti-vacina no HUE? :kkk

Você pode dizer que ele contribuiu com isso? Sim. Mas responsabiliza-lo como principal responsável, já acho que cai em ingenuidade, pra não dizer outra coisa.

Isso é tendência mundial e tem mais a ver sobre como os meios de comunicação evoluíram, a ponto de que essas ideias não tem mais fronteiras e podem ser propagadas facilmente. Soma isso com o autoritarismo estatal e tá feito o estrago.
Se você acha que estou atribuindo ao Bolsonaro a exclusiva responsabilidade pelo movimento anti-vacina no Brasil, e que este é o tema central da discussão, então não dá pra levar a sério a interpretação que você fez da conversa.

Estou dizendo que Bolsonaro tomou uma postura anti-vacina, por crenças próprias e de sua família, e que se colocou na oposição técnica daqueles que vinham investindo na ideia das pesquisas. Estou dizendo que isso virou uma disputa política. E estou dizendo que, uma vez neste cenário, Bolsonaro, família e cabos-eleitorais não tiveram outra opção senão saírem reforçando o comportamento anti-vacina, e difamando pesquisas e resultados da vacinação, a qual não conseguiu barrar. A ponto que, hoje, basta olhar para os hospitais no Brasil e ver a IMENSA diferença em relação ao ano passado, para constatar.

Estou dizendo que há muita gente usando discursos disfarçados de técnicos para criar confusões e amenizar os debates das próximas eleições. Eu entendo, é necessário ter boa vontade pra compreender o caminho tomado pelo raciocínio, daí é mais fácil atrofiar tudo, dizer que estou proclamando Bolsonaro o Imperador Antivax, e dizer que não dá pra levar a sério.
 

klamyr

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.792
Reações
7.226
Pontos
949
Acreditamos em alguns relatos, não em todos, obviamente, por serem contraditórios entre si. O que leva uma pessoa a acreditar em um e não em outro? Daria dezenas de tópicos, só apontando que a exigência é absurda e impraticável e impraticada por você ou por qualquer outra pessoa.

O problema é quando você ignora 99% dos relatos, que são pro-vacina, e se baseia em relatos comprovadamente sem credibilidade anti-vacina, isso não é basear sua opinião em relatos de outras pessoas, é escolher a dedo o relato que combina com seu pensamento infundado.
 
Topo Fundo