O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Pesquisa feita no Japão com fãs de RPGs revela as séries Favoritas dos Japoneses

Flavio Branford

Divine Blade of JRPG
VIP
Mensagens
28.082
Reações
39.528
Pontos
1.564
Interessante o peso da Nintendo em relação aos RPGs no Japão do Famicom até o Super Famicom....no gráfico abaixo mostra apenas de 1983 até 1992 mas isso pode se estender até 1996 tranquilamente com o Super Famicom.....só mesmo a partir de 1997 com FFVII e o PS1 q a Nintendo deixou de ser uma plataforma referência em RPGs e o titulo ficou com o Playstation até hoje em dia.

rWS492O.jpg


O gráfico da Revista Super Famicom mostra a mudança na participação de mercado de RPGs no Famicom (amarelo), PC Engine (verde), Mega Drive (azul) e Super Famicom (vermelho) de 1983 a meados de 1992, os lançamentos notáveis destacados no gráfico incluem The Legend of Zelda, Dragon Quest, Final Fantasy, MOTHER, Tengai Makyou, Shining in the Darkness, Drakkhen, Final Fantasy IV, Dungeon Master, The Legend of Zelda: A Link to the Past e Dragon Quest V.
 

Forte Bomba

Ser evoluído
Mensagens
33
Reações
112
Pontos
43
Não sei com que tipo de público foi feita a pesquisa, mas o lance de Pokémon é que eu acho que muita gente nem pensa na série como RPG, e sim como um gênero à parte. Temática medieval, turma de amigos enfrentando o mal, toneladas de equipamentos, essas coisas que normalmente são associadas com o gênero ou não existem ou são tratadas de outra forma em Pokémon.
 

Duolks

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.235
Reações
7.106
Pontos
703
Bem a amostragem dessa pesquisa foi bem b*sta tb, 3k de pessoas não é praticamente nada.
 

holandeses

Supra-sumo
Mensagens
583
Reações
746
Pontos
193
Não sei com que tipo de público foi feita a pesquisa, mas o lance de Pokémon é que eu acho que muita gente nem pensa na série como RPG, e sim como um gênero à parte. Temática medieval, turma de amigos enfrentando o mal, toneladas de equipamentos, essas coisas que normalmente são associadas com o gênero ou não existem ou são tratadas de outra forma em Pokémon.

Pokemon tem bem mais cara de JRPG que o Zelda , tem bastante dialogo, subquest com NPC ,batalhas por turno, e aumento de level, Zelda pra mim é um jogo puramente de ação/aventura nem têm sistema de level em Zelda
 


Jailcante

Bam-bam-bam
Mensagens
4.495
Reações
9.050
Pontos
303
RESULTADO DAS SÉRIES DE RPGs FAVORITAS DO PÚBLICO JAPONÊS:

  1. Dragon Quest
  2. Final Fantasy
  3. Pokémon

Obvious 3 primeiros lugares.

Sabia que DQ tava na frente mesmo. Já FF tava na dúvida que colocação estaria, mas estando em segundo, prova que japas ainda hypam a série.
 

holandeses

Supra-sumo
Mensagens
583
Reações
746
Pontos
193
Outra coisa que fiquei pasmo que Dark Souls nem foi citado, pensei que por ser de uma produtora Japonesa , essa franquia poderia ser dar bem no mercado Japonês, parece que é uma franquia Japonesa puramente desenvolvida para o gosto Ocidental,
 

Flavio Branford

Divine Blade of JRPG
VIP
Mensagens
28.082
Reações
39.528
Pontos
1.564
Pokemon tem bem mais cara de JRPG que o Zelda , tem bastante dialogo, subquest com NPC ,batalhas por turno, e aumento de level, Zelda pra mim é um jogo puramente de ação/aventura nem têm sistema de level em Zelda

Mas Pokémon é JRPG sim o questionamento dele foi outro....de que quem joga Pokémon joga pq é fã da IP e não pq é RPG.

Tipo eu q jogo RPGs desde a era 8 bits, sou viciado no genero (RPGs Japoneses) mas nunca joguei 1 Pokémon sequer na vida mesmo eu tendo N64, GBA, Nintendo DS, Nintendo 3DS e Gamecube (nem sei se tem Pokémon pra Cube) pq simplesmente não sou fã de Pokémon.
 

Flavio Branford

Divine Blade of JRPG
VIP
Mensagens
28.082
Reações
39.528
Pontos
1.564
Outra coisa que fiquei pasmo que Dark Souls nem foi citado, pensei que por ser de uma produtora Japonesa , essa franquia poderia ser dar bem no mercado Japonês, parece que é uma franquia Japonesa puramente desenvolvida para o gosto Ocidental,

Fallout e Elder Scrolls tb são desenvolvidos para o gosto Ocidental e estão nessa lista ao contrário de Souls q além de ter pegada de RPG Ocidental é feito por japoneses...vai entender....
 

holandeses

Supra-sumo
Mensagens
583
Reações
746
Pontos
193
Mas Pokémon é JRPG sim o questionamento dele foi outro....de que quem joga Pokémon joga pq é fã da IP e não pq é RPG.

Tipo eu q jogo RPGs desde a era 8 bits, sou viciado no genero (RPGs Japoneses) mas nunca joguei 1 Pokémon sequer na vida mesmo eu tendo N64, GBA, Nintendo DS, Nintendo 3DS e Gamecube (nem sei se tem Pokémon pra Cube) pq simplesmente não sou fã de Pokémon.

Pokemon é um game que tenho a curiosidade de experimentar e nunca conseguir , quase sempre compro um console por geração e esse console sempre acaba sendo o console da Sony , esse ano vendo a politica da Sony eu resolvi comprar um Nintendo Switch , vou ver se jogo um Pokemon do Nintendo Switch em 2022 pra experimentar
 

tortinhas10

É Nintendo ou nada!
Mensagens
102.883
Reações
230.196
Pontos
2.529
A série vem desde 1987....como Dragon Quest q tb é dos anos 80, Final Fantasy tem muito mais anos de vida e bagagem emocional com os japoneses q Pokémon.....veja q na pesquisa tinha gente de até 50 anos....

Se fosse uma pesquisa com crianças acredito q Pokémon ganharia até de Dragon Quest em popularidade ou com pessoas de até 30 anos no máximo.....

Não é como se pokemon fosse algo novo também ...

O jogo é dos anos 90
 

tortinhas10

É Nintendo ou nada!
Mensagens
102.883
Reações
230.196
Pontos
2.529
E digo mais, se zelda não é RPG, não teria essa discussão sobre ele ser RPG. Fim.
 

Queiroga'

Mil pontos, LOL!
Mensagens
17.735
Reações
22.510
Pontos
1.129
Outra coisa que fiquei pasmo que Dark Souls nem foi citado, pensei que por ser de uma produtora Japonesa , essa franquia poderia ser dar bem no mercado Japonês, parece que é uma franquia Japonesa puramente desenvolvida para o gosto Ocidental,
Fallout e Elder Scrolls tb são desenvolvidos para o gosto Ocidental e estão nessa lista ao contrário de Souls q além de ter pegada de RPG Ocidental é feito por japoneses...vai entender....

Não foi pesquisa espontânea, listaram estas 25 franquias e perguntaram quais delas as pessoas jogavam.

Dark Souls 3 vendeu 400 mil unidades no Japão, mais do que Tales of Arise, SMTV, etc.
 

Flavio Branford

Divine Blade of JRPG
VIP
Mensagens
28.082
Reações
39.528
Pontos
1.564
Não foi pesquisa espontânea, listaram estas 25 franquias e perguntaram quais delas as pessoas jogavam.

Dark Souls 3 vendeu 400 mil unidades no Japão, mais do que Tales of Arise, SMTV, etc.

Exatamente por isso q digo desde meus primeiros posts que Popularidade e vendas são coisas distintas....vender mais não significa q tal coisa é mais famosa q outra q vende menos.... Street Fighter está ai pra provar...Smash Ultimate vendeu muito mais q Street Fighter 2 e Street Fighter V tb.... acredito q Smash Ultimate vendeu mais do q qualquer Street Fighter mas em termos de Popularidade Street Fighter é o game de luta mais famoso do mundo.
 

Queiroga'

Mil pontos, LOL!
Mensagens
17.735
Reações
22.510
Pontos
1.129
Exatamente por isso q digo desde meus primeiros posts que Popularidade e vendas são coisas distintas....vender mais não significa q tal coisa é mais famosa q outra q vende menos.... Street Fighter está ai pra provar...Smash Ultimate vendeu muito mais q Street Fighter 2 e Street Fighter V tb.... acredito q Smash Ultimate vendeu mais do q qualquer Street Fighter mas em termos de Popularidade Street Fighter é o game de luta mais famoso do mundo.

Uma franquia mais popular tende a vender mais, mas de fato não é uma regra. Vide as baixas vendas do jogo de Demon Slayer no Japão.

Mas o meu ponto é que Dark Souls é relativamente popular no Japão sim, e se não está nesta lista é apenas porque o entrevistador o ignorou. Não foi uma pesquisa espontânea.
 

@_@

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.671
Reações
4.736
Pontos
703
Estou pra dizer que Kiseki tem muito mais fãs só no Continente Americano do que no Japão lol sem contar Europa e o resto da Ásia
75% da grana da Falcom vem da Asia, a popularidade da série apesar de estar caindo bastante por lá ainda é muito maior que a do ocidente.
 

Landstalker

Lenda da internet
Mensagens
19.356
Reações
39.661
Pontos
1.584
O mais engraçado é que eles agora vão passar a desenvolver os próximos Dragon Quest seguindo mais um estilo ocidental sendo que essa série sempre foi mais popular no Japão que em qualquer outro lugar.

Talvez seja uma necessidade da S-E em tornar tudo mais ocidental, assim como a própria Capcom vem trabalhando em suas franquias.
 

AyresMVP

Living is Easy, With Eyes Closed
GOLD
Mensagens
13.524
Reações
28.291
Pontos
903
Interessante o peso da Nintendo em relação aos RPGs no Japão do Famicom até o Super Famicom....no gráfico abaixo mostra apenas de 1983 até 1992 mas isso pode se estender até 1996 tranquilamente com o Super Famicom.....só mesmo a partir de 1997 com FFVII e o PS1 q a Nintendo deixou de ser uma plataforma referência em RPGs e o titulo ficou com o Playstation até hoje em dia.

rWS492O.jpg


O gráfico da Revista Super Famicom mostra a mudança na participação de mercado de RPGs no Famicom (amarelo), PC Engine (verde), Mega Drive (azul) e Super Famicom (vermelho) de 1983 a meados de 1992, os lançamentos notáveis destacados no gráfico incluem The Legend of Zelda, Dragon Quest, Final Fantasy, MOTHER, Tengai Makyou, Shining in the Darkness, Drakkhen, Final Fantasy IV, Dungeon Master, The Legend of Zelda: A Link to the Past e Dragon Quest V.

Interessante também o sucesso que o PCEngine fez por lá. Mesmo com o Mega Drive tendo sido lançado em 88 em terras nipônicas, eles ainda preferiam jogar seus RPGs no aparelho da NEC, do que no da SEGA. Acredito que muito em parte, pela mídia de armazenamento, mesmo o primeiro sendo um console de 8bits.
 

Flavio Branford

Divine Blade of JRPG
VIP
Mensagens
28.082
Reações
39.528
Pontos
1.564
Interessante também o sucesso que o PCEngine fez por lá. Mesmo com o Mega Drive tendo sido lançado em 88 em terras nipônicas, eles ainda preferiam jogar seus RPGs no aparelho da NEC, do que no da SEGA. Acredito que muito em parte, pela mídia de armazenamento, mesmo o primeiro sendo um console de 8bits.

O PC Engine tinha muito apoio da Falcom na época.
 

SilentHill2

Bam-bam-bam
Mensagens
3.939
Reações
5.626
Pontos
453
Porque nego tem tara de por Zelda como RPG?

É porque gosta de zelda e gosta mais de RPG e por isso acha que zelda deve ser RPG?

Zelda é tão RPG quanto sekiro shadow die twice e shadow of colossus são
No caso do Brasil, deve por conta das revistas.
Qualquer jogo mais diferente era chamado de "RPG".
 

Flavio Branford

Divine Blade of JRPG
VIP
Mensagens
28.082
Reações
39.528
Pontos
1.564
Porque nego tem tara de por Zelda como RPG?

É porque gosta de zelda e gosta mais de RPG e por isso acha que zelda deve ser RPG?

Zelda é tão RPG quanto sekiro shadow die twice e shadow of colossus são

Todas as revistas de games nacionais até a era 16 bits rotulavam Zelda como RPG, a partir de Ocarina que a coisa mudou mas os 3 primeiros Zeldas eram ditos como RPGs pela Ação Games, Videogame, Gamepower.....

O que pra mim foi ótimo pois Zelda 1 foi o ''RPG'' que me fez tomar gosto pelo genero....pois era tratado assim pelas revistas....um RPG da Nintendo, dai foi quando eu fui atrás de ''outros RPGs'' e conheci Final Fantasy e Dragon Warrior no NES.
 

tortinhas10

É Nintendo ou nada!
Mensagens
102.883
Reações
230.196
Pontos
2.529
No caso do Brasil, deve por conta das revistas.
Qualquer jogo mais diferente era chamado de "RPG".

Se o miyamoto deu entrevista lá fora falando que não é RPG, então é universal isso.

E é como eu disse, se zelda não fosse rpg, nem teria a discussão. Para entender: discutiam se o Rick Martin era gay, se o Gugu era gay, se o lulu santos era gay.

Se tem a discussão, é porque é. Ninguém discutiria do lulu santos ser gay se ele não fosse.
 

Sic Parvis Magna

The Intelligent Investor
Mensagens
17.722
Reações
10.874
Pontos
1.479
É q pra vc popularidade tem a ver com vendas e não tem....tem mais a ver com Legado/Tradição

Smash Ultimate vendeu mais q Street Fighter 2 no mundo todo.....acha mesmo q Smash é mais popular q Street Fighter 2?

Ou pode ser que pra você popularidade tenha a ver com legado/tradição e não com vendas, e na verdade não tem. Parou pra pensar que a definição de popularidade não precisa ser necessariamente a sua?
 

Kinopio

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
688
Reações
423
Pontos
784
Se o miyamoto deu entrevista lá fora falando que não é RPG, então é universal isso.

E é como eu disse, se zelda não fosse rpg, nem teria a discussão. Para entender: discutiam se o Rick Martin era gay, se o Gugu era gay, se o lulu santos era gay.

Se tem a discussão, é porque é. Ninguém discutiria do lulu santos ser gay se ele não fosse.

Se as pessoas estão discutindo que o jogo não é RPG, então ele não é um RPG?


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

Forte Bomba

Ser evoluído
Mensagens
33
Reações
112
Pontos
43
A própria Nintendo, no site japonês, trata os jogos como アクションアドベンチャー (action-adventure), mesmo os do Aonuma.

A Link to the Past

Ocarina of Time

Wind Waker

Twilight Princess

E não é que ela desconheça o termo RPG, porque se vocês olharem no índice de jogos do Super Famicom jogos como Mother e Fire Emblem são listados como RPG

ATUALIZAÇÃO: encontrei o antigo site oficial dos jogos do Nintendo 64 e lá Majora's Mask aparece como 3DアクションRPG (3D action RPG), mas Ocarina of Time só como action-adventure mesmo.
 
Ultima Edição:

Flavio Branford

Divine Blade of JRPG
VIP
Mensagens
28.082
Reações
39.528
Pontos
1.564
Se as pessoas não levam em consideração as palavras do próprio Miyamoto em relação a Zelda NÃO SER RPG então nem adianta discutir....se a palavra do próprio criador de Zelda não tem valor quem vai ter? lol

Seria tipo alguém chegar no Maurício de Souza e dizer pra ele q a Mônica tem pinto no lugar de Xavaska.
 

SilentHill2

Bam-bam-bam
Mensagens
3.939
Reações
5.626
Pontos
453
Estava pensando: e o Phantasy Star, será que chegou a ser popular no Japão na época do Master System e Mega Drive ?
 

Dark Texugo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.726
Reações
9.469
Pontos
503
Cacetada! Dragon Quest forever.
Naquele globo repórter histórico sobre videogames, lá do século passado, mostrava uma fila de nego dormindo na porta de uma loja pra comprar um Dragon Quest de nintendinho, a febre dura até hoje. :eek:
 
Topo Fundo