O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Matemática para a assinatura de um carro

Protoman!!!

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.867
Reações
2.179
Pontos
703
Bom dia meus caros,

Estou finalizando uma assinatura de um carro e queria saber a opinião de vocês sobre a matemática que estou fazendo pra saber se faz sentido ou não eu estar entrando nessa onda que chegou no brasil nos últimos anos.
Eu tive por 2 anos uma Ecosport 2018/19 Titanium, 2.0 que era show de bola, tinha pego assim que saiu o modelo 2019, no meio do ano passado resolvi vender (valorizou uns 30% desde que vendi) e coloquei quase tudo em criptomoedas, o que posso dizer tranquilamente que foi a melhor decisão financeira da minha vida :klol, porém agora queria pular pra um carro de mesmo nível, desde então uso uma Fiorino da empresa pra me locomover, não uso tanto o carro fora do trabalho especialmente porque andar de fiorino sem ar, sem direção é osso, principalmente pra sair com a patroa, fazer uma viagem ou qualquer coisa do tipo.

Pesquisei muito nos últimos 3 meses e os preços só sobem desde então, sempre to sentindo que to perdendo boas oportunidades, um Tiggo 8 saiu de 2800 pra mais de 4500 em coisa de 1 mês. Foi então que vi o T-Cross Highline 2022 no serviço da própria Volks, aquele Sign and Drive, configurei então com 1800km por mês no período de 18 meses (12 achei pouco, fiquei entre 18 e 24, mas 24 acabei achando muito).

Foi então que comecei a fazer as contas, criei até mesmo uma tabelinha com alguns números que encontrei na internet, vejam se concordam com os números:


226551


Alguns detalhes, o Seguro, DPVAT, e IPVA considerei o valor completo de 2 anos na coluna Comprar pois não existe a opção de pagar apenas metade caso eu fosse adquirir o veiculo e realmente vendesse após os 18 meses

A desvalorização também coloquei uma média histórica, mas sei que nos últimos 2 anos aconteceu exatamente o contrário, carros se valorizaram... Mas ainda sim é dificil dizer que isso será a tendência aqui pra frente, e mesmo que esse número não esteja exato, ainda acho que a diferença está muito grande na média mensal e está compensando muito assinar o carro, o que acham?
 

f0rg0tten

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
11.108
Reações
17.368
Pontos
1.444
Assim, se você pegar um T-Cross usado, coisa de 1 ano, 1 ano e pouco de uso, meio que joga essa conta no lixo não?

Eu vejo sentido em assinatura para casos específicos (tipo, vai morar 1 ano no outro lado do país mas depois volta), mas acho mais algo de conveniência do que economia mesmo.
 

Protoman!!!

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.867
Reações
2.179
Pontos
703
Assim, se você pegar um T-Cross usado, coisa de 1 ano, 1 ano e pouco de uso, meio que joga essa conta no lixo não?

Eu vejo sentido em assinatura para casos específicos (tipo, vai morar 1 ano no outro lado do país mas depois volta), mas acho mais algo de conveniência do que economia mesmo.

Ah sim, no caso usado provavelmente jogaria sim, mas estou atrás de um carro zero mesmo, então não levei em consideração com um usado/semi novo

Aliás, pesquisando aqui um 2021 highline não ta saindo por menos de 135k na webmotors... Será que jogaria a conta fora também? Acho que ficaria mais parelho mas ainda sim valeria a pena a assinatura...
 
Ultima Edição:

lorenço

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.198
Reações
15.759
Pontos
1.439
se for pensar só pelo lado financeiro. um carro usado de uns 60k é muito mais negocio.

mas se faz questão de carro zero, tanto comprar como assinar vai sair um rio de dinheiro do bolso pq a situação do país nao ta nada favorável pra isso.
 

f0rg0tten

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
11.108
Reações
17.368
Pontos
1.444
Ah sim, no caso usado provavelmente jogaria sim, mas estou atrás de um carro zero mesmo, então não levei em consideração com um usado/semi novo

Aliás, pesquisando aqui um 2021 highline não ta saindo por menos de 135k na webmotors... Será que jogaria a conta fora também? Acho que ficaria mais parelho mas ainda sim valeria a pena a assinatura...

Procura um 20/20 ou as vezes até um 19/20 (o meu up! mesmo, peguei 16/17, mas com nota de venda de 29 de dezembro).

Como o @lorenço colocou, um usado, é mais negócio se for olhar somente os números. Eu mesmo não tenho problema em ser segundo dono de um carro, se tiver pegando um negócio bom.

De toda forma, lembra que a categoria que a Eco briga é a do Kicks, Tracker, nivus, e mesmo o Pulse, o T-Cross está ligeiramente acima (nesses, acho que uma tracker 1.0 premier ou LTZ as mais interessantes). Para pagar 150mil, pensando em desvalorização, eu olharia com carinho o renegade diesel, afinal se a linha nova for somente a gasolina (com 1.0t e 1.3t) ele deve segurar o preço por um bom tempo.
 

Snz

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
99
Reações
119
Pontos
694
Eu estava de olho em um Tiggo 5x pelo Caoa Sempre, até Outubro estava R$ 2150,00, esse mês foi pra R$ 2800,00.

Pela matemática do carro zero, o valor de 2150 fazia muito sentido alugar, pois o rendimento do valor do carro em um fundo médio iria compensar e ainda tem o dinheiro em caixa. Agora com 2800, desisti do modelo de locação e estou de olho nos carros usados 2019/2020 com baixa km.

Uma sugestão na sua tabela, eu calcularia a desvalorização em 7% ou 8% ao ano, pois os usados estao com tendência a desvalorizar menos nos próximos 18 meses pela diminuição de carros zero no mercado.
 


Novalgina

Mil pontos, LOL!
Mensagens
24.963
Reações
27.195
Pontos
1.434
Alugar uma casa é uma coisa, oc paga pra usar os 30 dias 24h da casa. A casa não vai te expulsar, ou te cobrar a mais pq oc passou muito tempo dentro dela e usufruindo os comodos. Agora, alugar carro com limitação de km acho um péssimo negócio. Pagaria bem menos na compra de um usado/bem cuidado. Eu coloco na cabeça que estaria pagando 2.6K por mês pra ter um Polo com espaço de Virtus que nem meu seria.
 

BlueWingedTiger

ROAR!
VIP
Mensagens
16.351
Reações
46.927
Pontos
1.454
Alugar uma casa é uma coisa, oc paga pra usar os 30 dias 24h da casa. A casa não vai te expulsar, ou te cobrar a mais pq oc passou muito tempo dentro dela e usufruindo os comodos. Agora, alugar carro com limitação de km acho um péssimo negócio. Pagaria bem menos na compra de um usado/bem cuidado. Eu coloco na cabeça que estaria pagando 2.6K por mês pra ter um Polo com espaço de Virtus que nem meu seria.
alugar é interessante em certos carros, pegar uma BMW alugada que vc vai rodar uns 3 anos sem ter que gastar caso alguma coisa quebre é uma tranquilidade só kkk
 

BlueWingedTiger

ROAR!
VIP
Mensagens
16.351
Reações
46.927
Pontos
1.454
Não vejo nenhum ganho nesse negócio

No fim gasta 50 mil e o carro não é seu
quando fizemos as contas valia a pena
vc gasta 50k que seria basicamente a desvalorização do carro 0km, mas não paga seguro, manutenções, pneu e etc etc etc.
no fim alugamos uma Tiguan por 2 anos, vamos ter gasto uns 60k (menos do que se tivessemos comprado e re-vendido) e trocar por uma nova alugada, sem dor de cabeça ou stress.

só é complicado de comprar se vc pegar usado, aí a diferença de preço é grande demais para justificar
 

lorenço

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.198
Reações
15.759
Pontos
1.439
quando fizemos as contas valia a pena
vc gasta 50k que seria basicamente a desvalorização do carro 0km, mas não paga seguro, manutenções, pneu e etc etc etc.
no fim alugamos uma Tiguan por 2 anos, vamos ter gasto uns 60k (menos do que se tivessemos comprado e re-vendido) e trocar por uma nova alugada, sem dor de cabeça ou stress.

só é complicado de comprar se vc pegar usado, aí a diferença de preço é grande demais para justificar
pior q é.

num carro zero os 3 primeiros anos a desvalorização é monstro.

mas se pega um usado que ja tinha o que desvalorizar não vai perder tanto dinheiro.

e tbm não vai gastar 48 mil em 18 meses como no aluguel ali. (que nem considera o combustivel q vc vai usar)

pra gastar tudo isso num usado só se pegar uma land rover usada e fizer a suspensão dela e motor kkkkkk
 

Protoman!!!

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.867
Reações
2.179
Pontos
703
No fim das contas acabei assinando sim. Pesquisei bastante, os argumentos contra no geral são sempre os mesmos e acabaram não fazendo muito sentido no meu caso, aprecio a visão que vocês postaram e me ajudaram bastante a tomar minha decisão

1) "no fim não é seu" mas qual o problema? Eu não ligo se no fim é meu ou não, eu ligo quanto saiu do meu bolso nos próximos 18 ou 24 meses, me parece um argumento meio reacionário no sentido não politico da palavra, é algo tão comum em outros países mas é algo muito diferente pro brasileiro mesmo depois de 5 anos do serviço no país. Que adianta ser meu se custou duas vezes mais por mês? A perda financeira já está contabilizada ali, considerando a posse do veículo após o uso. Entendo que a desvalorização talvez faça mais sentido contabilizar 8% a 10% como o amigo citou ali pois realmente a situação atual deve continuar nos próximos dois anos, mas ainda sim a conta não muda muito.

2) "Pegar um usado vale mais a pena" - Esse é um argumento um pouco melhor, mas depende, nas contas do mesmo modelo (T cross highline) parece começar a equiparar o gasto mensal só nas versões de 2019, e veja, equiparar e não ganhar, então pelo mesmo gasto mensal eu teria ou um 2019 "meu" ou um 2022 "não meu", mas que no fim gastariam a mesma coisa.
Onde vejo que poderia fazer mais sentido seria eu pegar um modelo 2015-16 de outro carro, ai realmente a desvalorização já foi em grande parte, etc etc, mas até ai isso é um argumento que não tem fim, pois do mesmo jeito que posso diminuir pra um usado de 2015 posso também não comprar carro e andar de uber, então acaba sendo um não argumento

Entendo que é algo muito nichado e depende MUITO do que a pessoa está procurando, eu no caso ganhei um pouco de dinheiro e quero ficar confortável pelos próximos dois anos, financeiramente falando é muita vantagem estar alugando e investindo o dinheiro mas entendo que não é pra todo mundo, realmente acredito que pra pessoa média querendo comprar um carro confortável o melhor dos dois mundos seria seguir em um bom usado 2015-16
 

RodrigoANBR

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.721
Reações
19.590
Pontos
1.084
No fim das contas acabei assinando sim. Pesquisei bastante, os argumentos contra no geral são sempre os mesmos e acabaram não fazendo muito sentido no meu caso, aprecio a visão que vocês postaram e me ajudaram bastante a tomar minha decisão

1) "no fim não é seu" mas qual o problema? Eu não ligo se no fim é meu ou não, eu ligo quanto saiu do meu bolso nos próximos 18 ou 24 meses, me parece um argumento meio reacionário no sentido não politico da palavra, é algo tão comum em outros países mas é algo muito diferente pro brasileiro mesmo depois de 5 anos do serviço no país. Que adianta ser meu se custou duas vezes mais por mês? A perda financeira já está contabilizada ali, considerando a posse do veículo após o uso. Entendo que a desvalorização talvez faça mais sentido contabilizar 8% a 10% como o amigo citou ali pois realmente a situação atual deve continuar nos próximos dois anos, mas ainda sim a conta não muda muito.

2) "Pegar um usado vale mais a pena" - Esse é um argumento um pouco melhor, mas depende, nas contas do mesmo modelo (T cross highline) parece começar a equiparar o gasto mensal só nas versões de 2019, e veja, equiparar e não ganhar, então pelo mesmo gasto mensal eu teria ou um 2019 "meu" ou um 2022 "não meu", mas que no fim gastariam a mesma coisa.
Onde vejo que poderia fazer mais sentido seria eu pegar um modelo 2015-16 de outro carro, ai realmente a desvalorização já foi em grande parte, etc etc, mas até ai isso é um argumento que não tem fim, pois do mesmo jeito que posso diminuir pra um usado de 2015 posso também não comprar carro e andar de uber, então acaba sendo um não argumento

Entendo que é algo muito nichado e depende MUITO do que a pessoa está procurando, eu no caso ganhei um pouco de dinheiro e quero ficar confortável pelos próximos dois anos, financeiramente falando é muita vantagem estar alugando e investindo o dinheiro mas entendo que não é pra todo mundo, realmente acredito que pra pessoa média querendo comprar um carro confortável o melhor dos dois mundos seria seguir em um bom usado 2015-16

cara.. tem muita gente aqui que nem paga as contas de casa e vem dar palpite sobre esse tipo de coisa... hahaha

agora falando honestamente, esse negocio de assinatura de carro faz sentido pra MUITA GENTE... principalmente pro povo que é profissional liberal e recebe muita grana sem emitir NF... comprar um carro seria, normalmente, um tiro no pé..

eu olhei sua conta e e faz sentido.. só acho que voce poderia ter colocado um valor de "renda" dos 150k por 18 meses em caso de locação, ja que, voce vai pagar por mês e não vai deixar os 150 parado certo? eu faria aqueles 47-31... isso sim será seu "prejuízo liquido"
 

f0rg0tten

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
11.108
Reações
17.368
Pontos
1.444
cara.. tem muita gente aqui que nem paga as contas de casa e vem dar palpite sobre esse tipo de coisa... hahaha

agora falando honestamente, esse negocio de assinatura de carro faz sentido pra MUITA GENTE... principalmente pro povo que é profissional liberal e recebe muita grana sem emitir NF... comprar um carro seria, normalmente, um tiro no pé..

eu olhei sua conta e e faz sentido.. só acho que voce poderia ter colocado um valor de "renda" dos 150k por 18 meses em caso de locação, ja que, voce vai pagar por mês e não vai deixar os 150 parado certo? eu faria aqueles 47-31... isso sim será seu "prejuízo liquido"


O que ele vai ganhar com o dinheiro que não vai ficar parado entra em custo de oportunidade (e é justamente o que pesa forte na comparação para o aluguel).

O caso que você apontou é outro que faz sentido sim alugar carro. Mas, é aquilo, economia mesmo, pensando na situação apontada, é pegar um carro usado, especialmente um que já desvalorizou o grosso que ia desvalorizar. O aluguel é mais em conta que comprar um carro zero, para quem pretende trocar o carro com 18 meses, ao menos (foi até onde a conta chegou ai :klingua ).

O negócio é que o @Protoman!!! não quer pegar um carro mais velho e também não quer imobilizar esse dinheiro em um carro agora, então caiu na regra padrão da pasta (não é pegando no pé, mas não é incomum alguém chegar aqui na pasta com a cabeça já feita e só vir procurar confirmação aqui, seja a ideia boa ou ruim. e depois fazer independente das respostas aqui :ksorriso).
 

Novalgina

Mil pontos, LOL!
Mensagens
24.963
Reações
27.195
Pontos
1.434
Na boa não é contra oc, mas sim contra todos os gurus financeiros que recomendam alugar o carro ao invés de comprar o carro.

O próprio FAQ do VW já deixa claro:

227093

Seu valor será reajustado pelo IPCA e terá o valor alterado durante 1/3 do contrato.

Caso tenha alguma dificuldade financeira é azar o seu, não consegue parar o contrato, não consegue vender o veículo pra quitar a dívida. É obrigado a ficar com o veículo os 18 meses.

Então sou contra e vou continuar sendo contra por estes motivos e pelo motivo de pagar 47 mil reais em um T-Cross por 18 meses.
 

lorenço

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.198
Reações
15.759
Pontos
1.439
O que ele vai ganhar com o dinheiro que não vai ficar parado entra em custo de oportunidade (e é justamente o que pesa forte na comparação para o aluguel).

O caso que você apontou é outro que faz sentido sim alugar carro. Mas, é aquilo, economia mesmo, pensando na situação apontada, é pegar um carro usado, especialmente um que já desvalorizou o grosso que ia desvalorizar. O aluguel é mais em conta que comprar um carro zero, para quem pretende trocar o carro com 18 meses, ao menos (foi até onde a conta chegou ai :klingua ).

O negócio é que o @Protoman!!! não quer pegar um carro mais velho e também não quer imobilizar esse dinheiro em um carro agora, então caiu na regra padrão da pasta (não é pegando no pé, mas não é incomum alguém chegar aqui na pasta com a cabeça já feita e só vir procurar confirmação aqui, seja a ideia boa ou ruim. e depois fazer independente das respostas aqui :ksorriso).
o povo sempre vem com opinião ja formada e quer só a aprovação.

o que vejo quando fala de assinatura de carro:

mimimimi quero carro zero, mimimimi quero sentir o cheiro de carro zero, mimimimi quero dirigir carro zero mimimimi olha minhas contas de como vale a pena.

no caso de só se locomover, como no caso aí em 18 meses vc gastaria 2600 de uber por mes? isso sem contar a gasolina q vai por no carro alugado

fala logo q quer um carro zero, nao tem tanta justificativa assim.

entre um zero e um alugado, vale a pena, entretanto não tem continha q faça ser financeiramente melhor do q as sujestões de usados. é mais pra quem faz questao de um carro zero mesmo. (até pq pra rodar só 1800km por mes, um usado em bom estado cumpriria perfeitamente o papel)

pior que é só um polo de salto alto...
 
Ultima Edição:

f0rg0tten

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
11.108
Reações
17.368
Pontos
1.444
o povo sempre vem com opinião ja formada e quer só a aprovação.

o que vejo quando fala de assinatura de carro:

mimimimi quero carro zero, mimimimi quero sentir o cheiro de carro zero, mimimimi quero dirigir carro zero mimimimi olha minhas contas de como vale a pena.

no caso de só se locomover, como no caso aí em 18 meses vc gastaria 2600 de uber por mes? isso sem contar a gasolina q vai por no carro alugado

fala logo q quer um carro zero, nao tem tanta justificativa assim.

pior que é só um polo de salto alto...

Começo do ano passei uns meses só de uber (até postei aqui), justamente por ser o meio mais econômico (o mês que mais gastei não deu 150 reais) e eu não tinha mais renda fixa. Mas assim que deu eu peguei uma moto, e agora troquei por um carro. Posso justificar de mil formas, mas não tem como dizer que foi uma escolha econômica, nem mesmo completamente racional (digamos que foi mais por paz de espírito). Fiz um meio termo da conveniência que queria com o que eu estava disposto a gastar, somente.
 

Novalgina

Mil pontos, LOL!
Mensagens
24.963
Reações
27.195
Pontos
1.434
o povo sempre vem com opinião ja formada e quer só a aprovação.

o que vejo quando fala de assinatura de carro:

mimimimi quero carro zero, mimimimi quero sentir o cheiro de carro zero, mimimimi quero dirigir carro zero mimimimi olha minhas contas de como vale a pena.

no caso de só se locomover, como no caso aí em 18 meses vc gastaria 2600 de uber por mes? isso sem contar a gasolina q vai por no carro alugado

fala logo q quer um carro zero, nao tem tanta justificativa assim.

entre um zero e um alugado, vale a pena, entretanto não tem continha q faça ser financeiramente melhor do q as sujestões de usados. é mais pra quem faz questao de um carro zero mesmo. (até pq pra rodar só 1800km por mes, um usado em bom estado cumpriria perfeitamente o papel)

pior que é só um polo de salto alto...

Adicionando que o carro está valorizando, mas só o carro de quem quer vender esta ideia de alugar é que desvaloriza monstro.

227101
 

lorenço

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.198
Reações
15.759
Pontos
1.439
Começo do ano passei uns meses só de uber (até postei aqui), justamente por ser o meio mais econômico (o mês que mais gastei não deu 150 reais) e eu não tinha mais renda fixa. Mas assim que deu eu peguei uma moto, e agora troquei por um carro. Posso justificar de mil formas, mas não tem como dizer que foi uma escolha econômica, nem mesmo completamente racional (digamos que foi mais por paz de espírito). Fiz um meio termo da conveniência que queria com o que eu estava disposto a gastar, somente.
imagina aí vc abre um tópico e ao invés de gastar 150 reais por mes diz q é mais economico gastar 2600 num carro alugado :klol
 

Protoman!!!

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.867
Reações
2.179
Pontos
703
Galera tem que entender que sempre vão existir opções mais baratas de absolutamente tudo, se não for um carro zero, tem o semi novo, o usado, o uber, a bicicleta, os pés, estou procurando a opção pro meu estilo de vida entre comprar um carro de 150 mil zero km ou alugar ele, SEMPRE vai ser um gasto mas dos gastos pro que estou querendo estou procurando o menor, mas fui muito claro que estava atrás dessas duas opções
Já já vai aparecer gente falando pra eu comprar um tênis da mizuno e mandar a ver andando, além de quase de graça ainda perderia a pança :klol
 

Protoman!!!

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.867
Reações
2.179
Pontos
703
Adicionando que o carro está valorizando, mas só o carro de quem quer vender esta ideia de alugar é que desvaloriza monstro.

Visualizar anexo 227101

Sim, carro atualmente está se desvalorizando muito menos e isso é um fato, agora, até quando, não sei, não tenho bola de cristal, mas imagino que deve seguir a tendência de baixa desvalorização nos próximos dois anos, mas isso ainda sim não faria muita diferença na conta.

Historicamente desde o inicio do plano real temos ai 24 anos de desvalorização histórica e 2 anos de valorização (ou menor desvalorização dependendo do mês que foi adquirido o zero km), como já pontuei alí provavelmente o valor % de desvalorização eu deveria ter considerado na casa dos 8%.

Em uma rápida pesquisa anual você consegue ver artigos desse tipo que citam a desvalorização média dos carros, veja um bastante recente pré pandemia:

 

Snz

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
99
Reações
119
Pontos
694
@Protoman!!! Depois compartilhe como foi a sua experiência da locação, vai ajudar as pessoas interessadas neste modelo de serviço.
 

Rodrigo Zé do Cx Jr

Lenda da OS desde 2000
VIP
Mensagens
37.065
Reações
58.063
Pontos
2.009
25% de desvalorização em 18 meses também tá muito alto, não? Ainda mais pra T-Cross... Na verdade na tua tabela ta 28% de desvalorização.

De qualquer forma, considerando baixo sei lá (chutômetro aqui) 10% de desvalorização (R$ 15k) a perda financeira segundo tua tabela estaria em R$75k, ainda consideravelmente superior aos 47k do modelo de assinatura.

E teria que ver melhor também o custo de oportunidade. Esses 13,40% é um valor líquido? Não conta alguma coisa de IR e a porra toda? De qualquer forma, financeiramente falando, acho que com qualquer simulação vai valer a pena a assinatura.
O problema mesmo é o psicológico: o brasileiro, ainda mais com 35+ (meu caso) não tá preparado pra economia colaborativa, fato.
 

RodrigoANBR

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.721
Reações
19.590
Pontos
1.084
25% de desvalorização em 18 meses também tá muito alto, não? Ainda mais pra T-Cross... Na verdade na tua tabela ta 28% de desvalorização.

De qualquer forma, considerando baixo sei lá (chutômetro aqui) 10% de desvalorização (R$ 15k) a perda financeira segundo tua tabela estaria em R$75k, ainda consideravelmente superior aos 47k do modelo de assinatura.

E teria que ver melhor também o custo de oportunidade. Esses 13,40% é um valor líquido? Não conta alguma coisa de IR e a porra toda? De qualquer forma, financeiramente falando, acho que com qualquer simulação vai valer a pena a assinatura.
O problema mesmo é o psicológico: o brasileiro, ainda mais com 35+ (meu caso) não tá preparado pra economia colaborativa, fato.

a fipe da 2020 está 120k, o mercado dela algo proximo a 130/135 se estiver em ótimas condições.
seu comentário faz sentido... se ele pagar 151k hoje.. duvido que venda por menos de 135 daqui 18 meses.

essa conta fica complicada se pensar em 36m (tempo de garantia do carro).. se voce considerar um carro com 3 anos de uso novo (um carro que voce dirigi desde 0km) ela nao fecha..

se voce considerar um carro com 36m um carro "velho" ai fecha..
 

f0rg0tten

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
11.108
Reações
17.368
Pontos
1.444
a fipe da 2020 está 120k, o mercado dela algo proximo a 130/135 se estiver em ótimas condições.
seu comentário faz sentido... se ele pagar 151k hoje.. duvido que venda por menos de 135 daqui 18 meses.

essa conta fica complicada se pensar em 36m (tempo de garantia do carro).. se voce considerar um carro com 3 anos de uso novo (um carro que voce dirigi desde 0km) ela nao fecha..

se voce considerar um carro com 36m um carro "velho" ai fecha..

Acho que o maior porém da conta é justamente esse, o prazo. O normal que vejo para quem pega carro novo é ficar com ele pelo tempo da garantia, ou perto disso. A conta pega justamente o período onde a desvalorização do carro é maior.

Enfim, como já foi dito antes, entendo que serve como meio termo e tal, mas não encaro como solução econômica. Sendo bem sincero mesmo, pensando como quem está saindo de uma fiorino, um onix premier já é um belo carro, e mesmo para quem vem de uma eco titanium, o tiggo 5x parece uma escolha decente. O aluguel como apresentado só faz sentido para quem quer pegar o t-cross highline, zero, e pretende se desfazer dele em 18 meses.
 

O Rei Rubro

RIP AND TEAR
GOLD
Mensagens
33.566
Reações
78.604
Pontos
1.839
Eu alugo carro a uns 5 anos já. Acho o melhor negócio possível. Não é "mágica para ganhar fortuna", mas partindo do pressuposto que carro não é mais investimento de fato ou é despesa por gosto ou é despesa por necessidade...acho ótimo negócio. Só o fato de não ter que se preocupar com furo no budget por manutenção não prevista, e chegar na concessionária e não tirar um real do bolso para a manutenção...pneu tá incluso, é como o @Protoman!!! comentou: relacionar o gasto no período anual e refletir sobre a posse (ou não) no fim do período.

E é uma tendência daqui em diante. O direito de uso vai valer muito mais que a posse para este tipo de bem que se deprecia muito.

Parte boa também: como as montadoras estão entrando de cabeça neste negócio que até 4 anos atrás era exclusivo de locadoras, concorrência vai melhorar o custo. Só não melhorou de fato por causa da porcaria da pandemia.
 

Kinomatsu Isoshai

Bam-bam-bam
Mensagens
594
Reações
1.617
Pontos
233
Eu alugo carro a uns 5 anos já. Acho o melhor negócio possível. Não é "mágica para ganhar fortuna", mas partindo do pressuposto que carro não é mais investimento de fato ou é despesa por gosto ou é despesa por necessidade...acho ótimo negócio. Só o fato de não ter que se preocupar com furo no budget por manutenção não prevista, e chegar na concessionária e não tirar um real do bolso para a manutenção...pneu tá incluso, é como o @Protoman!!! comentou: relacionar o gasto no período anual e refletir sobre a posse (ou não) no fim do período.

E é uma tendência daqui em diante. O direito de uso vai valer muito mais que a posse para este tipo de bem que se deprecia muito.

Parte boa também: como as montadoras estão entrando de cabeça neste negócio que até 4 anos atrás era exclusivo de locadoras, concorrência vai melhorar o custo. Só não melhorou de fato por causa da porcaria da pandemia.
Aonde você aluga carro?

Já fiz essa pesquisa e todas as empresas só cobrem revisões básicas previstas no manual.

----

@tópico

Alugar carro compensa se:

1) você tiver o dinheiro do carro à vista alocado em investimento com remuneração líquida mínima de 1% a.m e

2) você não tiver nenhum dano ao carro no período da assinatura.

Se você não tiver qualquer uma das condições acima, esquece. É prejuízo.

Sabe aquela batidinha de pedra no parachoque que você deixa pra lá? Como o carro é "dos outros", vai ter pintar.

Sabe aquela batida que você levou no estacionamento e nem viu? Como o carro é "dos outros", vai ter pintar.

Sabe aquela manutenção que você posterga esperando um alívio no orçamento mensal? Como o carro é "dos outros", vai ter fazer.

Claro, olhando puramente para o lado financeiro.

Já se você tem o emocional de sempre ter carro 0km, talvez valha a pena.
 

O Rei Rubro

RIP AND TEAR
GOLD
Mensagens
33.566
Reações
78.604
Pontos
1.839
Aonde você aluga carro?

Já fiz essa pesquisa e todas as empresas só cobrem revisões básicas previstas no manual.

----

@tópico

Alugar carro compensa se:

1) você tiver o dinheiro do carro à vista alocado em investimento com remuneração líquida mínima de 1% a.m e

2) você não tiver nenhum dano ao carro no período da assinatura.

Se você não tiver qualquer uma das condições acima, esquece. É prejuízo.

Sabe aquela batidinha de pedra no parachoque que você deixa pra lá? Como o carro é "dos outros", vai ter pintar.

Sabe aquela batida que você levou no estacionamento e nem viu? Como o carro é "dos outros", vai ter pintar.

Sabe aquela manutenção que você posterga esperando um alívio no orçamento mensal? Como o carro é "dos outros", vai ter fazer.

Claro, olhando puramente para o lado financeiro.

Já se você tem o emocional de sempre ter carro 0km, talvez valha a pena.

Localiza. Contrato pre pandemia, deveria ter sido finalizado em 2021, mas como tem pouca oferta de veículo no momento, postergamos mais um ano, com uma redução de 11% na mensalidade. Só que agora acabou a garantia, então...só oficina trash que eu posso levar o carro. Mas como ele não é meu mesmo...de boas.

Sobre as manutenções em caso de batidas: pequenos detalhes eles não são tão xiitas, mas sim, se tiver detalhes mais aparentes, vai ter que dar aquele tapa. Mas mesmo assim: a gente sabe que tem "tapas e tapas" né...como o carro não é seu mesmo, tu não precisa pagar aquela funilaria picas na hora da devolução.
 

Polla el niño

Bam-bam-bam
Mensagens
1.655
Reações
2.137
Pontos
353
alugar é interessante em certos carros, pegar uma BMW alugada que vc vai rodar uns 3 anos sem ter que gastar caso alguma coisa quebre é uma tranquilidade só kkk
Alugar uma bmw só pra usar durante dezembro - março pra fazer inveja nos parentes durante o ano novo e comer novinhas do cu rosa durante o Carnaval. Aí sim seria um bom negócio
 

Jolteon

Maconheiro que resolve mistérios com cachorro
VIP
Mensagens
7.721
Reações
14.817
Pontos
503
Tô subindo esse tópico porque eu preciso de uma ajuda nisso.

Eu vendi meu carro em fevereiro e entrei em um consórcio. Nesse consórcio, meu carro ainda não saiu. E eu não aguento mais andar de Uber.

Estou super afim de assinar um carro. Mas cara, 1800 reais por mês em um HB20? 3000 em um Polo? Muito caro. Sendo que estou trabalhando em casa.

Eu realmente estou de mãos atadas, não sei o que fazer. O sorteio do consórcio é hoje, mas vai ser pautado na loteria federal que saiu este sábado (17/9) e eu tomei no cool. Pq não aguento mais andar de Uber, mas também acho que assinar um carro ou financiar um carro está pesado demais.
 

Atari

Mil pontos, LOL!
Mensagens
2.377
Reações
5.175
Pontos
1.209
Tô subindo esse tópico porque eu preciso de uma ajuda nisso.

Eu vendi meu carro em fevereiro e entrei em um consórcio. Nesse consórcio, meu carro ainda não saiu. E eu não aguento mais andar de Uber.

Estou super afim de assinar um carro. Mas cara, 1800 reais por mês em um HB20? 3000 em um Polo? Muito caro. Sendo que estou trabalhando em casa.

Eu realmente estou de mãos atadas, não sei o que fazer. O sorteio do consórcio é hoje, mas vai ser pautado na loteria federal que saiu este sábado (17/9) e eu tomei no cool. Pq não aguento mais andar de Uber, mas também acho que assinar um carro ou financiar um carro está pesado demais.
Não está dando lances? Estranho, metade do valor costuma ser o suficiente.

Eu aluguei um argo em 2021 e foi a melhor coisa que fiz, mas pago 1300 por mês, hoje seria inviável pelos valores que estão cobrando.

Ao final vou pagar 31200. Sem desvalorização, seguro, IPVA e manutenção, acho que foi uma boa.
 

Jolteon

Maconheiro que resolve mistérios com cachorro
VIP
Mensagens
7.721
Reações
14.817
Pontos
503
Não está dando lances? Estranho, metade do valor costuma ser o suficiente.

Eu aluguei um argo em 2021 e foi a melhor coisa que fiz, mas pago 1300 por mês, hoje seria inviável pelos valores que estão cobrando.

Ao final vou pagar 31200. Sem desvalorização, seguro, IPVA e manutenção, acho que foi uma boa.
Estou dando lances fixos (25% do valor) e dei lances de 60%, nada.
 
Topo Fundo