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Tópico oficial Recomendação/indicação de GAMES "antigos", obscuros, interessantes e desconhecidos fora do "mainstream".

Krion

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Bom os que me conhecem sabe que criei tempos atrás um tópico na pasta consoles para recomendações/indicações de games interessantes (e pouco divulgados) que estão em desenvolvimento ou para serem lançados (fora dos AA/AAA das grandes empresas).

Resolvi criar um tópico semelhante aqui na pasta retro, mas voltado apenas para jogos antigos, pois sei que tem muitas maravilhas desconhecidas
(algumas bem obscuras) que acabaram passando um pouco batidas no mar de clássicos lançados nas gerações antigas.

Portanto achei interessante para divulgar, falar um pouco dessas pérolas antigas, vez o outra vou postando aqui sobre alguns que conheço, e se alguém sabe de algum interessante das antigas, sempre é bem vindo o conhecimento de um "novo" game. :ksorriso
(pode ser tanto de portáteis, consoles ou PC, desde que seja retro).




Vou começar citando um game, ou melhor uma série
(na verdade que durou apenas dois jogos), que acabou não tendo seu desfecho, e de que gostei bastante na época.


TRACE MEMORY / ANOTHER CODE (como é conhecido na Europa e Japão)

Inicialmente foi um game lançado para o Nintendo DS, no gênero "point and click", utilizando muito bem as duas telas e suporte da stylus no portátil.
Depois ganhou uma continuação para o Wii, usando muito bem o "wii remote" no gameplay, mas apenas o mercado europeu teve uma versão traduzida fora do Japão. Um terceiro game estava planejado para concluir a série, mas infelizmente acabou nunca lançado.

O legal desses games, é que o "acessório" que a personagem usa dentro do jogo é como se fosse (literalmente) um DS (na versão portátil) e um "wii remote" (na versão de console).




Agora um pouco de info sobre cada jogo:
(não vou ficar me atendo muito a detalhes quando falar sobre os jogos, apenas o básico para quem interessar ir atrás do game para jogar)

Another Code: Two Memories / Trace Memory
(2005 - DS)

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PREVIEW:
O jogo é centrado em Ashley Mizuki Robbins , de 13 anos, que viaja para a Ilha Blood Edward e está em busca de seu pai Richard Robbins e da verdade por trás da morte de sua mãe Sayoko Robbins . O jogador assume o controle de Ashley e tem que resolver muitos quebra-cabeças que fazem uso do hardware do Nintendo DS.


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Dois dias antes de seu décimo quarto aniversário, Ashley Mizuki Robbins recebe um pacote de seu pai, Richard Robbins , que ela pensava estar morto. O pacote continha um pequeno dispositivo portátil chamado Dual Another System, ou " DAS " (Dual Trace System, DTS na versão americana), junto com um convite para encontrá-lo na Ilha Blood Edward. No dia seguinte, ela e sua tia, Jessica Robbins , partiram para a ilha. Enquanto estava lá, Ashley conheceu " D", um fantasma sem memórias, que tem vagado pela ilha sozinho por décadas desde sua morte. Ashley tenta ajudar D a descobrir suas memórias perdidas, enquanto também revela a verdade sobre seu pai, o assassinato de seu assassinato e o misterioso projeto, codinome "Outro".
















Another Code: R - A Journey into Lost Memories (2009 - Wii)

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Preview:
É o segundo jogo da série Another Code e foi lançado em 2009. Como em Another Code: Two Memories , o jogador assume o papel de Ashley Mizuki Robbins . O enredo do jogo se passa dois anos após o de seu antecessor.

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Enquanto Ashley estava aparentemente reunida com seu pai, Richard Robbinsem sua aventura anterior, ele se tornou cada vez mais distante de sua filha por causa de seu trabalho no centro de pesquisa JC Valley . No entanto, quando ele já estava completamente ausente da casa de Ashley e Jessica por meses, ele enviou um convite para Ashley. Ele queria acampar com sua filha no Lago Julieta, um lugar que Ashley havia visitado com sua mãe, Sayoko Robbins, antes de ser assassinada. Um tanto relutante, Ashley pega o ônibus para este lugar.









 

Ulisses Seventy Eight

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esse foi um dos primeiros jogos que me apaixonei

é uma masterpiece do NES, pena os jogos posteriores não se compararem a isso. Quem sabe um dia veremos ele novamente.

 

Krion

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Falando sobre mais uma pérola que pode ser bem obscura para muitos, já tinha falado algo sobre este desconhecido mas excelente RPG de NES em outros tópicos. Para quem gosta do estilo ele é muito interessante :kcool

Foi lançado no fim da vida do NES no Japão
(um pouco depois do lançamento do Super Nintendo) pela KONAMI em sua era de ouro (que infelizmente não volta mais :ktriste2).

Felizmente a galera da cena de tradução lançou uma muito boa para o inglês uns tempos atrás.



Lagrange Point (1991 - Famicom)

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O game é um RPG de ficção científica com uma história bem detalhada.

Uma catástrofe biológica ocorreu na série de colônias espaciais conhecidas coletivamente como Cluster Ísis e, após o fim das comunicações, a Terra envia uma unidade de reconhecimento para investigar. Logo após o pouso, o esquadrão é emboscado por robôs violentos. O piloto deles, Gene, acorda em uma enfermaria com seu capitão moribundo, cujas últimas palavras são "encontrar Stolte".

O jogo em si apresenta vários membros do grupo que podem ser trocados, fusão de itens e um enredo "semilinear"
(em um ponto o jogador é encarregado de adquirir três "itens" específicos, mas depende de você qual deles irá atrás). Lagrange Point é único entre os poucos RPGs da época do Nintendinho, foi o único jogo no sistema a fazer uso do hardware de som VRC7 FM proprietário da Konami. Como tal, ganhou notoriedade pela qualidade da música que produz; e certamente não há nenhum outro som de jogo de NES como este.






Tem uma excelente trilha sonora de muito boa qualidade ao chip proprietário da Konami (VRC7 FM sound hardware)






para quem interessar, o patch para a tradução:

 
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doraemondigimon

Lenda da internet
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Olha, já vi diversos tópicos nesse estilo mas já que deseja....

Vamos começar!

Pro Wii:

Disaster - Day of Crisis



Simplesmente bruto! Uma espécie de Die Hard bem mais hard do que imagina, afinal de contas, tem que lutar contra mercenários que querem roubar 3 ogivas nucleares no meio de uma tempestade, um tsunami, um vulcão com gases e por aí vai.

Fragile Dreams - Farewell Ruins of the Moon



Bonito, interessante e vale cada minuto. Não preciso dizer mais nada a respeito.

Agora vamos pra outros videogames

N64

Como os jogos dele já são mais conhecidos de todos, vou citar apenas dois:

Star Soldier - Vanishing Earth

Um bom jogo de nave com uma trilha sonora legal. Vale a pena jogar

Wipeout 64

Poucas pessoas falam dele e, o que o 'matou' mesmo foi não ter uma trilha sonora do nível do primeiro Wipeout do Saturn e PSX.

Saturn

Guardian Force



Você e seu tanque tem que sair quebrando tudo, mas se fosse só isso, Granada no Mega Drive já seria mais satisfatório, porém estamos falando de uma coisa BOA que tem seus trunfos. Não vou contar mas tente!

PSX

Airgrave



Um jogo de nave desconhecido, no estilo de Aero Fighters/Sonic Wings, mas bem melhor e com uma trilha sonora bem legal!

Sega CD

Bari Arm/Android Assault



Outro jogo desconhecido por muitos e que chama demais a atenção.

Bom, vou parar por aqui porque senão não deixo nada de bom pros outros..... Hahahah!
 


Krion

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Pessoal só peço uma coisa se possível, não fiquem postando apenas videos.

Coloquem alguma info sobre o game, mesmo que pouca
(e bem fácil de achar com uma rápida :kgoogle), e SEMPRE coloquem também o nome e plataforma do jogo (fica mais fácil para quando alguém for pesquisar dentro do fórum algum game especifico).

Quanto ao tópico para não o deixar abandonado como muitos no "estilo", vez ou outra
(pode variar entre umas semanas para não "sobrecarregar" demais) estarei postando algo aqui (assim como faço nos outros que criei), tenho uma lista enorme de games antigos desconhecidos para muitos, e bem interessantes para "dissertar" :kcool


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Raptor87

Bam-bam-bam
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Dark Sun: Shattered Lands (MS-DOS)

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Um WRPG tático (por turnos) com temática pós-apocalíptica que se passa no mundo de Athas de Dungeons & Dragons.
O jogo é meio bugado mas é bem divertido, com muitas quests que podem ser resolvidas de diversas formas.
DS também é um jogo com uma dificuldade brutal, lembro na primeira vez que joguei, cheguei na parte dos esgotos (depois de fugir da arena de combate) e os meus personagens foram destroçados pelos monstros comuns. Para progredir é necessário conhecer bem o sistemas de jogo e criar personagens bem balanceados.


Wild Arms (PS1)

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Um jogo que eu vejo pouca gente comentar e que eu joguei esse ano gostei bastante.
WA é um jogo de JRPG por turnos tradicional que mistura temática Velho Oeste, fantasia medieval, alien e futurística.
Um jogo tranquilo de fechar mas divertido com puzzles nas dungeons (os 3 personagens tem habilidades únicas que vc usa para resolve-los) e pequenas quests paralelas que vão aparecendo na medida que o jogador progride na campanha.
 

Krion

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Vou falar de só mais dois jogos por hoje, que acho que muitos devem desconhecer (semana que vem volto a postar mais algum)



Kat's Run Zen-Nippon K Car Senshuken (1995 - Super Famicom)

Um game de corrida do SNES bem interessante, diferente e divertido. Como se fosse uma mistura de Top Gear e Mario Kart :kcool

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Foi lançado pela ATLUS em 1995 para o Super Famicom, não chegou a ter uma versão fora do Japão. Mesmo sendo em japonês da para se jogar sem grandes problemas.

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Um jogo de corrida que usa muito dos efeitos do chip mode 7. Apresenta carros kei, uma categoria de veículo de menor peso/tamanho no Japão que inclui microvans e conversíveis . O modo single-player tem uma das dez mulheres competindo para ganhar um torneio de corrida de rua. Uma pequena janela permite que os jogadores vejam a expressão de seu motorista, que muda ao virar ou sempre que ele ultrapassa ou é ultrapassado por um oponente. Semelhante ao Super Mario Kart, o modo multijogador inclui itens e percursos incomuns que também podem incluir saltos e armadilhas.











Este outro, que é um RPG de premissa bem "singular".:kcool
Seu enredo mostra muito do "porquê" nunca ter ganho uma versão fora do Japão.:klol



LOVE QUEST (1995 - Super Famicom)

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Você é um jovem que está prestes a se casar com sua namorada Yuka. Tudo está preparado para a cerimônia, mas no último momento a igreja é sacudida por uma força misteriosa, e a próxima coisa que você sabe é que sua noiva desapareceu! Equipado não apenas com sua melhor arma e armadura, mas também com seu charme viril, você tem que ir para a selva da cidade moderna para resgatar Yuka! Eu acho que também não fará mal se você conhecer algumas garotas bonitas no caminho, não é? ..

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Love Questé um RPG bem-humorado onde as opções de combate tradicionais baseadas em turnos em primeira pessoa são substituídas por ações que você normalmente faria para ganhar a atenção de uma garota: você pode, por exemplo, sorrir, o que vai custar-lhe MP e infligir um grande "dano" à garota, e assim por diante.

Seus únicos inimigos são garotas (incluindo encontros aleatórios), e seu progresso é determinado por sua luta bem-sucedida. Claro, você também sobe de nível, adquire itens, melhores armas e armaduras, assim como em qualquer RPG "normal". Em certos pontos, as meninas também irão se juntar à sua festa, para curar e apoiar você. Apesar de seus temas "sugestivos", o jogo não apresenta cenas de sexo explícito ou nudez.



Pena que não lançaram nenhuma tradução para ele ainda. :ktriste2


 
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John Henry Eden

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Interessante esse jogos que você citou acima Krion, achei interessante o Love Quest, gosto de conhecer jogos que fogem o padrão.

Acabei lembrando deste aqui:

Aurora Quest: Otaku no Seiza in Another World (PC Engine CD)

Um jogo de RPG bem incomum, exclusivo do japão,Remake de uma versão lançada no Famicom.

 

Krion

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Interessante esse jogos que você citou acima Krion, achei interessante o Love Quest, gosto de conhecer jogos que fogem o padrão.

Acabei lembrando deste aqui:

Aurora Quest: Otaku no Seiza in Another World (PC Engine CD)

Um jogo de RPG bem incomum, exclusivo do japão,Remake de uma versão lançada no Famicom.



Muitas pérolas gamísticas realmente ficaram restritas ao Japão, o próprio PC Engine e cheio de jogos interessantes, dos quais muito poucos ganharam traduções em inglês.

Tenho uma lista de vários, e a medida que for me "aprofundando" irei postar aos poucos aqui, tem muita coisa legal e "estranha" que se acaba descobrindo.

Principalmente nos portáteis, que no :kluta é cheio de games que nunca ouvimos falar.


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Torarete Tamaruka (1994 - Game Gear)
 

John Henry Eden

Bam-bam-bam
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Muitas pérolas gamísticas realmente ficaram restritas ao Japão, o próprio PC Engine e cheio de jogos interessantes, dos quais muito poucos ganharam traduções em inglês.

Tenho uma lista de vários, e a medida que for me "aprofundando" irei postar aos poucos aqui, tem muita coisa legal e "estranha" que se acaba descobrindo.

Principalmente nos portáteis, que no :kluta é cheio de games que nunca ouvimos falar.


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Torarete Tamaruka (1994 - Game Gear)

Interessante esse jogo do Game Gear, não conhecia ele. Obrigado por compartilhar!

Realmente tem muita coisa boa no PC Engine, alguns felizmente foram portados ao PSX, mesmo assim continuam exclusivos do japão.

Aquele computador da NEC chamado PC98 tem muita coisa boa também, poucos títulos traduzidos infelizmente, tem muito RPG bom nele.
 

Pockett

Nostálgico
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um jogo que eu curto bastante e é bem desconhecido é o unholy war do ps1
nele vc tem que montar seu grupo de monstro e ganhar territorio (é um jogo de estratégia mas nas batalhas vc controla o seu monstro)

as habilidades são muito boas e são diferente de monstro para monstro, vale a pena dar uma olhada ao menos:

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outro bem legal parecido com worms só que com porcos é Hogs of War:

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Uzumaki.Luffy

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Justice League Heroes - Ps2, psp e etc.

230779

Jogo de ação com a câmera que mostra os personagens de cima.Pesquisando aqui, eu vi que tem pra Nintendo DS, Xbox,Game Boy Advance, Ps2 e psp.



Nesse jogo é possível desbloquear alguns heróis e skins dos personagens principais.Acredito que esse seja um jogo não muito conhecido e acho que vale a pena joga-lo.
 

Krion

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Estava repassando uns jogos de 3DS para uma amiga, e lembrei deste aqui, que muito poucos devem conhecer.

É do mesmo criador do clássico game indie "Cave Story" (que inclusive ganhou um remake em 3D exclusivo para o 3DS), e na verdade se tratava de uma "early build" do game (2000), o criador resolveu utilizar e fazer um jogo mais completo (que a primeira build) e lança-lo exclusivamente para o 3DS na época (2012). É um joguinho metroidvania bem simples, mas divertido e criativo (inclusive conta com o suporte do 3D estereoscópio do 3DS).



IKACHAN (2012 -3DS)

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É um jogo de plataforma de exploração com elementos de RPG feito pelo Studio Pixel . Após o lançamento em 2000, eles criaram Cave Story . O jogo é frequentemente citado como uma 'prática' por Pixel na preparação para o Cave Story.


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J56Pc8qK_o.jpg
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Neste jogo você é Ikachan, uma jovem lula que vive em uma sociedade subaquática constantemente devastada por terremotos e enfrentando um problema de escassez de alimentos. Ele deve explorar o mundo, ganhar powerups, comer peixes e, eventualmente, enfrentar o governante tirânico Ironhead.




Para quem interessou, fãs recriaram o mesmo para PC, como se fosse uma versão HD, e disponibilizaram na loja online GameJolt, pode ser jogado no link abaixo:




------------------



Aproveitando já que foi mencionado para indicar o Cave Story 3D:



Cave Story 3D (2011 - 3DS)

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É um remake em 3D de Cave Story, uma re-imaginação do título original, utilizando os gráficos 3D. Teve seu desenvolvimento supervisionado pelo criador do game original (Daisuke “Pixel” Amaya). O espírito do título original permanece totalmente intacto nesta versão aprimorada. Em muitos aspectos, esta é a versão do jogo que Amaya-san sempre quis fazer.

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Space Ace

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No tópico do Retrojogo da Quinzena a gente costuma jogar uns games legais e fora do mainstream. Fica a sugestão pra quem se interessar em jogos assim.

Quando se fala em hidden gems e afins, o primeiro jogo que me vem em mente é Skyblazer, do SNES. Aliás, jogamos ele no tópico que citei.

É um jogo de plataforma e ação bem bacana. Recomendo muito pra quem não conhece.

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Leira

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A sugestão do Space Ace é boa. No tópico do Retrogame da Quinzena há um repositório dos jogos indicados, sejam eles escolhidos ou não, e vários deles são desconhecidos:

https://forum.outerspace.com.br/index.php?threads/retrojogo-da-quinzena-18-demons-of-asterborg-mega-drive-p-42-post1446-prazo-para-jogar-avaliar-de-0-a-10-e-indicar-o-próximo-14-12.572754/

Aqui vou indicar então alguns jogos que eu não indicaria lá no tópico, seja pela dificuldade de emulação ou por serem de difícil acesso.


- Dungeon Keeper 2 (PC / DOS)

Jogo de estratégia no estilo de Warcraft e Starcraft. Aqui o game vira a mesa colocando o jogador na pele de um demônio que comanda uma masmorra e precisa impedir que os humanos invadam, além de expandir o seu próprio império. O jogo inova na jogabilidade com o sistema de recrutamento, possessão com visão em primeira pessoa e até mesmo poder torturar e aprisionar pessoas. Tem no catálogo da GOG.

230934



- Cel Damage (Gamecube / XBOX)

Jogo de combat racing bem dinâmico e com diversas armas e personagens à disposição. Além disso, conta com diferentes modos de jogo e gráficos cartoon.

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- Ghost Rider (PSP)

O jogo do motoqueiro fantasma é uma espécie de clone do God of War, mas tem algumas novidades, como fases dirigindo a moto.

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- Micro Machines V4 (PSP / PC)

A quarta versão do game é um combat racing com uma jogabilidade que remete ao clássico MM2. Fases diversas e criativas, além de diferentes modos de jogo.

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- Retro City Rampage (PSP / PC / Android)

Eu não sei se todos conhecem, mas é tipo um GTA com gráficos pixel. Tem várias referências de outros jogos, filmes e bastante zoeira.



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- Crimewave (Sega Saturn)

Aqui você controla um carro de polícia que deve perseguir os carros indicados como alvo. Você tem armas e um cenário bem amplo.

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- Retro Game Challenge (Nintendo DS)

Game que é uma homenagem aos clássicos que fizeram sucesso. Você é um garoto que é transportado para a década de 80 e agora precisa completar desafios em jogos antigos para voltar para o futuro.

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- Cursed Castilla (Maldita Castilla EX) (PC / Android)

Uma espécie de clone do Ghouls'n Ghosts. Ficou bem feito e é muito legal.



230946
 

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A sugestão do Space Ace é boa. No tópico do Retrogame da Quinzena há um repositório dos jogos indicados, sejam eles escolhidos ou não, e vários deles são desconhecidos:

https://forum.outerspace.com.br/index.php?threads/retrojogo-da-quinzena-18-demons-of-asterborg-mega-drive-p-42-post1446-prazo-para-jogar-avaliar-de-0-a-10-e-indicar-o-próximo-14-12.572754/
Criei este mais no intuito (como no título) para falar de jogos obscuros, desconhecidos e interessantes, mas que nem sempre a galera vai querer jogar (por estarem datados demais) ou como mencionou serem difíceis de se encontrar ou até mesmo emular.

Encarem como um tópico mais de "história e curiosidades", para mostrar alguns jogos "obscuros" que muito de nós não chegamos a conhecer.
Muitos talvez não valem a pena a serem (re) jogados e sim mais pela oportunidade de conhecer algo "novo".

Acho que da para os dois tópicos coexistirem de boas, e até um "aproveitar" algo do outro; Tipo se virem um game interessante mencionado aqui, sugerirem lá para ser jogado na quinzena (e vice versa). :kjoinha



E aproveitando o post, para indicar mais um game desconhecido e interessante, levando em conta de seu "re lançamento" na STEAM e PSN
(chega agora em 16/12, já havia sido lançado para o Switch em 2020).

Um RPG bem obscuro dos 32 bits, lançado na época apenas no Japão, com um enredo único e criativo, conhecido como o "anti RPG"


moon: Remix RPG Adventure (1997 - PSONE)

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Moon foi originalmente lançado no PlayStation One em 1997 como Moon: Remix RPG Adventure, e nunca havia recebido um lançamento oficial em inglês.

Não seja um herói. Experimente o amor. Experimente moon. moon é um anti-RPG repleto de história e personagem, humor e música.

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Em 1997, o agora lendário “moon”, um anti-RPG foi lançado no Japão. Agora, sob o olhar atento de seus criadores originais, está finalmente em inglês!

Você já sentiu estranho que os heróis dos RPGs saiam por aí abrindo os armários dos moradores e roubando-os? Ou que viajam pelo mundo matando indiscriminadamente todos os monstros que encontram? Este jogo olha para os RPGs que todos nós conhecemos e amamos de uma nova perspectiva.

HeroKillesKilado.gif


História
Em uma noite iluminada pela lua, um menino é sugado para as profundezas de seu aparelho de televisão.
Ele cai em um lugar chamado 'Moon World', e assim começa uma busca pelo amor a fim de recuperar o luar perdido.

mainBG.gif


Aqui, o poderoso herói do Mundo da Lua mata animais inocentes por experiência,
mas o crescimento do menino vem de salvar as almas dos animais e reunir o amor no mundo.

moonplayer.gif
draki.gif
gase.gif
toto.gif
takochu.gif
9jira.gif
tomy.gif
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Sim, neste jogo, você sobe de nível amando, não lutando.

Os habitantes deste mundo são todos únicos. Observe suas vidas diárias e aprenda onde eles escondem seu amor secreto.

"Agora, por favor, abra a porta!"Um RPG sem batalhas - Salve as almas do monstro -
Todos os monstros mortos pelo 'herói' são na verdade apenas animais inocentes. Conforme você explora o jogo, você encontrará os corpos dessas criaturas lamentáveis. Mas, se o menino pode pegar suas almas, eles podem ser salvos.

Um mundo vivo que respira! - Dê uma olhada nas vidas secretas dos NPCs -
Os residentes do Moon World levam suas vidas rotineiras, dependendo da hora e do dia. A florista vai trabalhar de manhã e os guardas do castelo chegam aos seus postos. Algumas pessoas têm hobbies secretos à meia-noite, e outras apenas passam os dias pescando.

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Sistema MD - Escolha sua própria trilha sonora -
Na lua, você pode escolher sua própria música. Ao usar a função Moon Disc (MD) especial de música que aparece no jogo, você pode andar pelo mapa ouvindo as faixas que você gosta na ordem em que as definiu.

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ELTORO

Mil pontos, LOL!
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Front Mission Gun Hazard

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Gun Hazard é um RPG de ação feito pelos mesmos criadores de Cybernator , e publicado pela Squaresoft. Spin-off da série de Front Mission, o jogo se passa em uma timeline alternativa e tem um gameplay bem diferente dos demais.

Sinopse
Em 2064, nações viviam em conflito em busca de recursos naturais. Descobrindo o potencial para extrair esses recursos através do espaço, as nações iniciaram o desenvolvimento de um elevador espacial chamado Atlas, em 2024. Perto da finalização desse projeto, uma novo avanço tecnológico foi capaz de extrair energia de mini reatores nucleares. Infelizmente, devido a essa nova descoberta, o elevador foi abandonado, e a humanidade mais uma voltou a entrar em conflito.
Em meio a essa confusão, Albert Grabner, um piloto de wanzers tem a missão de defender o Presidente do Japão, que corre perigo ao ser ameaçado de morte por militares.

Gameplay e Level Design
Relativamente simples de jogar, Gun Hazard tem um gameplay muito gostoso.
A forma que você controla o wanzer é extremamente intuitiva e com bastante opções, como por exemplo, um escudo, que evita danos de tiros e explosões, ou ataques com armas secundárias, que variam desde ataques com o braço até lança granadas.

Carregando uma característica natural dos jogos da série, você pode comprar uma grande porção de equipamentos em Lojas que não só vão dar upgrade comum a seu arsenal, mas também vão disponibilizar novas habilidades diferentes a seu wanzer, como dash e um jetpack. Essas partes novas vão aparecendo conforme for evoluindo através de um sistema de XP, que sempre vem após terminar as missões.
Por causa disso esse é um jogo que vai progressivamente ficando cada vez melhor e mais versátil.

Mas não para por aí, porque além de seu próprio wanzer, você também pode personalizar seu próprio personagem, já que, assim como o jogo Metal Warriors, é possível você sair do Wanzer!
Embora não seja prático na maior parte do tempo, existem várias missões em que você é obrigado a jogar dessa forma, então é bom se equipar o máximo possível.

E ainda não terminou.
Além disso, você vai esbarrando em outros aliados ao decorrer do jogo, que não só te oferecem elementos sobre a história do jogo, mas te ajudam dentro das missões. Assim como seu próprio wanzer e seu personagem, eles são igualmente personalizáveis, embora que de forma mais limitada.

As missões em si, apesar de não serem do nível de Cybernator ou Metal Warriors, cumprem seu papel e oferecem vários momentos empolgantes.
No começo esses momentos se resumem a interligações com a história, mas com o passar do tempo, as missões não só vão ficando mais sofisticadas, como também ficam diferentes umas das outras, tendo que intercalar entre o wanzer e seu próprio personagem.
Dentro de várias delas, como um bom RPG (seja ele de ação ou não), itens como Med Kits e até partes novas ficam espalhadas ao redor do mapa. Isso instiga o jogador a explorar, pois se você resolve caçar esses itens não é preciso desembolsar uma dinheirada nas Lojas, que muitas vezes tem itens até piores do que os disponíveis nessas próprias missões.

Assim como qualquer Action RPG, esse jogo é lotado de bosses, muito deles desafiadores e que vão testar todas suas habilidades e upgrades. Alguns deles, até, chegam a ser frustrantes de tão difíceis, e outros você precisa de estar com o aliado correto ao seu lado para derrotar. Esse é um elemento do jogo que gostei muito por causa da variedade deles e do desafio, o último chefe em particular vai te fazer sofrer muito caso não esteja evoluído ou não seja um jogador diferenciado.

Trilha Sonora:
O que posso dizer? O jogo "só" tem Nobuo Uematsu, Yasunori Mitsuda, Masashi Hamauzu e Junya Nakano.
É inacreditável o quão desconhecido essa trilha sonora é, pois as composições são espetaculares, como era de se esperar.
Sabe aquelas músicas com tom industrial e militar que existiam no começo de FF7?
Então, dá até pra dizer que várias aqui serviram de inspiração para aquele jogo.

Encaixando-se perfeitamente à temática, o Gun Hazard é lotado dessas do início ao fim, e elas se diferenciam o bastante para se destacarem. Porém, não é só músicas assim que o jogo possui, muitas delas tem um tom bastante alegre ou melancólico que fogem um pouco desse padrão industrial, parecendo mais com músicas etéreas, que buscam tocar em pontos mais filosóficos e metafóricos da trama.
Segue a trilha sonora completa pra quem quiser escutar:


Gráficos:
Uma das pixel arts mais bonitas que já vi, e um dos jogos mais bonitos do Super Nintendo.
Faz uso de vários efeitos de transparência, tem mechas e estruturas muito detalhadas, uso de cores sensacional, explosões e tiros que são fantásticos de se ver, esse jogo é um espetáculo pra qualquer amante dos jogos 2D:

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164350-front-mission-gun-hazard-snes-screenshot-ed-209-s-wanzer-cousin.png
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Conclusão:
É um dos melhores jogos que já joguei e em breve até irei revisitar, já que joguei em japonês na época, antes do patch em inglês sair.
Quem tiver tempo para um Action RPG diferente da maioria, não hesite em jogar Gun Hazard.
 
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Krion

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Vou mencionar mais um game muito interessante, que também ficou "preso" apenas ao 3DS, nem chegou a ser lançado em edição física, apenas digital na eshop do console.


CRIMSON SHROUD (2012 - 3DS)

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Feito na época pela LEVEL 5, criado pelo veterano designer Yasumi Matsuno (Ogre Battle, Final Fantasy Tactics, Vagrant Story e Final Fantasy XII), o jogo é um RPG que é como se fosse uma homenagem aos RPGs de mesa (Dungeons and Dragons). É um game curto, mas único em sua proposta, extremamente recomendado para quem gosta de RPGs de mesa com um toque de JRPGs

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Preview:
Decisões cruciais dependem do lançamento de um dado. Os jogadores rolam dados em tempo real e encadeiam habilidades para ganhar dados de bônus de valor de face cada vez maior. Use seus dados estrategicamente, ou seus inimigos ainda podem tirar o melhor de você!


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Acompanhe a história de um jovem "Chaser" chamado Giauque, enquanto ele e sua equipe são atraídos para o mistério do Presente Original, o Sudário Carmesim. Uma nova aventura ousada o aguarda!

Você controla um grupo de três, Giauque é um artilheiro, um mercenário movido a dinheiro que é contratado para procurar e recuperar o Sudário Carmesim. Ele atua como o guerreiro do grupo e é extremamente hábil com armas brancas. Junto estão Frea, uma maga descendente de Qish que pode servir como curandeira e Lippi, um arqueiro com um olho só é uma mão com uma veia aventureira.



 

Krion

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Para quem é fã de Dark Souls, não pode deixar de conferir este game, é como se fosse um "proto Dark Souls" com uma ambientação no melhor estilo Conan (era Hiboriana)


Blade of Darkness (2001 - PC)

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vou colocar uma boa descrição (traduzida e adaptada) dele tirada do CRPG:

Feito pelo estúdio espanhol Rebel Act Software, Severance: Blade of Darkness (também conhecido como Blade: of Darkness) é um jogo interessante de hack-and-slash, com muito senso estrito de tempo e uma grande dificuldade.

A história é bastante clichê, mas dá conta do recado: um sombrio deus vai escapar de sua prisão e cabe a você para colocá-lo de volta em seu lugar, usando a fabulosa "Blade of Darkness". No estilo Gauntlet direto, quatro personagens estão disponíveis, cada um com seus próprios pontos fortes e fraquezas.

A Amazona é extremamente rápida e lutadora ágil que se especializou em arcos e lanças, mas ela também é muito frágil. O Cavaleiro é um equilibrado personagem usando um estilo de luta de espada e escudo, e pode equipar algumas das melhores armaduras do jogo. O Bárbaro, apesar de lento, é uma potência usando gigantescas espadas de duas mãos e tem muitos combos. O último, mas não menos importante, o anão é um tanque inafundável, mas sua falta de combos e seu alcance curto o tornam o personagem mais difícil de dominar.


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Enredo:
Uma nova ameaça ameaçadora paira sobre os Reinos Centrais. As fronteiras protegidas pelos ferozes Cavaleiros do Rei não são mais seguras. Os temíveis clãs de orcs, mais numerosos do que nunca, espreitam em todas as estradas. Os orgulhosos povos nômades das estepes estão em alerta, pois estranhos animais rondam a escuridão. Nem mesmo os robustos anões, escondidos em seus palácios subterrâneos, parecem protegidos da ameaça - dos túneis desconhecidos de suas minas, um exército imundo de criaturas horríveis avança inexoravelmente.


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O caos toma conta do mundo. Apenas a memória do mais velho lembra as façanhas de um herói e de alguns guerreiros, que em outros tempos lutaram contra as forças do Caos. Ianna, a mãe de todos os seres vivos, deu ao herói uma espada poderosa para entrar no abismo e derrotar o mal. Mas isso aconteceu há muito tempo. É necessário um novo herói, um escolhido que seja digno de empunhar a espada e destruir o inimigo ... desta vez para sempre.






Recentemente, em comemoração aos 20 anos do game, um estúdio indie lançou uma nova versão para PC, adaptada para se jogar nas configurações mais novas, tem até uma demo para testar (só tenham em mente que a jogabilidade e miro "arcaica" e o suporte para controle não foi totalmente implementado, já que o game original só tinha suporte a mouse e teclado).


 
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Krion

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Este aqui é um RPG exclusivo do PSOne, bem simpático, mas que infelizmente ficou apenas no Japão e ainda não tem uma tradução feita por fãs.

Possui uma temática
(e ambientação diferente), mas que não deixa de ser bastante criativa, além de uma boa jogabilidade. Foi publicado pela Bandai na época.



London Seirei Tanteidan (1999 - PSOne)

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Situado na capital da Grã-Bretanha durante a era vitoriana, o jogo PlayStation 1 coloca você como o aprendiz órfão de um famoso detetive, com a tarefa de descobrir a causa de uma praga de monstros que está invadindo a cidade. Seu personagem luta com um estilingue contra seus inimigos, o game é extremamente rico e satisfatório no que se propõe.

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London Serie Tantei-Dan é jogado através dos olhos de um órfão, no jogo o jogador pode reviver sua infância junto com seu amigo em uma Londres incrivelmente gloriosa durante a era vitoriana da qual Miyazaki se orgulharia. Não tão conhecido quanto alguns outros RPGs, mas digno de muito mais atenção.

No século 19 a cidade de Londres está iniciando a era do vapor, o personagem principal (um menino) começa a brincadeira como um menino sem-teto que está nas ruas de Londres e vai para um esgoto subterrâneo e com a ajuda de outro pequeno menino eles derrotam um inimigo, depois disso Everett, um famoso detetive em Londres os levou para sua casa como seus aprendizes.

Como aprendiz de Everett, o jogador terá diferentes casos de detetive na cidade para resolver e resolver todos os dias (há 19 capítulos principais no jogo com subcasos em cada capítulo).

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Os designs do jogo são feitos por Yasushi Nirasawa, famoso por Vampire Hunter D, e os designs de personagens dos jogos Kamen Rider e Final Fantasy.

A jogabilidade consiste em andar por Londres e falar com os personagens para avançar em cada caso, e também existem algumas partes em que o jogador tem de enfrentar os inimigos e nessas partes existem diferentes tipos de ataques para usar contra eles.


 

ELTORO

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Não sei se é desconhecido, mas como nunca vi ninguém falar dele, vou recomendar.

CAPITAIN CLAW



Foi o primeiro jogo que joguei num PC...

Eu tinha esse jogo original, acho que perdi :ksnif

Na época eu jogava e curtia, mas não sabia o que tinha de fazer nas fases.
Vi um gameplay no Youtube e continuo não sabendo lol
Este não é desconhecido, mas nunca ouvi NINGUÉM falar dele aqui...



É um bom jogo mas não muito fácil...

Difícil demais esse jogo, mas muito bom.
Destaque pras animações, que são excelentes.
 

HuezinXD

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Me amarrava nesse joguinho de NES na época. Até que é um bom game de plataforma. Pena que só chegava até a 3 ilha.


Uma versão pra Master System chegou a ser produzida mas nunca saiu. Tem a ROM na internet agora.
 

Lo Pan

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Mercenaries: Playground of Destruction
PS2 e XBOX classic ( joguei muito quando moleque no ps2) peguei recentemente a versão digital na retrocompatibilidade do Xbox One (dá pra jogar de boa, as mecânicas passaram bem pelo crivo do tempo).

Resumão: Um mundo aberto em terceira pessoa com jeitinho de GTA e carinha de BF.
Vc é um mercenário que trabalhará para ONU, China, Mafia Russa ( com escritório da KGB encoberto), Coreia do Sul ( com escritório da CIA encoberto) contra a nova ditadura da Coreia do Norte; o antigo ditador queria a paz com o sul e foi assassinado pelo filho, agora governando com mais autoritarismo e com mísseis intercontinentais para suas ogivas termonucleares.

Sua reputação cresce ou desce com as representações de contrato, dependendo do que vc fizer, ao melhor estilo Fallout New Vegas, vc vai melhorando ou ferrando suas relações no teatro de guerra. Vc ganha dinheiro executando os contratos ( tipo destruir uma instalação importante dos NK), matando ou capturando as cartas de baralho ( figurões do alto escalão do governo) ou roubando tanques, caminhões, helicópteros, jipes e outros maquinários para vender no mercado negro ( Mafia Russa).

Quer destruir uma casamata? usa uma granada. Quer destruir um complexo com metros de blindagem de concreto armado? Vai precisar de um míssil de cruzeiro ( aí sua importância com as conexões) uma das potências pode lhe dar o suporte aéreo na faixa ou vc pode comprar da Mafia Russa se estiver zoado com os contratantes.

Joguinho bom demais. ( Só este primeiro, o segundo game na Venezuela é uma m***)

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Krion

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Este aqui é um criativo e underground game 2D do Saturn, lembro de ter jogado o mesmo eras atrás na casa de um amigo.
Possuía belos gráficos e efeitos animados.



Tryrush Deppy (1996 - Sega Saturn)

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Você joga como um táxi americano em uma corrida de cross country de Nova York a Los Angeles. O jogo tem uma estética que lembra uma mistura de Megaman com a jogabilidade próxima do espírito de Sonic the Hedgehog. Desenvolvido na época pela empresa "System Supply N-Tech".

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O jogo se passa durante uma corrida nos Estados Unidos. No entanto, não há nenhuma corrida real no jogo. Em cada cidade, Deppy salta através de dois níveis de plataformas e, em seguida, luta seu caminho através de um nível de chefe.

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Riveler

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Adoro este tipo de tópicos. Já baixei três dos indicados aqui, até agora!

Vou contribuir com estes jogos, que não tenho certeza de que sejam obscuros, mas eu raramente vejo menções a eles pela internet. Como o criador do tópico parece gostar de DS/3DS, vou me concentrar nesses aparelhos.

Giana Sisters. (Plataforma/DS)

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É um joguinho muito divertido, embora um pouco difícil às vezes, onde você controla uma garotinha loira que pula, quebra caixas e muda de forma ao engolir uma redpill, virando um versão "punk" dela mesma, com habilidades mais adequadas para passar de fase.

Se você conseguir coletar todas as joias vermelhas, ganha acesso a uma fase especial que lembra o jogo original. Para saber se coletou todas elas em uma fase, basta ver a cor da bandeira no fim de cada fase. se estiver azul, ainda falta achar alguma joia. Se estiver vermelha, você encontrou todas.
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o original foi lançado para Commodore 64, mas por uma "incrível semelhança com um certo encanador, o jogo foi retirado das prateleiras por suspeita de plágio. vejam umas gifs e tirem suas conclusões:
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Ivy the Kiwi? (Plataforma-puzzle/DS)

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Jogo criado por Yoji Naka e lançado por sua empresa Prope, este joguinho é simples, mas divertido. Ele utiliza a caneta stylus para criar caminhos de gavinhas que deverão guiar o kiwi para o fim de cada fase.

Pode parecer fácil, mas o kiwi nunca fica parado e se bater num obstáculo, ele muda de direção e segue sempre em frente, muitas vezes indo direto para o perigo.



Ele foi lançado para DS, Wii e iOS.


Monster Tale (plataforma-ação/DS)

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O melhor destes que eu listei.
É um jogo onde você alimenta seu monstro que vai crescendo e lhe auxiliando dentro de uma enorme labirinto a lá Castlevania. Mas cuidado: se ele chegar ao nível trinta ela para de evoluir. isso me fez perder a última forma do monstro e meu jogo não tingiu 100%

Embora ele tenha apenas 1 labirinto, é um jogo longo, pois ás vezes será necessário revisitar certas áreas para se ter acesso a novas. Uma pena ele ter sido lançado já no fim de vida do DS. isso fez com que houvesse poucas cópias à venda na época e como a palavra raro costuma vir junto da palavra caro, este não é um título para os fracos de bolso hoje em dia.


 

tadeu1068

Bam-bam-bam
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Até já citaram esse game num outro tópico, mas creio que ele mereça uma menção aqui: Raptor: Call of the Shadows! A meu ver, o MELHOR game do estilo soot em up para Pc,s jogo ele direto sempre que posso! Basicamente você é um mercenário que deve destruir instalações de outras empresas rivais para que só uma lucre no cenário global (pelo menos foi o que eu entendi da história do game, hehehe!).

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Com músicas fantásticas, ótima jogabilidade, dificuldade bem equilibrada, não sendo um mero bullet hell como tantos outros do estilo, e armas sensacionais (a twin laser é o que há!), Raptor: Call of the Shadows é um clássico meio underground, que não sei se todos conhecem!

 
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