rodrigoxm49
Bam-bam-bam
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Entendi seu ponto. Vc tem razão nele, porém tenho que fazer uma correção sobre o que falei de desempenho. Observando bem, o caso do 2500k x FX8300 é emblemático. Nos jogos que não precisam de mais do que 4 núcleos, o 2500k chega a ser 40% mais rápido que o FX8300.Tá, mas você tem que fazer a comparação com a mesma taxa de fps.
Ah, o CPU aqui começou a engasgar porque tem mais uso. Mas também tem mais fps, então é óbvio que vai engasgar assim, deixa lá a mesma taxa de fps e você não terá esses engasgos.
Ou seja, seu argumento é praticamente criar um falso problema. Algo como dizer que o 12700 consome mais que o 5800x. Se você limitar o consumo do 12700 para o mesmo do 5800x, terá mais desempenho no 12700, então como dá para dizer que ele consome mais?
Hoje o FX8300 não só produz mais frames, como muitas vezes não bate 100% (não com uma RX580, por exemplo) e, com isso, não oferece outros problemas. Então nesse caso é até mais desempenho mesmo. Embora isso nem sempre possa ser verdade, acho que vai depender de caso a caso. É claro que se vc colocar uma 3070 da vida nesses processadores, ambos vão apresentar as mesmas deficiências.
O teu ponto é super válido, mas 2500k x FX8300 e 7600 x Ryzen 1600 mostram que nem sempre é só também não engasgar, mas os frames eventualmente aumentam. Porque os jogos em DX12 são desenvolvidos para tirar proveito de mais núcleos. Então não é só a performance single thread que comanda, tem um certo equlíbrio. Basicamente a partir do ponto que o desenvolvedor meter 16 threads como necessários pra command list daquele jogo, todo CPU com menos thread, mesmo muito mais rápido em single thread, vão chorar sangue.
CPU hoje não é simplesmente pra gerar quadros. Tem uma série de cálculos que dependem de CPU e DX12 torna a vida do desenvolvedor melhor pra isso. Ele pode escolher quantos núcleos, de acordo com o motor gráfico, precisa pra fazer calculos volumêtricos, calculos de sombras dinâmicas, entre outras tarefas de forma assíncrona. Isso faz com que mais núcleos, mesmo com single thread melhor, no caso de menos núcleos não ser suficiente, faça ter mais desempenho e frames mais estáveis.
Agora, de novo, vc tem razão com relação ao que falei sobre ter menos desempenho e não ter engasgos. Não é verdade mesmo. Sim, se nesse caso bloquear os frames no mesmo patamar, de fato ambos vão apresentar as mesmas questões, creio.
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