O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Tópico oficial Processadores Intel

Ero_Seenin

Spaaaaaace Geek
Mensagens
24.042
Reações
25.722
Pontos
1.484
21 minutos de vídeo com esse cara atropelando todas as palavras que existem no planeta. Se alguém quiser ver pra dar uma resumida ai rs.



problemas de estabilidade com DDR5 porque quanto mais rapida a RAM, mas dificil é pra estabilizar o controlador de memoria. Ele tá dizendo que precisam de arrumar isso por atualizações de BIOS.

aliás, mais um motivo pra evitar DDR5 por enquanto...

melhor pegar DDR4 rápida, de 3600 até uns 4133 mhz, já tem memoria de 4133 mhz acessível no aliexpress.
 

rodrigoxm49

Bam-bam-bam
Mensagens
5.530
Reações
5.261
Pontos
403
problemas de estabilidade com DDR5 porque quanto mais rapida a RAM, mas dificil é pra estabilizar o controlador de memoria. Ele tá dizendo que precisam de arrumar isso por atualizações de BIOS.

aliás, mais um motivo pra evitar DDR5 por enquanto...

melhor pegar DDR4 rápida, de 3600 até uns 4133 mhz, já tem memoria de 4133 mhz acessível no aliexpress.
Aham. HU fez um teste ai mostrando que no momento DDR5 não consegue entregar mais performance do que DDR4 nos jogos, por exemplo. Desde que, claro, comparado com DDR4 com CL baixo tipo 14.
 

#0352@

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.350
Reações
34.393
Pontos
1.354
Ai sim, mais um motivo para eu ir de ryzen 5800x3d cache e ficar no ddr4, vlw kkk
 

Trezoitao38

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
14.892
Reações
13.937
Pontos
1.474
Pra explicar aqui de modo fácil porque DDR5 e até mesmo memórias DDR4 mais parrudas são desnecessárias. Em alguns casos, elas até pioram o desempenho.

É meio senso comum já que aumento da banda da memória através de aumento da frequência causa maior latência.

O que não se comenta tanto é que aumento de banda nem sempre é necessário. Pois banda significa digamos o tamanho da passagem, quantos dados podem ser trafegados. Ora, se determinado software não exige aquela banda porque o tráfego de dados não é tão intenso, aumento de banda vai trazer piora, porque você não capitaliza em cima da maior banda e você é penalizado em cima da maior latência.



Nesse vídeo aí o cara demonstra justamente isso. Uma memória lá específica quando se usa a 4000 mhz tem perda de desempenho justamente por esse fator.

Se as coisas fossem tão simples quanto aumentar absurdamente a banda da memória, nós teríamos já PCs com slots para encaixe de memórias GDDR. Aliás, não só isso, memórias DDR3 seriam uma coisa já morta, fora do mercado. Mas elas ainda conseguem segurar bom desempenho. Quem tem DDR3 sofre mais na realidade porque os processadores mais tops desse tipo de memória hoje são fracos. Memória DDR3 em si não teria perda de desempenho tão significativo assim se se pudesse usar nas CPUs mais novas.

Até sobre isso, tudo depende do que você vai utilizar. Vou dar um exemplo prático aqui comigo.

Eu gosto muito de jogar Assetto Corsa, um simulador. E até comprei o 12700KF para isso também, porque a IA do jogo é super pesada. Quanto mais forte a CPU, principalmente em single thread (o jogo só usa 2 núcleos e 4 threads), mais carros eu consigo colocar na pista mantendo o fps alto.

Mas deixa isso pra lá, pois quero discutir memória ram. O lance é que comprei 2 pentes de 16 GB 3000 mhz da Corsair. Quando eu tirei o perfil XMP e ficou em apenas 2133 mhz, o desempenho no benchmark do jogo foi melhor uns 10 fps (isso na casa de mais de 200 fps, então é tipo, menos de 5% de diferença). E por que? Assetto Corsa é um jogo velho que não demanda essa elevada largura de banda, não tem volume de dados suficientes sendo transferidos para que aumento em banda se transforme em aumento de desempenho. Eu fui penalizado em quase 5% de desempenho porque aumentou a latência.

Então isso vai ser diferente de caso para caso. Tem teste sintético que os 12000 da Intel foram melhores em DDR4, outros foram melhores em DDR5 e assim vai. Muitos testes sintéticos não fazem uso de largura de banda, então quanto menor latência, melhor.

Aumento de latência pra mim é o maior gargalo do desenvolvimento das memórias ram. É o componente que menos ganhou desempenho ao longo de uma década se a gente comparar aqui, teve SSD melhor, placas de vídeo, processador, portas USB melhores, portas de rede etc, mas memórias tem ganhos insignificantes porque tudo se trata de encontrar um ratio entre ganho de banda e latência. Se a latência fosse estática no desenvolvimento da banda, nossa, aí sim valeria a pena a compra por memórias mais "rápidas".
 


#0352@

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.350
Reações
34.393
Pontos
1.354

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.171
Reações
175.477
Pontos
2.234
A Onda lançou uma placa-mãe LGA1700 H610 com dois slots de RAM: 1xDDR4 e 1xDDR5. :klol
A Intel não proíbe nem estimula a prática, só disse ser possível - aí o chinês foi lá e fez. Só entrega single-channel, o que não é...necessariamente um problema.

Por outro lado, é a única H610 que oferece PCIe 5.
 

Nicko

O Corretor de Seguros
VIP
GOLD
Mensagens
25.619
Reações
21.978
Pontos
1.774
É mas DDR 4 vai virar lenda já já...a Intel ta louca pra encerrar o suporte de DDR 4 e deixar apenas DDR5 para a próxima geração
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.171
Reações
175.477
Pontos
2.234
É mas DDR 4 vai virar lenda já já...a Intel ta louca pra encerrar o suporte de DDR 4 e deixar apenas DDR5 para a próxima geração

Raptor Lake vai ser "tock", vai ter DDR4 ainda.
Meteor Lake depois vai ser só DDR5, creio.
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.171
Reações
175.477
Pontos
2.234
Vai ter compatibilidade, mas a Intel está pressionante as fabricantes de placas-mãe a não darem suporte na série 700. Mas como a 13ª gen funcionará nas 600, não acho que seja bem um problema.


Várias fabricantes devem cagar mole pro pedido, hehe
Se o chipset não for muito capado, nem vejo muito problema.
 

durabolin

Mil pontos, LOL!
Mensagens
3.110
Reações
7.778
Pontos
1.214
Que luta achar uma mobo liga 1700 com bom custo benefício. 80% das placas mães à venda são mATX.
 

crane1

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
546
Reações
389
Pontos
514
Rapaziada, quanto acham que da para pedir no i9 9900KS e a Aorus Z390 Pro da assinatura? Ambos usados por 2 anos.
 

wtsds

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.551
Reações
20.439
Pontos
1.094

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.171
Reações
175.477
Pontos
2.234
Primeiros dados de performance do i7-1260P - 4P/8T + 8E, 28W TDP.
Performance de...Alder Lake. Perde em single-core pro i7-1185G7 - 4P/8T - mas dobra a performance multi-thread por conta dos cores E.

Na prática tá ali, dependendo do caso, entre o 11600H e o 11900H. Diferença é que os 2 processadores H têm TDP de 45W.

A quem possa interessar, a iGPU é a mesma Xe do Tiger Lake 96EU com o mesmo número de EUs e clock, então não há ganhos.
 

Haagenti

Lenda da internet
Mensagens
39.352
Reações
51.525
Pontos
1.712

Intel Arc Alchemist A770 Desktop Gaming Graphics Card With 512 EUs & 2.4 GHz GPU Clock Speed Spotted



Intel's Arc Alchemist A770 desktop graphics card has made a surprise appearance within the Geek Bench OpenCL benchmark once again.

Intel Arc A770 Desktop Gaming Graphics Card Spotted Within The OpenCL Benchmark: 512 EUs Running at 2.4 GHz​

This isn't the first time that Intel's flagship Arc Alchemist GPU configuration has been benchmarked within the Geekbench OpenCL benchmark but it is definitely the first time that it's been listed with its proper naming. The Intel Arc A770 graphics card is going to be a high-end gaming graphics card featuring the full ACM-G10 GPU, the flagship of the two Arc Alchemist GPUs.

Intel's high-end Arc A770 desktop graphics card featuring the ACM-G10 Alchemist GPU has been spotted within Geekbench. (Image Credits: Benchleaks)'s high-end Arc A770 desktop graphics card featuring the ACM-G10 Alchemist GPU has been spotted within Geekbench. (Image Credits: Benchleaks)
Intel's high-end Arc A770 desktop graphics card featuring the ACM-G10 Alchemist GPU has been spotted within Geekbench. (Image Credits: Benchleaks)
The Intel Arc 7 lineup is going to utilize the flagship ACM-G10 GPU and we already know about the mobility variants which include the Arc A770M and the Arc A730M. Similarly, the Arc A770 is one of the top-end variants for desktop PCs that is equipped with the full ACM-G10 configuration, utilizing 32 Xe-Cores for 4096 ALUs, and 32 ray tracing units.


Now Geekbench doesn't list down the exact VRAM configuration and states 12.7 GB which is an incorrect reading so it is most likely 16 GB GDDR6. Also, it was previously stated that the flagship graphics card is meant to be the Arc A780 so this could be a clock-optimized GPU variant with the A780 launching as the Limited Edition model teased during the Arc A-series launch event.


arc.jpg


Intel ARC ACM-G10 vs NVIDIA GA104 & AMD Navi 22 GPUs​

Graphics Card NameIntel ARC A770?NVIDIA GeForce RTX 3070 TiAMD Radeon RX 6700 XT
GPU NameACM-G10NVIDIA GA104AMD Navi 22
ArchitectureXe-HPGAmpereRDNA 2
Process NodeTSMC 6nmSamsung 8nmTSMC 7nm
Die Size406mm2392mm2335mm2
Transistors21.7B17.4B17.2B
Transistor Density53.4M Transistors/mm244.4M Transistors/mm251.2M Transistors/mm2
FP32 Cores32 Xe Cores48 SM Units40 Compute Units
FP32 Units409661442560
Max Clock~2400 MHz1770 MHz2581 MHz
FP32 TFLOPs~20 TFLOPs21.75 TFLOPs13.21 TFLOPs
Memory Bus256-bit256-bit192-bit
Memory Capacity16 GB GDDR68 GB GDDR6X12 GB GDDR6
LaunchQ2 2022Q2 2021Q1 2021

In terms of clocks, the GPU operates at a peak boost of 2.4 GHz which is always going to be higher than its advertised engine clock speed. At 2400 MHz, the GPU should be able to deliver close to 20 TFLOPs of FP32 horsepower.



As for the performance, the Intel Arc Alchemist A770 scored 85585 points in the OpenCL graphics benchmark which is very low for such a high-end graphics card but that is to be expected since the graphics drivers aren't yet optimized for the high-end parts. Even the entry-level ACM-G11 GPUs are yet to be properly optimized through drivers so we can expect the performance to be improved in the coming months. Currently, the card is on par with the NVIDIA GeForce RTX 2070 and we can expect it to end up close to the RTX 3070 and 6700 XT by the time it launches by the end of the second quater of 2022.

News Source: Benchleaks
To curioso por benchs dela. Quero ver a maturidade dos drivers.
 

Krion

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
16.227
Reações
62.627
Pontos
903
To curioso por benchs dela. Quero ver a maturidade dos drivers.
Apaguei o post, pois acabei confundindo os tópicos, postei no específico das ARCs:

 

wtsds

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.551
Reações
20.439
Pontos
1.094


Pra min esses são os melhores processadores de entrada e seguimento médio!

12400f combinado com placa de vídeo Nvidia rende mais que o 5600x.

Acontece ao contrário quando a placa de vídeo é da AMD.
 

durabolin

Mil pontos, LOL!
Mensagens
3.110
Reações
7.778
Pontos
1.214
Pra jogo a diferença entre um 12400 e um 12600k é irrisória... já tomei minha decisão aqui...
 

wtsds

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.551
Reações
20.439
Pontos
1.094

Intel Will Finalize Advanced Chip (18A) Designs By H2 2022 Says Research Firm​




By Ramish Zafar
May 3, 2022 09:46 EDT
Share Tweet Submit


Intel CEO Gelsinger
Intel chief Mr. Patrick Gelsinger during a press conference in Malaysia in December 2021. Image: AP

This is not investment advice. The author has no position in any of the stocks mentioned. WCCF TECH INC has a disclosure and ethics policy.

Chipmaker Intel Corporation is the only alternative to the Taiwan Semiconductor Manufacturing Company (TSMC) when it comes to manufacturing high-end semiconductors believes the research firm Northland Capital Markets. After years of struggling with manufacturing the latest chips, Intel is on a path of an aggressive turnaround that includes the company opening its doors to other firms to meet their chip manufacturing needs. Northland's report comes after Intel reported its earnings results for its first fiscal quarter late last month, with the report outlining strong performance for its newly-established third-party semiconductor manufacturing division, dubbed Intel Foundry Services (IFS).

Intel Is On Track To Regain Process Leadership In $100 Billion Foundry Market Believes Northland Capital​

Intel's first-quarter 2021 earnings results saw the company's revenue drop by a little over $1 billion annually, but this did not translate into an equal drop in bottom-line earnings due to a heft capital injection from investments.
Intel CEO Pat Gelsinger anticipates the end of the chip shortages by 2024
At the same time, the company added IFS to its list of business segments for the first time and revealed that the segment's revenue had grown by a heft 175% annually to contribute $283 million to the overall first-quarter revenue of $18 billion. IFS also made its way into the group of business segments that Intel calls 'Emerging Segments', with the earnings presentation sharing additional details for the unit.
These outlined that IFS revenue had stood at $103 million in the previous fiscal year's first quarter and that the strong growth was attributed to strong deliveries made to the automotive industry. This industry had been the victim of a severe semiconductor shortage last year, as the coronavirus pandemic resulted in underordering of chips, which put car markers in a tough spot as the Chinese market recovered faster than initially expected. Intel also announced that it has committed 30 test chips for its older Intel 16 manufacturing process as part of its IFS commitments.

Intel Q1 Earnings Presentation

Slide 10 from Intel's 1st quarter earnings presentation with details about IFS.
The earnings release was followed by a report from the research firm Northland Capital Market, which shared the firm's belief that Intel's position in the $100 billion foundry market is underestimated. Northland highlighted that Intel is the only alternative to TSMC when it comes to manufacturing chips on leading-edge processes. In the semiconductor industry, these processes refer to technologies that can shrink down certain dimensions of a transistor to lengths of 7-nanometers (nm) or below, and TSMC is currently on track to commercialize its 3nm process technologies.
Northland shared that with Intel's new chief executive officer Mr. Patrick Gelsinger taking charge, the company has strong leadership to executive its bold IFS strategy. It also pointed out that Intel leads the market in bringing advanced chip technologies to the crucial phase of high volume manufacturing. It also mentioned crucial details for Intel's leading-edge Intel 3 and Intel 18A chip technologies, stating that test chips built on both will have finalized their designs during the second half of this year.
As Northland stated:
NVIDIA rips Intel Alder Lake Architect out from under the company’s eye to assist with future Arm technology
INTC has 30 test chips committed to Intel 16nm this year. INTC expects its first Intel 3 and 18A customer test chips to tape out in the second half of 2022. INTC is working with 5 target anchor customers one of which is QCOM. We also believe process technology leadership will enable INTC to regain the lost x86 market share.
Finally, on a separate note, the firm shed some light on yield problems at Samsung Foundry, the Korean chaebol Samsung Group's chipmaking arm. Northland believes that Samsung itself is shifting to TSMC for its smartphone chips and that its contacts confirm that Samsung Foundry did overstate its chip yield. The yield of a semiconductor manufacturing technology refers to the percentage of usable chips in a wafer, and reports of yield fraud first surfaced in February of this year.

Read More: Intel Vs TSMC – Chip War Has Started And Here’s Everything You Need To Know
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.171
Reações
175.477
Pontos
2.234
Passo importante, tem que ver se eles conseguem fabricar agora.
Digo, o design de 10nm eles terminaram em 2013 e só conseguiram entregar em volume sete anos depois.
 

wtsds

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.551
Reações
20.439
Pontos
1.094
Passo importante, tem que ver se eles conseguem fabricar agora.
Digo, o design de 10nm eles terminaram em 2013 e só conseguiram entregar em volume sete anos depois.

O Meteor lake é Intel 4. 7nm oficial q a Intel renomeou. Pelo q li a Intel está com uma fabrica para cada novo nó, não tudo concentrado no mesmo local. E as coisa estão indo muito bem. Eles injetaram uma grana violenta pelo q da pra ler nessa matéria. E esse presidente da Intel me parece q sabe gerir as coisas la, diferente do outro.

Como só o futuro ira nos dizer oq ira acontecer, só resta compartilhar q as coisas agora estão indo bem!
 

wtsds

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.551
Reações
20.439
Pontos
1.094


12100f destruidor. Só q fico cabreiro, não acho q seja um processador pra aguentar geração toda. Ta sempre próximo dos 100% de uso.
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.171
Reações
175.477
Pontos
2.234
Acredito que com 4C/8T desses novos vai dar pra se virar sim, porque o IPC aumentou legal nas últimas linhas da Intel e AMD, mas pra "garantir" a geração inteira eu acho que é 6/12 - igualmente dos novos e de clock alto.
 

OswaldXB

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.222
Reações
3.395
Pontos
1.024
Gente vou sair de um 10700k e uma z490 asus prime A pra um 12700k, estou entre uma Asus ROG Strix Z690 e uma Asus ROG Strix B660 a diferença de preço de 1200 reais vale mesmo a pena? vou usar 4x8G DDR4 3600mhz, essa B660 segura ele pelo menos no turbo boost 5.0? e eu mantendo o vcore manual pra mim está ótimo, opiniões serão bem vindas
 

Mitch Conner

Bam-bam-bam
Mensagens
1.465
Reações
5.275
Pontos
353


12100f destruidor. Só q fico cabreiro, não acho q seja um processador pra aguentar geração toda. Ta sempre próximo dos 100% de uso.

Estou há gerações esperando a hora certa para um upgrade de cpu, mas quanto mais eu vejo esses comparativos maior fica a realidade de uma RTX serie 4000 sendo tankada pelo bom e velho 4770k @4,6ghz daqui... levando em conta os 60hz da tv4k e 75hz +freesync do monitor que uso.

Processador simplesmente imatável. :klolwtf
 

wtsds

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.551
Reações
20.439
Pontos
1.094
Estou há gerações esperando a hora certa para um upgrade de cpu, mas quanto mais eu vejo esses comparativos maior fica a realidade de uma RTX serie 4000 sendo tankada pelo bom e velho 4770k @4,6ghz daqui... levando em conta os 60hz da tv4k e 75hz +freesync do monitor que uso.

Processador simplesmente imatável. :klolwtf

Vamos ver em jogos de mundo aberto a partir de 2023 e 2024 usando engines mais avançadas como Unreal Engine 5. Por em quanto vc está completamente safe!
A média de fps está ótima. Mas quando esse processador bater os 100% de uso e ele poderá dar umas travadinhas indesejáveis. E eu tive isso com o i5 6600k.
 

wtsds

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.551
Reações
20.439
Pontos
1.094
Gente vou sair de um 10700k e uma z490 asus prime A pra um 12700k, estou entre uma Asus ROG Strix Z690 e uma Asus ROG Strix B660 a diferença de preço de 1200 reais vale mesmo a pena? vou usar 4x8G DDR4 3600mhz, essa B660 segura ele pelo menos no turbo boost 5.0? e eu mantendo o vcore manual pra mim está ótimo, opiniões serão bem vindas

Se vc está pegando um processador com final K. Eu não compraria uma B660 e sim uma Z690. Agora eu não compraria uma placa mãe dessas pelo preço nen se tivesse dinheiro. Oq vc vai ganhar tendo uma ROG Strix z690 q vc não poderá ter numa TUF da vida? Se vc me explicar o do pq vc quer pagar tanto numa placa mãe e me convencer pra isso, ai tudo bem!
 

Chris Redfield jr

Lenda da internet
Mensagens
40.331
Reações
132.660
Pontos
1.779
Vamos ver em jogos de mundo aberto a partir de 2023 e 2024 usando engines mais avançadas como Unreal Engine 5. Por em quanto vc está completamente safe!
A média de fps está ótima. Mas quando esse processador bater os 100% de uso e ele poderá dar umas travadinhas indesejáveis. E eu tive isso com o i5 6600k.

É aquilo, embora eu tbm tenha tbm um 4790k que uso em 4400, sem over, é nítida a superioridade desse i3 12100f, que supera o 4790k em desempenho e consumo.

Embora eu esteja satisfeito com a performance do 4790k dado o conjunto do meu pc não ser tão exigente assim e que meu target está sendo alcançado, que é jogar em 60fps. Com o monitor freesync, possiveis variações abaixo disso passam despercebidas na maioria das vezes. Dado o atual cenário, creio que permanecer com ele não é má ideia.

Seria interessante a título de curiosidade se pudessemos testar esse 12100f com memórias no mesmo MHz do 4790k, que no vídeo estavam em 5200mhz no 12100f contra 2133mhz no i7 antigo.

O consumo do i7 tbm era o triplo que no 12100f, mas talvez devido ao overclock do 4790k a 4.8 exigir muito mais energia. A 4400 acho que não gasta tanto.
 

wtsds

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.551
Reações
20.439
Pontos
1.094
É aquilo, embora eu tbm tenha tbm um 4790k que uso em 4400, sem over, é nítida a superioridade desse i3 12100f, que supera o 4790k em desempenho e consumo.

Embora eu esteja satisfeito com a performance do 4790k dado o conjunto do meu pc não ser tão exigente assim e que meu target está sendo alcançado, que é jogar em 60fps. Com o monitor freesync, possiveis variações abaixo disso passam despercebidas na maioria das vezes. Dado o atual cenário, creio que permanecer com ele não é má ideia.

Seria interessante a título de curiosidade se pudessemos testar esse 12100f com memórias no mesmo MHz do 4790k, que no vídeo estavam em 5200mhz no 12100f contra 2133mhz no i7 antigo.

O consumo do i7 tbm era o triplo que no 12100f, mas talvez devido ao overclock do 4790k a 4.8 exigir muito mais energia. A 4400 acho que não gasta tanto.

12100f suporta DDR4. Ninguém mais usa 2133mhz pq não vale a pena. Com o mesmo preço se acha 2666mhz. E hj ninguém compra memória ddr4 abaixo de 3200mhz! Ele testou com ddr5 pq a plataforma dele alderlake é ddr5. Por isso os 5200mhz.

Mas se tu ver o desempenho de ddr4 vs dd5 é parelho ainda. Então provável q ddr4 3200mhz entregaria a mesma coisa das ddr5 5200mhz!
Mas o desempenho em 4.4ghz desse i7 cai bem tb. Se economiza uns 20w no máximo!
 

OswaldXB

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.222
Reações
3.395
Pontos
1.024
Se vc está pegando um processador com final K. Eu não compraria uma B660 e sim uma Z690. Agora eu não compraria uma placa mãe dessas pelo preço nen se tivesse dinheiro. Oq vc vai ganhar tendo uma ROG Strix z690 q vc não poderá ter numa TUF da vida? Se vc me explicar o do pq vc quer pagar tanto numa placa mãe e me convencer pra isso, ai tudo bem!

Se eu te falar o motivo chega ser até engraçado, meu kit é todo white, e as únicas white que achei da Asus são as Rogs z690, Asus Prime P que é uma de entrada e essa B660 ROG, a TUF é preta ae foge da proposta.
 
Topo Fundo