O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Tópico oficial AMD Ryzen

#0352@

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.353
Reações
34.398
Pontos
1.354
Excelente exemplo. As limitações desse jogo no Switch são mais de gpu do que de cpu.

E quem busca 60fps que seria nada mais que o padrão no pc, jogar a 30 até quem é casual percebe a cagada que é no pc e logo de cara compara com um console rodando a 30?

Por que o 3600X esta ali com o 7700? Sendo que ele tem mais cores? O recomendado de hoje será o minimo de amanha.

Far Cry 6: Requisitos recomendados (60 fps)​

  • Sistema operacional: Windows 10 20H1 ou mais recente (64 Bits)
  • Processador: AMD Ryzen 5 3600X 3.8 GHz or Intel Core i7-7700 3.6 GHz
  • Memória: 16 GB RAM
  • Placa de vídeo: AMD RX Vega 64 (8 GB) ou NVIDIA GeForce GTX 1080 (8 GB)
  • DirectX: 12
  • Armazenamento: 60 GB de espaço disponível
Edit: ainda vou mais além, é muito bonito dizer que esta levando a geração jogando com tudo no low, mas esse papo não passa de uma enganação.
Que geração vc esta levando? Do ps3 com o nome dos jogos do ps5?
Levar a geração é vc rodar com pelo menos os mesmos gráficos que estarão rodando nos consoles top graficos(nintendo corre em um universo paralelo), se vc roda abaixo deles, vc não esta na mesma geração, tá la no x360 ou ps4 caceta.
E não adianta vir com porra de papo enganador não, falo mermo.
A base grafica da geração são os consoles, se vc esta abaixo dessa base, já não esta na mesma geração.
Existe uma grande diferença entre rodar os jogos da geração e estar realmente na geração.
Se pra vc é só um: nah, ele roda mesmo que seja em 720p.
Então estamos conversando diferente aqui, pois no meu conceito de levar a geração é estar pelo menos no patamar dos consoles.
 
Ultima Edição:

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.115
Reações
172.178
Pontos
2.599
Boletei um 5700X no Ali

Como é o procedimento para troca do processador considerando o lance do TPM? Não lembro se tem que desativar o recurso para depois fazer a troca e seta-lo novamente.
 

rodrigoxm49

Bam-bam-bam
Mensagens
5.536
Reações
5.265
Pontos
403
O negocio é q com 8c/16t se tem uma folga absurda. Com 6c/12t se já ve um jogo como cyberpunk usando 80% do processador!
Aliás bate quase 90% de uso no BF5 e no cyberpunk! Mas acho q travando a 60fps isso deve amenizar!
Já conversamos uma vez isso aqui e o usuário colocou uma parada que a gente ignora sempre.

Ok, 6/12 vai ser um limitador em alguma altura. Mas no caso do 5600X, ele é tão mais rápido que o 3700X por instrução, que vc no mínimo terá a performance do 3700X sempre.

Digamos GTA6 batendo 100% de uso no 5600X, enquanto 80% de uso no 3700X. Pode ocorrer, devido ao cenário CPU bound, que hajam engasgos e falhas de carregamento de texturas e coisas do tipo. Então tudo que vc precisa fazer é baixar os frames para o limite que o 3700X consegue alcançar e vai dar na mesma, saca? Outra parada é que jogos em DX12 evitam esse tipo de problema decorrentes ao cenário CPU bound também, mas aí é outra conversa. Vamos ignorar isso por hora.

E faz todo sentido essa argumentação. Isso desmoronou umas certezas erradas que eu carregava comigo há muito tempo.

Então o 5600X será sempre melhor ou igual ao 3700X em jogos. Isso se deve ao fato dele ser MUITO mais rápido que o 3700X também, importante sempre frisar. Claramente 30% superior resolvendo instruções. Nos jogos onde bate 100%, tendência de na pior das hipóteses, restringindo os frames, como vc até mencionou, dar na mesma.

Acho o 5700X ou 5800X duas escolhas ruins se o foco for somente jogos. Vai colocar 400 ou 500 reais a mais em relação ao 5600X e estará defasado da mesma forma no mesmo período de tempo. 4 threads e mais não quer dizer quase nada não.
 


John Frusciante

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.323
Reações
1.820
Pontos
904
Acho o 5700X ou 5800X duas escolhas ruins se o foco for somente jogos. Vai colocar 400 ou 500 reais a mais em relação ao 5600X e estará defasado da mesma forma no mesmo período de tempo. 4 threads e mais não quer dizer quase nada não.

que exagero chamar de "escolha ruim"

entendo seu ponto, mas discordo, 5700 x é uma excelente opção de CPU
 

rodrigoxm49

Bam-bam-bam
Mensagens
5.536
Reações
5.265
Pontos
403
que exagero chamar de "escolha ruim"

entendo seu ponto, mas discordo, 5700 x é uma excelente opção de CPU
Questão de opinião mesmo de acordo com um ponto de vista específico, que pra mim é o mais valioso. 5600X tem a mesma performance dos 5700X e 5800X em jogos. A diferença de threads entre eles só vai começar a fazer efeito lá na frente. Acho mais jogo aplicar essa grana e fazer up lá na frente. Mas entendo o perfil das pessoas que montam o PC e sentam em cima dele por 5 anos ou mais. Pra esse perfil ideal é pegar um 16 threads sim. Mas só para estes.

Ainda assim o ganho pelos 4 threads a mais serão bem ínfimos. Ambos vão deixar a desejar juntos. É bem diferente da era 4 threads x 8 threads. Nessa época era o dobro. Agora é 25% a mais de thread. Muito pouco pra justificar e de fato ser um diferencial por tempo permanente. Fora o DX12, como mencionei, que reduz ou anula os efeitos ruins de cenários CPU Bound.

Pessoal costuma cair mto nesse erro de i5 4/4 vs i7 4/8 na hora de justificar 5700X/5800X hoje. Outra época e uma diferença de threads sem comparação maior.
 

Abdullah Al-Papai

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.760
Reações
14.027
Pontos
703
Pessoal, qual a temperatura "normal" do 5600x?

Aqui estou ficando sempre por volta dos ~48º fazendo coisas leves (browser, spotify) e perto dos 60 compilando alguma coisa.

Ontem fui testar em jogo (não costumo jogar muito no PC) e com o Serious Sam 4 o Ryzen chegou em 79º

Ele está meio "esquentado" mesmo ou é normal esse tipo de temperatura? Lembrando que estou em SP e o quarto devia estar uns 22º na hora que ele chegou nessas temperaturas.

O cooler é um Cooler Master H412R com a própria pasta térmica que veio nele. O gabinete é um Sharkoon V1000. Acabei de fazer upgrade da máquina porque estava com um i5 7400 e estava muito lento p/ programar. As ventoinhas (de intake e exaustão) que estão nele são as que vieram com o gabinete, então devem ser beeeem simplezinhas (apesar que gostei delas por serem silenciosas).

Pensei em trocar a pasta térmica (na verdade a pasta térmica já comprei, Noctua NT-H1... só esperando chegar) e colocar duas ventoinhas de 120mm... aí fica a pergunta: qual ventoinha me recomendam? Pensei em botar Noctua também (apesar de ter ficado perdido na variedade - não manjo nada de ventoinhas), mas se tiver uma alternativa de ventoinha (que também seja silenciosa) e mais barata, aceito sugestões :klolz
 
Ultima Edição:

Falkner

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.634
Reações
10.622
Pontos
753
Boletei um 5700X no Ali

Como é o procedimento para troca do processador considerando o lance do TPM? Não lembro se tem que desativar o recurso para depois fazer a troca e seta-lo novamente.

me manda o link da onde comprou pls
 

Falkner

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.634
Reações
10.622
Pontos
753
Questão de opinião mesmo de acordo com um ponto de vista específico, que pra mim é o mais valioso. 5600X tem a mesma performance dos 5700X e 5800X em jogos. A diferença de threads entre eles só vai começar a fazer efeito lá na frente. Acho mais jogo aplicar essa grana e fazer up lá na frente. Mas entendo o perfil das pessoas que montam o PC e sentam em cima dele por 5 anos ou mais. Pra esse perfil ideal é pegar um 16 threads sim. Mas só para estes.

Ainda assim o ganho pelos 4 threads a mais serão bem ínfimos. Ambos vão deixar a desejar juntos. É bem diferente da era 4 threads x 8 threads. Nessa época era o dobro. Agora é 25% a mais de thread. Muito pouco pra justificar e de fato ser um diferencial por tempo permanente. Fora o DX12, como mencionei, que reduz ou anula os efeitos ruins de cenários CPU Bound.

Pessoal costuma cair mto nesse erro de i5 4/4 vs i7 4/8 na hora de justificar 5700X/5800X hoje. Outra época e uma diferença de threads sem comparação maior.

8/16 pra mim tem mais estabilidade do que 6/12
stuttering, 1% low etc
 

#0352@

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.353
Reações
34.398
Pontos
1.354
8/16 pra mim tem mais estabilidade do que 6/12
stuttering, 1% low etc
Ainda bem que vc disse só pra vc, pq o video que postei na pagina anterior do 5600x vs 3700x discorda disso totalmente.
Não é só a quantidade de cores que define isso, mas tb a eficiencia da cpu.
 

#0352@

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.353
Reações
34.398
Pontos
1.354
Já conversamos uma vez isso aqui e o usuário colocou uma parada que a gente ignora sempre.

Ok, 6/12 vai ser um limitador em alguma altura. Mas no caso do 5600X, ele é tão mais rápido que o 3700X por instrução, que vc no mínimo terá a performance do 3700X sempre.

Digamos GTA6 batendo 100% de uso no 5600X, enquanto 80% de uso no 3700X. Pode ocorrer, devido ao cenário CPU bound, que hajam engasgos e falhas de carregamento de texturas e coisas do tipo. Então tudo que vc precisa fazer é baixar os frames para o limite que o 3700X consegue alcançar e vai dar na mesma, saca? Outra parada é que jogos em DX12 evitam esse tipo de problema decorrentes ao cenário CPU bound também, mas aí é outra conversa. Vamos ignorar isso por hora.

E faz todo sentido essa argumentação. Isso desmoronou umas certezas erradas que eu carregava comigo há muito tempo.

Então o 5600X será sempre melhor ou igual ao 3700X em jogos. Isso se deve ao fato dele ser MUITO mais rápido que o 3700X também, importante sempre frisar. Claramente 30% superior resolvendo instruções. Nos jogos onde bate 100%, tendência de na pior das hipóteses, restringindo os frames, como vc até mencionou, dar na mesma.

Acho o 5700X ou 5800X duas escolhas ruins se o foco for somente jogos. Vai colocar 400 ou 500 reais a mais em relação ao 5600X e estará defasado da mesma forma no mesmo período de tempo. 4 threads e mais não quer dizer quase nada não.
Eu não diria que o 5700x é pior que o 5600x, pois fazem parte da mesma geração e conseguem empurrar os mesmos frames, mas em relação a geração anterior 3700x eu concordo.
Até por que o ipc menor do 3700x não vai sustentar a placa totalmente, seria o 3700x empurrando menos fps a 80% e o 5600x empurrando mais, porém a 100% com stutter.
No final ficaria na mesma com os dois processadores.
Então o 5700x nesta historia seria o casamento perfeito dos dois, a 80% e sem stutter.
Acrescentando, o cara do 5700x teria mais tempo para pensar em troca, porém, ele consequentemente demoria mais para vender e venderia tendo mais prejuizo do que o cara do 5600x, pois o cpu dele vai desvalorizar mais neste meio tempo.
Então o cara vai ter mais prejuizo com esse processador do que o outro que pegou o 5600x, quando o padrão for 8c/16t com o preço dos 6 cores hoje, será o momento de trocar para essa quantidade de cores.
 
Ultima Edição:

#0352@

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.353
Reações
34.398
Pontos
1.354
Pessoal, qual a temperatura "normal" do 5600x?

Aqui estou ficando sempre por volta dos ~48º fazendo coisas leves (browser, spotify) e perto dos 60 compilando alguma coisa.

Ontem fui testar em jogo (não costumo jogar muito no PC) e com o Serious Sam 4 o Ryzen chegou em 79º

Ele está meio "esquentado" mesmo ou é normal esse tipo de temperatura? Lembrando que estou em SP e o quarto devia estar uns 22º na hora que ele chegou nessas temperaturas.

O cooler é um Cooler Master H412R com a própria pasta térmica que veio nele. O gabinete é um Sharkoon V1000. Acabei de fazer upgrade da máquina porque estava com um i5 7400 e estava muito lento p/ programar. As ventoinhas (de intake e exaustão) que estão nele são as que vieram com o gabinete, então devem ser beeeem simplezinhas (apesar que gostei delas por serem silenciosas).

Pensei em trocar a pasta térmica (na verdade a pasta térmica já comprei, Noctua NT-H1... só esperando chegar) e colocar duas ventoinhas de 120mm... aí fica a pergunta: qual ventoinha me recomendam? Pensei em botar Noctua também (apesar de ter ficado perdido na variedade - não manjo nada de ventoinhas), mas se tiver uma alternativa de ventoinha (que também seja silenciosa) e mais barata, aceito sugestões :klolz
Faça curva de fan na bios pra ele não bater os 48 graus. Coloca lá se quando bater 45 graus, a fan usa tantos porcentos (%)
Esses ryzens são meio esquentados mesmo, porém, regulando a fan, se torna bem mais tranquilo e deixar tudo automatico caga nas temps.
 

wtsds

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.559
Reações
20.445
Pontos
1.094
Já conversamos uma vez isso aqui e o usuário colocou uma parada que a gente ignora sempre.

Ok, 6/12 vai ser um limitador em alguma altura. Mas no caso do 5600X, ele é tão mais rápido que o 3700X por instrução, que vc no mínimo terá a performance do 3700X sempre.

Digamos GTA6 batendo 100% de uso no 5600X, enquanto 80% de uso no 3700X. Pode ocorrer, devido ao cenário CPU bound, que hajam engasgos e falhas de carregamento de texturas e coisas do tipo. Então tudo que vc precisa fazer é baixar os frames para o limite que o 3700X consegue alcançar e vai dar na mesma, saca? Outra parada é que jogos em DX12 evitam esse tipo de problema decorrentes ao cenário CPU bound também, mas aí é outra conversa. Vamos ignorar isso por hora.

E faz todo sentido essa argumentação. Isso desmoronou umas certezas erradas que eu carregava comigo há muito tempo.

Então o 5600X será sempre melhor ou igual ao 3700X em jogos. Isso se deve ao fato dele ser MUITO mais rápido que o 3700X também, importante sempre frisar. Claramente 30% superior resolvendo instruções. Nos jogos onde bate 100%, tendência de na pior das hipóteses, restringindo os frames, como vc até mencionou, dar na mesma.

Acho o 5700X ou 5800X duas escolhas ruins se o foco for somente jogos. Vai colocar 400 ou 500 reais a mais em relação ao 5600X e estará defasado da mesma forma no mesmo período de tempo. 4 threads e mais não quer dizer quase nada não.

Tem algo errado ai. Pq quando colocam a mesma série pra comparar no mesmo clock, um processador de 6c/12t vs 8c/16t. O processador de 8c oferece uma consistência de fps maior e os fps menores maior. Se pode ver isso em qualquer analise que processadores com menos núcleos tem uma queda de fps maior.

Pra min isso já se justifica fácil! Hj em dia meu foco é mirar sempre em processadores de 8c/16t. Tanto q comprei o 12700KF!
 
Ultima Edição:

wtsds

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.559
Reações
20.445
Pontos
1.094
8/16 pra mim tem mais estabilidade do que 6/12
stuttering, 1% low etc

óbivio q tem, mas quando é da mesma arquitetura. Agora realmente a 5600x parece q bate o 3700x em tudo pelo ganho de IPC e tudo mais.
 

#0352@

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.353
Reações
34.398
Pontos
1.354
bate mesmo, mas não acho que seja justo a comparação
Justo é, pois a serie 7000 com 6c/12t caso tenha, vai bater o 5700x/5800x
A partir do ryzen 3000, acho justo qualquer comparação, pois o processador é bom.
 

Abdullah Al-Papai

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.760
Reações
14.027
Pontos
703
Faça curva de fan na bios pra ele não bater os 48 graus. Coloca lá se quando bater 45 graus, a fan usa tantos porcentos (%)
Esses ryzens são meio esquentados mesmo, porém, regulando a fan, se torna bem mais tranquilo e deixar tudo automatico caga nas temps.

Achei um programa chamado SIV no site da Gigabyte/Aorus que permite o controle da curva de fan. Botei no modo performance e abri o teste do cpux. Continuou bem silencioso e não passou de 72º com a CPU em 100% (25ºC a temperatura ambiente agora)


Acho que era isso mesmo. Pensei que as ventoinhas do gabinete que vieram não tavam dando intake/exaustão suficiente e/ou que a pasta térmica da cooler master fosse bem ruinzinha. Aparentemente era só a curva padrão que tava zuada.

O teste final vai ser compilar/usar vm em um dia quente para ver, porque esse é 90% do uso do PC, mas depois vou abrir o serious sam 4 e ver de novo p/ quanto vai a temperatura.

Valeus!
 

rodrigoxm49

Bam-bam-bam
Mensagens
5.536
Reações
5.265
Pontos
403
Tem algo errado ai. Pq quando colocam a mesma série pra comparar no mesmo clock, um processador de 6c/12t vs 8c/16t. O processador de 8c oferece uma consistência de fps maior e os fps menores maior. Se pode ver isso em qualquer analise que processadores com menos núcleos tem uma queda de fps maior.

Pra min isso já se justifica fácil! Hj em dia meu foco é mirar sempre em processadores de 8c/16t. Tanto q comprei o 12700KF!
Virtualmente mesma performance. Diferenças sem registro sempre.

 

#0352@

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.353
Reações
34.398
Pontos
1.354
Virtualmente mesma performance. Diferenças sem registro sempre.


Ele disse que o cyber bate 90% de uso no 6 cores, mas no video ai eu vi tanto o 6 quanto o 8 cores tendo picos de 80%, cyber é uma droga pra exemplificar qualquer coisa, jogo todo cagado.
Agora o Horizon sim esta batendo ali 90% no 6 cores e no 8 batendo 70%, mas isso não refletiu na performance neste jogo em especifico, bem parelha.
 

rodrigoxm49

Bam-bam-bam
Mensagens
5.536
Reações
5.265
Pontos
403
Ele disse que o cyber bate 90% de uso no 6 cores, mas no video ai eu vi tanto o 6 quanto o 8 cores tendo picos de 80%, cyber é uma droga pra exemplificar qualquer coisa, jogo todo cagado.
Agora o Horizon sim esta batendo ali 90% no 6 cores e no 8 batendo 70%, mas isso não refletiu na performance neste jogo em especifico, bem parelha.
Cyber é muito estranho mesmo. Inclusive se vc reduzir os frames, continua batendo 80% haha. Já fiz os testes aqui.

Pode ver qualquer vídeo. A diferença não se registra, fica no mundo virtual. É realmente mto pequena.
 

Setzer1

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.797
Reações
31.696
Pontos
1.344
A diferença de 6c/12t vs 8c/16t é muito menor que de 4c/8t pra 6c/12t

4/8 pra 6/12 = +50% cores.
6/12 pra 8/16 = +33% cores

Mas quando você para pra calcular o real ganho. Ele não é tão simplificado como coloquei acima, ele gira mais em torno de 17% ao ter 8 cores vs 6.
Agora obvio. Isso se o core for da mesma potencia.

Os AMD 5600x e superiores são brutais em poder single core e superam com folga os que estão instalados no PS5 e XBox.

E todos os jogos a mais de 10 anos já possuem mecanismos para se adaptar a mais ou menos cores. Sò o que importa é se a potencia geral da CPU é capaz de lidar com as tarefas.

O 5600x vai lidar com folga tudo que lançarem pro PS5 e XBox X.
Salvo exceção jogos muito mal codificados que mesmo daqui a 20 anos as CPU´s vão suar em rodar. (GTV IV é um exemplo de game que pode fazer muita cpu e gpu moderna reclamar, jogo mal programado pra PC).

Vocês também não verão grande diferença entre a Unreal engine 4 vs 5 nesse quesito.


Tem um post meu da época em que eu estava montando PC em que literalmente usei um developer do jogo crusader kings II explicando direitinho o ganho de +cores pra um jogo e como o ganho de desempenho vai diminuindo quando você começa a chegar a 6 cores.


Pros novos CPU´s terem efeito nos futuros games.
Eles primeiro precisam fazer milagre com o CPU do Xbox X e PS5.
Só que isso tb significa fazer milagre com a GPU desses 2 videogames. Não adianta jogar todas as tarefas pra CPU se a GPU não der conta.


Eu espero uma geração bem parecida com a do PS4.
Com os consoles segurando os PC´s.

E não tenho problema algum com isso. Me salva $$$$
 
Ultima Edição:

_Fairbanks_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.252
Reações
10.849
Pontos
1.409
A diferença de 6c/12t vs 8c/16t é muito menor que de 4c/8t pra 6c/12t

4/8 pra 6/12 = +50% cores.
6/12 pra 8/16 = +33% cores

Mas quando você para pra calcular o real ganho. Ele não é tão simplificado como coloquei acima, ele gira mais em torno de 17% ao ter 8 cores vs 6.
Agora obvio. Isso se o core for da mesma potencia.

Os AMD 5600x e superiores são brutais em poder single core e superam com folga os que estão instalados no PS5 e XBox.

E todos os jogos a mais de 10 anos já possuem mecanismos para se adaptar a mais ou menos cores. Sò o que importa é se a potencia geral da CPU é capaz de lidar com as tarefas.

O 5600x vai lidar com folga tudo que lançarem pro PS5 e XBox X.
Salvo exceção jogos muito mal codificados que mesmo daqui a 20 anos as CPU´s vão suar em rodar. (GTV IV é um exemplo de game que pode fazer muita cpu e gpu moderna reclamar, jogo mal programado pra PC).

Vocês também não verão grande diferença entre a Unreal engine 4 vs 5 nesse quesito.


Tem um post meu da época em que eu estava montando PC em que literalmente usei um developer do jogo crusader kings II explicando direitinho o ganho de +cores pra um jogo e como o ganho de desempenho vai diminuindo quando você começa a chegar a 6 cores.


Pros novos CPU´s terem efeito nos futuros games.
Eles primeiro precisam fazer milagre com o CPU do Xbox X e PS5.
Só que isso tb significa fazer milagre com a GPU desses 2 videogames. Não adianta jogar todas as tarefas pra CPU se a GPU não der conta.


Eu espero uma geração bem parecida com a do PS4.
Com os consoles segurando os PC´s.

E não tenho problema algum com isso. Me salva $$$$
a questão ai é que td que eu vi até hj, saiu pra ps4/xone tbm. então nesse caso, o que "segurou" td foi um hardware de 2013, não o dos consoles de 2020. Ainda tá faltando dar esse pulo de jogos que n sejam crossgen. nisso essa gen tá demorando bastante até. quase 2 anos de geração já.
 

#0352@

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.353
Reações
34.398
Pontos
1.354
a questão ai é que td que eu vi até hj, saiu pra ps4/xone tbm. então nesse caso, o que "segurou" td foi um hardware de 2013, não o dos consoles de 2020. Ainda tá faltando dar esse pulo de jogos que n sejam crossgen. nisso essa gen tá demorando bastante até. quase 2 anos de geração já.
Mas a outra questão é que a cpu dos consoles é abaixo até mesmo do ryzen 3700x de pc.
Não tem como requerer um 5900x pra cima, sendo que os consoles limitam até mesmo o uso de processadores.
Eu não vou emular o ps5 ou vou? Pra precisar de tanto processador assim?
Eu sempre vi que processador sempre foi o de "menos" quando se compara com consoles, o que pesa mesmo é gpu, o cpu esta ali pra levar a gpu, se esta levando, já elvis.
Um 5600x leva de boas uma RTX 3070 e isso não vai mudar, ele vai continuar levando a 3070, só olhar como ele tem quase o mesmo desempenho em jogos comparado ao 5900x.(além dele ter maior ipc e clock maior que o processador do ps5)
O ps5 usa apenas 7 cores e os cores tem velocidade de notebook, não acho que um pc assim vai se matar não.
Tem gente que usa essas demos como base, mas essas demos não tem IA, não tem fisica real para varios elementos ( a demo do matrix nem dá pra atropelar as pessoas, só são avatares fantasmas com zero interação), duvido que terá aqueles graficos já no inicio da geração e com IA e fisica avançada, vão reduzir varias coisas, pode apostar nisso. Já mostraram alguns jogos em desenvolvimento e não me impressionaram, são bonitos, mas não chegam perto das demos.
Desde a era 3d, a evolução sempre foi devagar, nenhuma começava lançando jogo graficoso com muita interação e não é nessa que isso vai mudar.
 
Ultima Edição:

_Fairbanks_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.252
Reações
10.849
Pontos
1.409
Mas a outra questão é que a cpu dos consoles é abaixo até mesmo do ryzen 3700x de pc.
Não tem como requerer um 5900x pra cima, sendo que os consoles limitam até mesmo o uso de processadores.
Eu não vou emular o ps5 ou vou? Pra precisar de tanto processador assim?
Eu sempre vi que processador sempre foi o de "menos" quando se compara com consoles, o que pesa mesmo é gpu, o cpu esta ali pra levar a gpu, se esta levando, já elvis.
Um 5600x leva de boas uma RTX 3070 e isso não vai mudar, ele vai continuar levando a 3070, só olhar como ele tem quase o mesmo desempenho em jogos comparado ao 5900x.(além dele ter maior ipc e clock maior que o processador do ps5)
O ps5 usa apenas 7 cores e os cores tem velocidade de notebook, não acho que um pc assim vai se matar não.
Tem gente que usa essas demos como base, mas essas demos não tem IA, não tem fisica real para varios elementos ( a demo do matrix nem dá pra atropelar as pessoas, só são avatares fantasmas com zero interação), duvido que terá aqueles graficos já no inicio da geração e com IA e fisica avançada, vão reduzir varias coisas, pode apostar nisso. Já mostraram alguns jogos em desenvolvimento e não me impressionaram, são bonitos, mas não chegam perto das demos.
Desde a era 3d, a evolução sempre foi devagar, nenhuma começava lançando jogo graficoso com muita interação e não é nessa que isso vai mudar.
eu concordo com o argumento ai. sem dúvida que um 5600x segura as placas atuais igual um 5900x.
O ponto, pra mim, é o que eu n consigo prever/imaginar. Eu n sei se amanhã ou depois a MS lança um windows 12 que come bastante processador e ferra jogos no processo (quem viveu a era de migração do XP pro vista deve lembrar bem disso. naquela época conseguir rodar o windows era sinal que o PC era "forte").
Além do que, uma folguinha ajuda se quiser capturar a tela enquanto joga, fazer streaming e tal. E como eu já tô no socket e esse vai ser o ultimo upgrade que vai dar pra fazer nele, n vejo motivo pra economizar 200/300 reais pra ter os 2 cores a menos. é mais um "seguro" contra o imprevisível ou use-cases específicos como mencionei acima, do que uma necessidade.
Já que vou gastar e n vai ter mto que fazer depois, pego logo o de 8 cores.
 

#0352@

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.353
Reações
34.398
Pontos
1.354
eu concordo com o argumento ai. sem dúvida que um 5600x segura as placas atuais igual um 5900x.
O ponto, pra mim, é o que eu n consigo prever/imaginar. Eu n sei se amanhã ou depois a MS lança um windows 12 que come bastante processador e ferra jogos no processo (quem viveu a era de migração do XP pro vista deve lembrar bem disso. naquela época conseguir rodar o windows era sinal que o PC era "forte").
Além do que, uma folguinha ajuda se quiser capturar a tela enquanto joga, fazer streaming e tal. E como eu já tô no socket e esse vai ser o ultimo upgrade que vai dar pra fazer nele, n vejo motivo pra economizar 200/300 reais pra ter os 2 cores a menos. é mais um "seguro" contra o imprevisível ou use-cases específicos como mencionei acima, do que uma necessidade.
Já que vou gastar e n vai ter mto que fazer depois, pego logo o de 8 cores.
Duvido a MS fazer isso, por que agora eles estão visando velocidade e otimização, dizem que o 11 entra mais rapido que o 10 e quando ela lançar o DS, capaz do proprio windows tirar proveito disso e ficar ainda mais rapido.
Vc pode fazer isso, mas eu penso diferente na questão de economia, eu economizo hoje e capaz de ainda vender "bem" esse ryzen 5600x daqui uns dois anos para comprar um ryzen 8000 por exemplo.
Tu pode demorar mais para migrar, mas consequentemente fará vc perder mais dinheiro na hora de vender esse processador de 8 cores pela defasagem dele comparado a um ryzen 9000 por exemplo.
Ou seja, vc acaba pagando mais caro hoje e mais caro no futuro, pois venderá por um valor bem abaixo do que pagou hoje para pegar um processador novo.
É assim que eu penso, mas cada um tem sua cabeça.
Eu pegando um ryzen 8000 ou serie 14 da intel, eu paro com processador até o final da geração, pois sei que não vou precisar mexer com isso de forma definitiva.
Tem gente que fala: ah, mas não precisa disso e etc.
Mas esquece que gargalo existe e as novas placas vão exigir mais dos processadores, então eu com uma serie 5000 ou 6000 da nvidia, iria precisar de um processador bem mais forte pra reduzir gargalo.
 
Ultima Edição:

wtsds

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.559
Reações
20.445
Pontos
1.094
Duvido a MS fazer isso, por que agora eles estão visando velocidade e otimização, dizem que o 11 entra mais rapido que o 10 e quando ela lançar o DS, capaz do proprio windows tirar proveito disso e ficar ainda mais rapido.
Vc pode fazer isso, mas eu penso diferente na questão de economia, eu economizo hoje e capaz de ainda vender "bem" esse ryzen 5600x daqui uns dois anos para comprar um ryzen 8000 por exemplo.
Tu pode demorar mais para migrar, mas consequentemente fará vc perder mais dinheiro na hora de vender esse processador de 8 cores pela defasagem dele comparado a um ryzen 9000 por exemplo.
Ou seja, vc acaba pagando mais caro hoje e mais caro no futuro, pois venderá por um valor bem abaixo do que pagou hoje para pegar um processador novo.
É assim que eu penso, mas cada um tem sua cabeça.
Eu pegando um ryzen 8000 ou serie 14 da intel, eu paro com processador até o final da geração, pois sei que não vou precisar mexer com isso de forma definitiva.
Tem gente que fala: ah, mas não precisa disso e etc.
Mas esquece que gargalo existe e as novas placas vão exigir mais dos processadores, então eu com uma serie 5000 ou 6000 da nvidia, iria precisar de um processador bem mais forte pra reduzir gargalo.

Ah não ser q vc seja um fã de emuladores, a cada geração os processadores mais novos vão destruindo os antigos nesses emuladores mais pesados!
No caso como eu vendo bem minhas peças antigas, não compensa pra min ficar 5 anos com as mesmas. Vou perder muito mais dinheiro do q estar comprando de em 2 anos.
 

#0352@

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.353
Reações
34.398
Pontos
1.354
Ah não ser q vc seja um fã de emuladores, a cada geração os processadores mais novos vão destruindo os antigos nesses emuladores mais pesados!
No caso como eu vendo bem minhas peças antigas, não compensa pra min ficar 5 anos com as mesmas. Vou perder muito mais dinheiro do q estar comprando de em 2 anos.
Mas uma hora os emus antigos atingem o apice, acredito que um ryzen 8000 pode ter uma performance monstruosa num rpsc3 ou no yuzu, então não vou me preocupar com isso.
Só se lançarem um emulador de ps4 que tenha um bloodborne e os rpgs presos no console por exemplo, seria um motivo para trocar de cpu.
 

wtsds

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.559
Reações
20.445
Pontos
1.094
Mas uma hora os emus antigos atingem o apice, acredito que um ryzen 8000 pode ter uma performance monstruosa num rpsc3 ou no yuzu, então não vou me preocupar com isso.
Só se lançarem um emulador de ps4 que tenha um bloodborne e os rpgs presos no console por exemplo, seria um motivo para trocar de cpu.

Nunca se sabe man! Ainda hj não emulam todos os jogos de Switch bem! É claro q daqui a 2 anos tb acredito q as coisas vão estar bem melhores! Mas sempre vai ter aquele jogo diferenciado q vai se beneficiar de processadores com melhor IPC.
 

#0352@

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.353
Reações
34.398
Pontos
1.354
Nunca se sabe man! Ainda hj não emulam todos os jogos de Switch bem! É claro q daqui a 2 anos tb acredito q as coisas vão estar bem melhores! Mas sempre vai ter aquele jogo diferenciado q vai se beneficiar de processadores com melhor IPC.
Mas geralmente os jogos mais visados são os tops e esses recebem otimização primeiro, vide o zelda bafo selvagem e a continuação dele não será diferente disso.
Então eu acho bem de boas nessa parte de emulação e conforme o emulador ganha novas atualizações de certos jogos, outros jogos por tabela acabam sendo jogaveis day one, assim como ocorreu com o metroid dread e SMT V.
Já mostraram outros jogos recentes que estão jogaveis day one tb no topico de emulação, quando o emulador já esta bem maduro, não precisa se preocupar tanto assim, o problema é quando esta muito cru.
 

Setzer1

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.797
Reações
31.696
Pontos
1.344
Ah não ser q vc seja um fã de emuladores, a cada geração os processadores mais novos vão destruindo os antigos nesses emuladores mais pesados!
No caso como eu vendo bem minhas peças antigas, não compensa pra min ficar 5 anos com as mesmas. Vou perder muito mais dinheiro do q estar comprando de em 2 anos.

Emulação é um nicho.
Se você ta comprando CPU com foco em emulação o que eu falei acima realmente deixa de valer muito.

O que eu falei acima serve pra 90% da playerbase que quando emula , foca em jogos da decada de 70 até o PS4 para o qual qualquer CPU moderna resolve.
 

rodrigoxm49

Bam-bam-bam
Mensagens
5.536
Reações
5.265
Pontos
403
O 5600x vai lidar com folga tudo que lançarem pro PS5 e XBox X.
Salvo exceção jogos muito mal codificados que mesmo daqui a 20 anos as CPU´s vão suar em rodar. (GTV IV é um exemplo de game que pode fazer muita cpu e gpu moderna reclamar, jogo mal programado pra PC).
Essa parte aqui eu discordo. Quando os consoles começarem a usar 30FPS como meta, As CPU atuais vão começar a apresentar problemas pra rodar 60FPS, 100FPS ou mais nos jogos mais pesados com mais demandas.

Porque uma hora os caras vão planejar o jogo para 30FPS, que sempre foi aceito no console e vai continuar sendo. É que no momento ainda não saiu nenhum jogo next-gen, o atraso tá enorme. E quando isso ocorrer, certamente não de cara, mas com o tempo, o que temos hoje vai começar a sentir o efeito do tempo.

Por essa razão acho que o 5600X deve durar uns bons anos, mas nem brincando a geração inteira não. Nem perto. Eu chuto que o 5600X será +- como o i7 3770 foi para a geração passada. Aguentou metade dela. Dessa vez um pouco mais devido ao atraso para sairem jogos modelados para essa geração de consoles.

Então, em resumo, esse é o diferencial. PS4 e Xbox One quando sairam já chegaram mirando 30FPS. Então pros PCs, com processadores muito superiores, foi molezinha aguentar por tanto tempo.. Só começaram a sentir efeito do tempo ali em 17 ou 18 e com as placas cada vez mais e mais "fortes".
 
Ultima Edição:
Topo Fundo