O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


É só impressão minha ou a partir da geração PS4/One houve uma diminuição na criação de novas IP's por parte das grandes desenvolvedoras?

holandeses

Supra-sumo
Mensagens
583
Reações
746
Pontos
193
É uma discussão infinita de motivos.

As grandes já consolidaram suas ips ou emplacaram algum gaas.

Precisa de estúdio novo para criar algo diferente e que SEJA BOM.

Estúdio novo e pequeno tem medo de alto custo de produção e seu produto não emplacar e quebrar. Acabam ficando nós indies mesmo e no meio de tanto lixo aparece bons títulos.

Ainda tem saído muito jogo porém os consumidores não querem arriscar em gastar uma grana em jogo m**** e acabam se levando pelas notinhas.(eu sempre olho)

Mais como @terroso disse
Custo
Tempo

E blablabla.

Fora que um empresa nova tem que procurar um janela de lançamento que não seja destruída por outra ip famosa.

Enviado de meu SM-G985F usando o Tapatalk

Perfeito , as vezes a gente sô colocar culpa nas empresas, mas consumidores de uma maneira ampla também têm culpa , alguns de vocês já pararam pra pensar quando um jogo novo desconhecido de uma empresa pequena você não comprar por achar que pagar o equivalente a 40 dolar é muito caro , e prefere gastar 60 numa franquia consagrada , consumidores modificam as situações da indústria do mesmo modo que produtores
 

Receita Federal

Imposto NÃO é roubo!
VIP
Mensagens
14.802
Reações
27.360
Pontos
1.103
Não é impressão, na 8ª gen restringiu-se quanto ao volume literal e irrevogavelmente à Sony, que criou mais de 40 Novas IPs, sendo exemplos Horizon, Ghost of Tsushima, Death Stranding, Dreams, Astrobot, Helldivers, Until Dawn, Detroit, Alienation, Bloodborne, Nex Machina, Knack, Driveclub e The Order. O resto foi muito pouco.

Esqueceu de Days Gone e Concrete Genie e eu ainda devo estar esquecendo de mais alguma coisa.

De resto é como já cansaram de falar ai no tópico... criar franquias novas é dificil e elas nem sempre são bem recebidas por mais sucesso que façam, haja vista o que acontece com Days Gone, um ótimo jogo mas que aparentemente não atendeu os padrões da Sony que tratou de joga-lo para escanteio por enquanto.

Sem dúvidas merecia uma sequencia, mas é algo que não acontecer em breve pelo visto, se é que vai acontecer.
 

RodrigoANBR

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.721
Reações
19.590
Pontos
1.084
Esqueceu de Days Gone e Concrete Genie e eu ainda devo estar esquecendo de mais alguma coisa.

De resto é como já cansaram de falar ai no tópico... criar franquias novas é dificil e elas nem sempre são bem recebidas por mais sucesso que façam, haja vista o que acontece com Days Gone, um ótimo jogo mas que aparentemente não atendeu os padrões da Sony que tratou de joga-lo para escanteio por enquanto.

Sem dúvidas merecia uma sequencia, mas é algo que não acontecer em breve pelo visto, se é que vai acontecer.
Days gone é bom sim, mas ótimo é forçar a barra.

Estou jogando ele neste momento depois de ter dropado PS4 devido aos seus loadings gigantes e recorrentes.

O game é bem feito tecnicamente sim, mas a história de prolonga com missões meio bobas. Sem falar que você passa meio jogo sendo baba de marmanjo barbado...

O reencontro tão esperado do game é um anticlímax do kct... Quase como quando você chega do trabalho e sua mulher está em casa com TPM.

Jogo é bom, deveria ter continuação, mas ótimo? Não é não.
 

Majima-San

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.307
Reações
22.692
Pontos
803
Esqueceu de Days Gone e Concrete Genie e eu ainda devo estar esquecendo de mais alguma coisa.

“Esqueci” muitas, The Tomorrow Children, Everybody’s Gone to the Rapture, Resogun, Bound, Wattam, Hidden Agenda, Erica. Foram cerca de 45 Novas IPs.

A nossa masterpiece do coraçaum The Last Guardian

Os first parties para PSVR foram quase integralmente Novas IPs, tivemos os First Person Shooters (RIGGS, Firewall Zero Hour, Blood and Truth, Farpoint, Bravo Team), Shooter On Rails, Adventures (The Impatient), PSVR Worlds, Déracine.

Qualquer outra soft teria adaptado esses Novos Mundos e batizado esses games de Killzone VR, Resistance VR, Omega Boost ou feito sequências para maior clamor.

Só estava citando nomes em Free Flow, a Sony criou muitas Novas IPs na Gen 8.

Sempre foi assim, é uma característica dela, no passado era até mais: na Gen 6 teve Sly, Ratchet, Jak, God of War, Dark Cloud, ICO, Shadow of the Colossus, Genji, Killzone, Rogue Galaxy, Siren, Amplitude, na Gen 7 teve Motostorm, Uncharted, TLOUS, Resistance, LBP, White Knight Chronicles, inFAMOUS, cada uma dessas gerações deu mais de meia centena de Novas Ips, a Sony é uma Weird Girl
 

tortinhas10

É Nintendo ou nada!
Mensagens
102.747
Reações
229.818
Pontos
2.529
Eu já lancei uma lista comparando, é bem nítido isso. Pessoal que vem com indie, aí não dá né? Ruptures Gones é de foder. Kk. E mesmo se for comparar, o PS4 perde nesse sentido, já que foi na gen dele que mataram a Sony japan
 

Doquinha

Bam-bam-bam
Mensagens
2.780
Reações
9.637
Pontos
453
Daqui a pouco vem alguém com várias listas de J-RPG genéricos e jogos de punhetinha pra falar que não.
 


bollao

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.116
Reações
4.298
Pontos
964
A Sony, de fato, é a que mais investe em IPs novas, mesmo que os seus estúdios tenham vários sucessos no portfólio, mas mesmo a Sony não se arrisca mais tanto em diversidade. Ela se achou nos jogos de ação cinemáticos, que contam com uma história com mais destaque, mas ela deixou de lado seus FPS, seus games corrida(tirando GT), redução drástica de games de plataforma.

A MS , antes dessas aquisições, parece somente se importar em grandes produções para suas principais IPs. Quando por algum acaso ela gerava alguma nova IP, sempre era com aquela cara de mais casual, cartunesca, com multiplayer, etc.

Já a Nintendo é a que menos investe em novos nomes. Joga basicamente tudo em medalhões, que por si só, acabam inovando como se fossem novas IPs.

Por outro lado perdemos muitos AAs. Temos muitos indies que se parecem. As Thirds se repetem, trazem cada vez mais menos criatividade e qualidade, os muito do Japão se ocidentalizou.
 

Lord Atma

Mil pontos, LOL!
Mensagens
7.755
Reações
7.880
Pontos
1.094
Perfeito , as vezes a gente sô colocar culpa nas empresas, mas consumidores de uma maneira ampla também têm culpa , alguns de vocês já pararam pra pensar quando um jogo novo desconhecido de uma empresa pequena você não comprar por achar que pagar o equivalente a 40 dolar é muito caro , e prefere gastar 60 numa franquia consagrada , consumidores modificam as situações da indústria do mesmo modo que produtores
Exatamente. Eu sou esse cara. Só "arrisco" no certo. Vejo itas e comentários no fórum.
E ainda tem fator dinheiro.

Fora não compro nada no escuro.

O último foi cyberpunk que fiquei esperando o patch por 1 ano e meio.
 

Ex-peão louco

Mad Spy
VIP
Mensagens
5.825
Reações
10.945
Pontos
503
Online é um dos fatores que está matando a indústria como a conhecíamos. Pra molecada que só joga isso, todo mês tendo um pacote de roupinha ou season pass, é como um jogo novo pra gente antigamente.
 

LuxEtUmbra0

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.123
Reações
10.493
Pontos
753
Para que fazer novos jogos se pessoas clamam por refazer a cada 3 anos o mesmo jogo? Lá vem pela terceira vez The Last of Us (ao menos desta para nova plataforma).
Indies e empresas menores criam IPs, empresas grandes remasterizam, "remasterizam" ou fazem remakes.
 

Cloud Loirin

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.037
Reações
19.485
Pontos
1.124
Mudança de geração, e muita mudança nos motores gráficos etc, empresas querendo puxar a barra para os novos consoles.

Além de todo lucro que isso embarca.
 

Delphinus

Enjoy Yourself!
VIP
Mensagens
16.927
Reações
41.240
Pontos
1.003
Problema é que nao tem originalidade e tbm nao tem espaço, jogo de tiro generico com apresentação generica e gunplay genérica
 

ShadowLord

Bam-bam-bam
Mensagens
1.863
Reações
3.180
Pontos
353
Pessoal critica muito, mas pode ver que até o volume de lançamentos de franquias conhecidas e clássicas caiu bastante. Fazer jogos é caro e demorado, criar novas franquias significa diminuir ainda mais a frequência de lançamento das antigas.
 

Askeladd

Bam-bam-bam
Mensagens
4.609
Reações
10.561
Pontos
453
Vários fatores, maketing (vai ter que gastar uma grana para vender o que ninguém conhece).

Reaproveitar trilha sonora, modelos de personagens, cenários. Só colocar umas texturas melhores, uma polidinha aqui e ali, mudar a iluminação e a mágica acontece.

Base de fãs da saga, que comprariam até mesmo se colocassem o personagem dirigindo kart.
 

lorenço

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.197
Reações
15.758
Pontos
1.439
acho q o tópico ja fechou na primeira resposta.

os games mainstream estão cada vez mais caros de se produzir devido ao avanço da tecnologia que implementou muita coisa trabalhosa e cara pra ter que criar.

texturas em alta resolução demandam muitas horas de desenho e etc...

aí eles tem medo de gastar tanto dinheiro em algo q não vão saber se o público vai gostar.

pode ver q quem arrisca mais são os estudios indie. aí as grandes copiam a idéia q viram q deu certo e implementam aqui e ali.
 

Godot

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.178
Reações
40.587
Pontos
1.074
E vai piorar. As empresas que compram ou absorvem outras empresas de jogos, miram nas suas IPs de sucesso.

Acha que a MS vai criar uma nova IP na bethesda ou blizzard? Só espero que a Capcom fique sempre independente, pois ela é a rainha de criar novas IPS.
 

tonyr2d2

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.619
Reações
23.597
Pontos
1.474
Se a indústria tá crescendo tem algo errado, porque eu não vejo mais inovação, será que as pessoas estão mais burras?

Ou a inovação tá no mobile? VR?

Quem viveu a era de ouro dos games sabe que não lançam mais nada com proposta inovadora, os gêneros já estão muito bem estabelecidos, o hardware não dá aquele salto do passado.

O que surgiu de novo como gênero é souls like e battle royale, mas temática por exemplo sempre existiu dark fantasy e shooter aceita qualquer tema.

Kojima parece que quis inovar como Death Stranding. (Não joguei)

Sim, as pessoas estão mais burras.


Tem vários fatores: ascensão dos mobiles, pandemia, custo, perda de liberdade criativa (censura e "precisamos lacrar") e por ai vai.

Mas acredito nos ciclos. Estamos num ciclo de baixa, que no mínimo vai até 2023. Assim como nos cinemas veio um "Tog Gun 2", na TV por assinatura um 'The Boys" que quebraram paradigmas e estão colhendo frutos, acredito que nos jogos acontecerá o mesmo.

Enquanto não encerrarem a gen anterior, vai ser nessa pegada.
 

Queiroga'

Mil pontos, LOL!
Mensagens
17.722
Reações
22.480
Pontos
1.129
É o que o público quer né, só ver os jogos que mais chamaram atenção na "E3" (Street Fighter, Resident Evil, Final Fantasy).

Se criam novas IPs ambiciosas hoje em dia é usando templates bem estabelecidos, basicamente aventura em mundo aberto e tiro MMO.

Lá no PS360 o gosto do público ainda não estava tão sedimentado e os custos de produção eram menores então havia mais espaço pra experimentação.
 
Ultima Edição:

rogermaximal

Lenda da internet
VIP
Mensagens
28.120
Reações
28.105
Pontos
1.649
Já pararam par pensar que a culpa é nossa?

Na forma como consumimos?

Olha o GTA5 ai. Jogo que insiste não morrer porque continua vendendo.

Ou a Capcom com sua "enésima" versão de Resident Evil 4, que não deveria causar comoção alguma, mas ficaram todos pauderidos com o remake.

E o remake do "Daleste"....

Ou esses Gaas da vida. O povão joga Free Fire, Fortinite, PUBG essas tranqueiras que geram fortunas para as devs. E agora todo mundo quer ter seu Gaas porque é por onde entra o dinheiro mais fácil.

Então pra que inovar se o povo só quer a mesma coisa sempre?

Tenho certeza que a nova geração teria mais opções se o próprio consumidor flopasse essas marmitas, remake ou Gaas. Tudo que fizemos foi deixar a coisas mais fácil para eles.

E pior, nos contentamos com pouco e ainda brigamos por isso.

E não estou me isentando disso não.
 

Saffer Sephiroth

Mil pontos, LOL!
Mensagens
1.634
Reações
2.033
Pontos
1.214
Problema não é nem relançar franquias antigas, isso sempre existiu. Para mim o Gaas é a segunda pior coisa da indústria sendo superando apenas por loot box. Geração passada a Sony fez sua parte com Horizon , Ghost of Tsushima e Days Gone,.Microsoft tem seus jogos novos que serão lançados em algum momento que só o tio Bill sabe. Problema são que esses jogos as vezes são ofuscados por esses cassinos em forma de jogos de videogame.
 

Springshot

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.077
Reações
3.148
Pontos
809
Eu tambem percebi isso, a geração PS360 foi uma das melhores na minha opinião, muitas franquias novas otimas como Bioshock, Mass Effect, Dead Space, Assassins Creed, joguei tanto que foi meu primeiro console que tive que trocar o leitor, a geração PS4XONE tambem não deixou a desejar na minha opinião, muitos jogos otimos foram lançados tanto que meu catalogo de jogos que estão na lista aqui para jogar só aumenta, agora essa geração PS5SeriesX ate agora esta fraquissima pelo que da pra perceber, ate agora nenhum jogo me fez querer entrar na nova geração como MGS4 fez la na epoca do PS3 por exemplo, a maioria que sai ta saindo para os consoles antigos, sem contar que pra quem não é daqueles que contam poligonos na frente da tela não tem o menor sentido trocar o vg por um da nova geração, até agora pra mim foi só perfumaria, só vai valer a pena nos proximos anos quando pararem de lançar os jogos para os consoles antigos, aquela diferença que tinhamos quando saimos de um PS1 e iamos para um PS2 ou do PS2 para o PS3 ja não existe mais, obviamente os jogos são mais lindos nos consoles novos mas a diferença é muito pouca pra justificar a troca de geração por enquanto, sem contar o tanto demarmita que sai pra esses novos consoles .
 

Majima-San

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.307
Reações
22.692
Pontos
803
Só espero que a Capcom fique sempre independente, pois ela é a rainha de criar novas IPS.

Capcom não se destaca nisso, embora minha memória possa estar me enganando. Brilhou na geração 6, por causa dos times derivados do Goichi Suda, Itsuno e Kamiya - ainda assim abaixo de outras - mas atormentou-se na geração seguinte, como qualquer japonês, e recuperou-se na Gen 8 justamente através de franqueamento, coletâneas e jogos anuais


No PS3, enquanto a Sony criou 60 Novas IPs, a Microsoft umas 20 e até a EA brilhou - todos brilharam - ela foi discreta, lembrando aqui teve Dragon's Dogma, Remember Me, Dead Rising, Lost Planet, Asura's Wrath e Age of Booty.

No PS4 ela se reorganizou em torno de Monster Hunter e Resident Evil, traslou Street Fighter a GAAS, e usou a sobra de caixa para fazer versões discretas de Mega Man + Devil May Cry. Ela criou algum game novo? Não me lembro, teria o Deep Down, mas era vapor. Talvez a falta de um selo de games pequenos complique a atividade de inéditos da Capcom

Isso me leva a comentar sobre outro mecanismo de secagem de Novas IPs: caixa redundante. A Sony por exemplo reinveste lucros de sequências para tentar emplacar uma Nova IP, que por consequência pode servir, se bem sucedida, para gerar outra Nova Ip, e assim sucessivamente.

Como a Capcom está com os caixas gordos de REs anuais + MH alçado ao mainstream, ela pode tentar emplacar outros mundos. No PS5, já vem com Pragmata e Exoprimal. Não considero que seja necessariamente algo elogioso e de virtude, mas eu aprecio Novas IPs, a Nintendo por exemplo certamente batizaria Pragmata de Resident Evil 2099 e Exoprimal de Dino Crisis Party
 

*Eduardo*

Mil pontos, LOL!
Mensagens
3.365
Reações
2.830
Pontos
1.249
Teve um momento em que a moda era pegar franquias consagradas e fazer jogo de Kart.

Depois a mesma coisa, com MMOs.

Depois com MOBA.

A moda agora é criar um Battle Royales com franquias consagradas.

A próxima será fazer todos jogos virarem GaaS. E quando esse objetivo for atingido, nunca mais teremos franquias novas. Jogaremos a mesma franquia por anos sustentando ela com lootbox, pagando DLC semestral para seguir no jogo, e claro, será necessário ter Plus/Gold para jogar.

Se não quiser jogar GaaS, teremos duas opções:

- Jogar indies e jogos de baixo orçamento que serão novas franquias e entrarão day one em algum serviço de assinatura. A cada 28 jogos lançados 1 será bom, 4 medianos e 23 perda de tempo total.

- Jogar jogos da Nintendo, que será a grande guardião do single player, mas continuamos falando de franquias antigas. E você terá que ter um switch ou navegar nos 7 mares.


Anote, não me cobre. Mas eu acerto mais que o Pachter.
 

Jailcante

Bam-bam-bam
Mensagens
4.495
Reações
9.050
Pontos
303
Não é impressão, não. É a realidade.

Remasters/remakes tinham um custo menor pra fazer e lucro ainda alto. Daí, né? Pra quê quebrar a cabeça com jogo novo?

Na época do PS360, teve muito remaster, mas ali tinha uma preocupação em trazer algo novo também e essa gen teve muita franquia nova. Já a partir do PS4/One, ficar remasterizando e remekeando o velho virou prioridade.
 
Ultima Edição:

Batman-X

Bam-bam-bam
Mensagens
7.181
Reações
5.831
Pontos
353
Isso é um Fato já bastante comprovado. Não tem como querer comparar com a época dos SNES, MEGA, PS1, Dreamcast, N64, Xbox, PS2, Xbox 360, PS3. E a tendência é que agora com os Xbox Séries + PS5 seja ainda pior do que foi na geração de XBox One + PS4.
 

Godot

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.178
Reações
40.587
Pontos
1.074
Capcom não se destaca nisso, embora minha memória possa estar me enganando. Brilhou na geração 6, por causa dos times derivados do Goichi Suda, Itsuno e Kamiya - ainda assim abaixo de outras - mas atormentou-se na geração seguinte, como qualquer japonês, e recuperou-se na Gen 8 justamente através de franqueamento, coletâneas e jogos anuais


No PS3, enquanto a Sony criou 60 Novas IPs, a Microsoft umas 20 e até a EA brilhou - todos brilharam - ela foi discreta, lembrando aqui teve Dragon's Dogma, Remember Me, Dead Rising, Lost Planet, Asura's Wrath e Age of Booty.

No PS4 ela se reorganizou em torno de Monster Hunter e Resident Evil, traslou Street Fighter a GAAS, e usou a sobra de caixa para fazer versões discretas de Mega Man + Devil May Cry. Ela criou algum game novo? Não me lembro, teria o Deep Down, mas era vapor. Talvez a falta de um selo de games pequenos complique a atividade de inéditos da Capcom

Isso me leva a comentar sobre outro mecanismo de secagem de Novas IPs: caixa redundante. A Sony por exemplo reinveste lucros de sequências para tentar emplacar uma Nova IP, que por consequência pode servir, se bem sucedida, para gerar outra Nova Ip, e assim sucessivamente.

Como a Capcom está com os caixas gordos de REs anuais + MH alçado ao mainstream, ela pode tentar emplacar outros mundos. No PS5, já vem com Pragmata e Exoprimal. Não considero que seja necessariamente algo elogioso e de virtude, mas eu aprecio Novas IPs, a Nintendo por exemplo certamente batizaria Pragmata de Resident Evil 2099 e Exoprimal de Dino Crisis Party
Realmente a Capcom na geração PS4 foi meio fraca na criação de novos IPS, mas no passado era absurdamente criativa. De longe é a third que possui mais variedade de jogos. E na época do PS3, a própria sony não teve tantas IPS novas. acho que no máximo uns 8?
 

Spunck

Bam-bam-bam
Mensagens
1.832
Reações
2.776
Pontos
453
Até teve menos ips mas as vezes é melhor uma ip antiga com jogos de qualidade do que uma ip nova e um jogo mediano, essa geração já começou com algumas novas ips, alguns indies, teve o deathloop, ghostwire tokyo, the medium, sifu, kena, returnal.
 

Majima-San

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.307
Reações
22.692
Pontos
803
Realmente a Capcom na geração PS4 foi meio fraca na criação de novos IPS, mas no passado era absurdamente criativa.

Ela continua criativa em suas sequências, me pareceu somente um comportamento defensivo por causa da pindaíba na gen 7. Caixa sobrando vai facilitar criar novos mundos, já anunciou duas Novas IPs. Não será tanto quanto Sony ou mesmo Microsoft, mas agora no PS5 vai aumentar

E na época do PS3, a própria sony não teve tantas IPS novas. acho que no máximo uns 8?

Muito mais. Oito Novas IPs ela soltava em 1 ano. Exemplo, 2007
 

Nego_Brown___

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.261
Reações
19.293
Pontos
1.469
Eu discordo que tenha sido na geração Ps4\Xone. A queda foi na PS3\X360.

No PS4/Xone já tava baqueado.

Nesses 15 anos se criou um procedimento: Os grandes estúdios não fazem mais investimentos em novas IPs. Quem faz isso são os pequenos. Se o jogo for bom o Estúdio grande ou compra o projeto ou compra o estúdio menor inteiro.

Acho que quem inventou isso foi a EA.

Posso estar errado, mas acho assim. Tirando gratas exceções, a geraçao Ps3/X360 foi basicamente de continuações em relação a PS2/Xbox/GC.
 

Receita Federal

Imposto NÃO é roubo!
VIP
Mensagens
14.802
Reações
27.360
Pontos
1.103
put* saudade da geração PS3/360

Tipico comentário que eu acho engraçado sempre que leio. Não estou me referindo ao seu pensamento em específico, que de fato pode ser sincero. Só estou comentando a respeito do conteúdo.

Na geração PS3 / 360 era comum ler comentários nesses msms termos, mas referindo-se a "saudades da geração PS2 / PS1 / SNES"

No futuro vms ler coisas como "saudades geração PS4 / PS5" e por ai vai.
 

renbh

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
21.280
Reações
19.802
Pontos
1.434
Isso é um Fato já bastante comprovado. Não tem como querer comparar com a época dos SNES, MEGA, PS1, Dreamcast, N64, Xbox, PS2, Xbox 360, PS3. E a tendência é que agora com os Xbox Séries + PS5 seja ainda pior do que foi na geração de XBox One + PS4.

Na verdade espera-se que seja melhor, não só porque muitas softhouse expandiram (a M$ tem muito mais estúdios que franquias hoje), mas as engines estão se tornando mais eficientes e, consequentemente, com produções mais rápidas. Alem disso ha desgaste natural de franquias, a Warner dificilmente conseguirá lançar um novo game do Batman da serie Arkhan, está sendo obrigada a criar novas franquias e está trabalhando em duas da DC.

Agora uma coisa é importante, atrelar nova IP com qualidade é absurdo, quem quer novas IPs são as empresas que precisam gerar novas fontes de receita, já o gamer? É só medir, olhe no fórum e veja se tem mais hype/interesse em RE 4 remake, SF 6, Dragons Dogma 2 ou Pragmata, ninguém quer saber deste último, azar se é IP nova.
 
Topo Fundo