O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[TÓP. OFICIAL - HOME STUDIO - ATUALIZADO 09/03/2010!] KNOW HOW [+Dicas e Indicações]

akaaka

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.464
Reações
265
Pontos
1.099
c***lho Gajo, que currículo gigante! Como você foi parar na carreira de professor?! Ai em Portugal o mercado para produtores é pequeno?
 

gajo666

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.514
Reações
1.232
Pontos
669
akaaka;6011256 disse:
[COLOR="DarkRed"]c***lho Gajo, que currículo gigante! Como você foi parar na carreira de professor?! Ai em Portugal o mercado para produtores é pequeno? [/COLOR]

Na verdade, conheço pouco sobre o mercado de produção musical em Portugal, pois moro no Brasil desde pequeno (vim pra cá por volta dos 7 anos e já faz algum tempo que não visito meu país), então, praticamente todo o contato que tive com a indústria musical foi aqui no Brasil mesmo. Somente depois de bastante tempo é que comecei a fazer uns trabalhos de destaque e aparecer mais dentro do staff de produção... Na Europa em geral, o mercado de produção é bem aquecido, mas especificamente em Portugal não tenho muito conhecimento de como é (mas vou me informar e posto depois, ok?).

Agora, respondendo sua pergunta, fui parar nessa carreira de professor mais por influência familiar mesmo. Meus pais também são professores universitários, sendo que minha mãe é professora de pós-graduação e mestrado em educação e meu pai também é professor de várias matérias no curso de Direito.

Eu me formei em Administração de Empresas pela USP de São Paulo e fiz pós-graduações em Gestão de Negócios e Marketing Corporativo pela FGV. No ano passado, fiz uma pós-graduação em Docência do Ensino Superior, também pela USP e esse ano estou encarando minha primeira experiência como professor universitário. Tem sido bem interessante e tenho aprendido muito com isso também. A formação em administração também me ajudou muito com a parte burocrática do estúdio e também me evitou muitas dores de cabeça na hora de organizar o investimento para a montagem e manutenção do estúdio... bem, é isso.

Abraço a todos!
 

~L~

Mil pontos, LOL!
Mensagens
19.775
Reações
4.178
Pontos
1.127
ASsim.. sendo abusado e querendo abusar da sua boa vontade.. como eu so totalmente off dessas paradas de estudio quanto custaria mais ou menos só isolar um quarto com 3 janelas com aproximadanmente 20m² e usando tudo básicão.. só provisório.


Valeu :)
 

gajo666

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.514
Reações
1.232
Pontos
669
ASsim.. sendo abusado e querendo abusar da sua boa vontade.. como eu so totalmente off dessas paradas de estudio quanto custaria mais ou menos só isolar um quarto com 3 janelas com aproximadanmente 20m² e usando tudo básicão.. só provisório.


Valeu :)

Grande ~L~... infelizmente, é díficil mensurar quanto você gastaria exatamente pra tratar uma sala com as especificações que você citou (um quarto com 3 janelas com aproximadanmente 20m²), mas como eu disse acima, entre em contato com empresas especializadas nesse tipo de tratamento. O trabalho é mais garantido e tenho certeza que você vai ficar satisfeito com o resultado.

Mas se você quer fazer algo muito simples mesmo, se você não for gravar bateria, você pode só revestir as paredes com madeira (MDF mesmo) e colar espumas (sonex) por cima... não é o ideal, mas já quebra um galho. Não tenho idéia de quanto custa esses materiais aí na sua cidade, mas aqui em SP, encontrei placas de madeira MDF a R$40,00 o m² e as placas de espuma (sonex) giram em torno de R$60,00 o m². Lembre-se que você deve tratar a sala inteira, inclusive o teto. Agora é só fazer a conta.

Abaixo, preparei um texto um pouco mais complexo sobre o assunto, se interessar, leia. Tenho certeza que vai ajudar.

Abraço!


Qual a maior dificuldade no tratamento acústico?

CustoTratamentoAcustico.JPG

Qual a maior dificuldade no tratamento acústico?

Primeiramente, ter a consciência de que o tratamento acústico está longe de ser uma receita de bolo, ou que será resolvido simplesmente através da instalação de espumas comerciais. Existem inúmeros aspectos que precisam ser identificados e corrigidos. A grande dificuldade está em equilibrá-los, ou seja, balancear as características acústicas da sala, sabendo que cada tentativa de corrigir um problema pode prejudicar ou criar outros. Conhecendo o objetivo de uma sala, os seguintes aspectos deveriam ser calculados e tratados para um resultado satisfatório: tempo de reverberação em todas as oitavas, resposta de frequências (curva de transferência), ruídos internos, ruídos externos, reflexões primárias, difusão, envolvimento e palco sonoro, ressonâncias (modos), homogeinedade na posição de audição, conforto estético, inteligibilidade e posicionamento dos monitores.

Destes aspectos, quais os mais difíceis ou caros de serem tratados?

Objetivamente, a isolação ou vazamentos de ruídos. São necessárias estruturas grandes, pesadas e custosas. E um projeto cuidadoso que identifique e anule os elos mais fracos. Na sequência, o controle dos modos ressonantes (absorção de graves), a medição acústica e a interpretação dos dados coletados para uma eficiente execução do projeto.

Quanto devo gastar no tratamento acústico da minha sala?

Determine qual o seu orçamento para a construção/adaptação de um estúdio ou técnica. Reserve, no mínimo, 40% deste orçamento para contratar e executar um projeto acústico. Suponhamos que você dispõe de R$10.000 para montar seu estúdio: comprar equipamentos, fazer cursos, tratar a energia elétrica, adquirir software/plugins, fazer um upgrade no computador, etc. Seguindo esta dica, você utilizaria R$4.000 para o tratamento acústico.

Entre investir em equipamentos melhores ou tratar a sua sala, nunca duvide que o melhor investimento está no tratamento acústico. Simplesmente pelo fato de você não conseguir aproveitar o potencial dos novos equipamentos quando a sua sala está funcionando como um equalizador desregulado ou um reverb de baixíssima qualidade. Lembe-se que sua sala É UM EQUIPAMENTO que está sempre ligado e pode prejudicar o desempenho de todos os outros. Imagine mixar com um equalizador na saída da mesa, aleatoriamente configurado com ganhos e atenuações de 20dB em cada oitava! É assim que a maioria das salas que não foram tratadas se comporta.

Isso significa que, com este investimento, minha sala ficará acusticamente perfeita e não precisarei mais me preocupar com o assunto?

Perfeita, não. Radicalmente melhor, sem dúvida. Mesmo os melhores e mais caros estúdios possuem suas deficiências acústicas. Costumo dizer que a acústica, juntamente com a previsão do tempo e o trânsito de São Paulo, está entre os fenômenos mais caóticos, imprevisíveis e difíceis de se controlar. Em outras palavras, se considerarmos que 100% é uma acústica perfeita, e se sua sala se encontra atualmente em 20%, com um pequeno investimento, você consegue chegar a 40%. Com o dobro de investimento, o resultado será de 50%. Dobrando mais uma vez o custo, 60%. E por aí vai. Os primeiros benefícios são mais fáceis e baratos de se conseguir. Se seguíssemos esta curva, para passar de 80% para 90%, gastaríamos MUITO mais tempo e dinheiro, exigindo várias medições profissionais e detalhadas, diversos experimentos, testes, projetos e muita criatividade na seleção de materiais e aproveitamento de espaço. Por isso poucas técnicas e estúdios possuem aquele som preciso (>90%) que é memorável e facilita qualquer trabalho. Sem falar da capacidade "mágica" de fazer os músicos e equipamentos soarem MUITO melhores do que poderíamos esperar.

Portanto, se existe um SEGREDO, ele seria: tratar sua sala antes de qualquer grande investimento, para buscar 70% de resultado acústico, que representa um ponto de excelente custo-benefício na curva. Voltando ao exemplo acima, é provável que você consiga 60% ou 70% de resultado com R$4,000, enquanto que 80% provavelmente demandaria R$8,000 - e 90% passaria para cerca de R$20,000. Lembre-se que, dependendo do objetivo e caraterísticas físicas da sala, o custo pode chegar a dezenas e dezenas de milhares de reais, que sabemos, é inviável para muitos Home Studios. Portanto, se ainda não fez um tratamento adequado do seu ambiente de trabalho, siga logo para os 70% da sua sala, tendo a certeza que é um excelente começo e que vale o investimento.
 

~L~

Mil pontos, LOL!
Mensagens
19.775
Reações
4.178
Pontos
1.127
gajo666;6011636 disse:


Grande ~L~... infelizmente, é díficil mensurar quanto você gastaria exatamente pra tratar uma sala com as especificações que você citou (um quarto com 3 janelas com aproximadanmente 20m²), mas como eu disse acima, entre em contato com empresas especializadas nesse tipo de tratamento. O trabalho é mais garantido e tenho certeza que você vai ficar satisfeito com o resultado.

[SIZE="3"][COLOR="Red"]Mas se você quer fazer algo muito simples mesmo, se você não for gravar bateria, você pode só revestir as paredes com madeira (MDF mesmo) e colar espumas (sonex) por cima... não é o ideal, mas já quebra um galho. Não tenho idéia de quanto custa esses materiais aí na sua cidade, mas aqui em SP, encontrei placas de madeira MDF a R$40,00 o m² e as placas de espuma (sonex) giram em torno de R$60,00 o m². Lembre-se que você deve tratar a sala inteira, inclusive o teto. Agora é só fazer a conta.
[/COLOR][/SIZE]
Abaixo, preparei um texto um pouco mais complexo sobre o assunto, se interessar, leia. Tenho certeza que vai ajudar.

Abraço!


[SIZE="6"][COLOR="Red"]Qual a maior dificuldade no tratamento acústico?[/COLOR][/SIZE]​

CustoTratamentoAcustico.JPG

[COLOR="Red"][SIZE="4"]Qual a maior dificuldade no tratamento acústico?[/SIZE][/COLOR]

Primeiramente, ter a consciência de que o tratamento acústico está longe de ser uma receita de bolo, ou que será resolvido simplesmente através da instalação de espumas comerciais. Existem inúmeros aspectos que precisam ser identificados e corrigidos. A grande dificuldade está em equilibrá-los, ou seja, balancear as características acústicas da sala, sabendo que cada tentativa de corrigir um problema pode prejudicar ou criar outros. Conhecendo o objetivo de uma sala, os seguintes aspectos deveriam ser calculados e tratados para um resultado satisfatório: tempo de reverberação em todas as oitavas, resposta de frequências (curva de transferência), ruídos internos, ruídos externos, reflexões primárias, difusão, envolvimento e palco sonoro, ressonâncias (modos), homogeinedade na posição de audição, conforto estético, inteligibilidade e posicionamento dos monitores.

[COLOR="Red"][SIZE="4"]Destes aspectos, quais os mais difíceis ou caros de serem tratados?[/SIZE][/COLOR]

Objetivamente, a isolação ou vazamentos de ruídos. São necessárias estruturas grandes, pesadas e custosas. E um projeto cuidadoso que identifique e anule os elos mais fracos. Na sequência, o controle dos modos ressonantes (absorção de graves), a medição acústica e a interpretação dos dados coletados para uma eficiente execução do projeto.

[SIZE="4"][COLOR="Red"]Quanto devo gastar no tratamento acústico da minha sala?[/COLOR][/SIZE]

Determine qual o seu orçamento para a construção/adaptação de um estúdio ou técnica. Reserve, no mínimo, 40% deste orçamento para contratar e executar um projeto acústico. Suponhamos que você dispõe de R$10.000 para montar seu estúdio: comprar equipamentos, fazer cursos, tratar a energia elétrica, adquirir software/plugins, fazer um upgrade no computador, etc. Seguindo esta dica, você utilizaria R$4.000 para o tratamento acústico.

Entre investir em equipamentos melhores ou tratar a sua sala, nunca duvide que o melhor investimento está no tratamento acústico. Simplesmente pelo fato de você não conseguir aproveitar o potencial dos novos equipamentos quando a sua sala está funcionando como um equalizador desregulado ou um reverb de baixíssima qualidade. Lembe-se que sua sala É UM EQUIPAMENTO que está sempre ligado e pode prejudicar o desempenho de todos os outros. Imagine mixar com um equalizador na saída da mesa, aleatoriamente configurado com ganhos e atenuações de 20dB em cada oitava! É assim que a maioria das salas que não foram tratadas se comporta.

[SIZE="4"][COLOR="Red"]Isso significa que, com este investimento, minha sala ficará acusticamente perfeita e não precisarei mais me preocupar com o assunto?[/COLOR][/SIZE]

Perfeita, não. Radicalmente melhor, sem dúvida. Mesmo os melhores e mais caros estúdios possuem suas deficiências acústicas. Costumo dizer que a acústica, juntamente com a previsão do tempo e o trânsito de São Paulo, está entre os fenômenos mais caóticos, imprevisíveis e difíceis de se controlar. Em outras palavras, se considerarmos que 100% é uma acústica perfeita, e se sua sala se encontra atualmente em 20%, com um pequeno investimento, você consegue chegar a 40%. Com o dobro de investimento, o resultado será de 50%. Dobrando mais uma vez o custo, 60%. E por aí vai. Os primeiros benefícios são mais fáceis e baratos de se conseguir. Se seguíssemos esta curva, para passar de 80% para 90%, gastaríamos MUITO mais tempo e dinheiro, exigindo várias medições profissionais e detalhadas, diversos experimentos, testes, projetos e muita criatividade na seleção de materiais e aproveitamento de espaço. Por isso poucas técnicas e estúdios possuem aquele som preciso (>90%) que é memorável e facilita qualquer trabalho. Sem falar da capacidade "mágica" de fazer os músicos e equipamentos soarem MUITO melhores do que poderíamos esperar.

Portanto, se existe um SEGREDO, ele seria: tratar sua sala antes de qualquer grande investimento, para buscar 70% de resultado acústico, que representa um ponto de excelente custo-benefício na curva. Voltando ao exemplo acima, é provável que você consiga 60% ou 70% de resultado com R$4,000, enquanto que 80% provavelmente demandaria R$8,000 - e 90% passaria para cerca de R$20,000. Lembre-se que, dependendo do objetivo e caraterísticas físicas da sala, o custo pode chegar a dezenas e dezenas de milhares de reais, que sabemos, é inviável para muitos Home Studios. Portanto, se ainda não fez um tratamento adequado do seu ambiente de trabalho, siga logo para os 70% da sua sala, tendo a certeza que é um excelente começo e que vale o investimento.

Valeu, li tudo.

Respeito +1000


Obrigado !
 


Mino

Larva
Mensagens
2
Reações
0
Pontos
1
Olá pessoal. Não sou frequentador do fórum, mas por acaso encontrei um texto de minha autoria aqui. O texto de princípios básicos da acústica, postado pelo gajo666 foi escrito por mim e postado em outro fórum, mais ou menos um ano antes da postagem dele aqui. Não sei se posso colocar o link aqui, mas dá pra achar facilmente pelo Google.

Não me importo que passem adiante o meu texto, afinal ele foi escrito justamente pra ajudar as pessoas. Mas não gosto que ganhem crédito por uma coisa que me deu um certo trabalho pra escrever. Ele poderia pelo menos ter citado onde achou o texto.

É isso, um abraço.
 

gajo666

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.514
Reações
1.232
Pontos
669
Mino;6094292 disse:
Olá pessoal. Não sou frequentador do fórum, mas por acaso encontrei um texto de minha autoria aqui. O texto de princípios básicos da acústica, postado pelo gajo666 foi escrito por mim e postado em outro fórum, mais ou menos um ano antes da postagem dele aqui. Não sei se posso colocar o link aqui, mas dá pra achar facilmente pelo Google.

Não me importo que passem adiante o meu texto, afinal ele foi escrito justamente pra ajudar as pessoas. Mas não gosto que ganhem crédito por uma coisa que me deu um certo trabalho pra escrever. Ele poderia pelo menos ter citado onde achou o texto.

É isso, um abraço.

Fala Minow!

Não ter citado a fonte foi falta de atenção mesmo. Tenho bastante material aqui sobre o tema, porém, existem muitos termos técnicos e o tipo de linguagem usada pode desestimular o pessoal que está tentando se interar mais sobre o assunto.

Tomei a liberdade de usar o seu texto porque tem uma linguagem mais didática e prática, o que facilita muito o entendimento do pessoal que ainda não é tão familiarizado com o assunto.

Novamente peço desculpas por ter esquecido de citar a fonte. Quem me conhece aqui do fórum, sabe que não tenho essa índole de levar crédito pelo trabalho dos outros.

Segue o link da sua fonte: http://forum.cifraclub.com.br/forum/16/190048/

Um grande abraço!
 

akaaka

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.464
Reações
265
Pontos
1.099
A erudição e educação do gajo é uma coisa impressionantemente linda. Sente bem hombre.

feels-good-head-0-292x300.png
 

Mino

Larva
Mensagens
2
Reações
0
Pontos
1
Opa, sem problemas! Obrigado pela citação.
Parabéns pelo tópico, muito material legal!
Abraços.
 

RodrigoKryb

Ser evoluído
Mensagens
98
Reações
11
Pontos
29
Putz, porque não vi esse tópico antes!

Vou compartilhar alguns sites e fóruns muito úteis para quem está nessa zona do home studio, tem bastante conteúdo neles.

Blogs:
http://audio.tutsplus.com/
Mostra técnicas com diversos DAWs, VST e VSTi.

http://www.hometracked.com/
Dicas de masterização, mixagem e gravação.

http://www.homestudiocorner.com/
Site de um produtor que eu acho muito interessante, tem várias dicas de equipamentos, mixagens, masterização. Bem simples, intuitivo e com bastante exemplos.

Fóruns:
http://homerecording.com/bbs/
O mais simples e com conteúdo desde pra iniciante e pros mais avançados.

http://www.ultimatemetal.com/forum/production-tips-449/
Pra quem gosta de metal, post-harcore, metalcore, death metal. Tem tutoriais de como chegar em uma timbragem desses estilos e etc.

http://www.serious-sounds.net/music-production/community/
Voltado pra música eletronica.

http://www.gearslutz.com/board/
Bem direcionado pra gente que conhece do assunto. Tem áreas equipamentos, teoria, mixagem, masterização e etc. Além de ter uma área de
perguntas e respostas para técnicos de trabalham no ramo.



Obs: eu li as regras do fórum, estava apenas proibido postar fóruns que são "concorrencia" deste aqui, então creio que esse post não vai dar problema.
 

PA.

Novato
Mensagens
67
Reações
0
Pontos
11
A regra básica sempre vale: o barato sai caro. É barato montar um home studio hoje, mas nao compre porcarias galeres!
 

soloucuraman

Supra-sumo
Mensagens
5.127
Reações
3
Pontos
179
Tópico perfeito.
Quero montar o meu home studio em breve e encontrei ótimas dicas aqui.
Parabéns!!!

Onde fica o seu Estúdio gajo666?


Edit: Cara bateu uma dúvida aqui, eu posso usar uma Fast Track pro, para ligar a guitarra/microfone/violão e usar a saída dela para as caixas monitores?
 

gajo666

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.514
Reações
1.232
Pontos
669
soloucuraman;8359639 disse:
Tópico perfeito.
Quero montar o meu home studio em breve e encontrei ótimas dicas aqui.
Parabéns!!!

Onde fica o seu Estúdio gajo666?


Edit: Cara bateu uma dúvida aqui, eu posso usar uma Fast Track pro, para ligar a guitarra/microfone/violão e usar a saída dela para as caixas monitores?

Fala soloucuraman, beleza?

Cara, o estúdio fica em São Paulo, na zona oeste (O link do site está na minha assinatura).

Com relação à sua dúvida, você pode usar a Fast Track pro pra ligar a guitarra/violão e microfone e usar as saídas diretamente para os monitores ou até mesmo criar um "bus" pra enviar o sinal também para um ampli ou fones de ouvido, por exemplo.

No caso dos monitores, quando for comprar, procure pelas marcas KRK, Samson ou mesmo da M-audio. A fidelidade de som é absurda.

Também considere a possibilidade de comprar um préamp pra melhorar os sinais da guitarra e microfone, você vai ver a diferença que vai dar...

Abraço!
 

soloucuraman

Supra-sumo
Mensagens
5.127
Reações
3
Pontos
179
gajo666;8361205 disse:
Fala soloucuraman, beleza?

Cara, o estúdio fica em São Paulo, na zona oeste (O link do site está na minha assinatura).

Com relação à sua dúvida, você pode usar a Fast Track pro pra ligar a guitarra/violão e microfone e usar as saídas diretamente para os monitores ou até mesmo criar um "bus" pra enviar o sinal também para um ampli ou fones de ouvido, por exemplo.

No caso dos monitores, quando for comprar, procure pelas marcas KRK, Samson ou mesmo da M-audio. A fidelidade de som é absurda.

Também considere a possibilidade de comprar um préamp pra melhorar os sinais da guitarra e microfone, você vai ver a diferença que vai dar...

Abraço!


Tudo na paz cara e tu?

Valeu ae pelas dicas.
Pretendo comprar um pré também, mas no primeiro momento acredito que irei usar só a interface e as caixas.
Irei viajar ano que vem e quero ver se aproveito e compro algumas coisas por lá, então já estou pesquisando para já saber exatamente o que trazer.

Vou ver se dou um pulo no seu estúdio para conhecer, quando eu for te dou um toque por aqui para ir um dia que você estiver lá.

Abraços!!!
 

RodrigoKryb

Ser evoluído
Mensagens
98
Reações
11
Pontos
29
Só lembrando que é bom tratar a sala acusticamente antes de comprar as caixas (isso se você está usando para produção/mixagem).
Isso controla todas as frequências que vão reverberar pela sala, evitando que elas sejam amplificadas e distorcerem o verdadeiro timbre flat que a caixa está reproduzindo. Caso ao contrário, é quase inutil comprar a melhor caixa com as frequencias mais flat possiveis.

Tem umas espumas que conseguem absorver boa parte dos agudos e médios e não custam tão caro, por exemplo: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-204461650-espuma-para-isolamento-e-tratamento-acustico-_JM . Assim é só posicionar estratégicamente nas paredes da sala que já melhoram bastante.

Só complica quando chega nos graves, que tem que ser controlados com basstraps que não constumam a ser tão baratos. Móveis grandes como armário e sofas, são "bons" constroladores baratos nessa frequencia.


Não é impossivel produzir sem tratamento, mas é algo um tanto quanto trabalhoso pra ficar arrumando a música depois e vendo que em cada lugar ela fica absurdamente diferente. Quando se tem o tratamento, fica muito mais claro e mais simples de se reproduzir o mais próximo possivel do que você pensa.


Depois dá uma olhada nesse seriado aqui do youtube, onde um profissional vai até pequenos home studios para tratar o máximo possivel acusticamente, sem fazer mudanças drásticas no quarto e aproveitando ao máximo o espaço:
http://www.youtube.com/watch?v=czRMxvMx9z4
 

soloucuraman

Supra-sumo
Mensagens
5.127
Reações
3
Pontos
179
Irei ver esses vídeos...
Acabei nem comprando a caixa, por enquanto optei por um fone, peguei o Audio technica ATM30, ainda não estou pensando em tratamento acústico, pois ainda estou usando as paradas no meu quarto.
Valeu pelas dicas.
 

Trendkill

Die Hard
Mensagens
37.036
Reações
47.456
Pontos
2.009
Pessoal,

Qual é a última versão do Pro Tools (funcional sparrow) ?

E alguém sabe se ja tem disponível aquele plug in que tem os sons do rack ultra harmonizer h3000 ? sparrow também..
 

~L~

Mil pontos, LOL!
Mensagens
19.775
Reações
4.178
Pontos
1.127
Fala soloucuraman, beleza?

Cara, o estúdio fica em São Paulo, na zona oeste (O link do site está na minha assinatura).

Com relação à sua dúvida, você pode usar a Fast Track pro pra ligar a guitarra/violão e microfone e usar as saídas diretamente para os monitores ou até mesmo criar um "bus" pra enviar o sinal também para um ampli ou fones de ouvido, por exemplo.

No caso dos monitores, quando for comprar, procure pelas marcas KRK, Samson ou mesmo da M-audio. A fidelidade de som é absurda.

Também considere a possibilidade de comprar um préamp pra melhorar os sinais da guitarra e microfone, você vai ver a diferença que vai dar...

Abraço!
Pessoal,

Qual é a última versão do Pro Tools (funcional sparrow) ?

E alguém sabe se ja tem disponível aquele plug in que tem os sons do rack ultra harmonizer h3000 ? sparrow também..
Citando pra vocês notarem que eu postei aqui.



Alo amigos, voltei a ter um miniprojeto de home studio. Mas com MUITA pouca fonte$$$

Então: Basicamente eu estava querendo uma mesa analógica e uma interface USB.

Pensei em:

Mesa:

Oneal OMX400.
Behringer Xenyx 502.

Interface:
Behringer UCA222.


Infelizmente não encontrei nenhuma interface barata que tenha entrada Midi da mesa da Behringer.. então queria algumas dicas.

Digamos que eu tenho apenas 400 reais para gastar.

Obrigado.
 

Trendkill

Die Hard
Mensagens
37.036
Reações
47.456
Pontos
2.009
A fast track pro tem midi e pre pra mic. To usando ela sem mesa mesmo.


Sent from my iPhone.
 

Trendkill

Die Hard
Mensagens
37.036
Reações
47.456
Pontos
2.009
No mercado livre deve custar isso, eu acho.. Porque paguei 500 e pouco em loja.


Sent from my iPhone.
 

~L~

Mil pontos, LOL!
Mensagens
19.775
Reações
4.178
Pontos
1.127
Ouxi.

Mas uma mesa de som não é melhor pois fica mais 'fácil' de gravar as coisas? Visto que tudo fica integrado numa placa só..
 

JEANQUEST

Bam-bam-bam
Mensagens
5.757
Reações
289
Pontos
299
TA FODA DE LER O TOPICO ta tudo bugado , CARALHOOOO.:kgrr


Preciso de ajuda, tenho um note MEIA BOCA SONY com 4GB.

To querendo entrar na putaria para usar ABLETON LIVE, to querendo comprar um sintetizador para criar DEEP HOUSE, não tenho nem ideia do que o pessoal usa, estava de olho em um KORG MICROCORG MK1.

Eu era músico, tocava guitarra e baixo em bandas de rock e to afim de fazer algo eletronico, estilo deep house, com bastante baixo.

Estou meio perdido e se puder me ajudar agradeço, sei que tenho que comprar placa de som tambem, se puderem me ajudar
desde já agradeço.
 

virtuosemusic

Habitué da casa
Mensagens
249
Reações
109
Pontos
68
TA FODA DE LER O TOPICO ta tudo bugado , CARALHOOOO.:kgrr


Preciso de ajuda, tenho um note MEIA BOCA SONY com 4GB.

To querendo entrar na putaria para usar ABLETON LIVE, to querendo comprar um sintetizador para criar DEEP HOUSE, não tenho nem ideia do que o pessoal usa, estava de olho em um KORG MICROCORG MK1.

Eu era músico, tocava guitarra e baixo em bandas de rock e to afim de fazer algo eletronico, estilo deep house, com bastante baixo.

Estou meio perdido e se puder me ajudar agradeço, sei que tenho que comprar placa de som tambem, se puderem me ajudar
desde já agradeço.

Cara, na minha experiencia como musico de estudio , se vc quiser começar a gravar em casa procure um conversor de audio de 1 ou 2 canais no maximo para gravar violão, guitarra e voz por exemplo. Fast track quebra o seu galho alem de ter um pre amplificador legal.
Depois vc terá que escolher uma DAW , que é o programa de gravação. Existem vários : Sonar, Reaper (free), Studio One, etc...
Eu aconselho comprar um controlador midi e baixar uns plugins VST.
Com isso já dá pra fazer uma brincadeira bem legal.
 

JEANQUEST

Bam-bam-bam
Mensagens
5.757
Reações
289
Pontos
299
Cara, acho que to no caminho, comprei um controlador M-audio Axiom 25, to encomendando um fast track e agora to precisando de um par de monitor de qualidade/fone de ouvido.

Li bastante durante uns 3 dias e fui entendo quale que é...

O Queiroga aqui do forum tambem me ajudou nas escolhas de algumas coisas...

Quanto aos plugins VST vou ter que ler mais, pois, tenho que aprender a usar o Ableton tambem..

Obrigado pela ajuda...

Abraço
 

virtuosemusic

Habitué da casa
Mensagens
249
Reações
109
Pontos
68
Cara, acho que to no caminho, comprei um controlador M-audio Axiom 25, to encomendando um fast track e agora to precisando de um par de monitor de qualidade/fone de ouvido.

Li bastante durante uns 3 dias e fui entendo quale que é...

O Queiroga aqui do forum tambem me ajudou nas escolhas de algumas coisas...

Quanto aos plugins VST vou ter que ler mais, pois, tenho que aprender a usar o Ableton tambem..

Obrigado pela ajuda...

Abraço


Opa!
Tá no caminho legal cara ! Agora é ler bastante e começar a trabalhar.
No youtube eu recomendo os videos do Paulo Anhaia e do Lisciel.
Eles falam bastante coisas sobre home-studio e outras paradas relacionadas.
Boa sorte amigo!
Abraço !
 

JEANQUEST

Bam-bam-bam
Mensagens
5.757
Reações
289
Pontos
299
Opa!
Tá no caminho legal cara ! Agora é ler bastante e começar a trabalhar.
No youtube eu recomendo os videos do Paulo Anhaia e do Lisciel.
Eles falam bastante coisas sobre home-studio e outras paradas relacionadas.
Boa sorte amigo!
Abraço !
Opa :D, ótimo, entao, preciso aprender a usar o Ableton Live, muitas dúvidas aqui, e o pior que moro no interior, nem tenho a quem recorrer, somente na INTERNET, baixei um manual do 7, e vou usar o 8.
Foda que ler não é a mesma coisa que VER hehe, a leitura se torna complexa.

Mas vamos la, obrigado pelas indicações, abraço
 

rafaelfrequiao

Ser evoluído
Mensagens
94
Reações
18
Pontos
19
Ótimo tópico!
Estou me aventurando em gravações porcas feitas com um microfone de karaokê em um amplificador de guitarra barato.
 

Queiroga707

Bam-bam-bam
Mensagens
5.311
Reações
252
Pontos
224
Esse é um tópico legal. Eu como Engenheiro de Som aprovo.

Só não parei pra ler tudo com calma, mas acho que vou fazer isso.
 

Queiroga707

Bam-bam-bam
Mensagens
5.311
Reações
252
Pontos
224
Cara, na minha experiencia como musico de estudio , se vc quiser começar a gravar em casa procure um conversor de audio de 1 ou 2 canais no maximo para gravar violão, guitarra e voz por exemplo. Fast track quebra o seu galho alem de ter um pre amplificador legal.
Depois vc terá que escolher uma DAW , que é o programa de gravação. Existem vários : Sonar, Reaper (free), Studio One, etc...
Eu aconselho comprar um controlador midi e baixar uns plugins VST.
Com isso já dá pra fazer uma brincadeira bem legal.

Ah, concordo com o que você falou, menos com a parte que você falou que Fast Track tem um Pré legal, hahahahahhahaha
 
Topo Fundo