O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Vendas mundiais 1º Tri/2013: 3DS, PS3 e X360 dominam.

Paiva :)

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
17.534
Reações
43.790
Pontos
1.499
Eu não sei e fiz a pergunta, não entendo por que ela não recebe apoios das thirds nos consoles, o console já tem tudo para receber os jogos do ps3 e xbox 360. O DS deve ter as mesmas policicas que o console de mesa.
O Wii teve pouco suporte devido o modus operandi da Nintendo em que ela produz consoles voltados para ela mesma sem atender nenhuma necessidade dos desenvolvedores externos e pelo fato dela ser uma empresa bastante fechada e conservadora. Some isso um console com um hardware desnecessariamente fraco demais (não precisava ser igual ao GC...) e um controle que mais limita os jogos do que adiciona qualquer coisa.

O discurso da Nintendo era "o que importa são os jogos". O controle vinha como uma promessa de revolução, onde iriam surgir jogos como nunca foram vistos, com jogabilidades totalmente diferentes, o que vimos foram os mesmos tipos de jogos, de novo e de novo e os grandes jogos como Zelda, Metroid, Mario, RE continuam sendo melhores de se jogar em controles tradicionais (muitos jogos de Wii são muito melhor jogados em emuladores com controles do 360 ou DS).

Mas ok, foi uma aposta muito bem acertada da Nintendo. O Wii vendeu muito e foi um sucesso. Mas acho que não deveria ser problema em perceber que em diversos aspectos ele falhou, deixou a desejar e a culpa disso é obviamente da própria Nintendo e não do mercado. Esse "calcanhar de aquiles" da Nintendo é o que justamente está complicando muito o futuro do WiiU.
aí.
 

Gamer King

O Soberano
VIP
Mensagens
73.515
Reações
104.425
Pontos
2.419
Executivo 1 da EA (exemplo): Poxa, Wii vendendo bem mais que PS3 e 360... e custando muito menos pra desenvolver... bem que a gente poderia lançar alguns jogos pra esse console, né? Vai sair mais barato e a gente pode vender muito mais...
Executivo 2: Nahhh, pra quê? Vamos continuar com nossos jogos caríssimos no PS3 e no 360... afinal, é o perfil de nosso consumidor. Não temos interesse em alcançar outros perfis e lucrar mais.

Não foi nada disso que eu falei. Obvio que as softhouses queriam o Wii e tentaram, o mercado é que mostrou que o perfil padrão de jogos de X360 e PS3 não funcionou para ele. As que conseguiram captar o que funcionava no console conseguiram se dar bem, a Ubisoft por exemplo com Just Dance é um grande exemplo.
 

Heishiro

Bam-bam-bam
Mensagens
11.485
Reações
9.973
Pontos
449
Os "fracassos" do Wii mencionados nesse tópico só são fracassos para quem eh obrigado a viver pra sempre com 1 console, ou seja, ninguem.

Para quem possui livre arbitrio e pode ter mais de uma plataforma todos esses "fracassos" viram virtudes, pq o fracasso de nao ter o tradicionais FPS e TPS dos consoles HD eh o que permite ao Wii ter seus jogos de plataforma, Rpg, puzzles, multiplayer local, coisas que nao existem nos consoles HD.

Enfim, nenhum console nessa geração foi completo, quem quiser ter o maior número de experiencias precisa do maior número de consoles, me desculpem jogadores dos consoles HD, mas se não tiveram um Wii perderam alguns dos jogos mais geniais de todos os tempos, como ambos os Mario Galaxy, nao tem nada em level design que chegue perto em outras plataformas. Infelizmente também nao devem ter tido nenhum multiplayer local além de fifa, e não puderam experimentar jogabilidades realmente diferentes como em Metroid Prime 3 ou Zelda Skyward Sword.

Claro que quem viveu soh com wii tb perdeu jogos geniais, como Bioshock, Red Dead Redemption, Batman Arkham Asylum, e os não tão relevantes FPS e TPS repetitivos que são lançados anualmente e frequentemente destruindo séries classicas que não eram cópias de Gears of War. E não podemos esquecer também os indies e os jogos de estratégia nos PCs, Cave Story e Bastion são essenciais.

Mas o importante disto tudo eh que eu me lembre ninguém eh obrigado a viver só com um console, mas quem quiser aproveitar games ao máximo vai precisar de todos eles, apesar de ser a geração das quebras de exclusividades, talvez tenha sido a geração com mais exclusivos que valem a pena.
 

sephius

Lenda da internet
Mensagens
11.379
Reações
10.213
Pontos
1.629
Ue cara, obvio que a Nintendo por exemplo ao fazer um hardware obsoleto fechou uma porta para jogos que poderiam sair no seu console, assim como a proposta do aparelho com o Wiimote e titulos como Wii Sports pode ter criado um perfil que não encaixava com jogos que as thirds normalmente faziam para X360 e PS3.

O que eu estou dizendo é que do ponto de vista da Nintendo nas circunstância da época, ela fez um trabalho incrivel , a empresa estava no limbo (em termos de consoles de mesa), o Cube não vendeu nada, aí ela vem com uma proposta revolucionária e retoma a liderança do mercado.

Em nenhum momento eu disse que o Wii não teve pontos negativos, vc quer ridicularizar a minha posição como se eu estivesse santificando o console, não faça isso e sim debata com argumentos.

Ok, não estou querendo ridicularizar. Peço desculpas. Mas você realmente, a cada ponto negativo colocado sobre o console e o caminho da Nintendo, sem com uma explicação de um certo fato alheio à própria Nintendo.

Eu não sei se concordo com esse ponto de que ela fez um trabalho extraordinário. Acho que ela acertou na mosca sim, mas parou por aí. A manutenção do console foi péssima. Cada conferência da E3 da Nintendo era uma pior do que a outra. Ela lançou uma série de periféricos, uma série de anúncios que ninguém estava se lixando, o console vendendo enormemente, com lucros incríveis e ela nem por isso aumentou a produção de grandes títulos ou investiu em projetos externos, novas franquias e etc.

Ela realmente não soube aproveitar o sucesso e o que acontece com o WiiU é isso.

Não era você mesmo que dizia que o console líder dava uma enorme vantagem ao seu sucessor?
 

Serialxp

Bam-bam-bam
Mensagens
8.274
Reações
2.814
Pontos
399
Eu só acho o seguinte, o tempo da nintendo se manter vendendo muito só com os fans dela acabou, o 3ds no japão e o wii atraíram um bando de gente que não tinha console nenhum com sucesso (eu mesmo conheço vários) o wiiu? Só fan da nintendo, e olha o que tá acontecendo.
 


Gamer King

O Soberano
VIP
Mensagens
73.515
Reações
104.425
Pontos
2.419
Não era você mesmo que dizia que o console líder dava uma enorme vantagem ao seu sucessor?

É uma vantagem, mas a empresa precisa saber usar. Com o Wii U a Nintendo errou, lançou um console mais caro e com uma proposta sem maior apelo (controle tablet+Nintendo Land nem chegam perto de Wiimote+WiiSports). Além disso o calendário de lançamentos é um grande vazio.

Enfim, a Nintendo construiu um publico em potencial enorme, mas até agora não teve competência para atrai-lo.
 

Paiva :)

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
17.534
Reações
43.790
Pontos
1.499
Eu só acho o seguinte, o tempo da nintendo se manter vendendo muito só com os fans dela acabou, o 3ds no japão e o wii atraíram um bando de gente que não tinha console nenhum com sucesso (eu mesmo conheço vários) o wiiu? Só fan da nintendo, e olha o que tá acontecendo.
pior que o GC o wiiu não será. pode guardar esse post e quotar daqui uns anos. esse é o referencial para 'fundo de poço' da nintendo. a nintendo ainda se sustenta sim só com os fãs dela durante bom tempo. o problema é que uma empresa como ela (principalmente nesse mercado extremamente competitivo) não pode nem deve se acomodar com isso. e tenho certeza que esse não é o pensamento da big N... mas ela PRECISA olhar para dentro de si e reconhecer de vez as coisas que têm feito de errado. acho que esse tombo de líder absoluta da geração para última colocada fará isso.
 

Serialxp

Bam-bam-bam
Mensagens
8.274
Reações
2.814
Pontos
399
pior que o GC o wiiu não será. pode guardar esse post e quotar daqui uns anos. esse é o referencial para 'fundo de poço' da nintendo. a nintendo ainda se sustenta sim só com os fãs dela durante bom tempo. o problema é que uma empresa como ela (principalmente nesse mercado extremamente competitivo) não pode nem deve se acomodar com isso. e tenho certeza que esse não é o pensamento da big N... mas ela PRECISA olhar para dentro de si e reconhecer de vez as coisas que têm feito de errado. acho que esse tombo de líder absoluta da geração para última colocada fará isso.


A sim, nada que vá falir a nintendo nem nada, ela vai ter até lucro com isso, agora ela não vai disputar com as outras, o que talvez até seja bom.
 

Robercletzon

Bam-bam-bam
Mensagens
3.826
Reações
1.405
Pontos
259

Ainda sim eu não entendi. Ainda que esteja bem explicado.
Mas o portatil por exemplo tem as mesmas politicas conservadoras e o mesmo problema de console voltado para si (inovações e dual screen focados para ela mesma)

O Wii U tem arquitetura proxima do ps3 e Xbox 360, logo nao tem motivo para pelo menos os jogos que saiem para eles atualmente sairem para ele tambem; acho que é muito mais por nao acharem que vao ter lucros ja que nao tem mercado consumidor no nintendo wii u, o console nao tem base instalada dessa vez. Logo seria desperdicio de dinheiro portar o game. Mesmo assim é estranho pois no começo do ano sairam muitos jogos portados.

Talvez com bastante jogos da nintendo e uma base maior instalada deslanche mude isso. Acho que mesmo com um controle convencional a nintendo passaria pelo mesmo problema, ela devia ter lançado o console mais proximo do ps4 nesse sentido, mais tradicional mas ainda sim poderia sofrer o mesmo problema ja que o game cube foi bem proximo do ps2, tanto em controle quanto poderio.

E por que o CUbe Foi um fiascoW, ate hoje nao entendi, pq nao teve apoio das thirdies;, mesmo sendo parecido com o ps2;
 

sephius

Lenda da internet
Mensagens
11.379
Reações
10.213
Pontos
1.629
Não foi nada disso que eu falei. Obvio que as softhouses queriam o Wii e tentaram, o mercado é que mostrou que o perfil padrão de jogos de X360 e PS3 não funcionou para ele. As que conseguiram captar o que funcionava no console conseguiram se dar bem, a Ubisoft por exemplo com Just Dance é um grande exemplo.

Mas Gamer King, faz parte de um produtor de consoles criar uma plataforma com um bom ecossistema, que seja atraente para os desenvolvedores externos que são a maioria dos desenvolvedores. Se a empresa cria uma plataforma para ela mesma, onde ela mesma faz dinheiro, não se pode esperar que essa estratégia funcione por muito tempo. Naturalmente a plataforma vai se levada ao ostracismo.

Eu até entendo o seu ponto de que o cenário para a Nintendo era péssimo, mas ainda assim ela deveria ter aprendido com o passado e não aprendeu.

Ainda, se ela tem um console mais fácil de produzir e que vende muito e dá muito lucro, ela deveria ter lançado muito mais jogos e ter investido em muito mais projetos externos. Basicamente ela poderia ter garantido um suporte muito melhor, com o dinheiro que ela fez com o console. Só que ela não o fez.

Ai vemos o WiiU com esse sistema operacional bizarro, com um ecossistema online bastante atrasado, com o potencial gráfico similar aos consoles já existentes, com os mesmos problemas que o Wii tinha, mas sem o apelo de novidade que o Wii tinha. Basicamente é como uma bomba relógio. Era bastante previsível que a coisa iria degringolar no passo que a Nintendo estava.

Por isso que eu não vejo muito propósito nesses pontos de "Nintendo fez um trabalho incrível". "Não se pode associar perdedor com Wii" e coisas do tipo, pois parece ser como fechar os olhos para problemas muito graves. A Nintendo tem problemas muito graves como empresa, que potencialmente pode vir a ser sua ruína.

A Sony tinha problemas enormes no fim da geração passada com o PS2 e ninguém viu pois o PS2 era um tremendo sucesso. É muito importante ver os problemas antes que eles se tornem grandes demais para resolver.
 

Serialxp

Bam-bam-bam
Mensagens
8.274
Reações
2.814
Pontos
399
Ainda sim eu não entendi. Ainda que esteja bem explicado.
Mas o portatil por exemplo tem as mesmas politicas conservadoras e o mesmo problema de console voltado para si (inovações e dual screen focados para ela mesma)

O Wii U tem arquitetura proxima do ps3 e Xbox 360, logo nao tem motivo para pelo menos os jogos que saiem para eles atualmente sairem para ele tambem; acho que é muito mais por nao acharem que vao ter lucros ja que nao tem mercado consumidor no nintendo wii u, o console nao tem base instalada dessa vez. Logo seria desperdicio de dinheiro portar o game. Mesmo assim é estranho pois no começo do ano sairam muitos jogos portados.

Talvez com bastante jogos da nintendo e uma base maior instalada deslanche mude isso. Acho que mesmo com um controle convencional a nintendo passaria pelo mesmo problema, ela devia ter lançado o console mais proximo do ps4 nesse sentido, mais tradicional mas ainda sim poderia sofrer o mesmo problema ja que o game cube foi bem proximo do ps2, tanto em controle quanto poderio.



Saíram muitos jogos no inicio e não venderam nada, logo vão parar de sair.
 

Robercletzon

Bam-bam-bam
Mensagens
3.826
Reações
1.405
Pontos
259
A Sony tinha problemas enormes no fim da geração passada com o PS2 e ninguém viu pois o PS2 era um tremendo sucesso. É muito importante ver os problemas antes que eles se tornem grandes demais para resolver.
E quais foram os da sony com o ps2 (sinal de interrogação aqui) e os da nintendo com o cube (sinal de interrogação aqui)
 

DarkShade

The claw of patience
Membro STAFF
Mensagens
15.821
Reações
19.980
Pontos
684
O problema dessas discussões com você é que você coloca uns fatos para justificar um determinado ponto de vista mas em nenhum momento entre na questão da origem desses fatos.

Você diz que Nintendo fez um bom trabalho. O console vendeu como água e gerou um lucro astronômico. Não teve bom suporte e está indo mais cedo pra cova.

Ai você coloca essas questões de "a iniciativa tem que vir da publishers", "a receptividade do público é baixa". O que seria isso? Pois veja bem, esses 2 fatos tem que ter alguma origem você não acha? Eles não acontecem simplesmente por acontecerem. Então, se você não acha que Nintendo tem sua parcela de culpa na criação desse cenário o que você acha que tem?

É meio engraçado pois realmente parece que o console foi perfeito, nada saiu errado e tudo que se puder atribuir de ruim é culpa de algum fato desconexo da Nintendo.

Foram várias E3s da Nintendo decepcionantes com poucos anúncios de peso onde em até uma delas o Reggie teve que se explicar numa entrevista do motivo da Nintendo demorar para anunciar jogos de peso. Com sua resposta "anunciamos no momento certo".

A decepção com o suporte do Wii e sua decadência prematura quanto plataforma são bastante compreendidos pela maioria das pessoas. Neste contexto que disse "perdedor", entre aspas é claro para indicar um determinado ponto. Se você é pior em certas áreas então você é perdedor nessas áreas. Logo, eu que não vejo o problema de falar "perdedor" e Wii numa mesma frase, dependendo do contexto colocado.
Você analisa um produto naquilo que ele poderia ser e não naquilo que ele é?

Se você tem uma empresa e seu produto vende acima do esperado, bate recordes, consegue mudar o padrão do mercado, vira uma referência, logo porque não é igual aos demais tudo isso é perdido?

O console não foi perfeito para aqueles que como eu estavam esperando títulos e um suporte igual dos demais, algo errôneo por si só, mas como produto e mercado, achar que foi "perdedor" ampliando o novo público, seria o mesmo que achar que Angry bird é um fracasso porque não atinge o mesmo público do COD( analogia entre casual e hardcore).

São meios e propostas diferentes, o Wii naquilo que se propôs foi sucesso, é um console casual e teve vários jogos do estilo que fizeram sucesso, conseguiu ampliar a sua base através de seu conceito, influenciou os demais nessa busca.

Não ter jogos na mesma proporção de seus concorrentes no estilo Hardcore é algo que provêm de seu foco e perfil de público, que junto com a sua tecnologia impossibilitou esse suporte, mas isso é uma falha para um público que se quer o comprou e se quer teve o console até seu fim.
 

sephius

Lenda da internet
Mensagens
11.379
Reações
10.213
Pontos
1.629
A questão é que com o mercado mudando a cada dia, com toda essa questão da convergência, internet, e etc, será que vai haver espaço no futuro para uma empresa com o perfil Nintendo no segmento de consoles? Ela vai precisar se reinventar, da forma como a Sony está tentando se reinventar.
 

Gamer King

O Soberano
VIP
Mensagens
73.515
Reações
104.425
Pontos
2.419
Mas Gamer King, faz parte de um produtor de consoles criar uma plataforma com um bom ecossistema, que seja atraente para os desenvolvedores externos que são a maioria dos desenvolvedores. Se a empresa cria uma plataforma para ela mesma, onde ela mesma faz dinheiro, não se pode esperar que essa estratégia funcione por muito tempo. Naturalmente a plataforma vai se levada ao ostracismo.

O que seria um bom ecossistema, o que são o X360 e o PS3? Se a Nintendo fizesse um console assim, venderia pior que o Gamecube e provavelmente seria o fim da Nintendo no mercado de consoles de mesa.

Essa fórmula de um console tradicional nao funcionava mais pra Nintendo, por isso ela fez um console diferente e foi um acerto, pq ela precisava salvar a si propria de certa forma. Feito isso, ela esta procurando pensar mais nas thirds no Wii U, pelo menos o discurso é esse, só que o console é uma sucessão de erros até agora...
 

sephius

Lenda da internet
Mensagens
11.379
Reações
10.213
Pontos
1.629
E quais foram os do ps2 (sinal de interrogação aqui)

A Sony tinha um grande problema no que diz respeito a ouvir os desenvolvedores na elaboração de suas plataformas. Tinha um grande problema no que diz respeito ao suporte dado aos desenvolvedores. E estava ficando extremamente arrogante subestimando os seus concorrentes. O resultado disso foi o PS3.

Na verdade todos fomos tolos de não termos visto pois os sinais estavam lá. O console que a Sony produziu foi no caminho oposto do que os desenvolvedores queriam. E com o PS2 já tinha sido +ou- assim, mas naquela época ela tinha uma margem maior para errar. A megalomania também foi um ponto problemático da Sony, pois, por exemplo, para que por um drive de BD, se os desenvolvedores naquela época já deveriam ter uma boa noção de que não era necessário? Para que por entradas de cartões de memória, chips de PS2 e etc?

O que salvou a Sony, aparentemente é que logo o PS3 foi lançado muitas cabeças começaram a rolar. E quem ficou no lugar parece ter feito um bom trabalho de evitar o console de ter ido para o buraco. A situação do PS3 era realmente preta no começo da geração.

Sony deveria ter aprendido com o PS2 mas não aprendeu por que o console foi um sucesso.
 

sephius

Lenda da internet
Mensagens
11.379
Reações
10.213
Pontos
1.629
O que seria um bom ecossistema, o que são o X360 e o PS3? Se a Nintendo fizesse um console assim, venderia pior que o Gamecube e provavelmente seria o fim da Nintendo no mercado de consoles de mesa.

Essa fórmula de um console tradicional nao funcionava mais pra Nintendo, por isso ela fez um console diferente e foi um acerto, pq ela precisava salvar a si propria de certa forma. Feito isso, ela esta procurando pensar mais nas thirds no Wii U, pelo menos o discurso é esse, só que o console é uma sucessão de erros até agora...

Por exemplo, o Wii custava $250, certamente um custo bem mais alto do que o custo de fabricação (o GC custava o que $99?). O PS3 saiu por $600 tendo um processador customizado e um drive de BD caríssimo. Se ela tivesse feito um meio termo ela poderia ter feito um console por uns, $300 que não ficaria tão atrás de um 360. Digamos que fosse 50% de sua performance, já permitiria o console ter muita coisa. Teria o fator do custo ainda em seu favor, teria o controle "revolucionário", os jogos da Nintendo.

Não seria um cenário tão absurdo assim. Da forma como fala, parece que ela só tinha uma opção. Ela poderia ao menos ter investido mais em jogos, novas franquias e projetos externos. Poderia ter investido mais em uma rede online melhor, que seria de grande importância hoje com o WiiU.

Tipo... até hoje Zelda não é dublado... Por que meu deus? Esse conservadorismo dela é extramente prejudicial.
 

Paiva :)

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
17.534
Reações
43.790
Pontos
1.499
Ainda sim eu não entendi. Ainda que esteja bem explicado.
Mas o portatil por exemplo tem as mesmas politicas conservadoras e o mesmo problema de console voltado para si (inovações e dual screen focados para ela mesma)

O Wii U tem arquitetura proxima do ps3 e Xbox 360, logo nao tem motivo para pelo menos os jogos que saiem para eles atualmente sairem para ele tambem; acho que é muito mais por nao acharem que vao ter lucros ja que nao tem mercado consumidor no nintendo wii u, o console nao tem base instalada dessa vez. Logo seria desperdicio de dinheiro portar o game. Mesmo assim é estranho pois no começo do ano sairam muitos jogos portados.

Talvez com bastante jogos da nintendo e uma base maior instalada deslanche mude isso. Acho que mesmo com um controle convencional a nintendo passaria pelo mesmo problema, ela devia ter lançado o console mais proximo do ps4 nesse sentido, mais tradicional mas ainda sim poderia sofrer o mesmo problema ja que o game cube foi bem proximo do ps2, tanto em controle quanto poderio.

E por que o CUbe Foi um fiascoW, ate hoje nao entendi, pq nao teve apoio das thirdies;, mesmo sendo parecido com o ps2;
hahaha... vou repetir isso pela terceira vez no tópico, acho: o problema é a POLÍTICA da nintendo. é uma coisa histórica. desde meados do SNES e, principalmente, na transição para o N64, a big N abalou demais o relacionamento que tinha com developers. cada geração teve detalhes diferentes que afetaram a produção de jogos para seus video-games: entrada da sony, mudança de mídia, entrada da m$, arquitetura do console, base instalada fraca, etc. mas as constantes citadas pelo sephius (falta de preocupação com o que as thirds queriam e o fato de ser uma empresa fechada e conservadora) ajudaram bastante a fazer com que o resultado fosse igual em 4 gerações, quase 20 anos: apoio pífio.
novamente repito que citar portáteis em uma discussão como essa é algo idiota (mas não estou te chamando de idiota :kpaixao). a situação é completamente diferente. a nintendo manda no mercado. ela não tem NENHUM outro competidor. PSP nem chegou a arranhar a supremacia da big N; ps vita, então, nem se fala. as thirds vão dar apoio a quem, se a única que existe para portátil é a nintendo? entende que são panoramas bem distintos? a comparação fica distorcida. e mesmo assim o 3DS teve lá uma pequena 'crise' no começo de vida.

o que tu citou do wii u torna e ports do ps3 e 360 torna essa situação mais triste ainda: espera-se que um console em seu começo de geração e cheio de potencial receba ports de uma geração que praticamente já acabou? tu realmente acha que alguma dev está focada nos últimos 6, 7 meses para a produção de jogos nesses 2 consoles? todo o investimento já está sendo feito para a próxima geração. se nem para o wii, que tinha uma base gigantesca, as devs sequer suaram para produzir algo, porque fariam o mesmo com o wiiu, que é um fracasso e não possui atrativo financeiro?

se mesmo assim tu ainda não entendeu... sei lá... releia de novo os posts aqui do tópico. :klolz
 

Irregular Hunter

O BATMAN da internet
Mensagens
35.945
Reações
11.722
Pontos
1.814
que tem muita coisa que foge do controle da nintendo, isso é lógico. porém o mesmo acontece com a sony e a m$. fazia tempo que a nintendo não ficava com uma faca tão afiada em uma mão e o queijo na outra (que analogia LOL perdão. hoje estou cansado). e ela simplesmente cagou na situação. a proposta do wii foi foda e por ela a big N teve a base campeã do mercado; por causa dessa proposta, sony e m$ correram atrás e injetaram grana em periféricos adaptados no meio de seus consoles para competir com o wii; por causa dessa proposta, os casuais inundaram a indústria de games. fazia tempo que eu não via tanta gente que nunca tinha triscado em um controle comprando um console. as possibilidades eram imensas e infinitas. o wii foi um fracasso? lógico que não, mas ele poderia ter feito e impactado muito mais do que vimos. e imensa responsabilidade disso é da nintendo sim - seja por coisas que ela fez no passado e colhe no presente, como por decisões ainda equivocadas, que vemos repetirem-se no wiiu.

Mas isso ninguem ta negando, obvio que se a Nintendo tivesse trabalhado melhor algumas areas do proprio Wii, se tivesse trabalhado melhor as suas relações com as publishers, se tivesse feito certos investimentos as coisas seriam diferentes, só que não da pra tratar essas decisões como superficiais, nem necessariamente não foram pessimas decisões, muito menos não é porque é facil apontar uma dificuldade que ela é facil de ser resolvida, eu sinceramente acho que toda essa discussão que se gerou aqui é trivial porque eu realmente não vejo o pessoal dizendo coisas diferentes, apenas expressando a mesma coisa de forma diferente.

Eu acho que é completamente inutil quantificar responsabilidade, eu acho que vale mais a pena discutir quais eram as responsabilidades da Nintendo e onde ela falhou, como eu ja disse antes, eu acho que a Nintendo errou com o WiiU por não ter definição no seu projeto, ela tentou promove-lo como um console para os consumidores atuais do PS3 e X360, entretanto não tinha jogos (e nem funções equivalentes com a concorrencia) compativeis com essa proposta, enquanto seus principais jogos (e investimentos) de lançamento eram claramente voltados para o publico do Wii, que não só não entendeu a mensagem/apelo do WiiU, como realmente o preço do console não é compativel com o que nenhum dos publicos observa no console.
 

Robercletzon

Bam-bam-bam
Mensagens
3.826
Reações
1.405
Pontos
259
ficou mais claro Paiva ,valeu; porém nesse ultimo post da para entender que o wii U vai ter um futuro pior que o game cube e não melhor como tu falou.
 

sephius

Lenda da internet
Mensagens
11.379
Reações
10.213
Pontos
1.629
Mas isso ninguem ta negando, obvio que se a Nintendo tivesse trabalhado melhor algumas areas do proprio Wii, se tivesse trabalhado melhor as suas relações com as publishers, se tivesse feito certos investimentos as coisas seriam diferentes, só que não da pra tratar essas decisões como superficiais, nem necessariamente não foram pessimas decisões, muito menos não é porque é facil apontar uma dificuldade que ela é facil de ser resolvida, eu sinceramente acho que toda essa discussão que se gerou aqui é trivial porque eu realmente não vejo o pessoal dizendo coisas diferentes, apenas expressando a mesma coisa de forma diferente.

Eu acho que é completamente inutil quantificar responsabilidade, eu acho que vale mais a pena discutir quais eram as responsabilidades da Nintendo e onde ela falhou, como eu ja disse antes, eu acho que a Nintendo errou com o WiiU por não ter definição no seu projeto, ela tentou promove-lo como um console para os consumidores atuais do PS3 e X360, entretanto não tinha jogos (e nem funções equivalentes com a concorrencia) compativeis com essa proposta, enquanto seus principais jogos (e investimentos) de lançamento eram claramente voltados para o publico do Wii, que não só não entendeu a mensagem/apelo do WiiU, como realmente o preço do console não é compativel com o que nenhum dos publicos observa no console.

Parece que ela ficou muito confiante no controle tablet e o posicionamento do console como HD é meio uma forma de tentar atender todos os públicos, mas acabou sendo um tapa buraco (na verdade o controle também).

É engraçado, outro dia vi uma foto de um stand da Nintendo com um jogo do WiiU em em cima escrito HD Gaming, ou coisa do tipo. Como se a essa altura do campeonato isso fosse ser um fator de apelo ou diferencial de algum console. Já foi muito estranho quando anunciado o console e mostraram um monte de vídeos de jogos da atual geração e até pouco tempo antes do lançamento não tinha imagem de quase nenhum jogo exclusivo.

Parece que a Nintendo não se preocupa muito com coisas que são criadas fora do universo dela, pois ela demora muito para incorporar coisas já estabelecidas no mercado. Mesmo hoje o console não tem uma rede online equivalente aos concorrentes, sendo isso um fator crucial para o sucesso de um console de nova geração.

Ao menos, com o sucesso do Wii e todo o recursos financeiro que Nintendo recebeu com o sucesso do console deveria ter garantido o aumento e criação de estúdios e uma série de projetos para o WiiU poderiam ter sido iniciados com com uma boa margem. Eu não entendo bem, como uma empresa que recebe tanto lucro em tantos anos não consegue se antecipar e ter muitos títulos em desenvolvimento já que obviamente existe demanda enorme para esses jogos.
 

Eh nozes

Lenda da internet
Mensagens
34.386
Reações
15.521
Pontos
1.839
Agora que reparei que mesmo o Vita nao emplacando ele vendeu mais que qualquer console de mesa no JP... :kpensa
 

Kise Ryota

Exploiter Lixoso
VIP
Mensagens
50.427
Reações
80.037
Pontos
2.059
Boas vendas até, melhores do que eu esperava depois de tantos anos. Claro que não me refiro ao VITA e ao WiiU rs

Quanto a discussão que rolou, eu entendo que quem lança uma plataforma tem a obrigação de seduzir as desenvolvedoras, entregando o que seja melhor num consenso entre elas (o que a SONY parece ter feito no PS4). a nintendo nunca foi assim. ela sempre criou as suas máquinas pensando apenas nela própria. sempre ligou o f**a-se pras 3rds.

quando a SONY surgiu no mercado e o Playstation fez tanto sucesso, foi a deixa pras 3rds tacarem o se fode aí pra nintendo, pós SNES.

ou seja, o problema da nintendo com as 3rds vem desde sempre, não foi algo que começou no Wii, que foi o console que teve a maior discrepância na concepção de seu hardware em comparação ao que era o esperado padrão pra época.

Esse tipo de atitude por parte dela não só impossibilitou uma boa relação como as 3rds, como tbm, a partir do N64, começou a ditar a forma como os jogadores olhavam pra sua plataforma. o SNES ainda tinha um respeito de qualquer tipo de jogador (mesmo os que já achavam os jogos da nintendo muito infantis). mas o N64 foi um desastre no geral (embora tenha alguns dos clássicos gamísticos), e manchou completamente a reputação da nintendo com os jogadores não nintendistas.

ou seja, vc não agrada as 3rds, só pensa em si, em consequência fica sem os jogos, sem os grandes hits multis, o que acaba dando uma cara pro seu produto diante o consumidor, que passa a torcer o nariz da mesma forma que as devs, então no final vc tem esse abandono de todas as partes. se o Wii vendeu bastante foi porque a nintendo abriu um novo público consumidor, pois o público que ela um dia teve no SNES já não procura mais seus consoles, no geral. e se o público que ela descobriu no Wii não se interessa pelo Wii U, obviamente que vc volta a ter vendas no mesmo nível de antes do Wii, ou seja, vendas bem decepcionantes como com o N64 e o NGC, e não é atoa que o Wii U é visto como um novo NGC até o momento.

enfim, a culpa da relação 3rds X consoles nintendo é toda e exclusivamente da nintendo. nada impede de uma 3rd achar que vale apena lançar um jogo específico pra uma plataforma nintendo e fazer uma grana com isso. o ponto não é esse. a questão é mesmo a de ter todo o apoio possível, massivo. é saber que se vai sair um MGS novo, com certeza ele vai sair pra plataforma nintendo.

isso obviamente está longe de acontecer. e se a plataforma não entrega games desse tipo, como GTA, então o público consumidor desses jogos não compra uma plataforma nintendo, quem compra é quem gosta dos jogos da nintendo em geral, logo quando jogos desse tipo, desse estilo mais 3rd (GTA, MGS, FF, whatever) saem pra uma plataforma nintendo, geralmente vendem mal, pois o público desses games já comprou um console concorrente, pois sabe que a casa desses games é lá.

aí a culpa é da 3rd se o jogo não vende num console nintendo? não. a culpa é da nintendo ou se deve meramente ao acaso? lógico que é da nintendo. foi o monstro que ela criou pra si mesma anos atrás, que culminou com o seu desespero pós NGC e a única alternativa de sair do buraco, que foi o Wii. agora, o fato dela ter sido bem sucedida em vendas não significa que todos os problemas que ela criou durante esses anos seria resolvido. com o Wii ela simplesmente mudou de direção, ela não resolveu os problemas. ela os varreu para debaixo do tapete.

pra mim a base de um console está nas 3rds, elas são o significado de games pra mim. é o arroz com feijão. é o que o mercado de games, que eu tanto jogos, é de fato (games mesmo, não joguinhos pra celular - embora eu não tenha nada contra e entenda que tbm são jogos). e isso a nintendo não tem mais, e não terá tão cedo. ela pode até lançar um console feito estilo o PS4, completamente focado pras 3rds, mas vai ser difícil ela reconquistar o público que respeitava o SNES por ex., o público que joga num playstation ou num xbox hj em dia. o público que gosta de jogar um GTA like. será difícil ela mudar a imagem de empresa infantil, empresa de mario e pokémon que ela criou, empresa que está defasada em relação as tendências do mercado (online principalmente). é a visão que vemos aqui mesmo no fórum, de todos que possuem um xbox ou ps e hateiam a nintendo. não é hater puro e simples, eu aposto a grande maioria deles (que viveram nessa época) jogavam num SNES de boa.

esse hater pela nintendo foi criação da própria. não é algo grátis.

anyway, mesmo com Marios e Zeldas, eu duvido que a nintendo vá atrair novamente os casuais e curiosos, que foram a base de vendas do Wii. acredito que o Wii U esteja fadado a ter vendas muito discretas. deve ficar no nível do NGC. e se a nintendo for pensar que no final das contas esse problema não é culpa dela, ela estará realmente fodida. vc colhe o que vc planta, não há verdade mais absoluta do que essa. as coisas não acontecem de graça, sem motivo algum.
 

Morpheu Mishima

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.385
Reações
200
Pontos
819
Eu queria ver os mesmos gráficos de vendas e postagens para com o WiiU, que o Vita teve. Que o console estava morto, que era um fracasso, enfim. Simplesmente o que se vê o silêncio dos mesmos.
 

Rodpunisher

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.688
Reações
15.123
Pontos
1.174
Impressionante, sempre achei que o PS3 vendia mais que o X360 somando Jp, Europa e US. Na verdade mesmo sem o JP, o PS3 vende mais que o 360. Tapa na cara daqueles que comemoram como se fosse um gol os resultados da NPD.

Sent from my GT-I9300 using Tapatalk 2
 

NÃOMEQUESTIONE

Mil pontos, LOL!
Mensagens
25.245
Reações
104.724
Pontos
1.299
Mas de qualquer modo, 1 milhão pra lá, 1 milhão pra cá é basicamente a mesma coisa. Quem eu acho que acabou sendo um "perdedor" foi o Wii que é um console que parece ter caído no esquecimento. Algo nunca visto já que foi o console líder da geração.

Que isso cara, pro hardware que o Wii tinha, vender 100 milhões é um verdadeiro fenômeno, os cofres da Nintendo discordam fortemente


Wii foi tão perdedor em termos de proposta que a Sony e a Microsoft lançaram o Move e o Kinect... Claramente a proposta da Nintendo foi a vencedora e ditou os rumos da geração.

E o Wii ao contrário do que diziam não foi uma modinha que passou logo, durou vários anos. Realmente ele morreu primeiro que o X360 e o PS3, mas esses dois estão tendo um fôlego acima do padrão.

Wii foi um sucesso incrivel e não vejo como associar um console assim com a palavra perdedor, esse termo se enquadra muito mais ao PS3.

Não exagera no ismo cara, não tem como negar que se o PS3 passar o XBOX em termos de base instalada, o perdedor será o XBOX, mas estou falando de base instalada somente, ademais se não me falha a memória, você era um dos caras que mais batiam o martelo que não havia possibilidade disto acontecer.
 

Oflamer

Bam-bam-bam
Mensagens
6.615
Reações
3.292
Pontos
434
O Wii foi o "perdedor" da geração. Ele vendeu mais e foi o console mais lucrativo, mas teve de longe o menor apoio das thirds, morreu bem mais cedo que os demais e de maneira brusca, abandonado tanto pela Nintendo quanto pelas thirds, seu sucessor foi por um outro "caminho".

O PS3 foi o "perdedor" da geração. Não só ele é o unico console que apresetou prejuizo na geração inteira, na casa dos bilhões de dólares, como apesar de ter vendido seus 85-90 milhões no final da vida, fez com que a Sony despencasse dos seus 75% de marketshare para reles 30%, uma mudança absurda e grande perda de mercado, perdendo grande parte dos exclusivos das thirds no processo.

O 360 foi o "perdedor" da geração. Apesar de ter triplicado as vendas do Xbox original, ser um console que apresentou lucros na geração e dominado o mercado americano e do Reino Unido, fracassou no mercado japones e ficou atrás no europeu. Vai, muito provavelmente, acabar com o menor número de unidades vendidas entre os três consoles.

Todos os três podem ser facilmente apontados como "perdedores", por um aspecto ou outro. Depende só de que lado você quer olhar para a cerca.
 

RodrigoviskRJ

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.317
Reações
7.520
Pontos
784
Dizer que a Nintendo mudou o mercado é loucura. Se a Nintendo tivesse mudado o mercado, estaríamos todos jogando com controle de movimentos por DEFAULT, sem uma rede online decentemente estruturada e com um hardware de baixo custo.

No entanto o que vimos, controle de movimentos não pegaram, tanto não pegaram que viraram praticamente periféricos.
Rede online cada vez mais expandida e diversificada ( questão de redes sociais nos consoles etc, inclusive a Nintendo entrou nessa )
Hardware tá longe de ser algo de baixo custo, embora tenham diminuído, ou tentado ao menos, os custos de produção.

Então dizer que a Nintendo mudou o mercado é balela, não mudou nada. Ela criou foi um nicho próprio, que tá ficando cada mais restrito.
 

Alberon

YouTube Player
Mensagens
56.063
Reações
106.158
Pontos
1.824
O Wii foi o "perdedor" da geração. Ele vendeu mais e foi o console mais lucrativo, mas teve de longe o menor apoio das thirds, morreu bem mais cedo que os demais e de maneira brusca, abandonado tanto pela Nintendo quanto pelas thirds, seu sucessor foi por um outro "caminho".

O PS3 foi o "perdedor" da geração. Não só ele é o unico console que apresetou prejuizo na geração inteira, na casa dos bilhões de dólares, como apesar de ter vendido seus 85-90 milhões no final da vida, fez com que a Sony despencasse dos seus 75% de marketshare para reles 30%, uma mudança absurda e grande perda de mercado, perdendo grande parte dos exclusivos das thirds no processo.

O 360 foi o "perdedor" da geração. Apesar de ter triplicado as vendas do Xbox original, ser um console que apresentou lucros na geração e dominado o mercado americano e do Reino Unido, fracassou no mercado japones e ficou atrás no europeu. Vai, muito provavelmente, acabar com o menor número de unidades vendidas entre os três consoles.

Todos os três podem ser facilmente apontados como "perdedores", por um aspecto ou outro. Depende só de que lado você quer olhar para a cerca.


Tiro no pé desgraçado foi o PS3, digo no sentido de ter feito algo que fizesse a empresa sangrar, algo vendido com subsídios extremamente alto, ter prejuízo absurdo e ninguém ter barrado uma idéia de jerico dessas, Stringer tem culpa nisso também, apesar de ter assumido o negócio meio bambo.
Nem falo pela questão de "difícil de programar" por que pra mim, muito disso foi preguiça também.

O PS3 dá prejuízo até hoje ainda?


Enviado de meu GT-S5830B usando o Tapatalk 2
 

Oflamer

Bam-bam-bam
Mensagens
6.615
Reações
3.292
Pontos
434
Tiro no pé desgraçado foi o PS3, digo no sentido de ter feito algo que fizesse a empresa sangrar, algo vendido com subsídios extremamente alto, ter prejuízo absurdo e ninguém ter barrado uma idéia de jerico dessas, Stringer tem culpa nisso também, apesar de ter assumido o negócio meio bambo.
Nem falo pela questão de "difícil de programar" por que pra mim, muito disso foi preguiça também.

O PS3 dá prejuízo até hoje ainda?


Enviado de meu GT-S5830B usando o Tapatalk 2

Não, mas o prejuízo que deu está longe de ser recuperado por ele. Em comparação, o prejuízo inicial do xbox 360, que também foi na casa dos bilhões, foi revertido nesses últimos anos, com a divisão lucrando quase 1 bilhão por ano. Enquanto a divisão de jogos da Sony não da mais prejuizo, dando algum lucro, está longe de chegar no que o PS3 perdeu em 2006/2007/2008/2009.
 

ludex

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.854
Reações
6.238
Pontos
1.069
O caso do Wii é o melhor exemplo que o problema da Nintendo é no público-alvo dos seus consoles. Como falaram, a Nintendo poderia tentar mudar esse cenário, trazendo uma audiencia mais variada pra sua plataforma. No lugar disso, focou a maior parte do tempo pra joguinhos casuais babacas. Sim, vendiam muito, foram copiados por empresas que entenderam a única coisa que vendia de verdade no console, mas só ajudaram mais em cagalizar a imagem dos consoles deles.

Pra mim nao tem jeito, o que a Nintendo tem que fazer é tomar atitudes arriscadas mesmo. Eles arriscam de um lado, mas jogam "seguro" do outro. No fim, fazer isso "pela metade" pode custar caro, que é o que tem acontecido com o Wii-U. Tá cedo ainda pra declarar algo, mas pra mim o console já nasceu com esse problema, entao a Nintendo realmente teria que correr MUITO atrás disso pra reverter. O que eu duvido que faça.
 
Topo Fundo