O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[manutenção] Vamos falar de motores? Abrir motor a cada 100.000km ou não?

doraemondigimon

Lenda da internet
Mensagens
16.209
Reações
23.305
Pontos
1.619


...Esse video é pra exemplificar. Mais de 600.000 km rodados (quase 700.000) e os sinais do tempo de uso aparecem.

Mas afinal de contas, qual é o 'tabú' envolvendo a não abertura do motor pra limpeza ou verificação por ordem de desgaste/troca de peças? Nesse mundo universalizado pelas informações da internet, livros e manuais virtuais, além de relatos do estilo DIY ou coisas parecidas, esse mundo de informações deveriam estar ao nosso serviço pra conseguir manter os carros (de qualquer marca e modelo, seam importados ou nacionais) funcionais, sem ter que sair gastando os tubos, não?

A outra pergunta é:



E pra quem tem carros antigos, uma pergunta:

O que anda acontecendo com os carros de um tipo de combustível? Já existem técnicas seguras pra se converter em outro tipo de combustível ou 'flexionalizar' motores nacionais/importados antigos? O que pode ocorrer de problemas e qual o VERDADEIRO caminho das pedras pra se fazer?
 

Málocco Meeeermo

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.098
Reações
5.855
Pontos
1.049
O que anda acontecendo com os carros de um tipo de combustível? Já existem técnicas seguras pra se converter em outro tipo de combustível ou 'flexionalizar' motores nacionais/importados antigos? O que pode ocorrer de problemas e qual o VERDADEIRO caminho das pedras pra se fazer?
Hoje, no Globo Repórter!
 

Dig Joy

Vem brincar comigo!
VIP
Mensagens
9.045
Reações
23.074
Pontos
353
Flex é perca de tempo, carro perde desempenho.
Abrir motor e recomendado a partir de 200k, porém depende muito do uso e da conservação. Tem gente que só "refaz" motor com 300k.

Enviado de meu Mi A1 usando o Tapatalk
 

lex.le

Bam-bam-bam
Mensagens
242
Reações
401
Pontos
248
Não compensa abrir o motor a cada 100k km para fazer cabeçote ou trocar anéis e bronzinas, esse tipo de serviço só aceleraria o desgaste do motor por aumentar a compressão e atrito de um motor que já está acostumado com um desgaste geral. Hoje em dia um motor bem cuidado roda mais de 300k km sem problemas e compensa esperar realmente aparecer algum problema para abrir o mesmo.

Ano passado abri o motor do meu Peugeot 307 1.6 por conta de uma correia dentada que rompeu para fazer o cabeçote e constatei que o motor com 170k km rodados estava em perfeito estado de uso ainda, não havia desgaste excessivo nas camisas nem mesmo folga nas bronzinas e anéis, se eu continuar cuidando da troca de óleo de forma correta, ele vai chegar nos 300k fácil sem problemas.

Quanto a conversão de carros gasolina para flex ou etanol, não é algo mais viável devido ao alto valor do etanol nos dias atuais, fora que hoje qualquer Palio de 11k é flex de fábrica.
 
D

Deleted member 35588

Um motor de carro é projetado pra 5000 horas, então vai depender bastante do modo com que ele é utilizado. Mesmo com uso severo, ainda acho pouco provável que seja necessário abrir com 100 mil km.
 

Cielo

Lenda da internet
Mensagens
17.270
Reações
50.371
Pontos
1.539
Não faz sentido nenhum abrir um motor com 100 mil km, é insanidade isso, voce abre o motor quando da algum problema, a manutenção preventiva vc nao precisa abrir o motor do carro, e justamente é feito assim pq abrir um motor demanda muito custo, eu tive que abrir o motor do meu clio qd ele tinha uns 165 mil km, tive que comprar junta de cabeçote original na CSS e não é algo parado, tive que fazer a plaina do cabecote porque ele fica marcado da junta antiga, mais alguns outros custos, não é viavel, eu abri pq realmente precisava, sou o 2 dono do clio e o 1 infelizmente usou oleo que nao era o recomendado o que ocasionou no ressecamento de uns aneis de vedação e por consequencia vazava oleo.

Sobre transformar em flex, eu realmente nao acho que seja algo proveitoso a ser fazer, nem no meu clio que existe flex eu arriscaria, imagina pegar um carro que é importado, que nao existe essa conversão de fabrica, eu nunca faria mesmo, se pra manutenção basica ja é dificil achar mao de obra qualificada, imagina pra fazer essa transformação.

Um motor de carro é projetado pra 5000 horas, então vai depender bastante do modo com que ele é utilizado. Mesmo com uso severo, ainda acho pouco provável que seja necessário abrir com 100 mil km.

aonde vc coletou esse dado de 5000 horas?
 


Tpsy

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.052
Reações
2.301
Pontos
703
Pelo que vi no vídeo anterior dá pra especular alguns motivos da conservação desse motor.

Foi usado frequentemente, percorria longas distâncias(o que favorece o ideal funcionamento), sempre teve a revisão feita.
Fora o fato de que está na Europa e o combustível tem maior qualidade/disponibilidade.
 

Cielo

Lenda da internet
Mensagens
17.270
Reações
50.371
Pontos
1.539
No Autoentusiastas tem uma matéria interessante falando sobre a durabilidade de alguns componentes:
http://www.autoentusiastas.com.br/2015/02/tempo-de-vida/

eu moro em uma cidade onde temos 2 montadoras(renault/nissan e audi/VW) e o meu mecanico coincidentemente trabalhou na fabrica da renault com validação de peças, segundo ele o motor é projetado e testado até 300 mil km, depois disso é na sorte, mas segundo ele ate 300 mil km é td testado e tal.
 

thiago_rariz

Bam-bam-bam
Mensagens
10.743
Reações
8.560
Pontos
454
Eu lembro que o manual do classe A especificava que a primeira retifica seria feita por volta dos 500 mil km.
Caminhões tem motores projetados, em marcas como Scania e Volvo, para 1 milhão de km sem abrir.
Pra que abrir com 100 mil? Pra gastar dinheiro?
Eu só abri o Alfa, com 125 mil, pq minha esposa não viu q estourou uma mangueira, andou com ele sem liquido de arrefecimento e ferveu. Caso contrário não abriria.
 

doraemondigimon

Lenda da internet
Mensagens
16.209
Reações
23.305
Pontos
1.619
Eu perguntei isso por dúvidas mesmo. Sobre abrir o motor, já era uma curiosidade que eu tinha. Mas, sobre 'flexionalizar' o motor, essa é uma dúvida que estou tentando catar as respostas justamente porque o motor do meu 306 é somente a 'gasolinda' (tá chegando a picos de 7R$ em Goiânia. Do jeito que vai, tá parecendo que vai virar é perfume caro!!!!)
 

rossetto

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.149
Reações
33.075
Pontos
553
Só abre motor precocemente quem não faz manutenção básica, o resto é conversinha de boi dormir, lógico que existem motores bons e ruins mas tirando os extremos nenhum motor é pra dar problema se bem cuidado e bem conduzido, sem uso severo.
 

-Mauricio

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.865
Reações
6.461
Pontos
703
Não vale a pena flexionalizar o motor. Quando o preço da gasolina aumenta, o do etanol também aumenta. E é raríssimo o preço do etanol ser abaixo dos 70% do preço da gasolina. Valeria a pena se houvesse estrutura sólida para o comércio de bioetanol, além da desregulamentação dos combustíveis brasileiros. O que não há! O preço sempre será influenciado principalmente por tabela e por política.

E abrir motor recomendo, como disseram, apenas quando aparecer problemas. Marcas japoneses normalmente demoram bastante para gerarem alguma pane, em contrapartida marcas francesas e norte-americanas adoram uma obsolecência programada para os 150 mil km de um carro muito bem cuidado.
 

B.E.A.S.T

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.806
Reações
2.552
Pontos
719
Uma das coisas que é interessante se levar em conta é: vou comprar um usado, ele tem só 40mil kms rodados.
Se este veiculo foi utilizado no transito de SP, por exemplo, ele tem 40 ml km no hodometro, mas em kmtragem preso em engarrafamentos deve ter o dobro.

Por isso, sempre bom confiar na visão do mecanico, ao invés de numeros (os quais sabemos que um hodometro é facilmente falsificável).
 

Dettox

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.552
Reações
1.186
Pontos
594
A saúde do motor pode ser conferida sem sua abertura, existem vários diagnósticos e ferramentas que podem usadas para que seja determinado ou não a necessidade de abertura de um motor.
Não tem essa de abrir com X KMS, tudo vai depender da conservação do veículo dada por como foi feita a manutenção.

https://www.caranddriver.com/news/really-long-haulin-what-its-like-to-drive-200000-miles-per-year

Sobre trocar um carro pra alcool ou vice versa..., eu não faria, ainda mais em carros mais velhos, mas normalmente pode ser feito com troca dos componentes do sistema de combustível do veículo, o que, feito direito, pode sair muito caro, visto que envolve a troca de mangueiras, bicos, bomba, repgramação da central e etc.
Sem contar alguns fatores relacionados ao alcool que eu não curto.
Mas tenho vários amigos que fizeram isso com carros mais novos em busca de potência e confiabilidade maior.
 

doraemondigimon

Lenda da internet
Mensagens
16.209
Reações
23.305
Pontos
1.619
E abrir motor recomendo, como disseram, apenas quando aparecer problemas. Marcas japoneses normalmente demoram bastante para gerarem alguma pane, em contrapartida marcas francesas e norte-americanas adoram uma obsolecência programada para os 150 mil km de um carro muito bem cuidado.

Engraçado dizer que meu motor chegou aos 230.000 km rodados antes de ser sabotado pelo 'mexânico'.... No manual do 306, afirmam uma duração média de 450.000 km para a manutenção dele.
 

Herminium

Bam-bam-bam
Mensagens
1.141
Reações
2.160
Pontos
453
Motor bem cuidado, os segredos básicos:
- Óleo a cada 5 mil km ou 6 meses, independente da viscosidade, porém, obviamente, os mais modernos (sintéticos ou semi-sintéticos) até realmente aguentam 10 mil km ou 1 ano. TODO carro que tive sempre troquei a cada 6 meses ou 5 mil km, diria que esse é o essencial.
- Limpeza de bico a cada 20, 30 mil km.
- Dê preferência à gasolina aditivada sempre que possível (Uso somente essa há pelo menos 2 anos e nunca tive problema com combustível ruim e meus carros sempre foram monocombustível).
- Velas e cabos a cada 20, 30 mil km no máximo.
- Filtros de ar e combustível a cada 10 mil km.
- Primeira partida do dia: Ligue o carro e deixe ele lá pelo menos um minuto, o tempo de você "se ajeitar no carro" e não saia cortando giro, fique entre 2 e 3 mil RPM, pois o motor ainda está aquecendo e as partes ainda não dilataram e chegaram na sua temperatura ideal de trabalho, bem como tudo não está bem lubrificado o suficiente para abuso.
- Aditivo de radiador: Troque a cada 100 mil km ou 1 ou 2 anos.

Fazendo isso, dificilmente terá problemas com seu carro. Eu faço tudo isso e sempre fui feliz com todo carro que tive, mas sou um cara zeloso até demais com o carro. Isso porque não comentei dos cuidados com câmbio, suspensão e etc.

Já tive Subaru com 231.000 que não baixava água, nem óleo, não batia e não rajava, sem borra de óleo, novamente, fui bastante feliz com todo carro velhinho e importado que tive, cuidei do jeito certo com tudo que aprendi na vida de oficina e pesquisas, o problema é passar isso pra frente sem ouvir um "você está louco", "você é um caso á parte", "os mecânicos devem adorar você" e coisas do tipo.

E dizem que brasileiro é apaixonado por carro...
 
Topo Fundo