O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[ALGO PRA SE LUTAR news] A luta para manter a batata frita crocante

Sgt. Kowalski

Lenda da internet
Mensagens
56.622
Reações
133.542
Pontos
2.139
A luta para manter a batata frita crocante
Lamb Weston quer melhorar a qualidade da entrega do fast food, mas sofre com as dificuldades da embalagem - como o fato das fritas ficarem ao lado de milk-shakes, bebidas geladas ou hambúrgueres úmidos


Rachel Abrams, The New York Times

19 Julho 2018 | 10h15


A batata frita perfeita é crocante por fora e macia por dentro. Mas as batatas fritas que são entregues nas nossas casas são frequentemente frias, úmidas e moles. Lamb Weston, a maior fabricante de produtos desse tipo nos Estados Unidos, quer melhorar o fast food.

Seus fregueses, entre eles McDonald’s e Yum Brands, dona do KFC, estão procurando cada vez mais serviços de entrega sob demanda. Mas, para as batatas fritas, a viagem é um martírio, especialmente se ficam alojadas ao lado de uma bebida gelada e um hambúrguer quente num saco de papel.

1531847811988.jpg

Fadadas a um destino engordurado num saquinho ao lado de um hambúrguer e um milk-shake. Batatas fritas são agrupadas por peso antes de serem embaladas Foto: Eirik Johnson para The New York Times
“Quando colocamos as batatinhas ao lado do milk-shake, ambos saem prejudicados", disse Deb Dihel, vice-presidente de inovação da Lamb Weston.

O modelo básico de batatas fritas da empresa permanece crocante por cerca de cinco minutos. Recentemente, foi lançada uma nova variedade feita com uma massa especial que mantém as batatas crocantes por até uma hora, mesmo depois de serem colocadas no micro-ondas em casa.

Os negócios da Lamb Weston giram em torno das batatas. No ano passado, a empresa acumulou vendas de mais de US$ 3,1 bilhões em diferentes modalidades de batatas fritas.

Uma das 13 instalações da Lamb Weston, em Richland, Washington, produz quase 500 mil quilos de produtos de batatas diariamente. Um jato de vapor descasca as batatas, que são disparadas a 120 quilômetros por hora através de lâminas de metal que as fatiam nos formatos desejados. Câmeras identificam as imperfeições, e jatos de ar derrubam as batatas danificadas da linha de produção.

Em menos de seis horas, uma batata pode ser colhida do solo, transformada em batata frita e embalada. Mas o uso de água em demasia as torna moles.

1531847811986.jpg

Com a proliferação dos serviços de entregas, a longevidade das crocantes batatas fritas se tornou um problema. Uma máquina separa as batatas antes de serem embaladas Foto: Eirik Johnson para The New York Times
“A água é o grande inimigo", disse Deb. “É dela que estamos tentando proteger as batatas fritas.”

Computadores monitoram as condições do solo, a maturidade da colheita e a irrigação. As plantas são testadas todas as semanas para medir seus nutrientes. Usando esses resultados, os agricultores podem ajustar a quantidade de água.

Para prolongar a vida das batatas fritas, funcionários da empresa as mergulham em óleo quente. A massa, feita principalmente de amido cru, cozinha instantaneamente para formar a crocante camada externa.

Para proteger as batatas fritas durante a entrega, a equipe criou embalagens para manter a umidade afastada e permitir a ventilação. Os clientes também recebem orientações a respeito de como prepará-las e embalá-las. Sacos plásticos e embalagens fechadas se transformam em pequenas saunas, amolecendo as batatas fritas. Um saquinho de papel com uma leve dobra é uma alternativa melhor.

No laboratório, engenheiros de alimentos reproduzem os males da entrega, embalando as batatas fritas em saquinhos brancos de papel ao lado de milk-shakes gelados e hambúrgueres úmidos. Os saquinhos são deixados ali por 15 minutos, ou mesmo 30 ou 45 minutos. Seu calor é medido com câmeras infravermelhas.

1531847811903.jpg

Uma instalação da Lamb Weston produz 500 mil quilos de produtos de batata por dia. Uma amostra de fast food no Centro de Inovação Foto: Eirik Johnson para The New York Times
Os testadores provam chocolates, biscoitos e outros alimentos, usando-os como referência para avaliar a crocância das batatas fritas, seu sabor e outros atributos.

Os testadores provam tantas batatas que são acompanhados por recipientes para cuspir os restos, como provadores de vinho.

“Às vezes, tiro férias e chego até a sentir falta delas", disse Deb a respeito das fritas. “Como batatas todos os dias.”
 

Piga

Alien Pro-Gear Spec!
VIP
Mensagens
12.488
Reações
32.700
Pontos
1.048
Ainda estou pra ver bata frita mais gostosa que a do McDonald's. Nenhum fast food conseguiu superar eles ainda nesse ponto.

Enviado de meu ASUS_X00DDA usando o Tapatalk
 

Kaneda1985

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
21.546
Reações
66.716
Pontos
563
Rapaz, desde que eu comecei a fazer na air frayer minha vida se tornou muito feliz.
 

geist

Lenda da internet
Mensagens
22.305
Reações
90.163
Pontos
1.503
Ainda estou pra ver bata frita mais gostosa que a do McDonald's. Nenhum fast food conseguiu superar eles ainda nesse ponto.

Enviado de meu ASUS_X00DDA usando o Tapatalk

Concordo totalmente. São mais finas que as dos outros sem deixar de ter a massinha dentro. Sempre peço a grande quando como lá.
Batata do BK é grotesca. Também não curto a canoa do Bob's e muito menos a rústica do McDonald’s.

Batata caseira eu já desisti de fazer. Dá muito trabalho e, apesar do gosto ser muito bom, não fica muito crocante, além do óleo em demasia.
Batata assada é batata assada. Não é frita.

McDonalds-Shares-Hit-Record-High-After-Strong-Earnings-Report.jpg


No mais, finalmente estão trabalhando com afinco num dos maiores problemas da humanidade. Tomara que saia logo a solução para as batatas.
 


daniellm

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.420
Reações
3.550
Pontos
1.049
Ainda estou pra ver bata frita mais gostosa que a do McDonald's. Nenhum fast food conseguiu superar eles ainda nesse ponto.

Enviado de meu ASUS_X00DDA usando o Tapatalk

Rapaz, desde que eu comecei a fazer na air frayer minha vida se tornou muito feliz.
Ia responder isso pro colega acima, batata feita na air fryer não perde em nada pras do Mc ou outras, fica boa demais !
 

Azz01

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.742
Reações
4.317
Pontos
703
Imaginem o tanto de quimica que vai ter na batata o dia que conseguirem, a melhor batata frita que eu comi era justamente de uma lanchonete fuleira que tinha aqui perto, nao sei qual milagre que eles faziam aonde mesmo depois de fria ainda conseguia ficar um pouco crocante
 

_Cab_

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.644
Reações
6.609
Pontos
819
Imaginem o tanto de quimica que vai ter na batata o dia que conseguirem, a melhor batata frita que eu comi era justamente de uma lanchonete fuleira que tinha aqui perto, nao sei qual milagre que eles faziam aonde mesmo depois de fria ainda conseguia ficar um pouco crocante
O que o olhos não veem, o coração não sente

:coolface
 

Wastelander

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
11.842
Reações
21.100
Pontos
1.434
Ainda estou pra ver bata frita mais gostosa que a do McDonald's. Nenhum fast food conseguiu superar eles ainda nesse ponto.

Enviado de meu ASUS_X00DDA usando o Tapatalk
Tem uma rede de Fast Food aqui na região que eu acho que está 'quase lá', chamada Digão.

A batata dos caras é muito boa, ao contrário das do BK / Bobs da vida.
 

esilvap

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.467
Reações
3.139
Pontos
979
Fritem as suas batatas em gordura vegetal hidrogenada (vulgo gordura trans pura) e depois me digam se não ficou igualzinha a do McDonald's.
 

Ataru

Bam-bam-bam
Mensagens
5.601
Reações
24.370
Pontos
353
Ainda estou pra ver bata frita mais gostosa que a do McDonald's. Nenhum fast food conseguiu superar eles ainda nesse ponto.

Enviado de meu ASUS_X00DDA usando o Tapatalk

Pouca gente percebe, mas uma coisa que deixa a batata do McDonald’s gostosa é que eles botam um pouco de essência de carne nela.


Sent from my iPhone using Tapatalk
 

onurb88

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.388
Reações
55.741
Pontos
1.253
a melhor é aquela de rua com oleo da semana passada.
 

Azz01

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.742
Reações
4.317
Pontos
703
a melhor é aquela de rua com oleo da semana passada.

Cara lembrei de uma vez aonde depois da escola a noite eu fui comer uma porção de batatinhas em uma lancheria que tinha na frente, isso era quase 11h da noite e imagina quantas vezes eles ja tinham usado o mesmo oleo pra ffritas, aquilas batatas tinham uma mistura de gosto que ficava entre carne e outras duas coisas que nao consegui distinguir na hora
 

CloudNine

Bam-bam-bam
Mensagens
5.935
Reações
19.904
Pontos
353
Ainda estou pra ver bata frita mais gostosa que a do McDonald's. Nenhum fast food conseguiu superar eles ainda nesse ponto.

Enviado de meu ASUS_X00DDA usando o Tapatalk

Se você soubesse o segredo por trás dessa delícia ficaria enojado.
 

Piga

Alien Pro-Gear Spec!
VIP
Mensagens
12.488
Reações
32.700
Pontos
1.048
Se você soubesse o segredo por trás dessa delícia ficaria enojado.
Depois que eu vi numa fábrica como se fabrica salsicha, nada mais me enjoa.

Ps: adoro uma salsicha.

Enviado de meu ASUS_X00DDA usando o Tapatalk
 

Maladino

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
9.008
Reações
16.662
Pontos
1.209
Sei que o tópico é sobre fast-food e delivery, mas aqui em casa eu cheguei a conclusão que pra ficar crocante ou é esses batatas congeladas ou é batata Asterix.

Esses macetes da internet (tipo jogar amido por cima, choque térmico e similares) dependem mais da qualidade da batata do que o macete.

Já tentei de tudo com todo tipo de batata diferente em vários tipos de óleos e cheguei a conclusão de que o que importa é a batata.

Isso pro consumo doméstico né. Fast fios e delivery tem outras variedades pra se preocupar.
 

Demétrio

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.859
Reações
6.803
Pontos
1.009
Minha vó faz uma batata frita excelente que nem sei como é, sei que ela "empana" a parada. Compra batata, corte em palitos, e sei lá por que, vai farinha de trigo junto.

Fica sensacional. Só que molengona também.
 

Master-Chief

Ei mãe, 500 pontos!
GOLD
Mensagens
10.088
Reações
30.502
Pontos
903
Rapaz, desde que eu comecei a fazer na air frayer minha vida se tornou muito feliz.

Fiz uma vez e ficou uma b*sta, mas foi a batata natural, descascada e cortada em casa e tal.

Só fica excelente com aquela batata processada e congelada, de pacotinho.

Como você faz? Dá pra fazer com a batata natural?
 

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.115
Reações
172.178
Pontos
2.599
O que dá para fazer a fim de dar uma boa moral é colocar na air fryer caso recebamos em casa. Até que dá uma recuperada na crocância e esquenta como deve.
 

Wrex

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.042
Reações
15.624
Pontos
1.109
Lembrei que fritei umas batatas em óleo de coco, ficaram bem mais crocantes.
 

Velejante

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.505
Reações
202
Pontos
514
Pô, falaram aí mal dá batata do bk. As que como aqui em ctba são bem boas. As vezes gosto mais que as do McDonald's. Mas varia muito entre os restaurantes. Não ha a mesma constância do McDonald's, de fato.
 

NJunior

Sonysta Hunter
GOLD
Mensagens
5.530
Reações
20.668
Pontos
603
Em Barra Bonita/SP tem um trailer que chama Batata Mania, eles fazem uma batata frita chips que é a melhor batata frita que já comi na vida, saborosa e hiper crocante, se você deixa na caixinha(de papelão mesmo) embalada na sacola plástica bem fechada ela fica crocante por uma semana. A batata palito deles é boa mas nem se compara com a Chips, recomendo pra quem puder experimentar, fica na praça do teleférico/kartódromo. De sábado e domingo a noite, em dia de calor, você pega de meia hora a uma hora de fila pra comprar, isso que tem 7 funcionários dentro do trailer...

eles devem fritar as batatas em óleo de aviação ou algo da nasa pqp não é possível uma batata frita ficar mais crocante que um torresmo :lolwtf
 
Topo Fundo