O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[DesvalorizadOS] Por que desisti de estudar ciência e tecnologia – E por que não irei mais estudar.

JFR City

Bam-bam-bam
Mensagens
4.699
Reações
8.495
Pontos
303
Minha desistência de estudar (e tentar trabalhar) no setor não foi – no começo - por vontade própria, mas sim por uma série de fatores e opiniões paralelas.

Em 2009, aos 15 anos, comecei a estudar o ensino técnico em informática integrado ao médio em uma das mais conhecidas e melhores escolas privadas da cidade. Com um quadro de aplicativos populares (Delphi, Java, Photoshop, Dreamweaver, etc...) e com os MELHORES professores na região...

Mas quando me formei em dezembro de 2011, comecei (QUASE LENTAMENTE) a me tocar da realidade, que na minha região (Vale do Paraíba) não existem mais oportunidades na área devido a centralização de empregos (Tudo ficando em APENAS uma ou duas cidades), e por isso. Eu teria de me mudar para SP.

Vontade de trabalhar e procurar emprego tinha de sobra, mas oportunidades era abaixo de zero. Vários cursos, vários estudos e vários certificados, mas ainda assim, o mercado de trabalho me dava as costas.
Chegou num ponto em que cheguei a ficar estressado (e consequentemente acumulando estresse), mas isso desde 2007, pois tive uma infância e adolescência horrível.

Em Dezembro de 2013, depois de dois meses fracassados (mas fundamentais para conseguir o tão sonhado canudo) de estágio, consegui um emprego fixo em uma rede de drogarias na limpeza.
Mas infelizmente, não consegui conciliar o trabalho e os estudos (Insisti em fazer as duas coisas, tomando quatro medicamentos e foi ficando tudo mais difícil) e fui rapidamente acumulando mais estresse ainda, perdi sono, não descansava, vivia com falta de ar.

Foi curso de inglês em 2014. Vários cursos de programação em 2015 e um EAD em programação de jogos em 2016 que minha família era contra e era para ser concluida em seis meses mas levou quase dois anos por falta de colaboração, só consegui terminar em outubro de 2017. E gradualmente em agosto em 2016 por conta de sobrecarga e falta de opções entrei em depressão e fiquei totalmente infeliz. Claro que felicidade é algo muito subjetivo. Por isso, vamos logo escancarar os fatos: Eu estava deprimido, estressado, tendo explosões de raiva todo fim de semana, querendo quebrar tudo e, vivendo à base de coquetéis para depressão! De dia, de noite e de madrugada!

Por conta disso tudo e muito mais, tirando minha insistência em querer virar desenvolvedor de jogos, cheguei a comprar briga com familiares (que apesar de entenderem parcialmente, diziam que essa área nunca dará futuro no Brasil e que era uma área só para ricos), com a empresa que eu trabalhava (Queriam me mandar embora caso eu não me curasse IMEDIATAMENTE da depressão, consequentemente a depressão me fez ficar com o nome sujo na empresa, portanto, um pequeno erro acarretou na minha demissão), cheguei a perder inumeras amizades por conta dos estudos (Não porque queria estudar, mas sim por causa da área que eu estava estudando). Praticamente fui perdendo TUDO que tive pela SEGUNDA vez (A primeira foi em 2010). Em resumo: Fui estudar programação de jogos e acabei tendo “todos os prejuízos e nenhum lucro/beneficio”.

Sem contar que havia um bando de alucinados nas comunidades de game dev que se formavam e trabalhavam de graça (ou quase) – tanto remotamente como presencialmente. Um monte de gente dizia que eu não deveria trabalhar naquela área se eu queria botar dinheiro em casa e fazer isso puramente por amor. Para todos, a parada tava bonita daquele jeito. Para alguns poucos, como eu, eramos os incomodados e eles queriam ir embora logo do Brasil. E como diz aquele ditado: “os incomodados…”
Bem, para bom entendedor, meia palavra basta.

Como não teria chance de mudar de país para poder ter um futuro decente e comprei briga “com o mundo”, fui repreendido pela minha psicóloga que me deu um ultimato que mudou o resto da minha vida: “Ou eu desistia de tudo e focava EXCLUSIVAMENTE em segurar meu emprego e fazer meu tratamento AS ESCONDIDAS ou ela me encaminharia para um hospício e consequentemente, perderia meu emprego e minha vaga com ela”.

Foi a partir daí que a ficha começou a cair, pois fiz uma put* duma m**** desgraçada com todos que viviam ao meu redor: Passou da hora de eu procurar outra coisa para estudar e depois que fui mandado embora da empresa que eu trabalhava, outro tipo de emprego que me desse o MINIMO de liberdade individual. Tarefa quase impossível para quem tem 25 anos, mora com a avó e fez uma pilha de cursos de desenvolvimento de jogos sendo que trabalhava em uma drogaria.
De fato, eu custei muito e só agora aceitei que não vale a pena trabalhar com ciência e tecnologia no Brasil. Vivia muito infeliz e quase fui para o cemitério porque vivia tentando entrar em uma área que está sob constante prostituição e está à beira da extinção. E gradualmente fui vendo opiniões de pessoas que desistiram de trabalhar no setor por causa de salários muito baixos, ou as vezes inexistentes.

Um dos meus colegas de escola trabalhou em uma empresa da cidade desenvolvendo programas empresariais para iPad ganhando apenas 300 reais (Nos bancos de emprego, eram o salário mínimo e VT, o VT ele nunca viu) por 6 meses. Depois de tanto sofrer, jogou a toalha e mudou de setor, foi para controle de estoque de um grupo logístico regional, ganhando 10 vezes o que ele ganhava como programador.

O primo dele sofreu como psicólogo, no Brasil é quase crime ir em psicólogo (Você rapidamente é taxado de louco). Então pouca gente procura, ele era obrigado a cobrar 1000 reais por cada cliente (Ele tinha 2 clientes na época), quando a crise começou, ele perdeu os dois clientes e como a concorrência (Pra não dizer prostituição e desvalorização) era grande e ele tinha esposa e filha pra cuidar, depois de 3 meses decidiu engolir o orgulho e procurar outra coisa para trabalhar. Em um ano e meio virou caminhoneiro. Hoje ele não começa o mês com menos de 2500 reais. Não é a profissão dos sonhos dele, mas garante o sustento da esposa (Que só esse ano conseguiu emprego) e da filha (Que começou a pré-escola).

Aí eu pergunto para vocês: De que adianta trabalhar com/estudar algo que você acha/acredita que gosta, se a profissão é desvalorizada, se tem os menores salários possíveis, se você volta para casa quebrado, sem possibilidade de se entreter (Seja em casa ou fora de casa), dormindo pouco, passando estresse, perdendo amizades, levando rasgadas dia e noite de familiares, ficando com a saúde deteriorada e na maioria das vezes não tem direito a dias de folga ou tem que usar sua folga para se especializar para ganhar o mesmo salário de fome?

A troco de quê pessoas se sujeitam a trabalhar por pouco – e por nada em tempo integral, seja em uma sala ou na própria casa?

O que leva a essas pessoas a acharem que vão ficar em baixo da asa de familiares pelo resto de suas vidas? Será que as mesmas que desvalorizaram o setor acham que todos que seguem essa carreira pensam do mesmo jeito e muito mais???
 

Akuma_Gouken

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.231
Reações
1.510
Pontos
603
Eu tenho uma história meio parecida com a sua, trabalho com TI há 8 anos e já esgotou todas as minhas energias, comecei com 17 e hoje tenho 25. Terminei técnico, graduação, estou terminando uma pós e fazendo inglês. Ganho um salário de nível médio sendo "especialista" e estou estudando pra concursos. Ah, vou fazer um nesse domingo pra tentar ganhar R$1000,00 por mês só pra sair da área.
 

mig29gsxr

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.855
Reações
27.816
Pontos
1.444
Desencana de ser idealista cara... Essa história de querer trabalhar com desenvolvimento de jogos é um saco aqui no Brasil. Se você é bom em alguma coisa, seja dev, infra, dba, teste, requisito, enfim, vá trabalhar em qualquer sisteminha meia boca aí que qualquer empresa vende. Algo que pague alimentação, transporte, plano de saúde e VR, salário não precisa ser mais que o mínimo para sobrevivência, até pq se passar de 5 pilas o IR vai comer seu toba.
Faça seu trampo, bata seu ponto e caia fora! É o melhor que tem pra realidade hoje.
E se vc estivesse em qualquer outra área, poderia estar na m**** também. A não ser que vc tivesse outra aptidão que dá grana, mas pelo jeito você já é um cara da área de TI...
 

Megabyte 2.0

Bam-bam-bam
Mensagens
3.481
Reações
5.334
Pontos
303
Se a área de desenvolvimento de software, que ainda é uma área quentinha aqui no Brasil, já está ruim imagine a de Desenvolvimento de jogos, deve ser é bem morna, isso para não dizer fria. Talvez, eu disse TALVEZ, daria certo se fosse para abrir uma stand up de desenvolvimento de jogos, mas ainda sim seria um risco pois iria ser um tempo de trabalho sem retorno algum e só gastos (você teria que ter cash para comprar equipamentos e pagar o seu sustento), sem certeza se iria dar certo ou não. Área de T.I só é mais ou menos, digo ter emprego mesmo sendo por meio de exploração, na área de programação de sites, apps ou softwares para computadores, fora isso é o famoso caldo de pedra (bem fraco).

Eu sei o que você está querendo dizer, tanto que eu já fiz um tópico falando sobre a área de T.I. O Lema da T.I é bem parecida com a do Brasil no perído da "ditadura": "Ame-o ou deixe-o".
 
Ultima Edição:

geist

Lenda da internet
Mensagens
22.306
Reações
90.165
Pontos
1.503
O que fodeu tudo aí não foi a área, mas a sua doença. Se não valesse a pena pra ninguém, faculdade nenhuma estaria oferecendo o curso.
Prostituição profissional tem em todas as áreas. No meu ramo (contabilidade) e direito, há gente pegando serviço por 1/5 do valor mínimo tabelado pelo CRC/OAB. É triste, mas é o que tem pra hoje.
A vantagem da sua área é poder atuar em praticamente qualquer país. Por isso que disse que o que te fodeu foi a doença.
 


Megabyte 2.0

Bam-bam-bam
Mensagens
3.481
Reações
5.334
Pontos
303
O que fodeu tudo aí não foi a área, mas a sua doença. Se não valesse a pena pra ninguém, faculdade nenhuma estaria oferecendo o curso.
Prostituição profissional tem em todas as áreas. No meu ramo (contabilidade) e direito, há gente pegando serviço por 1/5 do valor mínimo tabelado pelo CRC/OAB. É triste, mas é o que tem pra hoje.
A vantagem da sua área é poder atuar em praticamente qualquer país. Por isso que disse que o que te fodeu foi a doença.

Ou melhors, trabalhar no próprio conforto de casa. Só em não ter que pegar trânsito.... ô maravilha. Mas acho que o que você diz tem fundamento, e até concordo contigo.
 

JFR City

Bam-bam-bam
Mensagens
4.699
Reações
8.495
Pontos
303
Desencana de ser idealista cara... Essa história de querer trabalhar com desenvolvimento de jogos é um saco aqui no Brasil. Se você é bom em alguma coisa, seja dev, infra, dba, teste, requisito, enfim, vá trabalhar em qualquer sisteminha meia boca aí que qualquer empresa vende. Algo que pague alimentação, transporte, plano de saúde e VR, salário não precisa ser mais que o mínimo para sobrevivência, até pq se passar de 5 pilas o IR vai comer seu toba.
Faça seu trampo, bata seu ponto e caia fora! É o melhor que tem pra realidade hoje.
E se vc estivesse em qualquer outra área, poderia estar na m**** também. A não ser que vc tivesse outra aptidão que dá grana, mas pelo jeito você já é um cara da área de TI...

Não sou, você não leu o texto todo? Não tem emprego na minha cidade! E nunca terá!
E não, não vou pegar fretado para poder trabalhar como programador.
Mas só pelo fato de eu ter pulado fora, a doença tem menos peso (Nos dois sentidos) no meu dia a dia.

O que fodeu tudo aí não foi a área, mas a sua doença. Se não valesse a pena pra ninguém, faculdade nenhuma estaria oferecendo o curso.
Prostituição profissional tem em todas as áreas. No meu ramo (contabilidade) e direito, há gente pegando serviço por 1/5 do valor mínimo tabelado pelo CRC/OAB. É triste, mas é o que tem pra hoje.
A vantagem da sua área é poder atuar em praticamente qualquer país. Por isso que disse que o que te fodeu foi a doença.

Concordo parcialmente, mas e quem NÃO MORA em SP, Campinas e BH?
E quem mora aonde não tem faculdade na área?

Ou melhors, trabalhar no próprio conforto de casa. Só em não ter que pegar trânsito.... ô maravilha.

Mas o salário dos trabalhos remotos, ó!
Raimundo.jpg
 

mig29gsxr

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.855
Reações
27.816
Pontos
1.444
Não sou, você não leu o texto todo? Não tem emprego na minha cidade! E nunca terá!
E não, não vou pegar fretado para poder trabalhar como programador.
Mas só pelo fato de eu ter pulado fora, a doença tem menos peso (Nos dois sentidos) no meu dia a dia.



Concordo parcialmente, mas e quem NÃO MORA em SP, Campinas e BH?
E quem mora aonde não tem faculdade na área?



Mas o salário dos trabalhos remotos, ó!
Visualizar anexo 52934
Mora em pensão, tem um monte de gente que faz isso aqui em São Paulo.
 

geist

Lenda da internet
Mensagens
22.306
Reações
90.165
Pontos
1.503
Concordo parcialmente, mas e quem NÃO MORA em SP, Campinas e BH?
E quem mora aonde não tem faculdade na área?



Mas o salário dos trabalhos remotos, ó!

Mas isso é de conhecimento ANTES de optar por essa área. É o mesmo que eu querer fazer agronomia morando em SP capital.
De qualquer forma tem a opção de trabalhar remotamente. O salário quase sempre é baixo, mas se você manjar bastante dá pra pegar coisa do exterior e ganhar em dólar. Aí a coisa fica bem interessante. :kjoinha
 

Sic Parvis Magna

The Intelligent Investor
Mensagens
17.666
Reações
10.655
Pontos
1.479
Cara, primeira coisa pra melhorar é assumir responsabilidade pela vida que você leva. Em quase todo parágrafo você culpa algo ou alguém, isso é característica de quem tá programado pra continuar sendo fracassado. Enquanto você tá nessa, tem o maluco brasileiro lá que trabalhou no God of War.

Segunda coisa é parar de olhar pra vida dos outros e focar na sua.

Terceira é ter ambição se quiser sair de onde está. Se não quiser, tudo bem, a maioria das pessoas prefere o conforto do fracasso.
 

Maladino

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
9.008
Reações
16.662
Pontos
1.209
Problema é a cultura de carreira no Brasil. O conhecimento vocacional é uma piada por aqui, então as pessoas acabam crescendo achando que é mera opção de gosto pela área e que nao envolve outros fatores que você vai conviver, como se mudar ou mesmo que o seu emprego dos sonhos, dentro da sua área de trabalho, é reservado para um nicho da elite.

Daí o cara entra em direito, por exemplo, sonhando ser um advogado de filme americano no interior de Mandirituba e achando que não vai ter de lidar com trabalho burocrático.

Então ou você se curva pro mercado e procura moradia nos pólos econômicos da sua área, ou você vira empresário da área para tentar suprir uma demanda da sua região (o quê é difícil) ou desiste e parte pra outra.

É foda, mas existem milhões de pessoas em situação semelhante em várias áreas, se você não estiver disposto a fazer o que os casos de sucesso fizeram (se mudar, abrir o próprio negócio e etc), então nao existe muito o que dizer.

E isso não é exatamente culpa sua, a situação de várias áreas no país é cruel mesmo. Mais do que deveriam ser.
 

JFR City

Bam-bam-bam
Mensagens
4.699
Reações
8.495
Pontos
303
Cara, primeira coisa pra melhorar é assumir responsabilidade pela vida que você leva. Em quase todo parágrafo você culpa algo ou alguém, isso é característica de quem tá programado pra continuar sendo fracassado. Enquanto você tá nessa, tem o maluco brasileiro lá que trabalhou no God of War.

Segunda coisa é parar de olhar pra vida dos outros e focar na sua.

Terceira é ter ambição se quiser sair de onde está. Se não quiser, tudo bem, a maioria das pessoas prefere o conforto do fracasso.

Então eu e meus amigos próximos estamos errados em procurar outro tipo de emprego/estudo porque estamos tendo uma porrada de despesas/prejuizos e quase morri por problemas de saúde devido ao excesso de estresse e de tanto estudar e quase não poder dormir?
 

JFR City

Bam-bam-bam
Mensagens
4.699
Reações
8.495
Pontos
303
Problema é a cultura de carreira no Brasil. O conhecimento vocacional é uma piada por aqui, então as pessoas acabam crescendo achando que é mera opção de gosto pela área e que nao envolve outros fatores que você vai conviver, como se mudar ou mesmo que o seu emprego dos sonhos, dentro da sua área de trabalho, é reservado para um nicho da elite.

Daí o cara entra em direito, por exemplo, sonhando ser um advogado de filme americano no interior de Mandirituba e achando que não vai ter de lidar com trabalho burocrático.

Então ou você se curva pro mercado e procura moradia nos pólos econômicos da sua área, ou você vira empresário da área para tentar suprir uma demanda da sua região (o quê é difícil) ou desiste e parte pra outra.

É foda, mas existem milhões de pessoas em situação semelhante em várias áreas, se você não estiver disposto a fazer o que os casos de sucesso fizeram (se mudar, abrir o próprio negócio e etc), então nao existe muito o que dizer.

E isso não é exatamente culpa sua, a situação de várias áreas no país é cruel mesmo. Mais do que deveriam ser.

É bem isso que to querendo dizer pro pessoal. Tem maluco pra achar que eu to sendo preguiçoso, vagaba, etc...
Não, não é essa a ideia, o que to querendo dizer é que são poucos que podem abrir mão de dormir, estudar nas horas vagas, trabalhar como programador para complementar a renda e não como fixo. Etc...
É uma área para POUCOS!
E é bom lembrar que pra empreender na área de ciência e tecnologia, tem que ter rios de dinheiro, porque a maioria dos investidores no Brasil só pensam em estética e alimentação.
 

Maladino

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
9.008
Reações
16.662
Pontos
1.209
E é bom lembrar que pra empreender na área de ciência e tecnologia, tem que ter rios de dinheiro, porque a maioria dos investidores no Brasil só pensam em estética e alimentação.
Aí acho que depende das variáveis e da demanda que você quer suprir.

Meu primo é ADS na cidade mais caipira do Paraná (não quer se afastar da família) e fez sucesso vendendo gerenciador de venda e estoque pra mercado pequeno. Começou com um PC e um pendrive.

Mas cada caso é um caso.

A questão é que ou você aceita a realidade e faz alguma coisa, ou desiste. Não tem pra quem reclamar, independente de quem seja a culpa.

Eu tenho 29 anos, odeio a área em que me especializei e agora estou aqui me fodendo pra passar em um dos vestibulares mais concorridos do país.
 
Ultima Edição:

Solid Dante

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.041
Reações
15.906
Pontos
1.389
É bem isso que to querendo dizer pro pessoal. Tem maluco pra achar que eu to sendo preguiçoso, vagaba, etc...
Não, não é essa a ideia, o que to querendo dizer é que são poucos que podem abrir mão de dormir, estudar nas horas vagas, trabalhar como programador para complementar a renda e não como fixo. Etc...
É uma área para POUCOS!
E é bom lembrar que pra empreender na área de ciência e tecnologia, tem que ter rios de dinheiro, porque a maioria dos investidores no Brasil só pensam em estética e alimentação.

Para poucos coisa nenhuma, tem vaga pra cacete, não é porque não tem na sua cidade que é para poucos.

Aqui em Santos também não tem nada, e não fico esperando cair do céu, vou pra SP.
 

Soldado!

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.729
Reações
18.641
Pontos
744
Recomendo um curso rápido de pedreiro, eletricista ou azuleijista.

Trabalha um ano como servente de pedreiro.

Daí vc pega experiência e sai com carreira solo.

Um pedreiro atento aos detalhes, que fala inglês, que entende de tudo e que sabe negociar com o cliente.

Será um expoente no setor e vai ganhar muito dinheiro.

OBS: é sério.

So long
 

EgonRunner

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.148
Reações
35.302
Pontos
1.053
infelizmente em TI, 1% vão ter sucesso, 9% vão viver com alguma dignidade e 90% vão apenas sobreviver.
 

JFR City

Bam-bam-bam
Mensagens
4.699
Reações
8.495
Pontos
303
Recomendo um curso rápido de pedreiro, eletricista ou azuleijista.

Trabalha um ano como servente de pedreiro.

Daí vc pega experiência e sai com carreira solo.

Um pedreiro atento aos detalhes, que fala inglês, que entende de tudo e que sabe negociar com o cliente.

Será um expoente no setor e vai ganhar muito dinheiro.

OBS: é sério.

So long

Meu pai e locador do meu quarto leu isso e mandou eu escrever: "Não duvide..."
 

Megabyte 2.0

Bam-bam-bam
Mensagens
3.481
Reações
5.334
Pontos
303
Acho que alguns aqui não estão entendendo o que o user está tentando dizer. Uma coisa é você morar próximo a uma cidade com um polo de tecnologia, e outra é você mudar de uma cidade de outro estado e longe de um polo. Sem falar que não tem como um cara sair de sua cidade natal sem a certeza de que conseguirá um emprego e ainda sem nada do bolso, é um risco que não compensa. A área de T.I é ruim como um todo no Brasil, se quiser pode até pesquisar aí e ver como andam os salários e as ofertas de empregos. Se você conseguiu encontrar um trabalho em São Paulo, no Rio, ou em outra cidade; que bom. Mas não podemos generalizar que todos poderão ter a mesma oportunidade. A realidade é essa:

infelizmente em TI, 1% vão ter sucesso, 9% vão viver com alguma dignidade e 90% vão apenas sobreviver.

Essa realidade também é valida.

Recomendo um curso rápido de pedreiro, eletricista ou azuleijista.

Trabalha um ano como servente de pedreiro.

Daí vc pega experiência e sai com carreira solo.

Um pedreiro atento aos detalhes, que fala inglês, que entende de tudo e que sabe negociar com o cliente.

Será um expoente no setor e vai ganhar muito dinheiro.

OBS: é sério.

So long


Sabe qual é a diferença entre trabalhar como pedreiro e desenvolvedor? Nenhuma!

Nesses dois empregos você vai cansar do mesmo modo. Na construção civil você não levará trabalho para casa e também não desempenhar um esforço mental (digo, passar horas quebrando a mente tentando resolver o problema em um algoritmo etc). Aqui um pedreiro não ganha menos que R$ 100,00/dia e olha que estou falando do nordeste. Na área da T.I para você rala, leva problema para casa, e ainda tem dificuldade para fechar 2K.
 
Ultima Edição:

JFR City

Bam-bam-bam
Mensagens
4.699
Reações
8.495
Pontos
303
Acho que alguns aqui não estão entendendo o que o user está tentando dizer. Uma coisa é você morar próximo a uma cidade com um polo de tecnologia e outra é você mudar de uma cidade de outro estado e longe de um polo. Sem falar que não tem como um cara sair sem certeza de emprego e sem nada do bolso, é um risco que não compensa. A área de T.I é ruim como um todo no Brasil, pode até pesquisar aí e ver como andam os salários e as ofertas de empregos. Se você conseguiu encontrar um trabalho em São Paulo, no Rio, ou em outra cidade, que bom, mas não podemos generalizar que todos poderão ter a mesma oportunidade.

Bem isso. Eu moro há 125km de SP. Ou eu me mudo ou eu pego fretado todo dia para poder concorrer vaga com gente do país inteiro.

É um risco que DEFINITIVAMENTE não compensa.
Sem contar que não é todo mundo que tem condição de abrir mão de dormir e ficar batendo cabeça até a madrugada para terminar um software/jogo.
Sem falar que tem muita despesa.
 

Soldado!

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.729
Reações
18.641
Pontos
744
Acho que alguns aqui não estão entendendo o que o user está tentando dizer. Uma coisa é você morar próximo a uma cidade com um polo de tecnologia e outra é você mudar de uma cidade de outro estado e longe de um polo. Sem falar que não tem como um cara sair sem certeza de emprego e sem nada do bolso, é um risco que não compensa. A área de T.I é ruim como um todo no Brasil, pode até pesquisar aí e ver como andam os salários e as ofertas de empregos. Se você conseguiu encontrar um trabalho em São Paulo, no Rio, ou em outra cidade, que bom, mas não podemos generalizar que todos poderão ter a mesma oportunidade. A realidade é essa:



Essa realidade também é valida.




Sabe qual é a diferença entre trabalhar como pedreiro e desenvolvedor? Nenhuma!

Nesses dois empregos você vai cansar do mesmo modo. Na construção civil você não levará trabalho para casa e também não desempenhar um esforço mental (digo, passar horas quebrando a mente tentando resolver o problema em um algoritmo etc). Aqui um pedreiro não ganha menos que R$ 100,00/dia e olha que estou falando do nordeste. Na área da T.I para você rala, leva problema para casa, e ainda tem dificuldade para fechar 2K.
Não sei se é verdade e também não lembro a fonte. Mas li certa vez que as pessoas mais felizes desempenham trabalhos manuais.

Talvez seja verdade.

So long
 

Megabyte 2.0

Bam-bam-bam
Mensagens
3.481
Reações
5.334
Pontos
303
Bem isso. Eu moro há 125km de SP. Ou eu me mudo ou eu pego fretado todo dia para poder concorrer vaga com gente do país inteiro.

É um risco que DEFINITIVAMENTE não compensa.
Sem contar que não é todo mundo que tem condição de abrir mão de dormir e ficar batendo cabeça até a madrugada para terminar um software/jogo.
Sem falar que tem muita despesa.

125KM é longe para o cara ficar pegando ônibus para ir e voltar (nessa brincadeira vão umas 3~4hrs). Aluguel é caro, os mais baratos ficam em bairros perigosos e a pessoa terá que acordar cedo e perder 2 horas, no mínimo, de ida e volta. Não compensa, é melhor tentar estudar e passar em um concurso municipal para ganhar 1K ( ao menos é mais digno). Eu já virei noites desenvolvendo e digo que isso é algo que acaba com você. Tanto que tem dias que você fica para baixo e cansado, a saúde vai lá para o chão.
 

Megabyte 2.0

Bam-bam-bam
Mensagens
3.481
Reações
5.334
Pontos
303
Não sei se é verdade e também não lembro a fonte. Mas li certa vez que as pessoas mais felizes desempenham trabalhos manuais.

Talvez seja verdade.

So long

Cara, o melhor trabalho é aquele que você não leva para casa. Trabalhos manuais depende de um esforço físico, mas você vai faz o que tem para fazer, vai para casa e pronto. Trabalhos como programador tem um desgaste grande na visão e mentalmente.
 

JFR City

Bam-bam-bam
Mensagens
4.699
Reações
8.495
Pontos
303
125KM é longe para o cara ficar pegando ônibus para ir e voltar (nessa brincadeira vão umas 3~4hrs). Aluguel é caro, os mais baratos ficam em bairros perigosos e a pessoa terá que acordar cedo e perder 2 horas, no mínimo, de ida e volta. Não compensa, é melhor tentar estudar e passar em um concurso municipal para ganhar 1K ( ao menos é mais digno). Eu já virei noites desenvolvendo e digo que isso é algo que acaba com você. Tanto que tem dias que você fica para baixo e cansado, a saúde vai lá para o chão.

Nem fale, praticamente até para estudar nesse setor acaba com a sua saúde. Eu mesmo chegava do trabalho e tinha que estudar meu EAD e meus familiares tiravam meu foco a todo custo e fiquei mais de um ano tendo que iniciar todas as aulas do zero pois eu não absorvia nem um pouco a matéria. Trabalhava sábado e domingo eu não parava em cara. Praticamente tirando trabalho e estudo, eu dormia quando tava em casa. De tanto estudar e de trabalhar mais do que os fofoqueiros da drogaria, eu chegava em casa morto, com falta de ar. As vezes até meu corpo travava e eu ficava falando coisa que eu no meu modo normal (hoje e antes de me formar) não falava. O médico que me diagnosticou em dezembro mesmo falou que por muito pouco eu não morri. Porque fiquei 10 anos acumulando estresse e querendo soluções imediatas. Em seguida minha psicologa veio e me ULTIMATOU.

Tem muita gente desistindo da ciência e da tecnologia e indo para a parte de economia, administrativo, turismo e hotelaria, contabilidade, etc... Eu mesmo depois que a poeira baixar e terminar a minha recuperação e meu tratamento vou partir para uma faculdade (e uma pós em seguida) em UMA DESTAS ÁREAS e vou participar sério de um desses mercados. Se depender do caso, tiro carta de ônibus/caminhão e viro motorista de ônibus/caminhoneiro. As vezes um curso de montagem de moveis, etc...

Cara, o melhor trabalho é aquele que você não leva para casa. Trabalhos manuais depende de um esforço físico, mas você vai faz o que tem para fazer, vai para casa e pronto. Trabalhos como programador tem um desgaste grande na visão e mentalmente.

Coisa rarissima hoje em dia, um trabalho que você NUNCA leva para casa. Mas fazer o que né.
 

geist

Lenda da internet
Mensagens
22.306
Reações
90.165
Pontos
1.503
Cara, o melhor trabalho é aquele que você não leva para casa. Trabalhos manuais depende de um esforço físico, mas você vai faz o que tem para fazer, vai para casa e pronto. Trabalhos como programador tem um desgaste grande na visão e mentalmente.

O único problema do trabalho manual é que se demandar muito esforço, haverá uma limitação da idade por causa da saúde. Pedreiro é um exemplo que não dá pra ficar até muito velho... já eletricista, mecânico, funileiro, marceneiro e serralheiro dá.
 

EgonRunner

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.148
Reações
35.302
Pontos
1.053
A diferença entre pedreiro e um desenvolvedor é que, daqui um ano, a casa ainda vai estar de pé.
Já o código/página vai ter sido remendado ou substituído.

Não é q trabalho manual traga mais felicidade mas um trabalho q se traduza em algo tangível, físico, pode trazer mais realização pessoal.
 

Megabyte 2.0

Bam-bam-bam
Mensagens
3.481
Reações
5.334
Pontos
303
Nem fale, praticamente até para estudar nesse setor acaba com a sua saúde. Eu mesmo chegava do trabalho e tinha que estudar meu EAD e meus familiares tiravam meu foco a todo custo e fiquei mais de um ano tendo que iniciar todas as aulas do zero pois eu não absorvia nem um pouco a matéria. Trabalhava sábado e domingo eu não parava em cara. Praticamente tirando trabalho e estudo, eu dormia quando tava em casa. De tanto estudar e de trabalhar mais do que os fofoqueiros da drogaria, eu chegava em casa morto, com falta de ar. As vezes até meu corpo travava e eu ficava falando coisa que eu no meu modo normal (hoje e antes de me formar) não falava. O médico que me diagnosticou em dezembro mesmo falou que por muito pouco eu não morri. Porque fiquei 10 anos acumulando estresse e querendo soluções imediatas. Em seguida minha psicologa veio e me ULTIMATOU.

Tem muita gente desistindo da ciência e da tecnologia e indo para a parte de economia, administrativo, turismo e hotelaria, contabilidade, etc... Eu mesmo depois que a poeira baixar e terminar a minha recuperação e meu tratamento vou partir para uma faculdade (e uma pós em seguida) em UMA DESTAS ÁREAS e vou participar sério de um desses mercados. Se depender do caso, tiro carta de ônibus/caminhão e viro motorista de ônibus/caminhoneiro. As vezes um curso de montagem de moveis, etc...



Coisa rarissima hoje em dia, um trabalho que você NUNCA leva para casa. Mas fazer o que né.

A saúde vem em primeiro lugar, recupera-se dos problemas e depois volte a estudar. Realmente temos que buscar fazer algo que tenha um bom custo benefício, e não o que gostamos. Se trabalho fosse bom não se chamaria trabalho, se chamara hobby. Cara, eu acho que todas as áreas, exceto medicina, estão ruins no Brasil. Se puder faça um concurso, isso sim é uma garantia se um bom trabalho e sem muita pressão.

Espero que você tenha melhoras aí.
 

geist

Lenda da internet
Mensagens
22.306
Reações
90.165
Pontos
1.503
Caminhoneiro tira na faixa de 3 mil aqui em SP. Isso sem ser o dono do caminhão, trabalhando em uma transportadora. Carreta (carteira E) fazendo só sudeste.
Se for para mais longe tira mais, só que aí já era convívio com a família.
 

Megabyte 2.0

Bam-bam-bam
Mensagens
3.481
Reações
5.334
Pontos
303
O único problema do trabalho manual é que se demandar muito esforço, haverá uma limitação da idade por causa da saúde. Pedreiro é um exemplo que não dá pra ficar até muito velho... já eletricista, mecânico, funileiro, marceneiro e serralheiro dá.

Mecânica dá uma renda boa, rapaz. Fazendo um bom trabalho e sendo honesto consegue conquistar um cliente fiel. E se for de confiança consegue até uns $$ por indicação de carros ou algo do tipo.
 

Megabyte 2.0

Bam-bam-bam
Mensagens
3.481
Reações
5.334
Pontos
303
A diferença entre pedreiro e um desenvolvedor é que, daqui um ano, a casa ainda vai estar de pé.
Já o código/página vai ter sido remendado ou substituído.

Não é q trabalho manual traga mais felicidade mas um trabalho q se traduza em algo tangível, físico, pode trazer mais realização pessoal.

Isso também. Acho que o problema dessa área no país, é que só porque não podemos tocar ou sentir o nosso trabalho quer dizer que não merecemos uma remuneração equivalente com o nosso esforço. No país só é promissor sãos os três pilares: Direito, Medicina, Engenharia. Todos os três mostram resultados "reais" e são bem vistas na sociedade.
 

Dig Joy

Vem brincar comigo!
VIP
Mensagens
9.045
Reações
23.074
Pontos
353
Vocês já trabalharam em serviços pesados?

Por que para estarem cogitando...

Enviado de meu Mi A1 usando o Tapatalk
 

geist

Lenda da internet
Mensagens
22.306
Reações
90.165
Pontos
1.503
Mecânica dá uma renda boa, rapaz. Fazendo um bom trabalho e sendo honesto consegue conquistar um cliente fiel. E se for de confiança consegue até uns $$ por indicação de carros ou algo do tipo.

ADG que o diga. O cara era taxista com carro que nem era dele. Começou mecânica numa garagem que cabia um carro e hoje é milionário, dono de uma rede de franquias TOP.
O fato é que a pessoa tem que ser boa no que faz, independente da área... e pra ser realmente bom tem que gostar.
 

Megabyte 2.0

Bam-bam-bam
Mensagens
3.481
Reações
5.334
Pontos
303
ADG que o diga. O cara era taxista com carro que nem era dele. Começou mecânica numa garagem que cabia um carro e hoje é milionário, dono de uma rede de franquias TOP.
O fato é que a pessoa tem que ser boa no que faz, independente da área... e pra ser realmente bom tem que gostar.

O segredo é ser bom e gostar no que faz. E também é bom arriscar em virar um empresário, vê se da certo, não é?
 
Topo Fundo