O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Ambientes nostálgicos dos anos 90 e 2000 animam a galera na web

jor280

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.489
Reações
5.367
Pontos
709
Ambientes nostálgicos dos anos 90 e 2000 animam a galera na web


  • Rodrigo Guerra/UOL Jogos
    maquinas-de-fliperama-1472506861908_615x300.jpg

    O número de fliperamas diminuiu muito nos últimos anos

Um usuário do Twitter inflamou os corações de milhares de internautas ao relembrar "ambientes nostálgicos", como locadoras de vídeo e LAN house.

No tuíte (confira abaixo), que teve mais de 22 mil curtidas, a galera relembrou "como eram bons aqueles tempos" (e, convenhamos, os anos 90 e 2000 nem estão tão distantes assim...).


Aproveitamos para relembrar ambientes que faziam sucesso nessa época e que deixaram saudades, seja porque foram extintos ou porque estão cada vez mais difíceis de encontrar.
Que tempo bom!

a-locadora-jason-champion-video-inspirada-nas-lojas-dos-anos-1980-1495826850302_v2_615x300.jpg


Videolocadora

A molecada que cresceu com plataformas como YouTube, Netflix e uma infinidade de sites para baixar vídeos e séries, talvez não consiga nem imaginar, mas houve uma época em que as pessoas iam até um comércio para alugar filmes, sobretudo em fitas VHS, uma tecnologia que hoje em dia virou "peça de museu"
Compartilhe Reprodução / YouTube
locadora-de-video-game-mais-especificamente-locadora-de-playstation-1532061749604_615x300.jpg


Locadora de videogame

Nos anos 90, várias locadoras de vídeo incorporaram áreas específicas para a locação de jogos de videogame em suas lojas, como Mega Drive e Super Nintendo. A partir de 1995, o lançamento do PlayStation exigiu das locadoras uma nova modalidade de comércio. Como o console era muito caro, o adolescente que não tinha dinheiro para comprar um "Play" recorria às locadoras, que passaram a alugar os próprios videogames (mais especificamente, "alugavam" as horas jogadas, já que era preciso jogar dentro do estabelecimento). É possível dizer que essas locadoras deram origem ao nosso próximo item, a "LAN house"!
Compartilhe
lan-house-1494260783180_v2_615x300.jpg


LAN house

As chamadas LAN houses (ou "casas-de-rede") hoje em dia estão quase extintas, mas fizeram muito sucesso no início dos anos 2000. Basicamente, eram comércios onde usuários pagavam para acessar um computador com internet. Tinha quem ia pra trocar ideia no bate-papo do BOL, ou mandar um "testimonial" para algum amigo no Orkut, e uma legião de fãs do game "Counter Strike", que varavam as noites fazendo o popular "corujão" (um turno completo durante a madrugada, com preços promocionais)
Compartilhe
maquinas-de-fliperama-1472506861908_615x300.jpg


Fliperamas

"Vovós" das LAN house e locadoras, as casas de fliperama eram o ponto de encontro dos "gamers" de gerações passadas. Nos anos 80 a moda era o game "Pinball". Já nos anos 90 o pessoal curtia mais os jogos de luta, como "Street Fighter", "Mortal Kombat" e "The King of Fighter"
Compartilhe
o-parque-de-diversoes-playcenter-na-zona-oeste-de-sao-paulo-vai-encerrar-as-atividades-a-partir-do-proximo-dia-29-de-julho-o-parque-atual-sera-reformado-para-adocao-de-um-novo-modelo-1332191790767_615x300.jpg


Playcenter

Inaugurado nos anos 70, o Playcenter deixou saudades na galera de São Paulo quando encerrou as atividades em 2012. Brinquedos radicais como Turbo Drop e Evolution, além das divertidas "Noites do Terror" ficaram pra sempre na memória de quem passou pelo parque
Compartilhe Reprodução / boltlalpan.com
laser-shots-1532482359583_615x300.jpg


Laser shots

No fim dos anos 90, os laser shots ficaram bastante populares e eram diversão garantida em vários shoppings. Tratava-se de uma brincadeira que simulava um tiroteio com armas de brinquedo do tipo laser. Hoje em dia, a brincadeira está mais restrita a alguns buffets de festa infantil

Fonte:https://noticias.bol.uol.com.br/bol...dos-anos-90-e-2000-animam-a-galera-na-web.htm
 

Gustavo Reis

Bam-bam-bam
Mensagens
1.285
Reações
2.426
Pontos
453
Joguei poucas vezes em locadoras ou lan houses, tive snes e ps1 na época, e o n64 meu tio tinha, além de um PC razoável até pra época em que eu jogava algumas coisas mais atuais.
Mas acho muito legal o clima que elas tinham, pena que praticamente não existem mais.
 

BillieGDJoe

Bam-bam-bam
Mensagens
1.065
Reações
1.609
Pontos
353
Eu sinto muita falta também de ambientes assim, principalmente fliperamas. Mas acho que hoje em dia seria complicado um lugar desses fora de shopping por conta da criminalidade que aumentou demais. Sempre foi meio tenso de frequentar, mas acho que hoje seria ainda mais complicado.
 

Odin Games

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.725
Reações
14.400
Pontos
503
Também sinto saudades das locadoras, matei muita aula e repeti de ano algumas vezes por causa delas... :klol

Mas infelizmente joguei muito pouco os fliperamas, pois meus pais não me deixavam eu entrar nos botecos onde tinham eles, pois vá que eu fosse abusado por algum bebum... :klol

Já esses parques eu fui muito pouco também, mas nos casos deles eu não tinha muito interesse na época.
 

jor280

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.489
Reações
5.367
Pontos
709
Também sinto saudades das locadoras, matei muita aula e repeti de ano algumas vezes por causa delas... :klol

Mas infelizmente joguei muito pouco os fliperamas, pois meus pais não me deixavam eu entrar nos botecos onde tinham eles, pois vá que eu fosse abusado por algum bebum... :klol

Já esses parques eu fui muito pouco também, mas nos casos deles eu não tinha muito interesse na época.
Idem aqui , repeti a quinta série por causa dos flipers e locadoras.
Me lembro até hj da surra homérica que levei da minha mãe!
Depois disso fiquei mais cauteloso, maldito SF e MK! Rsrsrs


Enviado de meu ONE TOUCH 4015N usando o Tapatalk
 

doraemondigimon

Lenda da internet
Mensagens
16.198
Reações
23.296
Pontos
1.619
Também sinto saudades das locadoras, matei muita aula e repeti de ano algumas vezes por causa delas... :klol

Mas infelizmente joguei muito pouco os fliperamas, pois meus pais não me deixavam eu entrar nos botecos onde tinham eles, pois vá que eu fosse abusado por algum bebum... :klol

Já esses parques eu fui muito pouco também, mas nos casos deles eu não tinha muito interesse na época.
Idem aqui , repeti a quinta série por causa dos flipers e locadoras.
Me lembro até hj da surra homérica que levei da minha mãe!
Depois disso fiquei mais cauteloso, maldito SF e MK! Rsrsrs


Enviado de meu ONE TOUCH 4015N usando o Tapatalk

Enquanto vocês foram em uma época mais 'nova', comparado a mim, que bombei na sétima série, bem na época da transmissão de Zillion na Globo$ta e do jogo Shinobi (arcade), sonhando com uma versão pro ZX Spectrum, que já havia sido anunciada mas ainda estava sendo bem enrolada pela sua softhouse, a Mastertronic justamente porque era pra sair pela US Gold, mas teve algum perrengue e mandaram pra essa !#%U_$@(*¨#@_ que fez isso:



........Lembrando que na versão 48kb, NÃO TINHA MÚSICA (na época eu não tinha a Multiface). Eram apenas 'Blips, Blops e Blarrrghs' de audio!

Agora, ambiente que (é óbvio) não seria divulgado em aberto, seria as lojas de revenda e cópias de jogos para os computadores antigos (ZX Spectrum, MSX, ZX 81, TRS 80 e suas variantes, Apple II e Apple II Plus e por aí vai), onde você entrava em um predio FEIO......

telao.png


(Eu já havia mostrado antes em outro tópico, mas nesse caso, mostro de novo)

Esse apartamento que está demarcado era o ponto mor de pirataria e contrabando de hardware e software em Goiânia para os computadores que eu citei antes. Era estranho demais chegar lá e entrar e, na hora de passar da porta, ver um MONTE de computadores e fitas cassete em estantes e mesas com uma galera (hoje composta de gente que é bancário, policiais, professores, T.I. (eu incluso), e outras profissões) que na época, era adolescente louco pra conseguir um jogo mais novo do que era empurrado garganta abaixo nas lojas, pela antiga Disprosoft e acessórios que eram prometidos pelas empresas liberadoras dos hardwares, mas nunca viram a cor da luz do sol brasileiro.
 


spacepope

Bam-bam-bam
Mensagens
761
Reações
4.937
Pontos
433
Isso era legal mesmo, o próprio ato de ir até a locadora e ficar lá por um longo tempo olhando para as caixinhas ou vendo alguém jogar era tão legal quanto jogar o jogo que você alugou na sua casa.
Era tudo parte da experiência e é algo que não volta mais. Parando pra pensar eu tenho hoje mais jogos que algumas das locadoras que visitava na época, mas era um tempo bom demais.
 

krazyx

The Matrix Engineer
VIP
Mensagens
1.480
Reações
3.082
Pontos
293
Hoje em dia, quem tiver grana e montar um bar/fliperama vai se dar bem.

Se eu tivesse grana eu investiria.
 

Odin Games

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.725
Reações
14.400
Pontos
503
Enquanto vocês foram em uma época mais 'nova', comparado a mim, que bombei na sétima série, bem na época da transmissão de Zillion na Globo$ta e do jogo Shinobi (arcade), sonhando com uma versão pro ZX Spectrum, que já havia sido anunciada mas ainda estava sendo bem enrolada pela sua softhouse, a Mastertronic justamente porque era pra sair pela US Gold, mas teve algum perrengue e mandaram pra essa !#%U_$@(*¨#@_ que fez isso:



........Lembrando que na versão 48kb, NÃO TINHA MÚSICA (na época eu não tinha a Multiface). Eram apenas 'Blips, Blops e Blarrrghs' de audio!

Agora, ambiente que (é óbvio) não seria divulgado em aberto, seria as lojas de revenda e cópias de jogos para os computadores antigos (ZX Spectrum, MSX, ZX 81, TRS 80 e suas variantes, Apple II e Apple II Plus e por aí vai), onde você entrava em um predio FEIO......

telao.png


(Eu já havia mostrado antes em outro tópico, mas nesse caso, mostro de novo)

Esse apartamento que está demarcado era o ponto mor de pirataria e contrabando de hardware e software em Goiânia para os computadores que eu citei antes. Era estranho demais chegar lá e entrar e, na hora de passar da porta, ver um MONTE de computadores e fitas cassete em estantes e mesas com uma galera (hoje composta de gente que é bancário, policiais, professores, T.I. (eu incluso), e outras profissões) que na época, era adolescente louco pra conseguir um jogo mais novo do que era empurrado garganta abaixo nas lojas, pela antiga Disprosoft e acessórios que eram prometidos pelas empresas liberadoras dos hardwares, mas nunca viram a cor da luz do sol brasileiro.

Interessante sua história Doraemon, a alguns meses eu criei um tópico em outro fórum mostrando fotos de onde eram as locadoras onde eu frequentava, e outros membros postaram os seus lugares também, eu tinha postado uns 10 lugares diferentes, vou ver se trago esse tópico para cá.
 

B - Mark

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.232
Reações
4.019
Pontos
1.109
Gostava muito dos ambientes das Videlocadoras,Fliperamas e Locadoras de Games nos anos 80 e 90 além de já ter tido tópicos sobre esses lugares

Nas Videolocadoras gostava de alugar filmes e desenhos japoneses que depois seriam conehcidos como Anime.

Nos anos 80 jogava mais nos fliperamas do que no meu saudoso Atari 2600. Aliás foi nos fliperamas que tive meu primeiro contato com games e depois ganhei o Atari.

Isso continuou nos anos 90 até 2003 quando a maioria fechou além de perder espaço para as Lan Houses.

As Locadoras de Games também gostava muito por causa do ambiente com diversos jogos, as prateleiras e os posters. Foi nela que conheci o Mega Drive, o SNES e o Neo Geo.

Já as Lan Houses para mim não traz nenhuma nostalgia por causa do ambente e de poucos jogos de meu interesse como GTA Vice City. Só ia a Lan Houses por causa desse jogo e acessar internet quando meu computador dava problema ou precisava fazer alguma pesquisa porque tive net discada de 1997 a 2005.

Por fim aqui vão links para 2 tópicos de minha autoria

Games 4 Fun: Antiga locadora de Goiânia que frequentava
https://forum.outerspace.com.br/ind...a-locadora-de-goiânia-que-frequentava.439431/

No que se transformaram as locadoras de sua cidade?
https://forum.outerspace.com.br/ind...nsformaram-as-locadoras-de-sua-cidade.474764/

Também tem esse tópico do @Grose sobre Fliperamas
https://forum.outerspace.com.br/ind...sformaram-os-fliperamas-da-sua-cidade.452281/
 

Odin Games

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.725
Reações
14.400
Pontos
503
Belos tópicos B - Mark, vou começar a postar em breve nesse seu das locadoras então.
 

PocketCrocodile

Mil pontos, LOL!
Mensagens
29.866
Reações
50.965
Pontos
1.003
Um dos motivos que hoje em dia lan house/fliper seria complicado é porque ia ter o filtro gourmet em todos
Vc ia pagar 5 reais uma ficha
 

bruno79

Habitué da casa
Mensagens
113
Reações
62
Pontos
64
Locadoras... vivi todas as fases desse magico estabelecimento, desde o nascimento apenas com fitas VHS e cartuchos de ATARI, passando pela fase semi LAN House até seu fim, uma pena não ter aproveitado a desova de cartuchos.
Foi bem bizarro a fase em que algumas locadoras que locavam cartuchos piratas passaram a vender tudo e comprar originais.
 

B - Mark

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.232
Reações
4.019
Pontos
1.109
Sobre as locadoras de vídeo, me lembrei dessa reportagem que vi dias atrás.

 

matroska

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
12.801
Reações
13.684
Pontos
674
Grandes anos 80 e 90.
Nasci em 1982.

Eu passei muito tempo nos fliperamas, locadoras de videogames entre 1989 e 2000.

Tambem ia nas locadoras de video escolher filmes a partir de 92 até 2000.

Nas locadoras peguei a época do master, nes(clones), mega, snes, ps1, n64, saturn e o inicio do Dream Cast e ps2.

Já nas Lan House eu não era tão fã. Frequentei apenas para jogar counter strike entre 2002/2004 eu ia nos corujões que eram bem em conta a hora. Mas foi nua frequência bem menor.
 

matroska

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
12.801
Reações
13.684
Pontos
674
Locadoras... vivi todas as fases desse magico estabelecimento, desde o nascimento apenas com fitas VHS e cartuchos de ATARI, passando pela fase semi LAN House até seu fim, uma pena não ter aproveitado a desova de cartuchos.
Foi bem bizarro a fase em que algumas locadoras que locavam cartuchos piratas passaram a vender tudo e comprar originais.

Aqui na minha cidade pirataria rolou solta até o 2007 qd o ps2 dominava.

Desde o nes(clones), mega, snes, ps1, dream e ps2 era tudo pirata.

Creio que você se refira a cidades bem grandes onde havia fiscalização. Em 99% dos lugares isso não existia. Morei em Londrina (cidade de 600 mil hab) e lá pirataria rolava solta de boas até 2004 que eu fiquei por lá
 

PocketCrocodile

Mil pontos, LOL!
Mensagens
29.866
Reações
50.965
Pontos
1.003
Aqui na minha cidade pirataria rolou solta até o 2007 qd o ps2 dominava.

Desde o nes(clones), mega, snes, ps1, dream e ps2 era tudo pirata.

Creio que você se refira a cidades bem grandes onde havia fiscalização. Em 99% dos lugares isso não existia. Morei em Londrina (cidade de 600 mil hab) e lá pirataria rolava solta de boas até 2004 que eu fiquei por lá
Aqui no bairro rolou, as locadoras de PS2 (no tempo do PS1 só tinha 1 locadora aqui no bairro que era só filme e jogos de N64) só tinham PS2 desbloqueado e talz, a outra tinha uns jogos piratas de SNES (tipo Futebol Brasileiro 96)
 

Tina Ferrarista

Bam-bam-bam
Mensagens
4.644
Reações
9.443
Pontos
453
Bons tempos que eu ficava a tarde vendo o pessoal jogando Tequingue 96 enquanto fazia dever de casa. Era divertido quando povo apostava, perdia, aí queria tacar um taco de sinuca nas costas do outro.
Aí meu pai entrava na frente, conversava com os garotos, eles se desculpavam, e tudo acabava os garotos tomando um daqueles guaranas de garrafa de vidro, que era 50 centavos.
Um dos motivos que hoje em dia lan house/fliper seria complicado é porque ia ter o filtro gourmet em todos
Vc ia pagar 5 reais uma ficha
Fliper é mais difícil por um problema: os jogadores ogros. Como as peças são o olho da cara, ou você aumenta a ficha, ou limita quem pode jogar.
Como a maioria que quer jogar ou é pro, ou gente que nunca jogou, então fica frequente ver a pessoa rodando a alavanca para tentar ver se sai alguma coisa.

Já Lan House tem dois problemas: primeiro é a acessibilidade, pois não deixo de jogar em casa pra jogar em LAN, mesmo que lá tenha um i9+rtx 2080.
Segundo é o preço dos hardware atualmente, que subiu num nível que se tornou impossível manter um PC bom para jogar coisas no nível que o povo quer atualmente.

E, claro, todos os dois têm o problema base: Segurança, que afasta gente não só desses lugares, como de muitos outros.
 

sparcx86_GHOST

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
26.774
Reações
18.254
Pontos
784
:klolgraças a uma locadora há muitos anos atrás eu pude jogar o Neo Geo AES no topo de sua glória.
O dono da locadora anunciou cerca de 3 meses antes da chegada do console pois um amigo dele iria ao Japão para comprar, muitos disseram que era mentira que nao iria porra nenhuma. Era altura do Street Fighter II lotar as locadoras, todos se revezavam tanto no arcade como no Super Nes para jogar.
Até que o dia D chegou e o Neo Geo apareceu com aquele seu controle arcade gigante e cartuchos ainda mais impressionantes com 2 slots de encaixe. :brbr
Jamais vou me esquecer do dia que pude jogar aquilo e acho que quem jogou também nunca se esquecerá.
Anos após a locadora fechou pois a crise veio e tiveram de vender tudo, o que fizeram do Neo Geo eu nao sei.
Os games que joguei nele foram: Art of Fighting, Fatal Fury, Burning Fight, Cyber-Lip, Robo Army, World Heroes

Aqui tem uma lista mais completa dos jogos disponíveis do neo geo por ano



O primeiro KOF somente fui conhecer depois de 1997 mais ou menos, e era um grande arcade, totalmente inovador o sistema de lutas e era muito muito hardcore. Praticamente só havia viciados a jogar aquela maquina. Patos nao costumavam passar de poucos segundos. :kkk
 

Vei pescador

Mil pontos, LOL!
Mensagens
23.533
Reações
18.517
Pontos
1.464
Enquanto vocês foram em uma época mais 'nova', comparado a mim, que bombei na sétima série, bem na época da transmissão de Zillion na Globo$ta e do jogo Shinobi (arcade), sonhando com uma versão pro ZX Spectrum, que já havia sido anunciada mas ainda estava sendo bem enrolada pela sua softhouse, a Mastertronic justamente porque era pra sair pela US Gold, mas teve algum perrengue e mandaram pra essa !#%U_$@(*¨#@_ que fez isso:



........Lembrando que na versão 48kb, NÃO TINHA MÚSICA (na época eu não tinha a Multiface). Eram apenas 'Blips, Blops e Blarrrghs' de audio!


Caraca, esse jogo é o "pai" do meu querido Wrath of the Black Manta :klol

 

doraemondigimon

Lenda da internet
Mensagens
16.198
Reações
23.296
Pontos
1.619
Caraca, esse jogo é o "pai" do meu querido Wrath of the Black Manta :klol


Engraçado... Além de você, conheço um vocalista de uma banda goiana que é simplesmente LOUCO por esse jogo. Na época que o lançou, ele comprou uma versão que veio até com camiseta!!!
 
Topo Fundo