O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


RetroAnalise - Sonic & Knuckles Collection

Tina Ferrarista

Bam-bam-bam
Mensagens
4.552
Reações
9.156
Pontos
453
Quem acompanha o cenário de retrojogos, já percebeu que várias empresas lançam seus jogos antigos via emulação, mas nem sempre foi assim. Nos anos 90, era até comum sairem versões de PC dos jogos dos consoles. No ano de 1997, a SEGA, aproveitando o sucesso do Sonic 3 e dos seus upgrades(&Knuckles e Blue Sphere), e que o Mega Drive/Genesis estava sendo enterrado pelo Saturn, e resolveu lançar uma coletânea, trazendo os jogos refeitos do zero para PCs da época. Será que essa versão é competente?
Captura de Tela (26).png
Sinto saudades dessas telas de instalação...

Quando eu escrevo sobre algum jogo, geralmente tenho a mania de escrever primeiro sobre a jogabilidade, mas aqui, nada foi alterado. Os pulos do ouriço azulado continuam tão precisos quanto sempre foram, os controles respondem muito bem, e, ao contrário da sua versão emulada, consegui zerar o jogo sem perder uma vida sequer. Um belo trabalho nesse departamento.
Desktop Screenshot 2019.01.16 - 13.35.39.97.png
Gráficos aqui são um ponto bastante positivo ao se falar desse jogo. Afinal, ao contrário do console original, os monitores da época já suportavam a incrível resolução de 800x600, o que proporciona gráficos belíssimos para o game. Nem irei me alongar, pois qualquer coisa que eu disser só irá constatar o óbvio.

Depois de elogiar dois departamentos, hora de falar do maior pecado do jogo: o som. Como na época, os sons eram proporcionados por placas de som, e a líder no ramo era a Soundblaster, então ficamos limitados a duas opções: um sintetizador FM, que tinha uma qualidade até que boa, mas muito aquém do original, ou áudios em MIDI, que... bem... Só peço para se manterem no FM.
Não sei quais os motivos para tal, mas três músicas do jogo foram alteradas(a do Carnival Night, a Ice Cap e a Launch Base), o que meio que tira a graça dessas fases, mas, existe mods que colocam os áudios originais das fases, e deixam as restantes com a qualidade do Genesis, tornando a experiência bem mais parecida com sua contraparte consolizada.
Captura de Tela (29).png
Nunca pensei que iria odiar ouvir o som de coleta de esmeralda do Caos...

Outra coisa a se falar são dos extras que acompanham o CD, que são alguns papéis de parede, protetores de tela, alguns sons personalizados... Nada tão incrível, mas que faz muita diferença para o conjunto, já que demonstra que houve uma preocupação especial com o jogo inteiro.
SONIC4A.png
Sonic usando carro era uma maluquice que a SEGA tenta empurrar desde aquele tempo.

Veredito final:

Embora ele peque em alguns aspectos aqui e ali, o jogo consegue se manter como uma excelente versão do jogo para os computadores de mesa. Pena que as empresas não tenham mais tal tipo de dedicação com seus ports e prefiram recorrer a emulação barata...
 

M3troid

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.907
Reações
19.482
Pontos
553
Eu tinha um cd pirata com essa coletânea. Mais um aqui que não sabe o motivo de trocarem umas músicas do Sonic 3.
 
Topo Fundo