O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Exército Profissional X Modelo que temos.

Martel

Bam-bam-bam
Mensagens
6.783
Reações
21.223
Pontos
353
Quem já foi militar, serviu como recruta pelo tempo obrigatório e tal, sabe como funciona a caserna e os QG's.
Não sei exatamente como funciona o modelo nos USA, mas ao que me parece lá o serviço obrigatório só existe em tempo de guerra. Fora isso a pessoa serve se quiser.
Aqui não, tem que se alistar, se eles quiserem vc serve de maneira obrigatória e é assim previsto na CF.

Mas a questão que ponho é, e se tivéssemos um modelo onde o que entra como recruta pudesse ascender até o oficialato por mérito e por promoção prevista em lei da forma diversa do que temos atualmente?

Atualmente (no exército, que uso como exemplo pois é o que mais conheço) o praça chega até a Capitão se entrar como sargento, mas quando chega (se chegar) já tá no bico do corvo.

Quem já serviu sabe que o exército e as outras forças é feudo de oficiais. Ali é como uma Aristocracia onde eles são os nobres e os praças são os escravos. Muitos estão ali por entrarem ou pelas academias ou por estágio de adaptação que é nada mais que 1 ano de aprendizado das rotinas.

Mas e se isso mudasse? Não as graduações, postos e modos de ingresso. Mas a forma de ascensão.

Teríamos um exército profissional de verdade. E não o que temos atualmente. Um exército (ou forças armadas como preferir) sucateado e que se assemelha a uma repartição pública. (exceptuando as guarnições de fronteira ou Batalhões de Forças especiais e etc.)
 
Topo Fundo