O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Então a Sony mentiu? (NÃO, não mentiu.. troca de ID disponível)

dbs64

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.733
Reações
2.028
Pontos
944
ID.jpg


Me refiro a troca de ID. Em outubro do ano passado a sony anunciou que começariam os testes. E que no inicio de 2019 estava programado o lançamento ao publico. Hoje, dia 1 de abril iniciamos o segundo trimestre de 2019 e não vi mais noticia alguma sobre isso, aliás, não conheço nenhum beta tester que testou essa troca de ID.

Alguém tem alguma noticia?

EDIT:

A troca de ID já está disponível:
https://blog.br.playstation.com/2019/04/10/mudanca-de-nome-na-psn-suas-perguntas-respondidas/


Onde e como posso mudar meu nome online?
Você pode mudar seu nome online pelo seu PS4 ou web browser.
PlayStation 4:
  • Passo 1: No seu PS4 vá para [Settings].
  • Passo 2: Selecione [Account Management] > [Account Information] > [Profile] > [Online ID].
  • Passo 3: Entre o nome online de sua escolha, ou escolha um dos mostrados.
  • Passo 4: Siga as instruções na tela para completar a mudança.
Web browser:
  • Passo 1: Entre na sua conta PlayStation Network e selecione PSN Profile no menu.
  • Passo 2: Selecione o botão Edit, ao lado do seu nome online.
  • Passo 3: Entre o nome online de sua escolha, ou escolha um dos mostrados.
  • Passo 4: Siga as instruções na tela para completar a mudança.
Posso fazer esta mudança do meu PS3 ou PS Vita?
Não. A mudança pode ser feita apenas de um sistema PS4 ou web browser.
Tenho que pagar para mudar meu nome?
A primeira mudança é gratuita, mas mudanças subsequentes serão cobradas. Membros PlayStation Plus terão um custo reduzido para efetuar mudanças após a primeira.
Meus amigos poderão me achar com meu novo nome?
Quando efetuar a mudança, terá a opção de mostrar seu nome antigo ao lado do seu nome novo no seu perfil por 30 dias. Isso facilitará seus amigos verem que a mudança foi feita. Esta escolha só pode ser feita no momento que efetuar a mudança.
Quantas vezes posso mudar meu nome?
Em geral, não há restrições ao número de vezes, lembrando que apenas a primeira será gratuita.
Posso reverter ao meu nome antigo?
Sim, desde que seu nome antigo não viole os Termos de Serviço. É possível reverter a qualquer nome anterior, entrando em contato com o Suporte PlayStation.
É necessário pagar para reverter?
Não, esta opção é gratuita sempre.
O que acontece com meu nome antigo? Outra pessoa pode passar a usá-lo?
Não, seus nomes antigos estarão disponíveis apenas para você.
Se mudar de nome várias vezes, posso reverter para qualquer um que já usei?
Sim, poderá reverter para qualquer nome que usar, a partir do lançamento desta função, desde que não violem os Termos de Serviço.
Quantas vezes posso reverter para um nome antigo?
Em geral, não há restrições ao número de vezes que pode reverter seu nome.
Qualquer conta pode mudar de nome online?
Contas Infantis não podem trocar de nome.
Todos os jogos suportam a mudança de nome online?
A grande maioria dos jogos ativos de PS4 que testamos suportam a função. Recomendamos que veja esta lista dos jogos testados antes de mudar efetivamente. Jogos PS3 e PS Vita não suportam a função.
O que quer dizer com “um jogo suporta a mudança de nome se foi originalmente publicado após 1 de abril de 2018”?
O jogo deve ter sido lançado pela primeira vez no dia 1 de abril de 2018, ou após essa data, para suportar a função de mudança de nome online. Por exemplo, um jogo que foi lançado em 2013 e depois remasterizado ou vendido como parte de um pacote, promoção ou bundle de ‘edição completa’ em 2018, não se aplica.
Qual o motivo de apenas jogos publicados após 1 de abril de 2018 terem sido desenvolvidos com suporte à mudança de nome online?
Jogos criados após essa data foram desenvolvidos usando ferramentas de sistema que permitem o suporte à mudança de nome online.
Todos os jogos futuros de PS4 terão com suporte à essa função?
Não garantimos que todos os jogos futuros terão suporte à função, embora todos que foram desenvolvidos após o dia 1 de abril de 2018 tenham sido criados com ferramentas que permitem o suporte.
Li que existem vários problemas e riscos possíveis quando mudar meu nome online, Como posso saber que não acontecerá comigo?
Recomendamos que
veja esta lista de jogos testados
antes de tomar sua decisão final. A grande maioria dos jogos de PS4 ativos que testamos suportam a função, e esperamos que ocorram problemas em apenas um pequeno número de títulos.
Que tipo de problemas podem ocorrer?
Abaixo listamos alguns dos problemas que podem ocorrer. Esperamos que sejam encontrados apenas em um número pequeno de títulos.
  • Seu antigo nome online pode permanecer visível à você e seus amigos em alguns lugares.
  • Você pode perder sua progressão em alguns jogos, incluindo dados gravados, dados de placar/pontuação e progresso de Troféus.
  • Partes de seu jogo e aplicativos podem não funcionar online e/ou offline.
  • Você pode perder acesso à conteúdo (incluindo conteúdo pago) que pode ter adquirido para seus jogos, como DLCs, add-ons e moedas virtuais.
O que devo fazer se encontrar um problema após mudar meu nome online?
Se tiver qualquer problema quando jogar um título que não faz parte da lista de jogos testados, recomendamos reverter para seu nome anterior onde este problema não ocorria. Isto deve resolver a maioria dos problemas.
 
Ultima Edição:

Red Baron

O Barão Vermelho
VIP
Mensagens
13.646
Reações
27.384
Pontos
1.053
Mas estamos ainda em Abril, torçamos para que realmente saia esse ano conforme prometido pela mãe.
 

nominedomine

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.422
Reações
51.458
Pontos
1.254
Esse é a parada mais patética da humanidade, como pode algo tão retardado quanto mudar o nome ser tão difícil para a Sony implementar?

Se eles não tem competência nem pra isso fica complicado esperar qualquer outra coisa.
 


ryuzoRX

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.293
Reações
6.889
Pontos
754
[...]não conheço nenhum beta tester que testou essa troca de ID.

Cheguei a testar e troquei o ID de 2 contas minhas. No forum privado diziam que alguns jogos de PS3 estavam com problema para reconhecer a troca, no caso MW3 dava erro no multiplayer. Mas no PS4 e Vita pelo menos todos jogos que testei reconheceram a nova ID sem problemas.

Só não sei porque está demorando tanto pra liberarem a versão final.
 

vitzera

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
16.031
Reações
20.566
Pontos
649
https://www.playstation.com/en-us/network/legal/cancellation-policy/

https://support.playstation.com/s/article/Requesting-a-Refund?language=en_US

Justamente hoje, a Sony atualizou suas políticas de refund de jogos, agora com um prazo de 14 dias para pedir refund, caso não tenha baixado o jogo, além da possibilidade de refunds para pre-orders e serviços.

Destaque para:

Change of Online ID


You cannot cancel or obtain a refund for your purchase of a change of online ID.

Como destacaram que não dá pra pedir refund de mudança de ID online, é de se imaginar que essa possibilidade está próxima.
 

leonardo__cruz

- Endure and Survive -
VIP
Mensagens
14.796
Reações
39.343
Pontos
1.094
Mas ali está escrito "planejado" e não que estava confirmado. @ _ @

De qualquer forma, como já apontaram deve ser algo que deve ser implementado em breve já que estão atualizando contratos e tudo mais.
Acho que dá para acreditar que seja um dos anúncios na época da E3.
 

Aigaion

Hunter of Hunters
VIP
GOLD
Mensagens
21.906
Reações
19.765
Pontos
1.219
Esse é a parada mais patética da humanidade, como pode algo tão retardado quanto mudar o nome ser tão difícil para a Sony implementar?

Se eles não tem competência nem pra isso fica complicado esperar qualquer outra coisa.
Os mongois usaram o nome de usuário como índice do banco de dados. Aí já era.

Tinha que ter feito igual a M$: criado um registro único (aleatório a olho nu) e deixado o nome de usuário como campo variável.

Como não fizeram, mudar o nome na PSN gera perda de conteúdo comprado e acesso aos saves.
 

Mega_X

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
20.358
Reações
38.537
Pontos
654
A resposta é muito simples, a rede da Sony usa como referência em seu banco de dados a própria ID do usuário. Alterar a ID seria o mesmo que inserir uma nova informação no sistema e/ou forçar todo Banco de Dados para atualizar todas as informações daquela ID depois de cada alteração do nick.

Isso traria um grande esforço computacional e infinitos problemas de sincronia (troféus e amigos).

A rede PSN não foi projetada para mudar de nick, diferente da rede Live que previu isso lá no começo e deve usar outro sistema para identificar o usuário.

Tem como implementar? sim. Só que a solução é muito mais complexa do que simplesmente "aahh a mãe não quer deixar eu mudar de nick".

Mas bem...
 

Bergot

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.664
Reações
5.939
Pontos
704
Os mongois usaram o nome de usuário como índice do banco de dados. Aí já era.

Tinha que ter feito igual a M$: criado um registro único (aleatório a olho nu) e deixado o nome de usuário como campo variável.

Como não fizeram, mudar o nome na PSN gera perda de conteúdo comprado e acesso aos saves.
Mas não era a Microsoft que estava cobrando pra trocar o nick?

Enviado de meu Moto X 2014 usando o Tapatalk
 

DocVooDoo

Lenda da internet
Mensagens
31.967
Reações
41.624
Pontos
1.689
A resposta é muito simples, a rede da Sony usa como referência em seu banco de dados a própria ID do usuário. Alterar a ID seria o mesmo que inserir uma nova informação no sistema e/ou forçar todo Banco de Dados para atualizar todas as informações daquela ID depois de cada alteração do nick.
O que é uma noobada monumental.
Todo mundo (ou pelo menos quem estudou BD direito) sabe que não é uma chave natural (relacionado com a lógica do negócio) como chave de uma tabela, o certo é usar chave não naturais. Se a lógica do negócio muda, fode tudo. Era só ter feito um campo autoincremental e nunca teríamos esse problema.
Isso é uma coisa que um bom professor já ensina na faculdade para os alunos e a Sony fez justamente o que não devia, afff.

Offtopic: Falo essas coisas mas no sistema que trabalho, uma retardada aqui criou um campo Data de Nascimento como varchar(10) ao invés de DateTime... cada uma que acontece no mundo da informática :facepalm
 

Leonis Semog

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.114
Reações
6.452
Pontos
1.049
ABRIL de 2019 pode ser chamado early 2019?? nem forçando MUITA a barra. pqp

Sony adora forçar a barra.

Tem muito jogo também que anunciam como early 2019 e sai lá para abril e maio. A intenção é começo do ano, mas para esse povo o começo do ano são os primeiros meses do ano e não janeiro. Para alguns até maio é early 2019.
 

PocketCrocodile

Mil pontos, LOL!
Mensagens
29.866
Reações
50.967
Pontos
1.003
Tinha q ser igual a Steam, o id da minha conta é o mesmo ID ridiculo da época que eu fiz, mas o nick que aparece eu posso escrever até RICARDO MILOS que não da nada
Inclusive é a melhor ferramenta da Steam pra jogos on


Offtopic: Falo essas coisas mas no sistema que trabalho, uma retardada aqui criou um campo Data de Nascimento como varchar(10) ao invés de DateTime... cada uma que acontece no mundo da informática :facepalm
Tem coisas lendárias nesas área, impressionante
 

GAMETA

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.026
Reações
14.580
Pontos
503
Taí uma coisa que não entendo... qual é a dificuldade de atribuir um número de conta à um email e deixar o "nome fantasia" da conta livre pra ser trocado à vontade?

Steam faz isso, burocracia zero pra mudar o nome.
 

Pinguim 55

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.791
Reações
9.837
Pontos
994
Esse é a parada mais patética da humanidade, como pode algo tão retardado quanto mudar o nome ser tão difícil para a Sony implementar?

Se eles não tem competência nem pra isso fica complicado esperar qualquer outra coisa.

Como mencionaram acima, o grande problema foi que quando fizeram o PS3 ele registrava o nome como a sua ID, e não gerar um número que fica invisível para o usuário como sua ID.

Depois da m**** ter sido feito, sim, agora é muito complicado mudar isto e vai exigir muito gasto e trabalho para consertar.
 

Pinguim 55

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.791
Reações
9.837
Pontos
994
Taí uma coisa que não entendo... qual é a dificuldade de atribuir um número de conta à um email e deixar o "nome fantasia" da conta livre pra ser trocado à vontade?

Steam faz isso, burocracia zero pra mudar o nome.

Como mencionei acima, o problema esta em como foi feito a ID no início do PS3, e agora consertar algo errado é bem complicado mesmo, pois estamo falando de uma rede que tem mais de 100 milhões de usuário.
 

T-Rexz

Lenda da internet
Mensagens
15.335
Reações
13.675
Pontos
1.604
Uma pergunta... se houvesse possibilidade de troca... dai queria saber se terei possibilidade de usar o nick q mais uso, mas antes nao conseguia, pq ja existe... e ai?? Conseguirei ou nao?
 

leonardo__cruz

- Endure and Survive -
VIP
Mensagens
14.796
Reações
39.343
Pontos
1.094
Taí uma coisa que não entendo... qual é a dificuldade de atribuir um número de conta à um email e deixar o "nome fantasia" da conta livre pra ser trocado à vontade?

Steam faz isso, burocracia zero pra mudar o nome.
Provavelmente porque isso deveria ter sido pensado desde o inicio. Os jogos devem estar programados para pegar o valor da sua ID para mostrar o seu nome online e guardar progresso online, etc. Se agora a Sony colocar outro parâmetro para ser o seu nome online, jogos antigos podem continuar a procurar o valor da sua ID original para mostrar o seu nome online e não esse nome fantasia - tudo depende de como essa função foi projetada.

Da mesma forma, os servidores dos jogos das produtoras podem estar utilizando esse nome para armazenar seu progresso em jogos online e/ou registrar compra de DLCs por exemplo. Aí você vai lá e troca o nome só que isso não é atualizado automaticamente num servidor da Ubisoft por exemplo - o que acontece? Você perde o seu season pass que estava atrelado a ID "fulaninho de tal". Por isso no beta da funcionalidade tinha um aviso de que trocar a id poderia gerar problemas em alguns jogos.

Imagina também o caso de que sua id era FULANO, aí você troca ela para Ciclano. Daqui uns dias outro cara pega a id FULANO e quando ele vê, os stats dele no Call of Duty da vida agora mostram o seu ranking ao invés do dele porque o servidor do jogo olharam o nome da ID e trouxeram resultados errados.

Pode dar muita zica dependendo da forma que for feito, eles deveriam ter pensado nisso desde o começo.
 

Wastelander

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
11.866
Reações
21.145
Pontos
1.434
Uma pergunta... se houvesse possibilidade de troca... dai queria saber se terei possibilidade de usar o nick q mais uso, mas antes nao conseguia, pq ja existe... e ai?? Conseguirei ou nao?
Se ele já tiver registrado, não deve poder - senão vão existir 3000000000000 Gokus, 99999999999999999 Narutos e 2 Caminhoneiros de Pirok
 
Topo Fundo