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Fãs/consumidores têm poder de influenciar as decisões de uma companhia ????

Sega&AMD

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É isso, conheço um cara que é fã da SEGA e enviou para eles um conjunto de sugestões de jogos e produtos (mesmo a empresa tendo uma politica de não receber sugestões para depois ninguém vir querendo processar a empresa dizendo que tal ideia foi ele que deu) se tal empresa sinalizar entrada no mercado, vocês leram primeiro aqui !!

Mas a pergunta é essas, nós fãs meros consumidores temos poder de influir em alguma coisa? a Nintendo já deixou claro que não segue nenhum conselho de ninguém, pois mesmo que uma petição alcance 2 milhões de assinaturas segundo eles, isso não significa 2 milhões de vendas.... qual sua opinião ?

Brace yourselves
 

ssj4ac

Bam-bam-bam
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No novo Star Wars parece que ouviram a voz da maioria ao menos tentando corrigir algumas lacradas no SW 8 como por exemplo Palpatine morrer sendo que ele poderia ter poder de ser um novo Dart Vader, outras coisas como Luke bundão e a Leia voando parece que não serão concertadas.
 

Landstalker

Lenda da internet
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Se dependesse de conselho a EA e Activision não estariam fazendo tanta m**** mais, mas... igualmente as merdas que elas fazem há igualmente muita gente que ainda apoia e compra os seus produtos, vá entender...
 

chessgx

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Depende do publico alvo, se a maioria das pessoas compram não importa oq 1 ou 2 fans hardcores não importam
 

Sega&AMD

Ei mãe, 500 pontos!
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Se dependesse de conselho a EA e Activision não estariam fazendo tanta m**** mais, mas... igualmente as merdas que elas fazem há igualmente muita gente que ainda apoia e compra os seus produtos, vá entender...

eu acho que eu entendo,a propria empresa tem lá seus meios $$$ para selecionar alguns formadores de opinião, os caras vão controla o dano ''cara não é bem assim não, o jogo até que é legal'' isso vai e divide a galera, antes tava todo mundo em rage agora só uma parte, divididos e sem voz, EA etc segue a vida tocando o braco e lançando produto flopado hheheheh
 


Ares1521

Bam-bam-bam
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Voto com a carteira é o voto mais importante para uma empresa que existe, você chingar muito no twitter e comprar mesmo assim, tão pouco se fodendo, agora, se um percentual significativo dos consumidores não comprarem por algum motivo, a empresa vai ouvir!
 
D

Deleted member 219486

No novo Star Wars parece que ouviram a voz da maioria ao menos tentando corrigir algumas lacradas no SW 8 como por exemplo Palpatine morrer sendo que ele poderia ter poder de ser um novo Dart Vader, outras coisas como Luke bundão e a Leia voando parece que não serão concertadas.

Na verdade eles foram para o porto seguro na direção, não que isso vá mudar drasticamente o rumo da saga e os erros cometidos.
O que vai mudar é apenas a impressão digital da direção porque os personagens estão estabelecidos.
 

rooster

Bam-bam-bam
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Sim, atraves do fenómeno da procura. Alguns fracassos comerciais mudam qualquer empresa, e não uma lista de assinaturas de fãs, que no fim não fazem diferença alguma e até atrapalham.
 

ᴇʟʏsɪᴜᴍ

Zima Blue
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Se dependesse de conselho a EA e Activision não estariam fazendo tanta m**** mais, mas... igualmente as merdas que elas fazem há igualmente muita gente que ainda apoia e compra os seus produtos, vá entender...
Quem reclama da EA e da Activision são os nerds ratos de internet que nem consomem os jogos dela. A grande massa está se divertindo com Fifa e Cod anual.
 

Eli Semog

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Se o povo não compra, as coisas mudam. Empresa quer vender e lucrar, acham que sabem o que o povo quer, mas hora acertam, hora erram. O caso da EA com Star Wars Battlefront 2 e até mesmo o Xbox One no seu lançamento mostram que os consumidores ainda ditam no fim as mudanças no mercado.
 

tortinhas10

É Nintendo ou nada!
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Pode sim, mas não desse jeito. Olha a Marvel, por exemplo, que roubou o Venom de um fã. Olha a sega, não consegue mais fazer um Sonic decente e chamou um fã para fazer um remaster do Sonic

Enviado de meu Redmi 5 Plus usando o Tapatalk
 

firmino_666

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A Capcom é o melhor exemplo, como citado, se não fosse os fãs não teríamos uma mudança pro Resident Evil 7 sair da linha ação, e nem o remake do 2...
Imagina se a Capcom não nos ouvisse, ainda estaríamos fadados a jogar Monster Hunter a 240p! :coolface
Thank you, Capcom! :kpaixao
 

de acordo

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Que bom que a Capcom não ouviu todos, imagina RE2 com câmera fixa?
E Sonic é a Sonic Team, problema foi o cara que fazia Level Design virar cabeça do Time, quando ele fazia estágio era melhor
 

Notwen

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A capacidade de influência dos fãs entra quando o bolso das companhias percebem a redução de entrada de recursos provenientes daqueles.
Vulgo, indiretamente, possuem capacidade de influência. Já que a baixa nas vendas e as críticas em massa que fazem as ações caírem refletem no modo de agir das companhias.
Ex: EA com política de DLC, loots, etc...
Ex2: Bethesda com a "plataforma" dela...
Claro, isso depois das empresas fracassarem miseravelmente em alguns projetos na casa das centenas dos milhões.
 

PhylteR

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Depende do nível da reclamação/sugestão.

Se é um clamor forte, de grande parte dos consumidores, pode sim moldar as decisões da empresa. Um exemplo clássico nessa geração foi a mudança nas políticas do XBox One, no início da geração.
 

sebastiao coelho neto

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Fãs? Não. Consumidores? Sim.

Explico melhor com exemplos reais. Fãs vivem pedindo para Konami voltar a ser a velha desenvolvedora de sempre, que volte a produzir novos jogos de suas franquias populares e tal. Ela ouve esses apelos? De jeito nenhum. entretanto, consumidores compraram muito as coletâneas do MegaMan, da Capcom. Então o que a Konamji faz? anuncia suas coletâneas de jogos clássicos também.

então é assim. Uma empresa não liga para seus próprios fãs mas está doida para conquistar os consumidores das outras empresas.
 

de acordo

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EA só tem papa, essa só acredito quando lançar devidamente
 

Sega&AMD

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Que bom que a Capcom não ouviu todos, imagina RE2 com câmera fixa?
E Sonic é a Sonic Team, problema foi o cara que fazia Level Design virar cabeça do Time, quando ele fazia estágio era melhor

A Capcom não ouviu ninguém, tudo se iniciou ainda lá no final da geração do ps2 e foi ganhando corpo, a ideia de um remake de Resident evil 2, após o grupo de fãs organizados perceberem que a capcom estava kgando, eles começaram a fazer o jogo por si só, o projeto já estava adiantado, mas a capcom fez o que a SEGA fez com os caras que estavam fazendo streets of rage, mandou cancelar sobre ameaça de processo, e depois disso veio a publico dizer que faria o jogo, que por sinal ficou excelente.

o que eu percebo é que essas companhias ficam tipo num olimpo, aí lá tem os ph ds (formados em universidades comuns com empregos anteriores fora do universo gamer), a equipe estratégica, os coordenadores criativos etc, todos eles debatendo entre-si coisas que nós gamers não queremos, a sega é craque nisso sei lá, como se o mundo deles fosse um e dos jogadores fossem outro.
 

renbh

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Claro que ouvem, é justamente a função do marketing, dentro desta ciência existe diferentes estudos de formas de coleta e segmentação de dados do consumidor.

A questão aqui é o que é ouvir os consumidores. Ouvir fórum não é a mesma coisa, afinal estamos falando de uma minoria insignificante dentro de um universo de produtos que giram em milhões, além disso as pessoas geralmente não sabem o que querem de forma concreta, o que sabem é um grupo de características desconexas, então a empresa tem que montar o quebra-cabeças.

Empresa grande que tem departamento de marketing não foge disso, mas não é uma tarefa fácil e entre erros por falta de competência e naturais do processo, muitos games acabam não dando certo.
 

Sega&AMD

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Depende do nível da reclamação/sugestão.

Se é um clamor forte, de grande parte dos consumidores, pode sim moldar as decisões da empresa. Um exemplo clássico nessa geração foi a mudança nas políticas do XBox One, no início da geração.

o clamor publico não foi tão publico, iniciou primeiramente pelas midias e pelos formadores de opinião digital
tu entra lá no canal de algum deles e pede para se oporem ao streaming visto que se trata de uma evolução do conceito anterior...ninguém fala nada

o que eu percebo é que até para mobilizar a galera, para se opor contra algo, é uma tarefa gigante. Os gamer são dividos
 

carloshfc

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Sim, Resident Evil 7 e Resident Evil 2 são resultado do clamor dos consumidores.

Depois do fracasso de Resident Evil 6, a CAPCOM resolveu ouvir a crítica dos fãs Old School.

Graças a Deus eles ouviram, e hoje temos essa belezinha:


Mas não foi assim um processo do dia para noite.
A Capcom levou muito em conta o desempenho do Revelations 1 e 2 que deram os primeiros passos no sentido da retomada de elementos clássicos dos RE.
Depois, veio o Remaster do RE1 de GameCube. O bom desempenho desse título foi confirmado pelo remaster HD do RE Zero.
Por fim, veio o RE VII com a volta do Horror, mas em primeira pessoa.

Tudo isso para chegarmos nesse Remake do RE 2 e agora os rumores de que a franquia vai seguir em Thirdie Person Horror.
 

PhylteR

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o clamor publico não foi tão publico, iniciou primeiramente pelas midias e pelos formadores de opinião digital
tu entra lá no canal de algum deles e pede para se oporem ao streaming visto que se trata de uma evolução do conceito anterior...ninguém fala nada

o que eu percebo é que até para mobilizar a galera, para se opor contra algo, é uma tarefa gigante. Os gamer são dividos

Sim, mas a divulgação massiva do clamor popular sempre será difundida pela mídia e pelos ditos "formadores de opinião". Ser humano normal como eu ou você não vai gritar aos 4 ventos seu descontentamento e chamar a atenção de quem interessa. Podemos demonstrar nosso desagrado sobre alguma coisa aqui no fórum, por exemplo, mas ele possui uma abrangência bem limitada.

E embora os difusores sejam a mídia, se os consumidores não estivessem descontentes com políticas como "always-on" e "bloqueio de jogos usados", a MS teria mantido as regras planejadas.
 

Uzumaki.Luffy

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Ifelizmente isso nem sempre acontece.
Pra uma empresa dar atenção ao consumidores, ela tem que começar a perder muito dinheiro e receber muitas críticas negativas, como foi com a Capcom, mas mesmo assim não é garantido que a empresa terá uma postura diferente.
 

Trezoitao38

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O modo japonês de atender as demandas é bem diferente do ocidental.

No Ocidente (em especial nos EUA, Europa por vezes trabalha de maneira semelhante ao Japão) se você pede um café te perguntam: com ou sem açúcar? com torra clara, média ou forte? coado ou expresso?

No Japão simplesmente fazem o café e te entregam sem você ter a chance de pedir mais nada. Se você não quiser o café daquela maneira que lhe é entregue, então procure outra cafeteria.

Se Sekiro fosse um jogo ocidental teria easy mode, very easy mode e até mesmo um assist mode. Mas como é um game japonês tem nada disso.

Porque ocidentais querem vender um produto e não entregarem uma experiência. O cliente sempre tem razão em tudo. O cliente pode estar errado e os designers na maior parte das vezes sabem disso. Mas ainda assim eles abrem mão por receio de perderem os clientes. Então eles fazem o que o cliente pedem. Tipo, um cliente pede que o carro tenha rodas maiores. O designer se sente contrariado porque rodas maiores arruinariam todas as uniformidades entre as escolhas no desenho do carro, mas a concessionária atende a esses pedidos. Numa parte da Europa os designers não atendem demandas, é por isso que uma Ferrari não tem opcionais como rodas diferentes ou aerofólios, no máximo, versões diferenciadas que também tem nomes diferentes, como, por exemplo, 458 Italia e 458 Speciale.

E por que japoneses e alguns designers europeus agem assim? Porque se você procura um Giugiaro, um Pininfarina, é porque você acredita e confia na qualidade desses designers, nas competências deles e entende que eles sabem mais de design que você. Do contrário, por que então contratá-los?

As pessoas tendem a achar que elas não apenas são capazes de saberem do que gostam, e não há nada de errado nisso, como também de saberem porque gostam do que gostam ao ponto de saberem que são capazes de criarem produtos conforme os seus gostos e que, portanto, irão agradá-las. Do tipo, a pessoa acaba de ver um filme do Steve Spielberg, por exemplo, e ela sai do cinema sabendo exatamente porque gostou daquele filme: eu gostei por isso e aquilo etc e tal, logo, se eu fosse fazer um filme, eu colocaria isso e aquilo e tal que tinha no filme do Spielberg que eu gostei. Mas a realidade é que tão logo alguns filmes passam a fazer aquilo que os espectadores demandam, os resultados costumam ficar piores. Porque obviamente, nenhuma dessas pessoas é um Spielberg e não sabem exatamente o que o Spielberg fez para que elas gostassem do filme. E isso talvez até explique por filmes do Spielberg pioraram com o passar do tempo, porque sequências de filmes do Spielberg feitas por outros diretores nunca alcançaram o mesmo êxito de seus filmes. Uma pessoa assiste Tubarão 1 e acha o filme muito bom, mas alguém pergunta a ela, o que você gostaria de ver numa sequência, e ela diz: mais ação, mais pessoas sendo comidas por tubarões, mais vítimas, mais sangue, mais pânico, mais pessoas assustadas, mais tubarões, tubarões maiores, etc. O resultado é Tubarão 2 que é um filme aquém em relação ao primeiro.

É por isso que a Nintendo não abre mão de tomar as suas próprias decisões. Porque no que diz respeito a fazer games nenhuma outra empresa sabe mais do que eles mesmos.

Principalmente no caso de games, porque games são como frutas. Não tem como gostar de games sem antes experimentarmos. Temos a tendência de ficarmos na zona de conforto, nós queremos games que tenhamos apenas aquilo que sabemos fazer e nada de muito diferente. Quando estamos diante do diferente, recusamos. Se estamos habituados a jogar com espadas, não queremos mais experimentar lanças. Então começamos a pedir: queremos jogos com espada, se você fizer um jogo com lanças eu não comprarei! Quando um designer força o jogador a jogar com lança, o jogador começa a entender o que a lança tem a oferecer, como, por exemplo, o alcance maior. O jogador então passa a aprender a jogar com a lança e depois de um tempo ele até muda de opinião. Mas ele nunca mudaria se não tivesse experimentado.

É por isso que temos que dar muitas vezes aquilo que as pessoas a princípio acham que não gostam, mas que conforme nós a ensinemos a elas, elas podem passar a gostar. Quando games são feitos conforme as demandas, quando videogames são feitos conforme as demandas, o espaço para inovações reduz. As empresas passam a fazer apenas o que os consumidores querem, estes, preguiçosos, não pedem por inovações, mas mais do mesmo. Repare que o mercado ocidental, principalmente o americano, funciona dessa maneira. Você tem ondas e modas. Um novo produto surge, ganha atenção e várias outras pessoas simplesmente o copiam. Você tem um excesso do mesmo, até que as pessoas ficam enjoadas e aí o que surge? outra moda.

Se quer saber um dos motivos porque Microsoft falhou é justamente por isso. Confiou tanto que a fórmula Halo, Gears of War e Forza se manteria eternamente que começou a entregar mais do mesmo, que era o que os consumidores estavam pedindo, e na geração seguinte, os consumidores ficaram enjoados e resolveram partir para outras experiências. Mas isso obviamente não pára na Microsoft, vai se estender para várias outras empresas. O estrago será grande, porque é quando mais se tem confiança de que já se encontrou a fórmula que empresas aumentam os orçamentos e daí quebram.
 

Megazordi64

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Até a Nintendo escuta vez em quando.

Se não fosse a reclamação em relação ao Zelda Skyward Sword (mesmo sendo elogiadíssimo pela crítica) não teríamos Breath of the Wild.

Mas concordo que são cabeças duras mesmo.

Agora quem ta cometendo cagada atrás de cagada é a Blizzard.
 

Sega&AMD

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Até a Nintendo escuta vez em quando.

Se não fosse a reclamação em relação ao Zelda Skyward Sword (mesmo sendo elogiadíssimo pela crítica) não teríamos Breath of the Wild.

não to sabendo disso não o que ocorreu ?
 

Trezoitao38

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Até a Nintendo escuta vez em quando.

Se não fosse a reclamação em relação ao Zelda Skyward Sword (mesmo sendo elogiadíssimo pela crítica) não teríamos Breath of the Wild.

Mas concordo que são cabeças duras mesmo.

Agora quem ta cometendo cagada atrás de cagada é a Blizzard.

Mas ao mesmo tempo a Nintendo fez uma série de coisas que o consumidor não pediu. Removeu vários itens clássicos. Eemoveu o desbloqueio de novas áreas por itens. Removeu o alto número de dungeons e diminuiu o tamanho delas. Removeu a durabilidade eternas das armas e colocou no lugar uma durabilidade extremamente diminuta.

Nintendo não saiu atendendo todas as demandas dos fãs em BOTW. Pelo contrário, optou por mudanças que geraram muitas irritações (e não exatamente insatisfações). E no final das contas foi precisamente porque a Nintendo não ouviu tudo dos fãs que ela conseguiu entregar o que os fãs queriam mas não sabiam que queriam.
 

Megazordi64

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Mas ao mesmo tempo a Nintendo fez uma série de coisas que o consumidor não pediu. Removeu vários itens clássicos. Eemoveu o desbloqueio de novas áreas por itens. Removeu o alto número de dungeons e diminuiu o tamanho delas. Removeu a durabilidade eternas das armas e colocou no lugar uma durabilidade extremamente diminuta.

Nintendo não saiu atendendo todas as demandas dos fãs em BOTW. Pelo contrário, optou por mudanças que geraram muitas irritações (e não exatamente insatisfações). E no final das contas foi precisamente porque a Nintendo não ouviu tudo dos fãs que ela conseguiu entregar o que os fãs queriam mas não sabiam que queriam.

Eu já penso o contrário, pelos elogios ao Breath of the Wild acho que a Nintendo entregou foi além do que todos imaginavam superando todas as expectativas.

Ninguém imaginava que a Nintendo conseguiria entregar uma experiência open world daquela qualidade já que a maioria dos seus jogos tem uma escala menor.
 

Evil AuRoN

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Os fãs podem falar o que quiser, mas não temos acesso as finanças da empresa, nem aos funcionários, uma boa empresa identifica seu consumidor alvo e oferece a ele o melhor produto pelo melhor preço, mas isso não é equivalente a ouvir o consumidor.
 
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