O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


O que é o ‘sistema 996’, que prevê 12 horas de trabalho por dia e é defendido pelo bilionário chinês Jack Ma

Wolf.

Canis lupus
VIP
Mensagens
6.540
Reações
19.635
Pontos
1.049
Jornada extensa foi alvo de críticas na imprensa e na internet, mas também tem apoiadores dentro da China.
TOPO
Por BBC


2018-01-24t113058z-1042044602-rc1a8878bc00-rtrmadp-3-davos-meeting.jpg

Jack Ma, fundador da Alibaba — Foto: REUTERS/Denis Balibouse

O bilionário chinês Jack Ma, cofundador da gigante online Alibaba, continua a defender que a população chinesa trabalhe das 9h da manhã às 9h da noite, seis dias por semana, no que está sendo chamado de o "sistema 996".

Em um artigo voltado a seus funcionários na semana passada, Ma afirmou que a oportunidade de poder trabalhar jornadas de 12 horas por dia é "uma bênção" e, na ausência dessa carga laboral, a economia chinesa "muito provavelmente perderá sua vitalidade e seu ímpeto".

"Muitas empresas e pessoas não têm a chance de trabalhar (no sistema) 996", declarou Ma, segundo a Reuters. "(Mas) se você não trabalha assim quando é jovem, quando poderá trabalhar (nesse sistema)? Deixe-me perguntar a todos: se você não dedicar mais tempo e energia (ao trabalho) que os demais, como conseguirá o sucesso que deseja?"

As declarações do bilionário - que anunciou que em setembro deixará o comando da Alibaba, para se dedicar à vida acadêmica - têm gerado debates acalorados na internet e na imprensa chinesas.

De um lado, Ma obteve o apoio de outro empreendedor, Richard Liu, presidente da rede de comércio online JD.com.

Liu afirmou que o rápido crescimento vivido pela China nos últimos anos aumentou o número de trabalhadores "perguiçosos" no país, inclusive em sua própria empresa.

"O número de funcionários aumentou nos últimos anos (...), e o número de preguiçosos cresceu rapidamente. Se isso continuar, a empresa será rapidamente eliminada do mercado!", escreveu.

Exploração e más condições

De outro, críticos têm compartilhado histórias de jornadas excessivas e exigentes ocorridas em empresas chinesas.

Também segundo a Reuters, em um fórum online, funcionários de empresas de tecnologia chineses têm citado a Alibaba como uma das empresas que oferecem as piores condições de trabalho a seus empregados.

Na quinta-feira, um artigo de opinião publicado no jornal estatal People's Daily afirmou que o "sistema 996" - de 72 horas de trabalho semanais - viola as leis trabalhistas chinesas, que estipulam que as jornadas laborais não ultrapassem 40 horas semanais.

"Criar uma cultura corporativa de 'estímulo às horas extras' não apenas não ajudará na competitividade das empresas, como também pode inibir a capacidade dessa empresa de inovar", diz o artigo.

A criação do Alibaba

Jack Ma, que nasceu em uma família pobre no leste da China, começou sua vida profissional como professor de inglês, mas passou por dezenas de empregos - inclusive de atendente em redes de fast food.

Em 1999, ele cofundou o Alibaba, que criou em seu próprio apartamento e se tornou uma das maiores empresas de comércio online do mundo. A empresa tem valor de mercado de aproximadamente US$ 490 bilhões (cerca de R$ 1,9 trilhão, equivalente ao PIB brasileiro), e a fortuna pessoal de Ma é estimada em cerca de US$ 37 bilhões, fazendo dele o terceiro homem mais rico da China.

O Alibaba é apontado como um marco nas vendas de varejo na China, a ponto de suas promoções - como o chamado Single's Day - superarem em vendas as principais datas do varejo online americano (a Black Friday e a Cyber Monday).

Na semana passada, Ma confirmou que pretende deixar o comando da empresa em setembro, entregando a cadeira de presidente ao executivo Daniel Zhang. Ma se tornará, assim, o primeiro fundador de uma proeminente geração de empreendedores tecnológicos a abandonar o comando de sua própria empresa.

O empresário afirmou que pretende dedicar seu tempo à Fundação Jack Ma (que prometeu doar US$ 30 milhões a estímulos à educação rural chinesa em um período de dez anos) e voltar "ao que ama fazer", a educação.

Ele é tido como um personagem carismático do mundo corporativo chinês e não costuma perder oportunidades de estar no centro das atenções - em 2017, ele se fantasiou de Michael Jackson para um evento corporativo do Alibaba.

Ele também tem, segundo relatos, um bom relacionamento com o presidente americano, Donald Trump, que o chamou de "grande empreendedor, um dos melhores do mundo".


 

Riseise

Veterano
Mensagens
536
Reações
348
Pontos
114
Capitalismo é isso: dinheiro, dominação, dependência, escravidão, destruição.

Não esperem coisas boas disso, só fico indignado de ser OBRIGADO a fazer parte dessa imundície.

Enviado de meu Redmi 4X usando o Tapatalk
 

Skull Kid

Bam-bam-bam
Mensagens
961
Reações
2.528
Pontos
248
É aquela história: Se você trabalhar muito, seu patrão vai comprar uma Ferrari nova no final de ano.

A única maneira de ter dinheiro é sendo patrão, como isso não é uma tarefa simples, vivemos uma corrida de ratos.
Todo mundo se enganando, já que a vida é uma b*sta.
 
Ultima Edição:


pylm

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.193
Reações
4.222
Pontos
703
Quem foi o analfabeto que escreveu essa m****? Dizendo que o alibaba vale quase a mesma coisa que o PIB brasileiro, sendo que o alibaba vale 1,9 trilhão de reais e o PIB brasileiro vale 2 trilhões de DÓLARES, uns 6 trilhões de reais.

No mais, é a China, alguém esperava algo diferente? Aparentemente todas as empresas grandes lá são comandadas por grandíssimos filhos da put*.



Enviado de meu MI 5s usando o Tapatalk
 

geist

Lenda da internet
Mensagens
22.442
Reações
91.028
Pontos
1.503
Podia ter mais meia jornada no domingo. Funcionário vagabundo querendo "descansar" no domingo? Nem a pau juvenal.
Férias de uma semana também está de bom tamanho. É mais que suficiente para viajar ou cuidar da saúde mental.
 

Sengaya

Bam-bam-bam
Mensagens
685
Reações
2.657
Pontos
433
Trabalhar é muito bom, eu já cheguei a fazer jornadas assim, fiz muita hora extra quando era peão.
Quando abri minha empresa, comprei máquinas novas e trabalhava das 05:00 até 17:00 direto (uma hora de almoço, claro), e depois ainda ia para a faculdade. Nessa época foi tudo muito compensador.
Hoje, me tornei esse "empregado preguiçoso" que o texto cita, fico no escritório enquanto peão faz o serviço que eu fazia. Ganho menos do que ganhava antes pois folha de pagamento pesa demais, e tenho medo de mandar os funcionários embora e não dar conta de tudo como dava no passado, mas isso porque o trouxa aqui resolveu fazer mais uma faculdade. Esse ano me formo e me sobrará tempo para dormir mais, e, muito provavelmente, mandarei nego embora para poder voltar a trabalhar de verdade, ganhando bem e tacando um f**a-se para a jornada semanal de 44 horas semanais.
Em tempo: Pretendo chegar para trabalhar 06:00 e sair por volta de 17 ou 18 horas, ainda chegarei cedo em casa para me dedicar à família.

PS: Conheço empresário que trabalha bem mais que isso.
 

maquinarama

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.228
Reações
22.546
Pontos
1.324
Vc sendo funcionário, Duvido que vá ficar rico. Pode ser bom esse esquema na faixa dos 20anos com um motivo bem específico. Dar uma entrada num carro ou uma casa.



Enviado de meu ONEPLUS 5T usando Tapatalk
 

Skull Kid

Bam-bam-bam
Mensagens
961
Reações
2.528
Pontos
248
Só lembrando que essa empresa só é isso por que o GOVERNO injeta uma grana absurda nela:
Dizem também que o governo usa essa empresa para comprar produtos "ilegalmente", produtos proibidos de importar etc.

Vc sendo funcionário, Duvido que vá ficar rico. Pode ser bom esse esquema na faixa dos 20anos com um motivo bem específico. Dar uma entrada num carro ou uma casa.
A jornada de trabalho é de 12 horas. Não, 8 horas + 4 de horas extras.
Quer receber o "salário"? Trabalhe 12 horas.
 
Ultima Edição:
D

Deleted member 35588

Que coisa ridícula. Isso é literalmente viver para trabalhar, viver exclusivamente pra enriquecer o outro e recebendo dinheiro unicamente para se manter vivo.
O cara sai de casa, trabalha, volta e dorme. E vai nesse ciclo indefinidamente com uma parada pro cara ficar dormindo um pouco mais no domingo. Isso não é vida. Claro que falar é fácil, mas as pessoas jamais deveriam se submeter a esse tipo de exploração.
 

pylm

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.193
Reações
4.222
Pontos
703
Só lembrando que essa empresa só é isso por que o GOVERNO, injeta uma grana absurda nela:

Dizem também que o governo usa essa empresa para comprar produtos "ilegalmente", produtos proibidos de importar etc.

A jornada de trabalho é de 12 horas, não é 8 horas + 4 de horas extras.
Quer receber o "salário"? Trabalhe 12 horas.
Por que o governo chinês usaria uma empresa pra importar ilegalmente? Os caras literalmente mandam na porra toda, se o presidente disser que pode então pode.

Enviado de meu MI 5s usando o Tapatalk
 

Skull Kid

Bam-bam-bam
Mensagens
961
Reações
2.528
Pontos
248

100 FISTS

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.912
Reações
53.580
Pontos
703
O QUE NÃO FALTA "POR AÍ", INCLUSIVE AQUI NESTE FORUM, É GENTE ACHANDO QUE TEMOS QUE COPIAR O MODELO CHINES DE ECONOMIA.


TÁ SERTINHO MESMO.






OBS: ACHO QUE ESTE TÓPICO ESTÁ NA PASTA ERRADA.. SERIA ADEQUADO MUDAR PARA A PASTA CERTA.
 

Ghim

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.295
Reações
17.794
Pontos
1.174
nao vou falar do caso da alibaba nem de ninguem especificamente, mas a grande maioria desses mega-empresários são workaholics msm. Talvez não os q ficaram grandes às custas do governo, mas em geral eles acordam para trabalhar e param de trabalhar na hora de dormir. Suas empresas se tornaram suas razões de viver, aí só eventualmente tiram um dia ali e acolá de folga.

Aí como eles trabalham pra caramba eles pensam que é justo e esperado q seus funcionários façam o mesmo. Acham que, se eles trabalham 16h por dia, qualquer peão pode trabalhar 12h.
O que eles não percebem é que eles tem essa motivação toda para trabalhar pq é a empresa DELES, é o legado deles, é a cria deles. Já o peão não, o peão a qualquer momento pode ser mandado embora, e se a empresa for um mega sucesso ngm vai creditar nada a ele. A única motivação do funcionário-base é o salário e a qualidade de vida, enquanto que a motivação desses mega-empresários é a propria empresa e o proprio legado.

Mas as coisas têm suas etapas. Quando a China saiu do regime comunista em q pessoal literalmente morria de fome, trabalhar 12h ou mais por dia era o único meio de desenvolver e crescer. Após um tempo fazendo isso as pessoas nao precisam mais trabalhar tanto, isso se chama desenvolvimento econômico. Antes eu precisava trabalhar 12h para ganhar mil unidades de dinheiro, e agora eu consigo mil unidades em apenas 10h, depois em 9h e assim vai.

O que é triste é ver as pessoas dizendo q é culpa do capitalismo e q ele é uma droga e papapa.
Vamos ser feudais então
Ou melhor, vamos ser índios.
Pq nao larga o trabalho de escravo e vai pro mato viver com a natureza?
Se quer ter computador, smartphone, internet e água encanada, alguem vai ter q construir todas as coisas para você, e você vai ter q fazer algo em troca para conseguir. O nome disso é trabalho.
 

arthur the king

Bam-bam-bam
Mensagens
2.895
Reações
5.753
Pontos
453
Capitalismo é isso: dinheiro, dominação, dependência, escravidão, destruição.

Não esperem coisas boas disso, só fico indignado de ser OBRIGADO a fazer parte dessa imundície.

Enviado de meu Redmi 4X usando o Tapatalk

Usando o exemplo da China,que tem um estado gigante? Me pope.

No mais,ninguém te obriga a trabalhar isso não,o sistema que te obriga a trabalhar essas jornadas não é o capitalismo não

Enviado de meu SM-G920I usando o Tapatalk
 

MobiusRJ

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.905
Reações
32.537
Pontos
1.084
Capitalismo é isso: dinheiro, dominação, dependência, escravidão, destruição.

Não esperem coisas boas disso, só fico indignado de ser OBRIGADO a fazer parte dessa imundície.

Enviado de meu Redmi 4X usando o Tapatalk
Ueh, Cuba e Korea do norte estão aí. Só ir pra lá!


In tópico

Mas q chinês FDP! Superpopulação vs ofertas de emprego = esse resultado. O desespero fará com q as pessoas se sujeitem a isso.


Aqui no Brasil não tá longe disso não.

Enviado de meu Redmi 5 Plus usando o Tapatalk
 

arqueiro182

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
15.026
Reações
66.067
Pontos
553
Não é tão absurdo visto a cultura oriental e pra onde existia escravos e atualmente com o salário maior que um trabalhador Brasileiro melhorou e muito.

E a tendência é só diminuir com o tempo.

só fico indignado de ser OBRIGADO a fazer parte dessa imundície.

Você não é.

Venezuela é ali do lado. Cuba é perto, dá pra comprar uma passagem só de ida. Tem Coréia do Norte também. Eu não entendo o por quê tem tanta gente que reclama do Capitalismo, mas nunca arreda o pé daqui e vai morar em algum país Comunista.
 

SuRf Boy

Bam-bam-bam
Mensagens
1.906
Reações
5.497
Pontos
294
Não é tão absurdo visto a cultura oriental e pra onde existia escravos e atualmente com o salário maior que um trabalhador Brasileiro melhorou e muito.

E a tendência é só diminuir com o tempo.



Você não é.

Venezuela é ali do lado. Cuba é perto, dá pra comprar uma passagem só de ida. Tem Coréia do Norte também. Eu não entendo o por quê tem tanta gente que reclama do Capitalismo, mas nunca arreda o pé daqui e vai morar em algum país Comunista.

Mas esses países não são comunistas, deturparam Marx.

Comunismo é quando o sujeito pode ficar até os 40 anos em casa, sem trabalhar, jogando joguinhos e promovendo a justiça social do seu quarto enquanto o dinheiro e a inovação nascem nas árvores.
 

hickmorais

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.778
Reações
9.485
Pontos
1.219
Por isso ele ta bilhonario, queria saber o salario medio dos funcionários desse sujeito. Engraçado que na contra mão, pessoal fala que trabalhar 6 horas seria suficiente
 

maquinarama

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.228
Reações
22.546
Pontos
1.324
Por isso ele ta bilhonario, queria saber o salario medio dos funcionários desse sujeito. Engraçado que na contra mão, pessoal fala que trabalhar 6 horas seria suficiente
Tudo depende da sua área de atuação. Alguns trabalhos comportam o trabalho por tarefa. Aonde a empresa te dá um prazo e vc gerencia o seu tempo.

Outros vc é peão que atende tarefas pré determinadas. Tipo atender ocorrências e aí não tem jeito, tem de trabalhar as 08:00 hrs

Enviado de meu ONEPLUS 5T usando Tapatalk
 

hickmorais

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.778
Reações
9.485
Pontos
1.219
Tudo depende da sua área de atuação. Alguns trabalhos comportam o trabalho por tarefa. Aonde a empresa te dá um prazo e vc gerencia o seu tempo.

Outros vc é peão que atende tarefas pré determinadas. Tipo atender ocorrências e aí não tem jeito, tem de trabalhar as 08:00 hrs

Enviado de meu ONEPLUS 5T usando Tapatalk

A maioria dos lugares são 8 horas, a questão é que poucos rendem as 8 horas. A questão além disso é que brasileiro sempre quer mais, se passasse todos para 6 horas, iam começar a render 4 horas e por ai vai.

eu preferia trabalhar por demanda, pq as vezes acaba ficando a toa e é um saco.
 

maquinarama

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.228
Reações
22.546
Pontos
1.324
A maioria dos lugares são 8 horas, a questão é que poucos rendem as 8 horas. A questão além disso é que brasileiro sempre quer mais, se passasse todos para 6 horas, iam começar a render 4 horas e por ai vai.

eu preferia trabalhar por demanda, pq as vezes acaba ficando a toa e é um saco.
Poucas áreas comportam trabalho por demanda. De cabeça me veio a área de pesquisa e advocacia

Enviado de meu ONEPLUS 5T usando Tapatalk
 
Topo Fundo