O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Enquete: N64 foi um fracasso ? vote

Status
Não está aberto para novas respostas.

Sega&AMD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.797
Reações
13.828
Pontos
803
Eu não sei fazer enquete, mas cada 1 tem direito a um voto, e pode justificar o motivo da escolha se assim quiser

as opções são:

a) Não, o console vendeu bem não tem culpa se o PS1 ter vendido mais
b) Não, um console que tem Zelda Ocarina of Time, Golden eye e Super Mario 64 jamais pode ser considerada um fracasso
c) Não, pois não deu prejuízo a empresa, o primeiro Xbox vendeu mais que o Cube mas o prejuízo final foi de bilhões
d) Sim, vendeu menos que devia
e) Sim, foi um fracasso pois não teve um street fighter sequer e em tomb raider, faltou muitos jogos para o sistema.
f) algum outro motivo ou opinião

Enfim como você define os resultados do N64, quero saber a visão do retrospace sobre esse console que divide opiniões


Brace yourselves
 

BigJ

Mil pontos, LOL!
Mensagens
17.947
Reações
14.489
Pontos
1.389
b) Não, um console que tem Zelda Ocarina of Time, Golden eye e Super Mario 64 jamais pode ser considerada um fracasso.

De qualquer forma, um VG que vendeu quase 33 milhões de unidades não pode ser considerado um fiasco.
 

Leon Powalski

Bam-bam-bam
Mensagens
1.821
Reações
5.247
Pontos
303
Olha... eu voto na letra a)

Sou bem suspeito pra falar do Nintendo 64, mas lá vai: a minha opinião é que o n64 de fato foi um excelente console. A biblioteca dele poderia ter sido mais parruda? poderia, mas pra aquela época até que foi satisfatória. Ele foi o console que mais me proporcionou horas e horas de diversão quando adolescente. Talvez o maior problema do N64 era a mídia utilizada. Se a nintendo tivesse optado pelos CDs ou GDs (no caso do Dreamcast), certamente mais empresas teriam investido no console e muito mais jogos teriam composto a biblioteca. O outro problema é o joystick... na minha opinião o design é interessante, mas o que mata é aquela alavanca que utilizaram... frágil demais e propenso a dar problemas depois de um bom tempo de uso. No mais, ótimo console, mas a opção da nintendo por cartuchos meio q impediu o console de crescer e vender mais.
 

andershroom

Supra-sumo
Mensagens
227
Reações
1.052
Pontos
153
f)

Como Leon disse, teria feito mais sucesso se a Nintendo tivesse optado por CDs. De modo que a parceria com a Squaresoft continuaria e o console teria vendido mais no Japão (sendo RPGs o gênero preferido deles). Mas o presidente na época tinha uma visão muito tradicional, decidindo pelos cartuchos para evitar a pirataria.

Não foi um fracasso. Mas a decisão fez com que perdessem o sucesso absoluto herdado do NES e SNES.
 

Death Knight

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
13.259
Reações
10.148
Pontos
1.494
Do ponto de vista comercial certamente foi um fracasso se levarmos em conta que se esperava muito mais da Nintendo naquela época. Com o sucesso do SNES, seria natural que o N64 já chegasse embalado e tivesse uma aceitação muito maior, o que não aconteceu e a Nintendo perdeu muito espaço para a Sony
 


Cyrenox26

Ser evoluído
Mensagens
16
Reações
25
Pontos
23
Quando criança eu ia na casa de amigos que tinham tanto N64 quanto Play1, dos jogos que eu joguei no N64, entre eles ISS64 e Rush SF, na minha cabeça de piralho eu quase n via tanta diferença pra tipo um Winning Eleven ou NFS, então na moral, eu queria voltar a ter essa mentalidade pq hj mta gente se apega demais a essa coisa de "Play1 foi melhor que N64"

Eu conheci Play1 antes de jogar o console da Nintendo e msm assim me surpreendi com o N64 pq tipo, pra mim aquilo era a continuação do SNES e era maravilhoso, me lembro que na época tbm foi um alvoroço na casa de um dos meus amigos pq um dia ele alugou um Play1( ele já tinha N64) e eu me lembro perfeitamente naquele dia eu tava cagando praquilo, n compartilhava daquela euforia até por já ter jogado antes.
 

Felipe1459

Lenda da internet
Mensagens
24.938
Reações
16.981
Pontos
1.524
Óbvio que sim. Ficou muito, muito longe de ser um sucesso.

teve ótimos jogos? sim! Mas depois do sucesso do SNES, não há como classificar o desempenho do 64 de outra maneira.

Mesmo para quem tivesse grana sobrando pra ter dezenas de jogos na época acabaria ficando na mão tendo apenas um N64 na época.

Eu tive um, mas tive apenas 4 jogos ao longo dos 7 anos que fiquei com ele, tendo que recorrer a locadora para conhecer outros jogos e ainda assim consegui me divertir bastante, mas ainda assim ficava um vazio que só conseguiu ser preenchido pelo PS1 e até pelo SNES, seja em locadora pagando por hora ou na casa de amigos.
 

Jefferson Praxedes

Bam-bam-bam
Mensagens
2.061
Reações
7.602
Pontos
453
f-) O console não foi um fracasso em vendas , recentemente o SWITCH alcançou e passou as vendas deles totais, o SWITCH tá sendo considerado um fracasso??
apesar de sua fabricação ter cessado a quase 20 anos atrás ele é o decimo cesto console mais vendido no mundo.
7497874979

Considero OOT, Mario 64 E Goldeneye como games com MUITA importância na história, OOT inventou mecânicas usadas até hoje, como o Z targeting, quantos games usam focar no inimigo?? Muitos, as animaçoes do Link foram feitas com um menino de verdade para dar realismo, o jeito que ele abre o bau e anda, Mario 64 inventou da forma mais acrobática possivel como um jogo pode ser divertido em um ambiente tridimenssional, Goldeneye deu o verdadeiro impulsso em FPS em consoles, o detalhismo , desculpa mas ate hoje as animaçoes do Goldeneye me deixam impresionados, , primeiro game a inventar a mecanica de acertar membros
cxuwJ5K.gif


E foi o console do meme com o natal mais feliz ever
Nintendo Sixty FOOOAAUUR

giphy.gif


Essa historia que a midia limitou que devia ser em CD ja foi dismistificada
O hardware do console nao foi desenvolvido com um leitor em mente, muitos de seus games foram só possíveis devido ao fato do acesso instantaneo
a ROM. Foi um console diferencial, ofereceu jogos diferentes do PS, os 2 consoles juntos para mim é igual chocolate com morango tudo de bom!!
 
Ultima Edição:

Marlon.Sega

Bam-bam-bam
Mensagens
579
Reações
1.231
Pontos
333
Depende do ponto de vista.

Se for pelos títulos, não foi um fracasso.

Assim como um console que tem Nights, Dragon Force, Shining Force III, Panzer Dragoon, ótimas conversões dos arcades da SNK e Capcom também não foi um fracasso. Olhando por bons jogos... Nintendo 64 não foi um fracasso.

Olhando para todo o resto sim. Foi um fracasso. Nintendo era líder do mercado, amargou um segundo lugar com 100 milhões a menos de videogames vendidos em relação ao console da Sony.

Ajudou a aumentar a (má) fama da Nintendo, como uma empresa retrógrada (usando cartuchos) e que se preocupa demasiado em oferecer diversão para toda família e crianças, numa época que o PlayStation abordava outra temática.
 

matroska

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
12.801
Reações
13.684
Pontos
674
Depende do ponto de vista.

Se for pelos títulos, não foi um fracasso.

Assim como um console que tem Nights, Dragon Force, Shining Force III, Panzer Dragoon, ótimas conversões dos arcades da SNK e Capcom também não foi um fracasso. Olhando por bons jogos... Nintendo 64 não foi um fracasso.

Olhando para todo o resto sim. Foi um fracasso. Nintendo era líder do mercado, amargou um segundo lugar com 100 milhões a menos de videogames vendidos em relação ao console da Sony.

Ajudou a aumentar a (má) fama da Nintendo, como uma empresa retrógrada (usando cartuchos) e que se preocupa demasiado em oferecer diversão para toda família e crianças, numa época que o PlayStation abordava outra temática.

Bem observado.

Levando em conta que a nintendo era a líder do mercado, óbvio que o N64 foi mal.

Mesmo tendo jogos incríveis a biblioteca do Nintendo 64 tem cerca de 300 jogos número muito baixo. Até o Master system teve uma biblioteca maior que o N64, um absurdo.

O Ps1 teve mais de 2000 jogos olha a diferença absurda.

Outra coisa: o N64 vendeu 33 milhões em boa parte porque a fama da Nintendo estava em alta devido ao sucesso do snes.

A partir do N64 os consoles de mesa da nintendo passaram a ser apenas para os jogos da nintendo e suas parceiras. Os grandes jogos das thirds sumiram sendo raros até hoje......
 

JVS GAMES

Supra-sumo
Mensagens
665
Reações
1.800
Pontos
183
b)

Mesmo com a falta de grandes títulos multiplataforma e poucos jogos de alguns gêneros que gosto, ainda sim consigo fazer fácilmente um TOP 100 de títulos exclusivos, exclusivo console, e exclusivos temporáros.
 

Odin Games

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.744
Reações
14.442
Pontos
503
Eu fico com a opção B.

Se ele foi um fracasso, só se for nas vendas, pois ele era um ótimo console, e eu já disse várias vezes que a questão dos cartuchos era de menos, acho que a única coisa ruim no console é o analógico do controle, que é muito frágil, tirando isso considero ele um dos 5 melhores consoles já feitos. Tem gente que insiste em dizer que ele não tem muitos jogos bons, mas acredito que pelo menos uns 50 jogos já fariam valer a pena ter o console, ele tem uns 10 jogos lendários e indiscutíveis, fora uma centena de jogos bons que podem agradar a todos, mas conheço gente que odeia esse console, e que fazem de tudo para desmerecer tudo dele.

A biblioteca dele não é muito grande mesmo, deve ter menos de 400 jogos, mas acredito que um terço dos jogos dele devem ser ótimos, mais um terço razoável e restante ruims, mas melhor ter essa média do que ter 1500 jogos, ou 2000 e só ter uns 200 jogos bons... :klol
 

Jefferson Praxedes

Bam-bam-bam
Mensagens
2.061
Reações
7.602
Pontos
453
Eu fico com a opção B.

Se ele foi um fracasso, só se for nas vendas, pois ele era um ótimo console, e eu já disse várias vezes que a questão dos cartuchos era de menos, acho que a única coisa ruim no console é o analógico do controle, que é muito frágil, tirando isso considero ele um dos 5 melhores consoles já feitos. Tem gente que insiste em dizer que ele não tem muitos jogos bons, mas acredito que pelo menos uns 50 jogos já fariam valer a pena ter o console, ele tem uns 10 jogos lendários e indiscutíveis, fora uma centena de jogos bons que podem agradar a todos, mas conheço gente que odeia esse console, e que fazem de tudo para desmerecer tudo dele.

A biblioteca dele não é muito grande mesmo, deve ter menos de 400 jogos, mas acredito que um terço dos jogos dele devem ser ótimos, mais um terço razoável e restante ruims, mas melhor ter essa média do que ter 1500 jogos, ou 2000 e só ter uns 200 jogos bons... :klol
O interessante que nenhum titulo do PS vendeu mais que Mario 64

74991


74992

A questão de proporção Quantidade vs Qualidade, o PSX tinha muito mais shovelware, era muito facil publicar jogos no console da SONY, saiu muito mais
muito jogo esquisito que atendia um nicho tão pequeno, todo mundo queria um pedaço de lucro da fatia do sucesso do console da SONY que entrou no meio da SEGA e da Nintendo e jogou ambas pro lado com as vendas avassaladoras. Claro o N64 tinha shovelware também, mas não tanto.
 

Rick_Taylor

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.444
Reações
5.458
Pontos
703
d)

É um console que tem jogos que estão entre os melhores da geração como Mario e Zelda, mas o fato de usar cartuchos afastou algumas thirds. No fim teve vendas muito abaixo do concorrente.
 

Odin Games

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.744
Reações
14.442
Pontos
503
O interessante que nenhum titulo do PS vendeu mais que Mario 64

Visualizar anexo 74991


Visualizar anexo 74992

A questão de proporção Quantidade vs Qualidade, o PSX tinha muito mais shovelware, era muito facil publicar jogos no console da SONY, saiu muito mais
muito jogo esquisito que atendia um nicho tão pequeno, todo mundo queria um pedaço de lucro da fatia do sucesso do console da SONY que entrou no meio da SEGA e da Nintendo e jogou ambas pro lado com as vendas avassaladoras. Claro o N64 tinha shovelware também, mas não tanto.
Pois é, isso prova que qualidade é melhor que quantidade, mesmo que o console não tenha tido o mesmo sucesso em vendas :klol

Esse Mario apesar de não ser um dos meus favoritos do console, deve ter vendido como água mesmo, lembro da primeira vez que vi ele a venda lá por 1996, eu tinha 10 anos e vi pela primeira vez o N64 em uma vitrine de uma loja quando estava passando por uma rua, e fiquei quase louco quando vi aquela abertura do Mario em 3D, e falando pela primeira vez, aquilo deve ter atraído muita gente naquele tempo, principalmente crianças... :klol
 

Bruce_Wayne

Bam-bam-bam
Mensagens
1.328
Reações
3.025
Pontos
453
Não. O N64 teve uma grande lista de exclusivos excepcionais, e a máquina era a melhor de sua época.

Fracasso foram Wii, WiiU e Switch que, apesar das boas vendas de dois deles, são a cara da covardia e do regresso da Nintendo, da derrota, que fica aí, lançando essas bostas. Possuem os melhores jogos exclusivos, mas são umas bostas por serem defasados, não receberem jogos multi, possuem longevidade duvidosa, vide o descontinuado WiiU.
Me surpreende ver como o Switch enganou, melhor do que o WiiU ele não é.
 

BenitoTratorista

Bam-bam-bam
Mensagens
449
Reações
963
Pontos
278
Talvez não tenha alcançado o sucesso comercial esperado pela Nintendo, considerando a posição de protagonismo que ela ocupava até as gerações anteriores, mas na visão de jogador, eu jamais diria que foi um fracasso. Aliás, muitos consoles que foram considerados "fracassos", como 3DO e Dreamcast, eu sempre considerei sensacionais. Cada um no seu tempo e com suas próprias inovações. Até mesmo o Jaguar eu não considero a completa porcaria que quase todo mundo afirma ser.

Na minha opinião, a escala de fracasso total começa no Zeebo, qualquer coisa "acima", teve alguma qualidade.
 

Denrock

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.588
Reações
70.577
Pontos
584
Foi sim um put* fracasso em todos os sentidos

1º porque é um dos piores consoles já feitos na história, ao lado ao Apple Pipin , Virtual boy, 32X e outros, o Jaguar é melhor que o N64

2º em vendas a nintendo perdeu MUITO mercado com o N64: na geração anterior a nintendo detinha uns 50% do mercado sozinha (isso se vc considerar o PC engine CD, Neogeo e outros, se contar só o Megadrive e snes, a nintendo tinha uns 60% do mercado pra ela), na geração 32bits ela foi reduzida pra uns 20% do mercado apenas

de 60%-50% pra 20% é uma baita queda
 

Leon Powalski

Bam-bam-bam
Mensagens
1.821
Reações
5.247
Pontos
303
Foi sim um put* fracasso em todos os sentidos

1º porque é um dos piores consoles já feitos na história, ao lado ao Apple Pipin , Virtual boy, 32X e outros, o Jaguar é melhor que o N64

2º em vendas a nintendo perdeu MUITO mercado com o N64: na geração anterior a nintendo detinha uns 50% do mercado sozinha (isso se vc considerar o PC engine CD, Neogeo e outros, se contar só o Megadrive e snes, a nintendo tinha uns 60% do mercado pra ela), na geração 32bits ela foi reduzida pra uns 20% do mercado apenas

de 60%-50% pra 20% é uma baita queda

Jaguar ser melhor que o N64 aí é sacanagem né campeão?? Tá certo que ele não era lá exatamente um sucesso comercial, a mídia ser atrasadíssima enquanto outros consoles usavam a mídia de cd e o joystick ter um analógico frágil e incômodo, mas daí a dizer que é um dos piores aí também não cara...
 

RM Danger

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.229
Reações
9.677
Pontos
1.034
F) Mesma situação do PS3, veio como líder da geração anterior (sem a mesma folga que o PS2 teve) e brigou para ser o segundo colocado na geração.

Tem alguns jogos fantásticos, mas poderia ter entregue mais.

O N64 é o começo da derrocada da Nintendo nos consoles de mesa.
 

Player_1

Bam-bam-bam
Mensagens
1.916
Reações
3.051
Pontos
353
Putz, o embaçado é que na época tinha o Playstation1 com pirataria, gastar dinheiro comprando o N64 pra depois ficar alugando, com poucos títulos era muita desvantagem..era até melhor ter um PC pra jogar em DOS..
 

Sega&AMD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.797
Reações
13.828
Pontos
803
Eu fico dividido pois gosto da engenharia do console (para mim o melhor já engenhado) e ele tem zelda, Mario e golden eye, jogos que definiram o que viria a ser o futuro dos jogos, por usar cartucho tinhamos uma mídia duradoura, e a nintendo pode gastar em poder, veja jogar em multplayer local só foi possível devido ao poder e ao cartucho, imagina naquela época 96 jogar multplayer em CD ? imagina o loading...só o dreamcast conseguiu tal proeza com mídia otica mais aí já era outra tecnologia 1998 etc etc

Mas se fosse para escolher uma opção escolheria a E) um console sem Tomb Raider...até o NCage teve, sem street fighter (para quem não sabe street fighter é um dos jogos mais vendido do Super Nes, os nintendistas gostavam bastante) sem FF beleza, mas sem street fighter não !
 

JVS GAMES

Supra-sumo
Mensagens
665
Reações
1.800
Pontos
183
Meu Top 100 (exclusivos, exclusivo console, e exclusivos temporáros) em ordem alfabetica:
OBS: A maioria ou todos os exclusivos console e exclusivos temporários da lista foram lançados apenas para Arcade, PC, Dreamcast e PS2.


007: The World Is Not Enough
1080 Snowboarding
Aero Gauge
Asteroids Hyper 64
Bakuretsu Muteki Bangaioh
Banjo-Kazooie
Banjo-Tooie
BattleTanx: Global Assault
Beetle Adventure Racing / HSV Adventure Racing (PAL version Australia only)
Bomberman 64: Arcade Edition
Buck Bumble
Castlevania: Legacy of Darkness
Conker's Bad Fur Day
Cruis’n USA
Cruis’n World
Cruis‘n Exotica
Custom Robo
Custom Robo V2
Dark Rift
Deadly Arts /G.A.S.P.!! Fighters’ NEXTreme
Dezaemon 3D
Diddy Kong Racing
Donkey Kong 64
Doom 64
Dr. Mario 64
Doubutsu no Mori / Animal Forest
Dual Heroes
Duck Dodgers Starring Daffy Duck
Excitebike 64
Extreme-G
Extreme-G XG 2
F1 World Grand Prix II
Fighters Destiny
Fighter Destiny 2
Flying Dragon
F-Zero X
Goemon’s Great Adventure / Mystical Ninja 2: Starring Goemon
GoldenEye 007
Hybrid Heaven
Indiana Jones and the Infernal Machine
International Superstar Soccer 2000
Jet Force Gemini
Killer Instinct Gold
Kirby 64: The Crystal Shards
Last Legion UX
Legend of Zelda: Majora’s Mask
Legend of Zelda: Ocarina of Time
Mace: The Dark Age
Mario Kart 64
Mario Party
Mario Party 2
Mario Party 3
Mario Tennis
Mischief Makers
Mystical Ninja: Starring Goemon
Neon Genesis Evangelion 64
Off-Road Challenge
Paper Mario
Perfect Dark
Pokemon Stadium
Pokemon Stadium 2
Rakuga Kids
Roadsters
San Francisco Rush 2049
Scooby-Doo! Classic Creep Capers
SD Hiryu no Ken Densetsu
Shadowgate 64: Trials of the Four Towers
Sin and Punishment: Successor of the Earth
Space Invaders 64
Star Fox 64
Star Soldier: Vanishing Earth
Star Wars Episode I: Battle for Naboo
Star Wars Episode I: Racer
Star Wars: Rogue Squadron
Star Wars: Shadows of the Empire
Stunt Racer 64
Super Mario 64
Super Robot Spirits
Super Robot Taisen 64
Super Smash Bros.
Susume! Taisen Puzzle Dama: Toukon Marumata Chou
Taz Express
Tom & Jerry in Fists of Fury
Tonic Trouble
Top Gear Overdrive
Top Gear Rally
Top Gear Rally TG 2
Transformers: Beast Wars Transmetals
Turok: Dinosaur Hunter
Turok: Rage Wars
Turok 2: Seeds of Evil
Turok 3: Shadow of Oblivion
Twisted Edge Snowboarding
Virtual Chess 64
Wave Race 64
Winback Covert Operations (Lançado depois para PS2)
World Driver Championship
Wonder Project J2
Xena Warrior Princess: Talisman of Fate
Yoshi's Story

75038
 
Ultima Edição:

Asha

Bam-bam-bam
Mensagens
2.426
Reações
7.529
Pontos
453
Assim como uma das aberturas brasileiras de Dragon Ball Z, posso pressentir o perigo e o caos que se formará nessa discussão.:kbeca

f) Em termos de vendas e biblioteca, o console em si foi realmente um "fracasso", principalmente se comparado ao NES e SNES.

Porém, diria que uma parte de seus exclusivos adquiriu muito sucesso e fez o videogame ganhar seu espaço na história. Games como Super Mario 64, Ocarina of Time, GoldenEye 007 e entre outros influenciaram não só suas próprias séries como também muitos games que surgiriam no futuro, além de lucrarem muito bem enquanto eram novos.

Resumindo minha opinião: Se você levar em conta apenas vendas, seus antecessores e a variedade de games, o console é realmente um "fracasso". Porém, se você avaliar o impacto que certos títulos causaram na industría, ele teve e ainda tem seu lugar ao sol.

De qualquer forma, ele é o meu "fracasso" favorito. Adoro os games do Nintendo 64 e as minhas melhores experiências de multiplay com amigos foram nele. Jogar 007, Mario Kart e Conker com os amigos era pura diversão.:kpaixao
 

Ivo Maropo

Bam-bam-bam
Mensagens
8.486
Reações
12.485
Pontos
353
Eu acompanhei o N64, com enorme interesse e entusiasmo através de revistas de videogame, desde que ele ainda se chamava Project Reality (sim, antes mesmo de Ultra 64). Estamos falando da absoluta era de ouro dos videogames (sim, ela de fato existiu, e durou aproximadamente do começo dos anos 90 até pouco mais de seus meados).

Se vocês acham que vivemos na "era do hype", então vocês ainda não viram nada. Naqueles tempos, ainda no início dos anos 90, tínhamos esboços de consoles que nos prometiam a própria realidade (pois é, o nome "Project Reality" não era simplesmente por acaso). Lembro até de um rumor seu que dizia que o console sairia com 400MHz de velocidade em tempos onde a lei eram os 15, 20 ou 30 MHz dos consoles de 32 bits (acabou sendo lançado com menos de 100 - ou 93.75, para ser mais exato).

Era um console que, durante muito tempo, foi envolto em grande mistério. Como eu já disse antes, ele nos prometeu a própria realidade; era a Nintendo lançando o sucessor espiritual do inesquecível SNES em um mercado já amplamente saturado por consoles avançados, usando mídia em CD e com 32 bits de poder de processamento.

Inclusive, era divulgado que ele nasceria de uma singular colaboração da Nintendo com a Silicon Graphics, a proprietária das "workstations" que renderizavam os mais avançados efeitos de computação gráfica do cinema até então (de filmes como Jurassic Park 1 e Exterminador do Futuro 2). Portanto, sim, o N64 precisava ser grande, pois seu hype era monstruoso. Sabe máquinas de fliperama como Cruis'n USA? Já reparou que elas têm um logotipo/selo do Ultra 64 rotacionando bem na sua tela de abertura?

Pois é, uma das mais avançadas máquinas de fliperama da época deveria servir somente como gerador de hype para a vindoura máquina da Nintendo, que já propagandeava, aos quatro ventos, através de avançados games como Cruis'n USA, a sua futura revolução doméstica. Mas aí, veio o seu lançamento. Na minha experiência, não veio qualquer decepção por ele utilizar somente cartuchos invés dos já consolidados CDs (eu achava o máximo da tecnologia, rsrs, pois via aqueles cartuchos como "cartuchos especiais" do revolucionário 64 bits da Nintendo).

Se ele era capaz de comportar o inigualável Mario 64, então para quê diabos precisaríamos de CDs? Mario 64 merece aqui um capítulo à parte. A incrível fluidez da sua jogabilidade, os seus gráficos revolucionários e a total suavidade imediata com que tudo transcorria deixavam uma sensação realmente revolucionária em seu jogador; um verdadeiro divisor de águas, a demarcar um antes e um depois (de Mario 64) para os videogames.

Mas aí, o tempo foi passando e as dificuldades foram aparecendo e também aumentando. Com o passar do tempo, o drive de CD foi cada vez mais fazendo falta com a então evolução constante da computação gráfica - sem mencionar o puro espaço extra de armazenamento do CD para jogos cada vez maiores. Sendo assim, o PlayStation 1 começou a despontar no horizonte, mesmo tendo sido lançado cerca de dois anos antes.

Foi o N64 que inaugurou o insuperável ciclo trágico da Nintendo, que a obriga sempre a lançar consoles com "gimmicks" anexadas (como o Wii Remote e o controle "tablet" do Wii U), contando apenas com os seus próprios exclusivos, muito pouco apoio terceirizado, e uma vida útil curta e lacônica, vindo a repetir todo este processo novamente numa constante sucessão numa próxima geração.

Ao mesmo tempo, eu não consigo sequer imaginar os games sem um Mario 64 e um Ocarina of Time (sem mencionar Goldeneye 007, Banjo-Kazooie, entre outros). Mario 64 foi, ao menos na minha estima (e na de Gabe Newell também), genuinamente revolucionário, a nossa entrada propriamente dita nos gráficos tridimensionais, antes de movimentação truncada e com constantes quebras poligonais. Ele foi uma daquelas necessárias "falhas" que abriu porteiras para a indústria e a própria mídia do videogame em si.

O seu controle, em forma de tridente, era excepcionalmente "corajoso" (era uma fascinante experiência jogar Mario 64 pela primeira vez com aquele estranho joystick e seu revolucionário analog stick de pressão). Mas o N64 foi também a precipitação da Nintendo, lançada a um mar aberto do qual ela jamais conseguiu se socorrer.
 

Rodin

Bam-bam-bam
Mensagens
1.019
Reações
2.211
Pontos
303
Eu fico com a opção G;

G)não, o jaguar não é melhor do que o nintendo 64 e isso não devia nem ser cogitado.

Eu fui um "felizardo" pois no meu circulo social ao menos 80% e me incluo nessa,possuía o n64 algo só desfeito com a chegada do Dreamcast esse sim,um divisor de águas.
 

Rodin

Bam-bam-bam
Mensagens
1.019
Reações
2.211
Pontos
303
Assim como uma das aberturas brasileiras de Dragon Ball Z, posso pressentir o perigo e o caos que se formará nessa discussão.:kbeca

f) Em termos de vendas e biblioteca, o console em si foi realmente um "fracasso", principalmente se comparado ao NES e SNES.

Porém, diria que uma parte de seus exclusivos adquiriu muito sucesso e fez o videogame ganhar seu espaço na história. Games como Super Mario 64, Ocarina of Time, GoldenEye 007 e entre outros influenciaram não só suas próprias séries como também muitos games que surgiriam no futuro, além de lucrarem muito bem enquanto eram novos.

Resumindo minha opinião: Se você levar em conta apenas vendas, seus antecessores e a variedade de games, o console é realmente um "fracasso". Porém, se você avaliar o impacto que certos títulos causaram na industría, ele teve e ainda tem seu lugar ao sol.

De qualquer forma, ele é o meu "fracasso" favorito. Adoro os games do Nintendo 64 e as minhas melhores experiências de multiplay com amigos foram nele. Jogar 007, Mario Kart e Conker com os amigos era pura diversão.:kpaixao

Não havia diversão maior do que jogar goldeneye com 4 pessoas na época, na locadora então que ficava um verdadeiro banco de reservas assistindo e a espera de ser a a sua vez.
 
Status
Não está aberto para novas respostas.
Topo Fundo