O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Quais gambiarras ou consertos vocês fizeram em seus retros recentemente?

Odin Games

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.720
Reações
14.397
Pontos
503
ganhei um intacto por fora.. mas tive que refazer varias soldas por dentro... ficou zero bala...
Pois é, quando eu pego um console que está a muitos anos parado, eu nem ligo ele antes, prefiro abrir e dar uma revisada para só depois ligar... :klol
Recentemente fiz mod de videocomponente no meu SNES.
Ficou excelente a imagem, até mesmo numa LCD
Ainda quero fazer um desses também, só não fiz porque só tenho duas TVs com essas entradas, e nem costumo a usar elas, pois 99% dos meus retrôs se dão bem com elas, essas TVs são antigas, até minha LCD que dizem que os N64 ficam uma porcaria nelas, mas na minha ficam excelentes :klol
 

DocVooDoo

Lenda da internet
Mensagens
31.965
Reações
41.622
Pontos
1.689
Ainda quero fazer um desses também, só não fiz porque só tenho duas TVs com essas entradas, e nem costumo a usar elas, pois 99% dos meus retrôs se dão bem com elas, essas TVs são antigas, até minha LCD que dizem que os N64 ficam uma porcaria nelas, mas na minha ficam excelentes :klol
Cara eu vou falar a mesma coisa que me falaram anos atrás para mim.
Naquela época eu jogava PS2 no cabo composto na minha tubão, e achava a imagem linda... de fato era.
Ai resolvi mandar uma mensagem para os ET´s (quando o Gametalk ainda era ativo) perguntando se o videocomponente valia a pena, pois no composto a imagem já era ótima. Eles me responderam algo mais ou menos assim: "você só está falando isso porque ainda não viu o aparelho rodando no videocomponente... o dia que ver, saberá realmente o que é uma imagem ótima".
E era verdade. Arranjei um cabo videocomponente e simplesmente fiquei pasmo no salto de qualidade de imagem dos jogos de PS2.

Pois bem, o dia que tive a oportunidade de fazer o mod de videocomponente no meu Snes, não perdi a chance. Mandei fazer e foi a melhor coisa que fiz. O salto de qualidade de imagem do composto -> componente é gritante.

O dia que vc fizer esse mod no Snes, vai se perguntar pq ficou tanto tempo sem isso na sua vida.

Obs.: Faça num lugar que você confie, obviamente.
 

Odin Games

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.720
Reações
14.397
Pontos
503
Cara eu vou falar a mesma coisa que me falaram anos atrás para mim.
Naquela época eu jogava PS2 no cabo composto na minha tubão, e achava a imagem linda... de fato era.
Ai resolvi mandar uma mensagem para os ET´s (quando o Gametalk ainda era ativo) perguntando se o videocomponente valia a pena, pois no composto a imagem já era ótima. Eles me responderam algo mais ou menos assim: "você só está falando isso porque ainda não viu o aparelho rodando no videocomponente... o dia que ver, saberá realmente o que é uma imagem ótima".
E era verdade. Arranjei um cabo videocomponente e simplesmente fiquei pasmo no salto de qualidade de imagem dos jogos de PS2.

Pois bem, o dia que tive a oportunidade de fazer o mod de videocomponente no meu Snes, não perdi a chance. Mandei fazer e foi a melhor coisa que fiz. O salto de qualidade de imagem do composto -> componente é gritante.

O dia que vc fizer esse mod no Snes, vai se perguntar pq ficou tanto tempo sem isso na sua vida.

Obs.: Faça num lugar que você confie, obviamente.
Pois é, o dia que eu estiver melhor em eletrônica certamente vou tunar um SNES e fazer esse MOD :klol

Eu só tenho um cabo vídeo componente para o Wii, mas quando achar quero comprar para os meus outros consoles também, o dia que comprei o meu para Wii, comprei de tanto alguns amigos me recomendarem e porque ele era baratinho, e realmente deu uma grande diferença, cheguei a jogar alguns emuladores nele também e fiquei espantado com o de SNES, realmente dá um upgrade na imagem, mesmo jogando emulado no Wii :klol
 

doraemondigimon

Lenda da internet
Mensagens
16.198
Reações
23.296
Pontos
1.619
Caramba Piga, pensava que você fosse mais equipado... :klol

Eu também estava com um equipamento bem precário, mas mês passado resolvi dar um basta e gastei quase 200 reais renovando a maioria das minhas ferramentas, comprei um ferro de solda novo para reserva, já que o meu que uso ainda está bom, mais um sugador que depois deu problema, e peguei um bem melhor no lugar dele depois gastando mais um pouco, mais fluxo de solda e estanho, e dois alicates, um de corte e outro de bico, e mais duas escovas anti estática para limpeza, e um suporte de ferro de solda com esponja vegetal, esse mês só comprei uma pinça ondulada porque me sobrou pouca grana, e ainda falta comprar algumas coisas, mas com essas coisas que comprei mês passado estou conseguindo me virar bastante.

Uma dica é que você pode ir comprando aos poucos, pelo menos uma vez por mês ou de 15 em 15 dias gaste uns 50 reais com ferramentas que não pesam muito, e procure comprar itens de qualidade, não aqueles genéricos, pois alguns são péssimos... O sugador que comprei paguei 15 reais porque o dinheiro que tinha no dia não ia dar para comprar o que eu realmente queria, mas ele estragou no outro dia quando estreei ele, por sorte consegui trocar ele pelo que eu queria dias depois pagando um pouco mais. Uma marca que gosto bastante é da Hikari, ela tem diversas ferramentas como alicates, pinças, ferros de solda, entre outros de muito boa qualidade, virei fã da marca nos últimos tempos, e geralmente os itens dessa marca não são caros.

Sobre os equipamentos para reparos, eu vou começar a comprar via Aliexpress e Wish. Tem muita coisa interessante, com preço mais em conta pra se comprar por lá (e eu tô sonhando com um multímetro, uma estação de solda e um osciloscópio barato)

HTB1f-I9drbs-TMe-Jjy1zcq6x-Ag-XXa4.jpg

HTB1-CNeq-Xijr-K1-Rj-Ssplq6x-Hm-VXa9.png

HTB17uxc-AN9-YBu-Njy0-Ffq6x-Is-VXa-B.png
 

Odin Games

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.720
Reações
14.397
Pontos
503
Sobre os equipamentos para reparos, eu vou começar a comprar via Aliexpress e Wish. Tem muita coisa interessante, com preço mais em conta pra se comprar por lá (e eu tô sonhando com um multímetro, uma estação de solda e um osciloscópio barato)

HTB1f-I9drbs-TMe-Jjy1zcq6x-Ag-XXa4.jpg

HTB1-CNeq-Xijr-K1-Rj-Ssplq6x-Hm-VXa9.png

HTB17uxc-AN9-YBu-Njy0-Ffq6x-Is-VXa-B.png
Algumas coisas valem muito a pena comprar de fora, uma pena que não sei comprar desses sites e tenho medo de ser taxado por algo, mas se você for comprar, tome cuidado ao escolher alguns equipamentos, como por exemplo uma estação de ar quente caso você tenha interesse em uma, pois algumas tem graves problemas com as resistências delas, tem umas que o cara não acha mais a resistência, e se elas estragarem, é só jogar fora... Por isso eu já tenho escolhida a dedo uma que pesquisei bastante e é garantido que é boa, e quando for comprar certamente será essa, que é uma Yaxun 850. Por isso procure pesquisar bastante antes de escolher os equipamentos, alguns podem lhe trazer prejuízo.
 
Mensagens
681
Reações
1.138
Pontos
183
Pois é, quando eu pego um console que está a muitos anos parado, eu nem ligo ele antes, prefiro abrir e dar uma revisada para só depois ligar
isso aí...

Sobre os equipamentos para reparos, eu vou começar a comprar via Aliexpress e Wish. Tem muita coisa interessante, com preço mais em conta pra se comprar por lá (e eu tô sonhando com um multímetro, uma estação de solda e um osciloscópio barato)

HTB1f-I9drbs-TMe-Jjy1zcq6x-Ag-XXa4.jpg

HTB1-CNeq-Xijr-K1-Rj-Ssplq6x-Hm-VXa9.png

HTB17uxc-AN9-YBu-Njy0-Ffq6x-Is-VXa-B.png
ganhou na loteria e não contou pra gente? kkk quando tiver dinheiro quero comprar umas coisinhas também...
 


Mensagens
681
Reações
1.138
Pontos
183
Ultima Edição:

wtuemura

Bam-bam-bam
Mensagens
525
Reações
1.101
Pontos
333
Nossa, acabei de ver... é tranquilo pra fazer... pensei que tinha que cortar a placa... ou colocar chip extra... etc... mas parece bem susse:
https://meiobit.com/185038/consolemod-saida-de-video-componente-para-super-nintendo/
Infelizmente isso aí não tem nada a ver com saída de vídeo componente, os sinais que ele está puxando são para uma saída RGB e que ele tem sorte da TV/Monitor dele saber lidar com os sinais, caso contrário ele teria tela preta. Sinais de vídeo componente (YPbPr) precisam ser convertidos!

159-circuit-1.jpg

158-circuit-1.jpg


Tem que tomar cuidado com o que se acha na internet pois tem muita gente que não sabe nada sobre o assunto ensinando a fazer coisa errada.
 
Mensagens
681
Reações
1.138
Pontos
183
Infelizmente isso aí não tem nada a ver com saída de vídeo componente, os sinais que ele está puxando são para uma saída RGB e que ele tem sorte da TV/Monitor dele saber lidar com os sinais, caso contrário ele teria tela preta. Sinais de vídeo componente (YPbPr) precisam ser convertidos!

159-circuit-1.jpg

158-circuit-1.jpg


Tem que tomar cuidado com o que se acha na internet pois tem muita gente que não sabe nada sobre o assunto ensinando a fazer coisa errada.
Opa.. valeu pela dica.... ainda bem que não fiz...
 

Piga

Alien Pro-Gear Spec!
VIP
Mensagens
12.590
Reações
32.997
Pontos
1.048
Hoje eu tive que passar num lugar pra comprar umas lâmpadas aqui pra casa que estavam queimadas e acabei comprando esse multímetro aqui:
77165
Achei interessante ele ter medidor pra transistor (que não sei usar) mas ele não tem o BIP do teste de continuidade. Mas tem a escala de diodo, o qual meu outro multímetro que é mais indicado pra mexer com eletricidade do que com eletrônica não possuía. Mas ele faz o teste de continuidade com o BIP.
77166
 
Ultima Edição:

Odin Games

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.720
Reações
14.397
Pontos
503
Belos itens Piga, esse medidor eu ainda não tenho um, mas o multímetro parece ser bom. Eu tenho dois multímetros aqui, um analógico e outro digital, mas eles são bem simples, preciso comprar um mais avançado um dia, com capacímetro e bips de continuidade, isso está me fazendo uma falta... :klol
 

Piga

Alien Pro-Gear Spec!
VIP
Mensagens
12.590
Reações
32.997
Pontos
1.048
Belos itens Piga, esse medidor eu ainda não tenho um, mas o multímetro parece ser bom. Eu tenho dois multímetros aqui, um analógico e outro digital, mas eles são bem simples, preciso comprar um mais avançado um dia, com capacímetro e bips de continuidade, isso está me fazendo uma falta... :klol
Esse multímetro saiu bem barato, coisa de 20 reais. Estava com a embalagem meio bagaçada, era o único da loja, mas testei ele antes de comprar e aparentemente está de boa. O outro é mais indicado pra eletricidade, ele fazia parte do meu kit que usava para diagnosticar problemas em ar-condicionado juntamente com um termômetro digital e um anemômetro digital (possuo ambos ainda).
 

burn1004

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.232
Reações
916
Pontos
599
Valeu mesmo pela ajuda!! O Nintendont que baixei e o configurado pro usb loader gx..vou testar!

Pô, compartilha essa maravilha aí?
O meu é no nintendont mesmo e eu ODEIO aquela tela meio DOS com fundo bege/cinza dele... queria deixar meus jogos de GC bonitinhos como são os de Wii

Recentemente fiz mod de videocomponente no meu SNES.
Ficou excelente a imagem, até mesmo numa LCD

Fez aonde mano? pagou quanto?

Sobre os equipamentos para reparos, eu vou começar a comprar via Aliexpress e Wish. Tem muita coisa interessante, com preço mais em conta pra se comprar por lá (e eu tô sonhando com um multímetro, uma estação de solda e um osciloscópio barato)

HTB1f-I9drbs-TMe-Jjy1zcq6x-Ag-XXa4.jpg

HTB1-CNeq-Xijr-K1-Rj-Ssplq6x-Hm-VXa9.png

HTB17uxc-AN9-YBu-Njy0-Ffq6x-Is-VXa-B.png

To contigo Dora, quando eu tiver espaço para minha bancada eletrônica vou trazer tudo da china... aqui no BR é meio caro para essas coisas e no final das contas, eles só revendem as coisas chinesas mesmo

Nossa, acabei de ver... é tranquilo pra fazer... pensei que tinha que cortar a placa... ou colocar chip extra... etc... mas parece bem susse:
https://meiobit.com/185038/consolemod-saida-de-video-componente-para-super-nintendo/
(edit: este mod deste site parece funcionar somente em alguns modelos)

Hum, interessante, vou tentar quando achar algum SNES barato
 

DocVooDoo

Lenda da internet
Mensagens
31.965
Reações
41.622
Pontos
1.689
eles faz pra gente de fora do estado tb? sou do RJ
Ai já não sei responder, só entrando em contato com ele. Mas esse tipo de mod deve existir gente que faz ai no RJ também.

Obs: Nem todos os consoles de SNES permitem mod de videocomponente. Tem apenas modelos determinados que podem isso. Tipo aquele SNES baby não tem como.
 

burn1004

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.232
Reações
916
Pontos
599
Ai já não sei responder, só entrando em contato com ele. Mas esse tipo de mod deve existir gente que faz ai no RJ também.

Obs: Nem todos os consoles de SNES permitem mod de videocomponente. Tem apenas modelos determinados que podem isso. Tipo aquele SNES baby não tem como.

é, to ligado nisso
Vou até procurar, dependendo do nivel de complexidade eu mesmo me meto a fazer...
 

Player_1

Bam-bam-bam
Mensagens
1.902
Reações
3.037
Pontos
353
Pô, compartilha essa maravilha aí?
O meu é no nintendont mesmo e eu ODEIO aquela tela meio DOS com fundo bege/cinza dele... queria deixar meus jogos de GC bonitinhos como são os de Wii



Fez aonde mano? pagou quanto?



To contigo Dora, quando eu tiver espaço para minha bancada eletrônica vou trazer tudo da china... aqui no BR é meio caro para essas coisas e no final das contas, eles só revendem as coisas chinesas mesmo



Hum, interessante, vou tentar quando achar algum SNES barato
mandei mp porque aqui acho que embaçam..
 

Odin Games

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.720
Reações
14.397
Pontos
503
Pô, compartilha essa maravilha aí?
O meu é no nintendont mesmo e eu ODEIO aquela tela meio DOS com fundo bege/cinza dele... queria deixar meus jogos de GC bonitinhos como são os de Wii
Eu também não gostava da interface do Nintendont, e alguns jogos ficavam bugados nele, como o RE3, ai uma vez sem querer mexi nas configurações do USB Loader GX e ativei umas funções de Nintendont nele, não lembro agora, mas é fácil de achar nas configurações, ai vi que as ISOs dos jogos de Gamecube apareceram nele, e resolvi abrir um jogo para testar, e funcionou que uma beleza, dá até para baixar as capas se seu Wii estiver conectado online, e funcionou sem os bugs que eu tinha falado, vale muito apena abrir eles pelo USB Loader GX.

Bom, hoje fiz uma gambiarra de dar inveja ao MacGyver, ontem fui entregar um SNES para um amigo e ele me deu 3 jogos de N64 desmontados para mim tentar recuperar para ele, e só hoje resolvi mexer neles, e dois eu não consegui recuperar ainda, mas recuperei um fazendo uma pequena gambiarra e adicionado um componente que tinha sido removido dele, que era um chip do jogo South Park.



Quando peguei ele vi que estava faltando um capacitor, era um de 22 uF de 6.3v, e infelizmente eu não tinha mais um desses novo, mas tinha um bom nas minhas sucatas, só que era de 25v, mas funcionaria de boa nele, já que os volts a mais não tem problema, ai peguei ele e soldei no chip, mas antes de ver que estava faltando esse capacitor, eu já tinha achado o principal defeito dele, que era a trilha rompida, ai só lixei o verniz e larguei um pingo se solda pequeno moldando ele por cima da trilha, e unindo ela novamente:



Ai fui testar o cartucho e ele voltou a funcionar novamente, mas teve um pequeno detalhe, esse jogo não era o jogo do South Part que dizia no label, era na verdade outro jogo, o South Park: Chef's Luv Shack! O cara tinha feito um relabel nesse cartucho, mas fez o label do jogo errado, esse jogo é bem diferente, e é uma porcaria... Tão ruim que acho que a Gradiente nem quis lançar ele aqui na época, pois pouca gente entenderia ele... :klol



Só que não parou por ai, quando fui montar o cartucho, vi que a parte da carcaça que encaixa em cima dos contatos do cartucho passava bem em cima do estanho que larguei na trilha, e o estanho trancava ele quando passava por cima, e quando montei o cartucho, essa parte chegou a arrancar o estanho que coloquei na trilha, ai tive que refazer a solda novamente, mas depois disso tive uma ideia, que era lixar essa parte plástica da carcaça, para passar de boa por ele sem pegar no estanho, ai peguei minha mini retífica, coloquei uma ponta nele que era uma lixa redonda, e fiz essa pequena gambiarra:



Ai depois disso a peça passava de boa por cima do estanho:



Montei o cartucho e ficou assim:



Agora esse cartucho está funcionando de boa, só preciso passar o verniz protetor para proteger a parte das trilhas que lixei.
 

wtuemura

Bam-bam-bam
Mensagens
525
Reações
1.101
Pontos
333
Qual será a finalidade do multímetro?
Caso seja de uso genérico qualquer um serve, se for para manutenção prefira os TRUE RMS, por quê?

Quando esses aparelhos fazem a leitura de um sinal ou tensão, eles usam um algorítimo para que este seja extraído e exibido no display, os multímetros True RMS são mais precisos neste quesito, por exemplo, na placa de circuito muitas vezes existem tensões na placa com 0,3 VDC, 0,1 VDC e algo dessa natureza, multímetros comuns terão uma leitura aproximada desses valores, o que não ocorre com os True RMS que possuem mais precisão, seja para leitura de tensões até para medição de componentes.

Note porém que um multímetro True RMS custa mais caro e comprar um aparelho do tipo só para tê-lo é jogar dinheiro no lixo, algo como comprar uma Ferrari para ir até a padaria da esquina.

Aqui eu uso um Minipa ET-1649 (True RMS), apenas para ilustração o vídeo mostra a diferença de leitura entre modelos, infelizmente e apesar de muito bem intencionado e pelo que vi da bancada dele, ele parece seguir as normas e procedimentos para trabalhar com aparelhos eletrônicos, porém, ele é um reflexo dos profissionais que temos no mercado de trabalho. Ele não sabe a razão pela qual o aparelho da Minipa se saiu melhor, a única coisa que ele sabe é que "equipamento Minipa é bom", não assisti ao vídeo completo, no final do vídeo há uma tabela com as medições que ele fez e de longe o modelo da Minipa "ganha" disparado, não por causa da marca mas por ser um True RMS.

Outro erro muito comum que eu vejo com quem trabalha com eletrônica no Brasil é essa questão de ter 3 ou 4 multímetros de marcas diferentes que fazem praticamente a mesma coisa e eles mesmos nem sabem o por quê de tê-los, enfim.
 

Odin Games

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.720
Reações
14.397
Pontos
503
Eu tenho dois multímetros, um analógico e um digital e são bem simples, gostaria de comprar multímetros melhores, mas por enquanto vou me virando com eles já que eles estão me quebrando o galho e estou com prioridade em investir em outras ferramentas por enquanto. Mas quando puder comprar vou seguir essa dica dos True RMS, principalmente os da Minipa que sempre vi falar bem deles. Eu gosto também dos analógicos, queria descobrir um modelo bom deles para comprar algum dia.

Bom, hoje eu consegui fazer um grande conserto, semana passada peguei dois SNES Baby de uma loja que não ia faz tempo, que precisava testar e colocar entradas AV, e um deles eu arrumei no mesmo dia, só tive que trocar o Reset e colocar a entrada AV, só que o outro não ligava, ai fiz alguns testes nele sem sucesso... Só iria colocar a entrada AV nele depois que ele ligar e der imagem. A primeira coisa que fiz nele foi trocar o regulador de tensão 7805, mesmo assim ele não eu sinal de vida, ai vi que precisava trocar o fusível dele, mas não tinha um que é daqueles SMD e são bem pequenos, ai procurei em algumas lojas sem sucesso, mas ai levei outro console para um amigo técnico trocar um CI para mim que eu não tinha como eu trocar, pois não tinha uma estação de ar quente, e perguntei se ele tinha um daqueles fusíveis, e ele me disse que eu podia adaptar um normal de vidro, ou por um fio de cobre bem pequeno, mas ai expliquei para ele que queria por um pelo menos parecido com o original, que isso eu já sabia, ai ele me doou uma placa mãe sucata de PS2 Slim, que tinha um fusível que era quase o mesmo que o original, ai ontem coloquei ele, e ele voltou a ligar... Aqui está uma foto mostrando o novo regulador de tensão, e o fusível SMD que é o componente branco perto do regulador, ele até que ficou parecido com o fusível original, apesar de provavelmente não ser o mesmo...



Ai coloquei a entrada AV nele, só que ele só dava tela preta... Fiquei meio encucado com isso, mas ai hoje resolvi mexer novamente nele para fazer uns testes, e a primeira coisa que fiz foi colocar outra entrada AV nele, ai fiz o teste e ele deu imagem e som! Ficou perfeito! Era a maldita entrada AV que eu tinha colocado antes que estava dando problema, provavelmente ela estava oxidada por dentro, sei lá... A entrada AV nova ficou assim, consegui dar um acabamento melhor no buraco dela dessa vez, eu tinha feito outros dois buracos antes e tinham ficado mais feios, mas agora estou pegando mais pratica com a mini retífica que comprei semana passada... :klol



Esse foi o primeiro SNES Baby que realmente ressuscitei, eu já tinha reparado outros dois SNES Baby antes, e feito esse MOD AV, mas eles funcionavam, só tinham pequenos defeitos, mas esse que arrumei hoje estava totalmente morto, então considero esse o primeiro SNES Baby que realmente fiz algo mais complexo nele.
 

Gustavo Reis

Bam-bam-bam
Mensagens
1.285
Reações
2.426
Pontos
453
Fiz uma limpeza geral no meu snes que ganhei do meu tio (ele era único dono, comprou em 93 o console), limpei toda a placa com limpa contato, estava muito sujo, ficou 8 anos parado, e fiz o retrobright na carcaça, caso volte a amarelar, vou pinta-lo.
Limpei meu n64 também com limpa contato, mas ele quase não tinha poeira, está zerado.
Sempre que compro jogos originais pra coleção (odeio jogo pirata) também faço limpeza deles com limpa contato até sair toda a sujeira do chip.
 

Odin Games

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.720
Reações
14.397
Pontos
503
Bom pessoal, primeiramente queria agradecer o @burn1004 porque se não fosse ele, eu nem teria dado bola para esse console e talvez nem tivesse consertado ele, mas hoje consegui fazer um milagre de arrumar um Wii que tinha ganho essa semana e estava com a placa do wireless/bluetooth queimada, fora outros problemas.

Terça feira um amigo me deu um Xbox 360 Slim e um Wii condenados, que ele tinha tentado arrumar numa eletrônica, mas eles condenaram os consoles, ai ele deu eles para mim para estudar e tentar aprender algo sobre eles, só que o @"burn1004" me disse que eu poderia tentar arrumar esses consoles, principalmente o Wii, mas não tive muito interesse em tentar recuperar esse Wii porque já tenho dois, um japonês e outro americano, mas ai por curiosidade ontem resolvi testar esse Wii, eu nem sabia que defeito ele tinha, pensei até que fosse fullbrick, mas ai vi que era só a placa do wireless/bluetooth que estava queimada, e pensei até em comprar uma placa nova que é baratinha, mas hoje lembrei que tinha outro Wii sucata aqui, que quase vendi ele ano passado junto com mais 3 Wii estragados que tinha aqui, o técnico que comprou eles não quis esse, então depenei ele para ver como era por dentro, e guardei as peças dele, até que hoje lembrei desse Wii e pensei, poxa, nem sei qual era o defeito daquele Wii sucata, só vi que ele não dava tela, e o leitor não funcionava, mas talvez a placa wireless/bluetooth dele esteja funcionando! Vou tentar testa essa placa, se não der dane-se, esse Wii que peguei essa semana estava condenado mesmo... Ai peguei essa placa do Wii sucata, e desmontei o Wii novo e removi a placa velha dele, e consegui colocar essa do Wii sucata, ai montei o console, instalei ele na TV e ele funcionou! O Wii Remote reconheceu nesse Wii e o console voltou a reconhecer os controles!

Só que não parou por ai... Coloquei um disco nele para testar, e ele não rodou, e nem quis ejetar, ai tive que abrir o console novamente, e vi que a presilha que segura o flat do leitor tinha se soltado, e não estava mais querendo encaixar no conector do flat, ai tive que fazer uma gambiarra de dar inveja ao MacGyver! Fixei essa presilha com cola quente!



Ai montei o console, depois de quase uma hora envolvido com essa presilha desgraçada, que é sensível pra caramba, e testei o console novamente, e a gambiarra deu certo, o leitor funcionou novamente, só que dessa vez tive outro problema... Eu não conseguia entrar mais no System Menu, ele só entrava no Priiloader, por sorte tinha ele, senão ai sim não iria conseguir fazer quase nada com esse console... Tentei de várias formas tentar entrar no System menu, mas sem sucesso, ai resolvi procurar por alguns tutoriais na internet, sem sucesso, ai agora a pouco achei o problema, eu tinha que habilitar uma função nas configurações do Priiloader que tinha esquecido, ai finalmente entrei no System Menu! O console estava praticamente ressuscitado... Mas entrando no sistema ele estava praticamente limpo, não tinha nada instalado nele, só os programas originais do Wii, ele era bloqueado, menos mal que agora estava entrando no sistema normal, e só tive o trabalho de instalar algumas tranqueiras nele...



Testei o leitor agora que podia entrar no System menu, coloquei um jogo original nele e ele rodou, está funcionando perfeitamente, apesar daquela gambiarra tosca da cola quente...



Agora esse console está praticamente 100%, só está meio surrado, e está faltando as tampinhas laterais dele, que pretendo comprar algum dia, fiquei bastante feliz por ter ressuscitado esse console, pois ele era um bom modelo do Wii com entradas para Gamecube, seria um pecado ver esse console estragado, esse foi o console mais moderno que consegui consertar, e como já tenho outros dois Wii, vou ver se minha irmã quer ele, ainda bem que tenho alguns acessórios sobrando aqui que tentei passar para frente a alguns meses e ninguém quis, que era um sensor bar e uma fonte, vou ir atrás dos controles para ela.
 

Thiagosp

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
850
Reações
459
Pontos
503
Eu tenho dois multímetros, um analógico e um digital e são bem simples, gostaria de comprar multímetros melhores, mas por enquanto vou me virando com eles já que eles estão me quebrando o galho e estou com prioridade em investir em outras ferramentas por enquanto. Mas quando puder comprar vou seguir essa dica dos True RMS, principalmente os da Minipa que sempre vi falar bem deles. Eu gosto também dos analógicos, queria descobrir um modelo bom deles para comprar algum dia.

Bom, hoje eu consegui fazer um grande conserto, semana passada peguei dois SNES Baby de uma loja que não ia faz tempo, que precisava testar e colocar entradas AV, e um deles eu arrumei no mesmo dia, só tive que trocar o Reset e colocar a entrada AV, só que o outro não ligava, ai fiz alguns testes nele sem sucesso... Só iria colocar a entrada AV nele depois que ele ligar e der imagem. A primeira coisa que fiz nele foi trocar o regulador de tensão 7805, mesmo assim ele não eu sinal de vida, ai vi que precisava trocar o fusível dele, mas não tinha um que é daqueles SMD e são bem pequenos, ai procurei em algumas lojas sem sucesso, mas ai levei outro console para um amigo técnico trocar um CI para mim que eu não tinha como eu trocar, pois não tinha uma estação de ar quente, e perguntei se ele tinha um daqueles fusíveis, e ele me disse que eu podia adaptar um normal de vidro, ou por um fio de cobre bem pequeno, mas ai expliquei para ele que queria por um pelo menos parecido com o original, que isso eu já sabia, ai ele me doou uma placa mãe sucata de PS2 Slim, que tinha um fusível que era quase o mesmo que o original, ai ontem coloquei ele, e ele voltou a ligar... Aqui está uma foto mostrando o novo regulador de tensão, e o fusível SMD que é o componente branco perto do regulador, ele até que ficou parecido com o fusível original, apesar de provavelmente não ser o mesmo...



Ai coloquei a entrada AV nele, só que ele só dava tela preta... Fiquei meio encucado com isso, mas ai hoje resolvi mexer novamente nele para fazer uns testes, e a primeira coisa que fiz foi colocar outra entrada AV nele, ai fiz o teste e ele deu imagem e som! Ficou perfeito! Era a maldita entrada AV que eu tinha colocado antes que estava dando problema, provavelmente ela estava oxidada por dentro, sei lá... A entrada AV nova ficou assim, consegui dar um acabamento melhor no buraco dela dessa vez, eu tinha feito outros dois buracos antes e tinham ficado mais feios, mas agora estou pegando mais pratica com a mini retífica que comprei semana passada... :klol



Esse foi o primeiro SNES Baby que realmente ressuscitei, eu já tinha reparado outros dois SNES Baby antes, e feito esse MOD AV, mas eles funcionavam, só tinham pequenos defeitos, mas esse que arrumei hoje estava totalmente morto, então considero esse o primeiro SNES Baby que realmente fiz algo mais complexo nele.

Sobre o fusível eu vi que algumas pessoas estão pegando o de vidro que é mais fácil de achar, eles quebram o vidrinho e pegam apenas o fio. Depois disso eles prendem (soldam) no fusível original. Nem da para ver o fio, nem parece que foi mexido.
 

Odin Games

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.720
Reações
14.397
Pontos
503
Sobre o fusível eu vi que algumas pessoas estão pegando o de vidro que é mais fácil de achar, eles quebram o vidrinho e pegam apenas o fio. Depois disso eles prendem (soldam) no fusível original. Nem da para ver o fio, nem parece que foi mexido.
Pois é, conheço essa gambiarra faz tempo, mas como a maioria desses consoles que pego não são meus, prefiro deixar mais perto do original, senão os caras podem ver a gambiarra e não gostar :klol

Ao menos já sei onde conseguir esses fusíveis, tem muito PS2 sucata que tem eles, foi de um que consegui pegar esse, e deu certinho.
 

doraemondigimon

Lenda da internet
Mensagens
16.198
Reações
23.296
Pontos
1.619
Eu tenho esse equipamento parado aqui e quero tirar uma dúvida:

Whats-App-Image-2019-06-23-at-10-16-15-AM-1.jpg

Whats-App-Image-2019-06-23-at-10-16-15-AM-2.jpg

Whats-App-Image-2019-06-23-at-10-16-15-AM-3.jpg

Whats-App-Image-2019-06-23-at-10-16-15-AM.jpg


Estava pensando no seguinte:

Se eu comprar um upscaler barato com entrada SCART, com essa... COISA, posso obter uma imagem melhor dos videogames mais antigos na TV?
 

FeDeBe

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.653
Reações
26.775
Pontos
1.053
Eu tenho esse equipamento parado aqui e quero tirar uma dúvida:

Whats-App-Image-2019-06-23-at-10-16-15-AM-1.jpg

Whats-App-Image-2019-06-23-at-10-16-15-AM-2.jpg

Whats-App-Image-2019-06-23-at-10-16-15-AM-3.jpg

Whats-App-Image-2019-06-23-at-10-16-15-AM.jpg


Estava pensando no seguinte:

Se eu comprar um upscaler barato com entrada SCART, com essa... COISA, posso obter uma imagem melhor dos videogames mais antigos na TV?
Se fosse saída RGB seria excelente. No caso me parece que tem no maximo S video na mão né?
 

Piga

Alien Pro-Gear Spec!
VIP
Mensagens
12.590
Reações
32.997
Pontos
1.048
Isso mesmo. Mas tem as saídas AV pra auxiliar, já que esses videogames não usam outra alternativa.
Você pode comprar um cabo RGB Scart pro videogame em especifico que você queira. Vai ter um upgrade monstro na imagem e não será necessário nenhum mod no console.
 

Odin Games

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.720
Reações
14.397
Pontos
503
Hoje não fiz nenhum conserto, mas não escapei de fazer uma gambiarra, eu sai de manhã e ganhei alguns labels que tinha pedido para um amigo, e ele conseguiu fazer eles para mim, mas os labels foram imprimidos em papel fotográfico e não tinha adesivos em baixo para colar eles, ai quando fui colar eu não tinha mais cola bastão, que são as que eu uso para colar labels, mas lembrei que eu tinha um Tenaz velho por aqui, e foi com ele que colei os labels, só coloquei um pouco na ponta do dedo e esparramei, isso me lembrou dos trabalhos escolares do tempo do jardim de infância... :klol



Os que mais gostei foram dos cartuchos de SNES, eu tinha salvo esse Rei Leão e o MK2 originais mês passado de irem para o lixo, e por sorte consegui carcaças originais para eles, inclusive a do MK2 era a original dele, mas precisava de labels novos, e achei que eles ficaram muito bons.



Incrível como labels novos dão uma cara nova para os cartuchos, já troquei label de vários cartuchos que estavam bem feios, mas com os labels novos eles pareciam outros cartuchos.
 
Topo Fundo