O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Tópico oficial Confraria do Master Race Humildão (até R$2,5k) - Afinal, talvez só te sobre dinheiro pra APU

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.184
Reações
175.499
Pontos
2.234
Vou dar uma pesquisada aqui, outra pergunta, aquelas memórias da "Kingston" do ML são confiáveis? Estava pensando em pegar 2X8.

No geral, são.

Mas se for pra eu comprar um processador, uma GPU e as memórias, acha que ainda vale a pena ou seria melhor pegar um kit novo?

Somando, acho que compensa mais ir de AM4, ainda que fique um pouco mais caro.
Mas não sei do seu financeiro, acho que você teria que avaliar.

Vender o i3, de repente.
 

Tiolazo

Mil pontos, LOL!
Mensagens
2.557
Reações
3.186
Pontos
1.019
Tô com a config abaixo já faz um bom tempo:

Core i5 4460
GTX970 4GB
20GB RAM

Até o momento, o único game que tenho uns probleminhas é Resident Evil 2 Remake (Stuttering) De resto, em 1080p tá tudo rodando muito bem.
Será que tá na hora de dar um UP no processador, ou já pensar em trocar os dois, VGA e Processador pra segurar um bom tempo?

Deixa Volumetrical Light em Medium, Scatering Face em Low e Shadows em Medium, a diferenca é bem baixa, e esse recursos comem desempenho adoidado nesse jogo.
 

Ryo_Sakazaki

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.096
Reações
11.976
Pontos
754
Deixa Volumetrical Light em Medium, Scatering Face em Low e Shadows em Medium, a diferenca é bem baixa, e esse recursos comem desempenho adoidado nesse jogo.
Não tem jeito, acho que o meu processador não segura 60fps nesse jogo de jeito nenhum. Foi só colocar travado em 30fps que acabaram os stutterings e quedas quando tem muitos inimigos na tela. O bom é que meu monitor é 75hz e Freesync, ai mesmo a 30fps fica bem fluido.
 


Seu Oscar

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.987
Reações
6.797
Pontos
704
Tchurminha.
Tô ajudando uma amiga adevogada a montar um desk pro escritório dela.
Não vai ser usado para jogo, mas usa-se muito para manipulação de imagem e audio.
Logo, acho desnecessário uma VGA, porém importante um processador bom.
O que de melhor custo beneficio consigo partindo daqui:
um Core i5 atual (ou o Ryzen equivalente)
16 gb de RAM (para ter tranquilidade no multitasking)
SSD
O Gabinete e a fonte, preciso do minimo necessário.
Os diplomatas podem me dar essa força?
 

arqueiro182

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
15.026
Reações
66.067
Pontos
553
Pelo que vi em alguns reviews, não tá compensando comprar GTX1070 nem quando sai em promoção por 1450R$.

Pois a GTX 1660, mesmo sendo inferior já está custando na casa dos 1000R$, sendo que fica abaixo apenas 5fps, as vezes 7fps ou até empata em muitos jogos. Hardware é foda, 2 anos depois já está tudo pela metade do que você compro principalmente VGA o que é ótimo pra quem sabe esperar.

Por isso apesar do bolso estar coçando vou esperar a série Super ou mais 1 ano.
 
Ultima Edição:

Kampfar

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.227
Reações
12.875
Pontos
503
Pelo que vi em alguns reviews, não tá compensando comprar GTX1070 nem quando sai em promoção por 1450R$.

Pois a GTX 1660, mesmo sendo inferior já está custando na casa dos 1000R$, sendo que fica abaixo apenas 5fps, as vezes 7fps ou até empata em muitos jogos. Hardware é foda, 2 anos depois já está tudo pela metade do que você compro principalmente VGA o que ´r ótimo pra quem sabe esperar.

Por isso apesar do bolso estar coçando vou esperar a série Super ou mais 1 ano.
Na verdade a que encosta na 1070 é a 1660 Ti.
 

brturbo300

Bam-bam-bam
Mensagens
2.892
Reações
7.964
Pontos
453
Tchurminha.
Tô ajudando uma amiga adevogada a montar um desk pro escritório dela.
Não vai ser usado para jogo, mas usa-se muito para manipulação de imagem e audio.
Logo, acho desnecessário uma VGA, porém importante um processador bom.
O que de melhor custo beneficio consigo partindo daqui:
um Core i5 atual (ou o Ryzen equivalente)
16 gb de RAM (para ter tranquilidade no multitasking)
SSD
O Gabinete e a fonte, preciso do minimo necessário.
Os diplomatas podem me dar essa força?

Quais aplicativos de audio e imagem serão utilizados? isso é importante, porque se forem muito exigentes, melhor partir pra um ryzen 5 1600 com 6N/12T. Vai depender do que se trata essa manipulação, se a carga de trabalho vai ser grande ou pequena.
 

s0ier

Camisa 10 da OS
Mensagens
7.508
Reações
17.382
Pontos
503
Poxa, acabou que a placa do i3 que eu disse umas páginas atrás está estragada.

Tenho essa placa-mãe aqui também: Asus M4N68T-M LE, com 2x4GB RAM DDR3 1333MHz. Vale a pena comprar um processador dos melhores possíveis pra ela? Um Phenom IIX6 1090T, por exemplo.
 

Falkner

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.634
Reações
10.621
Pontos
753
Poxa, acabou que a placa do i3 que eu disse umas páginas atrás está estragada.

Tenho essa placa-mãe aqui também: Asus M4N68T-M LE, com 2x4GB RAM DDR3 1333MHz. Vale a pena comprar um processador dos melhores possíveis pra ela? Um Phenom IIX6 1090T, por exemplo.

nao compensa mano...
da uma olhada em algum i5 3ª/ 4ª geração + placa mãe na olx da sua região ou nos foruns mesmo
ou só compra uma placa mãe pra esse i3 mesmo, no ml da vida
 

Seu Oscar

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.987
Reações
6.797
Pontos
704
Quais aplicativos de audio e imagem serão utilizados? isso é importante, porque se forem muito exigentes, melhor partir pra um ryzen 5 1600 com 6N/12T. Vai depender do que se trata essa manipulação, se a carga de trabalho vai ser grande ou pequena.
Os mais basicos mesmo. A carga de trabalho não vai ser nada de avançada. É tudo voltado mesmo para uso auxiliar em processos judiciais.
 

Bruce_Wayne

Bam-bam-bam
Mensagens
1.328
Reações
3.025
Pontos
453
Para quem gosta de sopinha na boca, a RX 570 de 8gb está 649 reais na Kabum, é só ir lá e digitar RX 570 e pronto.
78900
 

Kampfar

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.227
Reações
12.875
Pontos
503
Os mais basicos mesmo. A carga de trabalho não vai ser nada de avançada. É tudo voltado mesmo para uso auxiliar em processos judiciais.
Novo?usado?
Se quer novo,eu pegaria um Ryzen 2200g que até dá pra brincar com alguns games se quiser,é um 4/8 competente e já tem Vega integrado.
Ou um i5 8400 que tb tem vídeo integrado,mas sabe como é intel,mais caro.
 

Bruce_Wayne

Bam-bam-bam
Mensagens
1.328
Reações
3.025
Pontos
453
Novo?usado?
Se quer novo,eu pegaria um Ryzen 2200g que até dá pra brincar com alguns games se quiser,é um 4/8 competente e já tem Vega integrado.
Ou um i5 8400 que tb tem vídeo integrado,mas sabe como é intel,mais caro.
O 2200g é 4/4, enquanto que 2400g é 4/8
 

arqueiro182

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
15.026
Reações
66.067
Pontos
553
Na verdade a que encosta na 1070 é a 1660 Ti.




Sim, Encosta em muitos jogos.

Eu apenas compraria a 1070 caso me oferecessem por 1200R$ semi-nova. Na Black Friday a 1660 normal aposto que vai sair por 899R$ a vista. A TI mais barata que a 1070.
 

Kampfar

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.227
Reações
12.875
Pontos
503



Sim, Encosta em muitos jogos.

Eu apenas compraria a 1070 caso me oferecessem por 1200R$ semi-nova. Na Black Friday a 1660 normal aposto que vai sair por 899R$ a vista. A TI mais barata que a 1070.

E alguns modelos que permite over na casa dos 2k no clock,pegam a vega 56 e rtx 2060.
 

Seu Oscar

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.987
Reações
6.797
Pontos
704
Novo?usado?
Se quer novo,eu pegaria um Ryzen 2200g que até dá pra brincar com alguns games se quiser,é um 4/8 competente e já tem Vega integrado.
Ou um i5 8400 que tb tem vídeo integrado,mas sabe como é intel,mais caro.
Tudo novo.
E qual o resto de peças que indicam?
 

Bruce_Wayne

Bam-bam-bam
Mensagens
1.328
Reações
3.025
Pontos
453
Sempre esqueço isso,obrigado por corrigir o erro.Vale mais pegar o 2400g.
Sim. Mas com a proximidade dos novos Ryzen, que serão vendidos esse mês, eu esperaria. Não só para pegar um de nova geração, mas também porque os atuais devem cair de preço e aparecer em promoções.
 

Kampfar

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.227
Reações
12.875
Pontos
503
Tudo novo.
E qual o resto de peças que indicam?
Vou contar que vc não quer jogar no pc,então recomendei o ryzen 2400 e o i5 8400 são ótimos processadores,aí fica a critério seu.
Seria tipo isso,pra trabalhar com imagens,docs,tá ótimo
https://www.terabyteshop.com.br/produto/9060/computador-t-home-ryzen-2400g-8gb-ddr4-hd-1tb
Tem configurações intel lá tb,mas sairia mais caro.
Aí dá pra clicar no que vc quer,uma fonte baratinha,um Hd(ou ssd,agiliza demais),um gabinete básico,driver de dvd rom a seu critério,as mobos estão ótimas.
Seria basicamente o que eu montaria pra trabalho hoje.

Sim. Mas com a proximidade dos novos Ryzen, que serão vendidos esse mês, eu esperaria. Não só para pegar um de nova geração, mas também porque os atuais devem cair de preço e aparecer em promoções.
Contei que ele não queira jogar,e não gastar muito,o problema de pegar um ryzen sem gpu integrada é que ele iria gastar com uma placa de vídeo.
 

brturbo300

Bam-bam-bam
Mensagens
2.892
Reações
7.964
Pontos
453
Tudo novo.
E qual o resto de peças que indicam?

Montei essa config na kabum, no limite do teto do tópico:

78941


Escolhi uma fonte que vai segurar essa config tranquilamente, mas se quiser diminuir o preço, acho que dá pra pegar uma mais simples.

Sobre o gabinete, eu tenho esse, é muito bonito e tem uma fan traseira com led azul, dá um efeito bem legal e sutil. É bem provável que tua amiga vai amar esse gabinete, mas dá pra baixar uns R$100 ou 150 se pegar um bem simplão.
 
Ultima Edição:

Bruce_Wayne

Bam-bam-bam
Mensagens
1.328
Reações
3.025
Pontos
453
Contei que ele não queira jogar,e não gastar muito,o problema de pegar um ryzen sem gpu integrada é que ele iria gastar com uma placa de vídeo.

Tem razão. Não tinha lido para qual finalidade é o PC. Qualquer Ryzen sem vídeo integrado deixaria tudo mais caro por causa da necessidade de placa de vídeo e fonte decente.

Até serão lançados novos apu's na terceira geração, Ryzen 3 3200g e Ryzen 5 3400g, mas são "iguais" aos 2200g e 2400g respectivamente, só os clocks são um pouquinho maiores, 0.1 a mais no clock base e 0.3 no boost. De resto é tudo igual, mesmo cache, mesmos núcleos e threads, mesmo tdp.
 

kurayamiyo

Novato
Mensagens
31
Reações
19
Pontos
8
Sempre retorno neste tópico, porém dessa vez peço uma ajuda um pouco diferente.

Primeiro, vou passar minhas specs atuais:

MoBo: M4A785TD-M EVO - ASUSTeK
Proc: AMD Athlon II x4 640
GPU: GeForce 210 - 1GB (quebra galho, a minha outra queimou)
HD: 500GB nas últimas horas, vou trocá-lo por um SSD
Gabinete: um fodido, nem vale a pena dizer qual
Fonte: CX 500
Memoria: 2x2gb ddr3 1300mhz

O que pretendo: Jogar CS:GO e jogos atuais. Sei das limitações e não tenho a ilusão de rodar 1080p ultra com pouco gasto...
Minha intenção é poder jogar 720p aos 60fps, com os gráficos no mid/high (no CS eu acho que consigo, né?)
Orçamento: em torno de R$ 1.600,00 parcelado (importantíssimo frisar que é parcelado)

O que tenho pensado:
Manter meu processador e comprar uma RX 570 4GB, essa que está em promoção constantemente.
Comprar um A400 240GB
Comprar um gabinete novo. Sempre dizem do Aerocool 500, é bom mesmo? Moro em Campinas, as temperaturas são altíssimas, queria algo com um bom fluxo de ar, mas que dê para gerenciar os cabos também.
Talvez comprar uma MoBo nova, mas os b350/b450 estão muito caros. A a320m está sempre por 299, mas sempre me dizem que é uma péssima escolha. Eu vi uma b350 num preço razoável, mas só com 2 slots de ram :/.
Se comprar uma MoBo AM4, tem que comprar memoria rám nova

O problema:
Pelo que verifiquei, o gargalo é mais de 60% com esse meu proc...
Pensei em comprar um Athlon GE 200 ou um FX-8300. Sempre falam MUITO mal dos FX, mas nunca entendi o porquê.

O que é essencial para mim:
Comprar o SSD, pq meu HD tem mais de 20k horas de uso. Consta que está saudável, porém eu o uso desde 2012... Acho que é imperativo trocar.
Comprar o gabinete, porque o meu está até mesmo desmontado. E o gerenciamento de cabos é inexistente, está uma várzea.
Jogar os jogos que tanto quero, por mais que tenham suas limitações.

Podem me ajudar nessa? Sei que já pedi orçamentos algumas vezes (talvez duas), porém prometo que dessa vez será algo definitivo. Estou com o cartão de crédito pronto para o uso.

Desde já agradeço muito pela paciência.
 

Aigaion

Hunter of Hunters
VIP
GOLD
Mensagens
21.906
Reações
19.760
Pontos
1.219
Sempre falam MUITO mal dos FX, mas nunca entendi o porquê.
O Athlon 200GE com 2 núcleos gargala menos que o FX com 8. Só por isso.

Se você for manter o processador e comprar uma RX 570 e um gabinete, acrescente dois potentes de memória de 4GB (2X4GB = 8GB). Para jogos atuais, 8GB é essencial. Talvez CS:GO rode bem com 4GB e um sistema como o Win7, mas não tenho certeza.

Isso seria o que eu faria com seu orçamento. Pois me permitiria economizar e jogar em Full HD.

Outra opção é Ryzen 2200G, placa A320, 2x4GB DDR4 e aproveitar o resto. Mas você fica limitado a 1366x768 no Low.

Vai jogar muito e terá bom desempenho. Ainda poderá espetar uma RX570 quando juntar mais dinheiro. Seria outra opção. Mas confesso que não tenho certeza se fica R$1600.
 

brturbo300

Bam-bam-bam
Mensagens
2.892
Reações
7.964
Pontos
453
Sempre retorno neste tópico, porém dessa vez peço uma ajuda um pouco diferente.

Primeiro, vou passar minhas specs atuais:

MoBo: M4A785TD-M EVO - ASUSTeK
Proc: AMD Athlon II x4 640
GPU: GeForce 210 - 1GB (quebra galho, a minha outra queimou)
HD: 500GB nas últimas horas, vou trocá-lo por um SSD
Gabinete: um fodido, nem vale a pena dizer qual
Fonte: CX 500
Memoria: 2x2gb ddr3 1300mhz

O que pretendo: Jogar CS:GO e jogos atuais. Sei das limitações e não tenho a ilusão de rodar 1080p ultra com pouco gasto...
Minha intenção é poder jogar 720p aos 60fps, com os gráficos no mid/high (no CS eu acho que consigo, né?)
Orçamento: em torno de R$ 1.600,00 parcelado (importantíssimo frisar que é parcelado)

O que tenho pensado:
Manter meu processador e comprar uma RX 570 4GB, essa que está em promoção constantemente.
Comprar um A400 240GB
Comprar um gabinete novo. Sempre dizem do Aerocool 500, é bom mesmo? Moro em Campinas, as temperaturas são altíssimas, queria algo com um bom fluxo de ar, mas que dê para gerenciar os cabos também.
Talvez comprar uma MoBo nova, mas os b350/b450 estão muito caros. A a320m está sempre por 299, mas sempre me dizem que é uma péssima escolha. Eu vi uma b350 num preço razoável, mas só com 2 slots de ram :/.
Se comprar uma MoBo AM4, tem que comprar memoria rám nova

O problema:
Pelo que verifiquei, o gargalo é mais de 60% com esse meu proc...
Pensei em comprar um Athlon GE 200 ou um FX-8300. Sempre falam MUITO mal dos FX, mas nunca entendi o porquê.

O que é essencial para mim:
Comprar o SSD, pq meu HD tem mais de 20k horas de uso. Consta que está saudável, porém eu o uso desde 2012... Acho que é imperativo trocar.
Comprar o gabinete, porque o meu está até mesmo desmontado. E o gerenciamento de cabos é inexistente, está uma várzea.
Jogar os jogos que tanto quero, por mais que tenham suas limitações.

Podem me ajudar nessa? Sei que já pedi orçamentos algumas vezes (talvez duas), porém prometo que dessa vez será algo definitivo. Estou com o cartão de crédito pronto para o uso.

Desde já agradeço muito pela paciência.

A 320m não é ruim, é uma placa-mãe de entrada que casa bem com processadores como o r3 2200g e r5 2400g. Se conseguir uma b350 por pouco a mais, aí vai fundo nela.
Quanto ao SSD, não acho que seja necessário a troca se não há problema com ele.

Dá pra pegar um r3 2200g + 2x4GB ddr4 + a320m por uns R$1100 parcelado na kabum.
 

kurayamiyo

Novato
Mensagens
31
Reações
19
Pontos
8
O Athlon 200GE com 2 núcleos gargala menos que o FX com 8. Só por isso.

Se você for manter o processador e comprar uma RX 570 e um gabinete, acrescente dois potentes de memória de 4GB (2X4GB = 8GB). Para jogos atuais, 8GB é essencial. Talvez CS:GO rode bem com 4GB e um sistema como o Win7, mas não tenho certeza.

Isso seria o que eu faria com seu orçamento. Pois me permitiria economizar e jogar em Full HD.

Outra opção é Ryzen 2200G, placa A320, 2x4GB DDR4 e aproveitar o resto. Mas você fica limitado a 1366x768 no Low.

Vai jogar muito e terá bom desempenho. Ainda poderá espetar uma RX570 quando juntar mais dinheiro. Seria outra opção. Mas confesso que não tenho certeza se fica R$1600.

Sério? Nossa, mas ai o FX é ruim entao kkk.

Sim, pensei em fazer algo do tipo. Daria para economizar no proc, e comprar um quando tivesse mais um pouco de dinheiro. Ai já daria um UP na plataforma, junto da placa mãe e +1 pente 1x8GB...

E eu pensei muito nessa opção do 2200G, mas ai usaria ele com a rx 570, seria uma boa? Dizem bem do kit, porém eu vi que o desempenho não é tudo isso também :/.

Se ficar até R$ 2000, eu consigo chorar e pagar

Obrigado!

A 320m não é ruim, é uma placa-mãe de entrada que casa bem com processadores como o r3 2200g e r5 2400g. Se conseguir uma b350 por pouco a mais, aí vai fundo nela.
Quanto ao SSD, não acho que seja necessário a troca se não há problema com ele.

Dá pra pegar um r3 2200g + 2x4GB ddr4 + a320m por uns R$1100 parcelado na kabum.

Eu consegui uma b350 por uns 350~360, porém só com 2 slots de ram. São a B45M2 e a B350ET2. É cerca de 60 reais a mais que a a320m...
Como não entendo nada de mobo, então fico na dúvida

Quanto ao HD, aparece saudável no Crystal Disk Info, porém não aparece a porcentagem (se está 100%, 95%).
Ele tem 25.6k horas de uso e 9k de vezes ligado. Só queria trocar por desconfiança msm. Como eu uso ele há anos, tenho medo de ter algum tipo de virus nele que não saia com a formatação (isso existe?)

Obrigado!!
 

Aigaion

Hunter of Hunters
VIP
GOLD
Mensagens
21.906
Reações
19.760
Pontos
1.219
E eu pensei muito nessa opção do 2200G, mas ai usaria ele com a rx 570, seria uma boa? Dizem bem do kit, porém eu vi que o desempenho não é tudo isso também :/.
Sim, bem de boa. Só não sugiro os dois juntos agora por conta do seu orçamento.

Mas o 2200G não chega a limitar a RX570 em Full HD. Talvez em HD, mas em Full HD a RX 570 se limita antes do 2200G atrapalhar.
 

Aigaion

Hunter of Hunters
VIP
GOLD
Mensagens
21.906
Reações
19.760
Pontos
1.219
Eu consegui uma b350 por uns 350~360, porém só com 2 slots de ram.
Isso não chega a ser um problema, pois não é desvantagem ter 2x8GB ou 2x4GB ao invés de 3x4GB, por exemplo.

Da forma como dual-channel funciona, não é demérito ter apenas 2 slots. O tempo de resposta das duas primeiras é sempre maior do que o tempo de resposta das duas últimas.

Se você não tiver 4 memórias iguais na placa-mãe, o ganho potencial não será atingido. É melhor ter 2x8 do que 3x4. Pois a terceira memória será acessada em single-channel. Se você usar 8+4, aí fica pior ainda, pois a memória em modo Flex fica quase tão lenta como se só tivesse um pente.
 

brturbo300

Bam-bam-bam
Mensagens
2.892
Reações
7.964
Pontos
453
E eu pensei muito nessa opção do 2200G, mas ai usaria ele com a rx 570, seria uma boa? Dizem bem do kit, porém eu vi que o desempenho não é tudo isso também :/.

É um processador de entrada junto com uma placa de video média, não dá pra esperar ultra 1080p@60, mas no médio-alto vai de boa. Tenho um 2400g e rx 570, estou jogando The Witcher 3 no preset médio, com grama e terreno em alto, pego acima de 60 tranquilo. No preset alto pego 50-55fps. Joguei um pouco de Metro Exodus e foi de boa também.
Tem um canal no youtube chamado GamerPC Lab, ele faz algumas análises do ryzen 3 2200g junto com a rx 570.
 

Coraiola

Bam-bam-bam
Mensagens
10.523
Reações
4.564
Pontos
449
Fala seus arrombado, to mto tempo fora do mercado e nao sei mais nada sobre pcs. Quero montar um novo, mas nao se vale mais a pena AMB ou intel, placa de video nem faço ideia da onde está.

Portanto, venho lhes perguntar, o que devo comprar, com base num orçamento médio?

nao precisa de fonte, pq a minha aguenta.

Alias, vou pros eua fim do ano, mas nao sei se vale mais a pena comprar lá. Numa pesquisa rapida eu vi que eu economizaria pouco por peça, mas fico sem garantia, fora o trampo de trazer e o medo de ser taxado.

mim ajudem, pls.
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.184
Reações
175.499
Pontos
2.234
Fala seus arrombado, to mto tempo fora do mercado e nao sei mais nada sobre pcs. Quero montar um novo, mas nao se vale mais a pena AMB ou intel, placa de video nem faço ideia da onde está.

Portanto, venho lhes perguntar, o que devo comprar, com base num orçamento médio?

nao precisa de fonte, pq a minha aguenta.

Alias, vou pros eua fim do ano, mas nao sei se vale mais a pena comprar lá. Numa pesquisa rapida eu vi que eu economizaria pouco por peça, mas fico sem garantia, fora o trampo de trazer e o medo de ser taxado.

mim ajudem, pls.

Defina “orçamento médio”
 
Topo Fundo