O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[Será?] IPI dos games vai baixar... menos impostos

Poor_Boy

Mil pontos, LOL!
Mensagens
24.916
Reações
40.849
Pontos
1.444
Por favor, sem discussões políticas, tem pasta pra isso. O Assunto aqui é preço de jogos.

Bolsonaro soltou agora pouco no caralivro:

cc5e6d44409b0c2194aebfb8ccf719ca.jpg


IPI já é quase metade dos impostos, ja seria algo razoável.... mas infelizmente só para o que é produzido aqui, importados continuariam o olho da cara.

Mas e ai? Vão baixa de 50% pra 5% ou de 50% pra 45%?
Precisa ser algo radical, caso contrato vais fazer pouca diferença

Há, essa informação de segundo mercado tá furada. Somos o décimo em volume financeiro.
Em volume de jogadores acho que somos o quarto.

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

_Rickhard

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.170
Reações
2.762
Pontos
704
NUNCA vi um presidente tocar no assunto, ainda mais pra reduzir impostos... no mínimo já é alguma esperança de algo mudar.

Vai ter gente querendo pagar mais impostos só porque sim e ser do contra...anota aí.
 
Ultima Edição:

The Mission

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.353
Reações
9.740
Pontos
704
Eu acho que isso é só populismo barato.

Entre 2010-2013 quando as coisas realmente estavam baratas eu não lembro de ninguém falando abertamente sobre impostos. As coisas simplesmente aconteciam.

Porém, não torço contra. Espero que aconteça porque ninguém aqui aguenta mais aumento atrás de aumento, jogo custando 200 reais em promoção e consoles chegando a 4x (chutando por baixo) vezes o valor que deveria ser.
 


pavomba

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.014
Reações
23.085
Pontos
1.364
Eu acho que isso é só populismo barato.

Entre 2010-2013 quando as coisas realmente estavam baratas eu não lembro de ninguém falando abertamente sobre impostos. As coisas simplesmente aconteciam.

Porém, não torço contra. Espero que aconteça porque ninguém aqui aguenta mais aumento atrás de aumento, jogo custando 200 reais em promoção e consoles chegando a 4x (chutando por baixo) vezes o valor que deveria ser.

Sempre se falou nisso, lá de 09 a 12 quando o dolar era menos de dois reais tinha muita gente importando da eStarland, PlayAsia e etc. Os lançamentos nacionais first party do Xbox era 130 e do PS3 eram 150.

Na realidade é justamente hoje que se fala menos, com o advento das vendas online e a prensagem nacional, é comum esses jogos em questão de semanas caírem de preço.
 

MalleoBH

Lenda da internet
Mensagens
33.573
Reações
60.046
Pontos
1.724
Entre falar e termos resultados já temos muitos(maioria) exemplos que ficaram só na falácia mesmo.
 

seifervll

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.240
Reações
5.143
Pontos
694
Ué mas o governo já não tava analisando isso? Tinha um tópico disso de um ou dois meses atrás.
 

pavomba

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.014
Reações
23.085
Pontos
1.364
E depois que o executivo propõe, não precisa passar pelo congresso?

Depende do que foi feito, a Dilma lá na canetada aumentou o IPI dos carros importados por anos.

Se não me engano, jogos mesma coisa, é o IPI em si, ou seja, tecnicamente dá pra fazer na canetada. A história que eu escutei de várias pessoas é que a Tectoy e Gradiente lá nos anos 80 ou 90 pediram isso para favorecer elas, assim quem quisesse pagar menos tinha que ser representado, como o 64 não vendia a rodo como o PS1 e o Saturn vendeu menos que o 64 mesmo sendo destravável, as duas basicamente quebraram.
 

seifervll

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.240
Reações
5.143
Pontos
694
Depende do que foi feito, a Dilma lá na canetada aumentou o IPI dos carros importados por anos.

Se não me engano, jogos mesma coisa, é o IPI em si, ou seja, tecnicamente dá pra fazer na canetada. A história que eu escutei de várias pessoas é que a Tectoy e Gradiente lá nos anos 80 ou 90 pediram isso para favorecer elas, assim quem quisesse pagar menos tinha que ser representado, como o 64 não vendia a rodo como o PS1 e o Saturn vendeu menos que o 64 mesmo sendo destravável, as duas basicamente quebraram.

Sim, lembro que foi bem rápido, tanto isenções (inclusive no setor automotivo em 2012, ramo em que trabalho), quanto retomadas e aumentos posteriores. Mas esse assunto de redução eu lembro que o governo já havia comentado tempos atrás, não confundindo com a redução nas taxas de importação, que é outro projeto que está engavetado há mais tempo.

Enfim, embora cético, torço para que o governo realmente faça algo a respeito.
 

The legend

Mil pontos, LOL!
Mensagens
1.480
Reações
1.642
Pontos
1.114
Depende do que foi feito, a Dilma lá na canetada aumentou o IPI dos carros importados por anos.

Se não me engano, jogos mesma coisa, é o IPI em si, ou seja, tecnicamente dá pra fazer na canetada. A história que eu escutei de várias pessoas é que a Tectoy e Gradiente lá nos anos 80 ou 90 pediram isso para favorecer elas, assim quem quisesse pagar menos tinha que ser representado, como o 64 não vendia a rodo como o PS1 e o Saturn vendeu menos que o 64 mesmo sendo destravável, as duas basicamente quebraram.

Exato. Há uns poucos tributos que podem ser alterados sem necessidade de lei, o IPI é um deles (pessoal do Direito aqui do fórum me corrija, se estiver errado). Geralmente, isso ocorre com tributos que servem mais como ferramenta de política industrial do que para arrecadação ou distribuição de renda. A lógica é q o país precisa de rapidez e flexibilidade para fazer sua política industrial (vai q tem um pico de importação, quebrando a indústria nacional). Sobre, o caso, falo oq disse naquele outro tópico: o filho mais novo do Bolsonaro, Renan, é jogador de PC, salvo engano, daí talvez o ânimo do pai para baixar o IPI. Fora tmb o Guedes, que claramente quer baixar impostos, assim q a situação do país melhorar. Se isso acontecer e o dólar cair, vai ser muito bom pra indústria de jogos. Mesmo com as dificuldades, a gente já se tornou um mercado importante mundialmente, mesmo para consoles.
 

UmHugo

Mil pontos, LOL!
Mensagens
1.789
Reações
1.958
Pontos
1.093
Problema também é a margem de lucro que as lojas querem em cima da venda, lá fora a gamestop vende seguro para os jogos para tentar aumentar a margem, aqui eles fazem desconto de 50% e ainda estão lucrando
 

Vaynard

Lenda da internet
Mensagens
67.938
Reações
56.956
Pontos
2.164
Eu acho que isso é só populismo barato.

Entre 2010-2013 quando as coisas realmente estavam baratas eu não lembro de ninguém falando abertamente sobre impostos. As coisas simplesmente aconteciam.

Porém, não torço contra. Espero que aconteça porque ninguém aqui aguenta mais aumento atrás de aumento, jogo custando 200 reais em promoção e consoles chegando a 4x (chutando por baixo) vezes o valor que deveria ser.

As coisas não eram baratas aqui. Eram baratas importando. Nessa época, jogos importados eram troco de pinga, e comprar um jogo Day One chegava em 10 dias, as vezes menos, custando pouco mais de 100 reais. Lembro do Fallout 3 chegar em 6 dias corridos do Reino Unido.

Aqui, ele nunca foi barato. Lançamento sempre na faixa de 180/200 pau, aí o mercado usado ou informal como os fóruns pela importação estar em alta, tinha preços em conta.
 

Kise Ryota

Exploiter Lixoso
VIP
Mensagens
50.425
Reações
80.033
Pontos
2.059
Hj o que fode mais é o dólar alto mesmo.

Se baixasse ridiculamente os impostos de importação do hardware (e os produzidos aqui fossem isentos), aí já ajudaria bastante. Se o dólar caísse pra 2,50 então... aí era festa.

Agora, pra software, acho que uma redução de impostos iria beneficiar só as empresas mesmo, que não iriam perder nada mais. Pq se vc for analisar, um jogo de $60 sendo vendido aqui por 250, tá um valor bem próximo da conversão. E isso pq os jogos são prensados aqui, não? Deve ter algum desconto nos impostos por isso, sei lá.

Enfim, só nos resta sonhar por dias melhores. Mas eu só vejo falarem que irão fazer (em relação a tudo) e nada acontece. Esse é o Brasil de sempre.

Não é possível que não hajam pessoas técnicas nessa m**** que consigam chegar a conclusão que menos impostos irão se converter em mais vendas, o que no final dará a mesma arrecadação de agora, mas beneficiando a população (se der mole arrecada mais). Ou o pessoal tá cagando e andando pra isso, mesmo.
 

LSTRY

Bam-bam-bam
Mensagens
4.316
Reações
8.252
Pontos
453
Mais uma jogada pro vento. Tá ficando chato já senhor presidente.

Agora, pra software, acho que uma redução de impostos iria beneficiar só as empresas mesmo, que não iriam perder nada mais. Pq se vc for analisar, um jogo de $60 sendo vendido aqui por 250, tá um valor bem próximo da conversão. E isso pq os jogos são prensados aqui, não? Deve ter algum desconto nos impostos por isso, sei lá.

Exatamente, só olhar o preço dos jogos no Paraguai (que é praticamente o mesmo daqui) e ver qual a carga tributária aplicada lá.
 

Renduck

Bam-bam-bam
Mensagens
2.278
Reações
5.435
Pontos
453
Não ué, mas se vc for buscar saber o significado da palavra, vai ver que não se trata só de dar dinheiro, mas de confortar a população com palavras ou ações.
Considerando que nossa carga tributária é uma das maiores do mundo, ainda mais o setor de games, não acho que seja populismo propor "Olha estamos considerando diminuir o assalto, talkei?"
 

sonicflood

Mil pontos, LOL!
VIP
Mensagens
8.989
Reações
9.695
Pontos
1.049
bom demais..agora a margem de lucro aumenta..já que vão manter o preço mesmo!
 

deriks

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.521
Reações
16.948
Pontos
1.089
Eu realmente só acredito vendo, mas acho que de toda forma isso movimenta um bafafá

E como tem proposta indo pro Senado, já é facilidade a mais

#bigday
 

Maner

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
24.631
Reações
17.978
Pontos
739
Agora, pra software, acho que uma redução de impostos iria beneficiar só as empresas mesmo, que não iriam perder nada mais. Pq se vc for analisar, um jogo de $60 sendo vendido aqui por 250, tá um valor bem próximo da conversão. E isso pq os jogos são prensados aqui, não? Deve ter algum desconto nos impostos por isso, sei lá.

Pois é. Inclusive tem jogo aqui que capaz de sair até mais barato que que o valor convertido.
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.268
Reações
175.706
Pontos
2.234
Só vejo os jogos baixando de preço no Brasil se as produtoras aplicarem preços diferenciados pro nosso mercado...tipo vender um full price por 30 dólares ao invés de 60.

Baixar IPI não fará diferença nenhuma. É o que já disseram aí, só serve pro que for prensado aqui e o preço já tá perto de ser só o de conversão de dólar pra real.
 

ssj4ac

Bam-bam-bam
Mensagens
7.209
Reações
13.428
Pontos
353
Tem gente que odeia tanto ele que se o IPVA pu IPTU tiver numa proposta de zerar eles vão defender os impostos somente pelo fato de ser ele kkkk

67177350_2238926009557620_2302256269139902464_n.jpg


Incrivel como tem gente que defende imposto somente por não gostar da pessoa kkkk e esse cara odeia ele ai vem postar lixo sendo que nem mora aqui.
 

tortinhas10

É Nintendo ou nada!
Mensagens
102.875
Reações
230.176
Pontos
2.529
Exato. Há uns poucos tributos que podem ser alterados sem necessidade de lei, o IPI é um deles (pessoal do Direito aqui do fórum me corrija, se estiver errado). Geralmente, isso ocorre com tributos que servem mais como ferramenta de política industrial do que para arrecadação ou distribuição de renda. A lógica é q o país precisa de rapidez e flexibilidade para fazer sua política industrial (vai q tem um pico de importação, quebrando a indústria nacional). Sobre, o caso, falo oq disse naquele outro tópico: o filho mais novo do Bolsonaro, Renan, é jogador de PC, salvo engano, daí talvez o ânimo do pai para baixar o IPI. Fora tmb o Guedes, que claramente quer baixar impostos, assim q a situação do país melhorar. Se isso acontecer e o dólar cair, vai ser muito bom pra indústria de jogos. Mesmo com as dificuldades, a gente já se tornou um mercado importante mundialmente, mesmo para consoles.
O Guedes e o próprio Bolsonaro já criticaram os games

Enviado de meu Redmi 5 Plus usando o Tapatalk
 
Topo Fundo