O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Por ano, 400 novos advogados são formados em Sorocaba

Welcomevc

Habitué da casa
Mensagens
276
Reações
371
Pontos
63
aí você que desconhece a importância da qualidade nos equipamentos da indústria.
um filtro que se rompe pq não aguentou a pressão que estava previsto para suportar pode gerar enormes prejuízos. aí nao tem como descomprar, pegar todo o produto perdido e filtrar de novo num filtro bom.
ou pior, a indústria compra um filtro microbiológico de má qualidade que, adivinhe, nao vai filtrar os microorganismos na eficiência necessária e o produto sai contaminado. o prejuízo monetário pode ser o de menos, se nao for percebido isso e acabar sendo vendido é simplesmente um risco à saúde pública. a maioria dos compradores não sabe nada sobre filtros, e cabe ao distribuidor instruir para fazer corretamente. e hje em dia tem distribuidor q nao sabe direito!
um adesivo de comunicação visual vagabundo pode machucar alguém se a placa se soltar e cair na cabeça.
os vidros que são colados no exterior de um prédio então, nem se fala. e é o distribuidor o responsável por informar o usuário e co-autorizar o uso desses materiais.

entao eu afirmo categoricamente, meu trabalho é mto importante, e precisa ser regulado de uma maneira que eu possa ter maiores lucros e menos concorrência desqualificada. imagina, qualquer um abrindo sua propria fábrica ou distribuidora? absurdo!

Justamente com um advogado você consegue reaver o dinheiro gasto na compra e ainda compensação por perdas financeiras e além.
 

Aldi

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
7.989
Reações
5.612
Pontos
1.164
Brasil é um pesadelo jurídico. Nada no sistema judiciário faz sentido (quero dizer, se o sentido é trazer Justiça ao cidadão. Se o objetivo é ganhar dinheiro em cima da população, aí faz todo o sentido)

Processos trabalhistas pq o patrão espirrou antes de dar Bom Dia
850 regulamentações sobre como dobrar o guardanapo na sua padaria
se tu de fato cometeu crime, pode levar 20 anos para começar a ser julgado

Eu trabalhei anos numa clínica, que nao tem como funcionar sem o dentista, e fui mandado embora de uma hr pra outra, sem aviso, nem nada. Não entrei com processo pois tenho medo de perder, ainda mais hoje em dia, dai eu ia me foder em dobro, kkkk!
 

Land Stalker

Ei mãe, 500 pontos!
VIP
Mensagens
19.001
Reações
63.779
Pontos
554
o melhor texto sobre o assunto é esse:

O submundo dos bacharéis reprovados
A lunática guerra contra o Exame da OAB

Ano após ano, edição após edição, as estatísticas do Exame da OAB seguem escancarando o limbo em que chafurda o sistema de ensino jurídico brasileiro.

Os índices de reprovados não raro alcançam os 90% dos candidatos, provenientes principalmente da multidão de estudantes que se amontoam nos bancos das faculdades particulares que infestaram os mais recônditos cantos do país, malgrado a educação de base ser uma de nossas mais graves deficiências – e é de se ressaltar que, caso fossem compiladas em uma planilha à parte, as estatísticas relativas às instituições públicas, nas quais o acesso às suas vagas limitadas se dá por meio de processos seletivos concorridos e, como consequência, rigorosos, ou mesmo às particulares de maior gabarito, exporiam que nada há de errado com a formação de nossos causídicos, na medida em que o Exame de Ordem vem se mostrando um intransponível percalço justamente para uma parcela avassaladora dos egressos de faculdades que nasceram de um projeto de mercantilização da educação, iniciado e assegurado com as bênçãos do próprio Estado.

É notório que a expansão das instituições que oferecem o curso de Ciências Jurídicas atende às mais elementares regras do mercado econômico, tanto por representar o oportunismo de se corresponder à crescente demanda por uma formação que, historicamente – hoje, apenas nos delírios dos incautos -, oferece garantidas chances de ascensão social e um espaço na elite pensante da sociedade quanto pelo barateamento das mensalidades e a irresponsável ampliação de programas como o FIES, tornando-a acessível para qualquer indivíduo capaz de assinar o próprio nome, hipnotizado pela convicção de que o diploma de Bacharel em Direito será um atestado real de sua capacidade intelectual. Até que o Exame de Ordem, o único obstáculo posto diante da formação oferecida por grupos educacionais descompromissados com os verdadeiros propósitos da educação, decreta que não é bem assim.

Surpresa ou não, como é pouco factível a busca por uma formação superior com o objetivo de acumular um novo adorno na parede do quarto ou do escritório cuja montagem a proximidade da formatura apressou, mas que a negativa de inscrição de seu dono nos quadros da OAB frustrou, é natural que consecutivas e insistentes reprovações em um certame tão significativo atormentem a cabeça de suas “vítimas”, alçando a Ordem – ou mesmo a sua aplicadora, a FGV – ao posto de algozes, os quais devem, de alguma forma, ser combatidos – junto dos cursinhos, para os quais também sobram impropérios.

É por tal circunstância que as redes sociais - ou mesmo o YouTube - tornaram-se o veículo para as movimentações dos reprovados, arregimentados por associações cujos dirigentes são velhos conhecidos das urnas. Como vetustas raposas, aproveitam-se da inocência de indivíduos oriundos da classe mais carente da sociedade brasileira, que, com muito custo e dificuldades, superaram os anos sob o arrimo de uma precária educação básica pública e, com ela - e apesar dela -, chegaram ao ensino superior com profundas deficiências. Deficiências que se manifestam até mesmo na habilidade para realizar simples cálculos matemáticos, uma vez que defendem que o Exame de Ordem é uma genuína ferramenta destinada à arrecadação de vultosas quantias pela OAB, desprezando o fato de que a sua extinção promoveria a inscrição de milhões de bacharéis em seus quadros, servis a anuidades nada generosas.

Nesses grupos, seja no Facebook ou no WhatsApp, todos se tratam pelo pronome “doutor” (alguns chegam a se apresentar ostentando-o antes do próprio nome); reputam-se advogados, ainda que a legislação se contraponha ao seu universo cor-de-rosa; maldizem a OAB, a FGV, os cursinhos e os comunistas (em geral, já que as entidades objeto de sua repulsa estão tomadas por eles); e, como dizem “amém” para todos os disparates propalados por seus suseranos, os dirigentes das associações que os representam, são adeptos da teoria de que a OAB está extinta desde o início dos anos 90 e que o Estatuto da Advocacia não foi votado nas duas casas legislativas - mas não tente formular quaisquer questionamentos intrincados sobre o tema, nem mesmo tente explicar que Decreto não revoga Lei, um fato que, caso fosse aceito pelos membros de tais grupos, representaria um banho de água fria para quem ainda espera uma milagrosa “canetada” do presidente, que está sempre na iminência de acontecer, com datas marcadas e, por óbvio, incessantemente adiadas. Em tempo: não pergunte o significado de "comunismo".

Há espaço até mesmo para raivosos insultos às instituições privadas nas quais se graduaram, desde que estas assumiram a nefasta mania de negar os pedidos de retificação de seus diplomas, nos quais, de acordo com uma interpretação surpreendente da Lei 12.605/2012, deveria constar a profissão "advogado" no lugar de "bacharel", detalhe que, creem, imediatamente solucionaria a sua incapacidade postulatória - a propósito, a referida norma apenas determina o emprego da flexão de gênero para nomear a profissão ou o grau acadêmico nos diplomas, não a substituição do segundo pelo primeiro.

Sendo o almejado canudo um atestado de competência e qualificação, é evidente que tantas reprovações – e em proporções tão colossais – só podem ser a consequência de algum projeto de reserva de mercado, criado a fim de atender aos interesses de inescrupulosas associações – comunistas, claro. O Exame é, assim, uma reles “maldade”, um instrumento que visa barrar a tão temida – segundo eles – concorrência no mercado.

Sim, a concorrência de bacharéis reprovados incontáveis vezes em uma avaliação que se propõe a aferir conhecimentos mínimos do candidato a novo advogado, o satisfatório para respirar os ares de um universo marcado por formalidades e protocolos - e um razoável discernimento de seus protagonistas é o que se pretende assegurar com a sua aplicação, um dos últimos focos de resistência à escalada da mediocridade educacional.

Como um “telefone sem fio”, algumas das teorias até ganham divertidos arranjos e sentidos nos discursos daqueles que, ensandecidos, abusam dos tropeços gramaticais e da pontuação distribuída a esmo – ou completa supressão dela – para propagandeá-las, embaralhando-se com os jargões jurídicos ou mesmo com o léxico do cotidiano. Entretanto, é evidente que há algo mais desconcertante por trás de todo esse cenário do que a inabilidade das levas de incultos diplomados: é uma monstruosidade que o sonho da prosperidade, simbolizada no título de “doutor” outorgado pelo diploma a quem jamais colherá os louros que os seduziram até os bancos das faculdades particulares, seja patrocinado pelo Estado como uma forma de afagar as pretensões dos gigantescos conglomerados da educação superior.

O fim do Exame de Ordem, a única bandeira dos aludidos grupos, beneficiaria apenas àqueles que dificilmente lograrão êxito nas modestas médias 5 e 6 referentes a cada uma de suas fases e às instituições que, para aprová-los, fazem vista grossa de seus déficits de alfabetização.

A conta da insensatez e do descaso chegou: há razões para tamanho desgosto, só que as miras estão voltadas para quem, pelo bem da profissão e da sociedade, filtra os notadamente inaptos, não para quem vende a ilusória certeza da aptidão.



"Exame comunista"; "manobra das grandes corporações que querem a reserva do mercado"

Visão do inferno.

E acabar com o exame seria abrir as portas do inferno.:kdiabo

Mas, se a ala "ancap - OS", do alto de sua sabedoria manjadora suprema, diz que tem que acabar com o exame, é porque tem:kkong
 

Wayne Gretzky

Lenda da internet
Mensagens
38.520
Reações
52.869
Pontos
1.974
tinha também que limitar as distribuidoras de adesivos e filtros industriais

trabalho em uma distribuidora dessas, e antigamente tinha mto menos concorrência. hje em dia qualquer mané abre sua fábrica ou distribuidora desses materiais, nossas margens estão agora tão baixas que às vezes vendemos só para empatar dinheiro e nao perder o cliente. um monte de indústria usando equipamento de péssima qualidade só pq são mto mais baratos, e não estamos conseguindo competir pq muitos nao querem pagar a mais para ter algo de boa qualidade.

tinha que ter algum órgão governamental ou autarquia que pra impedir que tenha tanto distribuidor assim. aí garante nossa margem de lucro e a qualidade do material vendido aos usuários

É um verdadeiro absurdo tudo isso. O mercado de músicos, por exemplo, está saturado, tem muitos por aí aceitando face eventos em troca de uma mixaria. Os verdadeiros profissionais, que investem em equipamentos de qualidade, cada vez perdem mercado.

Deveria haver uma regulamentação de tudo isso, limitando o número de profissionais, criando um piso salarial, um sindicato forte e atuante, e punindo a todos que não respeitarem as regras, com multas e punição.

E o que dizer do mercado de lanches??? Qualquer um abre um trailer no muro de sua casa e sai vendendo comida, onde vamos parar???

É preciso criar urgentemente uma regulamentação bem rígida para todos que desejam vender comida, não importa quantos fiquem desempregados com isso. Alimentação é coisa muito séria, nem deveria ser comercializada pelo setor privado. Todos os restaurantes deveriam ser estatais.

Agora, falando sério, que se acabe logo com essa porcaria chamada OAB!!!!
só na OS que um fabricante de adesivo, um lancheiro e um guitarrista desafinado trazem mais riscos à sociedade que um advogado analfabeto, que com uma defesa porca coloca um inocente na cadeia, faz o cliente perder a guarda do filho ou faz o patrimônio do cliente desaparecer em cinco minutos. :klol

advocacia é regulada no mundo todo, não será no país que vende diploma para jumentos que a porta do inferno será aberta pq vcs querem.


daqui a pouco aparece algum ancap defendendo o Dr. Bumbum e o João de Deus.

"Como assim impedir esses dois profissionais de trabalharem??? eles movimentam a economia do país e possuem clientes fiéis. João de Deus atendia até estrangeiros! Se o cliente quer levar dedada no cu é um direito dele! Se o cliente quer aumentar a bunda com silicone industrial é um direito dele! Quem é o Estado para regular a atividade desses profissionais? liberdade profissional para todos! Salve João de Deus e Dr. Bumbum!"
 

Ghim

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.282
Reações
17.778
Pontos
1.174
só na OS que um fabricante de adesivo, um lancheiro e um guitarrista desafinado trazem mais riscos à sociedade que um advogado analfabeto, que com uma defesa porca coloca um inocente na cadeia, faz o cliente perder a guarda do filho ou faz o patrimônio do cliente desaparecer em cinco minutos. :klol

advocacia é regulada no mundo todo, não será no país que vende diploma para jumentos que a porta do inferno será aberta pq vcs querem.


daqui a pouco aparece algum ancap defendendo o Dr. Bumbum e o João de Deus.

"Como assim impedir esses dois profissionais de trabalharem??? eles movimentam a economia do país e possuem clientes fiéis. João de Deus atendia até estrangeiros! Se o cliente quer levar dedada no cu é um direito dele! Se o cliente quer aumentar a bunda com silicone industrial é um direito dele! Quem é o Estado para regular a atividade desses profissionais? liberdade profissional para todos! Salve João de Deus e Dr. Bumbum!"

nossa, me desculpe se eu nao sou tao importante quanto os doutores!
quero dizer, nao é como 99% dos alimentos q tu engole passassem por um processo de filtração. nao nao, nao é importante. importante é o DOUTOR ali que consegue fazer o processo avançar na frente dos outros por "Pura competência", afinal se tem um processo que se arrasta a 15 anos e outro que passa na frente em apenas 4 horas certamente é por competência jurídica.

"olha, eu sou muito importante, entao eu tenho q ganhar bem e ter menos concorrencia. voce? ah, voce nao é importante. você só filtra a água que eu bebo em casa, ou o whisky q eu bebo com o juiz, e o outro cara ali faz a comida que eu como, e o tem essa galera que faz coisas ridículas como adesivos para implantes subcutâneos, QUEM SÃO ESSES LIXOS FRENTE NÓS, OS ADVOGADOS? NÓS, QUE JUNTO COM OS DEUSES JUÍZES, DETERMINAMOS A VIDA DE TODOS OUTROS? LOVE AND DESPAIR!"
 


Wayne Gretzky

Lenda da internet
Mensagens
38.520
Reações
52.869
Pontos
1.974
nossa, me desculpe se eu nao sou tao importante quanto os doutores!
quero dizer, nao é como 99% dos alimentos q tu engole passassem por um processo de filtração. nao nao, nao é importante. importante é o DOUTOR ali que consegue fazer o processo avançar na frente dos outros por "Pura competência", afinal se tem um processo que se arrasta a 15 anos e outro que passa na frente em apenas 4 horas certamente é por competência jurídica.

"olha, eu sou muito importante, entao eu tenho q ganhar bem e ter menos concorrencia. voce? ah, voce nao é importante. você só filtra a água que eu bebo em casa, ou o whisky q eu bebo com o juiz, e o outro cara ali faz a comida que eu como, e o tem essa galera que faz coisas ridículas como adesivos para implantes subcutâneos, QUEM SÃO ESSES LIXOS FRENTE NÓS, OS ADVOGADOS? NÓS, QUE JUNTO COM OS DEUSES JUÍZES, DETERMINAMOS A VIDA DE TODOS OUTROS? LOVE AND DESPAIR!"
Toda profissão é importante, não distorça a minha fala. Se você comer uma porcaria e ficar intoxicado, vai procurar um médico e logo após um advogado para ser indenizado. Se o médico for ruim você morre e se o advogado for burro quem terá que indenizar o restaurante será você.

Agora você daria uma procuração para um analfabeto cuidar da sua liberdade ou do teu patrimônio? Acredito que não pq vc não é burro.
 

Larva Maligna

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.712
Reações
18.431
Pontos
703
Acho que está na hora de admitirmos que o advogado generalista morreu. Para ter a possibilidade de bons ganhos, tem que ser especialista numa área que também não seja muito genérica. Advogar no cível, no consumerista e dar uma enganada no penal todo mundo consegue. E olha que no penal eu tenho experiência ampla, mas admito que não precisa manjar muito para trabalhar nessa área. Agora: tributário, previdenciário, societário, internacional, ambiental... nessas a galera já não se arrisca quando não tem domínio.

Outro mito que precisa ser derrubado é o de trabalhar em escritório dos outros. Advogado para ganhar dinheiro mesmo tem que se arriscar e abrir o próprio negócio. Esses escritórios pagam muito mal e só entra naqueles realmente bons quem tem os contatos certos.

Como se pode ver, o mercado está saturado mesmo e para ganhar bem advogando o sujeito tem que se phoder muito antes, cada vez mais. E o panorama para concursos também não vai ser bom com esse governo. Ou seja, no geral, é uma péssima ideia se formar em Direito no Brasil, pelo menos pensando no financeiro. Essa galera toda só continua a se formar nisso por ser um curso tradicional. Hoje em dia eu com certeza não faria esse curso e tenho pena de quem está entrando.

Na realidade meu caro, ser especialista numa área específica nem sempre é a garantia de que você terá o seu trabalho valorizado, pois como você sabe, a procura por profissionais está cada vez menor, por conta do grande aumento de ofertas que vem ocorrendo. No meu modo de ver, se especializar nem sempre implica necessariamente em uma garantia. Utilizo como exemplo a questão de direito ambiental, que na minha época, era uma área em ascensão, hoje já tem uma considerável oferta de profissionais no meio. E isso é tendência em todas as áreas.

Mas vamos levantar essa questão por este caminho que você apontou. Você ao se especializar, involuntariamente terá que saber lidar com as pessoas e ter bons contatos para conseguir ter destaque e condições para impulsionar seu crescimento profissional. Existe muita política envolvida nesse meio, não basta o profissional ser competente, se ele não for bem relacionado.

Tanto é que nos escritórios daqui da região, quando pude verificar nas entrevistas voltadas para os advogados que estavam querendo contratar para fazer trabalhos simples, isto é, serem meros funcionários. Nessa situação, os entrevistadores questionavam se o profissional fazia parte de algum círculo social, se participava de eventos, se participava de algum clube, se era maçom, fazia parte do Rotary, etc. Ou seja, não é apenas uma questão de ter conhecimento e experiência profissional, existe uma outra contra parte: ser bem relacionado e ter contatos, ter o famoso Q.I., e isso muitas vezes é mais determinante para o sucesso do profissional do que apenas a sua competência.

Obviamente que um péssimo advogado, incompetente, vai acabar se queimando. O que me refiro é que além de ser competente, exige-se que o profissional seja bem relacionado e tenha contatos.

Sobre o outro ponto que você apontou, lembre-se que trabalhar nos escritórios dos outros muitas vezes é a única opção para muitas pessoas por não terem outra saída. Não possuem outros familiares trabalhando na área jurídica, fora o elevado custo para se montar um escritório, mobiliar, contratar serviços de telefonia e internet, aluguel, água, luz, etc. São muitas despesas, o que acaba "forçando", por assim dizer, que esses jovens profissionais acabem trabalhando nos escritórios dos outros, em troca de um salário pífio e poucas possibilidades e perspectivas para crescimento pessoal e profissional.

Sou a favor de que exista exame da ordem, no entanto, não vejo razão alguma para que o pagamento de anuidade seja obrigatório. É um custo muito elevado e o é pois sem o pagamento o cara simplesmente não pode trabalhar.
E aposto que os “donos” da OAB embolsam a grana toda!
Espero que acabem com essa palhaçada, assim como acabaram com o imposto sindical!

É uma espécie de regulação desse mercado. Mas acabar com a anuidade é uma questão complicada. Não acho que vá acontecer, mas é complicado pois essa entidade não age em prol dos advogados, apenas existe no papel. Seria melhor que a Ordem atuasse mais ativamente em prol da advocacia e na defesa dos profissionais que compõem o quadro. Obviamente que isso nunca irá acontecer, e antes que falem sobre acabar com ela própria, de acabar com o Exame, lhes questiono: como seria a regulamentação da profissão de advogado se não houvesse a OAB? Iria virar uma zona.

só na OS que um fabricante de adesivo, um lancheiro e um guitarrista desafinado trazem mais riscos à sociedade que um advogado analfabeto, que com uma defesa porca coloca um inocente na cadeia, faz o cliente perder a guarda do filho ou faz o patrimônio do cliente desaparecer em cinco minutos. :klol

advocacia é regulada no mundo todo, não será no país que vende diploma para jumentos que a porta do inferno será aberta pq vcs querem.


Toda profissão é importante, não distorça a minha fala. Se você comer uma porcaria e ficar intoxicado, vai procurar um médico e logo após um advogado para ser indenizado. Se o médico for ruim você morre e se o advogado for burro quem terá que indenizar o restaurante será você.

Não é por nada, mas você indiretamente depreciou a profissão e o trabalho do colega. Não estou querendo causar intrigas, e ainda, eu concordo com o seu raciocínio, pois um advogado que é mau profissional irá causar prejuízos enormes para o seu cliente. Mas, entretanto, a questão do filtro de qualidade tem sua relativa importância, pois as pessoas podem sofrer intoxicações alimentares, por exemplo.

Cada setor, cada trabalho, cada serviço tem a sua devida importância, aplicáveis aos seus respectivos casos concretos dentro de suas realidades.

Mas eu não vejo ninguém aqui criticar o outro lado da moeda, que são os clientes/consumidores que querem resolver tudo de uma forma fácil, querendo economizar na hora da oferta e procura, e sempre acham o serviço caro. Acabam contratando/adquirindo péssimos produtos/serviços/matéria prima. No fim essas pessoas terão problemas e nunca irão assumir que parte da responsabilidade, do ônus do resultado final, que lhe causou prejuízos e resultados contrários ao pretendido, na verdade é dela mesma.
 
Ultima Edição:

Ghim

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.282
Reações
17.778
Pontos
1.174
Toda profissão é importante, não distorça a minha fala. Se você comer uma porcaria e ficar intoxicado, vai procurar um médico e logo após um advogado para ser indenizado.

Agora você daria uma procuração para um analfabeto cuidar da sua liberdade ou do teu patrimônio? Acredito que não pq vc não é burro.

ué, o seu argumento é o básico "nós somos muito importantes, então temos q ter reserva de mercado". se eu nao tenho q ter reserva de mercado, mas você sim, entao voce automaticamente nao me vê como tendo a mesma importância.

e isso que você falou no fim é a mais pura verdade:
"Agora você daria uma procuração para um analfabeto cuidar da sua liberdade ou do teu patrimônio? Acredito que não pq vc não é burro."
EXATO.
Então, já q eu nao sou burro o basante de dar para um analfabeto cuidar de coisas importantes, não preciso que o Estado obrigue advogados a pagarem uma taxa para uma única instituição e que sejam aprovadas em uma prova dessa única instituição. eu poderia preferir um advogado filiado a uma agremiação muito mais rigorosa e especializada no problema em questão (divórcio, criminal, etc). Ou então, se eu não tivesse muito dinheiro e o problema nao fosse assim tãããããããão importante, poderia optar por algo mais simples. Exemplo: amigo meu foi processar uma loja de produtos esportivos pq eles fizeram caca na camiseta do São Paulo dele, aí um amigo nosso em comum é formado em direito e foi ajudar o cara pq era pequenas causas mesmo.

e pra terminar, a importância do advogado no processo é artificialmente aumentada pelo labirinto jurídico e emaranhado da legislação justamente para dificultar o trâmite para alguns e facilitar para outros
 

Aigaion

Hunter of Hunters
VIP
GOLD
Mensagens
21.906
Reações
19.760
Pontos
1.219
A maioria dos que se formam nem passam no exame da OAB, então o número de advogados é bem menor do que o de bacharéis.
Se eu fosse ser concurseiro, faria Direito.
Garante os melhores salários e não tem que ralar tanto igual advogado de escritório.
 

Welcomevc

Habitué da casa
Mensagens
276
Reações
371
Pontos
63
Com o exame, já tem oferta demais, caraio.

E se não passa no exame, tem que fazer outra coisa.

O diabo do exame é fácil. Será que é tão difícil entender????


São apenas 40 questões, sem limites de aprovados, e a segunda fase são peças super manjadas, mesmo "civil" que é o bixo de 7 cabeças pros estudantes, é surreal as pessoas acharem que esse exame cria reserva de mercado.

E não podem ter varias "OABs" pois a advocacia é UNA assim como o Ministério Público ou o Judiciário.

E as pessoas tem que entender, elas fazem curso de Ciências Jurídicas e não de Advocacia.
 

Wayne Gretzky

Lenda da internet
Mensagens
38.520
Reações
52.869
Pontos
1.974
São apenas 40 questões, sem limites de aprovados, e a segunda fase são peças super manjadas, mesmo "civil" que é o bixo de 7 cabeças pros estudantes, é surreal as pessoas acharem que esse exame cria reserva de mercado.

E não podem ter varias "OABs" pois a advocacia é UNA assim como o Ministério Público ou o Judiciário.

E as pessoas tem que entender, elas fazem curso de Ciências Jurídicas e não de Advocacia.
Sem limite de aprovados, sem limite de tentativas, sem classificação, sem lista de espera, sem limite de idade, e sem qualquer outro tipo de impedimento. Não existe reserva de mercado, existe reserva de burrice. Basta acertar 40 questões de 80 e tirar 6.0 na segunda fase.

E se acabar com o exame de ordem, vai ter que acabar com a magistratura também. Quero virar juiz sem concurso, tudo em prol do livre mercado. :facepalm
 

Sir.Heisenberg

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.022
Reações
3.569
Pontos
709
Sorocaba é cidade de interior mas é muito grande. Mais de 600k habitantes. Realmente não acho que tem campo pra 400 advogados novos todo ano, mas boa parte só forma e nem tira OAB. Minha prima se formou em uma faculdade lá e até agora não quis prestar o exame da ordem, inclusive tá fazendo outra faculdade. Tenho mais alguns amigos na mesma situação.
 

Land Stalker

Ei mãe, 500 pontos!
VIP
Mensagens
19.001
Reações
63.779
Pontos
554
Sem limite de aprovados, sem limite de tentativas, sem classificação, sem lista de espera, sem limite de idade, e sem qualquer outro tipo de impedimento. Não existe reserva de mercado, existe reserva de burrice. Basta acertar 40 questões de 80 e tirar 6.0 na segunda fase.

E se acabar com o exame de ordem, vai ter que acabar com a magistratura também. Quero virar juiz sem concurso, tudo em prol do livre mercado. :facepalm

Sem porra nenhuma.

Molezinha, mamão com açucar, melzinho na chupeta.

E os caras ficam chorando?

Geração z é foda (nem sei porque escrevi isso).
 

Larva Maligna

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.712
Reações
18.431
Pontos
703
Com o exame, já tem oferta demais, caraio.

E se não passa no exame, tem que fazer outra coisa.

O diabo do exame é fácil. Será que é tão difícil entender????

Existe todo um romancismo criado encima dessa situação. Porque no fundo, é duro admitir que boa parte das instituições de ensino que oferecem o curso deixam muito a desejar, oferecem um curso simplório e ruim, formando péssimos profissionais, e mesmo assim ainda conseguem passar no Exame da Ordem, que em tese deveria funcionar como um filtro.

Acreditam que é um grande mérito terem passado no exame, se negando a aceitar a decadência e a banalização do ensino jurídico brasileiro nos últimos anos.

Porém, claro que isso é benéfico para a OAB e para a indústria dos concursos, afinal aumentou-se a procura e a demanda, gerando mais lucros para eles.

50-tons-mp1.jpeg



17438577_1453175418061173_1973657336459296768_n.jpg
 
Ultima Edição:

Land Stalker

Ei mãe, 500 pontos!
VIP
Mensagens
19.001
Reações
63.779
Pontos
554
Existe todo um romancismo criado encima dessa situação. Porque no fundo, é duro admitir que boa parte das instituições de ensino que oferecem o curso deixam muito a desejar, oferecem um curso simplório e ruim, formando péssimos profissionais, e mesmo assim ainda conseguem passar no Exame da Ordem, que em tese deveria funcionar como um filtro.

Acreditam que é um grande mérito terem passado no exame, se negando a aceitar a decadência do ensino jurídico brasileiro nos últimos anos.

Bicho. Não é questão de admitir. É constatação. Aliás, é o caminho natural das coisas. Tudo "populariza" perde a qualidade, não tem jeito.

Deviam, para ontem, acabar com 95% das faculdades de direito. Nada de valor seria perdido.
 

Larva Maligna

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.712
Reações
18.431
Pontos
703
Bicho. Não é questão de admitir. É constatação. Aliás, é o caminho natural das coisas. Tudo "populariza" perde a qualidade, não tem jeito.

Deviam, para ontem, acabar com 95% das faculdades de direito. Nada de valor seria perdido.

O que acho impossível, pois como apontei antes, existe muito lucro para essas empresas que oferecem cursos, e principalmente para a OAB como um todo, com o aumento de profissionais pagadores, aumentando por tabela, o total arrecadado através de anuidades, isto sem mencionar as taxas de inscrições para o Exame da Ordem.
 

Land Stalker

Ei mãe, 500 pontos!
VIP
Mensagens
19.001
Reações
63.779
Pontos
554
O que acho impossível, pois como apontei antes, existe muito lucro para essas empresas que oferecem cursos, e principalmente para a OAB como um todo, com o aumento de profissionais pagadores, aumentando por tabela, o total arrecadado através de anuidades, isto sem mencionar as taxas de inscrições para o Exame da Ordem.

Sim, é impossível.

É sentar e chorar (e, da minha parte, incentivar minha filha a fazer medicina)
 

felipego

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.713
Reações
3.110
Pontos
1.209
Como advogado, hoje vejo como faculdade de direito forma um monte de advogado bestalhão, metido a sabedor de palavras em latim e de um vocabulário babaca.

Fico impressionado como advogado tem um poder gigantesco na mãos de fazer diferença no mercado, mas sempre preferem manter aquele ar de superioridade, de querer demonstrar que respeita as instituições, que ele é a ferramenta garantidora dos direitos fundamentais e blá blá blá.

Advogado tem que trazer solução pro cliente e só. Não interessa como.

Peça processual é só uma das infinitas possibilidades de atuação de um advogado.

No mais, não me preocupo com a quantidade de advogados que se formam, sinceramente tenho dó do da forma que muitas faculdades preparam eles. A prova da OAB nunca foi barreira e nem será, pode acabar com ela também que acaba com mais uma máfia brasileira.
 

Seu Oscar

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.986
Reações
6.796
Pontos
704
Cursos que ainda com o diploma praticamente te garantem emprego são licenciaturas. Porém, o salário é baixo.
 

geist

Lenda da internet
Mensagens
22.304
Reações
90.156
Pontos
1.503
Cursos que ainda com o diploma praticamente te garantem emprego são licenciaturas. Porém, o salário é baixo.

Não tanto mais. Pelo menos aqui em SP o povo tá se estapeando por vaga temporária e a corrida pelos títulos tá voraz. Todo mundo é dotô pra ter 60% a mais de gratificação.
 

Seu Oscar

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.986
Reações
6.796
Pontos
704
Não tanto mais. Pelo menos aqui em SP o povo tá se estapeando por vaga temporária e a corrida pelos títulos tá voraz. Todo mundo é dotô pra ter 60% a mais de gratificação.
Mas isso é pq brasileiro não faz migração interna. No geral, principalmente em interior, existe ainda um déficit mto grande de professores.
 

tiagobronson

We've adopted Satan!
VIP
Mensagens
14.040
Reações
62.024
Pontos
2.059
É muito dotô pra pouco indio, ops.. pera!

Tá aí uma categoria que tem meu total desprezo, >90% dos adevogados são tudo uns pau no cool chato pra c***lho.

Corporativismo deita e rola, fico com pena do pobre coitado que vai estudar direito querendo um dia ser alguém, se não for herdeiro de um escritorio grande, ou tiver outros dotores na familia tá na m****.
 

Malakh

Bam-bam-bam
Mensagens
882
Reações
2.555
Pontos
283
Na realidade meu caro, ser especialista numa área específica nem sempre é a garantia de que você terá o seu trabalho valorizado, pois como você sabe, a procura por profissionais está cada vez menor, por conta do grande aumento de ofertas que vem ocorrendo. No meu modo de ver, se especializar nem sempre implica necessariamente em uma garantia. Utilizo como exemplo a questão de direito ambiental, que na minha época, era uma área em ascensão, hoje já tem uma considerável oferta de profissionais no meio. E isso é tendência em todas as áreas.

Mas vamos levantar essa questão por este caminho que você apontou. Você ao se especializar, involuntariamente terá que saber lidar com as pessoas e ter bons contatos para conseguir ter destaque e condições para impulsionar seu crescimento profissional. Existe muita política envolvida nesse meio, não basta o profissional ser competente, se ele não for bem relacionado.

Tanto é que nos escritórios daqui da região, quando pude verificar nas entrevistas voltadas para os advogados que estavam querendo contratar para fazer trabalhos simples, isto é, serem meros funcionários. Nessa situação, os entrevistadores questionavam se o profissional fazia parte de algum círculo social, se participava de eventos, se participava de algum clube, se era maçom, fazia parte do Rotary, etc. Ou seja, não é apenas uma questão de ter conhecimento e experiência profissional, existe uma outra contra parte: ser bem relacionado e ter contatos, ter o famoso Q.I., e isso muitas vezes é mais determinante para o sucesso do profissional do que apenas a sua competência.

Obviamente que um péssimo advogado, incompetente, vai acabar se queimando. O que me refiro é que além de ser competente, exige-se que o profissional seja bem relacionado e tenha contatos.

Sobre o outro ponto que você apontou, lembre-se que trabalhar nos escritórios dos outros muitas vezes é a única opção para muitas pessoas por não terem outra saída. Não possuem outros familiares trabalhando na área jurídica, fora o elevado custo para se montar um escritório, mobiliar, contratar serviços de telefonia e internet, aluguel, água, luz, etc. São muitas despesas, o que acaba "forçando", por assim dizer, que esses jovens profissionais acabem trabalhando nos escritórios dos outros, em troca de um salário pífio e poucas possibilidades e perspectivas para crescimento pessoal e profissional.


Ah, sim. Com certeza não há garantia. Mas é o que dá para tentar nesse mercado saturado, procurar áreas específicas com maior demanda de profissionais. O networking sempre rola mesmo, tanto para arrumar vaga em escritório quanto para conseguir clientes.

Realmente não basta ser competente e manjar muito de determinado ramo, tem que conhecer pessoas. Conheço uns advogados que nem advogam mesmo, por mais absurdo que isso pareça. Eles apenas "vendem" o escritório por aí, são conhecidos na cidade, vão aos eventos, estão na política municipal, etc.. Captam clientes para o escritório, que geralmente é de um porte bacana e com vários subordinados que tocam os processos.

O custo de um escritório é alto mesmo. Na maior parte das vezes não há escolha mesmo senão trabalhar no escritório dos outros, a questão é que deveria ser algo temporário se o sujeito quer crescer na advocacia, a não ser que seja um bom escritório que permita isso, claro.

Se bem que andam pagando tão mal, que talvez seja melhor advogar por conta e fazer uma parceria com algum escritório para atender clientes lá em troca de uma participação deles no seu lucro. Tem umas coisas assim que dá para se cogitar. Na área previdenciária, em que eu estou agora, seria algo interessante, por exemplo, para qualquer escritório que não trabalhe com isso, afinal um cliente novo iria aparecer lá, conhecer o escritório e potencialmente poderia retornar e ser cliente do próprio escritório em uma causa de outra área, como a cível ou trabalhista. Estou viajando legal, mas veja se não faz um pouco de sentido.
 
Ultima Edição:

The legend

Mil pontos, LOL!
Mensagens
1.477
Reações
1.639
Pontos
1.114
É um verdadeiro absurdo tudo isso. O mercado de músicos, por exemplo, está saturado, tem muitos por aí aceitando face eventos em troca de uma mixaria. Os verdadeiros profissionais, que investem em equipamentos de qualidade, cada vez perdem mercado.

Deveria haver uma regulamentação de tudo isso, limitando o número de profissionais, criando um piso salarial, um sindicato forte e atuante, e punindo a todos que não respeitarem as regras, com multas e punição.

E o que dizer do mercado de lanches??? Qualquer um abre um trailer no muro de sua casa e sai vendendo comida, onde vamos parar???

É preciso criar urgentemente uma regulamentação bem rígida para todos que desejam vender comida, não importa quantos fiquem desempregados com isso. Alimentação é coisa muito séria, nem deveria ser comercializada pelo setor privado. Todos os restaurantes deveriam ser estatais.

Agora, falando sério, que se acabe logo com essa porcaria chamada OAB!!!!

Cara, não sou do Direito e tmb acho q a OAB ganha muita grana. Não penso, contudo, q a solução é acabar com o exame. Comecem, por exemplo. com a diminuição ou a desnecessidade de pagamento da anualidade. Outra coisa, creio, é dar mais suporte ao advogado, principalmente, se for desrespeitado.
 

Nickotine

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.045
Reações
2.124
Pontos
719
É muito dotô pra pouco indio, ops.. pera!

Tá aí uma categoria que tem meu total desprezo, >90% dos adevogados são tudo uns pau no cool chato pra c***lho.

Corporativismo deita e rola, fico com pena do pobre coitado que vai estudar direito querendo um dia ser alguém, se não for herdeiro de um escritorio grande, ou tiver outros dotores na familia tá na m****.

Eu não tenho nada disso e dei certo pô

Mas concordo 100%


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

PHMN

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.209
Reações
7.909
Pontos
1.094
98% das pessoas que dizem não gostar de advogados foram influenciadas por filmes/piadas e familiares problemáticos. 1% porque acha que advogado só precisa decorar Lei e o resto porque realmente sofreu na mão de um profissional mal intencionado.
 

Tokai

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.484
Reações
4.955
Pontos
703
98% das pessoas que dizem não gostar de advogados foram influenciadas por filmes/piadas e familiares problemáticos. 1% porque acha que advogado só precisa decorar Lei e o resto porque realmente sofreu na mão de um profissional mal intencionado.

Acho que a maioria é influenciada pelos noticiários, não sei as "obrigações" de um advogado se é defender seu cliente a qualquer custo ou garantir que tenha um julgamento justo.
Mas você pega casos como Najila ou Abdelmassih onde você ve um circo e advogados falando que seus clientes são as vitimas fica difícil as pessoas gostarem, mesmo sendo sei lá 1% dos advogados que fazem isso todos nos gostamos de generalizar.
 

Wayne Gretzky

Lenda da internet
Mensagens
38.520
Reações
52.869
Pontos
1.974
Acho que a maioria é influenciada pelos noticiários, não sei as "obrigações" de um advogado se é defender seu cliente a qualquer custo ou garantir que tenha um julgamento justo.
Mas você pega casos como Najila ou Abdelmassih onde você ve um circo e advogados falando que seus clientes são as vitimas fica difícil as pessoas gostarem, mesmo sendo sei lá 1% dos advogados que fazem isso todos nos gostamos de generalizar.
Os dois primeiros advogados da Najila pularam fora quando perceberam que ela estava mentindo.

Cada advogado tem uma linha de atuação. Alguns não aceitam mentira do cliente, outros fazem vista grossa e outros criam toda uma retórica para tentar convencer o juiz que o cliente é inocente.

O que a sociedade tem que entender, é que sem a defesa de um advogado, o pior criminoso do mundo não pode ser julgado e muito menos condenado.
 
Topo Fundo