O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Tópico oficial AstrônomOS / FisicuzinhOS | 1a foto de um buraco negro p.35 | Mãe, no céu tem VY Canis Majoris? E morreu p.62 | Fotos TESUDAS James Webb p.63, 64...

Qual o teu nível de conhecimento sobre astronomia?


  • Total voters
    332

rounindx

Bam-bam-bam
Mensagens
174
Reações
448
Pontos
248
Tenho um Telescópio chinês Greika 60x900mm com 4 oculares (20mm, 12.5mm, 8mm e 4mm), barlow 1.5 e 3.0, inversora, me serve bem nos últimos 10 anos, foi muito barato, $240, nesse meio tempo quase comprei aquele Skywatcher Maksutov Cassegrain motorizado de 90mm do Armazém do Telescópio, não chegava a $900 reais, pena que a loja fechou antes de eu conseguir a grana. :ksnif

telescopio-sky-watcher-90mm-f-139-maksutov-cassegrain-dob-D_NQ_NP_971103-MLB30656185425_052019-F.webp


Não acha mais naquele preço (Link do ML)

82295

O preço desse Telescópio em 2013 (Link: Wayback Machine)
 
Ultima Edição:

Rodrigo Zé do Cx Jr

Lenda da OS desde 2000
VIP
Mensagens
37.050
Reações
58.042
Pontos
2.009
Vcs viram isso?

https://g1.globo.com/ba/bahia/notic...sta-1o-lugar-em-mostra-nacional-motivar.ghtml

Com app para popularizar ciência e astronomia, aluno de escola pública na BA conquista 1º lugar em mostra nacional: 'Motivar'
Maicon Douglas dos Santos tem 17 anos e cursa 3º ano em um colégio de Cajazeiras IV, na periferia de Salvador. Para desenvolver game, ele teve orientação de professor e usou críticas para aprimorar app.
Por Itana Alencar, G1 BA
31/07/2019 06h00 Atualizado há 5 dias


83306
Maicon Douglas dos Santos, de 17 anos, apresentou o game na Mostra Nacional de Feiras de Ciências, que fez parte da programação da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC)  — Foto: Jorge Lúcio Rodrigues das Dores

Maicon Douglas dos Santos, de 17 anos, apresentou o game na Mostra Nacional de Feiras de Ciências, que fez parte da programação da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) — Foto: Jorge Lúcio Rodrigues das Dores

Com um projeto para popularizar a ciência e a astronomia, um estudante de escola pública do bairro de Cajazeiras IV, na periferia de Salvador, conquistou o primeiro lugar na área de "Ciências Exatas e da Terra", na Mostra Nacional de Feiras de Ciências, que fez parte da programação da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) deste ano.
Maicon Douglas dos Santos tem 17 anos e cursa o 3º ano do Ensino Médio. Ele criou o aplicativo "Razão celeste: um jogo sobre Astronomia”, que deve ser lançado a partir de agosto, quando Maicon completa 18 anos – idade necessária para lançar um app nas plataformas.
O estudante conta que o projeto foi criado para tratar astronomia e ciência de uma forma acessível. Para desenvolver a ferramenta, ele contou com a orientação do professor Jorge Lúcio Rodrigues das Dores.
"O projeto fala sobre astronomia e trata dos astros de uma forma que instiga a curiosidade nos jovens e até adultos. Normalmente, não se fala de astronomia na sala de aula, então eu pensei em criar algo para ajudar os professores a terem também boa abordagem. Para fornecer ferramentas no processo de ensino da astronomia e da física, que motivassem o aprendizado por parte do aluno", explica Maicon.


83307
Para desenvolver a ferramenta, Maicon Douglas contou com a orientação do professor Jorge Lúcio dos Santos. — Foto: Arquivo pessoal

Para desenvolver a ferramenta, Maicon Douglas contou com a orientação do professor Jorge Lúcio dos Santos. — Foto: Arquivo pessoal
O projeto tem interface em 2D e 3D, traz representações do sistema solar e das relações entre os astros, de forma lúdica e com conteúdo.
Para chegar no projeto como está hoje, Maicon participou de vários eventos da área de tecnologia e ciência, ouvindo avaliações e conselhos de especialistas, sobre como poderia melhorar a ferramenta, como o Encontro de Jovens Cientistas da Universidade Federal da Bahia (Ufba).
"Analisamos diversos pesquisadores, entendemos também sobre como o jogo influencia direta e indireta na motivação dos jovens em aprender. Aí, com as novas críticas, melhoramos o projeto e levamos para a Mostra Nacional de Feiras de Ciências", explicou Maicon.
Entre os desenvolvimentos que o estudante fez está a representação de vários tipos de personagens diferentes, como mulheres e outras minorias.

83308
Maicon Douglas dos Santos, de 17 anos, apresentou o game na Mostra Nacional de Feiras de Ciências, que fez parte da programação da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC)  — Foto: Jorge Lúcio Rodrigues das Dores

Maicon Douglas dos Santos, de 17 anos, apresentou o game na Mostra Nacional de Feiras de Ciências, que fez parte da programação da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) — Foto: Jorge Lúcio Rodrigues das Dores

Inicialmente, o projeto será lançado nas plataformas de sistema operacional Windows e Android, em agosto. Maicon conta que o Razão Celeste será totalmente gratuito.
"A intenção do jogo é popularizar a astronomia e temas de física, então, a gente não pode cobrar em cima de um aplicativo desse, porque cobrando por ele estamos excluindo pessoas de terem acesso à ciência", argumenta.
Além da satisfação de ver o projeto em breve lançamento, o estudante também fala sobre a conquista do prêmio na mostra de ciência da SBPC.
"Foi um projeto muito árduo, a gente não tinha as melhores ferramentas, são poucos recursos que a gente tem no colégio público. Agora, a gente sabe a responsabilidade de estar representando a escola pública. Fomos agraciados com esse prêmio e temos orgulho de representar a Bahia".

83309
Para desenvolver a ferramenta, Maicon Douglas contou com a orientação do professor Jorge Lúcio dos Santos — Foto: Arquivo pessoal

Para desenvolver a ferramenta, Maicon Douglas contou com a orientação do professor Jorge Lúcio dos Santos — Foto: Arquivo pessoal

Bem que poderia ser user da OS neam?

A cara já tem...

83310
 

Ryo_Hazuki(

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.325
Reações
5.781
Pontos
703
Se tiver três pernas é bem possível que seja.





Em tempo:
Satélite natural da Terra provavelmente se formou 50 milhões de anos depois da formação do Sistema Solar, 100 milhões de anos mais cedo que data aceita por cientistas até então

Um novo estudo realizado por cientistas do Instituto de Geologia e Mineralogia da Universidade de Colônia, na Alemanha, publicado na revista científica Nature Geoscience, revelou que a Lua é pelo menos 100 milhões de anos mais velha que se pensava. A pesquisa descobriu composições químicas do solo lunar que mostram que o satélite natural, provavelmente se formou cerca de 50 milhões de anos depois do Sistema Solar.


Missão espacial indiana divulga primeiras imagens da Terra a 5000 km
A Agência de Pesquisa Espacial da Índia (ISRO) divulgou suas primeiras imagens da Terra à 5000 km de distância. As fotos tiradas pela missão Chandrayaan-2 mostram o planeta de uma perspectiva diferente e com muita nitidez e qualidade, segundo o presidente da agência Kailasavadivoo Sivan.

20190805120818_1200_675_-_terra_vista_pela_missao_indiana.jpg


A ISRO lançou essa missão dia 22 de julho. De acordo com especialistas, espera-se que a nave chegue à Lua em 6 de setembro, o que tornaria a Índia o quarto país - depois do EUA, Rússia e China - a fazer um pouso no satélite terrestre

20190805120504.jpg


20190805120528.jpg


 
Ultima Edição:


albanibr

Mil pontos, LOL!
VIP
Mensagens
13.235
Reações
26.530
Pontos
1.299
Um buraco negro do tamanho do nosso sistema solar acaba de ser descoberto
O corpo celeste tem 40 bilhões de vezes a massa do nosso sol
Neri Neto 12/08/2019 às 18:32:42
Cientistas descobriram um buraco negro do tamanho do nosso sistema solar. A descoberta foi feita utilizando o Very Large Telescope, maior conjunto de telescópios do mundo, localizado no Chile.
O buraco negro em questão tem 40 bilhões de vezes a massa do nosso Sol. O corpo celeste foi descoberto na galáxia gigante chamada de Homberg 15A, que fica a 700 milhões de anos luz do nosso planeta. Homberg 15A está no centro do conglomerado de galáxias chamado de Abell 85.
Antes, os cientistas acreditam que a massa desse recém descoberto buraco negro era muito maior, estimavam cerca de 310 bilhões de vezes a massa do Sol, cálculo que foi feito por medidas indiretas. A nova medida leva em consideração um novo estudo em que eles traçam o movimento das estrelas. Essa última estimativa se baseia em observação direta, por isso é mais precisa.
A nova medida foi recentemente enviada para revisão ao The Astrophysical Journal, mas ainda não foi revisada. As conclusões e o estudo que gerou o relatório foram feitos com base em duas noites de observação no observatório Paranal, no norte do Chile.
10/04/2019 às 10:43


Apesar de seu tamanho, esse não é o maior buraco negro descoberto até agora. Quem tem esse título é o Ultra Massive Black Hole, que fica no centro de outro conglomerado, o TON 618, a 10 bilhões de anos luz daqui. O UMBH, como é chamado, tem 66 bilhões de vezes a massa do Sol.

Cientistas acreditam que para ficar tão grande foi necessária a fusão de dois buracos negros gigantes, formando o descoberto agora. Também não descartam a possibilidade de uma situação ainda mais complexa que essa, talvez múltiplos buracos negros tenham se fundido para isso.
Em todo caso, os astrônomos continuam trabalhando para entender a formação desse corpo celeste. Segundo explicado no portal Universe Today, estão prevendo a descoberta de buracos negros ainda maiores, tão maiores que precisarão dar nomes a novas categorias. Os primeiros descobertos foram chamados apenas de buracos negros, em seguida vieram os super buracos negros e agora os ultra buracos negros.
Vale lembrar que recentemente tivemos a primeira imagem de um desses corpos celestes sendo divulgada. Saiba mais na notícia.
 

Rodrigo Zé do Cx Jr

Lenda da OS desde 2000
VIP
Mensagens
37.050
Reações
58.042
Pontos
2.009
Um buraco negro do tamanho do nosso sistema solar acaba de ser descoberto
O corpo celeste tem 40 bilhões de vezes a massa do nosso sol
Neri Neto 12/08/2019 às 18:32:42
Cientistas descobriram um buraco negro do tamanho do nosso sistema solar. A descoberta foi feita utilizando o Very Large Telescope, maior conjunto de telescópios do mundo, localizado no Chile.
O buraco negro em questão tem 40 bilhões de vezes a massa do nosso Sol. O corpo celeste foi descoberto na galáxia gigante chamada de Homberg 15A, que fica a 700 milhões de anos luz do nosso planeta. Homberg 15A está no centro do conglomerado de galáxias chamado de Abell 85.
Antes, os cientistas acreditam que a massa desse recém descoberto buraco negro era muito maior, estimavam cerca de 310 bilhões de vezes a massa do Sol, cálculo que foi feito por medidas indiretas. A nova medida leva em consideração um novo estudo em que eles traçam o movimento das estrelas. Essa última estimativa se baseia em observação direta, por isso é mais precisa.
A nova medida foi recentemente enviada para revisão ao The Astrophysical Journal, mas ainda não foi revisada. As conclusões e o estudo que gerou o relatório foram feitos com base em duas noites de observação no observatório Paranal, no norte do Chile.
10/04/2019 às 10:43


Apesar de seu tamanho, esse não é o maior buraco negro descoberto até agora. Quem tem esse título é o Ultra Massive Black Hole, que fica no centro de outro conglomerado, o TON 618, a 10 bilhões de anos luz daqui. O UMBH, como é chamado, tem 66 bilhões de vezes a massa do Sol.

Cientistas acreditam que para ficar tão grande foi necessária a fusão de dois buracos negros gigantes, formando o descoberto agora. Também não descartam a possibilidade de uma situação ainda mais complexa que essa, talvez múltiplos buracos negros tenham se fundido para isso.
Em todo caso, os astrônomos continuam trabalhando para entender a formação desse corpo celeste. Segundo explicado no portal Universe Today, estão prevendo a descoberta de buracos negros ainda maiores, tão maiores que precisarão dar nomes a novas categorias. Os primeiros descobertos foram chamados apenas de buracos negros, em seguida vieram os super buracos negros e agora os ultra buracos negros.
Vale lembrar que recentemente tivemos a primeira imagem de um desses corpos celestes sendo divulgada. Saiba mais na notícia.
A magnitude do universo é simplesmente inacreditável, inconcebível ao conhecimento humano.
Não tem como não se apaixonar por astronomia.
 

sega.saturn

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.775
Reações
4.314
Pontos
1.309
Há cerca de 10 bilhões de planetas semelhantes à Terra na Via Láctea, diz estudo

Daniele Cavalcante
Canaltech19 de agosto de 2019
Astrônomos têm encontrado alguns planetas que parecem ter água e temperatura superficial ideal para abrigar formas de vida, como é o caso dos mundos que orbitam as estrelas GJ 357 e os planetas da estrela Teegarden. Acontece que podem existir muito mais planetas parecidos com a Terra por aí, e aqui mesmo na nossa galáxia. Pesquisadores da Penn State University usaram dados do telescópio Kepler, da NASA, para estimar o número de planetas semelhantes à Terra na Via Láctea e a conclusão é que há um monte deles.
Publicado esta semana no The Astronomical Journal, o estudo sugere que há um planeta quente e aquoso orbitando uma em cada quatro estrelas semelhantes ao Sol. Isso significa que pode haver até 10 bilhões de mundos semelhantes à Terra em nossa galáxia. Se você estiver se perguntando o que significa "semelhante à Terra", a equipe definiu que se trata de um planeta que tem de três quartos a um e meio o tamanho da Terra, e quando ele orbita sua estrela a cada 237 a 500 dias.
Essa é uma informação muito animadora para a busca por vida alienígena, já que espera-se encontrá-la em lugares com temperatura semelhante à nossa e água em forma líquida. Também é uma descoberta importante porque ajuda os astrônomos a saberem onde procurar, o que poupará tempo e recursos. "Receberemos muito mais retorno do investimento se soubermos quando e onde procurar", disse Eric Ford, professor de astrofísica e co-autor do novo estudo.
b531fbfb1944ea82fe58a9945974d3da

Será que nosso "pálido ponto azul" é mesmo tão comum assim na Via Láctea? (Foto: NASA)
Mais
“O Kepler descobriu planetas com uma ampla variedade de tamanhos, composições e órbitas”, disse Ford. “Entretanto, simplesmente contar exoplanetas de um determinado tamanho orbital ou distância é enganoso, já que é muito mais difícil encontrar pequenos planetas longe de suas estrelas do que encontrar grandes planetas perto de suas estrelas”.
Para estimar quantos planetas o Kepler poderia ter perdido, os pesquisadores simularam em computador hipotéticos universos de estrelas e planetas, baseados em uma combinação do catálogo de Kepler, além do catélogo da pesquisa das estrelas de nossa galáxia da nave Gaia, da Agência Espacial Européia.
A simulação deu aos cientistas uma noção de quantos exoplanetas em cada universo hipotético o Kepler teria detectado e quais tipos. Eles puderam então comparar esses dados com o que o telescópio Kepler real detectou em nosso universo, e assim estimar a quantidade de planetas do tamanho da Terra orbitam nas zonas habitáveis de suas estrelas.
“Ao comparar os resultados com os planetas catalogados pelo Kepler, caracterizamos a taxa de planetas por estrela e a forma com que isso depende do tamanho do planeta e da distância orbital”, disse Danley Hsu, um estudante de pós-graduação da Penn State e co-autor do trabalho. “Nossa nova abordagem permitiu que a equipe levasse em conta vários efeitos que não foram incluídos em estudos anteriores”.
O próximo passo na busca por vida alienígena é estudar planetas potencialmente habitáveis. "Os cientistas estão particularmente interessados em procurar biomarcadores - moléculas indicativas de vida - nas atmosferas dos planetas aproximadamente do tamanho da Terra", disse Ford.
Fonte: Canaltech
 

Rodrigo Zé do Cx Jr

Lenda da OS desde 2000
VIP
Mensagens
37.050
Reações
58.042
Pontos
2.009
https://g1.globo.com/ciencia-e-saud...ontrada-na-neve-da-antartida-diz-estudo.ghtml

Poeira de explosão estelar é encontrada na neve da Antártica, diz estudo
Astrônomos da Alemanha e da Áustria analisaram 500 kg de gelo e identificaram resíduos que não são típicos da superfície terrestre. Provavelmente caíram sobre a Terra após uma 'supernova'.
Por G1
20/08/2019 11h10 Atualizado há 42 minutos



Animação da Nasa ilustrando uma explosão supernova. — Foto: NASA/SOFIA/Symbolic Pictures/The Casadonte Group

Um grupo de pesquisadores alemães e austríacos encontrou poeira no gelo da Antártica que, segundo eles, veio de uma explosão estelar. Esse tipo de explosão, chamado "supernova", ocorre no momento da morte de uma estrela.
O astrofísico nuclear Dominik Koll afirmou à rede de TV americana CNN nesta terça-feira (20) que os detritos viajaram "bilhões de bilhões de quilômetros pelo espaço e têm milhões de anos". A descoberta foi divulgada em um artigo na revista "Physical Review Letters", em 12 de agosto.

O que é uma supernova

Segundo a definição da agência espacial dos Estados Unidos (Nasa), uma supernova ocorre quando uma estrela massiva perde combustível para continuar queimando. Ela esfria, e isso faz com que sua pressão interna caia. Também diminui a gravidade e a estrela entra em colapso.

"Imagine algo que tem um milhão de vezes a massa da Terra colapsar em 15 segundos", explica a Nasa. Essa explosão emite uma enorme quantidade de poeira e de gás.


85011
Imagem da estrela Eta Carinae capturada pelo telescópio Hubble, da Nasa. — Foto: NASA, ESA, N. Smith (Universidade do Arizona) e J. Morse (BoldlyGo Institute)

Imagem da estrela Eta Carinae capturada pelo telescópio Hubble, da Nasa. — Foto: NASA, ESA, N. Smith (Universidade do Arizona) e J. Morse (BoldlyGo Institute)

Portanto, o que esse grupo de cientistas europeus encontrou foram resíduos de uma explosão desse tipo. Esses materiais ficam viajando pelo espaço até encontrar outro corpo contra o qual colidir -- neste caso, a Terra.

Poeira extraterrestre

"A Terra é constantemente bombardeada com poeira extraterrestre, contendo informação de valor imenso sobre os processos extraterrestres", diz o estudo.

Os astrônomos analisaram 500 kg de neve da Antártica e encontraram tipos de resíduos que não são típicos da superfície da Terra. Eles perceberam isso por meio da análise no teor de ferro.

Eles acreditam que essa poeira tenha caído sobre a Terra em algum momento nos últimos 20 milhões de anos. Conforme Koll explicou à CNN, a Antártica foi escolhida para a pesquisa justamente por ser uma região praticamente intocada do planeta, onde seria possível encontrar elementos ainda não estudados pela ciência.
 

danitokaawa

Bam-bam-bam
Mensagens
7.253
Reações
5.618
Pontos
353
Celestia Origins.O mais legal desse programa, é que além de não depender do Steam, ele tem varios layers, camadas ou texturas alternativas.Clicando num menu, você pode ver da Terra atual até 700 milhões de anos atrás.Em Jupiter, varias texturas, desde as primeiras fotografias no século XIX até as ultimas da Juno e Hubble (2018). Por exemplo, em 1994, aparecem as cicatrizes da colisão do cometa Shoemaker Levy 9 (SL 9) em Jupiter.
 

Anexos

  • Earth present day Celestia Origin.jpg
    Earth present day Celestia Origin.jpg
    95,5 KB · Visualizações: 18
  • Elysium Rupes Celestia Origin.jpg
    Elysium Rupes Celestia Origin.jpg
    51,2 KB · Visualizações: 18
  • Janus Celestia Origins.jpg
    Janus Celestia Origins.jpg
    64 KB · Visualizações: 17
Ultima Edição:

danitokaawa

Bam-bam-bam
Mensagens
7.253
Reações
5.618
Pontos
353
Agora as texturas alternativas.Uma amostra.
 

Anexos

  • Earth 20 million years ago Celestia Origin.jpg
    Earth 20 million years ago Celestia Origin.jpg
    87,9 KB · Visualizações: 19
  • Jupiter 2018.jpg
    Jupiter 2018.jpg
    49,3 KB · Visualizações: 15
  • SL-9 impacts on Jupiter.jpg
    SL-9 impacts on Jupiter.jpg
    52 KB · Visualizações: 15
  • Earth 50 million years ago Celestia Origin.jpg
    Earth 50 million years ago Celestia Origin.jpg
    89,8 KB · Visualizações: 13
  • Earth 90 millions years ago Celestia Origin.jpg
    Earth 90 millions years ago Celestia Origin.jpg
    78 KB · Visualizações: 11
  • Earth 150 million years ago Celestia Origin.jpg
    Earth 150 million years ago Celestia Origin.jpg
    76 KB · Visualizações: 10
  • Jupiter Damian Peach 2010 Celestia Origin.jpg
    Jupiter Damian Peach 2010 Celestia Origin.jpg
    50,5 KB · Visualizações: 11
  • Jupiter Galileo 1995 Celestia Origin.jpg
    Jupiter Galileo 1995 Celestia Origin.jpg
    58,1 KB · Visualizações: 10
  • Jupiter Hubble 2015 Celestia Origin.jpg
    Jupiter Hubble 2015 Celestia Origin.jpg
    64 KB · Visualizações: 9

Rodrigo Zé do Cx Jr

Lenda da OS desde 2000
VIP
Mensagens
37.050
Reações
58.042
Pontos
2.009
Celestia Origins.O mais legal desse programa, é que além de não depender do Steam, ele tem varios layers, camadas ou texturas alternativas.Clicando num menu, você pode ver da Terra atual até 700 milhões de anos atrás.Em Jupiter, varias texturas, desde as primeiras fotografias no século XIX até as ultimas da Juno e Hubble (2018). Por exemplo, em 1994, aparecem as cicatrizes da colisão do cometa Shoemaker Levy 9 (SL 9) em Jupiter.
Cara, como eu queria manjar desses paranaue tu não faz ideia... Mas me falta tempo (e inteligência).
 

Merovíngio

Mil pontos, LOL!
Mensagens
36.148
Reações
28.707
Pontos
1.009
Que incrível a missão Japonesa asteroide Ryugu (que está acontecendo neste momento)!

Animação mostrando como é toda a missão, do início ao fim (terminando com a chegada na Terra de material coletado).


Fotografias capturadas do solo:


Em PT, descrevendo melhor como está ocorrendo a missão e com imagens reais do pouso:
 

LuffyKurosaki

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.093
Reações
24.216
Pontos
1.004
Tento imaginar, se vão morrer muitos humanos quando tentarem viajar para Marte e colonizarem lá
 

Insane Metal

Lenda da internet
Mensagens
41.859
Reações
38.229
Pontos
1.839
Novo estudo sugere que o James Webb pode ajudar a esclarecer a atmosfera (ou a falta dela) no sistema TRAPPIST-1 em menos de 1 ano de operação!

https://www.sciencedaily.com/releases/2019/08/190813170727.htm

ps: até hoje foram detectados milhares de exoplanetas, mas não temos capacidade para estudar suas atmosferas ainda.

SÓ VEM, JAMES WEBB!
 

Vim do Futuro

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
15.870
Reações
64.018
Pontos
553

Ryo_Hazuki(

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.325
Reações
5.781
Pontos
703
Zicaram com a missão dos indianos..




Nasa diz que missão lunar da Índia é inspiradora, após país perder contato com módulo espacial
Na sexta-feira, pouco antes do pouso, cientistas indianos não conseguiram mais contato com o módulo lunar Chandrayaan-2. Objetivo da missão era obter mais informações sobre a composição mineral da Lua.
 

Vim do Futuro

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
15.870
Reações
64.018
Pontos
553
Pra quem acha que a ciência tem respostas pra tudo.... AINDA NÃO SABEMOS.


(Melhor um "não sabemos" do que uma teoria furada)
 
Topo Fundo