talvez ter usado o termo ''gráficos capados'' tenha soado mal, eu sei que vf4 mesmo a versão ps2 é um dos jogos de luta mais avançados daquela geração e que a versão arcade não deixa nada a desejar mesmo frente a jogos do xbox. Mas ta tudo interligado se virtua fighter 3 era o que havia de mais avançado certamente tb era um dos jogos mais caro VF4 veio numa época em que a Sega tava mal das pernas isso tudo influência no orçamento que por fim influencia no escopo do jogo, não há como negar que retornar com cenários planos em formato de arena seja um retrocesso (coisa de vf2) mas acontece que dos jogos 3d que eu joguei nessa época, não me lembro de nenhum com desnível entre os grandes nomes, virtua fighter o precursor do modelo ao meu ver deveria ter seguido, mas infelizmente o abandonou, então DoA leva o titulo no quesito cenários, a gente trocava de arena ao lançar um personagem de uma janela ou algo do tipo.
sobre as vendas 1 milhão de unidades é referência acho que sempre será, mas existem pegadinhas nos números de vf2 e vf4, virtua fighter 2 foi o best seller do saturn com 1,7kk mas a sega chegou a dar esse game em bundles ajudando a inflar as vendas, fora as promoções; o vf4 por sua vez foi preciso duas edições para o jogo se tornar lucrativo, vf4 e a expansão vf4 evolution somando os dois acho que deu 1,5 milhões se não me falha memoria.
São números bons ? sim são, mas muito aquém de um tekken tag 2,3kk tekken 4 1,9kk
tekken 5 6kk só no ps2, MK5 deadly aliance 3,5kk SC2 1,3k ps2 + 1kk no gcn, dead or alive 3 1,3kk (exclusivo do xbox)
Eu acho que o empecilho não foi nem a falta do Yu, pois o sonic seguiu sem o Naka, é que a sega sammy (IMO) vetou todos os jogos não lucrativos da csk sega e passou a fazer dinheiro com os estúdios adquiridos de total war, de persona, a franquia Alien e da própria sega yakuza e sonic. Não a prova disso mas o simples sumiço dos ips clássicas ou o reaparecimento delas como jogo indie (panzer d
switch) indicam isso não achas? ao meu ver RareHero, virtua fighter como série só tem 4 alternativas e a Sega irá seguir uma delas;
1 ficar na geladeira por tempo indeterminado (atual escolha visto que a serie sumiu 1 gen inteira)
2 retornar como shenmue 3, um jogo de médio orçamento sem a gloria dos originais
3 retornar com sistema de jogo todo remodelado, com fã service e casual (visando sucesso)
4 cobrar dos fãs um valor extra pelo jogo ao menos para evitar perdas e garantir um pequeno lucro. Sega sammy não é a microsoft para fazer jogo sem perspectiva de lucro.