A loja dá jogo de grátis, e a galera reclama.
"Mimimi spyware hur dur". Insinuando que todos seus dados já não estão na internet ou que vc não usa nada de proveniência chinesa que colete dados. Além disso a única coisa que foi comprovado que eles fazem de zoado, é copiar um arquivo do Steam com informações de friendlist, etc. O Tim Sweeney inclusive endereçou esse tópico especificamente e já prometeu arrumar isso.
Concordo.
"Ai mas eles fazem contrato de exclusividade". Nenhum dev é OBRIGADO a fechar contrato com eles. Se os devs fecham contrato, é opção deles. A steam tem plena capacidade de oferecer taxas mais baratas. Se eles não querem oferecer, é opção deles tb. Se as taxas da Epic são mais baratas, então a concorrência talvez devesse rever as suas próprias.
Em relação a quem assina o contrato, sim e não. Os devs de Outer Worlds
adicionaram achievements na Steam pro jogo horas antes da exclusividade ser anunciada, esta que muito provavelmente foi negociado inteiramente pela Private Division (publisher) e não pela Obsidian, que estava realizando alterações na página do jogo na Steam constantemente mas que desde então, pelo que dá pra ver através do SteamDB, está completamente parada. Mas sim, a publisher assinou o contrato e ela tem sua culpa, por isso que um número de usuários começou a usar a função de 'ignorar criador' na Steam.
Já falando do split,
a Steam oferece. Conforme seu jogo vende a Steam diminui o corte dela até 20%. Mais do que isso?
A EGS passa a taxa de alguns meios de pagamento para o cliente pagar porque eles mesmos admitiram que não dá pra cobrir todas taxas que certas empresas (ex: BoaCompra) cobram tirando 'só' 12% de cada compra. Considerando que a Steam oferece meios de pagamentos em mais de 20 moedas diferentes (a Epic tem regional pricing, mas a maioria esmagadora ainda paga em dólar e consequentemente tem que pagar taxas quando se faz uma compra através dela), talvez não seja tão viável assim para ela abaixar além de 20%.
Além do mais, é importante mencionar que a Steam não tira NADA de keys geradas e vendidas em sites de terceiros. A Paradox, Bandai Namco, Square, etc. tem suas próprias lojas onde vendem keys da Steam e tiram 100%. Muitos indies usam o Humble já que não é viável pra uma equipe pequena ter uma loja global, e ainda sim conseguem tirar mais do que 70% com as keys.
Ninguém tá aceitando a exclusividade da Epic pela diferença de 70% x 88%. Se fosse assim a loja do Discord teria dado certo
já que eles tiravam 10%.
"Ai mas eu gosto de todos meus jogos no steam e só nele". Então há anos vc se recusa a jogar inúmeros jogos da Ubisoft, EA, Blizzard, entre outros, sem contar a exclusividade de jogos em consoles tb. A Epic não é nenhuma novidade com relação a exclusivos.
A Epic é a primeira empresa desde a época do GFWL a assinar contratos de exclusividade de jogos grandes sim. Humble, Discord e Kartridge também assinam exclusividade mas são direcionados a jogos indies, e são contratos de menor duração (2 ~ 8 meses).
Aliás não sei se vocês se lembram, mas há muito tempo atrás pra instalar os jogos da Valve vcs tinham que instalar um RDM junto, um tal de Steam, que na época não servia de nada, era só um passo obrigatório pra jogar os jogos deles. Falando em exclusividade, eu não vejo nenhum jogo da Valve sendo vendido em outra loja além do Steam.
Tá aí o problema; ninguém tá reclamando de não ter Fortnite na Steam, nem BF, nem Overwatch; nem COD que era garantia de ter na Steam por anos e agora é exclusivo do battle.net gerou tanta discussão quanto os exclusivos da Epic. Não tem problema nenhum a EA deixar os jogos dela na Origin porque a EA colocou a mão no fogo e pagou o desenvolvimento inteiro dos jogos dela. Da mesma forma que a Activision / Blizzard faz com WoW, COD, etc.
Agora olha o DARQ - quando o dev lançou um dos últimos trailer pro jogo, faltando duas ou três semanas pro lançamento que a Epic ofereceu o contrato. Tá aí o problema. Ela esperou o jogo estar pronto pra ai tentar tirar ele da Steam / GOG.
Concorrência é bom e saudável. Talvez a Steam nunca fez contrato de exclusividade pq nunca precisou, afinal nenhuma loja tentou bater de frente com ela até hoje. Não duvido que se a Epic vingar, a Steam reveja seu posicionamento quanto a isso. Se mais empresas surgem, quem ganha com a concorrência somos nós, os clientes finais. A tendência com mais concorrência, é ter mais disputa de preços entre as lojas. Eu não vejo a Epic chegando ao nível do Steam tão cedo... mas ficar de mimimi por eles darem jogo grátis é demais.
Concorrência no mercado é ótimo, do jeito certo. Se a Steam começar a assinar contratos de exclusividade, nós perdemos. Como que as lojas menores vão competir?GOG, itch.io e outras simplesmente não tem nem chance se duas empresas como a Epic e Valve começarem a assinar contratos de exclusividade pra lá e pra cá.
Mas fora de outras storefronts, uma uma das maiores vantagens que temos hoje são as keys vendidas em lojas de terceiros, como a Nuuvem. Por "algum" motivo, a Ubisoft, assim que assinou o contrato de exclusividade com a Epic
parou de vender seus jogos em lojas de terceiros (e antes que fale no mercado cinza, digitalmente a Ubisoft nem oferece keys; quando você compra um jogo dela você recebe um link na sua conta do site onde comprou e através desse link você loga pela uPlay e confirma se deseja adicionar o game na sua conta). Control, que lança essa semana, só está disponível na Epic e no Humble (não vou negar que a situação parece estar melhorando de certa forma, já que Borderlands 3 está sendo vendido em 5 ~ 6 lojas fora da Epic, mas este, por enquanto é uma exceção).
A questão é, a Epic 'compra' x unidades do seu jogo com base em quantas cópias a empresa planeja vender em determinado período. Por enquanto a Epic tá oferecendo algumas exceções como BL3, mas dado o modelo, alguma hora ela vai precisar exigir exclusividade total ou no máximo Epic + Humble ou Epic + uPlay, por exemplo. Isso vai danificar o mercado de forma significante pra tais lojas.
De resto não tem muito o que comentar. Não pego os jogos que dão de graça, nem vou instalar a Epic, mas não culpo ninguém por pegar um Subnautica ou Celeste lá, são jogos que se aparecessem no Humble Monthly valeriam praticamente os $12 por si só.