O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Antes de Evangelion, Nadia: the Secret of Blue Water

Iron_Sword

Mil pontos, LOL!
Mensagens
2.566
Reações
1.994
Pontos
1.009
Com o lançamento de Evangelion via Netflix, e o anuncio da data e trailer pro Rebuild of Evangelion 4.0, Eva voltou a receber bastante atenção, aqui mesmo no fórum os dois assuntos movimentaram bem seus tópicos, e vi algumas pessoas falando de Nadia nesses tópicos. Eu tinha assistido faz um bom tempo essa série, então decidi reassistir, e a conclusão que cheguei é que realmente Nadia merecia ser visto por mais gente. Então resolvi criar esse tópico pra falar um pouco da série para que quem não assistiu pelo menos pense em assistir, e para que quem já assistiu tbm possa falar um pouco sobre a serie.


86026

Nadia: The Secret of Blue Water.

Lançada em abril de 1990 é uma série de avetura/fantasia/sci-fi, com 39 episódios, produzida pelo estúdio Gainax e dirigida por Hideaki Anno, os mesmos de Neon Genesis Evangelion, a série também conta com character design de Yoshiyuki Sadamoto e trilha sonora de Shiru Sagisu, os dois também de Evangelion.

A ideia original da série foi criada na década de 70, quando o estúdio Toho contratou Hayao Miyazaki para escrever um anime baseado nas histórias de A Volta ao Mundo em 80 Dias e 20.000 Léguas Submarinas de Julio Verne. No fim o anime não saiu, mas algumas das ideias foram depois reaproveitadas pelo estúdio Ghibli no filme Laputa: Castle in the Sky e pelo Miyazaki em Future Boy Conan.

Foi apenas em 1989 que a NHK entrou em contato com a Gainax para criar o que se tornou Nadia: The Secret of Blue Water. A direção foi para Hideaki Anno, que tinha acabado de dirigir Gunbuster, também pela Gainax.
Anno dirigiu e escreveu o roteiro pra Nadia, e então em 13 de abril de 1990 a série estreou no canal NHK. A resposta do público foi boa, a série foi bastante elogiada e ganhou prêmios Animage como o de melhor serie e de melhor abertura, vários personagens masculinos ficaram entre os 10 mais populares e Nadia venceu como a personagem feminina mais popular, desbancando Nausicaa. A série também conseguiu ter 6 episódios entre os 20 melhores episódios daquela edição dos prêmios animage, pegando o primeiro lugar nas edições de 1990 e 1991 com os episódios 22 e 39 respectivamente.





Bom, "introdução da série" feita, agora vou realmente falar sobre a série, tentando evitar spoilers, qualquer coisa que estiver dentro de tag spoiler vai ser apenas um spoiler leve, coisa revelada logo nos 4-5 primeiros episódios:


A personagem principal, como o próprio título diz, se chama Nadia, uma garota de 14-15 anos, que do próprio passado tem apenas um pingente, uma joia azul, chamada Blue Water, ela não sabe de onde veio, não conhece seus pais, e vive num circo, acompanhada de um filhote de leão chamado King.
A história começa em Paris, em 1889, durante uma feira para inventores, principalmente inventores de máquinas voadoras, ou pelo menos de máquinas que tentam voar... Um desses inventores é Jean, um garoto francês que também tem entre 14-15 anos, e está participando da competição de invenções junto com seu tio. Logo Jean vê Nadia e se interessa por ela. Ele a segue, e pouco depois dos dois começarem a conversar a Blue Water começa a brilhar, detectando que Nadia está em perigo, é então que um trio, formado por uma mulher e dois homens aparece, e tenta roubar a joia. Jean decide que quer ajudar Nadia a escapar do trio e a descobrir de onde ela veio, e promete leva-la até a Africa, local onde Nadia acha que nasceu.

Os primeiros episódios dão impressão de que a série vai ser apenas sobre isso, Nadia e Jean tentando ir pra Africa e fugindo do "trio Grandis" enquanto arranjam "altas confusões" com as invenções de Jean, com algumas menções sobre de um monstro marinho que tem atacado navios, mas isso logo muda, e a série começa a apresentar seu plot real.

alguns episódios depois do começo, algo que já aparece na abertura dá as caras na série, submarinos, um deles um bem famoso na literatura mundial, o Nautilus, comandado pelo capitão Nemo em pessoa

É a partir da aparição desse personagem que a serie realmente começa a deslanchar, o passado da Nadia esconde muita coisa, o "quem ela é" e "de onde ela veio" é um "big deal" no plot da série. A série ainda mantém um tom leve em boa parte dos episódios, mas em outros toma um tom mais sério, lidando com temas como morte, racismo, ciência x deus x humanidade, origem e evolução da humanidade, amadurecimento e sexualidade, sacrifícios em nome de uma missão etc... Navega entre comédia/drama/aventura, e apesar do foco da série ser mais na Nadia e no Jean, vários outros personagens são interessantes, mesmo o "trio Grandis", que inicialmente parecia ser apenas uma "equipe rocket antes da equipe rocket", acaba entregando personagens bons e com participação importante na história.

O Jean é o típico otimista, sempre tentado levantar o humor dos que estão ao redor dele, e sempre querendo ir pra frente, gostei do personagem, ele tem uma dedicação meio exagerada pela Nadia, mas isso é por causa da paixonite adolescente dele por ela, que com o tempo se desenvolve em algo mais real. Com o tempo ele não só luta pela Nadia, mas por ele também, pra deixar de ser uma criança e se tornar um adulto, e com isso conta com a ajuda de outros personagens em momentos importantes.

A Nadia pode acabar sendo meio irritante para algumas pessoas em alguns momentos, cabeça dura e idealista de forma exagerada, muitas vezes não olha muito o lado dos outros em algumas situações, isso a leva a entrar muito em conflitos de ideias com alguns personagens, principalmente com o tal personagem mencionado anteriormente, o que entra na série um pouco depois do começo. A relação dela com o Jean no início também é bem adolescente, com ela não sabendo muito bem como lidar com ele e a dedicação que recebe dele, mas com o tempo a relação vai amadurecendo. Também gostei da personagem, o idealismo exagerado dela apesar de as vezes ser meio irritante acaba fazendo sentido pois ela é alguém que sempre foi muito sozinha e agora se vê rodeada de pessoas que querem se aproximar dela.

A série segue bem até o ep 22, a história vai se desenvolvendo e expandindo de forma interessante, mas... Aí é que começa o ponto fraco da serie. Inicialmente Nadia era para ter uns 20 e poucos episódios, mas devido ao sucesso a NHK pediu pra Gainax estender para 39, então a Gainax e o Anno se viram, no meio da exibição da serie, com um problema. Como criar tanta coisa com pouco tempo? E ainda pra complicar mais, com a série já sendo exibida, com o plot bem avançado e com prazos de lançamentos dos episódios semanais. O resultado, uns 10 episódios que são meio que fillers, conhecidos como "o arco da ilha".
Anno se afastou da direção para poder escrever o final da serie, e a Gainax se viu sem tempo para manter a qualidade de animação, foi obrigada a terceirizar a produção. Esse arco tem uma qualidade de animação perceptivelmente bem inferior aos episódios anteriores, o plot mal avança, e os personagens agem de forma estranha.
A primeira vez que assisti Nadia eu não sabia disso, e realmente estranhei bem esse arco. Episódios chatos, com nada realmente muito importante acontecendo, personagens agindo de forma diferente, etc... Então dessa vez em que reassisti fiz o que alguns recomendam e pulei esses episódios, assisti do 1 ao 22, depois o 31 e depois do 35 ao 39. Apesar que acho que o 23 ainda é assistível pois tem ligação com fatos do 22, e o 3o talvez seja bom de se assistir pois prepara pro 31, que é um episódio importante. Os episódios 32, 33 e 34 são considerados os piores desse arco, totalmente ignoráveis.
No fim, pulando esse monte de episódios, no máximo senti que ficou meio corrido, mas nada que me fizesse não entender a série, no ep 31 personagens que se separaram no 22 já tinham se reencontrado e um personagem novo tinha se unido a eles, mas fora isso consegui continuar sem problemas, e logo essa sensação de "meio corrido" passa.
No episódio 35 Anno voltou a direção, e a Gainax a produção, a diferença é visível, tanto na qualidade do roteiro quando na animação. Essa arco final é épico, segredos revelados, objetivos definidos e um grande "put* que pariu, tem isso tbm!!!?", no melhor sentido do "put* que pariu", inclusive fazendo uma put* homenagem a um anime bem famoso mais antigo. Além de também homenagear outra obra da própria Gainax.

A conclusão pra mim é que Nadia é um anime muito bom, tirando aquele tropeço no meio, a história é bem legal, os personagens são bons, os temas tratados elevam o nível da serie, a trilha sonora é de primeira e a qualidade de animação é bem alta, clássico dos anos 90 no melhor sentido possível que infelizmente acabou sendo ofuscada por Evangelion e pelo impacto que Eva gerou nos animes. É uma obra com a cara da Gainax, mistéiros, sci-fi, foco nos personagens, animação de alto nível, e várias homenagens a obras mais antigas, tanto as deles quanto as de outros.

Mas mesmo ofuscada, Nadia acabou sendo um anime muito importante tanto pra Gainax quanto pro Hideaki Anno, a influência da série é bem perceptível em Evangelion e em outros trabalhos do estúdio e do Anno, inclusive sem Nadia provavelmente não existiria Evangelion, já que foi a pressão de dirigir essa série que jogou de vez o Anno na depressão (ele passava 18h por dia trabalhando em Nadia, parece que até começou a morar no estudio), depressão que depois de curada serviu como inspiração pra Eva. E Vários temas de Nadia são explorados em Eva e em trabalhos seguintes. No caso dos filmes Rebuild a influência é até na trilha sonora já que varias musicas de Eva 3.0 são reedições em tom mais épico de musicas de Nadia, como por exemplo:



que em Eva 3.0 virou:



A série saiu em DVD no começo dos anos 2000 nos EUA, então dá pra achar a serie com uma qualidade de imagem muito boa.
Tenho algumas coisas a mais pra falar, mas o post já está grande, caso o tópico vá pra frente posto algumas ideias que tive sobre Nadia, mas aí seriam spoilers pesados mesmo.
 

LuffyKurosaki

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.231
Reações
25.268
Pontos
1.004
Acho que já vi citarem desse Nadia no topico de Evangelion e nem sabia que Evangelion se inspirou nele. Confesso que fiquei afim de conferir esse anime
 

Iron_Sword

Mil pontos, LOL!
Mensagens
2.566
Reações
1.994
Pontos
1.009
Acho que já vi citarem desse Nadia no topico de Evangelion e nem sabia que Evangelion se inspirou nele. Confesso que fiquei afim de conferir esse anime

A Gainax geralmente pega muita coisa das próprias obras e aplica em outras em contextos diferentes, Noriko, Nadia e Shinji tem algumas coisas em comum nos desenvolvimentos deles por exemplo, e no caso de Nadia e Eva tem alguns conceitos meio próximos que seu eu te falar vai acabar sendo spoiler. E Nadia acabou pegando algumas coisas de Gunbuster tbm.
 

BigJ

Mil pontos, LOL!
Mensagens
17.943
Reações
14.485
Pontos
1.389
Acho a série no geral muito boa, tirando o "famoso" arco da ilha.

Os japoneses deveriam voltar a investir mais em animes com esse feeling aventuresco.
 

City Hunter

Mil pontos, LOL!
Mensagens
3.876
Reações
8.626
Pontos
1.209
Eu fui um dos membros do forum a assistir Nadia ano passado e postei várias impressões no tópico "Now Playing".

Epic Sax CEO, que mudou de nick, foi um dos que me influenciou a maratonar essa série.

Nadia é deliciosa de assistir! Que desenho BOM! Basta pular os episódios da ilha mágica (encare-os como OVAS de baixa qualidade) que tá tudo bem.

Aquela metralhadora de imagens esquisitas que surge na cabeça do Shinji no episódio 1 de Evangelion? Tá tudo ali entre os episódios 20 e 39 de Nadia.

TODO o conceito dos evas aparece primeiro em nádia. "Primeiro humano gigante"; "Alimentação de robôs por cordões elétricos"; "cientista que perdeu o pai em explosão alien na antártida"; "vilã/aliada louca em uniforme vermelho"; "manuscritos de civilização perdida"...

E agora me vem o filme Eva 4.0 apresentar batalha inicial em PARIS! put* QUE PARIU, justo no cenário dos primeiros episódios de Nádia! Fora a operadora morena que aparece no filme 3.0 (que lembra MUITO uma versão crescida da Nádia).

nadia_sumire_by_electreel-d76nv9i.jpg


Fora um "pequeno" detalhe de gunbuster que aparece como plot central em Nádia (e, pelo visto, também apareceu em eva 3.0, risos)...

Nadia-Eva-Gunbuster definitivamente fazem parte do mesmo universo! Recomendo assistir às 3 séries em sequência de produção, alias.
 


City Hunter

Mil pontos, LOL!
Mensagens
3.876
Reações
8.626
Pontos
1.209
Se não for uma borefest igual Evangelion eu to dentro
Não é! Nadia é divertida! E, sim, protótipo do shinji ikari em episódios bem específicos.

Pode torresmar a série sem titubear! Mas já aviso: pule sem dó os episódios da ilha magica (tem guias na internet falando sobre quais episódios evitar). Essa saga foi inventada por outro diretor para que o Anno Hideaki ganhasse tempo para escrever o final.
 

Iron_Sword

Mil pontos, LOL!
Mensagens
2.566
Reações
1.994
Pontos
1.009
Acho a série no geral muito boa, tirando o "famoso" arco da ilha.

Os japoneses deveriam voltar a investir mais em animes com esse feeling aventuresco.

Sim, uma das coisas que gostei em Fullmetal Alchemist Brotherhood é que o anime andava muito pelo país, isso dava um tom de aventura bem legal. Coisa que tbm tem em Nadia.


Eu fui um dos membros do forum a assistir Nadia ano passado e postei várias impressões no tópico "Now Playing".

Epic Sax CEO, que mudou de nick, foi um dos que me influenciou a maratonar essa série.

Nadia é deliciosa de assistir! Que desenho BOM! Basta pular os episódios da ilha mágica (encare-os como OVAS de baixa qualidade) que tá tudo bem.

Aquela metralhadora de imagens esquisitas que surge na cabeça do Shinji no episódio 1 de Evangelion? Tá tudo ali entre os episódios 20 e 39 de Nadia.

TODO o conceito dos evas aparece primeiro em nádia. "Primeiro humano gigante"; "Alimentação de robôs por cordões elétricos"; "cientista que perdeu o pai em explosão alien na antártida"; "vilã/aliada louca em uniforme vermelho"; "manuscritos de civilização perdida"...

E agora me vem o filme Eva 4.0 apresentar batalha inicial em PARIS! put* QUE PARIU, justo no cenário dos primeiros episódios de Nádia! Fora a operadora morena que aparece no filme 3.0 (que lembra MUITO uma versão crescida da Nádia).

nadia_sumire_by_electreel-d76nv9i.jpg


Fora um "pequeno" detalhe de gunbuster que aparece como plot central em Nádia (e, pelo visto, também apareceu em eva 3.0, risos)...

Nadia-Eva-Gunbuster definitivamente fazem parte do mesmo universo! Recomendo assistir às 3 séries em sequência de produção, alias.


Durante um dos episódios mais avançados

A cena que mostra Adão, o primeiro humano, aquilo é 100% Evangelion, aí vc se lembra que em Nadia tem uns episódios naquela base submersa na Antártida que tinha sido uma cidade Atlante, e que em Evangelion, Adão foi encontrado na Antártida... E que existiam outras cidades subterrâneas. a Central da NERV fica numa "caverna" gigante que foi encontrada já escavada. É só dar uma forçada de leve aqui e ali e Nadia vira o prequel perfeito de Evangelion. Tem até um "protótipo" de plug-suit com a Electra, além daquela blue-water gigante numa das cidades Atlantes, que se parece muito com o Ramiel.

O detalhe que vc falou sobre Gunbuster é o fato dos 2 Nautilus serem chamados de Eltreum e Exelion? Tendo até esquema de cor parecido, e tbm o homing laser :kkong

E se tocarem isso em qualquer cena em Paris no Eva Rebuild 4.0:


Então Eva Rebuild é quase que confirmado como sequel de Nadia XD


E sobre que ep pular, acho que é basicamente assistir tudo do ep 1-23, aí pular até o 30,31 e depois pular outra vez e assistir tudo do ep 35 até o final, o 23 e o 30 sendo meio dispensáveis, mas ainda sim menos do que os outros do arco da ilha por terem ligação com os ep 22 e 31 que são "não puláveis". Inclusive o final do 31 se liga muito bem com o começo do 35.
 
Topo Fundo