O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Setembro Amarelo [Suicídio]

Como é seu pensamento sobre suicídio?

  • Não tenho problemas quanto a isso e acredito que não terei.

    Votes: 21 43,8%
  • Penso sobre isso vagamente, mas não acredito que colocaria em prática.

    Votes: 14 29,2%
  • Penso em suicídio com alguma frequência, talvez eu tente algo algum dia.

    Votes: 7 14,6%
  • Penso em suicídio com muita frequência / já tentei me suicidar.

    Votes: 6 12,5%

  • Total voters
    48

-Drope-

Veterano
Mensagens
506
Reações
599
Pontos
108
Olá, gente, tudo bem? Estou aqui para fazer um tópico importante sobre suicídio.

Setembro Amarelo é uma campanha brasileira com objetivo de homenagear as pessoas que se suicidaram e prevenir que isso continue acontecendo. A campanha teve início em 2015 e continua a vigorar. A ideia teve influencia depois que um jovem chamado Mike de 17 anos, nos EUA, se matou com um carro amarelo em 1994. Após a sua morte, faixas amarelas foram postas em seu funeral.

O suicídio está se tornando um problema grave de saúde pública. Muitas pessoas (principalmente jovens) idealizam, tentam ou realmente se matam.

Isso é um assunto sério. Estamos passando por momentos complicados em relação a economia, política e religião. Devido ao avança tecnológico e a maior exigência que está havendo no mercado de trabalho, muitos não estão aguentando a pressão e tiram a própria vida. Aliás, o suicídio é a segunda maior causa de morte entre jovens de 15-29 anos.

Deve conscientizar as pessoas sobre o assunto. Os suicidas muitas vezes não se matam à toa. Há um sofrimento muito grande no qual a leva a não encontrar mais saída, acreditando que o fim desta vida será a melhor solução. Não é frescura, as pessoas que tentam se matar não querem simplesmente aparecer para as outras, elas querem demonstrar um sofrimento que é difícil de se expressar pela fala.

Tirando alguns casos, os países que têm maior prevalência de suicídio são os países mais pobres. Agora pensem naquele jovem que nasce num ambiente hostil sem nenhuma perspectiva para o seu futuro, sem nenhuma capacidade de poder escolher o que quer. Tentem imaginar a dor dessas pessoas... tentem se colocar no lugar de um jovem que vive na periferia e é obrigado a trabalhar desde cedo para sustentar a casa e ver todos os dias seu pai batendo em sua mãe, ou vendo a violência causada pela guerra onde facções criminosas e policiais brigam quase o tempo todo por dominação de território.

Por favor, isso é sério e peço que evitem piadinhas sobre o assunto.

De maneira geral, o objetivo desse tópico é conscientizar as pessoas sobre o suicídio e motivar debates. Quem estiver à vontade para se abrir e falar sobre casos pessoais, pode falar.

Algumas informações da OMS:

  • Cerca de 800 mil pessoas morrem por suicídio todos os anos.
  • Para cada suicídio, há muito mais pessoas que tentam o suicídio a cada ano. A tentativa prévia é o fator de risco mais importante para o suicídio na população em geral.
  • O suicídio é a segunda principal causa de morte entre jovens com idade entre 15 e 29 anos.
  • 79% dos suicídios no mundo ocorrem em países de baixa e média renda.
  • Ingestão de pesticidas, enforcamento e armas de fogo estão entre os métodos mais comuns de suicídio em nível global.
86987
 
Ultima Edição:

juvebrit80

Bam-bam-bam
Mensagens
2.599
Reações
2.544
Pontos
453
Assunto muito delicado, polêmico, que envolve uma série de fatores e realmente já é sim uma questão de saúde pública. Como tal, deve ser trabalhado em sua totalidade, por equipes multiprofissionais. É um tipo de tema que não pode passar despercebido e nem deveria ser empurrado para baixo do tapete pelas famílias.

Infelizmente tenho 2 exemplos de parentes que tomaram esse caminho: um teve êxito na empreitada ( deixou esposa e uma filhinha linda ), e outro tentou mas foi contido antes de atingir o objetivo ( ele estava morando no Japão, tinha passado em primeiro lugar em uma concorrida prova de bolsa de estudos para aprender japonês em uma universidade pública de lá ).

Além desses 2 casos, tenho um tio ( militar já na reserva ) que apresenta um quadro de depressão profunda e vez ou outra dá indícios de que pode tentar algo ( minha tia, esposa dele, vive sempre em alerta, já não sabe mais o que é ter paz de espírito, pois não pode se desligar um minuto sequer dele, sempre vigiando, de perto ou de longe.....)

Em um primeiro momento eu tendo a julgar de um modo um tanto precipitado e preconceituoso: chego quase sempre na mesma conclusão, que é taxar o suicida de covarde.

Porém, quando paro para analisar com calma o contexto, tentando utilizar da empatia pelo meu semelhante, tomando consciência que existem um zilhão de fatores que influenciam mais ou menos as nossas vidas, fica claro que o buraco é bem mais embaixo, que o problema é de uma complexidade gigantesca....

É uma situação muito, muito triste!!
 

Meemers

Habitué da casa
Mensagens
367
Reações
492
Pontos
73
Muito bom e muito importante o tópico.
Vou começar minha postagem com o número 188 se por acaso alguém estiver pensando em suicídio ligar nesse número que é o Centro de Valorização da Vida.

Queria dar uma mensagem pra todas as pessoas aqui:
Se alguém perto de você está se sentindo desmotivado, desesperançoso, sem expectativas de futuro, acha que a vida não vale mais a pena, perdeu o interesse nas coisas que gostava, não consegue mais sentir prazeres nas atividades que antes sentia, acolham essa pessoa, nem que seja só pra ouvir, sem fazer graça, sem fazer, piada, sem chacota. Muitas vezes as pessoas tentam pedir ajuda mas acabamos afastando ela com alguma brincadeira por não perceber a gravidade da situação.
Evitem frases do tipo "você precisa ser mais positivo" "é só não pensar me coisas ruins" "tem gente na áfrica que não tem o que comer" (acreditem, falam muito isso pra pessoas com depressão ainda) não tem porque culpabilizar o paciente ainda mais pelo o que ele está passando, ele não tem culpa. Ninguém está apto pra julgar o sofrimento de ninguém.

Pra quem tá passando em uma situação de depressão, é uma doença como qualquer outra que requer acompanhamento profissional. Então não tentem lidar com isso sozinhos, procurem ajuda, procurem um médico, um psicólogo, um amigo, um parente.
Precisa de tratamento! Não é um sinal de fraqueza.
Quem tem depressão não consegue ter forças e energia pra lidar com tarefas básicas do dia a dia, tem dificuldade pra acordar, tem dificuldade pra dormir, as tarefas mais simples acabam sendo um fardo pra quem tem depressão pq a doença suga toda a vontade de viver.



Falei mais sobre a depressão mas ela não é a única que leva ao suicídio, mas é a doença mais comum.

Qualquer dúvida, se alguém precisar de ajuda ou conhecer alguém que precise, meu inbox está disponível. :kgozo
 

iporco

Bam-bam-bam
Mensagens
4.695
Reações
9.763
Pontos
303
É algo muito complicado cheio de subjetividades, porém n sou contra se a pessoa faz isso sem ser por motivos banais (n tem namorada, foi traído, n é rico, família n gosta dele, etc) ou sem prejudicar terceiros (como já relataram aí, o cara deixou filhos órfãos, isso eu já acho sacanagem)
 


Bedinfell

Veterano
Mensagens
566
Reações
1.436
Pontos
148
Não sei se tenho depressão mas já pensei e ainda penso em tirar a vida algumas vezes, claro que nunca chegou nem perto de tentar mas quem sabe um dia né. E se um dia eu tomar uma decisão nesse sentido, eu ficaria extremamente puto se alguém aparecesse na frente pra me impedir, até conseguiria entender o lado da pessoa de querer me ajudar mas eu já teria feito uma escolha, depois me entenderia com quem for la no pós morte. Eu só queria saber o que acontece no pós morte quando se suicida (lembrando que não acredito em nenhuma religião existente).
 

Meemers

Habitué da casa
Mensagens
367
Reações
492
Pontos
73
É algo muito complicado cheio de subjetividades, porém n sou contra se a pessoa faz isso sem ser por motivos banais (n tem namorada, foi traído, n é rico, família n gosta dele, etc) ou sem prejudicar terceiros (como já relataram aí, o cara deixou filhos órfãos, isso eu já acho sacanagem)

Acho errado você julgar o motivo que levou a pessoa ao suicídio. Pq nunca é um motivo só, é uma série de fatores que culminaram nessa ação.
O cara terminou o namoro e se suicidou - o motivo do suicídio não foi o término, foi só a última gota d'água, só o trigger que faltava, a emoção a mais pra consumar o fato que já vinha sendo elaborado na cabeça dele há muito tempo.

O principal instinto do ser humano ou qualquer animal é perpetuar a espécie e preservar a própria vida. Pra pessoa chegar a ponto de se suicidar ou tentar o suicídio ela já tem que ter abdicado do principal instinto e isso não acontece da noite pro dia, por um motivo 'banal' como você citou. Acontece com o tempo, evoluindo dentro da pessoa...

Você acha que alguém quer deixar dependentes? Deixar filhos, família? Ninguém quer, mas se chegou até o suicídio muita água passou por essa ponte, acredite.

Meu pai se suicidou quando eu tinha 6 anos, no começo eu culpava ele, achava que ele foi fraco, agora com um pouco mais de maturidade e experiência no caso consigo imaginar o que ele passou pra chegar até essa situação
 

Meemers

Habitué da casa
Mensagens
367
Reações
492
Pontos
73
Não sei se tenho depressão mas já pensei e ainda penso em tirar a vida algumas vezes, claro que nunca chegou nem perto de tentar mas quem sabe um dia né. E se um dia eu tomar uma decisão nesse sentido, eu ficaria extremamente puto se alguém aparecesse na frente pra me impedir, até conseguiria entender o lado da pessoa de querer me ajudar mas eu já teria feito uma escolha, depois me entenderia com quem for la no pós morte. Eu só queria saber o que acontece no pós morte quando se suicida (lembrando que não acredito em nenhuma religião existente).

No seu caso, eu aconselharia procurar um profissional, explica o caso, se não tiver condições de ir num particular ou se não tiver convênio procure a UBS mais próxima da sua casa, vão te acolher e ajudar você a entender melhor o que tá passando e ajudar a superar esse sentimento.

A vida só pode melhorar enquanto está vivo
 

Dreamscape

Bam-bam-bam
Mensagens
4.108
Reações
10.780
Pontos
278
Direito a tirar a própria vida é um direito inalienável. Aquelas máquinas do Futurama viriam a calhar...
 

Coffinator

Mil pontos, LOL!
Mensagens
63.058
Reações
182.356
Pontos
1.029
A bem da verdade é que ninguém liga, maioria colocam essas merdas no feise e no insta só pra posarem de salvadores dos frascos e comprimidos. Experimenta ser depressivo e se abrir com uma mulher, ela vai te achar um fraco de m****.
 

Nagareboshi

Bam-bam-bam
Mensagens
3.210
Reações
5.841
Pontos
344
@-Drope- segue sugestão de enquete pra integrar ao tópico:

Como é seu pensamento sobre o suicídio?

  • Não tenho problemas quanto a isso e acredito que não terei
  • Penso sobre isso vagamente, mas não acredito que colocaria em prática
  • Penso em suicídio com alguma frequência, talvez eu tente algo algum dia
  • Penso em suicídio com muita frequência / já tentei me suicidar
 

Raikage4269

Bam-bam-bam
Mensagens
1.412
Reações
2.636
Pontos
453
Eu acho que antes de tudo tem que ser decidido se setembro é o mes da conscientização do suicídio ou do no fap.
As duas coisas não dá pra ser.
Internacionalmente, o mês do no fap é novembro. Não sei o porquê ser setembro no Brasil.

Enviado de meu Moto G (5) Plus usando o Tapatalk
 

Larva Maligna

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.713
Reações
18.437
Pontos
703
A bem da verdade é que ninguém liga, maioria colocam essas merdas no feise e no insta só pra posarem de salvadores dos frascos e comprimidos. Experimenta ser depressivo e se abrir com uma mulher, ela vai te achar um fraco de m****.

Se isso ocorrer, pode ter certeza que essa mulher é uma vadia filha da put*. Vai ser bom porque daí você corta essa pessoa de uma vez por todas na sua vida. Evite aqueles que debocham ou menosprezam esse tipo de problema. Simplesmente corte qualquer vínculo com esse tipo de pessoas.

Aliás, pessoas assim não contribuem em nada com o mundo, e ainda cagam e mijam nele, são desperdícios ambulantes de recursos e de oxigênio.

Sempre existirão bons ouvintes e pessoas boas dispostas a ajudar.

Sobre o tópico, é complicado discutir, pois é uma situação delicada demais, eu mesmo já pensei muito sobre suicídio, aliás, de vez em quando me sinto tentado, seduzido, mas numa frequência bem menor. Eu vou levando a vida conforme dá. Ocupo minha cabeça, procuro traçar novos objetivos e metas, enfim, tenho a consciência de que se suicidar não irá resolver o problema. Alguns lamentarão sua morte, irão chorar e ficar de luto, depois a vida aos poucos voltará ao normal para elas. O mundo continuará girando. Do que adiantaria tirar a própria vida?

Não quero dar uma de falso moralista ou ficar fazendo discursos bonitos. Eu já fiz tratamento para depressão, e hoje em dia eu passo por alguns problemas conturbados, ainda mais agora nessa fase da vida, terça feira agora por exemplo, fez 02 meses que meu pai veio a falecer. É um baque muito forte, eu já vinha sofrendo há um tempo com isso, meu pensamento suicida era mais consistente, eu realmente pensava com muita frequência em me suicidar, mas nos últimos meses esse pensamento se dissipou, parei de pensar nisso. Agora estou indo atrás de alguns objetivos, estou fazendo as minhas coisas, enfim, como eu disse acima: vou levando a vida, batalhando dia por dia.

Então a melhor coisa a se fazer é respirar fundo, se acalmar, e conversar com pessoas próximas. Diga o que se sente, abra-se com elas, e não tenha medo: peça ajuda! Isso não é ser fraco, mas sim, ser extremamente forte. Você está sendo corajoso e forte ao reconhecer que precisa de ajuda, e está disposto a mudar. O importante é não desistir.

Vá em frente, só se vive uma vez, abrace a vida e não solte ela, nunca! É seu bem mais precioso. Nosso maior guardião e protetor reside bem à nossa frente, no espelho: você mesmo.
 
Ultima Edição:

PocketCrocodile

Mil pontos, LOL!
Mensagens
29.868
Reações
50.974
Pontos
1.003
É muito foda esse negocio
Eu nunca tentei, mas muitas vezes pensei pq realmente minha vida chegou a um ponto que praticamente não parece ter jeito, mas eu ainda continuo tentando ver se eu vou pra algum lugar

uma frase muito boa que eu li no instagram, que é muito real e chega dói:

"o mais dificil de ter depressão - e o que inguém fala no setembro amarelo - é em como as pessoas vão se afastando de você aos poucos e como isso contribui pra que você se sinta um estorvo."
 

dk120

Lenda da internet
Mensagens
41.895
Reações
95.027
Pontos
2.179
Ainda acho que mulher é muito mais tolerante em aceitar um parceiro com qualquer tipo de problema, do que homem.

A gente escuta muitos casos de homens que abandonam suas mulheres quando os problemas aparecem. As vezes nem é no sentido de ir embora. É abandono afetivo.
 

Bisnaga Louca

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.593
Reações
10.467
Pontos
753
O melhor pra salvar suicidas é explicar as leis da fisica.

Que requer muita velocidade terminal para apagar cerebro num impacto.

Que uma corda no teto provavelmente vai se romper.

Que um tiro na cabeça nao funciona se errar por milimetros.

Esses detalhes tecnicos.
 

Dr. Pregos

Xbox Power!
Mensagens
25.066
Reações
98.628
Pontos
1.253
A bem da verdade é que ninguém liga, maioria colocam essas merdas no feise e no insta só pra posarem de salvadores dos frascos e comprimidos. Experimenta ser depressivo e se abrir com uma mulher, ela vai te achar um fraco de m****.
Owned.
 

-Drope-

Veterano
Mensagens
506
Reações
599
Pontos
108
Assunto muito delicado, polêmico, que envolve uma série de fatores e realmente já é sim uma questão de saúde pública. Como tal, deve ser trabalhado em sua totalidade, por equipes multiprofissionais. É um tipo de tema que não pode passar despercebido e nem deveria ser empurrado para baixo do tapete pelas famílias.

Infelizmente tenho 2 exemplos de parentes que tomaram esse caminho: um teve êxito na empreitada ( deixou esposa e uma filhinha linda ), e outro tentou mas foi contido antes de atingir o objetivo ( ele estava morando no Japão, tinha passado em primeiro lugar em uma concorrida prova de bolsa de estudos para aprender japonês em uma universidade pública de lá ).

Além desses 2 casos, tenho um tio ( militar já na reserva ) que apresenta um quadro de depressão profunda e vez ou outra dá indícios de que pode tentar algo ( minha tia, esposa dele, vive sempre em alerta, já não sabe mais o que é ter paz de espírito, pois não pode se desligar um minuto sequer dele, sempre vigiando, de perto ou de longe.....)

Em um primeiro momento eu tendo a julgar de um modo um tanto precipitado e preconceituoso: chego quase sempre na mesma conclusão, que é taxar o suicida de covarde.

Porém, quando paro para analisar com calma o contexto, tentando utilizar da empatia pelo meu semelhante, tomando consciência que existem um zilhão de fatores que influenciam mais ou menos as nossas vidas, fica claro que o buraco é bem mais embaixo, que o problema é de uma complexidade gigantesca....

É uma situação muito, muito triste!!

Cara, tenta conversar com os familiares mais próximos desse seu tio e pede para eles incentivarem a ir num profissional. Como ele é militar há um risco maior, já que ele deve ter uma arma.

Aliás, já tive alguns parentes que tentaram se suicidar (outros que conseguiram). Minha mãe tentou se suicidar uma vez e foi horrível, tive que levá-la na ambulância e tal. Além desse caso, também soube de um tio da minha mãe que se matou e deixou a família para trás... não o culpo, o cara estava passando por uma depressão grave, mas muitos acharam que era passageiro.
Muito bom e muito importante o tópico.
Vou começar minha postagem com o número 188 se por acaso alguém estiver pensando em suicídio ligar nesse número que é o Centro de Valorização da Vida.

Queria dar uma mensagem pra todas as pessoas aqui:
Se alguém perto de você está se sentindo desmotivado, desesperançoso, sem expectativas de futuro, acha que a vida não vale mais a pena, perdeu o interesse nas coisas que gostava, não consegue mais sentir prazeres nas atividades que antes sentia, acolham essa pessoa, nem que seja só pra ouvir, sem fazer graça, sem fazer, piada, sem chacota. Muitas vezes as pessoas tentam pedir ajuda mas acabamos afastando ela com alguma brincadeira por não perceber a gravidade da situação.
Evitem frases do tipo "você precisa ser mais positivo" "é só não pensar me coisas ruins" "tem gente na áfrica que não tem o que comer" (acreditem, falam muito isso pra pessoas com depressão ainda) não tem porque culpabilizar o paciente ainda mais pelo o que ele está passando, ele não tem culpa. Ninguém está apto pra julgar o sofrimento de ninguém.

Pra quem tá passando em uma situação de depressão, é uma doença como qualquer outra que requer acompanhamento profissional. Então não tentem lidar com isso sozinhos, procurem ajuda, procurem um médico, um psicólogo, um amigo, um parente.
Precisa de tratamento! Não é um sinal de fraqueza.
Quem tem depressão não consegue ter forças e energia pra lidar com tarefas básicas do dia a dia, tem dificuldade pra acordar, tem dificuldade pra dormir, as tarefas mais simples acabam sendo um fardo pra quem tem depressão pq a doença suga toda a vontade de viver.



Falei mais sobre a depressão mas ela não é a única que leva ao suicídio, mas é a doença mais comum.

Qualquer dúvida, se alguém precisar de ajuda ou conhecer alguém que precise, meu inbox está disponível. :kgozo
Muito bacana você ter colocado o número do CVV. Não se pode brincar com uma coisa dessas, têm pessoas que sofrem muito, muito mesmo. Pior, quando tentam ajudar, ficam falando para pensar positivo e etc, sendo que não é tão fácil assim. As pessoas devem saber que quanto mais você tenta incentivar a pessoa a ficar feliz (quando está mtmtmt mal), isso só piorará. A melhor coisa a se fazer é ouvir e tentar entender aquela pessoa. É impossível sentir 100% o que o outro está sentindo, então não adianta dar conselhos positivos.
Eu vejo bem como isso tudo é só aparência. Todo mundo sabe que sou depre e passa o mês inteiro sem nenhum puto perguntar como estou.

Fala, cara... se precisar conversar via inbox, ou sei lá, pode conversar.

E, sim, infelizmente muitas pessoas não se importam com o que o outro está passando, mesmo quando demonstra. Acho que as pessoas costumam ficar com medo de ver uma pessoa deprimida, principalmente porque sentem um certo receio de serem "intoxicadas" por tal sentimento. Às vezes também não costumam achar que é algo sério.

Achei mt interessante vc ter falado sobre essa coisa de aparência e de ter falado sobre ninguém se preocupar contigo, mesmo com a manifestação de seus sentimentos no fórum. Isso me fez lembrar de um amigo meu (que, aliás, foi um dos motivos de ter criado esse tópico) que se matou no final do ano passado. Ele chegou a escrever no Facebook, dizendo "quero me matar!". Eu não cheguei a ver (ate pq nao tenho face), mas a galera que leu esse comentário me falou que eles acharam que ele não estava falando sério, acharam que ele estava falando algo de "brincadeira" como todo mundo fala às vezes quando está em um momento de estresse...

É foda... mas enfim, se precisar conversar, fique à vontade.
 

-Drope-

Veterano
Mensagens
506
Reações
599
Pontos
108
Esse é um arquivo que contém o manual sobre suicídio para profissionais da saúde. Quem tiver interesse, recomendo muito que leia.
 

Anexos

  • suicideprev_phc_port.pdf
    58,8 KB · Visualizações: 9
Ultima Edição:

dragonreborn

Bam-bam-bam
Mensagens
1.668
Reações
4.625
Pontos
288
Eu entrei em depressão por medo da morte. Na morte não há incerteza, apenas o vazio. Na morte não posso estudar matemática.

Edit: suicidei o português.
 
Ultima Edição:

soap

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.122
Reações
28.080
Pontos
1.044
Desde quando as redes sociais passaram a tomar conta das pessoas o número de suicídios aumentou, tem até aqueles q preferem suicidar ao vivo pelo facebook (fica mais chic), isso aliado a falta de DEUS no coração, a DEPRESSÃO, as drogas ilícitas e lícitas, não há como escapar.

Um colega de trabalho daqui se suicidou pulando do 3º andar de um prédio em construção, por causa de sua mulher e filho q o rejeitaram e olha q o cara era EVANGÉLICO. Acho q faltou o cara buscar ajuda na sua igreja, com os pastores, mas faltou o diálogo.

Tomara q esse dia do suicídio não seja feriado, pq ai ninguém segura o suicidas.
 

-Drope-

Veterano
Mensagens
506
Reações
599
Pontos
108
Não sei se tenho depressão mas já pensei e ainda penso em tirar a vida algumas vezes, claro que nunca chegou nem perto de tentar mas quem sabe um dia né. E se um dia eu tomar uma decisão nesse sentido, eu ficaria extremamente puto se alguém aparecesse na frente pra me impedir, até conseguiria entender o lado da pessoa de querer me ajudar mas eu já teria feito uma escolha, depois me entenderia com quem for la no pós morte. Eu só queria saber o que acontece no pós morte quando se suicida (lembrando que não acredito em nenhuma religião existente).
Olha, há dúvidas se suicídio é algum tipo de escolha. Há um caso de um cara (bem conhecido, mas n lembro a fonte agr, depois procuro) que tentou se matar e sobreviveu. Segundo ele, assim que ele se jogou do prédio, ele havia se arrependido. Depois de sobreviver, ele começou a fazer várias palestras sobre prevenção do suicídio.

Lembre que muitas pessoas se suicidam devido a um sofrimento muito grande, no qual se percebe que não há mais saída do seu sofrimento. Mas há saída, é sério. Eu mesmo estava mt mal há tempos, queria me matar e tal. Além disso, cheguei a ler textos de pessoas que tentaram se matar e se arrependeram. Elas escreveram esses textos para tentar motivar outras pessoas a não se matarem. Admito que naquela época eu lia isso e pensava: cara, isso que ela tá dizendo é besteira, é óbvio que eu quero me matar e nada vai impedir. Hoje em dia percebo uma coisa bem diferente (após conseguir resolver meus problemas), e acho que, sim, há como sair dessa.

Se possível, procure um apoio profissional. Não tenha medo, eu faço terapia também e é ótimo. Se o problema for grana, tente procurar por algumas terapias sociais que cobram um preço "camarada".
 

General Mark

Bam-bam-bam
Mensagens
1.177
Reações
3.357
Pontos
353
Infelizmente nossa cultura coloca a procura com profissionais (psicológos e psiquiatras) como fraqueza.

Na real nunca vai ser.

Cada um sabe o sofrimento que passa.

O importante é ter em mente que há outras saídas além do suicidio.

E nao tem a ver com religião ou qualquer outra coisa. Mas sim com achar uma outra saída ou sentido pra vida.

Então ao menor sinal de depressao procure ajuda profissional.


Sent from my iPhone using Tapatalk
 

Jäger_BR

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.048
Reações
38.544
Pontos
1.094
É muito foda esse negocio
Eu nunca tentei, mas muitas vezes pensei pq realmente minha vida chegou a um ponto que praticamente não parece ter jeito, mas eu ainda continuo tentando ver se eu vou pra algum lugar

uma frase muito boa que eu li no instagram, que é muito real e chega dói:

"o mais dificil de ter depressão - e o que inguém fala no setembro amarelo - é em como as pessoas vão se afastando de você aos poucos e como isso contribui pra que você se sinta um estorvo."

Aí mano, tu tá bem?

Num sai vazado do planeta não. Seus posts são da hora aqui. Tu é maneiro
 

Jäger_BR

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.048
Reações
38.544
Pontos
1.094
Hoje um menino de 15 anos se enforcou na cidade. Faço parte de um grupo de prevenção aqui e recebo sempre a info quando isso acontece.

A quantidade de jovens é absurda...e muitas vezes por motivos banais.
O da semana passada deixou um bilhete falando seus motivos e acreditem se quiser, mencionava até YouTuber. Ele simplesmente queria ter as coisas que nao podia ter. Não tinha seguidores suficientes. Não tinha atençao.

Pulou de uma ponte, não morreu com a queda mas provavelmente sofreu horas sozinho com ossos quebrados e imóvel num pequeno riacho que passava lá embaixo, até a morte chegar
 

NEOMATRIX

Lenda da internet
Mensagens
51.254
Reações
69.459
Pontos
2.059
Homenagear é foda. Pensei que a campanha tinha intuito de previnir [emoji32]


Sent from my iPad using Tapatalk
 

ᴇʟʏsɪᴜᴍ

Zima Blue
VIP
Mensagens
28.641
Reações
57.179
Pontos
1.003
Ideação suicida é algo bem complicado. Infelizmente, a sociedade tende a ridicularizar certas coisas, ainda que não faça sentido. Se uma pessoa é traída, ela é ridicularizada, ainda que a outra tenha sido a culpada; Se a pessoa transa em excesso ou não faz sexo, também é julgada e, por fim, se a pessoa pensa em cometer suicidio, é vista como fraca, mimada, egoísta, exagerada. Isso se deve muito à desinformação, inclusive. Já conversei com muitas pessoas sobre depressão em si, e é bem claro que muitas delas não fazem ideia do que se trata, comparando a uma tristeza passageira, ou imaginando que é algo a ser resolvido da noite para o dia, que requer apenas "força de vontade". É um desequilibrio quimico, é como usar drogas em excesso e achar que basta "força de vontade" para não sofrer os seus efeitos.

Embora eu considere que, na maioria dos casos(talvez todos, eu não saberia dizer), as pessoas com desejo suicida possuem algum tipo de problema que as impede de pensar racionalmente, eu não sou totalmente "contra". Não sou a favor do incentivo, mas se uma pessoa viesse conversar comigo, dizendo que vai se matar por X motivos, eu simplesmente entenderia. Não sou uma pessoa religiosa, então não tenho essa visão de que "suicida vai para o inferno". E também não vejo a vida como essa dádiva maravilhosa que todo mundo vê. Apesar do nosso instinto de sobrevivência, eu acho que deve existir muita coisa pior do que a morte. E por mais que as pessoas sejam esperançosas e tentem incentivar a vida a qualquer custo, só a pessoa que está sofrendo sabe o tamanho do sofrimento. Se é egoísta cometer suicidio, também é egoísta obrigar o suicida a permanecer vivo, sofrendo, só para que os outros não sintam saudade.

Parece absurdo pensar em morrer, para alguns, já que sempre tem algum caso de gente que vive na m****, "mas feliz". Mas cada um tem os seus próprios limites. Eu, particularmente, preferia morrer a viver em muitas situações. Se eu morasse na rua, se eu perdesse tudo, se eu tivesse alguma doença horrivel que acabasse com a minha qualidade de vida, se eu possuísse algum problema mental que também fodesse minha qualidade de vida em nivel absurdo(esquizofrenia, por exemplo), se eu tivesse algum tipo de doença que afetasse a minha aparência ao ponto de eu passar o resto da vida me odiando, se eu nascesse em um ambiente onde as pessoas vivem em guerra, passando fome e sede. Se eu nascesse com alguma deficiência, sem visão, sem audição, e por aí vai. É tanta coisa que, pra mim, é pior do que morrer, que eu nem consigo julgar um suicida por não querer mais viver.
 
Topo Fundo