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Tópico oficial ✞ DEATH STRANDING | PS4: 08/11/19 | Gameplay de 49 minutos às 03:30 de quinta feira [pg. 89]

KevinDurant

Habitué da casa
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Galera, tem gente que estava com uma expectativa muito alta e o que foi mostrado não era o que esperavam, normal, impossível agradar todo mundo.

A questão é que as pessoas tem o direito de não gostar do estilo e da proposta, não entendo porque se doem quando chega alguém dizendo que o jogo vai ser monótono ou que não é o que esperavam do Kojima e etc...

Desde o primeiro anúncio eu fiquei com o pé atrás, por ser uma coisa muito conceitual. Nada contra inovação e essas paradas cheias de significados ocultos, mas quando penso num jogo, eu espero alguma coisa dele, do kojima eu esperaria alguma trama militar, com combate, Stealth e uma narrativa absurdamente complexa e com japoneizisses.

Nesse jogo, ele está claramente dando um tiro no escuro, tentando essa de criar um estilo novo de jogo. Pra mim parece um jogo de travessia, em que a aventura vai focar nas dificuldades que o personagem vai ter nessa viagem. Pode ser que seja muito bom, mas meu hype está muito baixo pelo que foi mostrado. Se a experiência for monótona, ou seja, se o loop do jogo foi chato de fazer, não vai importar roteiro, genialidade do criador, o histórico dos jogos dele, nada disso vai importar.

Acredito que o medo da galera que está com expectativa baixa é justamente esse, de não ter elementos o suficiente no jogo pra ele ser bacana de jogar.

Eu vou esperar sair review antes de me atrever a comprar.
O que foi mostrado até agora não me pegou, custei a assistir os gameplays, até o Boss achei genérico e pouco inspirado.
Vamos ver o que vem por aí.
Boss???
Saiu gameplay novo e não estou sabendo? Porque na TGS Kojima falou 50 vezes que não mostrou nenhum boss...
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Essas daqui que talvez podem ser boss battles:

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Ao dicionário!!!
O que é Monotonia:
Monotonia é a qualidade do que é monótono, significa falta de variação, invariabilidade de tom, sensaboria ou insipidez.
Se for assim, a grande maioria dos jogos da geração é monótona. Acho que Death Stranding é o jogo menos monótono que eu já vi na minha vida.
 
Ultima Edição:

Insatisfeito123

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Podemos concluir (assistindo todos os trailers e usando a cachola) que muito provavelmente será uma masterpiece cheia de referências geniais sobre o nosso mundo de hoje + diversos conceitos científicos e filosóficos.
Como JOGO, só esse gameplay básico (sidequest + 1/3 de uma missão cortada pra não dar spoilers e sem chefes) já apresentou mais mecânicas que a maioria dos jogos da geração inteira.

Não percebeu essa realidade = cegueira ou falta de conhecimento e cultura
Não gostou (entendendo ou não) = tudo bem, normal. Acho que existem outros jogos no mundo.

OBS: tudo que está em negrito não é a minha opinião. São fatos confirmados pelo próprio Hideo ou facilmente percebidos por qualquer pessoa que não tenha mente de joaninha.
E quem lhe disse que mais mecânicas = qualidade? E quem quer saber de filosofia, seja na vida real ou em games? Quais seriam essas referências geniais sobre o mundo hodierno?

PS.: Muitas mecânicas impressionavam em 99 quando Shenmue foi lançado, nos dias de hoje ficar enchendo um jogo de linguiça com mecânicas não passa de chatice.

PS2.: A coisa mais chata nos games hodiernamente são esses OWs cheios de side quests e longas caminhadas, agora o Kojima tem que ganhar um prêmio, conseguiu elevar a chatice para outro patamar, fez um jogo onde o foco são as longas caminhadas.
 
Ultima Edição:

ganondorfan

Bam-bam-bam
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Boss???
Saiu gameplay novo e não estou sabendo? Porque na TGS Kojima falou 50 vezes que não mostrou nenhum boss...
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Ao dicionário!!!
O que é Monotonia:
Monotonia é a qualidade do que é monótono, significa falta de variação, invariabilidade de tom, sensaboria ou insipidez.
Se for assim, a grande maioria dos jogos da geração é monótona. Acho que Death Stranding é o jogo menos monótono que eu já vi na minha vida.


Se não é um Boss então é um problema de Design, pois demorou muito a morrer e, se esse bicho for recorrente no jogo, vai ser bem chato hein.

Todavia, você está muito esquentado, não consigo simpatizar com sua postura, pois mesmo você colando esses prints, mesmo você querendo convencer as pessoas, quem achou monótono os gameplays apresentados, vão continuar achando isso.

Quem gostou vai continuar gostando, logo, pra quê tanta energia pra falar desse jogo.
 

tortinhas10

É Nintendo ou nada!
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Galera, tem gente que estava com uma expectativa muito alta e o que foi mostrado não era o que esperavam, normal, impossível agradar todo mundo.

A questão é que as pessoas tem o direito de não gostar do estilo e da proposta, não entendo porque se doem quando chega alguém dizendo que o jogo vai ser monótono ou que não é o que esperavam do Kojima e etc...

Desde o primeiro anúncio eu fiquei com o pé atrás, por ser uma coisa muito conceitual. Nada contra inovação e essas paradas cheias de significados ocultos, mas quando penso num jogo, eu espero alguma coisa dele, do kojima eu esperaria alguma trama militar, com combate, Stealth e uma narrativa absurdamente complexa e com japoneizisses.

Nesse jogo, ele está claramente dando um tiro no escuro, tentando essa de criar um estilo novo de jogo. Pra mim parece um jogo de travessia, em que a aventura vai focar nas dificuldades que o personagem vai ter nessa viagem. Pode ser que seja muito bom, mas meu hype está muito baixo pelo que foi mostrado. Se a experiência for monótona, ou seja, se o loop do jogo foi chato de fazer, não vai importar roteiro, genialidade do criador, o histórico dos jogos dele, nada disso vai importar.

Acredito que o medo da galera que está com expectativa baixa é justamente esse, de não ter elementos o suficiente no jogo pra ele ser bacana de jogar.

Eu vou esperar sair review antes de me atrever a comprar.
O que foi mostrado até agora não me pegou, custei a assistir os gameplays, até o Boss achei genérico e pouco inspirado.
Vamos ver o que vem por aí.
Sempre quando um jogo chato dá errado, surgem os pseudo intelectuais de monóculo para defender, vira cult.


Intelectual é o moleque que descobriu como detectar câncer de cérebro por um valor barato, não o Kojima quando fuma maconha e viaja nos assuntos que nem ele sabe.

Mas vamos ver. Apesar de parecer chato, vou esperar o jogo, pois o metal gear do Kojima era muito bom

Enviado de meu Redmi 5 Plus usando o Tapatalk
 

KevinDurant

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E quem lhe disse que mais mecânicas = qualidade?
Com certeza não fui eu.
E quem quer saber de filosofia, seja na vida real ou em games? Quais seriam essas referências geniais sobre o mundo hodierno?
Lógico que não é fundamental, mas é algo que sempre vejo sendo elogiado em vários jogos.
Praticamente todos os trailers possuem referências. Tem uma parte que o Sam fala algo como "covering the world in cable didnt bring an end to war and suffering. Dont act surprised when it all comes apart when you try to do it again". Não vou aprofundar nem nada, só lembrando msm.
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KevinDurant

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Se não é um Boss então é um problema de Design, pois demorou muito a morrer e, se esse bicho for recorrente no jogo, vai ser bem chato hein.

Todavia, você está muito esquentado, não consigo simpatizar com sua postura, pois mesmo você colando esses prints, mesmo você querendo convencer as pessoas, quem achou monótono os gameplays apresentados, vão continuar achando isso.

Quem gostou vai continuar gostando, logo, pra quê tanta energia pra falar desse jogo.
1° opção sua evitar o catcher (não alertando gazers, não sendo capturado por hunters etc)
2° tudo no jogo tem lvl e nesse gameplay estava lvl 1. Talvez por isso demorou a matar
3° Vc pode tentar fugir quando entra em um confronto desse tipo.
4° Se quiser vc pode ate deixar o catcher comer o Sam. O protagonista vai voltar e a única diferença é que a área ao redor vai virar uma cratera por causa do voidout.
5° Energia nenhuma. Gosto de conversar sobre videogame. Não tenho culpa se todo mundo aq não entende do jogo, só posta meme e comete equívocos como achar q um inimigo comum é um boss.

Sempre quando um jogo chato dá errado, surgem os pseudo intelectuais de monóculo para defender, vira cult.


Intelectual é o moleque que descobriu como detectar câncer de cérebro por um valor barato, não o Kojima quando fuma maconha e viaja nos assuntos que nem ele sabe.

Mas vamos ver. Apesar de parecer chato, vou esperar o jogo, pois o metal gear do Kojima era muito bom

Enviado de meu Redmi 5 Plus usando o Tapatalk
Kojima machonheiro kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Alazão, você é engraçado mesmo hein kkkkkkkkkkkkkkk
 


sonicflood

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Desculpa, cara, mas esse tópico é para debates e não de adoração ao Kojima e ao jogo.

Todos tem o direito de vir aqui e expor suas considerações quanto ao jogo, sejam positivas ou negativas.

O que não pode é, e que aconteceu aqui, começarem a ofender uns aos outros devido a divergências de opiniões.
isso que quis dizer...podem criticar..faz parte..o que nao pode é simplesmente começar a agressão gratuita do jogo.
 

sonicflood

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O mesmo serve para quem quer impor que o jogo é uma masterpiece a partir da própria opinião. Como já citei acima, tem que analisar o que foi mostrado e não ficar altercando o que ainda não nos foi apresentado, supondo que será algo maravilhoso por se tratar de um jogo do Kojima. Aqui é um fórum de discussões ou não é? Destarte, serve tanto para quem gostou como para quem não gostou do game.

PS.: Sempre lembrando de discutir o gameplay apresentado, qualquer outro tipo de discussão não passa de suposições de fãs entusiasmados ou de haters indignados.

PS2.: Engraçado que quando se trata de um jogo do Kojima ou algum exclusivo as pessoas tentam blindar os mesmos das críticas, já em tópicos de outros jogos como os da Ubi por exemplo, escrachar o game sem ter jogado é absolutamente normal e plausível.
concordo! criticas bem feitas...faz parte...o que não pode é criticar simplesmente sem ter fundamentos..com objetivo de criar flames.
 

sonicflood

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Criticar até acho válido, desde que seja com propriedade e coerência. O problema é que as figurinhas de sempre vão falar mal do jogo independentemente de sua qualidade. Se for mal avaliado, é flop e dão risada; se for bem avaliado, é over rated. Sempre será assim. E os jogos da plataforma favorita sempre serão incríveis, mesmo que sejam uma verdadeira bomba. Mas certamente no âmago a estória é outra.
sim..quis dizer na verdade criticas não construtivas por hate puro!
 

ganondorfan

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1° opção sua evitar o catcher (não alertando gazers, não sendo capturado por hunters etc)
2° tudo no jogo tem lvl e nesse gameplay estava lvl 1. Talvez por isso demorou a matar
3° Vc pode tentar fugir quando entra em um confronto desse tipo.
4° Se quiser vc pode ate deixar o catcher comer o Sam. O protagonista vai voltar e a única diferença é que a área ao redor vai virar uma cratera por causa do voidout.
5° Energia nenhuma. Gosto de conversar sobre videogame. Não tenho culpa se todo mundo aq não entende do jogo, só posta meme e comete equívocos como achar q um inimigo comum é um boss.


Kojima machonheiro kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Alazão, você é engraçado mesmo hein kkkkkkkkkkkkkkk

Achei chato o que você descreveu.

Vi o video e parece um random encounter essa batalha, esse tipo de recurso em 2020 fica complicado.

Quando sair de graça na plus, talvez eu faça download pra testar isso aí, mas só se tiver espaço no HD.

Se não tiver uma M4 na mão do protagonista, nem ligo o videogame.


Mas eu sou burrão, não entendo quando vejo um jogo que é uma obra de arte. Você tem que entender que nem todo mundo é um apreciador de arte refinada como você. Eu só sei ligar e jogar os joguinhos no videogame.

Cuida desse coração aí.
 

KevinDurant

Habitué da casa
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Achei chato o que você descreveu.

Vi o video e parece um random encounter essa batalha, esse tipo de recurso em 2020 fica complicado.

Quando sair de graça na plus, talvez eu faça download pra testar isso aí, mas só se tiver espaço no HD.

Se não tiver uma M4 na mão do protagonista, nem ligo o videogame.


Mas eu sou burrão, não entendo quando vejo um jogo que é uma obra de arte. Você tem que entender que nem todo mundo é um apreciador de arte refinada como você. Eu só sei ligar e jogar os joguinhos no videogame.

Cuida desse coração aí.
Típico desse povo quando percebe que falou bobagem e é corrigido.

Cara, tanto faz. Participo de discussões sobre videogame porque gosto, não é a minha intenção vender jogo.

Eu comento o jogo.
Você comenta equívocos + o que vai fazer ou deixar de fazer.

Tópico é sobre o jogo. Não vejo motivo para não ignorar esse usuário. Descanse em paz!
 

bróðir

Master Distiller
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nem critico a galera q fica desconfiada

kojima já deu seus deslizes fazendo a b*sta do MGS4 então entendo ficar com pé atrás!

pelo menos em gameplay sei q não tem terro. MGS5 é perfeito mecanicamente (apesar q gosto mto tbm da história e desfecho, onde mta gente torceu o nariz)
 

Nolifeking

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Deixando todo o lado filosófico do jogo de lado. Creio eu, ninguém compra jogo por filosofia. Se quisessem algo filosófico iriam procurar um livro e não um jogo de video game. Lembrando que, lá atrás, eu já havia falado que os fãs do Kojima iriam apelar para o lado filosófico do jogo.

Avaliando o que foi mostrado de gameplay. O jogo possui a mecânica do balanceamento do inventário e do peso, que influenciam diretamente no gameplay e nas adversidades do jogo, desgaste das botas e etc... O que já corrobora com as críticas ao walking simulator. Ah, mas vai dar para utilizar outros meios de carregar o inventário. Beleza, mas, o próprio Kojima falou que caminhar no jogo é muito bom. Logo, grande parte do jogo será caminhada. Isso é fato.

Essa mecânica apresentada é inovadora? Bom, é algo novo. É inovadora a ponto de ser copiada nos jogos futuramente? Dificilmente será copiada em outros jogos AAA.

Foi mostrada também o suporte que outros jogadores darão durante o jogo. Um sistema de likes muito utilizado em redes sociais. Também é inovador? Não. Tirando a parte dos likes, outros jogos possuem conceitos similares.

Agora, a parte de ação mostrada, também não é inovadora. Para falar a verdade, é difícil qualquer jogo inovar nesse sentido. Vemos elementos de vários jogos em muitos jogos diferentes. Dizer que o de Death Stranding é original, somente se for muito fã do Kojima.

Vimos também o cantinho especial do Sam. Nada genial. Em vários jogos temos "cantinhos" de personagens. Gostar ou não, é do gosto de cada um.

Minha maior crítica a esse jogo sempre foi a presunção do Kojima em falar que está criando um novo gênero. Vi os videos com essa ideia de que seria apresentado algo inovador e revolucionário para os games.

Tirando as viagens filosóficas, não há nada novo apresentado. Como disse, nada novo no que foi apresentado. Talvez, essa inovação apareça somente no jogo.

Estou aqui apresentando a minha visão. Sem hate no Kojima, sem puxar o saco do Kojima, sem chamar as pessoas de burras por não partilhar da mesma opinião e sem levar em conta a filosofia por trás do que foi mostrado.

Somente levando em conta em como o Kojima vendeu o game e o que foi mostrado.
 

Bat_The

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Deixando todo o lado filosófico do jogo de lado. Creio eu, ninguém compra jogo por filosofia. Se quisessem algo filosófico iriam procurar um livro e não um jogo de video game. Lembrando que, lá atrás, eu já havia falado que os fãs do Kojima iriam apelar para o lado filosófico do jogo.

Avaliando o que foi mostrado de gameplay. O jogo possui a mecânica do balanceamento do inventário e do peso, que influenciam diretamente no gameplay e nas adversidades do jogo, desgaste das botas e etc... O que já corrobora com as críticas ao walking simulator. Ah, mas vai dar para utilizar outros meios de carregar o inventário. Beleza, mas, o próprio Kojima falou que caminhar no jogo é muito bom. Logo, grande parte do jogo será caminhada. Isso é fato.

Essa mecânica apresentada é inovadora? Bom, é algo novo. É inovadora a ponto de ser copiada nos jogos futuramente? Dificilmente será copiada em outros jogos AAA.

Foi mostrada também o suporte que outros jogadores darão durante o jogo. Um sistema de likes muito utilizado em redes sociais. Também é inovador? Não. Tirando a parte dos likes, outros jogos possuem conceitos similares.

Agora, a parte de ação mostrada, também não é inovadora. Para falar a verdade, é difícil qualquer jogo inovar nesse sentido. Vemos elementos de vários jogos em muitos jogos diferentes. Dizer que o de Death Stranding é original, somente se for muito fã do Kojima.

Vimos também o cantinho especial do Sam. Nada genial. Em vários jogos temos "cantinhos" de personagens. Gostar ou não, é do gosto de cada um.

Minha maior crítica a esse jogo sempre foi a presunção do Kojima em falar que está criando um novo gênero. Vi os videos com essa ideia de que seria apresentado algo inovador e revolucionário para os games.

Tirando as viagens filosóficas, não há nada novo apresentado. Como disse, nada novo no que foi apresentado. Talvez, essa inovação apareça somente no jogo.

Estou aqui apresentando a minha visão. Sem hate no Kojima, sem puxar o saco do Kojima, sem chamar as pessoas de burras por não partilhar da mesma opinião e sem levar em conta a filosofia por trás do que foi mostrado.

Somente levando em conta em como o Kojima vendeu o game e o que foi mostrado.

Mas ai é que está, tudo que você está afirmando é com base com o que foi mostrado do game.

O corre não seria você realizar essas afirmações após o jogo ser lançado e jogado "completamente"? Porque não adianta a gente ficar fazendo afirmações e suposições sem o jogo ter sido lançado.

O que você acha?
 

KevinDurant

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Deixando todo o lado filosófico do jogo de lado. Creio eu, ninguém compra jogo por filosofia. Se quisessem algo filosófico iriam procurar um livro e não um jogo de video game. Lembrando que, lá atrás, eu já havia falado que os fãs do Kojima iriam apelar para o lado filosófico do jogo.

Avaliando o que foi mostrado de gameplay. O jogo possui a mecânica do balanceamento do inventário e do peso, que influenciam diretamente no gameplay e nas adversidades do jogo, desgaste das botas e etc... O que já corrobora com as críticas ao walking simulator. Ah, mas vai dar para utilizar outros meios de carregar o inventário. Beleza, mas, o próprio Kojima falou que caminhar no jogo é muito bom. Logo, grande parte do jogo será caminhada. Isso é fato.

Essa mecânica apresentada é inovadora? Bom, é algo novo. É inovadora a ponto de ser copiada nos jogos futuramente? Dificilmente será copiada em outros jogos AAA.

Foi mostrada também o suporte que outros jogadores darão durante o jogo. Um sistema de likes muito utilizado em redes sociais. Também é inovador? Não. Tirando a parte dos likes, outros jogos possuem conceitos similares.

Agora, a parte de ação mostrada, também não é inovadora. Para falar a verdade, é difícil qualquer jogo inovar nesse sentido. Vemos elementos de vários jogos em muitos jogos diferentes. Dizer que o de Death Stranding é original, somente se for muito fã do Kojima.

Vimos também o cantinho especial do Sam. Nada genial. Em vários jogos temos "cantinhos" de personagens. Gostar ou não, é do gosto de cada um.

Minha maior crítica a esse jogo sempre foi a presunção do Kojima em falar que está criando um novo gênero. Vi os videos com essa ideia de que seria apresentado algo inovador e revolucionário para os games.

Tirando as viagens filosóficas, não há nada novo apresentado. Como disse, nada novo no que foi apresentado. Talvez, essa inovação apareça somente no jogo.

Estou aqui apresentando a minha visão. Sem hate no Kojima, sem puxar o saco do Kojima, sem chamar as pessoas de burras por não partilhar da mesma opinião e sem levar em conta a filosofia por trás do que foi mostrado.

Somente levando em conta em como o Kojima vendeu o game e o que foi mostrado.
Só pra deixar claro antes de ignorar:
Eu não comprei o jogo por causa de filosofia, mas sim por diversos outros motivos (expectativa de excelente gameplay e história vindo do kojima, premissa, experiência diferenciada, conceitos, profissionais envolvidos, trilha sonora que escuto desde 2016, visual, mecânicas e abordagens diferenciadas, etc)
 

Nolifeking

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Mas ai é que está, tudo que você está afirmando é com base com o que foi mostrado do game.

O corre não seria você realizar essas afirmações após o jogo ser lançado e jogado "completamente"? Porque não adianta a gente ficar fazendo afirmações e suposições sem o jogo ter sido lançado.

O que você acha?
Concordo, cara. Tanto que citei que o que foi prometido não está no conteúdo mostrado.

Isso não quer dizer que não podemos criticar ou elogiar o que foi mostrado.

Não sei se é o seu caso, mas você viu aqui no tópico mais alguém que não seja fã do Kojima elogiar o jogo?

Concorda que, quem elogia o jogo, está mais confiante no que o Kojima prometeu entregar do que o que foi apresentado?

Não tenho nada contra o Kojima, a favor ou contra. Como já citei anteriormente, vou comprar o jogo porque espero um enredo bom. Porque isso ele sabe fazer. Agora, não vou jogar com a esperança de ser um jogo revolucionário.
 

de acordo

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Ainda acho que o Kojima deveria fazer filme com essas CGI e parar de fazer jogo (só fez MGS msm), a qualidade é indiscutivelmente alta mas eu não espero um livro cinematográfico em forma de jogo pra isso eu iria num cinema
 

fr3d

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espero que tenham escondido uns 95% do jogo porque esse gameplay quando vi já estava prestando atenção em outra coisa.
Tem muita coisa escondida, tipo o Hades que nem temos ideia real do que seja ou como o personagem entra e sai de lá. Fico pensando na possibilidade do jogo começar naquela guerra, porra, seria um plot twist foda. Talvez por isso não esteja mostrando essa área porque seria um baita spoiler.

De todo modo eu acho que o Kojima não está sabendo vender o jogo para o povão. Como vimos o gameplay tem muitas possibilidades, mas ele está focado em coisas simples do Sam e na entrega que é algo secundário do jogo.
E a Sony talvez por receio de não querer se intrometer esteja dando demais liberdade para o Kojima, mas nessa hora tem que entrar o interesse da empresa e ver o que é bom pra si também. Se o povão gosta de pew pew cover então que se mostre um pouco mais disso também, porque se o jogo não vende a bronca fica pra quem financiou.
 

KevinDurant

Habitué da casa
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Ainda acho que o Kojima deveria fazer filme com essas CGI e parar de fazer jogo (só fez MGS msm), a qualidade é indiscutivelmente alta mas eu não espero um livro cinematográfico em forma de jogo pra isso eu iria num cinema
Não, seria desperdício pq o Kojima é mestre em gameplay também. O último jogo dele é um baita exemplo de gameplay competente.
Tem muita coisa escondida, tipo o Hades que nem temos ideia real do que seja ou como o personagem entra e sai de lá. Fico pensando na possibilidade do jogo começar naquela guerra, porra, seria um plot twist foda. Talvez por isso não esteja mostrando essa área porque seria um baita spoiler.

De todo modo eu acho que o Kojima não está sabendo vender o jogo para o povão. Como vimos o gameplay tem muitas possibilidades, mas ele está focado em coisas simples do Sam e na entrega que é algo secundário do jogo.
E a Sony talvez por receio de não querer se intrometer esteja dando demais liberdade para o Kojima, mas nessa hora tem que entrar o interesse da empresa e ver o que é bom pra si também. Se o povão gosta de pew pew cover então que se mostre um pouco mais disso também, porque se o jogo não vende a bronca fica pra quem financiou.
Pode ser. Ja faz bastante tempo q o Kojima disse q as primeiras horas do jogo seriam "explosivas" ou algo assim e citou exemplos como Uncharted e The Division
Garantido que a maior preocupação do Kojima é não dar spoilers. Ele disse q esse gameplay mostrado estava todo cortado e com algumas modificações pra evitar isso
 

gabrielpt

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nem critico a galera q fica desconfiada

kojima já deu seus deslizes fazendo a b*sta do MGS4 então entendo ficar com pé atrás!

pelo menos em gameplay sei q não tem terro. MGS5 é perfeito mecanicamente (apesar q gosto mto tbm da história e desfecho, onde mta gente torceu o nariz)
Eu adorei MG5. É emocionante em diversas partes! Eu quase dropei no início, mas insisti e não me arrependo. Uma obra de arte.
 

Majima-San

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na entrega que é algo secundário do jogo.

A entrega é o core do game.


É o elemento principal, através do qual todos os outros inúmeros componentes - que serão literalmente inúmeros, em se tratando desse game designer, nunca vem nada abaixo de três dezenas de elementos de jogabilidade e mecânicas diferentes - se ramificarão.


Eu costumo classificar esse tipo de game, que tem como característica os múltiplos sistemas e mecânicas, como “jogão”, onde a linha de design alimenta a expansão, a complexidade e a sofisticação. O “joguinho” é o game que presa pela simplicidade e fun factor fácil, a recompensa imediata, o design enxuto e palatável. Você pode trocar “jogão” e “joguinho” por “hardcore” e “casual”, ou “game pra encher a cabeça” e “game pra esvaziar a cabeça”.


Lembrando que um não é necessariamente melhor que o outro, e não há correlação entre qualidade e essa classificação, embora eu pessoalmente valorize subjetivamente muito mais um jogão que um joguinho, em função da óbvia necessidade de maior dedicação e talento para se acertar no primeiro tipo. Escrever um tratado vai ser sempre bem mais difícil que uma novela, outrossim os tratados mal escritos marquem bem mais negativamente uma empreitada. A queda do cavalo é maior que a queda dum pônei.


Eu digo isso porque, até antes da revelação completa, eu estava sem saber se o próximo projeto de Hideo seria um game pra “esvaziar a cabeça”, em função das turbulências com o projeto imensamente ambicioso e denso que foi a obra de arte MGS V, “preocupação” alimentada pelas declarações de que viria um jogo menor, e não um game pra “encher a cabeça”, subtipo em que Kojima é o mestre incontestável e ombudsman.


Mas quem espera que Death Stranding gravite em torno de outra coisa que não o Delivery Service de Sam vai se decepcionar. O “I deliver things” é o cerne de tudo, é a força motriz através da qual os múltiplos sistemas vão atuar. Espere inclusive por piadas com Fetch Quests. Serão muitas.


A única coisa que desviará desse core é o Hades, que se passa nas grandes guerras da humanidade. Esse é “outro game”, um jogo dentro do jogo, sobre o qual sabemos pouco. Pelo que vi, ele pode variar desde um cenário mais linear e fechado, baseado em stealth + exploração por loot, com combate single, até uma espécie de Arena Battle Royale enrustida. Eu tenho alguns palpites para o Hades, vamos ver que surpresas ele guardará.


De qualquer forma, o que foi mostrado à respeito das mecânicas de Delivery já é altamente convincente de algo fresco, fora do padrão e diferente. A quantidade de sistemas que está em voga para executar essas tarefas mostradas nessa pequena amostra de gameplay já é mais expansiva que outros games inteiros de grande sucesso. Perceba que dá pra ter certeza de muita coisa assistindo com atenção a essas apresentações, conforme mostra meus 4 últimos posts nesse tópico nas páginas anteriores. É só os ler.


A divulgação do game é críptica e reptícia, e deveria ser assim até o final em minha opinião. O tom é o da dúvida, da interrogação e da nuance, mas Kojima abriu as pernas pra massa (isso nunca pode acontecer em quem tem a capacidade criativa acima da média), ele devia ter seguido o excelente movimento de dubiedade, o bizarro e o curioso, que desde o princípio permearam a propaganda do game. O jogo não vai servir à massa casual de qualquer maneira, a sua exibição na medina é um imã de chicote e pedrada. Concordo com você que a mãe Sônya provavelmente pediu pra expor a figura desse game na praça também, por pressão popular. Um possível erro de Kojima foi trazer o Reedus, as pessoas associam sua figura a algo mais pop, coisa que esse game nunca foi, nem nunca será.


Sobre as primeiras cenas da jogatina, ele revelou que será algo “explosivo”, então provavelmente o prólogo é a explosão literal da bomba que cria o fenômeno, possivelmente com uma sessão de gameplay no Hades, que é seguramente para onde Sam Porter Bridges vai quando “morre”.


Escalar, caminhar e usar gadgets para traversal será muito do game, mais ainda que em BOTW. Os encontros de combate fora do Hades serão poucos, pode apostar, não tem margem pro Hideo trolar aqui.


Lógico, traversal é gameplay também, eu cometeria suicídio se gameplay de videogame fosse só bater ou atirar, a vida seria um saco, que deprê. Como o traversal é obviamente gameplay, só precisa ser bom, e eu acho que vai ser, aí ele pode até consistir a experiência integral da jogatina que, ainda sim, pelo que foi mostrado, uma masterpiece histórica pintará no pedaço.
 

KevinDurant

Habitué da casa
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A entrega é o core do game.


É o elemento principal, através do qual todos os outros inúmeros componentes - que serão literalmente inúmeros, em se tratando desse game designer, nunca vem nada abaixo de três dezenas de elementos de jogabilidade e mecânicas diferentes - se ramificarão.


Eu costumo classificar esse tipo de game, que tem como característica os múltiplos sistemas e mecânicas, como “jogão”, onde a linha de design alimenta a expansão, a complexidade e a sofisticação. O “joguinho” é o game que presa pela simplicidade e fun factor fácil, a recompensa imediata, o design enxuto e palatável. Você pode trocar “jogão” e “joguinho” por “hardcore” e “casual”, ou “game pra encher a cabeça” e “game pra esvaziar a cabeça”.


Lembrando que um não é necessariamente melhor que o outro, e não há correlação entre qualidade e essa classificação, embora eu pessoalmente valorize subjetivamente muito mais um jogão que um joguinho, em função da óbvia necessidade de maior dedicação e talento para se acertar no primeiro tipo. Escrever um tratado vai ser sempre bem mais difícil que uma novela, outrossim os tratados mal escritos marquem bem mais negativamente uma empreitada. A queda do cavalo é maior que a queda dum pônei.


Eu digo isso porque, até antes da revelação completa, eu estava sem saber se o próximo projeto de Hideo seria um game pra “esvaziar a cabeça”, em função das turbulências com o projeto imensamente ambicioso e denso que foi a obra de arte MGS V, “preocupação” alimentada pelas declarações de que viria um jogo menor, e não um game pra “encher a cabeça”, subtipo em que Kojima é o mestre incontestável e ombudsman.


Mas quem espera que Death Stranding gravite em torno de outra coisa que não o Delivery Service de Sam vai se decepcionar. O “I deliver things” é o cerne de tudo, é a força motriz através da qual os múltiplos sistemas vão atuar. Espere inclusive por piadas com Fetch Quests. Serão muitas.


A única coisa que desviará desse core é o Hades, que se passa nas grandes guerras da humanidade. Esse é “outro game”, um jogo dentro do jogo, sobre o qual sabemos pouco. Pelo que vi, ele pode variar desde um cenário mais linear e fechado, baseado em stealth + exploração por loot, com combate single, até uma espécie de Arena Battle Royale enrustida. Eu tenho alguns palpites para o Hades, vamos ver que surpresas ele guardará.


De qualquer forma, o que foi mostrado à respeito das mecânicas de Delivery já é altamente convincente de algo fresco, fora do padrão e diferente. A quantidade de sistemas que está em voga para executar essas tarefas mostradas nessa pequena amostra de gameplay já é mais expansiva que outros games inteiros de grande sucesso. Perceba que dá pra ter certeza de muita coisa assistindo com atenção a essas apresentações, conforme mostra meus 4 últimos posts nesse tópico nas páginas anteriores. É só os ler.


A divulgação do game é críptica e reptícia, e deveria ser assim até o final em minha opinião. O tom é o da dúvida, da interrogação e da nuance, mas Kojima abriu as pernas pra massa (isso nunca pode acontecer em quem tem a capacidade criativa acima da média), ele devia ter seguido o excelente movimento de dubiedade, o bizarro e o curioso, que desde o princípio permearam a propaganda do game. O jogo não vai servir à massa casual de qualquer maneira, a sua exibição na medina é um imã de chicote e pedrada. Concordo com você que a mãe Sônya provavelmente pediu pra expor a figura desse game na praça também, por pressão popular. Um possível erro de Kojima foi trazer o Reedus, as pessoas associam sua figura a algo mais pop, coisa que esse game nunca foi, nem nunca será.


Sobre as primeiras cenas da jogatina, ele revelou que será algo “explosivo”, então provavelmente o prólogo é a explosão literal da bomba que cria o fenômeno, possivelmente com uma sessão de gameplay no Hades, que é seguramente para onde Sam Porter Bridges vai quando “morre”.


Escalar, caminhar e usar gadgets para traversal será muito do game, mais ainda que em BOTW. Os encontros de combate fora do Hades serão poucos, pode apostar, não tem margem pro Hideo trolar aqui.


Lógico, traversal é gameplay também, eu cometeria suicídio se gameplay de videogame fosse só bater ou atirar, a vida seria um saco, que deprê. Como o traversal é obviamente gameplay, só precisa ser bom, e eu acho que vai ser, aí ele pode até consistir a experiência integral da jogatina que, ainda sim, pelo que foi mostrado, uma masterpiece histórica pintará no pedaço.
Acho que ele se referiu às entregas para os preppers que realmente são sidequests
A missão do Sam é conectar as cidades de uma America despedaçada pela death stranding
 

MalleoBH

Lenda da internet
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Também acredito que esse gameplay foi pressão da Sony. A Sony já havia ficado preocupada com o trailer gameplay da E3 2018.
Só que esse gameplay não funcionou como o esperado. Parece ter afastado mais gente do que atraído.
O que o trailer com a data de lançamento fez para o game, o vídeo do gameplay desfez.

Talvez o erro do Kojima tenha sido falar que um novo gênero vem aí. Ele devia ter deixado isso acontecer naturalmente (se é que vai acontecer mesmo).

Ele quer esconder o máximo que pode, até acho certo, mas fazer promessas e esperar que nos tempos que vivemos isso vá funcionar na base do mistério é complicado. E acaba gerando um hype maior ainda sobre seu trabalho, que se não for cumprido vai acabar sendo muito prejudicial.

Na situação que o game se encontra, os reviews e o boca a boca vai definir a recepção do game.

Torço muito pelo game e que seja mesmo uma novidade. Mas não dá para negar que as dúvidas da galera são injustificáveis.
 
Ultima Edição:

bróðir

Master Distiller
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Deixando todo o lado filosófico do jogo de lado. Creio eu, ninguém compra jogo por filosofia. Se quisessem algo filosófico iriam procurar um livro e não um jogo de video game. Lembrando que, lá atrás, eu já havia falado que os fãs do Kojima iriam apelar para o lado filosófico do jogo.

Avaliando o que foi mostrado de gameplay. O jogo possui a mecânica do balanceamento do inventário e do peso, que influenciam diretamente no gameplay e nas adversidades do jogo, desgaste das botas e etc... O que já corrobora com as críticas ao walking simulator. Ah, mas vai dar para utilizar outros meios de carregar o inventário. Beleza, mas, o próprio Kojima falou que caminhar no jogo é muito bom. Logo, grande parte do jogo será caminhada. Isso é fato.

Essa mecânica apresentada é inovadora? Bom, é algo novo. É inovadora a ponto de ser copiada nos jogos futuramente? Dificilmente será copiada em outros jogos AAA.

Foi mostrada também o suporte que outros jogadores darão durante o jogo. Um sistema de likes muito utilizado em redes sociais. Também é inovador? Não. Tirando a parte dos likes, outros jogos possuem conceitos similares.

Agora, a parte de ação mostrada, também não é inovadora. Para falar a verdade, é difícil qualquer jogo inovar nesse sentido. Vemos elementos de vários jogos em muitos jogos diferentes. Dizer que o de Death Stranding é original, somente se for muito fã do Kojima.

Vimos também o cantinho especial do Sam. Nada genial. Em vários jogos temos "cantinhos" de personagens. Gostar ou não, é do gosto de cada um.

Minha maior crítica a esse jogo sempre foi a presunção do Kojima em falar que está criando um novo gênero. Vi os videos com essa ideia de que seria apresentado algo inovador e revolucionário para os games.

Tirando as viagens filosóficas, não há nada novo apresentado. Como disse, nada novo no que foi apresentado. Talvez, essa inovação apareça somente no jogo.

Estou aqui apresentando a minha visão. Sem hate no Kojima, sem puxar o saco do Kojima, sem chamar as pessoas de burras por não partilhar da mesma opinião e sem levar em conta a filosofia por trás do que foi mostrado.

Somente levando em conta em como o Kojima vendeu o game e o que foi mostrado.
"Se quisesse algo filosofico pegaria un livro"

Faz sentido nenhum... ate pq o jogo nem é tanto mas mesmo q fosse, pq nao?

É igual falar q se quisesse cutscene era melhor assistor filme e nao jogar. E ai???

Raciocinio m**** ne?
 
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