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[JUIZ LADRÃO] Como a CPU literalmente usava cheat nas partidas de Street Fighter 2

Seladonia

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Vídeo curtinho mas que mostra as artimanhas da CPU (ou do COMPUTADOR) que eram os oponentes controlados PELA MÁQUINA.
Sempre que jogava ficava aquela sensação de que estavam roubando... e realmente estavam.

Ele mostra 5 tipos diferentes de cheats:
  • 1. GOD MODE: Ficavam literalmente invencíveis, ignorando os golpes do jogador.
  • 2. Dizzy: Quando ficavam tontos, se recuperavam absurdamente rápido antes de tomar algum golpe.
  • 3. Charging: Lembra como era chato jogar com o Guile pq todos golpes precisavam ficar segurando pra uma direção antes? CPU ignorava isso e usava a hora que quisesse.
  • 4. Mashing: Aqueles agarrões que davam vários golpes, CPU tirava quase o dobro de dano com eles.
  • 5. Unblockables: Golpes impossíveis de bloquear... literalmente, a pessoa ta segurando a defesa e mesmo assim o golpe acerta.


:klol:klol:klol
 

J-Hero

Bam-bam-bam
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Visto que era um jogo Arcade, se for pensar até faz sentido, deixar o computador apelão pra vc achar q é bug e tentar jogar de novo gastando mais fichas, pois não lembro se todos, mas qdo vc ganhava do boss vc ganhava um crédito extra.
 

PicaPauBiruta

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Isso é perfeitamente normal, ainda mais para os jogos "raiz" de antigamente, que eram feitos para comer ficha, só quem era REALMENTE bom se destacava, era aonde separava os homens das crianças.

Fora que a dificuldade, era um maneira de aumentar o fator replay do jogo, já que a limitação da época não tinha como ter jogo que durasse muitas horas para ser zerado.

Já hoje em dia nego já chora por causa de uma Dark Souls da vida , imagina essa geração Nutella tendo que jogar nesse modo mais apelão , o tanto de mimimi que não iria ter, fora os reviews dos pseudo jornalistas reclamando da dificuldade [emoji2358][emoji2358][emoji23][emoji23][emoji23]


Enviado de meu Moto Z2 Play usando o Tapatalk
 

seifervll

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Era normal ter esse tipo de apelação. Dava pra notar na época que tinha algo errado ali, só não tinha como confirmar. Ainda assim SF2 era um dos que menos sofria disso. Outros jogos levavam isso à beira do ridículo. Mortal Kombat mesmo, era bem pior. A CPU respondia imediatamente conforme teus inputs, e isso em qualquer dificuldade.
 

Jogadô

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Cara, eu sentia vários desses itens, mas um que é o mais claro, é que a CPU usa uns milésimos de segundos de lag para ver seu golpe, e defender ou usar o contragolpe perfeito... era perceptivel ....

Essa dificuldade apelona sempre achei escrota, por isso acho Dark Souls genial, é dificuldade sem apelar.
 


Sega&AMD

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MK3 UMK3, eu nunca aceitei as coisas que somente o cpu podia fazer, varias corridas seguidas com Kabal, saí em baixo com smoke 3 vezes, socão em pé, antecipação etc

Mais bem feito que os ''caras'' descobriram os bugs, rasteira pula e combo...além disso umk3 é o único jogo em que ao zerar...se ganha outro...(o tiro da cpu apelona, saiu pela culatra hehehhe) os caras pegavam ShangTsung e virava quem eles queriam, e zerava o jogo com todo mundo o dia todo..até enjoar.

Edit: MK2 tb é apelona, então o operador colocava a maquina lá, crendo que iria sugar as fichas rapidamente...sim...ia..até que os malucos ficassem fazendo gelo eterno de 1 hora da tarde até 10 da noite :keehk (é o que diz a lenda) depois disso o operador, dono do bar nunca mais mexeu com isso, pois ficou com medo da conta de luz etc etc
 

João Ritzel

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A máscara caiu....que pilantragem...

A máquina trabalhar com regras diferentes do jogador ou do que ele tem capacidade para aprender é roubo na cara dura.
 

Origami Killer

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Show de bola o vídeo e nesta época eu ficava puto da vida com estas apelações, principalmente no Street Turbo!
 

Vaçago

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Sempre odiei máquina apelona. Principalmente quando ela começa a defender todos os seus golpes automaticamente, ela responde imediatamente ao que você faz e defende numa velocidade que nenhum humano conseguiria.

Via Tapatalk
 

albanibr

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Essas artimanhas ae já desconfiada...
agora na cara dura mesmo é nosso amigo Shao Kahn...no fliperama dava raiva!

Shao_Kahn.png
 

BigJ

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O Super Street Fighter II Turbo do arcade deve ser o campeão das mutretas by CPU...

O pessoal comentando que é "normal" o jogo ter esse tipo de coisa, pra mim é prática rouba-ficha mesmo... O jogo ficar bem difícil não tem problema desde que a AI procurasse simular um jogador expert.
 

brturbo300

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A #2 e #3 são bem nítidos, o Guile do nada soltava um alexfull e o chute anti aéreo (a galera aqui chamava de "corte").
 

toad02

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Isso é perfeitamente normal, ainda mais para os jogos "raiz" de antigamente, que eram feitos para comer ficha, só quem era REALMENTE bom se destacava, era aonde separava os homens das crianças.

Fora que a dificuldade, era um maneira de aumentar o fator replay do jogo, já que a limitação da época não tinha como ter jogo que durasse muitas horas para ser zerado.

Já hoje em dia nego já chora por causa de uma Dark Souls da vida , imagina essa geração Nutella tendo que jogar nesse modo mais apelão , o tanto de mimimi que não iria ter, fora os reviews dos pseudo jornalistas reclamando da dificuldade [emoji2358][emoji2358][emoji23][emoji23][emoji23]


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Com todo respeito, mas falou b*sta grande aí hein.
Dificuldade é uma coisa, injustiça é outra.

Um jogo desafiador só tem proposito se ele puder comunicar ao jogador onde ele falhou e porque para que ele possa trabalhar essa falha e continuar melhorando jogo.
Se o jogo trapaceia, literalmente quebrando as regras para matar o jogador, só vai gerar frustração.
Isso é game design ruim.
 

rogermaximal

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E alguém tinha dúvidas disso?

Só o fato do Guile soltar "Alex fulls" mais rápido que o Ryu no hadouken, conseguir dar o Facão em pé e o Zanguief conseguir dar o "pilão russo" agarrando o cara na pqp, não tinha como ter dúvidas.

Mas adorava isso! Era bem legal aprender a lidar com essas desvantagens. No fim, hoje todo mundo come a CPU com farinha.
 

Seladonia

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Confesso que só ontem soube que a CPU do SF2 fazia isso, mas não acho tão "errado".

Vamos lembrar que SF2 é um jogo de 1991 (um jogo de quase 30 anos atrás) e que até hoje os jogos não tem uma 'CPU' que seja capaz de enfrentar um humano em condições de igualdade, único caso que vi disso foi o revolucionário OpenAI que começou vencendo até jogadores profissionais mas que agora ja ta apanhando de todo mundo.

Com a tecnologia rústica da época eles eram incapazes de simular um real humano pra um combate considerado justo, na época eramos crianças e o jogo parecia muito difícil pq eramos ruins... mas a verdade é que essas CPUs apelonas acabavam perdendo com facilidade por causa da "Burrice Artificial" depois que você começava a ler o seu oponente.

Não acho que tivesse muita opção na época.
 
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Era normal ter esse tipo de apelação. Dava pra notar na época que tinha algo errado ali, só não tinha como confirmar. Ainda assim SF2 era um dos que menos sofria disso. Outros jogos levavam isso à beira do ridículo. Mortal Kombat mesmo, era bem pior. A CPU respondia imediatamente conforme teus inputs, e isso em qualquer dificuldade.
E os danos mortais da KOF95, fora o Sr Rugal... :kkk



Em off mas vale a pena conferir o canal do Art, canal dedicado a análises detalhadas das KOF até a 99, muita informação e referência que muito nego raiz por ai não sabia sobre a série. Esse mostra os bugs e danos da KOF95
 
Ultima Edição:

Seladonia

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Acho que o primeiro jogo que percebi isso foi o Fatal Fury 1 da SNK (jogaço inclusive, até hoje acho o Terry mais legal que o Ryu sendo que ele não é uma copia como muitos outros eram na época, tipo o Ryo do AoF) que quando chegava no Geese pqp maluco...
:kkk:klol:kkk
Chamar o Geese de roubado era pouco, fui conseguir matar ele só no emulador e depois de gastar umas 50 fichas virtuais.
Não bastasse o fato dele tirar metade da sua vida com 1 golpe e ter uma velocidade absurda, o cara dava seu icônico AGARRÃO que pegava até contra voadora, se você ousasse respirar a 1km de distancia ele te dava um agarrão instantâneo.



(a partir de 1:30)
Perceba que até no trailer do Geese no Tekken os caras deram enfase nesse agarrão fdp :kkk:kkk:kkk

Esse "Loirão americano de kimono chefe do crime organizado" era tão doido que ele tinha uma torre chamada "Geese Tower" que era a maior construção da cidade pq o ego dele era do tamanho de alguém que queria colocar uma p*roca de concreto que pudesse ser vista de qualquer lugar, no final do FF1 ele perde a luta e cai do topo dessa torre...

E sobrevive :kkk:kkk:kkk
Os caras usavam cheat até na história canônica.

Nesse caso como ele era o CHEFÃO e não dava pra jogar com ele (então não tinha como escolher em um contra entre 2 jogadores), dava até pra aceitar essa roubalheira toda como o motivo dele ser o cara mais foda do lugar, fazia parte do personagem ser tão forte.



Os chefe da SNK eram sempre assim, tanto que:

BDLgUfG.jpg
 

seifervll

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Só um detalhe, quando se diz que era "normal", quer dizer que acontecia bastante, em quase todos casos. Não necessariamente que se concorda ou acha "melhor". Porém como muitos disseram, era perceptível que havia algo errado, mesmo assim, a gente encarava o desafio. Até porque, se haviam "roubos" pra CPU, também haviam as "falhas" de IA. Quem aí nunca explorou isso? Quem nunca ganhou de Zangief e Balrog simplesmente pulando neutro com chute sem parar? Ou ficar mashando botão fraco pra fazer o Guile pular? Pra cada personagem acabava-se adotando uma estratégia.

Ou seja, não adiantava ficar "estudando" o jogo contra a CPU para depois aplicar em um player, eram situações diferentes.


E os danos mortais da KOF95, fora o Sr Rugal... :kkk



Em off mas vale a pena conferir o canal do Art, canal dedicado a análises detalhadas das KOF até a 99, muita informação e referência que muito nego raiz por ai não sabia sobre a série. Esse mostra os bugs e danos da KOF95


Verdade, acho que em termos de Boss nenhum superava o Rugal na época. Praticamente não podia fazer nada, esperou morreu, pulou morreu.
 

Sega&AMD

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Rugal de 94 se vence enchendo o turbo, tu começa a encher ele vai encher também, aí tu para, e ele continua, nesse meio tempo tu pula e desfere um combo, depois repete o processo, caso não tenha jeito, fique esquivando das magias e ganhe no tempo.

Rugal de 95 se vence usando a seguinte estratégia, pule diagonal c+d, para desferir o chute explosivo (chamado aqui na regia de ''hyper'') o rugal vai esquivar, aí tu cata no balão, repita o processo, demora aprender, mas depois fica fácil.

Rugal 98: fique longe dele e pule parado, ele vai desferir o ''shuryuken'' corre e desfira o combo, repita.

Krizalid de 99 se vence da seguinte forma, vai para o canto, ele vai ficar mandando magia, espere até chegar perto, tipo 3 passos, pule com sombra invertendo sobre ele, ele vai dar o shoryuken e vai errar, volte correndo e bata nele pelas costas, vai para o outro canto, ele chega perto, pula com sombra invertendo e repita o processo.
 

PicaPauBiruta

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Um jogo desafiador só tem proposito se ele puder comunicar ao jogador onde ele falhou e porque para que ele possa trabalhar essa falha e continuar melhorando jogo.
Se o jogo trapaceia, literalmente quebrando as regras para matar o jogador, só vai gerar frustração.
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Street Fighter 2 e suas diversas versões, King Of Fighters ,toda a trilogia do Mortal Kombat tinham isso, e ninguém ficava de mimimi chorando pedindo para o desenvolvedor diminuir a dificuldade, a galera encarava o desafio na marra, virava uma questão de honra vencer da máquina apelona.

Todos naquela época sabiam que a máquina roubava, mas mesmo assim ninguém ficava enchendo o saco, uns abandonavam, outros encaravam e venciam, assim era a vida nos anos 80 e 90, tudo na raça !!!

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