O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Carta aberta aos jogos em mundo aberto

SolidEdgard

Eu aumento, mas não invento!
VIP
Mensagens
34.255
Reações
62.299
Pontos
1.694
Gosto muito de vocês, gastei inúmeras horas a jogar-vos, mas honestamente já começo a ficar farto. Sim, eu sei que a culpa não é vossa! Vocês são meramente uma vítima num sistema capitalista que explora qualquer fórmula de sucesso até à exaustão. Não é uma forma saudável de negócio, mas os lucros falam mais alto. Espremer a vaca até à morte e passar de seguida para próxima vaca leiteira. É assim o estado dos videojogos, é assim o estado do sistema em que vivemos. Os mundos abertos (ou open-world se preferirem o termo original em inglês) tornaram-se em palavras quase obrigatórias para tornar qualquer jogo mais apetecível, são palavras que chamam a atenção e que vendem.

Actualmente, o vosso género nunca foi tão comum. Digo mais, são uma praga! Nem sempre foi assim. O primeiro estúdio a especializar-se em vocês foi a Rockstar Games com Grand Theft Auto (GTA). O esmagador sucesso que a série alcançou depois de Grand Theft Auto 3, que revolucionou para sempre os jogos em mundo aberto, tornou-vos altamente apetecíveis, no entanto, naquela época criar um jogo como vocês não era uma tarefa ao alcance de qualquer equipa devido às limitações do hardware. Foi na geração seguinte, com a PS3 e Xbox 360, que vocês começaram a alastrar-se.

O vosso sucesso contínuo, com excelentes exemplos como Assassin's Creed 2, Red Dead Redemption, Batman Arkham City, The Elder Scrolls IV: Skyrim, Fallout 3, Far Cry 3, inFamous, Just Cause 2, ditou que as editoras começassem a apostar cada vez mais em vocês. De facto, a vossa premissa, para quem cresceu numa época em que os jogos ainda tinham bastantes limitações, é fantástica. Posso ir para qualquer lado, alcançar o cimo daquela montanha ou edifício no horizonte, espalhar o caos, roubar veículos, visitar cidades e aldeias diferentes! Isto soa mesmo bem. No entanto, como já diz o ditado, tudo o que é demais é erro. Infelizmente, vocês, os jogos em mundo aberto, são demasiados para o próprio bem do género.

ghost_recon_breakpoint


A geração da PS4 e Xbox One é o vosso apogeu, mas é também o momento em que o declínio começou. São muitos os jogos em que o factor em mundo aberto não acrescentam nada a experiência. Em muitos casos, ser mundo aberto é meramente uma artimanha para prolongar artificialmente a longevidade. Já estou farto de jogos do vosso género em que o mapa é populado por objectivos e missões secundárias exactamente iguais, só mudando o local. Noutros casos, encontramos mundos enormes sem vida. De que é que vale ter um mapa gigantesco se 90% do que existe lá é desinteressante? Depois, há ainda os jogos que acham que têm que ter tudo e mais alguma coisa para não ficar atrás dos outros. Sublinhem isto, menos é mais!
"De que é que vale ter um mapa gigantesco se 90% do que existe lá é desinteressante?"
Ainda por cima, as más companhias não vos ajudaram! Desde que ficaram amigos dos jogos como serviço, a vossa imagem ficou pior. Os jogos como serviço até são boas pessoas, mas requerem uma combinação cuidada. Há amizades que devem ser bem pensadas e geridas.

Com esta geração a terminar e com a próxima cada vez mais perto, espero que vocês voltem a brilhar, não porque será possível ter mapas ainda maiores, mas pela oportunidade para implementar melhorias na vivacidade, nos detalhes, na inteligência artificial e em consequências palpáveis para as nossas acções. Enfim, quero mundos abertos mais complexos na forma como estão construídos, e não confundas isto com uma camada exagerada de mecânicas. O que nesta geração aconteceu, salvo raras excepções, foi um mau uso da tecnologia disponível. Vocês tornaram-se dinheiro fácil e o efeito foi nefasto. Foram usados e abusados por várias editoras. Já pensaram na hipótese num processo legal contra elas?


Fonte
 

pavomba

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.011
Reações
23.078
Pontos
1.114
Boa carta, Open World hoje virou artimanha e porque associam linearidade a algo inferior.

GaaS é algo que na realidade já existia há muitos anos em jogos com enfoque online, hoje virou sinônimo de empresa querendo lucrar horrores sem fazer qualidade.
 

MalleoBH

Lenda da internet
Mensagens
33.473
Reações
59.764
Pontos
1.724
Quero ver o open world da From Software em Elden Ring.

Nem sou muito fã de open world, mas o que desgasta é a execução sem necessidade, a modinha e a prolongação do game.

E acho que não vão diminuir na next gen.
 


Colorado10

Bam-bam-bam
Mensagens
1.087
Reações
2.462
Pontos
453
Eu gosto de jogos com open-world, mas o problema é um número infindável de sidequests idiotas que esses jogos tem.

Gaas é um lixo que eu nem chego perto.
 

Uzumaki.Luffy

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
12.896
Reações
28.667
Pontos
803
Joguei poucos open world nessa gen e já enjoei.

Antigamente que era bom, quando esse tipo de jogo era exceção e não regra.Prefiro mil vezes jogos lineares e "curtos", com no máximo umas doze horas de duração e que tenha um bom fator replay do que um open world exageradamente longo.
 

ᴇʟʏsɪᴜᴍ

Zima Blue
VIP
Mensagens
28.533
Reações
56.875
Pontos
1.003
Tem os bons, tem os ruins. Nada demais. Vai de se encaixar com a proposta da obra e com o seu gosto. É só jogar os lineares e problema resolvido.
 

sebastiao coelho neto

Lenda da internet
Mensagens
23.824
Reações
54.879
Pontos
1.839
Na boa? isso é só mimimi. Está cansado de jogar Open Worlds? Não jogue, oras! Ahh, mas tem que jogar OWs porque é o trabalho dele. Bem, nem todo trabalho tem que ser agradável, não? Eu trocaria o meu pelo do editor da carta na hora!

Além disso, essa carta aberta demanda que outras empresas deem o primeiro passo e isso não vai acontecer. Eu até imagino a Rockstar replicando a carta aos quatro ventos e falando "Parem de fazer jogos de mundo aberto!" e na mesma hora pensando "Que eu vou continuar lançando os meus GTAs e RDRs por aqui, otários!"
 

bróðir

Master Distiller
Mensagens
46.116
Reações
46.311
Pontos
1.934
problema não é open world

é igual cabaçø q destila ódio em FPS.

problema é pew pew genérico, problema é fetch quest, mapa insanamente lotado de coisas inúteis a la assassins creed e far cry...

essas bostas aí queimam o filme
 

Falken

Poetry & Games
Mensagens
6.363
Reações
21.723
Pontos
603
Bla bla blah que frescura do caramba. Se pegou tanto asco assim é só não jogar, tem um montão de jogo linear por aí tbm, aliás hoje em dia tá bem mais diversificado em termos de estilos e possibilidades. Besides, nenhum open world te obriga a completar side quest ou passear sem rumo no mapa, vc pode muito bem se concentrar nas missoes principais.
 

Insatisfeito123

Veterano
Mensagens
723
Reações
878
Pontos
128
A questão não é o “só não jogar”, o problema é que esse modismo se alastra e acaba prejudicando as pessoas que não gostam, pois franquias consagradas acabam querendo surfar nessa onda também. Olhe a porcaria que ficou MGSV.

Graças a Deus existem empresas como Capcom e ND que ainda lançam as suas pérolas lineares.
 

ᴇʟʏsɪᴜᴍ

Zima Blue
VIP
Mensagens
28.533
Reações
56.875
Pontos
1.003
Bla bla blah que frescura do caramba. Se pegou tanto asco assim é só não jogar, tem um montão de jogo linear por aí tbm, aliás hoje em dia tá bem mais diversificado em termos de estilos e possibilidades. Besides, nenhum open world te obriga a completar side quest ou passear sem rumo no mapa, vc pode muito bem se concentrar nas missoes principais.
E geralmente tem fast travel. Eu foco nas principais e pronto. Não entendo esse problemão todo. É ruim quando o jogo te força a fazer secundárias repetitivas para avançar nas principais. Mas firulas e encheção de linguiça tem até em jogo linear. Só ver os vários momentos de caminhadinha e papo furado em Uncharted, The Last of Us e God of War.
 

Sega&AMD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.708
Reações
13.740
Pontos
803
quando eu fiz a carta aberta para Sega, ninguém da midia gamer publicou

mas achei interessante, espero que o que eles postaram repercuta, nas demais midia para mudar esse quadro.
 

Passo's

Lenda da internet
Mensagens
31.511
Reações
33.022
Pontos
1.674
Esse choro contra open world já vai fazer uma década quase e só aumenta a quantidade.

Já deveriam ter lidado com isso faz muito tempo, é uma evolução natural técnica.



E deem nomes aos bois, "ah mais tal jogo seria melhor linear", tipo quais?


O problema do MGSV não é ser open world caso venham citar, foi a konami interromper o desenvolvimento do mesmo.
Tanto que foi eminente demissão ali.
 

Sega&AMD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.708
Reações
13.740
Pontos
803
Além disso, essa carta aberta demanda que outras empresas deem o primeiro passo e isso não vai acontecer. Eu até imagino a Rockstar replicando a carta aos quatro ventos e falando "Parem de fazer jogos de mundo aberto!" e na mesma hora pensando "Que eu vou continuar lançando os meus GTAs e RDRs por aqui, otários!"

esse é o segredo, é igual aos coachings não faça faculdade ! aí tu pesquisa, o cara colocou o filho dele na mais conceituada universidade que o dinheiro pode pagar hehehhehe
 

matgaudio

Mil pontos, LOL!
Mensagens
7.555
Reações
5.150
Pontos
1.064
somente a Rockstar tem a capacidade de fazer games nesse estilo mundo aberto.


nenhuma outra.


joguei Witcher e Horizon (vou nem mencionar os Infamous, pois aquilo lá não conta), e agora peguei o RDR2, meu deus, da nem pra comparar.
 

bróðir

Master Distiller
Mensagens
46.116
Reações
46.311
Pontos
1.934
--
somente a Rockstar tem a capacidade de fazer games nesse estilo mundo aberto.


nenhuma outra.


joguei Witcher e Horizon (vou nem mencionar os Infamous, pois aquilo lá não conta), e agora peguei o RDR2, meu deus, da nem pra comparar.


haha e eu não trago witcher nem GTA mas gosto de open world

engraçado como é aleatório de pessoa pra pessoa. Eu já prefiro mais o Breath of the Wild, RDR e agora super aguardando DS pra fazer nada mesmo.

só tenho desgosto pelos open words da ubi. De resto é decente pra mto bom.
 

大天使

Veterano
Mensagens
697
Reações
1.657
Pontos
148
Qualquer jogo de videogame vai agradar uns e desagradar outros, não importa como seja.

Por exemplo: Red dead redemption 2 é um jogo open world super detalhado, cheio de coisas pra fazer. Mas uns não vão gostar por ser um jogo "lento" ou porque não tem a temática que agrada o determinado jogador.

E eu acho importante que o jogo tenha bastante coisa mesmo. Não quero pagar mais de 100 reais pra jogar um jogo que acaba super rápido ou que tenha quase tudo como DLC, ou que seja tudo repetitivo.

Mas se você não está satisfeito com tal categoria de jogo, basta não comprar. Não tem mistério.
 

Megazordi64

Mil pontos, LOL!
Mensagens
19.379
Reações
34.087
Pontos
1.053
O maior problema dos jogos openworlds é que as desenvolvedoras grande parte das vezes usam level design de jogos lineares.

Maior exemplo disso é o Red Dead Redemption 2 e o Horizon Zero Dawn que colocam um pé em cada canoa, querem entregar um mapa openworld e ao mesmo tempo uma experiência narrativa dos jogos lineares, no final não fazem nada com o seu potencial máximo, já foi a época que era legal openworlds só com foco na ambientação.

Na minha opinião ambos possuem openworlds que não se justificam, acredito até que o level design seria melhor trabalhado se fossem lineares como o Uncharted 4, Dark Souls 3 e God of War 4.

Agora, quando o level design é pensado exclusivamente para tirar proveito do openworld surgem bons jogos como Zelda Breath of the Wild e The Wicher 3.
 

Sega&AMD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.708
Reações
13.740
Pontos
803
O maior problema dos jogos openworlds é que as desenvolvedoras grande parte das vezes usam level design de jogos lineares.

Maior exemplo disso é o Red Dead Redemption 2 e o Horizon Zero Dawn que colocam um pé em cada canoa, querem entregar um mapa openworld e ao mesmo tempo uma experiência narrativa dos jogos lineares, no final não fazem nada com o seu potencial máximo, já foi a época que era legal openworlds só com foco na ambientação.

Na minha opinião ambos possuem openworlds que não se justificam, acredito até que o level design seria melhor trabalhado se fossem lineares como o Uncharted 4, Dark Souls 3 e God of War 4.

Agora, quando o level design é pensado exclusivamente para tirar proveito do openworld surgem bons jogos como Zelda Breath of the Wild e The Wicher 3.

sinto que tu usa errado o termo linear e open world, seus 3 exemplo de jogo linear, são bem abertos e amplos. eu entendo linear um jogo como Crysis 3, tu faz um missão num navio cargueiro, depois muda de fase para um fase de floresta...em jogos open world não tem isso, é mais limitado a exp. No fim grande partes dos chamaos open worlds são lineares tb, pois a história, exigi-se que pontos específicos sejam feitos para o jogo prosseguir. Madmax é um exemplo mapa ''infinito'' mas não tem nada p se fazer lá
 

Delphinus

Enjoy Yourself!
VIP
Mensagens
16.936
Reações
41.276
Pontos
1.003
Bioshock é ''linear'' mas é uma delicia, agora haja paciencia naquela b*sta de RDR ou NFS U2 que coloca missão na ponta norte do mapa e vc ta na ponta sul. lá vai o jogador otário perder 10/15 mins para ivr, para precisar voltar a outra ponta extrema do mapa
 

carloshfc

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.133
Reações
27.123
Pontos
1.053
O maior problema dos jogos openworlds é que as desenvolvedoras grande parte das vezes usam level design de jogos lineares.

Maior exemplo disso é o Red Dead Redemption 2 e o Horizon Zero Dawn que colocam um pé em cada canoa, querem entregar um mapa openworld e ao mesmo tempo uma experiência narrativa dos jogos lineares, no final não fazem nada com o seu potencial máximo, já foi a época que era legal openworlds só com foco na ambientação.

Na minha opinião ambos possuem openworlds que não se justificam, acredito até que o level design seria melhor trabalhado se fossem lineares como o Uncharted 4, Dark Souls 3 e God of War 4.

Agora, quando o level design é pensado exclusivamente para tirar proveito do openworld surgem bons jogos como Zelda Breath of the Wild e The Wicher 3.
God of War 4 e DS3 lineares?[emoji848]

Enviado de meu SM-G9650 usando o Tapatalk
 

Megazordi64

Mil pontos, LOL!
Mensagens
19.379
Reações
34.087
Pontos
1.053
sinto que tu usa errado o termo linear e open world, seus 3 exemplo de jogo linear, são bem abertos e amplos. eu entendo linear um jogo como Crysis 3, tu faz um missão num navio cargueiro, depois muda de fase para um fase de floresta...em jogos open world não tem isso, é mais limitado a exp. No fim grande partes dos chamaos open worlds são lineares tb, pois a história, exigi-se que pontos específicos sejam feitos para o jogo prosseguir. Madmax é um exemplo mapa ''infinito'' mas não tem nada p se fazer lá

Lineares são jogos straight forward.

Apesar de ter a possibilidade de retornar a áreas anteriores Dark Souls 3 e God of War são bem straight forward.

Quando digo que o Red Dead Redemption 2 tem o level design de um jogo linear é que se pegar a parte mais importante do jogo que são as missões e destacá-la do mapa openworld a perda seria mínima.

A Rockstar tecnicamente fez um mapa openworld incrível, mas o level design para usufruir dele é pobre. A sua única importância é a de criar a ambientação e isso é muito pouco para os padrões atuais.

A Nintendo no Zelda Breath of the Wild usa o openworld do Zelda Breath of the Wild em prol da exploração.

A CD Projekt usa no The Witcher 3 em prol da narrativa, quebrando a história em vários pedaços e espalhando por todo o mapa.

Já Red Dead Redemption 2 não usa a favor de nada, a parte mais importante do jogo que são as missões principais são bem lineares. O jogo não perderia muito valor se tivesse o formato do Uncharted 4, poderia perder na ambientação, mas ganharia na jogabilidade mais refinada podendo trabalhar melhor por exemplo o cover.

Acho a mesma coisa do Horizon Zero Dawn, as partes que o jogo mais brilha são as missões principais e as dungeons que são bem lineares também.

God of War 4 e DS3 lineares?[emoji848]

Enviado de meu SM-G9650 usando o Tapatalk

Expliquei isso já.

"Apesar de ter a possibilidade de retornar a áreas anteriores Dark Souls 3 e God of War são bem straight forward."

São jogos que essencialmente são lineares, flertam um pouco com backtracking pra dar recompensas ao jogador, porém se a pessoa quiser só experimentar a main quest, que é onde brilham, são bem straight forward.
 
Ultima Edição:

Megazordi64

Mil pontos, LOL!
Mensagens
19.379
Reações
34.087
Pontos
1.053
Spider-Man é outro exemplo de jogo que faz bom uso do openworld.

Apesar da main quest ser bem linear e as side-quests serem pouco inspiradas, a cidade é importante em dois pontos que vão além da ambientação:

1. Como os movimentos do Homem Aranha exigem um espaço maior para serem realizados faz sentido o uso do openworld, caso contrário teriam que criar muitas fases enormes, desta forma reaproveitam o mesmo mapa várias vezes.

2. Parte da diversão do jogo está na travessia da cidade usando as teias.

Acho que falta isso aos desenvolvedores de jogos openworld atualmente, se perguntarem sempre antes de começar um projeto "por que eu deveria usar o formato openworld aqui além da ambientação? Como posso deixar o level design melhor fazendo uso dele?"
 

dinobass

Bam-bam-bam
Mensagens
2.748
Reações
3.150
Pontos
453
Open bom mesmo são poucos, podemos citar 10 nessa geração? Com certeza não... Esses Far Cry e Ac da vida ninguém aguenta mais mais, cheio de missões pateticas e chatas, prefiro muito mais um Uncharted 4 semi linear do que essas tranqueiras da Ubi, olha Watch dogs, que jogo ruim do caramba.
 

Passo's

Lenda da internet
Mensagens
31.511
Reações
33.022
Pontos
1.674
Lineares são jogos straight forward.

Apesar de ter a possibilidade de retornar a áreas anteriores Dark Souls 3 e God of War são bem straight forward.

Quando digo que o Red Dead Redemption 2 tem o level design de um jogo linear é que se pegar a parte mais importante do jogo que são as missões e destacá-la do mapa openworld a perda seria mínima.

A Rockstar tecnicamente fez um mapa openworld incrível, mas o level design para usufruir dele é pobre. A sua única importância é a de criar a ambientação e isso é muito pouco para os padrões atuais.

A Nintendo no Zelda Breath of the Wild usa o openworld do Zelda Breath of the Wild em prol da exploração.

A CD Projekt usa no The Witcher 3 em prol da narrativa, quebrando a história em vários pedaços e espalhando por todo o mapa.

Já Red Dead Redemption 2 não usa a favor de nada, a parte mais importante do jogo que são as missões principais são bem lineares. O jogo não perderia muito valor se tivesse o formato do Uncharted 4, poderia perder na ambientação, mas ganharia na jogabilidade mais refinada podendo trabalhar melhor por exemplo o cover.

Acho a mesma coisa do Horizon Zero Dawn, as partes que o jogo mais brilha são as missões principais e as dungeons que são bem lineares também.



Expliquei isso já.

"Apesar de ter a possibilidade de retornar a áreas anteriores Dark Souls 3 e God of War são bem straight forward."

São jogos que essencialmente são lineares, flertam um pouco com backtracking pra dar recompensas ao jogador, porém se a pessoa quiser só experimentar a main quest, que é onde brilham, são bem straight forward.
Dark souls 3 e God of War 4 tem caminhos alternativos, backtracking obrigatório e regiões amplas. Além de poder inverter ordem do que faz as coisas e as mesmas macroregiões com vários caminhos.
Fora que vários desses caminhos alternativos são opcionais, é interconexão de macro regiões.

É que nem dizer que um Castlevania SOTN é linear.

Uncharted 4 que é linear.

DS3 se remover teleports e encostas os mapas(físicamente um dos outros) vira um tipo de DS1
dsmap-1024x519.jpg


Ou bloodborn
9883f735382a3da6e91eceab701cc5c1.jpg








Entre um Open world e um jogo linear não existe um mero degrau de diferença, não é preto e branco.
Existe sub degrais de open-world.
 

Megazordi64

Mil pontos, LOL!
Mensagens
19.379
Reações
34.087
Pontos
1.053
Dark souls 3 e God of War 4 tem caminhos alternativos, backtracking obrigatório e regiões amplas. Além de poder inverter ordem do que faz as coisas e as mesmas macroregiões com vários caminhos.
Fora que vários desses caminhos alternativos são opcionais, é interconexão de macro regiões.

É que nem dizer que um Castlevania SOTN é linear.

Uncharted 4 que é linear.

DS3 se remover teleports e encostas os mapas(físicamente um dos outros) vira um tipo de DS1
dsmap-1024x519.jpg


Ou bloodborn
9883f735382a3da6e91eceab701cc5c1.jpg








Entre um Open world e um jogo linear não existe um mero degrau de diferença, não é preto e branco.
Existe sub degrais de open-world.

Desculpa, mas não vejo nenhuma semelhança do God of War 4 e Dark Souls 3 com Symphony of the Night. Pra mim isso é querer forçar demais a mão.

O "backtracking" obrigatório que você fala é quando algo da errado e você volta a uma área anterior, mas de lá segue por um caminho completamente novo.

God of War 4 é muito straight forward na sua main quest e isso não necessariamente é ruim, tem jogos que são chatos justamente por terem muito backtracking.

Somente no Dark Souls 1 posso ver semelhança com o Castlevania que citou, tanto o 2 quanto o 3 são bem lineares.
 
Ultima Edição:

Passo's

Lenda da internet
Mensagens
31.511
Reações
33.022
Pontos
1.674
Desculpa, mas não vejo nenhuma semelhança do God of War 4 e Dark Souls 3 com Symphony of the Night. Pra mim isso é querer forçar demais a mão.

O "backtracking" obrigatório que você fala é quando algo da errado e você volta a uma área anterior, mas de lá segue por um caminho completamente novo.

God of War 4 é muito straight forward na sua main quest e isso não necessariamente é ruim, tem jogos que são chatos justamente por terem muito backtracking.

Somente na primeira metade do Dark Souls 1 posso ver semelhança com o Castlevania que citou.
DS3 tu pode ir diretamente para lotric castle e a biblioteca.Pode ir nas catacumbas e esbarrar no muro do boreal valley pra ter de voltar todo caminho a road of sacrifices pra ai entrar na catedral(e pegar a boneca pra passar o muro)

Outro jogo que faz o mesmo estilo é DarkSiders 1, nesse caso faz mais semelhança ainda com castlevania já que você vai liberando habilidades para passar por outros caminhos das regiões anteriores com portal gun, pulo com asas, etc.(que nem sotn faz com pulo duplo, morcego, fantasma, etc)
 
Topo Fundo