O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Menos de 2% jogam em 4k na Steam

Anomia

Ser evoluído
Mensagens
50
Reações
79
Pontos
29
Sobre Console x PC 30 fps: É inegável que os 30 fps dos consoles são muito mais fluídos que os 30 fps no PC, no PC os mesmos 30 fps dá aquele sensação de arrastão na tela, isso não acontece nos consoles.

Isso acontece pois a mais popular forma de travar os frames no PC é o combo Vsync+RTSS 30fps. Porém não acho nem de longe a mais adequada tendo em vista que vc está limitando seu jogo a 30 quadros, porém esses quadros estão sendo distribuídos em 60Hz ( intervalos) da tela, portanto por mais que o gráfico do Riva esteja mostrando que os quadros estão sendo entregues em exatos 33.3 milisegundos por quadro, o encaixe desses quadros não estão sendo perfeitamente distribuídos nos intervalos da tela e você não vai ter uma experiencia suave.

Outra forma para usuários Nvidia é uma ferramenta nativa disponível no próprio painel nvidia chamado NVidia adaptive sync half refresh rate, não vou explicar como funciona as diferentes variações do Vsync, porém o que essa variação faz especificamente é travar a taxa de atualização da sua tela pela metade. no caso de 60Hz para 30Hz, portanto você terá uma distribuição perfeita de quadros na tela, por mais que a ferramenta de monitoramento do RIVA mostre a linha do frame time se comportando de maneira irregular, acredite no que seus olhos estão vendo, aquela é a melhor forma de ritmo de quadros que você pode obter.

O maior problema para mim de se usar o NVidia adaptive half refresh rate são dois, o seu tempo de resposta ( input lag ) vai ser um pouco mais lento e algo que pode acontecer é vc ter quedas de FPS abaixo dos 30fps (geralmente em cutsenes renderizadas), isso faz com que vc obtenha screen tearing na tela, o que não é nada agradável.

Com uma outra ferramenta chamada Nvidia inspector vc consegue utilizar o vsync padrão (standard) + half refresh rate ( não adaptive ) e isso resolve o problema do screen tearing em eventuais quedas de FPS, porém continua com o problema de input lag.

A combinação das técnicas vsync padrão half refresh rate (nvidia inspector)+ RTSS 30fps cap vc resolve o problema do input lag e me parece uma solução mais sofisticada, porém vc vai ter um framepacing sensivelmente pior.

Não a uma forma global de trava de frames no PC, porém a melhor técnica que eu decidi utilizar é a simples capagem da frequência da tela pelo Nvidia inspector com a opção standard vsync half refresh rate, por mais que o input lag exista ( não sou perceptível a isso ) é a forma que me parece melhor entregar os quadros de maneira ritimada próximo aos que os consoles conseguem.

Por fim é bom entender que os 30fps dos consoles tem muito mais coisas envolvidas do que muitos MasterRacer conseguem entender, tudo é projetado para que a entrega de quadros seja feita com frametime constante e a taxa de quadros não sofra oscilações bruscas, coisa que no PC é mais difícil evitar a não ser que use técnicas como eu citei.

Engraçado como existe uma divisão PC x Console e uma "casta social" é ignorante sobre a outra. Vocês já jogaram com console em TV top de linha? Não estou falando de uma tv 4k LG/Samsung das casas bahia, estou falando de TV top de linha, fica lindo e gratificante jogar console nessas TV.

Vejo pessoas gastando horrores em um PC MasterRacer e usando um monitor "IPS" ou pior "TN" com contraste cagado de 1000:1 onde você mal explora aquele lindo gráfico que seu PC renderizou por estar em uma tela com contraste baixo.
 
Ultima Edição:

nominedomine

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.422
Reações
51.458
Pontos
1.254
30 fps no PC não é a mesa coisa de 30 fps no console. PC costuma ser cheio de problemas de stuttering/estabilidade, você precisa ter uma folga muito maior. No console é possível a desenvolvedora fazer o jogo com os 30fps em mente (muitas fazem cagadas, mas no PC é uma tarefa extremamente mais complicada e quase impossível sem apelar para a força bruta).

Eu tenho TV de 4K e 1080p e o PS4 Pro. A maior diferença que eu sinto eu acredito que é do HDR(a TV de 4K da uma sensação de claridade maior, mas não sei se isso é pela resolução que o jogo foi renderizado até porque no PC pro não é 4K nativo). Na TV de 1080p o console costuma fazer um down sampling e o resultado fica bom também.

Nenhum jogo que eu jogo eu paro e penso "ta feio isso", na geração passada isso de fato acontecia, eu lembro de estar jogando uma porrada de jogos cuja o festival de serras agredia os olhos, mesmo jogos gigantes como RDR. Hoje de cabeça, Bloodborne tem um problema de shimmering que você nota de cara mas depois esquece, isso é muito mais por conta da From não manjar das putarias gráficas do que qualquer outra coisa e até onde eu sei Bloodborne não teve patch para rodar no PS4 Pro. Uncharted 4 tem um problema que eu imagino vem da forma como tentam aumentar a resolução que faz com que objetos muito próximos da camera ficam todos cagados como movimentos rápidos(jogando em Full HD eu não notei esse problema, só reparei jogando na TV de 4K).
 
Ultima Edição:
Topo Fundo