O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[backfire news] Ford e GM perdem clientes por foco só em crossovers, picapes e SUVs

Coffinator

Mil pontos, LOL!
Mensagens
63.058
Reações
182.356
Pontos
1.029
Ford e GM perdem clientes por foco só em crossovers, picapes e SUVs

Um relatório feito pelo site Edmunds, especializado no mercado americano, apontou que as montadoras Ford e GM perderam clientes com as mudanças de estratégias de produto, tocadas desde o último ano.

A pesquisa foi feito com clientes dos modelos Chevrolet Cruze e Ford Focus, que já deixaram o mercado americano. Destes, 42% decidiram não seguir o caminho que as marcas de Detroit e Dearborn imaginaram. Nesse caso, a ideia de Ford e GM era que estes clientes seguiriam a lógica do mercado, indo para os utilitários esportivos, mas isso não ocorreu. E pior, parte desses que decidiram ficar no segmento de automóveis de passeio, migraram para outras marcas.

No caso do Chevrolet Cruze, a GM perde 23% dos clientes para outras bandeiras. No caso do Focus, a Ford viu 31% de seus compradores indo até os revendedores da concorrência. Se a perda ainda não parece ser importante, talvez já prevista pelas duas montadoras, analistas dizem o contrário.
VEJA TAMBÉM:

Nesse segmento, que nos EUA é conhecido como de compactos, 9,1% das vendas até setembro pertencem à essa categoria. Porém, ela é a mais representativa entre os carros de passeio e eles falam que Ford e GM terão prejuízos enormes a longo prazo.
Ford e GM perdem clientes por foco só em crossovers, picapes e SUVs

O motivo é que estes clientes estão entre os mais fiéis às marcas e eles mudaram. Ford e GM priorizam o lucro garantido com SUVs e crossovers em detrimento do market share maior, com portfólios e vendas mais amplos. Ao longo prazo, a mudança radical visa obter mais dinheiro para o financiamento de carros elétricos e autônomos. No agora, a lealdade dos clientes de Cruze e Focus está caindo nos últimos meses.

O número de donos de Cruze que trocaram seus carros por outros da Chevrolet caiu de 57% em 2016 para 45% em 2019. No caso do Focus, a queda foi de 40% para 33%. Ou seja, nessa história, que anda levando os louros é Toyota Corolla e Honda Civic, os japoneses que mais recebem clientes vindos de Ford e Chevrolet. A mudança parece óbvia nesse caso, mas se pensarmos que parte desses clientes foi para Jeep Renegade, Hyundai Kona e Subaru Crosstrek nos últimos três anos, parece que o tiro saiu pela culatra. E isso que estamos falando apenas de donos de Cruze e Focus que mudaram de lado…

A pesquisa ainda apontou que estes são os que têm grana extra para mudar de segmento, mas aqueles que estão no primeiro ou segundo carro, quando não acham essa opção em Ford e Chevrolet, vão mesmo para a concorrência e, no futuro, dificilmente sairão de lá.
+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
Tragédia anunciada.
 

mxs

Supra-sumo
Mensagens
567
Reações
1.062
Pontos
179
Isso quando estava sendo anunciado já era esperado que acontecesse. Me impressiona como Ford e GM seguiram com o plano pensando que não fosse acontecer.

Uma hora a conta chegará.
 

overoad

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.122
Reações
28.757
Pontos
1.409
No caso da Ford especificamente: o que mais matou o Focus não foi a onda de suvs e sim o powershift. Aquela m**** ferrou completamente com o carro.
Tanto que o fusion é um veículo bem interessante - muito melhor, por exemplo, que um Toyota camry.
Mas a credibilidade da marca foi lá pra baixo com esse câmbio tenebroso.

Enviado de meu SM-A705MN usando o Tapatalk
 


geist

Lenda da internet
Mensagens
22.448
Reações
91.030
Pontos
1.503
E mais ainda quem investir em carro elétrico!
É um caminho inevitável, graças a Deus.
Mudei muito minha opinião em relação a isso. Vendo os vídeos do ADG sobre consumo e sobre o Toyota RAV4 híbrido eu acredito que será benéfico para nós consumidores. Não tem como mais ter veículo gastão, já basta o valor dele e os impostos.
 

javagod

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
7.573
Reações
13.067
Pontos
1.189
É um caminho inevitável, graças a Deus.
Mudei muito minha opinião em relação a isso. Vendo os vídeos do ADG sobre consumo e sobre o Toyota RAV4 híbrido eu acredito que será benéfico para nós consumidores. Não tem como mais ter veículo gastão, já basta o valor dele e os impostos.

Híbrido, ok. Não gosto, mas são uma solução viável. Minha ojeriza é para os totalmente elétricos.
 

javagod

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
7.573
Reações
13.067
Pontos
1.189
Por quê? Baterias? Limitação de autonomia e velocidade? Som emulado?

Limitação de autonomia é o principal. Inaceitável para um automóvel, que é a materialização da liberdade plena de ir e vir. E também a dependência e controle maiores pelo fabricante. Se eu compro um carro, ele é meu e o mantenho como quero. Claro que já há eletrônica demais e dependência demais, mas ainda são contornáveis. Os elétricos são o pior desse cenário.
 

overoad

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.122
Reações
28.757
Pontos
1.409
Limitação de autonomia é o principal. Inaceitável para um automóvel, que é a materialização da liberdade plena de ir e vir. E também a dependência e controle maiores pelo fabricante. Se eu compro um carro, ele é meu e o mantenho como quero. Claro que já há eletrônica demais e dependência demais, mas ainda são contornáveis. Os elétricos são o pior desse cenário.
A parte do carregamento é mesmo a maior desgraça.
Olhei as especificações do Chevrolet bolt, que vai ser lançado no Brasil. O carregador que vem com o veículo consegue recuperar 10km por hora de carga. 10 míseros km a cada hora de carga. Se quiser algo melhor, precisa comprar um carregador à parte que não deve ser barato pra conseguir... 40km a cada hora de carga. Que grandessíssima m**** isso.
A autonomia, no ciclo mais econômico, é de até 416km. Imagina que maravilha, tu com essa m**** precisar ir de Porto Alegre a Uruguaiana (630 km de distância). Se tu só tiver o carregador que vem com aquela porcaria, tu vai viajar até São Gabriel), daí é bom colocar a carregar que, em mais 26 horas, tu consegue recarregar o suficiente pra chegar no destino.
Claro, tu pode encontrar algum posto de recarga super rápida no caminho. Te garante 145km a mais de autonomia ao custo de 30 minutos. Ou 80% da carga em 1 hora. Tempo demais pra se perder num posto de recarga pra uma autonomia ridícula.

Por outro lado, um híbrido te permite utilizar o mesmo sistema atualmente encontrado e reduzir o tempo perdido em postos, por conta da maior autonomia. Solução muito melhor.

Enviado de meu SM-A705MN usando o Tapatalk
 
D

Deleted member 35588

A parte do carregamento é mesmo a maior desgraça.
Olhei as especificações do Chevrolet bolt, que vai ser lançado no Brasil. O carregador que vem com o veículo consegue recuperar 10km por hora de carga. 10 míseros km a cada hora de carga. Se quiser algo melhor, precisa comprar um carregador à parte que não deve ser barato pra conseguir... 40km a cada hora de carga. Que grandessíssima m**** isso.
A autonomia, no ciclo mais econômico, é de até 416km. Imagina que maravilha, tu com essa m**** precisar ir de Porto Alegre a Uruguaiana (630 km de distância). Se tu só tiver o carregador que vem com aquela porcaria, tu vai viajar até São Gabriel), daí é bom colocar a carregar que, em mais 26 horas, tu consegue recarregar o suficiente pra chegar no destino.
Claro, tu pode encontrar algum posto de recarga super rápida no caminho. Te garante 145km a mais de autonomia ao custo de 30 minutos. Ou 80% da carga em 1 hora. Tempo demais pra se perder num posto de recarga pra uma autonomia ridícula.

Por outro lado, um híbrido te permite utilizar o mesmo sistema atualmente encontrado e reduzir o tempo perdido em postos, por conta da maior autonomia. Solução muito melhor.

Enviado de meu SM-A705MN usando o Tapatalk
Por esses tipos de problemas é que devemos torcer por maiores investimentos em pesquisa e não para que as empresas se ferrem, conforme o @javagod disse.

Talvez em algum momento poderemos chegar num patamar onde o tempo de carga seja equivalente ao tempo de encher o tanque, ou padronizem as baterias para que as descarregadas sejam trocadas por outras carregadas nos postos, por exemplo.
Acho que tudo é válido pra diminuir a dependência dos combustíveis tradicionais, principalmente no Brasil onde não existe concorrência e os cartéis determinam o preço final ao consumidor.
 

javagod

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
7.573
Reações
13.067
Pontos
1.189
Por esses tipos de problemas é que devemos torcer por maiores investimentos em pesquisa e não para que as empresas se ferrem, conforme o @javagod disse.

Talvez em algum momento poderemos chegar num patamar onde o tempo de carga seja equivalente ao tempo de encher o tanque, ou padronizem as baterias para que as descarregadas sejam trocadas por outras carregadas nos postos, por exemplo.
Acho que tudo é válido pra diminuir a dependência dos combustíveis tradicionais, principalmente no Brasil onde não existe concorrência e os cartéis determinam o preço final ao consumidor.

Minha relação com automóveis vai além da utilitária. Carros elétricos serão a ruína dessa relação. E não é questão de torcida, os próprios fabricantes sabem que o modelo de negócio deve ser outro para viabilizar carros elétricos; será muito mais prestação de serviço de mobilidade que venda de automóveis.
 

RodrigoANBR

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.720
Reações
19.585
Pontos
1.084
Como se o Cruze tivesse vendas representativas perto das caminhonetes para a GM se preocupar com isso..
 

Aldi

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
8.019
Reações
5.636
Pontos
1.164
A parte do carregamento é mesmo a maior desgraça.
Olhei as especificações do Chevrolet bolt, que vai ser lançado no Brasil. O carregador que vem com o veículo consegue recuperar 10km por hora de carga. 10 míseros km a cada hora de carga. Se quiser algo melhor, precisa comprar um carregador à parte que não deve ser barato pra conseguir... 40km a cada hora de carga. Que grandessíssima m**** isso.
A autonomia, no ciclo mais econômico, é de até 416km. Imagina que maravilha, tu com essa m**** precisar ir de Porto Alegre a Uruguaiana (630 km de distância). Se tu só tiver o carregador que vem com aquela porcaria, tu vai viajar até São Gabriel), daí é bom colocar a carregar que, em mais 26 horas, tu consegue recarregar o suficiente pra chegar no destino.
Claro, tu pode encontrar algum posto de recarga super rápida no caminho. Te garante 145km a mais de autonomia ao custo de 30 minutos. Ou 80% da carga em 1 hora. Tempo demais pra se perder num posto de recarga pra uma autonomia ridícula.

Por outro lado, um híbrido te permite utilizar o mesmo sistema atualmente encontrado e reduzir o tempo perdido em postos, por conta da maior autonomia. Solução muito melhor.

Enviado de meu SM-A705MN usando o Tapatalk
Então, mas provavelmente a esmagadora maioria das pessoas fazem um trajeto de mais de 400km 1x no ano e olhe lá, e quando fazem, deve ser pra viajar e terá uma tomada no destino. O cara ja compra sabendo, e na certa vai ter dois carros. Eu ando uns 350km por semana, pra mim um eletrico com 400km de autonomia seria perfeito. Pra quem não é, compra hibrido ou combustão, agora falar que é porcaria, fica difícil.
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.242
Reações
175.652
Pontos
2.234
A parte do carregamento é mesmo a maior desgraça.
Olhei as especificações do Chevrolet bolt, que vai ser lançado no Brasil. O carregador que vem com o veículo consegue recuperar 10km por hora de carga. 10 míseros km a cada hora de carga. Se quiser algo melhor, precisa comprar um carregador à parte que não deve ser barato pra conseguir... 40km a cada hora de carga. Que grandessíssima m**** isso.
A autonomia, no ciclo mais econômico, é de até 416km. Imagina que maravilha, tu com essa m**** precisar ir de Porto Alegre a Uruguaiana (630 km de distância). Se tu só tiver o carregador que vem com aquela porcaria, tu vai viajar até São Gabriel), daí é bom colocar a carregar que, em mais 26 horas, tu consegue recarregar o suficiente pra chegar no destino.
Claro, tu pode encontrar algum posto de recarga super rápida no caminho. Te garante 145km a mais de autonomia ao custo de 30 minutos. Ou 80% da carga em 1 hora. Tempo demais pra se perder num posto de recarga pra uma autonomia ridícula.

Por outro lado, um híbrido te permite utilizar o mesmo sistema atualmente encontrado e reduzir o tempo perdido em postos, por conta da maior autonomia. Solução muito melhor.

Enviado de meu SM-A705MN usando o Tapatalk

Isso só é problemático em países de dimensões imensas, que, como sabemos, não são a regra. Nos países maiores, acho que a solução tá no híbrido mesmo.
O problema do híbrido é o aumento da complexidade. Você tem dois motores pra dar manutenção.
 

f0rg0tten

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
11.125
Reações
17.419
Pontos
1.444
Limitação de autonomia é o principal. Inaceitável para um automóvel, que é a materialização da liberdade plena de ir e vir. E também a dependência e controle maiores pelo fabricante. Se eu compro um carro, ele é meu e o mantenho como quero. Claro que já há eletrônica demais e dependência demais, mas ainda são contornáveis. Os elétricos são o pior desse cenário.

Quem deve resolver esse problema são os carros movidos a hidrogênio (célula de combustível). São mais caros (por km rodado) que elétricos, mais econômicos que a combustão, e podem passar dos 1000km de autonomia.

O problema é que são mais complexos e a armazenagem também não é simples. Mas vejo que pode ser algo viável (principalmente para países como o BR) caso utilizemos algo como o e-bio da nissan (usa etanol para gerar hidrogênio, dispensa algumas peças do motor, tornando mais simples).

 

overoad

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.122
Reações
28.757
Pontos
1.409
Isso só é problemático em países de dimensões imensas, que, como sabemos, não são a regra. Nos países maiores, acho que a solução tá no híbrido mesmo.
O problema do híbrido é o aumento da complexidade. Você tem dois motores pra dar manutenção.
Mais ou menos. Puxando pro nosso país mesmo, pegando Estados pequenos, como RJ, mesmo assim os 416km de autonomia, na melhor situação, é pouco. Poderia ser aceitável em um veículo de baixo valor, mas convenhamos, pagar caríssimo num veículo que te deixa completamente na mão em autonomia é foda.
Claro, entendo que os veículos elétricos atualmente tem como público alvo um bando de riquinho fresco que se faz de preocupado com meio ambiente porque a ponta que ele consome é mais verde (Mesmo que todo o processo de montagem do carro elétrico seja pior do que um a combustão e que a energia elétrica gasta seja tão suja quanto a gerada por um bom ciclo otto), mas vale muito explicar esse tipo de problema gravíssimo pra evitar que um incauto queime um monte de grana numa m**** de veículo que serve só pra inflar ego de ecoidiota.

Enviado de meu SM-A705MN usando o Tapatalk
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.242
Reações
175.652
Pontos
2.234
Mais ou menos. Puxando pro nosso país mesmo, pegando Estados pequenos, como RJ, mesmo assim os 416km de autonomia, na melhor situação, é pouco. Poderia ser aceitável em um veículo de baixo valor, mas convenhamos, pagar caríssimo num veículo que te deixa completamente na mão em autonomia é foda.
Claro, entendo que os veículos elétricos atualmente tem como público alvo um bando de riquinho fresco que se faz de preocupado com meio ambiente porque a ponta que ele consome é mais verde (Mesmo que todo o processo de montagem do carro elétrico seja pior do que um a combustão e que a energia elétrica gasta seja tão suja quanto a gerada por um bom ciclo otto), mas vale muito explicar esse tipo de problema gravíssimo pra evitar que um incauto queime um monte de grana numa m**** de veículo que serve só pra inflar ego de ecoidiota.

Enviado de meu SM-A705MN usando o Tapatalk

Ou não. Por exemplo, eu curto os elétricos e absolutamente não me importo com a pseudo-questão ecológica. O que me agrada são a entrega de torque e a eletrônica embarcada...também tem a questão da diminuição da complexidade do motor e o fato de que o custo por km rodado é ridículo. Mas eles são realmente muito, muito caros.
 

Rafa - Él

Lenda da internet
Mensagens
20.495
Reações
66.331
Pontos
1.554
No caso da Ford especificamente: o que mais matou o Focus não foi a onda de suvs e sim o powershift. Aquela m**** ferrou completamente com o carro.
Tanto que o fusion é um veículo bem interessante - muito melhor, por exemplo, que um Toyota camry.
Mas a credibilidade da marca foi lá pra baixo com esse câmbio tenebroso.

Enviado de meu SM-A705MN usando o Tapatalk

Tenebroso é pouco. O Powershift (que eu apelidei carinhosamente de ''powerSHIT'' rç) foi uma das maiores cagadas já feitas na história da humanidade desde a revolução industrial. Cada vez que ouço, vejo ou leio notícias de que a Ford enfrenta alguma dificuldade em não consigo evitar dar uma risadinha no meu íntimo e soltar um belo de um - ''bem feito, seus jumentos!''...
 

Sephirothrx7

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.406
Reações
2.292
Pontos
1.269
Quero que se ferrem, principalmente dona Ford por ter matado Focus pela modinha suv e câmbio cagado.

Enviado de meu POCOPHONE F1 usando o Tapatalk
 
D

Deleted member 219486

Perdem clientes porque os carros no Brasil já eram caros, agora até os de entrada tão com preços proibitivos.
 

Meemers

Habitué da casa
Mensagens
367
Reações
492
Pontos
73
A parte do carregamento é mesmo a maior desgraça.
Olhei as especificações do Chevrolet bolt, que vai ser lançado no Brasil. O carregador que vem com o veículo consegue recuperar 10km por hora de carga. 10 míseros km a cada hora de carga. Se quiser algo melhor, precisa comprar um carregador à parte que não deve ser barato pra conseguir... 40km a cada hora de carga. Que grandessíssima m**** isso.
A autonomia, no ciclo mais econômico, é de até 416km. Imagina que maravilha, tu com essa m**** precisar ir de Porto Alegre a Uruguaiana (630 km de distância). Se tu só tiver o carregador que vem com aquela porcaria, tu vai viajar até São Gabriel), daí é bom colocar a carregar que, em mais 26 horas, tu consegue recarregar o suficiente pra chegar no destino.
Claro, tu pode encontrar algum posto de recarga super rápida no caminho. Te garante 145km a mais de autonomia ao custo de 30 minutos. Ou 80% da carga em 1 hora. Tempo demais pra se perder num posto de recarga pra uma autonomia ridícula.

Por outro lado, um híbrido te permite utilizar o mesmo sistema atualmente encontrado e reduzir o tempo perdido em postos, por conta da maior autonomia. Solução muito melhor.

Enviado de meu SM-A705MN usando o Tapatalk

É que quem tem um carro elétrico compra ele pra uso urbano, dificilmente o cara vai pegar um elétrico pra fazer grandes viagens.
Sem contar que hoje em dia cada vez mais raro fazer viagens grandes assim de carro, eu ando no máximo 120km de carro, que basicamente é o trajeto até o aeroporto de SP.
Difícil alguém precisar de mais que 400km de locomoção numa viagem hoje em dia. Não acho válido esse argumento contra os carros elétricos.
 

Meemers

Habitué da casa
Mensagens
367
Reações
492
Pontos
73
Mais ou menos. Puxando pro nosso país mesmo, pegando Estados pequenos, como RJ, mesmo assim os 416km de autonomia, na melhor situação, é pouco. Poderia ser aceitável em um veículo de baixo valor, mas convenhamos, pagar caríssimo num veículo que te deixa completamente na mão em autonomia é foda.
Claro, entendo que os veículos elétricos atualmente tem como público alvo um bando de riquinho fresco que se faz de preocupado com meio ambiente porque a ponta que ele consome é mais verde (Mesmo que todo o processo de montagem do carro elétrico seja pior do que um a combustão e que a energia elétrica gasta seja tão suja quanto a gerada por um bom ciclo otto), mas vale muito explicar esse tipo de problema gravíssimo pra evitar que um incauto queime um monte de grana numa m**** de veículo que serve só pra inflar ego de ecoidiota.

Enviado de meu SM-A705MN usando o Tapatalk

Quantas vezes nesse ano você fez uma viagem maior que 400km?
Eu mesmo, não fiz nenhuma.
Acredito que a maioria esmagadora da população tbm não tenha feito...
 

overoad

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.122
Reações
28.757
Pontos
1.409
Quantas vezes nesse ano você fez uma viagem maior que 400km?
Eu mesmo, não fiz nenhuma.
Acredito que a maioria esmagadora da população tbm não tenha feito...
Atualmente não tenho feito mesmo muitas viagens nesse tamanho. Mas já tive época em que fazia quase toda sexta 400km, e outros 400 de volta no domingo.

Mas isso é circunstancial. No RS mesmo tem muita gente com casa de fim de semana na região de Araranguá (241km). Chegando lá, se utiliza o veículo pra ir pro centro e praias, e com o carregador que vem no veículo elétrico se recupera pouca quilometragem durante o tempo que o carro fique parado. Ficaria bastante apertado, se é que seria suficiente pra recuperar.
Não é incomum também o pessoal da metropolitana passar feriadão na Praia do Rosa. São mais de 325km de distância. Nesse caso, seria chegar no local e deixar o carro preso o tempo inteiro na garagem carregando. Me parece pouquíssimo prático.

Mas claro, situações e situações. Eu tenho a ideia de que carro, ainda mais se for caro, tem que cobrir a maior parte de situações possível (tanto é que só tenho comprado suv, que permite andar por estradas bem mais acidentadas que um sedan, além da maior versatilidade do porta malas - que tem que ser grande também... suv com porta malas pequeno eu descarto de cara). Se esses carrinhos de baixa autonomia fossem ao menos com preço similar a um de mesma categoria, daí eu consideraria excelente. Mas pegar carro caro e que não serve pra viajar, acho bastante falho.

Enviado de meu SM-A705MN usando o Tapatalk
 
D

Deleted member 219486

O Onix Plus é um carro barato pro nível de equipamentos e temperatura que entrega

Tenho visto propagandas de canais dos EUA, apesar do câmbio ter tirado nossa referência de poder aquisitivo fico revoltado com os modelos e versões que eles tem por preços módicos.
Na reforma tributária eles precisam revisar isso e "forçar" a indústria a trazer veículos decentes. Em relação a GM vejo que ela tem evoluído mas depois da fama do Onix pegar fogo não sei não, o preço deveria ser menor mesmo assim.
 

javagod

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
7.573
Reações
13.067
Pontos
1.189
Como se o Cruze tivesse vendas representativas perto das caminhonetes para a GM se preocupar com isso..

Falando foi mercado norte-americano, a Silverado vende 500.000 unidades por ano. Ela não é parâmetro de comparação com o Cruze. O Trax é o SUV GM da mesma faixa de preço, e ele vende em torno de 90.000 unidades por ano, enquanto o Cruze vendia 140.000. Corolla e Civic vendem o dobro disso. A GM tirou um veículo com boas vendas de linha e não conseguiu absorver esses clientes.

É que quem tem um carro elétrico compra ele pra uso urbano, dificilmente o cara vai pegar um elétrico pra fazer grandes viagens.
Sem contar que hoje em dia cada vez mais raro fazer viagens grandes assim de carro, eu ando no máximo 120km de carro, que basicamente é o trajeto até o aeroporto de SP.
Difícil alguém precisar de mais que 400km de locomoção numa viagem hoje em dia. Não acho válido esse argumento contra os carros elétricos.

Já eu acho que nunca se viajou tanto de carro como agora. Passagens aéreas caras, o boom de vendas de automóveis no Brasil ainda é recente... Europeus também têm ainda o hábito de viajar de carro. Não tenho números exatos, mas acredito ser algo mais realista que uma demanda mínima por veículos com grande autonomia. E essa autonomia laureada dos novos elétricos só ocorre em situações muito específicas. Na prática, ainda mais em rodovias, é significativamente menor.

Automóveis no sentido "clássico" desses veículos ainda têm algo para mim insubstituível: eu decido para onde e quando vou. Sem obedecer a horários de companhias aéreas, com a companhia que eu quero levar, no ritmo que eu escolher. Se quiser mudar o itinerário, mudo; e por aí vai. É a materialização mais plena de liberdade de ir e vir que há. Basta escolher o combustível certo.
 
Topo Fundo