O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Centro de Artes Outer Space (C.A.O.S.) 2.0 [ Os artistas do 3º milênio ]



Raposaroxa

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.380
Reações
11.626
Pontos
1.064
brokentattoo.jpg
 

Filipović

CroCop
VIP
Mensagens
842
Reações
3.144
Pontos
633
Eu tava vagando por aí na os e me deparei com esse tópico, vi cada desenho maneiro...
vocês desenham bem pra krl
queria ser bom em desenhar, mas sou pior desenhando do que jogando futebol
 

Alberon

YouTube Player
Mensagens
56.028
Reações
105.888
Pontos
1.824
Eu tava vagando por aí na os e me deparei com esse tópico, vi cada desenho maneiro...
vocês desenham bem pra krl
queria ser bom em desenhar, mas sou pior desenhando do que jogando futebol


O negócio é praticar, se praticar todos os dias com certeza você vai notar sua evolução.
Não tem essa história que contam de "talento", claro que algumas pessoas possuem uma facilidade para a coisa, mas até mesmo nesses casos, se ele não treinar, jamais vai evoluir.
Então se você quer desenhar, basta praticar que com toda certeza, você vai se surpreender com você mesmo, com o que você pode fazer.
 

Grave Uypo

Piloto de Grifos
VIP
Mensagens
17.995
Reações
31.290
Pontos
1.753
metalcrop.png


desenhei esse metal agora de cabeça (design ta errado, mas nao tem problema, achei q ficou bacana) pq tava com a musica abaixo na cabeça. to tirando as ferrugens do meu lapis depois de mais de uma decada praticamente aposentado. talvez eu transforme isso no meu avatar.




[edit]
metal-avatar.png

infelizmente não presta de avatar por não ter enquadramento bom e ter excesso de detalhe falta de contraste, então nem adianta fazer arte final.

ps: botei mesmo assim, f**a-se. rascunho mesmo ainda. lol. depois edito e boto umas rim lights pra ficar mais destacado. a rabisqueira nem da pra ver pequeno mesmo, n tem problema. nem a mão direita defeituosa. que b*sta. rabisco que fiz em 4 minutos acabou virando meu avatar :kbeca
 
Ultima Edição:

Grave Uypo

Piloto de Grifos
VIP
Mensagens
17.995
Reações
31.290
Pontos
1.753
Fala meus fis, Black Friday chegando e queria deixar a recomendação da Intuos Pequena pra quem tem interesse em adquirir uma tablet profissional mas tá com a grana curta. Adquiri a minha há 1 mês, produto ótimo pro meu workflow e mesa sem muito espaço!

Vindo de uma Cintiq 12wx lançada há mais de 10 anos atrás, a principal diferença que notei foram os níveis de pressão e precisão. A tabletzinha é pequena mas muito boa e precisa. É bom até de sentir a textura da caneta riscando, apesar das pontas gastarem relativamente rápido.

Só de ter espaço de trabalhar com a tablet do lado do teclado já é uma maravilha. É muito mais prático usar os atalhos e comandos do teclado do que as hotkeys da antiga Cintiq, por exemplo.

Enfim, post rápido só pra recomendar mesmo :) Um abraço!


341926034158430.jpg
sai de uma graphire 2 pra uma dessa:

recomendo demais. barata e é bem melhor q a graphire. dizem que é 90% tão boa quanto a intuos, inclusive. tenho ZERO reclamações significativas. ta melhor que a graphire com ctz. e é maior. fora que custou 1/3 sem reajuste de preço. em 2007 paguei 650 naquela graphire, essa foi uns R$ 260,00 na cotação de hj, só. O unico problema dela é que é problema de calibração na sensividade, é impossivel pintar detalhes com um brush 60 pixels por exemplo, pq o tamanho minimo que ela reduz o brush nao é tão pequeno quanto deveria. mas é boa e mera questão de descer o tamanho do brush um pouco pra fazer detalhes, nao atrapalha nada.
huion-hs610-3.jpg


ps:
metal-sonic-girl.png

sai da minha cabeça musica fdp pqppppppp
 
Ultima Edição:

Grave Uypo

Piloto de Grifos
VIP
Mensagens
17.995
Reações
31.290
Pontos
1.753
mais 2 rascunho. um tentando desenhar expressão de terror. testemunhou assassinato. eu ia fazer com as duas mãos sobre a boca aí desisti pq queria fazer a boca visivel também. pose ficou estranha.
98730


outro com perspectiva forçada. era pra ser a visão de alguem caido no chão e ela meio q curvada por cima olhando pra baixo, prestes a estender a mão pra ajudar a levantar
98729

duas coisas q nunca desenhei antes eu acho. esse da perspectiva é muito contra intuitivo, pqp. tenho q treinar muito mais isso.
meus desenhos me dão raiva. queria melhorar e ter mais liberdade de por o que eu imagino no papel.


+1 saidera
98784

vo parar de floodar agora. to fazendo rascunho demais, mesmo nao postando mais da metade ta virando flood :(
acho q ja desenferrujei. daqui pra frente é pq sou nb mesmo, demora pra melhorar. mas acho q ja da pra tentar fazer as porras das personagens pro live2d pra minha visual novel. ou não, acho q vou ter q fazer uns desenhos menos chibi antes.
 

Anexos

  • Practice 11 - Super happy face pb.png
    Practice 11 - Super happy face pb.png
    241,1 KB · Visualizações: 4
Ultima Edição:

Alberon

YouTube Player
Mensagens
56.028
Reações
105.888
Pontos
1.824
mais 2 rascunho. um tentando desenhar expressão de terror. testemunhou assassinato. eu ia fazer com as duas mãos sobre a boca aí desisti pq queria fazer a boca visivel também. pose ficou estranha.
Visualizar anexo 98730


outro com perspectiva forçada. era pra ser a visão de alguem caido no chão e ela meio q curvada por cima olhando pra baixo, prestes a estender a mão pra ajudar a levantar
Visualizar anexo 98729

duas coisas q nunca desenhei antes eu acho. esse da perspectiva é muito contra intuitivo, pqp. tenho q treinar muito mais isso.
meus desenhos me dão raiva. queria melhorar e ter mais liberdade de por o que eu imagino no papel.


+1 saidera
Visualizar anexo 98784

vo parar de floodar agora. to fazendo rascunho demais, mesmo nao postando mais da metade ta virando flood :(
acho q ja desenferrujei. daqui pra frente é pq sou nb mesmo, demora pra melhorar. mas acho q ja da pra tentar fazer as porras das personagens pro live2d pra minha visual novel. ou não, acho q vou ter q fazer uns desenhos menos chibi antes.


Treina com objetos reais (como referência), acho que já ajuda dar uma noção "espacial" das coisas.

Desenhar caixas em vários pontos de vista, também ajuda com a perspectiva.
Vocês desenha uma caixa em perspectiva é tenta "colocar" um corpo dentro dessa caixa.

Estou sem meu Rasp, para fazer desenho no digital (no momento), então estou usando minha body kunzinha como referência para as poses.

Editado:
Treina no papel também, o digital é bom mas a gente fica muito refém das ferramentas.
 
Ultima Edição:

Grave Uypo

Piloto de Grifos
VIP
Mensagens
17.995
Reações
31.290
Pontos
1.753
Treina com objetos reais (como referência), acho que já ajuda dar uma noção "espacial" das coisas.

Desenhar caixas em vários pontos de vista, também ajuda com a perspectiva.
Vocês desenha uma caixa em perspectiva é tenta "colocar" um corpo dentro dessa caixa.

Estou sem meu Rasp, para fazer desenho no digital (no momento), então estou usando minha body kunzinha como referência para as poses.

Editado:
Treina no papel também, o digital é bom mas a gente fica muito refém das ferramentas.
to ligado. se for mesmo o caso de eu precisar de alguma ilustração com angulo extremo, sempre tem a possibilidade cheatar posando um modelo 3D pra usar de referencia. eu tento desenhar sem referencia pra melhorar minha estrapolação espacial mental. aí sai as vezes coisa zoada tipo o desenho verde q postei antes q desenhei só busto e fodi completamente além do meu normal a proporção dos braços. na hora nem tinha visto q tava tão bizarro.

essa semana cogitei me dar um tablet huion daqueles com tela. de 12 polegadas mesmo. não é caro... mas sei la, pra mim esse de 200 reais ta baum. nao tenho dificuldade nenhuma de linkar o tablet com o que vejo no monitor. vo fica nele mesmo por enquanto. pensano mais em comprar é um celular galaxy note velho só pra ter um bagulho portatil pra desenhar. passei 4 dias na fazenda a trabalho e choveu pra kct, nao tinha oq fazer durante a chuva fora jogar switch e assistir coisas aleatórias que trouxe no celular. um note seria legal aquela hora.

mais uns pra não passar em branco.

99263
posição da cabeça ficou errada (ta mto longe dos ombros pra essa pose, fora q ta zoada a face pq nao dei atenção) mas até que achei q a perspectiva do corpo ficou legalzinha.



99262
♪ ♫ ♪ ♫ ♪ ♫ ♪ ♫ ♪ ♫ ♪ ♫ ♪ ♫ ♪ ♫ ♪ ♫ ♪ ♫ ♪ ♫ ♪ ♫ ♪ ♫ ♪ ♫ ♪ ♫ ♪ ♫
treinando nada de especial nesse, desenhei por que sim. metal sonic é vida. desenhar waifu enche o saco demais. mas tenho q treinar mais pra poder desenhar logo a droga do desenho sério de live2d, fazer a porra dos bonecos e poder voltar a fazer a visual novel.
 
Ultima Edição:

Alberon

YouTube Player
Mensagens
56.028
Reações
105.888
Pontos
1.824
to ligado. se for mesmo o caso de eu precisar de alguma ilustração com angulo extremo, sempre tem a possibilidade cheatar posando um modelo 3D pra usar de referencia. eu tento desenhar sem referencia pra melhorar minha estrapolação espacial mental. aí sai as vezes coisa zoada tipo o desenho verde q postei antes q desenhei só busto e fodi completamente além do meu normal a proporção dos braços. na hora nem tinha visto q tava tão bizarro.

essa semana cogitei me dar um tablet huion daqueles com tela. de 12 polegadas mesmo. não é caro... mas sei la, pra mim esse de 200 reais ta baum. nao tenho dificuldade nenhuma de linkar o tablet com o que vejo no monitor. vo fica nele mesmo por enquanto. pensano mais em comprar é um celular galaxy note velho só pra ter um bagulho portatil pra desenhar. passei 4 dias na fazenda a trabalho e choveu pra kct, nao tinha oq fazer durante a chuva fora jogar switch e assistir coisas aleatórias que trouxe no celular. um note seria legal aquela hora.

mais uns pra não passar em branco.

Visualizar anexo 99263
posição da cabeça ficou errada (ta mto longe dos ombros pra essa pose, fora q ta zoada a face pq nao dei atenção) mas até que achei q a perspectiva do corpo ficou legalzinha.



Visualizar anexo 99262
♪ ♫ ♪ ♫ ♪ ♫ ♪ ♫ ♪ ♫ ♪ ♫ ♪ ♫ ♪ ♫ ♪ ♫ ♪ ♫ ♪ ♫ ♪ ♫ ♪ ♫ ♪ ♫ ♪ ♫ ♪ ♫
treinando nada de especial nesse, desenhei por que sim. metal sonic é vida. desenhar waifu enche o saco demais. mas tenho q treinar mais pra poder desenhar logo a droga do desenho sério de live2d, fazer a porra dos bonecos e poder voltar a fazer a visual novel.


Esse treino que você faz de cabeça é muito bom também, mas você DEVE usar referências para criar um arquivo de imagens na cabeça.
Nada se cria, tudo se copia. :coolface
Mas falado sério, mesmo que você vai criar um personagem do zero, use referências para se guiar, até por que até esses caras profissionais usam referências nas criações deles.

Não fica encucado por achar que é "cheat" ou que está "trapasseando".
E manda brasa, desenhe tudo sem dó nem piedade. :klol
 

Grave Uypo

Piloto de Grifos
VIP
Mensagens
17.995
Reações
31.290
Pontos
1.753
100053

mais rascunho, só que com layer de "shader" por cima e um background.
queria uma AI que passasse disso pra arte final com mais capricho :|

falando em background, fiz esse abaixo a partir de uma foto. achei q ficou legal o efeito, principalmente considerando o quanto é rapido de fazer em comparação com desenhar do zero ou modelar em 3d
100056


DOOR-ONLINE-STORY-900x675.jpg
 
Ultima Edição:

Grave Uypo

Piloto de Grifos
VIP
Mensagens
17.995
Reações
31.290
Pontos
1.753
Tentei fazer um desenho estilo anime (faz mais de 84 anos que não faco um).
Mas não gostei muito do resultado não.

Como coloquei tempo demais, não faz mal postar.
Bom que serve de aprendizado.

ddn71ah-de05b9cc-ebc8-4a6e-a4fd-d9be6caa7b5d.jpg
ficou legal sim. Mil vezes melhor que o meu primeiro desenho desenferrujando de poucas semanas atras :P
E mesmo que não goste, é bom postar. ficar escondendo os desenhos q não gosta não leva a nada. não tem q ter vergonha do que cria não :P
se não eu nem tava postando aqui. quanto ao desenho, eu curto bastante esse visual lapis de cor. queria saber usar também. só sei pintar, e mais ou menos, no digital. mas lapis de cor tem esse visual unico que nao sai no digital nem fodendo. alias eu nao desenho nada no papel faz uns 10 anos.


fiz linhas direito no desenho anterior. até q não demorou tanto. falta só estilizar a cor da linha e arrumar a pintura grosseira e ja da pra usar na visual novel.

100082
100081

 
Ultima Edição:

Alberon

YouTube Player
Mensagens
56.028
Reações
105.888
Pontos
1.824
ficou legal sim. Mil vezes melhor que o meu primeiro desenho desenferrujando de poucas semanas atras :P
E mesmo que não goste, é bom postar. ficar escondendo os desenhos q não gosta não leva a nada. não tem q ter vergonha do que cria não :P
se não eu nem tava postando aqui. quanto ao desenho, eu curto bastante esse visual lapis de cor. queria saber usar também. só sei pintar, e mais ou menos, no digital. mas lapis de cor tem esse visual unico que nao sai no digital nem fodendo. alias eu nao desenho nada no papel faz uns 10 anos.


fiz linhas direito no desenho anterior. até q não demorou tanto. falta só estilizar a cor da linha e arrumar a pintura grosseira e ja da pra usar na visual novel.

Visualizar anexo 100082
Visualizar anexo 100081



O lápis de cor não é tão complicado, aliás, pelo contrário, basta ficar pintando bem de levinho e depois usar outras cores para alcançar o tom que desejamos.
Único porém é que pintar com lápis é um pouco demorado, tem que ser bem paciente mesmo.
A referência que usei foi de uma mulher do Instagram, meio que meti uma cabeça de uma personagem que achei no Google ibagens.
Mas não consegui capturarem bem a perspectiva da imagem.
Para mim sua arte digital parece ser feita mesmo por um oriental mesmo, você por acaso não teria descendência nipônica né?
 

Grave Uypo

Piloto de Grifos
VIP
Mensagens
17.995
Reações
31.290
Pontos
1.753
O lápis de cor não é tão complicado, aliás, pelo contrário, basta ficar pintando bem de levinho e depois usar outras cores para alcançar o tom que desejamos.
Único porém é que pintar com lápis é um pouco demorado, tem que ser bem paciente mesmo.
A referência que usei foi de uma mulher do Instagram, meio que meti uma cabeça de uma personagem que achei no Google ibagens.
Mas não consegui capturarem bem a perspectiva da imagem.
Para mim sua arte digital parece ser feita mesmo por um oriental mesmo, você por acaso não teria descendência nipônica né?
sua referencia era tão... abençoada assim?
qto a mim, nope, sou descendente de europeus. pareço mais um alemão que um japones. bacana que ta dando essa impressão o desenho, então meu treino ta valendo a pena. mas eu também to tentando emular o estilo dessas personagens live2d que vieram no visual novel maker, é pra isso mesmo que voltei a desenhar :P pra usar na minha visual novel. tem o fato de que eu não gasto mto tempo nesses desenhos ou pinturas, então saí um pouco parecido com animação mesmo, no sentido de ter pouco detalhe.

depois que tiver um pouco mais satisfeito com meus desenhos vo aprender live2d pra fazer personagens com mais movimentos e expressões, tem muito pouco nessas sample que vieram. foda que ja escrevi a história inteira com elas e agora não quero mais mudar o elenco. perguntei se eu poderia usar livremente as personagens e o pessoal do vn maker disse que sim. tomara que ninguem encha o saco depois.

tem até um flowchart extremamente simplificado de como vai fluir a história (spoiler-free version)

100086

só que ta tão simplificado que o primeiro item ali em cima tem uma ou duas horas de jogo, dependendo do tanto que eu quiser detalhar. só detalhei o ato "final" mesmo. vou tentar fazer um esquema depois pra me motivar a não dropar no meio depois de expandir tanto na ideia original como maioria desse tipo de projeto que eu faço. tomara que dê certo.
 
Ultima Edição:

Grave Uypo

Piloto de Grifos
VIP
Mensagens
17.995
Reações
31.290
Pontos
1.753
só pra não deixar o primeiro dia do ano passar em branco (aqui ainda são 23:11), um rabisco com intuito de designar uma personagem pra substituir a generica do live2d acima futuramente. (não usei referencia nesse até por que é um desenho ortografico, sem perspectiva)
100444
intencionalmente parecida, mas não exatamente igual. e esquema de cores vai ser um pouco diferente pra xerox ser mais sutil, ainda. literalmente só pra poder falar que é meu personagem futuramente. vou sei la também botar algum acessório de cabelo pra ser cartão de visita dela.

pra efeito de comparação
Aqui quando tentei fazer esse mesmo desenho antes de desenferrujar. foi por causa dele que decidi voltar a praticar desenho. eu vi que eu não era tão ruim quanto esperava mas não tão bom qto ja fui e muito menos quanto (ainda) quero ser.
gap de 20 dias entre os 2, dos quais ao menos 10 não pude praticar nada por estar ou viajando ou na fazenda trabalhando. pode não parece muito diferente até, mas a noção espacial que recobrei nesse tempo foi grande.

100445
 
Ultima Edição:

Grave Uypo

Piloto de Grifos
VIP
Mensagens
17.995
Reações
31.290
Pontos
1.753
fiz um sketch agora focando na pose antes de tudo, com proporções um pouco mais realistas pra variar um pouco. o tamanho "fisico" do desenho é muito menor que os outros, por isso a linha ta proporcionalmente grossa demais.

100534

também testando maneira nova de desenhar essa saia plateada aí, e os pés. mto bom esse jeito de desenhar a forma basica do pé (desenha antes "cascos" de vaca e depois uma forma para os dedos do pé e liga os 2. fica bem intuitivo). joelho está muito baixo na perna também. mas f**a-se
 
Ultima Edição:

Grave Uypo

Piloto de Grifos
VIP
Mensagens
17.995
Reações
31.290
Pontos
1.753
rabisco do dia. ninguem posta eu vou dominar o topico. a partir de agora tem pedagio pra postar aqui.

100875

proporções de anime tiram a imponencia da armadura :P
pintura cada vez mais preguiçosa. desisti de fazer a armadura ser brilhosa no começo pq fiquei com preguiça.

meus desenhos aleatórios tao ok, mas eu ainda nunca consigo desenhar o que eu imagino, e isso me da raiva. acho que não tem mta escolha a não ser passar anos praticando mais... mas o entusiamos não dura, com certeza. queria fazer a porra das bonecas do live2d (outra coisa que parece ter curva de aprendizado escrota) pra poder fazer minha visual novel logo, mas não acho q to bom o suficiente ainda
 
Ultima Edição:

Alberon

YouTube Player
Mensagens
56.028
Reações
105.888
Pontos
1.824
rabisco do dia. ninguem posta eu vou dominar o topico. a partir de agora tem pedagio pra postar aqui.

Visualizar anexo 100875

proporções de anime tiram a imponencia da armadura :P
pintura cada vez mais preguiçosa.

meus desenhos aleatórios tao ok, mas eu ainda nunca consigo desenhar o que eu imagino, e isso me da raiva. acho que não tem mta escolha a não ser passar anos praticando mais... mas o entusiamos não dura, com certeza. queria fazer a porra das bonecas do live2d (outra coisa que parece ter curva de aprendizado escrota) pra poder fazer minha visual novel logo






Desenhar de imaginação é difícil, mas o bizu é desenhar todos os dias mesmo, não tem saída.
 
Topo Fundo