O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


E essa treta do TecLab com as fontes?

extremepower

Lenda da internet
Mensagens
34.218
Reações
47.248
Pontos
1.599
E aí, sõ confiáveis? Eles estão certos e as fabricantes erradas?

Resumo pra quem não sabe:
Eles testaram várias fontes;
Disseram que o que é recomendado pelas fabricantes de VGA em termos de fonte é pouco;
Fizeram teste com 2080Ti+9900k com over leve, bateu +900w de consumo.

Testes rolaram em live, inclusive tá rolando uma agora:

 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.184
Reações
175.497
Pontos
2.234
2080Ti consome uns 300W, e o 9900K, embora seja um put* glutão pros padrões da Intel, consome 250W com over pra 5Ghz, ambos em torture test. Não tem como sair de 550 - ou tá, bota 600 com o resto dos componentes - pra 900W nem fodendo.

De qualquer forma, é aquela...Marcas que testam em laboratório e um monte de gente se pautando pelas indicações delas por ANOS sem enfrentar problemas, ou meia dúzia de manés com equipamento em cima de bancada?

Hm, que dúvida

Ah, já entendi. Eles se juntaram com a Cybenetics e querem cobrar por "certificação de fontes". Fizeram aquela fonte Pichau Gaming e querem explodir as outras.
 

donight

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.166
Reações
961
Pontos
584
Vi a live de hoje e a anterior... Os caras tem respeito, mas forçam ao extremo as fontes... Fiquei puto pois reprovaram minha gigabyte 700w bronze pq não desarmou depois dos 800w... Mas cara, sei lá... Até faz sentido no que fazem, mas não confio em ninguém mais...

Enviado de meu moto g(8) plus usando o Tapatalk
 

SagaOPC

Mil pontos, LOL!
Mensagens
29.396
Reações
42.203
Pontos
1.074
2080Ti consome uns 300W, e o 9900K, embora seja um put* glutão pros padrões da Intel, consome 250W com over pra 5Ghz, ambos em torture test. Não tem como sair de 550 - ou tá, bota 600 com o resto dos componentes - pra 900W nem fodendo.

De qualquer forma, é aquela...Marcas que testam em laboratório e um monte de gente se pautando pelas indicações delas por ANOS sem enfrentar problemas, ou meia dúzia de manés com equipamento em cima de bancada?

Hm, que dúvida

Ah, já entendi. Eles se juntaram com a Cybenetics e querem cobrar por "certificação de fontes". Fizeram aquela fonte Pichau Gaming e querem explodir as outras.
Ou seja, braziuleiro sendo braziuleiro....:facepalm
 

Mega_X

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
20.358
Reações
38.537
Pontos
654
Tive uma fonte Cosair da linha gamer de 800 watts que só me deu dor de cabeça. Esse lance de certificação na caixa é conversa mole.
 


LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.184
Reações
175.497
Pontos
2.234
Vi a live de hoje e a anterior... Os caras tem respeito, mas forçam ao extremo as fontes... Fiquei puto pois reprovaram minha gigabyte 700w bronze pq não desarmou depois dos 800w... Mas cara, sei lá... Até faz sentido no que fazem, mas não confio em ninguém mais...

Enviado de meu moto g(8) plus usando o Tapatalk

Se a fonte consegue entregar, não tem porque desarmar mesmo. Claro que ela começa a perder eficiência, sai das especificações, aumenta o ripple, mas porra, claro que isso acontece, as especificações são pra 700W.
Se o cara força 800, o problema é do usuário, não da fonte. Ela vai desarmar por outros motivos, tipo superaquecimento de componentes, etc, mas não por estar entregando 800.

É imbecilidade deles. Como eu disse, fizeram uma fonte com as características que acharam por bem inserir e começaram a reprovar as outras com base no que elas não têm pra poder vender a fonte deles e a "certificação".

HUE BR, como disse o sagaopc.
 

quemsoueu

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.524
Reações
13.647
Pontos
1.409
Minha evga supernova de 1000 deve dar conta do meu ryzen e rx 5700 kk
 

Follow

Mil pontos, LOL!
Mensagens
17.626
Reações
29.731
Pontos
1.129
Se a fonte consegue entregar, não tem porque desarmar mesmo. Claro que ela começa a perder eficiência, sai das especificações, aumenta o ripple, mas porra, claro que isso acontece, as especificações são pra 700W.
Se o cara força 800, o problema é do usuário, não da fonte. Ela vai desarmar por outros motivos, tipo superaquecimento de componentes, etc, mas não por estar entregando 800.

É imbecilidade deles. Como eu disse, fizeram uma fonte com as características que acharam por bem inserir e começaram a reprovar as outras com base no que elas não têm pra poder vender a fonte deles e a "certificação".

HUE BR, como disse o sagaopc.
desarmar é o correto, não explodir né. Pelo que eu entendi a meteção de pau é nego achar que fonte ah é de "500w" guenta um i9+vga+ trucentos perifericos e depois a fonte exige mais que o combinado e explode levando tudo dae é culpar os componentes não o jumento que quis por algo mais em conta e não saber da eficiencia eletrica e querer ir aumentando fazendo clock. Agora imagine as fontes que não aguentam nem stock e não entregam o que diz entregar.
 

Bruce_Wayne

Bam-bam-bam
Mensagens
1.328
Reações
3.025
Pontos
453
Vi a live de hoje e a anterior... Os caras tem respeito, mas forçam ao extremo as fontes... Fiquei puto pois reprovaram minha gigabyte 700w bronze pq não desarmou depois dos 800w... Mas cara, sei lá... Até faz sentido no que fazem, mas não confio em ninguém mais...

Enviado de meu moto g(8) plus usando o Tapatalk

Não entendi. Reprovaram a gigabyte por que ela não desarmou?
Ou foi considerado por eles que desarmar seria o correto para evitar danos?
 

donight

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.166
Reações
961
Pontos
584
Não entendi. Reprovaram a gigabyte por que ela não desarmou?
Ou foi considerado por eles que desarmar seria o correto para evitar danos?
Sim para as duas... O correto seria desarmar por segurança, mas ela continuou subindo e desandando o ripple até esquentar demais e desligar.

Enviado de meu moto g(8) plus usando o Tapatalk
 

onurb88

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.388
Reações
55.741
Pontos
1.253
pra eles, a fonte só presta se eles forçarem o máximo e ela não desligar e/ou não aumentar o ripple.

ou seja, a única fonte que passou nos testes dele foi uma fonte da pichau, superflower de 750w....que eles empurraram 1010w e ela continuou estável...

depois que fizeram o teste, a galera esgotou o estoque da fonte na pichau...interessante não?

https://www.pichau.com.br/fonte-gam...adex-iii-argb-gold-80-plus-branca-sf-750f14rg
 

Soulzito

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.790
Reações
1.210
Pontos
1.254
"ELA TÁ NO LIMITÃO, Ó"

Te falar que eu detesto qualquer coisa que saia no modo sensacionalista assim.

Não tem método, não tem ciência, nada.

Se você quer provar um contraponto, primeiro você explica o método que você vai utilizar; não importa se é pra um doutorado ou um artigo. Ambos têm conteúdo científico. As certificações das fontes têm métodos pra chegar naqueles selos e, como bem o @LucianoBraga apontou, o mercado utiliza-se disso há anos sem problemas.

Os caras precisavam de menos confetes e mais bunda na cadeira. Aprende um pouco com a AnandTech.
 

Bruce_Wayne

Bam-bam-bam
Mensagens
1.328
Reações
3.025
Pontos
453
Eu gosto do TecLab e sou grato pelo trabalho que fazem com as fontes, totalmente detalhado e no nosso idioma.
 

Grave Uypo

Piloto de Grifos
VIP
Mensagens
17.981
Reações
31.278
Pontos
1.753
pra eles, a fonte só presta se eles forçarem o máximo e ela não desligar e/ou não aumentar o ripple.

ou seja, a única fonte que passou nos testes dele foi uma fonte da pichau, superflower de 750w....que eles empurraram 1010w e ela continuou estável...

depois que fizeram o teste, a galera esgotou o estoque da fonte na pichau...interessante não?

https://www.pichau.com.br/fonte-gam...adex-iii-argb-gold-80-plus-branca-sf-750f14rg
c***lho 662 reais numa fonte de 750 eh de quebrar o joelho
 

tlstls

Mil pontos, LOL!
VIP
Mensagens
2.582
Reações
3.149
Pontos
1.179
Não consigo levar grupo BR de informática a sério, prefiro acreditar mais no Linus do que nesses caras ai.

Sad but true.
 

Ero_Seenin

Spaaaaaace Geek
Mensagens
24.042
Reações
25.723
Pontos
1.484
já tem a porra do certificado 80 Plus, esse pessoal tá mesmo querendo inventar sua própria certificação? Lol
 

rickrj

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.361
Reações
2.467
Pontos
984
Porra, lá no exterior não é br que certificado não vale m**** nenhuma, lá fora eles fazem testes para emitir o tal certificado, Europa e EUA são continente e pais sério
 

extremepower

Lenda da internet
Mensagens
34.218
Reações
47.248
Pontos
1.599
se for autêntico, garante sim.

garante que a fonte tem circuito PFC ativo (eles não certificam fontes com projetos antigos). Garante que a potencia rotulada está certa, e que mantem pelo menos 80% de eficiente nessa potência.
Só isso, não garante bons componentes, desarme em caso de sobre carga, aquecimento, etc e etc, ou seja, pode comprar com selo platinum, pode ser uma m**** do mesmo jeito que uma sem selo. Pelo menos você terá uma m**** que garante a eficiência e tem PFC. :klol
 

Ero_Seenin

Spaaaaaace Geek
Mensagens
24.042
Reações
25.723
Pontos
1.484
Só isso, não garante bons componentes, desarme em caso de sobre carga, aquecimento, etc e etc, ou seja, pode comprar com selo platinum, pode ser uma m**** do mesmo jeito que uma sem selo. Pelo menos você terá uma m**** que garante a eficiência e tem PFC. :klol

desarme por sobrecarga não é testado pelo 80 plus, isso não é critério da certificação.
Já aquecimento está correlacionado à eficiência da fonte e ao PCF ativo, se tem PCF ativo e eficiência alta; que são critérios da certificação, então a fonte não esquenta muito.

E uma fonte com PFC ativo que garante 80% de eficiência em carga máxima não é uma m****. Se o usuário força além disso, aí o risco é dele. Duvido você achar um fonte 80 plus platinum que teve problemas dentro da eficiência rotulada.

Fonte realmente m**** são essas aqui por exemplo que já venderam muito aqui:

images



esse tipo de porcaria mentia descaradamente nas potências rotuladas. Aí não era questão do usuário tentar ir acima da potência rotulada, porque ele simplesmente não tinha como saber que a fonte não dava esse resultado.

Ripple altíssimo devido a ausência de PCF ativo, esquentava pra caramba, baixa eficiência.

O 80 plus serviu exatamente pra isso: para o usuário saber que pelo menos a potência minima rotulada está sendo respeitada; e isso já é bem importante; pra ter confiança que não está colocando uma bomba no gabinete.

Agora se o sujeito quer usar uma fonte de 500 W em um sistema de 700 W, aí né... isso já não é problema da certificação. Se a fonte vai ter recursos de desarme ou não, depende do modelo; mas nunca foi pra isso que essa certificação existiu.
 

extremepower

Lenda da internet
Mensagens
34.218
Reações
47.248
Pontos
1.599
desarme por sobrecarga não é testado pelo 80 plus, isso não é critério da certificação.
Já aquecimento está correlacionado à eficiência da fonte e ao PCF ativo, se tem PCF ativo e eficiência alta; que são critérios da certificação, então a fonte não esquenta muito.

E uma fonte com PFC ativo que garante 80% de eficiência em carga máxima não é uma m****. Se o usuário força além disso, aí o risco é dele. Duvido você achar um fonte 80 plus platinum que teve problemas dentro da eficiência rotulada.

Fonte realmente m**** são essas aqui por exemplo que já venderam muito aqui:

images



esse tipo de porcaria mentia descaradamente nas potências rotuladas. Aí não era questão do usuário tentar ir acima da potência rotulada, porque ele simplesmente não tinha como saber que a fonte não dava esse resultado.

Ripple altíssimo devido a ausência de PCF ativo, esquentava pra caramba, baixa eficiência.

O 80 plus serviu exatamente pra isso: para o usuário saber que pelo menos a potência minima rotulada está sendo respeitada; e isso já é bem importante; pra ter confiança que não está colocando uma bomba no gabinete.

Agora se o sujeito quer usar uma fonte de 500 W em um sistema de 700 W, aí né... isso já não é problema da certificação. Se a fonte vai ter recursos de desarme ou não, depende do modelo; mas nunca foi pra isso que essa certificação existiu.
Já teve diversos casos de fontes de boas marcas, certificas pela 80plus, mas que explodiam, como aconteceu há um tempo com as EVGA.
 

Ero_Seenin

Spaaaaaace Geek
Mensagens
24.042
Reações
25.723
Pontos
1.484
Já teve diversos casos de fontes de boas marcas, certificas pela 80plus, mas que explodiam, como aconteceu há um tempo com as EVGA.

nenhum componente eletrônico sai da fábrica 100% impecável.

Um defeito em uma linha de produção; e pronto, você tem um lote inteiro saindo com defeito; até que alguém perceba o que está acontecendo.

Já essas porcarias como Leadership saíam de fábrica com projetos podres, de propósito; não por falha de produção.
 

donight

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.166
Reações
961
Pontos
584
As lives são bem sensacionalistas mesmo, muito longas com papo desnecessário e chato, deviam gravar melhor e cortar só a parte que interessa, mas tenho que concordar que a fonte precisa desarmar quando passa da potência anunciada.

Já pensou se todo elevador quando passa do seu limite de carga simplesmente desabar matando todo mundo porque "se passou do limite, desaba mesmo, tinham que saber".

A Gigabyte que testaram foi a 700H Bronze ou a 750H Gold? Tenho essa gold aqui em outro PC.
700 bronze

Enviado de meu moto g(8) plus usando o Tapatalk
 

wtsds

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.558
Reações
20.444
Pontos
1.094
A minha é uma corsair TX 650w 80 plus gold. Duvido muito q minha 1080ti + i7 8700k juntos passe se quer de 450w.

Eles antes de fazerem fontes com a pichau. Eram da corsair e tals. Como eles eram da Galaxy.

Sei lá. Parece q nesses testes eles querem vender o produto q eles tem o dedo.
 

Krion

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
16.229
Reações
62.639
Pontos
903
nenhum componente eletrônico sai da fábrica 100% impecável.

Um defeito em uma linha de produção; e pronto, você tem um lote inteiro saindo com defeito; até que alguém perceba o que está acontecendo.

Já essas porcarias como Leadership saíam de fábrica com projetos podres, de propósito; não por falha de produção.


Seu post me fez lembrar de um "conhecido" (história de uns 10 anos atrás), que comprou a famigerada e "super" fonte "Leadership Gamer Wireless 900 W" (note o wireless no nome :ksafado)

o cara usava num PC com "Phenom II X4 955" junto com uma "ATI Radeon HD 5970", sistema esse que já puxava muita energia, e realmente exigiria uma fonte boa.

Mesmo a galera recomendando ele gastar um pouco mais e comprar uma fonte decente, ele alegava que ela (Leadership) dava para o gasto e foi muito barata.

Mesmo mostrando este (antigo) teste do site "clubedohardware", o cara ainda teimou, já que como, segundo ele, pagou ma pechincha nessa "super fonte"
Deu uma de :khuebr, resultando, em menos de um mês (que até foi muito), a fonte literalmente "explodiu" :kflame, a única coisa que sobrou viva (por milagre) foi o HD.

Depois disso ele aprendeu lição e no outro PC que montou, a parte mais cara foi a fonte, ele até exagerou (acho que cmpro foi uma Corsair AX 1200W :kwow)
 

Johnny McLoud

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.362
Reações
1.682
Pontos
884
Uso uma fonte da Corsair de 600 Watts aqui com um R7 3700X (stock) + RTX 2080Ti (com over) e até hoje tive zero de problemas, uso mais pra jogos mas já fiz stress test e o escambau e nada. Deve ser magia negra então.
 
Ultima Edição:

Ero_Seenin

Spaaaaaace Geek
Mensagens
24.042
Reações
25.723
Pontos
1.484
Uso uma fonte da Corsair de 600 Watts aqui com um R7 3700X (stock) + RTX 2080Ti (com over) e até hoje tive zero de problemas, uso mais pra jogos mas já fiz stress test e o escambau e nada. Deve ser magia negra então.

tranquilo.

a placa é 250 W, a CPU uns 100 W (sem over); o resto do sistema gasta pouco, uns 50 W.

bota aí mais uns 100 W de folga, e isso dá 500 W.

E com o sistema em 100% de uso.

Eu já usei crossfire de duas radeon 5850, muitos anos atrás, que também deve ter uns 250 W ; com uma CPU com overclock; em uma corsair de 550 W que uso até hoje.
 

Ponfick

All Hail
Mensagens
10.010
Reações
2.931
Pontos
1.204
tranquilo.

a placa é 250 W, a CPU uns 100 W (sem over); o resto do sistema gasta pouco, uns 50 W.

bota aí mais uns 100 W de folga, e isso dá 500 W.

E com o sistema em 100% de uso.

Eu já usei crossfire de duas radeon 5850, muitos anos atrás, que também deve ter uns 250 W ; com uma CPU com overclock; em uma corsair de 550 W que uso até hoje.

O 3700X e 65W sem over, talvez chegue a 105w com um over.
Mesmo assim essa fonte aguenta de boa.
 

navossoc

Supra-sumo
Mensagens
1.319
Reações
788
Pontos
174
Bom, convenhamos também, comprar uma fonte para usar próxima da capacidade dela também não é uma jogada muito esperta né?

É só olhar o gráfico de eficiência das fontes, a melhor eficiência vai estar próximo dos 50% de carga e ainda vai gerar menos calor, menos ruído...
Sem contar que você ainda garante "espaço" para um futuro upgrade de hardware.

E sim, proteções também toda fonte deveria ter (e funcionar).
Afinal, nunca se sabe quando o seu pc pode ficar rebelde e alguma peça der defeito e pifar tudo.

[]'s
 
Topo Fundo