Não afirmei em momento algum que tu falou que Multi = Hardware melhor, apenas mostrei que esse argumento não procede, visto que multis melhores não significam Hardware melhor, melhora essa interpretação ai fera, eu posso ter errado a data de lançamento, mas isso não MUDA ABSOLUTAMENTE NADA, pois os jogos em CD continuam pisando em cima do Mega ou SNes e o Add-On de CD do PC-Engine continua sendo mais antigo que o SNes (e apenas 1 mês e 13 dias mais novo que o Mega) e mesmo com seu Add-On de CD ele continua sendo considerado "um console só" pois seu Add-On foi o mais bem aproveitado de toda história e porque ele não melhorava o Hardware do PC-Engine em nada, ele apenas mudava a mídia para CD (diferente do Sega CD que turbinava o hardware original do Mega), o restante do que você postou só acabou de confirmar o que eu disse, então não precisa ficar chorando mais, pois você concordou comigo e nem precisa citar Golden Axe, até parece que eu não sei da existência desse jogo e que foi mau portado. O mesmo vale para Castlevânia Rondo of Blood e o c***lho.
Aqui meu tópico de PC-Engine para você ficar sabendo que eu estou mais do que ciente da existência desse jogo ou de qualquer outro que você mencionar.
https://forum.outerspace.com.br/index.php?threads/saiba-por-que-o-pc-engine-foi-um-grande-console.421382/
Tu quer jogos em HuCards melhores no PC-Engine então toma.
Street Fighter 2 do PC-Engine foi um Port melhorado se comparado a versão de Mega Drive. E mesmo usando o seu maior HuCard já produzido com 20Mb a versão de Mega Drive ainda tinha um cartucho maior com 24Mb e foi desenvolvida pela CAPCOM ao contrário da versão de PC-Engine que foi desenvolvida pela NEC Avenue (o estúdio de desenvolvimento da NEC).
Street Fighter 2 (HuCard x Cartucho)
PC-ENGINE------------------------------------------------------------------- MEGA DRIVE
Kyuukyoku Tiger (HuCard x Cartucho)
PC-Engine---------------------------------------------------Mega Drive
Columns (HuCard x Cartucho)
PC-ENGINE--------------------------------------------------------------------MEGA DRIVE
Bomberman 94 (HuCard x Cartucho)
PC-ENGINE--------------------------------------------------MEGA DRIVE
Raiden (HuCard x Cartucho)
PC-Engine--------------------------------------------------------------Mega Drive
Rastan Saga II (HuCard x Cartucho)
PC-Engine--------------------------------------------------------------Mega Drive
Exclusivos tem no meu tópico, Parasol Stars SUPERA GRAFICAMENTE esses exclusivos do Mega que você citou, Streets of Rage 2 pff, fica debaixo da sola do chinelo, pois Parasol Stars roda com MUITO mais cores do que o Mega Drive e com sprites mais detalhados e maiores, com tamanho de 32x64 pixels ou Air Zonk que tbm roda com mais cores, é um jogo frenético como qualquer jogo de nave do Mega e roda sem slowdown (diferente de Thunder Force 4 que se arrasta), tem transparências reais e mais paralaxes feita a base sprites do que qualquer jogo do Mega Drive. Tudo isso com MUITO menos memória disponível, é de se admirar como jogos em HuCards pequenos de 4-8Mb batem em vários pontos no Mega Drive com seus cartuchos de 32Mb (tendo 4-8x mais memória).
Sabe por que eu postei a versão do PC-Engine CD em comparativo com o Mega Drive ? Para te mostrar que a diferença em usar o CD contra o cartucho torna-se gritante, mas no caso do N64 isso não acontece (e DE NOVO tu interpretou errado), ou seja, mesmo o N64 usando cartuchos ele conseguiu superar o PS1 na MAIORIA dos multis, o que demonstra a clara superioridade do hardware do N64, se partir para os exclusivos a coisa fica pior ainda, eu nem preciso falar disso porque tu mesmo confirmou, tbm foi demonstrado aqui no tópico a larga vantagem dos exclusivos do N64, então não sei porque o choro, vai ver é necessidade de aparecer.
Resumindo, seja em Multis ou seja em exclusivos o PC-Engine com seus HuCards que são MUITO MENORES que os cartuchos conseguiu jogos com MUITO mais cores, mais efeitos (transparências reais), mais paralaxes feito a base de sprites e sprites maiores com tamanho de 32x64 pixels, em outras palavras caso você não entenda da parte técnica, tem exclusivos do PC-Engine que fazem coisas que exclusivos do Mega Drive não podem fazer (pois o hardware do PC-Engine tem muitos pontos positivos em cima do Mega), se pegar os jogos em CD então vira humilhação.
Na sua lógica pode comparar jogos exclusivos em cartuchos contra jogos em HuCards que são BEM MENORES, então eu tbm posso comparar jogos exclusivos em CD contra os cartuchos, seria mais do que justo, mas não é essa a questão, a questão é que mesmo usando cartuchos de 32Mb o Nintendo 64 conseguiu bater o PS1 usando o CD com seus 650Mb de memória, mostrando a superioridade do hardware do N64 como eu disse anteriormente.
Novamente postando ports para comparar hahahahaha
Veja que você mesmo falou que ports não podem ser usados a título de comparação que não servem para isso. Você mesmo disse isso e agora ta postando uma penca de ports porcos do mega drive para comparar lado a lado com a versão do PC Engine. Falta total de coerência com o que você mesmo disse anteriormente.
A comparação é feita com exclusivos. Todos esses jogos que você postou são muito inferiores graficamente se comparados com Sonic 3, Alien Soldier e Sonic e knucles.
Parasol Star??? Jogo com gráficos super simples só é bem colorido. Ter mais cores não torna ele superior graficamente, o jogo tem gráficos super simples com pouquíssimos efeitos e não chega nem aos pés dos exclusivos do mega drive.
A comparação entre Forgotten Worlds do mega e do PC engine CD não achei correta porque a versão do mega é um port Tosco bem porco. Nada haver o fato de usar CD que foi algo lançado após o mega drive inclusive.
Assim como a versão do PC Engine CD de Golden AXE que usa CD ROM não pode ser usada para comparações por ser uma versão tosca mal portada.
Por isso que ports não servem para nada a título de comparação. Coisa alias, que você mesmo disse.
O N64 foi lançado cerca de 19 meses depois do PS1 então óbvio que ele devia ter um hardware bem superior.
O Fato dele ter optado por cartuchos foi uma mera escolha da nintendo que apesar da desvantagem quanto ao espaço havia tb vantagens sendo a principal: Economia.
Uma unidade ótica em 1995 tinha um custo na casa de 110 dólares enquanto um slot de cartuchos tinha um custo muito baixo de apenas 05/10 dólares.
Assim a Nintendo pode se focar em gastar mais com o hardware deixando o mais poderoso de modo que conseguisse sanar o problema do baixo armazenamento dos cartuchos.
Caso optasse por usar drive de cd o custo do aparelho subiria 100 dólares o que deixaria o console bem caro ou ele teria que reduzir as especificações do hardware para baratear o preço caso usasse o drive de cd.
Por isso a superioridade gráfica do N64 em relação ao ps1 foi algo normal. Na época esperava-se que fosse algo bem maior inclusive.