O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Destravado - A história dos videogames no Brasil / Phantom System / Super Nintendo

carloshfc

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.131
Reações
27.120
Pontos
1.053



+ A história do Super Nintendo no Brasil

Eu assisti, mas apesar de ser bem gravado, cheira a propaganda e desinformação total.
Warpzone e Gameteczone falando bobagem. Além dos produtores do documentário "Paralelos".

Uma hora o cara solta essas pérolas:

- Antigamente, os consoles eram caros e custavam até 2 salários mínimos. (E algo mudou?)

- A Nintendo veio ao Brasil e implorou pra Gradiente parar de vender o Phantom.
(Isso nunca aconteceu)

- Cara da Zapzone falando que o Atari da Polivox era pirata e que a Gradiente é quem trouxe o aparelho no Brasil, sendo que a Polivox era subsidiária da Gradiente. Ou seja, eram a mesma empresa.

  • Falam que a Gradiente não falsificava os games. (What?!)
  • Depois falam acertadamente da Falconsoft, mas esquecem que ela não foi a única, já que a CCE adotou a mesma estratégia (jogos CCE e Vic).

- No episodio do Snes, gastam um bom tempo falando de Ronaldinho Soccer 97. Podiam ter feito um link com o Bomba patch.

- Não citaram o famoso "Sonic 4" de Snes.

- Falam de um mercado infestado de clones e de um presidente da TrecoToy querendo sabotar a Gradiente, pois o Phantom era bem mais barato que o Master, e depois dizem que a TrecoToy era lider de mercado no Brasil. Oras, só falam isso porque a unica empresa que aprresentava números era a TrecoToy. Se somassem os clones todos, será que o Master ainda seria líder? Duvido um pouco.

- Falam de Mega Drive lider e SNES correndo atrás no Brasil, mas me lembro bem que era raro achar um guri com Mega. Aqui o SNES era uma febre absoluta. Será a realidade de BH-MG tão diferente do Brasil?! Tinha consoles vindo do Paraguay?! Provavel. Porqie não citaram isso?!

Arrumam jeito de falar em TrecoToy a todo momento.



Enviado de meu SM-G9650 usando o Tapatalk
 

toad02

Lenda da internet
Mensagens
39.639
Reações
66.931
Pontos
1.659
Eu assisti, mas apesar de ser bem gravado, cheira a propaganda e desinformação total.
Warpzone e Gameteczone falando bobagem. Além dos produtores do documentário "Paralelos".

Uma hora o cara solta essas pérolas:

- Antigamente, os consoles eram caros e custavam até 2 salários mínimos. (E algo mudou?)

- A Nintendo veio ao Brasil e implorou pra Gradiente parar de vender o Phantom.
(Isso nunca aconteceu)

- Cara da Zapzone falando que o Atari da Polivox era pirata e que a Gradiente é quem trouxe o aparelho no Brasil, sendo que a Polivox era subsidiária da Gradiente. Ou seja, eram a mesma empresa.

  • Falam que a Gradiente não falsificava os games. (What?!)
  • Depois falam acertadamente da Falconsoft, mas esquecem que ela não foi a única, já que a CCE adotou a mesma estratégia (jogos CCE e Vic).
- No episodio do Snes, gastam um bom tempo falando de Ronaldinho Soccer 97. Podiam ter feito um link com o Bomba patch.

- Não citaram o famoso "Sonic 4" de Snes.

- Falam de um mercado infestado de clones e de um presidente da TrecoToy querendo sabotar a Gradiente, pois o Phantom era bem mais barato que o Master, e depois dizem que a TrecoToy era lider de mercado no Brasil. Oras, só falam isso porque a unica empresa que aprresentava números era a TrecoToy. Se somassem os clones todos, será que o Master ainda seria líder? Duvido um pouco.

- Falam de Mega Drive lider e SNES correndo atrás no Brasil, mas me lembro bem que era raro achar um guri com Mega. Aqui o SNES era uma febre absoluta. Será a realidade de BH-MG tão diferente do Brasil?! Tinha consoles vindo do Paraguay?! Provavel. Porqie não citaram isso?!

Arrumam jeito de falar em TrecoToy a todo momento.



Enviado de meu SM-G9650 usando o Tapatalk

Pra mim não pareceu progpaganda. Tanto que nem entendi propaganda de que poderia ser :klolz
A maioria dos pontos que vc levantou parecem meio picuinha com os caras que fizeram o documentário ou com a TecToy. Voce não gosta de um ou de outro por algum motivo? Eu achei o documentário legal apesar de achar os vídeos desse Warpzone uma m****.
 

keanu_yves

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
736
Reações
974
Pontos
543
Tem muita desinformação mesmo... sei lá... pesquisas básicas resolvem o problema. Eles deixam implícito que a Nintendo rompeu com o Brasil depois do SNES, esquecem toda a história da Playtronic/Estrela/Gradiente com o GBA, N64 e Gamecube e até mesmo com a Latamel com Wii, 3DS e Wii U no país.
Eu assisti, mas apesar de ser bem gravado, cheira a propaganda e desinformação total.
Warpzone e Gameteczone falando bobagem. Além dos produtores do documentário "Paralelos".

Uma hora o cara solta essas pérolas:

- Antigamente, os consoles eram caros e custavam até 2 salários mínimos. (E algo mudou?)

- A Nintendo veio ao Brasil e implorou pra Gradiente parar de vender o Phantom.
(Isso nunca aconteceu)

- Cara da Zapzone falando que o Atari da Polivox era pirata e que a Gradiente é quem trouxe o aparelho no Brasil, sendo que a Polivox era subsidiária da Gradiente. Ou seja, eram a mesma empresa.

  • Falam que a Gradiente não falsificava os games. (What?!)
  • Depois falam acertadamente da Falconsoft, mas esquecem que ela não foi a única, já que a CCE adotou a mesma estratégia (jogos CCE e Vic).
- No episodio do Snes, gastam um bom tempo falando de Ronaldinho Soccer 97. Podiam ter feito um link com o Bomba patch.

- Não citaram o famoso "Sonic 4" de Snes.

- Falam de um mercado infestado de clones e de um presidente da TrecoToy querendo sabotar a Gradiente, pois o Phantom era bem mais barato que o Master, e depois dizem que a TrecoToy era lider de mercado no Brasil. Oras, só falam isso porque a unica empresa que aprresentava números era a TrecoToy. Se somassem os clones todos, será que o Master ainda seria líder? Duvido um pouco.

- Falam de Mega Drive lider e SNES correndo atrás no Brasil, mas me lembro bem que era raro achar um guri com Mega. Aqui o SNES era uma febre absoluta. Será a realidade de BH-MG tão diferente do Brasil?! Tinha consoles vindo do Paraguay?! Provavel. Porqie não citaram isso?!

Arrumam jeito de falar em TrecoToy a todo momento.



Enviado de meu SM-G9650 usando o Tapatalk
Cara, sobre o Mega ser mais popular, é o que mais tenho ouvido nos últimos anos pela internet. Sempre o bordão "SNES é console de rico", que "poucos tinham", a massa mesmo tinha era "Mega-Drive". Então, pode ter algum indício disso sim.
Sou do interior de Minas, e aqui também o SNES reinava absoluto. Mas isso da última metade da década de 90.
 

carloshfc

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.131
Reações
27.120
Pontos
1.053
Tem muita desinformação mesmo... sei lá... pesquisas básicas resolvem o problema. Eles deixam implícito que a Nintendo rompeu com o Brasil depois do SNES, esquecem toda a história da Playtronic/Estrela/Gradiente com o GBA, N64 e Gamecube e até mesmo com a Latamel com Wii, 3DS e Wii U no país.

Cara, sobre o Mega ser mais popular, é o que mais tenho ouvido nos últimos anos pela internet. Sempre o bordão "SNES é console de rico", que "poucos tinham", a massa mesmo tinha era "Mega-Drive". Então, pode ter algum indício disso sim.
Sou do interior de Minas, e aqui também o SNES reinava absoluto. Mas isso da última metade da década de 90.
Pois é, bem engraçado isso.
Ia comentar isso também, resolveram apagar a história da Nintendo com o Gamecube, ainda via Playtronic,e depois com a Latamel. Porquê não citar?!

Minha impressão é que, denovo, se for pra bater Tectoy x Playtronic, talvez tenham vendido mais Mega via medidas legais.

Porém se considerar a realidade com mercado cinza inclusovo, com Snes entrando via paraguay, China e EUA, ou seja, o povão, vai ver que SNES deu um passeio.

Ou não, já que é complicado medir isso. Mas enfim, conheci apenas 4 pessoas que tinha Mega na minha vida. Todos via mercado oficial. Já SNES era meio que o padrão aqui em BH e acho que tudo via muamba/contrabando.

Enviado de meu SM-G9650 usando o Tapatalk
 

carloshfc

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.131
Reações
27.120
Pontos
1.053


Saiu o video do Xbox 360 (porque pularam o PsOne, Saturn, PS2 e Dreamcast que também foram muito pirateados, eu não sei).

Logo no começo, já falam que quando o X360 chegou no Brasil, não havia mercado formal, com o cenário legal basicamente se resumindo a games de PC.

Mas e o Gamecube/GBa da Playtronic?
E o Wii/DS da Latamel?!

Enviado de meu SM-G9650 usando o Tapatalk
 


Mega Retro

Bam-bam-bam
Mensagens
1.554
Reações
2.255
Pontos
453
Esse lance de MD Vs SNES, no quesito vendagens, tenho a clara impressão que a história se divide em duas partes 91-94; 95-99.
Eu tive os dois, morava na maior capital do país quando tive o MD, sendo que não vi ninguém com um SNES até o final de 1994. Mudei pro interior em 1995, e quando em enturmei, lá por 1996, a maior parte do pessoal tinha um SNES mesmo, inclusive eu, que mearrependi, troquei meu VG.
 

Megalith

Mil pontos, LOL!
Mensagens
19.156
Reações
41.036
Pontos
1.064
Sinceramente, até a metade do primeiro episódio eu já tava dormindo. Achei fraco os depoimentos e nem fui assistir os outros 2. Mas nada tira o mérito e o esforço dos caras. Parabéns pela equipe.
 

rftailor

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.522
Reações
2.838
Pontos
1.024
A iniciativa foi boa. Vídeo com qualidade impecável.

Algum furo ou outro mas nenhuma mentira.

Muito bom para apresentar para os novatos.
 

BigJ

Mil pontos, LOL!
Mensagens
17.915
Reações
14.438
Pontos
1.389
Mas e o Gamecube/GBA da Playtronic?
E o Wii/DS da Latamel?!

A Playtronic já não existia na época do GC. Era apenas a Gradiente que estava tocando o barco, mas encerrou a parceria com a Nintendo no início dos anos 2000.

Quanto a Latamel, realmente ficou estranho não citar, mesmo que basicamente importasse os consoles e jogos (porém as embalagens estavam em PT-BR).

O que notei foi como o vídeo pegou de leve a questão da pirataria no X-360.
 

FireMax

Bam-bam-bam
Mensagens
738
Reações
1.066
Pontos
333
Aqui no interior do ES (30 mil hab) raramente alguém tinha MD (acho que só locadora), todos que conhecia tinham SNES importados do Paraguai.
MD deve ter vendido muito em grandes centros, acho esses números da TecToy bem inflacionados.
 

EvilMonkey

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.220
Reações
42.163
Pontos
1.339
O MD pela convivência que tive com muitos amigos era bem popular. A maioria tinha mas o Snes era o sonho de consumo!
 

Maxwelsonage

Bam-bam-bam
Mensagens
1.251
Reações
2.944
Pontos
303
Achei os videos bons.
Mas tem esses problemas de informação tirada na bunda mesmo.
Outra coisa que pode distrair enquanto se assiste é que constantemente a câmera foca em outra pessoa, ao invés do rosto de quem está falando.
Também tem esses takes do entrevistador jogando com um rosto sério, quase inexpressivo.

No vídeo do Phantom achei que seria legal que comparassem a placa-mãe com a do NES original, mas temos apenas que acreditar no que estão falando.
O controle de Mega Drive não faz sentido ter sido copiado pelo "sucesso", já que o Mega nem tinha sido lançado no ocidente ainda em 88.

No vídeo do SNES achei que deram um foco grande no Street Fighter II e as versões piratas de arcade. Meio que saiu do assunto.
Aliás, nesse papo de arcade eu até achei que iriam falar dos arcades piratas que na verdade tinham um SNES dentro com um cartucho do jogo.

Mas achei bom e é sempre daora ouvir alguém da época como o vice-presidente da Gradiente. Aqueles garotos mais novos ali passa confiança não.
 

carloshfc

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.131
Reações
27.120
Pontos
1.053
Achei os videos bons.
Mas tem esses problemas de informação tirada na bunda mesmo.
Outra coisa que pode distrair enquanto se assiste é que constantemente a câmera foca em outra pessoa, ao invés do rosto de quem está falando.
Também tem esses takes do entrevistador jogando com um rosto sério, quase inexpressivo.

No vídeo do Phantom achei que seria legal que comparassem a placa-mãe com a do NES original, mas temos apenas que acreditar no que estão falando.
O controle de Mega Drive não faz sentido ter sido copiado pelo "sucesso", já que o Mega nem tinha sido lançado no ocidente ainda em 88.

No vídeo do SNES achei que deram um foco grande no Street Fighter II e as versões piratas de arcade. Meio que saiu do assunto.
Aliás, nesse papo de arcade eu até achei que iriam falar dos arcades piratas que na verdade tinham um SNES dentro com um cartucho do jogo.

Mas achei bom e é sempre daora ouvir alguém da época como o vice-presidente da Gradiente. Aqueles garotos mais novos ali passa confiança não.
Bem observado.
Podiam fazer um episódio so de arcade.
Não deu pra entender essa viajada do Street Fighter de SNES para focar na versão Rodoviária de Arcade.

Já que era para falar de piratinha, podiam mostrar os piratinhas famosos da época. Lembro de uma versão da Street Fighter 2 WW que a rasteira do Dhalsim atravessava a tela e um MK2 que você podia dad fafality no meio da luta. Hahaha

Enviado de meu SM-G9650 usando o Tapatalk
 

toad02

Lenda da internet
Mensagens
39.639
Reações
66.931
Pontos
1.659
Bem observado.
Podiam fazer um episódio so de arcade.
Não deu pra entender essa viajada do Street Fighter de SNES para focar na versão Rodoviária de Arcade.

Já que era para falar de piratinha, podiam mostrar os piratinhas famosos da época. Lembro de uma versão da Street Fighter 2 WW que a rasteira do Dhalsim atravessava a tela e um MK2 que você podia dad fafality no meio da luta. Hahaha

Enviado de meu SM-G9650 usando o Tapatalk

O EP do Snes foi uma b*sta por causa disso.
 

doraemondigimon

Lenda da internet
Mensagens
16.155
Reações
23.219
Pontos
1.619
Pra mim, o pessoal da Warpzone é MUITO FRACO pra sair desferindo sua... 'Verdade' em videos. Praticamente, no tempo em que fiquei no grupo de Wzzzzzzzzpzzzzzzz dele (até que eu resolvi sair porque eu queria liberar uma(s) OSTs pra galera, vieram me chamar de pirata e eu fechei o tempo) (não precisaria nem falar isso. EU SOU PIRATA E COM ORGULHO, mas não vou discutir isso (não agora) nesse tópico a não ser que me perguntem) onde muitas coisas, eu fazia grandes explicações e eles não sabiam nem onde enfiar o dedo (no teclado, claro!)

As vendas do Mega por aqui em Goiânia, não foram tão expressivas (via lojas), mas foram MUITO expressivas, via PY. O SNES só foi ganhar força aqui, depois do lançamento do Street Fighter 2 no console, mas desde Mario World ele já era uma coisa diferenciada. O Mega foi assustador depois que começou a distribuir via PY principalmente porque o povo estava ficando saturado do NES e suas versões que foram lançadas, tanto no Brasil, quanto no vizinho 'hermano'.

O PCEngine mal apareceu no PY, mal foi VISTO no Brasil e pouco documentado em revistas nacionais. O SNES e o Mega Drive tiveram, de suas indústrias nacionais, propagandas extensivas em diversas revistas e, no caso do Phantom System, Mega Drive e Master System, foram um dos poucos que tinha uma propaganda mais intensiva em revistas no geral. Claro que existem casos de propagandas do Top Game (VG9000), Bit System (Dismac) e o campeão da segunda linha das propagandas, o Dynavision 2/3 (Dynacom).
 

evil_akuma

Bam-bam-bam
Mensagens
11.095
Reações
7.804
Pontos
459
Pra mim, o pessoal da Warpzone é MUITO FRACO pra sair desferindo sua... 'Verdade' em videos. Praticamente, no tempo em que fiquei no grupo de Wzzzzzzzzpzzzzzzz dele (até que eu resolvi sair porque eu queria liberar uma(s) OSTs pra galera, vieram me chamar de pirata e eu fechei o tempo) (não precisaria nem falar isso. EU SOU PIRATA E COM ORGULHO, mas não vou discutir isso (não agora) nesse tópico a não ser que me perguntem) onde muitas coisas, eu fazia grandes explicações e eles não sabiam nem onde enfiar o dedo (no teclado, claro!)

As vendas do Mega por aqui em Goiânia, não foram tão expressivas (via lojas), mas foram MUITO expressivas, via PY. O SNES só foi ganhar força aqui, depois do lançamento do Street Fighter 2 no console, mas desde Mario World ele já era uma coisa diferenciada. O Mega foi assustador depois que começou a distribuir via PY principalmente porque o povo estava ficando saturado do NES e suas versões que foram lançadas, tanto no Brasil, quanto no vizinho 'hermano'.

O PCEngine mal apareceu no PY, mal foi VISTO no Brasil e pouco documentado em revistas nacionais. O SNES e o Mega Drive tiveram, de suas indústrias nacionais, propagandas extensivas em diversas revistas e, no caso do Phantom System, Mega Drive e Master System, foram um dos poucos que tinha uma propaganda mais intensiva em revistas no geral. Claro que existem casos de propagandas do Top Game (VG9000), Bit System (Dismac) e o campeão da segunda linha das propagandas, o Dynavision 2/3 (Dynacom).


Minha percepção da época, mas o PC ENGINE era conhecido (bem conhecido, até) pelas pessoas que tinham parentes morando no Japão, no final da década de 1980 e inicio de 1990.

Ou seja, boa parte da intitulada "comunidade de japonesa" (descendentes, na verdade) tinha contato com esse console.


Eu posso me citar como exemplo, tive parentes q moraram no Japão lá de 1989 a 1992, e dentre cartuchos de SFC e FC, eu cheguei a ver um PC ENGINE e alguns jogos, que na época não me chamaram muito a atenção. Existe até um parentese que posso fazer com um amigo meu que morou lá nesse período, ele dizia que as lojinhas de games eram abarrotadas de jogos de FC, SFC e PC-ENGINE e que tinha poucos jogos de Mega Drive. Na concepção do meu amigo (bom salientar isso) o Mega era um console que tinha flopado no Japão.



Sobre os vídeos do tópico. Sinceramente, depois de ler tanto a respeito - não tenho interesse em produções do OMELETE, que claramente focam no bazingueiro, no "casual". Nada contra, apenas nada adiciona. Ler as críticas dos colegas só reforça minha teoria.
 

carloshfc

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.131
Reações
27.120
Pontos
1.053
Pra mim, o pessoal da Warpzone é MUITO FRACO pra sair desferindo sua... 'Verdade' em videos. Praticamente, no tempo em que fiquei no grupo de Wzzzzzzzzpzzzzzzz dele (até que eu resolvi sair porque eu queria liberar uma(s) OSTs pra galera, vieram me chamar de pirata e eu fechei o tempo) (não precisaria nem falar isso. EU SOU PIRATA E COM ORGULHO, mas não vou discutir isso (não agora) nesse tópico a não ser que me perguntem) onde muitas coisas, eu fazia grandes explicações e eles não sabiam nem onde enfiar o dedo (no teclado, claro!)

As vendas do Mega por aqui em Goiânia, não foram tão expressivas (via lojas), mas foram MUITO expressivas, via PY. O SNES só foi ganhar força aqui, depois do lançamento do Street Fighter 2 no console, mas desde Mario World ele já era uma coisa diferenciada. O Mega foi assustador depois que começou a distribuir via PY principalmente porque o povo estava ficando saturado do NES e suas versões que foram lançadas, tanto no Brasil, quanto no vizinho 'hermano'.

O PCEngine mal apareceu no PY, mal foi VISTO no Brasil e pouco documentado em revistas nacionais. O SNES e o Mega Drive tiveram, de suas indústrias nacionais, propagandas extensivas em diversas revistas e, no caso do Phantom System, Mega Drive e Master System, foram um dos poucos que tinha uma propaganda mais intensiva em revistas no geral. Claro que existem casos de propagandas do Top Game (VG9000), Bit System (Dismac) e o campeão da segunda linha das propagandas, o Dynavision 2/3 (Dynacom).
Grande Doraemondigimon sempre com um conhecimento ou comentario diferenciado da vida real. Curto muito seus posts!

Enviado de meu SM-G9650 usando o Tapatalk
 

doraemondigimon

Lenda da internet
Mensagens
16.155
Reações
23.219
Pontos
1.619
Minha percepção da época, mas o PC ENGINE era conhecido (bem conhecido, até) pelas pessoas que tinham parentes morando no Japão, no final da década de 1980 e inicio de 1990.

Ou seja, boa parte da intitulada "comunidade de japonesa" (descendentes, na verdade) tinha contato com esse console.


Eu posso me citar como exemplo, tive parentes q moraram no Japão lá de 1989 a 1992, e dentre cartuchos de SFC e FC, eu cheguei a ver um PC ENGINE e alguns jogos, que na época não me chamaram muito a atenção. Existe até um parentese que posso fazer com um amigo meu que morou lá nesse período, ele dizia que as lojinhas de games eram abarrotadas de jogos de FC, SFC e PC-ENGINE e que tinha poucos jogos de Mega Drive. Na concepção do meu amigo (bom salientar isso) o Mega era um console que tinha flopado no Japão.



Sobre os vídeos do tópico. Sinceramente, depois de ler tanto a respeito - não tenho interesse em produções do OMELETE, que claramente focam no bazingueiro, no "casual". Nada contra, apenas nada adiciona. Ler as críticas dos colegas só reforça minha teoria.

Sobre o conhecimento do PCE, vou te explicar: Eu mesmo, conheci o videogame (já com o CD Rom² e sua belíssima 'maleta 007', em meados de 1989/1990 por intermédio dos japoneses que eram donos da maior video locadora de Goiânia, a Games Club (a família Shiraishi). Tanto que, o primeiro jogo em CD que eu vi a funcionar no bicho, era uma versão de Side Arms (Super Side Arms. Nem era o meu viciante Syd Mead's Terraforming.

Mas, se você chegasse em outras pessoas, ninguém sabia o que era o PCE. Não sei quantas e quantas vezes, o pessoal via na minha carteira o HU Card queimado do Vigilante que eu carregava comigo e perguntavam.... "Isso é um cartão de telefone japonês?", ou diziam "nossa, que cartão de crédito estiloso. De que banco é?" justamente porque não sabiam nem o que era aquilo. Quando eu consegui comprar o PCE com o CD Rom² e a Interface Unit, no ônibus, o povo olhava e perguntava o que era aquilo. Quando eu abri pra mostrar pra um colega meu ele perguntou "pra que dois discmans?"

Em Brasília, era ainda pior. Quando amigos de um primo viram o videogame, começaram a rir, falando que era pirata. Só calaram a boca depois que viram o Street Fighter e o Neutopia ligados... Geralmente o povo achava que aqui por ser no 'fiófó' do mundo, não chegava as coisas rápido mas, no caso de tecnologia de jogos (arcades/videogames), era um dos lugares que chegava primeiro. E quem conhecia os 'paranauês', via muita coisa legal!
 

RodrigoviskRJ

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.317
Reações
7.520
Pontos
784
- Falam de Mega Drive lider e SNES correndo atrás no Brasil, mas me lembro bem que era raro achar um guri com Mega. Aqui o SNES era uma febre absoluta. Será a realidade de BH-MG tão diferente do Brasil?! Tinha consoles vindo do Paraguay?! Provavel. Porqie não citaram isso?!
Cara, concordo com tudo, menos com esse trecho.
Ninguém no meu prédio teve Super Nintendo, por exemplo. E geral que teve phantom (eu era um deles) ou derivados, tipo turbo game, dynavision, etc, migrou pro Mega Drive ... Quem tinha videogame no meu prédio, tinha o Mega.
Eu só fui conhecer o Super Nintendo em locadora e UM amigo meu da minha sala na escola, na sexta série, foi ter um super nintendo (o curioso é que ele teve um Master System antes hahaha caminho inverso do q eu fiz)... aí lá pra 93...94... pessoal começou a comprar SNES... até 93, era só mega drive...
Sempre morei na região da tijuca no RJ ... A casa e vídeo da conde de bonfim, era só MEGA DRIVE.. a videogame center na praça Saens Pena... Mega Drive... SNES demorou a vera pra popularizar, quando popularizou, explodiu.

Eles falam outras besteiras no "documentário", mas acho que você enumerou bem!
 
Ultima Edição:

evil_akuma

Bam-bam-bam
Mensagens
11.095
Reações
7.804
Pontos
459
O Mega se popularizou primeiro, acho que pela questão do financiamento. O pai podia ir numa loja e financiar ele em alguma rede tipo Mesbla e outros dinossauros varejistas do tipo...

Eu lembro de primos que tiveram o Mega assim, comprados em lojas, oficial da TEC TOY em parcelas até a entrada do próximo milênio.



O SNES popularizou, na verdade explodiu, segundo minha percepção da época com duas coisas:
  • O lançamento de SFII
  • O lançamento da versão apenas com o console e 1 controle. E se não me engano a 100 dólares, ou algo próximo disso.

Ainda cabe ressaltar que antes de 1994, ou seja, antes da implantação do PLANO REAL, que estabilizou a hyper inflação, muito dos negócios no mercado cinza eram feitos em dólar. O console ter baixado para 100 dólares fez uma enorme diferença para quem contrabandeava via Paraguai, podia-se trazer mais consoles, eles começaram a vir aos montes por aqui...

Eu mesmo, só adquiri um SNES nesse modelo "control set".


IMG_2051.jpg
 

Ridge

Bam-bam-bam
Mensagens
2.116
Reações
4.604
Pontos
453
O Mega foi lançado antes em 1990, mas poucas pessoas podiam comprar um pois o país tava quebrado e o poder de consumo da população caiu drasticamente, o Mega era muito caro naquele período, só quem realmente tinha bala na agulha podia comprar e olhe lá.

O SNES foi lançado em 1993, um momento oportuno pois a economia do país tava começando a melhorar, depois no período do plano real naqueles anos de 94/95/96 o SNES estourou em vendas por aqui.

Naquela época eu conhecia mais caras que tinham SNES e nas locadoras da minha cidade se tinham mais jogos dele pra locar, ambos os consoles venderam muito no Brasil mas a impressão que se tinha era que o SNES foi mais popular.
 

Pirlo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.255
Reações
12.106
Pontos
703
Também estou no time de quem achou o primeiro vídeo fraco(SNES), então nem vou ver os demais.
 

carloshfc

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.131
Reações
27.120
Pontos
1.053
No caso do Zeebo, a TecToy tinha certeza que ele seria um "PS2 Killer"...
Queriam um novo "Mega Drive" em termos de venda e se f*deram.

Numa época que já existia Xbox 360 e PS3, lançam um aparelho para concorrer com PS2 e, na realidade, era bem mais fraco que o segundo console da Sony.

Virou motivo de piada e chacota.

Enviado de meu SM-G9650 usando o Tapatalk
 

evil_akuma

Bam-bam-bam
Mensagens
11.095
Reações
7.804
Pontos
459
Queriam um novo "Mega Drive" em termos de venda e se f*deram.

Numa época que já existia Xbox 360 e PS3, lançam um aparelho para concorrer com PS2 e, na realidade, era bem mais fraco que o segundo console da Sony.

Virou motivo de piada e chacota.

Enviado de meu SM-G9650 usando o Tapatalk


Tinha dono da OS metido no Zeebo, se não me falha a memória.

E ela falha.
 

Cielo

Mil pontos, LOL!
Mensagens
17.119
Reações
49.306
Pontos
1.339
Aqui em Curitiba-PR ali por 1989-91 a galera tinha mais clones de NES mesmo, era muito dificil alguem que tivesse um master system, eu não conhecia quem tivesse e eu mesmo tinha um phantom system, depois ali por 92-94 tinha muita gente que tinha mega, eu tbm tinha e meus amigos tbm, depois disso que a galera começou a ter o SNES, tbm fui na onda e tive Snes, depois disso foi PSX e N64, NINGUEM bem dizer tinha Saturn, depois ainda, só pra finalizar td mundo tinha PS2, dremcast poucos tinham, Gcube tbm menos ainda e Xbox ninguem mesmo tinha...
 

carloshfc

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.131
Reações
27.120
Pontos
1.053
Tinha dono da OS metido no Zeebo, se não me falha a memória.

E ela falha.
Nem sabia disso.

A parte do video o cara falando que Quake foi jogo de lançamento foi de rachar de rir, pois já era um game pra lá de batido e ainda rodando numa performance terrivel no Zeebo.

Outro vexame foi o Resident Evil 4 port de iPhone.

Enviado de meu SM-G9650 usando o Tapatalk
 

BigJ

Mil pontos, LOL!
Mensagens
17.915
Reações
14.438
Pontos
1.389
Achei bem interessante esse episódio sobre o Zeebo, já que o Bruno Silva conversou com alguns dos caras que estavam diretamente envolvidos com o desenvolvimento do negócio.

Provavelmente ia dar na mesma, mas foi um grande tiro no pé a TecToy lançar o seu VG com um hardware inferior ao que foi inicialmente projetado.
 

Cristiano Sword

Bam-bam-bam
Mensagens
2.296
Reações
10.701
Pontos
453
vi assim que estrou
Finalmente, o Megão:


vi assim que estreou, mas particularmente eu não gostei. Me pareceu muito resumido e me perdoem, mas pq todos os episodios dessa serie de videos tem praticamente as mesmas pessoas convidadas? Acho que cada console tem sua historia. Podia ter mais diversidade de entrevistados. Gosto da warpzone, mas pq só uma pessoa deles falam? e em todos os videos?
Gostei da parte um pouco mais técnica da Gameteczone, mas podiam deixar o tecnico falar mais, me parece que cortam ele toda hora. É um video do youtube, deixem o cara falar de todas as peças, retrogamer quer detalhes e não resumos.
 

thiagoencd

Bam-bam-bam
Mensagens
165
Reações
181
Pontos
469
Onde eu morava também a galera foi mais de SNES mesmo, a maioria não tinha muitas condições então insistiu bastante no Phantom e outros clones e já partiram direto pro SNES, sendo que a maioria era do Paraguai, se não me engano eu era o único com SNES Playtronic comprado a prazo. Da galera do bairro só dois tiveram Mega, um tinha comprado o SNES do Paraguai primeiro mas queimou, aí a mãe não quis comprar outro e comprou um Mega pra ele, e o outro veio do Master mas depois pulou pro SNES também. Até nas locadoras a quantidade e disponibilidade para jogar era bem maior também com algumas inclusive que só tinham o SNES.
 
Topo Fundo