O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[Racismo] No sul, empresários evitam contratar negros para funções de atendimento "Top"

Goris

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
21.829
Reações
76.870
Pontos
553
Racismo de verdade news

Conversando com um colega, ele comentou que estava discutindo com empresários. Acabou que eles comentaram que, no Sul do pais, evitam contratar negros para cargos medianos e anos de atendimento ao cliente (exemplo, gerente de banco), pois o público parece não gostar.

Uma pena ainda existir esse nível de racismo no país. E uma pena esse assunto sempre ser comentado num clima de guerrinha ideológica e não num contexto de problema real a ser solucionado.

Fica a questão, que gostaria de receber opiniões sem "ismos", existe uma solução pra esse tipo de situação? Não é njusto um cara se preparar a vida toda, estudar, se esforçar, e deixar se ascender na carreira porque "Olha, você é muito bom, .as dona Maricota não gosta de ser atendida por negros, ela fica incomodada".

PS: Por favor, a galera me conhece, não é mimimi, mas algo que acontece no país e é (ou deveria ser) inaceitável num país que se quer desenvolvido.
 

Ataru

Bam-bam-bam
Mensagens
5.601
Reações
24.370
Pontos
353
A minha opinião sobre isso é um tanto complexa de se explicar, pois ela começa na própria formação histórica da região. Então vou tentar escrever da forma mais sintetizada possível.

Deve-se entender que a população do sul do Brasil é feita majoritariamente de imigrantes europeus. Destes, a maior parte deles veio entre o fim do século XIX e início do XX, herdando características muito fortes com a sua terra natal. Pense que quase nenhum desses imigrantes tinha visto um negro sequer na vida até pisarem no Brasil. A vida toda só viram um tipo de cor, com poucas variações fenotípicas e comportamentais. Agora imagine essas pessoas chegando num país novo, sem saber falar a língua, onde havia uma parcela de uma população recém-liberta - ou seja, até pouco tempo tratada como escrava - e economicamente muito inferior. Estando nessa situação de marginalização, aquele que roubava, matava, fazia bagunça, falava alto, e etc, infelizmente era mais provável que fosse um negro (até pelo seu perfil cultural anárquico e rebelde por causa da escravidão), algo que continua a acontecer hoje. Os problemas do Brasil não foram inventados ontem. rs

Obviamente isso iria aflorar um cenário de preconceito que, graças a Deus, a cada geração se reduz. É relativamente comum você ver pessoas com 70+ anos de idade tendo alguma opinião preconceituosa, inclusive partindo de pessoas que você sequer esperava. São visões de mundo que esses senhores herdaram de seus pais mas que, por sorte, seus filhos não. Os mais jovens são absolutamente mais tolerantes, diria até que no mesmo nível do resto do país.

Eu sou contra buscar a responsabilização coletiva de um fato, por isso nem critico os sulistas ou os negros por causa do comportamento de alguns de seus representantes. O que constato é que sim, existe preconceito no sul, sobretudo pelos mais velhos. Já entre os adultos de hoje e os mais jovens eu considero um fato próximo do superado.
 

yage

Lenda da internet
Mensagens
12.807
Reações
53.518
Pontos
1.613
Complicado.Acho que foi aqui na OS que li que os aposentados de uma casa que cuidava de idosos não contratavam negros porque os próprios idosos não queriam...

E o pior é que a galera caiu em cima foi da empresa que enviava os empregados para a casa dos idosos. A empresária até tentou explicar mas a galera já estava na ira contra a empresa que nesse caso nem tinha culpa. No meu caso acho que tenho um preconceito; em hospitais quando vou fazer exame de sangue prefiro ser atendido por mulheres. Se aparecer um cara fico meio desconfortável, parece que o cara vai ferrar meu braço....

Edit: Achei:

Empresa de BH exige que cuidadoras de idosos não sejam ‘negras e gordas’ e provoca revolta: ‘Fiquei desesperada’
 
Ultima Edição:

Hiperbrain

Ei mãe, 500 pontos!
VIP
Mensagens
15.200
Reações
69.183
Pontos
634
Racismo é prática que ainda existe em algumas situações desse tipo, e o pior é que é muitas vezes negligenciado e até acobertado.

Tem uma senhora branca que trabalhava no mesmo prédio que eu e devia ter já seus quase 60 anos. Às vezes, almoçava com ela e conversávamos sobre várias questões. Ela já me relatou que quando era jovem e procurava trabalho no centro de São Paulo e na região da avenida Paulista na década de 70 chegou a presenciar algumas situações de discriminação/racismo na seleção de candidatos à vaga de emprego, dependendo da tarefa a ser realizada.

Disse que certa vez já viu um selecionador ser chamado de canto e orientado a receber e atender bem qualquer tipo de pessoa, mas que na hora de decidir a vaga e contratar evitar "pessoas de cor". São coisas das quais não duvido e seria ingenuidade e até desonestidade não acreditar.

Se o tópico é para falar de discriminação ou coisa do tipo, não me omito. E não vou fazer aqui ressalvas dissertativas que fiz no outro tópico no que tange a como lidar com isso, pois sabem que neste ponto discordo dos mais alarmistas.

Então, sim, quando o mote para a discussão não parte de generalizações histéricas carregadas de fanatismo político-ideológico, falsas acusações e rancor indiscriminado fica relativamente simples ponderar e identificar aqui e ali situações de racismo ou discriminação no Brasil.

Deixo aí minha contribuição.
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Por coincidência, ontem passando pela sala, vi uma cena (algum seriado médico) de aparentemente uma doutora branca tentando algo sério com um cara negro (aparentemente dr). Ele já tinha "pegado ela", mas sem compromisso. E disse mais ou menos isso: "Você sabe que não vou casar com uma branca, eu quero filhos negros".
Certamente uma cena inaceitável se fosse o contrário (não é essa a discussão), mas fiquei me questionando se isso era racismo, ou como esse tipo de vontade poderia se encaixar na liberdade da pessoa de escolher pessoas com que se relaciona de acordo com suas "raízes".

Um exemplo de cor sendo fator de seleção:
https://entretenimento.uol.com.br/n...e-escalando-ator-branco-como-protagonista.htm
Jordan Peele diz que não se vê escalando ator branco como protagonista

"Mudando de raça", em um ambiente de concentração de imigrantes japoneses (há também em cidades do interior de São Paulo) eles "se ajudam". Em seus estabelecimentos preponderantemente terão pessoas da mesma descendência. Racismo? União?

Entendo um pouco a pessoa querer ser atendida por alguém que lhe transmita familiaridade, ajuda a criar relacionamento de confiança. Lamento quando esse "sinal de confiança" ou "ponto de interesse' é a paleta pantone de melanina na pele.
 

JmB!

Lenda da internet
Mensagens
13.019
Reações
13.312
Pontos
1.684
Já falei sobre isso algumas vezes, inclusivesobre o tópico do Itaú.

Nem todo comportamento dessa natureza se caracteriza em racismo propriamente dito, mas sim de um dos sintomas dele, que possui aspecto culturais. É mais ou menos como o @Ataru disse. O que quero dizer que este tipo de ação e comportamento não é em muitos casos uma situação pessoal, mas "instintiva" e natural.

Isso é muito, mas muuuito complexo e não será aqui que vamos compreender os padrões comportamentais de uma sociedade. Contudo há esperança e ela parece ser mais simples do que parece.

E o que é?
Resp.: Coragem!

Estes comerciantes que não são racistas, mas são presos a sua cultura e padrões ortodoxo de negócio precisam tomar coragem e contratar pessoas negras.
Isso irá gerar um contra cultura e as pessoas irão perceber que seus pensamentos antropológicos do passado não passam de pura besteira e assim a transformação acontece.

Claro, que digo isso acreditando piamente que a maioria das pessoas que fazem este tipo de coisa não são racistas...
E claro também que não sei como "criar está coragem" entre as pessoas. Eu só cito o bolo, eu não tenho a receita.

T+
 


Guy_Debord

Bam-bam-bam
Mensagens
4.377
Reações
5.511
Pontos
353
Quando entrei no meu serviço atual, a Sra que me ensinou as coisas e exercia a função antes deu entrar era abertamente racista. Um cliente que pediu retrabalho no carro dele, e estava, com razão, puto da cara pq o serviço ficou realmente uma b*sta, veio reclamar e tal. Cidadão é negro. A reação da Sra foi: "Ah, esse povo mais pretinho é assim mesmo né... Tudo encrenqueiro."

Um funcionário aqui também, negro, vivia sob vigilância dela pq "sabe como são esses pretinhos né, vc vira as costas e eles já te passam a perna. Duvido nada que venha chapado pro serviço também".

Vergonha alheia da porra.
 

Tecnomage

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.002
Reações
8.594
Pontos
1.013
Posso falar um pouco de Joinville, por ter ido trabalhar lá e por ter contato disso com pessoas que trabalham lá...
Meu surpervisor direto fica em Joinville, ele é de Salvador e a esposa dele é negra... Quando ele se mudou pra lá reclamou bastante da cidade, o pessoal lá não gosta de quem vem de fora morar na cidade e "roubar nossos empregos" e a esposa dele por ser negra ainda passou por situações de racismo... Ele se mudou para uma cidade vizinha e disse que é muito melhor...
 
Ultima Edição:

Cielo

Lenda da internet
Mensagens
17.276
Reações
50.438
Pontos
1.539
Eu acho que isso ai é boato heim, fato é que a população de brancos aqui no sul é maior que no resto do país, então pode parecer que tem mais brancos em certos cargos, mas de fato tem pq tem mais brancos no geral.

Existe racismo, principalmente da população mais velha, como um colega ai disse, a população aqui tem muitos imigrantes, então o pessoal mais de idade, e quando eu digo mais de idade é ai uns 70-80 anos pra mais tem sim, do pessoal mais novo eu realmente não vejo isso não.

Fica a questão, que gostaria de receber opiniões sem "ismos", existe uma solução pra esse tipo de situação? Não é njusto um cara se preparar a vida toda, estudar, se esforçar, e deixar se ascender na carreira porque "Olha, você é muito bom, .as dona Maricota não gosta de ser atendida por negros, ela fica incomodada".

Olha cara, é isso que acontece com cotas, o cara se prepara a vida toda, estuda e se esforça, chega no vestibular e "Vc teve uma boa nota, mas não tem a cor certa, sinto muito", isso sim é o verdadeiro racismo.
 

Goris

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
21.829
Reações
76.870
Pontos
553
Guy Debord disse:
Quando entrei no meu serviço atual, a Sra que me ensinou as coisas e exercia a função antes deu entrar era abertamente racista. Um cliente que pediu retrabalho no carro dele, e estava, com razão, puto da cara pq o serviço ficou realmente uma b*sta, veio reclamar e tal. Cidadão é negro. A reação da Sra foi: "Ah, esse povo mais pretinho é assim mesmo né... Tudo encrenqueiro."

Um funcionário aqui também, negro, vivia sob vigilância dela pq "sabe como são esses pretinhos né, vc vira as costas e eles já te passam a perna. Duvido nada que venha chapado pro serviço também".

Vergonha alheia da porra.
Uns milhões de anos atrás, no meu primeiro emprego, vivi uma situação bem ruim.

Um item idiota qualquer desapareceu na sala. Era um escritório com eu e mais uns três caras e um deles olhou direto pra mim:
"Fala onde tá o troço, eu sei que você pegou, conheço sua gente"
Caras, eu trabalhava com esse cara há mais de ano, ele nunca foi meu amigo, mas tbm nunca foi antipático, não sei se mais chocante foi ele ser abertamente racista assim ou me acusar.

Me senti bem mal, mas tbm achei aquilo tão absurdo que não consegui me indignar.

Acho legal que os outros dois colegas, brancos, imediatamente saíram em minha defesa, levando o caso pro gerente do setor.

O gerente, meus colegas, todo mundo discutindo e o cara não aceitando pedir desculpas.

Nisso, o engenheiro que trabalhava com a gente veio todo sério, colocou o objeto na mesa "Ah, vim sábado aqui e tive que pegar sem falar com você, obrigado" e foi embora...

Enfim, infelizmente muita gente assim ainda existe. Imagina esse cara sendo um gerente?

==========​

Mas isso foi nos anos 90, mais de 20 anos atrás (o cara era velho, já). Já o caso de minha sogra, em pleno 2020 é horrível, mas consigo entender, ela passa dos 70 e nasceu numa roça diferente.

Mas gente na casa dos 40/30 anos racista é uma coisa que mal consigo acreditar. Sei que existe, mas é tão "Século XX" que nem da pra acreditar que tem quem ainda nutra essas idéias.
 

Goris

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
21.829
Reações
76.870
Pontos
553
Complicado.Acho que foi aqui na OS que li que os aposentados de uma casa que cuidava de idosos não contratavam negros porque os próprios idosos não queriam...

E o pior é que a galera caiu em cima foi da empresa que enviava os empregados para a casa dos idosos. A empresária até tentou explicar mas a galera já estava na ira contra a empresa que nesse caso nem tinha culpa. No meu caso acho que tenho um preconceito; em hospitais quando vou fazer exame de sangue prefiro ser atendido por mulheres. Se aparecer um cara fico meio desconfortável, parece que o cara vai ferrar meu braço....

Edit: Achei:

Empresa de BH exige que cuidadoras de idosos não sejam ‘negras e gordas’ e provoca revolta: ‘Fiquei desesperada’
Cara, imagino a m**** que é.

Racismo não é legal, mas você não ser racista mas entender que tem que atender racistas é foda.

Numa empresa pública, é fácil. "A dona Chucrutes não quer ser atendida por negros" e você diz "Ou ela é atendida pelo Pedro, excelente profissional e ser humano, ou não é atendida. Quando estiver toda mijada, a gente vê". Meio que na canetada mas funciona.

Já você ser dono da empresa, não podendo recusar cliente, mas tbm não podendo ser racista, é igual o JmB! disse, é preciso ter coragem de bater de frente, algo que nem todos tem.

Deveriam ter, mas mesko sendo negro entendo os que não tem coragem. Só acho que grandes empresas deveriam estar acima disso.
 

Leonis Semog

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.124
Reações
6.470
Pontos
1.049
Racismo de verdade news

Conversando com um colega, ele comentou que estava discutindo com empresários. Acabou que eles comentaram que, no Sul do pais, evitam contratar negros para cargos medianos e anos de atendimento ao cliente (exemplo, gerente de banco), pois o público parece não gostar.

Uma pena ainda existir esse nível de racismo no país. E uma pena esse assunto sempre ser comentado num clima de guerrinha ideológica e não num contexto de problema real a ser solucionado.

Fica a questão, que gostaria de receber opiniões sem "ismos", existe uma solução pra esse tipo de situação? Não é njusto um cara se preparar a vida toda, estudar, se esforçar, e deixar se ascender na carreira porque "Olha, você é muito bom, .as dona Maricota não gosta de ser atendida por negros, ela fica incomodada".

PS: Por favor, a galera me conhece, não é mimimi, mas algo que acontece no país e é (ou deveria ser) inaceitável num país que se quer desenvolvido.

Acho complicado falar de um assunto tendo como base a fala de um colega.

Gostaria mais de debater sobre estatísticas reais como qual o percentual de negros em "cargos medianos e anos de atendimento ao cliente" e qual o percentual de negros na região em questão. Assim seria um debate mais técnico.

Sem isso ficamos nos achismos e chutes sobre racismo na região específica do tópico.
 

Rafa - Él

Lenda da internet
Mensagens
20.503
Reações
66.376
Pontos
1.554
Racismo é um negócio muito nojento caras. Pessoa ser mal tratada por causa da quantidade maior ou menor de melanina na pele é um negócio perturbador.
E assim como no sul da br ainda existe esse racismo contra negros principalmente entre a população mais idosa, o mesmo acontece em várias partes do mundo como nos estados do sul dos EUA ( Texas, Alabama etc), nos países eslavos (Rússia ocidental, e leste europeu como um todo).
Como dito acima, não existe explicação simples pra isso, e tampouco a solução é simples também (e de forma alguma ela passa por ter uma atitude de vingança e de inverter o tabuleiro como pregam muitos movimentos que dizem lutar contra o racismo).
Da minha parte eu tento fazer meu papel e tratar TODAS as pessoas de forma absolutamente imparcial. E por isso mesmo fico indignado e triste quando mesmo assim sou chamado de racista só porque não concordo com certas métodos de se lutar contra o racismo...
Enfim...
 

Xaropinho

Bam-bam-bam
Mensagens
1.997
Reações
5.607
Pontos
268
Mas isso foi nos anos 90, mais de 20 anos atrás (o cara era velho, já). Já o caso de minha sogra, em pleno 2020 é horrível, mas consigo entender, ela passa dos 70 e nasceu numa roça diferente.
Não existe essa de "consigo entender atos racistas".
Racismo é crime, e é nojento .

Seria a mesma coisa que falar:
Consigo entender por que ele roubou aquela loja, ele estava com fome.
Consigo entender por que ele roubou aquela loja, lá no pais dele era comum roubar.
Consigo entender por que ele roubou aquela loja, nos anos 80 todo mundo roubava.

As pessoas precisam progredir, não é por que nasci em 1900 e dinossauros que devo continuar com a mente de antigamente.
 

Guy_Debord

Bam-bam-bam
Mensagens
4.377
Reações
5.511
Pontos
353
Uns milhões de anos atrás, no meu primeiro emprego, vivi uma situação bem ruim.

Um item idiota qualquer desapareceu na sala. Era um escritório com eu e mais uns três caras e um deles olhou direto pra mim:
"Fala onde tá o troço, eu sei que você pegou, conheço sua gente"
Caras, eu trabalhava com esse cara há mais de ano, ele nunca foi meu amigo, mas tbm nunca foi antipático, não sei se mais chocante foi ele ser abertamente racista assim ou me acusar.

Me senti bem mal, mas tbm achei aquilo tão absurdo que não consegui me indignar.

Acho legal que os outros dois colegas, brancos, imediatamente saíram em minha defesa, levando o caso pro gerente do setor.

O gerente, meus colegas, todo mundo discutindo e o cara não aceitando pedir desculpas.

Nisso, o engenheiro que trabalhava com a gente veio todo sério, colocou o objeto na mesa "Ah, vim sábado aqui e tive que pegar sem falar com você, obrigado" e foi embora...

Enfim, infelizmente muita gente assim ainda existe. Imagina esse cara sendo um gerente?

==========​

Mas isso foi nos anos 90, mais de 20 anos atrás (o cara era velho, já). Já o caso de minha sogra, em pleno 2020 é horrível, mas consigo entender, ela passa dos 70 e nasceu numa roça diferente.

Mas gente na casa dos 40/30 anos racista é uma coisa que mal consigo acreditar. Sei que existe, mas é tão "Século XX" que nem da pra acreditar que tem quem ainda nutra essas idéias.

Pois é cara, eu fiquei em choque a primeira vez que a mulher aqui deu uma dessas. Até então nunca tinha visto alguém ser abertamente racista, sem ser piada nem nada. A pessoa não só tirar a razão do cliente, como fazer isso pelo viés racial. "Tá errado, fazendo barraco pq é pretinho"... Sendo que, ainda por cima, nem barraco mesmo o camarada fez, só reclamou do serviço mal feito mesmo..

Vontade que deu foi de mandar a velha pra pqp, mas infelizmente preciso do serviço e não está fácil arrumar outra coisa, então a gente engole o sapo pra ter um meio de subsistência...

Meu avô era negro, eu apesar de ter a pele meio clara, tenho nariz e cabelo de negro... Fiquei realmente indignado pq hoje acontece isso com o cliente e com outro funcionário, amanhã pode muito bem ser comigo também.

Fico pensando quantas pessoas não tem oportunidades negadas devido a sua cor da pele. Quantos pais de família perdem o sustento por uma burrice do c***lho dessas.
 

Goris

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
21.829
Reações
76.870
Pontos
553
Não existe essa de "consigo entender atos racistas".
Racismo é crime, e é nojento .

Seria a mesma coisa que falar:
Consigo entender por que ele roubou aquela loja, ele estava com fome.
Consigo entender por que ele roubou aquela loja, lá no pais dele era comum roubar.
Consigo entender por que ele roubou aquela loja, nos anos 80 todo mundo roubava.

As pessoas precisam progredir, não é por que nasci em 1900 e dinossauros que devo continuar com a mente de antigamente.
Eu conseguir entender é diferente de eu apoiar.

Eu entendo uma pessoa com fome roubar, nem por isso acho certo.
Eu entendo uma pessoa que vem de um país em que roubo é liberado e ache que aqui tbm é liberado. Nem por isso quero que ele roube.
 

Goris

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
21.829
Reações
76.870
Pontos
553
Acho complicado falar de um assunto tendo como base a fala de um colega.

Gostaria mais de debater sobre estatísticas reais como qual o percentual de negros em "cargos medianos e anos de atendimento ao cliente" e qual o percentual de negros na região em questão. Assim seria um debate mais técnico.

Sem isso ficamos nos achismos e chutes sobre racismo na região específica do tópico.
Bom, realmente é complicado discutir algo com base no disse-me-disse, mas a questão racial no Brasil é tratada de forma bem "Ista" ainda, infelizmente não deve haver dados confiáveis nesse quesito.

Acaba que nesse caso, fica o relato do colega, que o próprio empresário disse ser algo infelizmente comum. Basta ver a reportagem dos cuidadores de idosos, que é o mesmo caso.


PS: Tbm gosto de ter dados em mãos, pra saber o quão é "comum", mas não damos achar dados sem viés.
 

Roveredo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.437
Reações
29.702
Pontos
503
A questão é que negócios sobrevivem de lucros e dinheiro é dinheiro, independente se sai da mão de um racista ou de um santo. Por mais que seja duro de engolir, é preciso levar em conta que uma parte considerável da população (especialmente a faixa mais velha) evita ou simplesmente se recusa a frequentar estabelecimentos que tenham funcionários negros.

Esse comportamento é canalha? Sim, totalmente. Dito isto, o empresário infelizmente precisa engolir essas merdas se quiser continuar no mercado.
 

Gorila_Albino

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.243
Reações
5.196
Pontos
713
Sou filho de um homem negro (Policial), não sei se devido a o jeito militico dele as pessoas não ousavam fazer algo racista contra ele ou que na minha cidade existe poucos racistas, mas ele nunca reclamou de preconceito ou eu presenciei algum olhar esquisito ou seguranças seguindo ele em loja...
O unico "preconceito" que ele sofreu foi o dia que ele foi comprar um carro novo e a moça perguntou se ele teria condições de pagar kkkkk
 

Charles Bukowski

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.264
Reações
7.716
Pontos
819
Uns milhões de anos atrás, no meu primeiro emprego, vivi uma situação bem ruim.

Um item idiota qualquer desapareceu na sala. Era um escritório com eu e mais uns três caras e um deles olhou direto pra mim:
"Fala onde tá o troço, eu sei que você pegou, conheço sua gente"
Caras, eu trabalhava com esse cara há mais de ano, ele nunca foi meu amigo, mas tbm nunca foi antipático, não sei se mais chocante foi ele ser abertamente racista assim ou me acusar.

Me senti bem mal, mas tbm achei aquilo tão absurdo que não consegui me indignar.

Acho legal que os outros dois colegas, brancos, imediatamente saíram em minha defesa, levando o caso pro gerente do setor.

O gerente, meus colegas, todo mundo discutindo e o cara não aceitando pedir desculpas.

Nisso, o engenheiro que trabalhava com a gente veio todo sério, colocou o objeto na mesa "Ah, vim sábado aqui e tive que pegar sem falar com você, obrigado" e foi embora...

Enfim, infelizmente muita gente assim ainda existe. Imagina esse cara sendo um gerente?

==========​

Mas isso foi nos anos 90, mais de 20 anos atrás (o cara era velho, já). Já o caso de minha sogra, em pleno 2020 é horrível, mas consigo entender, ela passa dos 70 e nasceu numa roça diferente.

Mas gente na casa dos 40/30 anos racista é uma coisa que mal consigo acreditar. Sei que existe, mas é tão "Século XX" que nem da pra acreditar que tem quem ainda nutra essas idéias.

Essa é a maneira correta de proceder com o preconceito, em um ambiente de trabalho leve a um superior (fora leve o caso as autoridades, ponto).

O fato é, não tente entender a origem do preconceito, até porque ela não se estende a cor da pele (reduzir a isso é besteira), se estende a orientação sexual (héteros e homos), se estende a regionalização (sou Nortista, então sem bem como funciona na prática), se estende a nacionalidade, se estende a aspectos físicos (a pessoa feia então, fora dos padrões de beleza, geralmente se dá mal em entrevista de empregos), a idade (tente arranjar emprego com uma certa idade pra você ver), a aspectos sociais (pobre sofre aqui), se estende a um monte de aspectos até mais simples. E entendam de uma vez por todas: isso sempre existirá porque o ser-humano também é um ser maléfico em seu inconsciente, é uma grande perda de tempo ficar tentando compreender a mente humana quanto a aspectos preconceituosos a qualquer motivo que seja.

Negócio é ação, sofreu preconceito junta as provas e leve o caso a um superior ou autoridade, ficar chorando em rede social não resulta em nada além de mais rancor (e isso é foda, pois o contraditório existe, e se for caso de vitimismo/exagero/suposição a parte “preconceituosa” pode sofrer julgamento primário de uma comunidade que pode arruinar a vida pessoal e/ou profissional de uma pessoa, que mesmo que ela comprove é um caminho sem volta).


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

Tauron

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.075
Reações
28.881
Pontos
703
Infelizmente existe, vem melhorando muito, mas vez ou outra ainda nos deparamos com um caso de racismo explícito.

E a esquerda de maneira canalha se utilizando disso pra criar guerra de classes não colabora em nada, aliás é só um negro ousar discordar de seus feitores vermelhos pra imediatamente ser xingado de capitão do mato, negro de alma branca e outros impropérios racistas.

Um caso que me recordo, era criança, Rio de Janeiro, anos 80, uma família de pessoas negras se muda para um prédio de alto padrão na Barra da Tijuca e o síndico convoca uma reunião para os condôminos decidirem se a família deveria usar o elevador social ou de serviço... sem sacanagem, me lembro disso até hoje, dos meus pais comentando e tal... triste...
 

Goris

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
21.829
Reações
76.870
Pontos
553
Guy Debord disse:
Pois é cara, eu fiquei em choque a primeira vez que a mulher aqui deu uma dessas. Até então nunca tinha visto alguém ser abertamente racista, sem ser piada nem nada. A pessoa não só tirar a razão do cliente, como fazer isso pelo viés racial. "Tá errado, fazendo barraco pq é pretinho"... Sendo que, ainda por cima, nem barraco mesmo o camarada fez, só reclamou do serviço mal feito mesmo...
Olha, sempre comento que tudo de ruim é por percentual, não por grupo (sem zoar a esquerda porque não quero entrar na zoeira), tipo, você tem 10% de brancos escrotos, 10% de gays escrotos, 10% de pardos escrotos, 10% de pobres escrotos, 10% de velhos escrotos, 10% de jovens...

Mas com relação ao racismo, eu tenho a impressão que mulheres sempre são mais racistas na questão de cutucadas e comentários maldosos pelas costas.

Sei lá, falo isso até por questões pessoais (já comentei que minha avó paterna disse que não queria netos macaquinhos... Horrível, mas levou um calaboca de meu avô e ficou quieta, mas minhas tias soltavam uns comentários que só depois de adulto captei como racistas). Já meus tios e primos, tinham comentários que podiam ser racistas, mas eram diretos.

Posso estar enganado, até porque como o Old Brek disse, não há dados.

Vontade que deu foi de mandar a velha pra pqp, mas infelizmente preciso do serviço e não está fácil arrumar outra coisa, então a gente engole o sapo pra ter um meio de subsistência...
Imagina a droga que é trabalhar num ambiente assim.

Você saiu da empresa, ela saiu da empresa ou continua na mesma?

Meu avô era negro, eu apesar de ter a pele meio clara, tenho nariz e cabelo de negro... Fiquei realmente indignado pq hoje acontece isso com o cliente e com outro funcionário, amanhã pode muito bem ser comigo também.

Fico pensando quantas pessoas não tem oportunidades negadas devido a sua cor da pele. Quantos pais de família perdem o sustento por uma burrice do c***lho dessas.
Muita gente.
 

Guy_Debord

Bam-bam-bam
Mensagens
4.377
Reações
5.511
Pontos
353
Olha, sempre comento que tudo de ruim é por percentual, não por grupo (sem zoar a esquerda porque não quero entrar na zoeira), tipo, você tem 10% de brancos escrotos, 10% de gays escrotos, 10% de pardos escrotos, 10% de pobres escrotos, 10% de velhos escrotos, 10% de jovens...

Mas com relação ao racismo, eu tenho a impressão que mulheres sempre são mais racistas na questão de cutucadas e comentários maldosos pelas costas.

Sei lá, falo isso até por questões pessoais (já comentei que minha avó paterna disse que não queria netos macaquinhos... Horrível, mas levou um calaboca de meu avô e ficou quieta, mas minhas tias soltavam uns comentários que só depois de adulto captei como racistas). Já meus tios e primos, tinham comentários que podiam ser racistas, mas eram diretos.

Posso estar enganado, até porque como o Old Brek disse, não há dados.


Imagina a droga que é trabalhar num ambiente assim.

Você saiu da empresa, ela saiu da empresa ou continua na mesma?


Muita gente.

Ela saiu da empresa. Fiquei um mês trabalhando com ela, aprendendo o serviço e tal... Dois fatores que me fizeram engolir o sapo foi que primeiro, como já havia dito, tá foda conseguir emprego e quando me apareceu essa oportunidade, não tive outra opção se não aceitar, e segundo que essa moça estava me ensinando o trabalho e ainda tinha interesse em se manter na vaga... Pra que ela não me sabotasse, tive que ficar pianinho, fazer uma politicagem, fingir estar do lado dela e etc, para que ela me passasse tudo certinho.

O sentimento é de alienação cara, perda de controle sobre a minha pessoa. Em uma posição de liberdade, mandava tomar no cu e falava meia hora de b*sta.
 
Ultima Edição:

Monogo

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.920
Reações
70.697
Pontos
1.279
Não existe essa de "consigo entender atos racistas".
Racismo é crime, e é nojento .

Seria a mesma coisa que falar:
Consigo entender por que ele roubou aquela loja, ele estava com fome.
Consigo entender por que ele roubou aquela loja, lá no pais dele era comum roubar.
Consigo entender por que ele roubou aquela loja, nos anos 80 todo mundo roubava.

As pessoas precisam progredir, não é por que nasci em 1900 e dinossauros que devo continuar com a mente de antigamente.

Ue?! não era tu que tava dizendo em outro tópico que "racismo reverso não existe"
Então é logico que tu entende atos racistas por pura conveniência, e ta no mesmo balaio de quem tanto reclama.
 

Beren_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.473
Reações
29.117
Pontos
1.053
Racismo de verdade news

Conversando com um colega, ele comentou que estava discutindo com empresários. Acabou que eles comentaram que, no Sul do pais, evitam contratar negros para cargos medianos e anos de atendimento ao cliente (exemplo, gerente de banco), pois o público parece não gostar.

Uma pena ainda existir esse nível de racismo no país. E uma pena esse assunto sempre ser comentado num clima de guerrinha ideológica e não num contexto de problema real a ser solucionado.

Fica a questão, que gostaria de receber opiniões sem "ismos", existe uma solução pra esse tipo de situação? Não é njusto um cara se preparar a vida toda, estudar, se esforçar, e deixar se ascender na carreira porque "Olha, você é muito bom, .as dona Maricota não gosta de ser atendida por negros, ela fica incomodada".

PS: Por favor, a galera me conhece, não é mimimi, mas algo que acontece no país e é (ou deveria ser) inaceitável num país que se quer desenvolvido.


Eu ia falar sobre racismo etc etc. Sobre minhas experiencias, sobre como acho isso estupido. Mas, mudei de ideia. Eu já dei minha posição pessoal sobre isso diversas vezes e quem tem um viés que pensa que o mundo está contra ele, vai continuar tendo. E nem irá realmente tentar mudar e sim somente aumentar o problema.

Ao invés disso, vou dar uma analise sobre o problema especifico do post em si. Contratar ou não negros nessa situação. De um ponto de vista que eu acho que poucos aqui realmente olhariam.

Vejamos. Pelo que entendi. Os empresários tem dados, ou seja, tem informação real de que, suas empresas rendem menos, com funcionários com certo perfil, em certos cargos.
Do ponto de vista do empresário, eu considero que ele não está sendo "racista" ao não contratar. Ele apenas está seguindo o que qualquer empresário deve fazer (na verdade qualquer ser humano), visar o melhor para si mesmo (no caso sua empresa). É da natureza humana tentar maximizar sua felicidade, e ir contra isso é ir contra a natureza humana. Ir contra a natureza humana é autoritarismo. E autoritarismo sabemos onde vai dar.
Será que em outros cargos, ele também não contrata negros sem outro motivo que não o fato de serem negros?
Se sim, ai voce pode dizer com certeza, esse cara está sendo racista.
Se voce determina que ele PRECISA contratar, mesmo com resultados piores. Você está condenando-o ao fracasso. Que como falei, vai contra a natureza humana, seja branco ou azul ou pardo ou negro ou roxo ou oriental ou sei lá.

Livre associação não é racismo.
Não existe vitima de "não ser empregado" porque o emprego não era dele em primeiro lugar.


Agora, o problema ao meu ver. É POR QUE essas pessoas negras nessas posições tem resultado pior para a empresa?
Pelo que entendi, são em atendimento ao publico.Onde o visual conta muitas vezes. Não sendo algo referente a competência, e não creio que seja., e eu até posso estar errado mas eu não imagino que uma atendente negro somente por ser negro, seja menos competente, ou seja grosso e mal educado.
Então, eliminando a questão de competência e etc. Sobra a aparência talvez?
Então poderíamos imaginar que: existe na população do local realmente algum tipo de preconceito com essas pessoas por serem negras.
Este então deveria ser o foco. Como reduzir este preconceito?

Eu sinceramente não sei a resposta. O que sei, é que temos tomado caminhos de como NÃO REDUZIR esse preconceito. Pois ao meu ver, preconceito vem de separação.

Estes dias, eu estava na festa de aniversário das 3 filhas de um amigo. Por coincidência, negro (coincidência nada, meus melhores amigos são grupo de 6 pessoas, 5 são negras, não tem como evitar eventualmente estar com um deles) e também evangélico (quem sabe de meus posts,eu sou ateu agnóstico).
Como era festa de crianças, eu levei minha mãe (falou em criança e em comer doce, ela ta dentro) e minha mina. E o meu amigo faz um "culto" de ação de graças pelas crianças dele.
Minha mãe, conversando com meu amigo, solta um pérola das delas.
"Eu acho legal, que você é tão religioso e meu filho é ateu e vocês se dão tão bem".

Meu amigo solta uma frase que achei interessante, embora eu tenha ouvido somente de relance:
"Jesus veio a terra para unir os homens, e não separa-los".

Eu não creio em religião, mas creio que união dos homens via cooperação, amizade, amor. Voce não precisa ser amigo de todo mundo, nem se associar a todos.
Basta não agredi-los. Este já é um excelente ponto de partida.

E os que querem agredir, causar mal e crime. Que sejam punidos, removidos ou esquecidos, postos no ostracismo.
 
Ultima Edição:

Xaropinho

Bam-bam-bam
Mensagens
1.997
Reações
5.607
Pontos
268
Ue?! não era tu que tava dizendo em outro tópico que "racismo reverso não existe"
Então é logico que tu entende atos racistas por pura conveniência, e ta no mesmo balaio de quem tanto reclama.
Sinceramente não entendi o que você escreveu...
O que isso tem a ver com racismo reverso? De quem eu reclamo?

Vocês aqui parecem Don Quixote rsrs.
Vivem lutando contra "alguém invisível", no outro tópico me xingaram dizendo "vocês se fuderem", agora você diz que eu reclamo de alguém...
Queria saber quem é esse alguém.
 

Tom Cruise

Hollywood Mogul
GOLD
Mensagens
5.140
Reações
11.027
Pontos
603
"Um caso que me recordo, era criança, Rio de Janeiro, anos 80, uma família de pessoas negras se muda para um prédio de alto padrão na Barra da Tijuca e o síndico convoca uma reunião para os condôminos decidirem se a família deveria usar o elevador social ou de serviço... "

put*

que

pariu
 

Thomas Shelby

Bam-bam-bam
Mensagens
2.249
Reações
4.945
Pontos
353
O racismo existe pq a maior porcentagem dos criminosos são negros e isso se deve ao fato de não haver amparo nenhum a eles no fim da escravidão. Porém essa estatística cruel é verdadeira e faz algumas pessoas serem no mínimo receosas até racistas.

Eu sou de origem italiana p/ pai e brasileira pela mãe (portugues, polones, índio e negro). Apesar de ser branco a família do meu pai vê eu e a família da minha mãe como "nego". E é "engraçado" pq meu avo materno é extremamente racista contra negros tbm.

Acho que o racismo é mais prevalente nas idades mais avançadas mas tbm existe nos jovens de maneira velada. Já falei que achava uma colega negra gatinha e um colega já largou: "Não sabia que tu gostava de pretinha, quero ver pegar kkk". O cabelo crespo tbm é desprezado por toda a sociedade e até pelos negros... Eu tenho cabelo ondulado e adoraria ter liso (não sei se é racismo meu ou gosto).

Só que tipo, já tive um professor do cursinho negro e ele era excelente: didática foda, sabia falar e tals.... Nunca vi ngm ser racista com ele. Outro professor de cursinho que tive era negro e era um fucking gênio, ngm falava nada pra ele.

Acho que o racismo é mais intenso com o negro pobre de periferia (e com a galera da periferia no geral) pq tem mto crime assossiado a eles... Mas os bons pagam pelos ruins nessa história.
 

Marcelodoom

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.079
Reações
7.239
Pontos
1.034
Há uns 25 anos atrás mais ou menos, eu era jovem e não tinha muita experiência então qualquer trabalho eu abraçava com vontade.
Entrei numa empresa de publicidade e propaganda que estava começando aos poucos no ramo do sign (plotagem, vinil, etc). Entrei para aprender a profissão e gostava do que estava fazendo que era uma grande novidade.
O problema era os patrões, um casal com sobrenome polonês ou alemão, sei lá, fortemente racistas e não tinham vergonha nenhuma de expor o pensamento deles. O pessoal da produção, eram em maioria negros (serviço pesado). Mas a atendente, que ficava na portaria, tinha de ser loira......nunca que ele pegava uma pessoa mais escura por que, tinha de ser o exemplo da empresa.
A gente ignorava o racismo dos patrões, mas as vezes o pau cantava quando acontecia alguma coisa errada e ele soltava impropérios e já metia xingamento racista no meio. Enfim, eu precisava do emprego e gostava de aprender, então ignorei. Um dia, numa brincadeira eu disse que a filha do casal, que vivia lá na empresa, ia acabar casando com um negão. Pra que ? A patroa me olha com fogo nos olhos e solta: prefiro que ela morra do que faça uma vergonha dessas pra nós !.
Enfim, faz tempo que não vejo, mas da ultima vez que vi na rua, cumprimentei, conversamos, damos risada lembrando de causos do passado, mas não peguei raiva deles não.........eu entendia, que eles eram pobres de espirito....eram tão ricos que a única coisa que tinham, era dinheiro.
 

Leonis Semog

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.124
Reações
6.470
Pontos
1.049
Bom, realmente é complicado discutir algo com base no disse-me-disse, mas a questão racial no Brasil é tratada de forma bem "Ista" ainda, infelizmente não deve haver dados confiáveis nesse quesito.

Acaba que nesse caso, fica o relato do colega, que o próprio empresário disse ser algo infelizmente comum. Basta ver a reportagem dos cuidadores de idosos, que é o mesmo caso.


PS: Tbm gosto de ter dados em mãos, pra saber o quão é "comum", mas não damos achar dados sem viés.

É por que quando os dados não existem eu tenho a mania de não acreditar em relatos individuais. Pesquisando rapidamente sobre o assunto, eu só encontrei uma reportagem da Globo (que tende a ser ideológica ao vitimismo) e encontrei isto aqui sobre o Rio Grande do Sul:

"Apenas 12,6% das micro e pequenas empresas gaúchas são comandadas por pessoas autodeclaradas negras ou pardas, quando essa fatia representa 16,2% do total da população do estado."

Fonte: http://g1.globo.com/rs/rio-grande-d...mpresas-do-rs-sao-controladas-por-negros.html

Não é o sul todo, mas uma amostra do RS. Tecnicamente não achei nada demais nesses números já que são semelhantes as porcentagens. O ideal seria que fossem iguais, claro, mas não parece haver um exagero de racismo na região. Racismo existe, claro, e ainda é um problema, mas é bem menor do que costumam querer fazer parecer hoje em dia.
 

Hitmanbadass

You can't handle the truth!
VIP
Mensagens
23.911
Reações
52.228
Pontos
1.564
Sul é mais complexo mesmo nesse assunto e embora eu entenda e concorde com a analise do @Ataru , para mim alguém que cresceu crendo nisso mas que vê tudo ao seu redor mudando e não muda é BURRO PRA c***lho.

Ao menos tento ser coerente nesse aspecto, para mim alguém racista por ter sido criado assim mas se recusa a mudar é o mesmo que esses apoiadores de países que estão afundando e não mudam a opinião, ficam achando justificativas.

Em SP isso ocorre mto MAS MTO menos.

Minha esposa é negra e trabalha com vendas em uma marca de acabamentos de alto padrão, ela entrou como vendedora e foi promovida a gerente da loja.
 

Guy_Debord

Bam-bam-bam
Mensagens
4.377
Reações
5.511
Pontos
353
"Um caso que me recordo, era criança, Rio de Janeiro, anos 80, uma família de pessoas negras se muda para um prédio de alto padrão na Barra da Tijuca e o síndico convoca uma reunião para os condôminos decidirem se a família deveria usar o elevador social ou de serviço... "

put*

que

pariu

Essa foi de cair o cu da bunda mesmo..
 
Topo Fundo