O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[Racismo] No sul, empresários evitam contratar negros para funções de atendimento "Top"

johnhartigan

Bam-bam-bam
Mensagens
6.502
Reações
24.918
Pontos
353
Minha visão de lá onde, cara? Eu sou do sul.

Já vi muito colono com a visão de que "negros são vagabundos, os italianos chegaram sem nada e conseguiram vencer na vida". Inclusive, esse foi o discurso da diretora da minha escola no meu terceiro ano do ensino médio, em 2012, no dia da consciência negra na frente de todos alunos.

https://gauchazh.clicrbs.com.br/seg...uranca-publica-ck0ebuwey00k001tgwseesdxp.html

https://gauchazh.clicrbs.com.br/seg...injuria-racial-ck0fwub2o01pp01tgi1xg5yj5.html

Sim, sua visão de lá, de onde vc nasceu, entendi no primeiro post, já falei, deve ser o ambiente que vc vive, neguei que o sul é mais racista? Não, só confrontei suas frases exageradas.
 

R.afael

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
493
Reações
441
Pontos
519
Bom, sempre comento que falta empatia.

Um cara é ofendido/zoado por uma característica física. Não importa se pra você não te ofende, pra ele ofende e mágoa.

Ser nerd hoje é moda, mas 30 anos atrás era uma ofensa e tinha gente que se sentia mal de ser chamado de nerd... Porque o que machuca é a intenção.

Um branco pode, sim, se magoar ao ser chamado pejorativa mente de alemão, leite, ou o que for, mas mesma forma que um negro chamado se carvão, saci ou urubu.

Eu sou adulto, nem ligo pra zoeira, mas quando jovem me magoava ser zoado. Por isso tenho empatia pelo negro que é zoado por causa da cor se sua pele, assim como do branco que igualmente é.
Mas Goris, o que eu tô tentando falar e vocês não tão entendendo é que mesmo que o branco seja chamado de alemão e se sinta ofendido isso não se compara ao racismo que o negro sofre.

Eu sou alemão... Se um negro faz uma piada com minha cor de pele isso muda no que na minha realidade? Nada.

A questão não é chamar um negro de macaco, mas o racismo com o negro influência no mercado de trabalho, como eu já vi minha chefe deixando de contratar uma pessoa pela cor de pele ou no exemplo acima, do cara não ser aceito em determinado locais (no caso a barbearia).

Eu, como alemão, jamais vou perder uma vaga de emprego pela minha cor da pele e jamais deixaria de ser atendido em algum estabelecimento. Entende?
 

R.afael

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
493
Reações
441
Pontos
519
Sim, sua visão de lá, de onde vc nasceu, entendi no primeiro post, já falei, deve ser o ambiente que vc vive, neguei que o sul é mais racista? Não, só confrontei suas frases exageradas.
Você fala como se eu eu fosse do nordeste hahaahahahaha

Eu nasci em porto alegre e viajo pra algumas cidades do interior frequentemente visitar familiares. são diversos ambientes e em todos vejo a mesma coisa. Inclusive os dados que postei comprovam meu ponto

N tem frase exagerada, vc q nao soube interpretar e achou que eu tinha dito que todo sulista é racista hahahaha

Mas relaxa, cara. Tá de boa. Segue o baile
 

igraum

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.797
Reações
22.777
Pontos
1.464
É aquela velha história, não somos racistas mas somos o número um entre os racistas.
 

Vim do Futuro

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
15.870
Reações
64.018
Pontos
553
É aquela velha história, não somos racistas mas somos o número um entre os racistas.
:facepalm:facepalm:facepalm:facepalm:facepalm:facepalm:facepalm:facepalm:facepalm
Cara, você conseguiu dizer 2 coisas erradas numa mesma frase.
1- 99% das pessoas que postaram admitem e narram casos e casos de racismo.
2- De onde vc tirou que o BR é o nº 1 entre os racistas? Já visitou, viveu ou pesquisou por volta de 30 ou 40 países? Ou é só achismo?
 

RodrigoANBR

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.720
Reações
19.585
Pontos
1.084
adoro quando falam mal do sul, principalmente de SC..
temos um dos melhores IDHs do Brasil e galera gosta de malhar o pau...
pessoal que vem de fora mesmo.. agora criticar a receptividade do povo de algumas cidades daqui...
e o nosso IDH subindo ano após ano...


falem mais...
 


Dean

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.730
Reações
12.943
Pontos
799
adoro quando falam mal do sul, principalmente de SC..
temos um dos melhores IDHs do Brasil e galera gosta de malhar o pau...
pessoal que vem de fora mesmo.. agora criticar a receptividade do povo de algumas cidades daqui...
e o nosso IDH subindo ano após ano...


falem mais...
E o que isso tem a ver com o tópico mesmo?
 

BESS4

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.690
Reações
76.368
Pontos
1.319
adoro quando falam mal do sul, principalmente de SC..
temos um dos melhores IDHs do Brasil e galera gosta de malhar o pau...
pessoal que vem de fora mesmo.. agora criticar a receptividade do povo de algumas cidades daqui...
e o nosso IDH subindo ano após ano...


falem mais...
Igual quando falam aqui do meu RJ, migo. Isso é pura inveja!

Quanto mais falam, melhor nossos estados ficam.
 

HuezinXD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.859
Reações
16.586
Pontos
803
Aqui no RJ atualmente ainda é difícil achar atendentes negros. Antigamente nunca tinha visto um. Só a CEF mesmo que por ser concursado tem bem mais.
 

Xaropinho

Bam-bam-bam
Mensagens
1.997
Reações
5.607
Pontos
268
adoro quando falam mal do sul, principalmente de SC..
temos um dos melhores IDHs do Brasil e galera gosta de malhar o pau...
pessoal que vem de fora mesmo.. agora criticar a receptividade do povo de algumas cidades daqui...
e o nosso IDH subindo ano após ano...


falem mais...
Isso aqui é um belo exemplo de quem ficou sentido sobre as falas do racismo.
Vamos adivinhar: Você tem amigos negros, seu barbeiro é negro e por isso não é racista?
 
Ultima Edição:

kyubi64

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.340
Reações
9.129
Pontos
749
Por coincidência, ontem passando pela sala, vi uma cena (algum seriado médico) de aparentemente uma doutora branca tentando algo sério com um cara negro (aparentemente dr). Ele já tinha "pegado ela", mas sem compromisso. E disse mais ou menos isso: "Você sabe que não vou casar com uma branca, eu quero filhos negros".
Certamente uma cena inaceitável se fosse o contrário (não é essa a discussão), mas fiquei me questionando se isso era racismo, ou como esse tipo de vontade poderia se encaixar na liberdade da pessoa de escolher pessoas com que se relaciona de acordo com suas "raízes".

Um exemplo de cor sendo fator de seleção:
https://entretenimento.uol.com.br/n...e-escalando-ator-branco-como-protagonista.htm
Jordan Peele diz que não se vê escalando ator branco como protagonista

"Mudando de raça", em um ambiente de concentração de imigrantes japoneses (há também em cidades do interior de São Paulo) eles "se ajudam". Em seus estabelecimentos preponderantemente terão pessoas da mesma descendência. Racismo? União?

Entendo um pouco a pessoa querer ser atendida por alguém que lhe transmita familiaridade, ajuda a criar relacionamento de confiança. Lamento quando esse "sinal de confiança" ou "ponto de interesse' é a paleta pantone de melanina na pele.

Bem off topico:

Acho que é Amsterdã o nome dessa série kkk. Dropei ela exatamente nessa cena. Tava aqui de boas circulando pelos canais e vi essa série. Parecia boa, tensão, adrenalina, médicos com ética em frente a politicagens, me lembrou bons tempos de plantão médico. Aew o cara me solta uma dessas. Já elvis. Fico com as reprises do House mesmo. :facepalm
 

RodrigoANBR

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.720
Reações
19.585
Pontos
1.084
Isso aqui é um belo exemplo de quem ficou sentido sobre as falas do racismo.
Vamos adivinhar: Você tem amigos negros, seu barbeiro é negro e por isso não é racista?

não importa... não gostam daqui não venham...
quantos menos gente de fora melhor...
ninguém se importa com a opinião dos moradores dos outros estados
e enquanto isso... idh subindo..
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Bem off topico:

Acho que é Amsterdã o nome dessa série kkk. Dropei ela exatamente nessa cena. Tava aqui de boas circulando pelos canais e vi essa série. Parecia boa, tensão, adrenalina, médicos com ética em frente a politicagens, me lembrou bons tempos de plantão médico. Aew o cara me solta uma dessas. Já elvis. Fico com as reprises do House mesmo. :facepalm
Sinceramente, nem sei. Talvez seja essa mesmo.
 

R.afael

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
493
Reações
441
Pontos
519
não importa... não gostam daqui não venham...
quantos menos gente de fora melhor...
ninguém se importa com a opinião dos moradores dos outros estados
e enquanto isso... idh subindo..
Tu tá ligado que a maioria dos usuários que estão discutindo são do sul, né? Hahahahahaha

Só ver os posts da pagina anterior...
 

tbahia2000

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.723
Reações
4.660
Pontos
963
Lendo o tópico fiquei com a sensação de que para subir idh de uma localidade é melhor não ter negros por perto.

Enviado de meu SM-G973F usando o Tapatalk
 

scharlie

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.891
Reações
35.209
Pontos
503
"O Sul é branco demais. Precisamos enriquecer seu povo e sua cultura com a força da diversidade."
 

Baralho

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.173
Reações
32.377
Pontos
503
Não é indireta nenhuma pro fórum, só uma constatação do país, já até revelada em pesquisas, inquéritos.
''98%'' dos entrevistados já presenciaram casos de discriminação, mas ''99%'' deles jura que não tem preconceito. É um clássico do Brasil.
 

Goris

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
21.829
Reações
76.869
Pontos
553
Não é indireta nenhuma pro fórum, só uma constatação do país, já até revelada em pesquisas, inquéritos.
''98%'' dos entrevistados já presenciaram casos de discriminação, mas ''99%'' deles jura que não tem preconceito. É um clássico do Brasil.
Não é excludente.
Fóruns sao, tipo, 0,0001% da populacao, logo 99% do pessoal do fórum pode não ser racista, já que são um grupo aparte.
 

Baralho

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.173
Reações
32.377
Pontos
503
Tanto que havia postado com aspas, as tais porcentagens. Existe um fundo de verdade, mas é algo muito nebuloso.

Pode ser que foi assim no passado, mas talvez hoje nem (os racistas subliminares ou subconscientes, por assim dizer) sejam maioria de fato, no país.
 

Bud Spencer Ghost

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.889
Reações
14.501
Pontos
1.013
Racismo de verdade news
Conversando com um colega, ele comentou que estava discutindo com empresários. Acabou que eles comentaram que, no Sul do pais, evitam contratar negros para cargos medianos e anos de atendimento ao cliente (exemplo, gerente de banco), pois o público parece não gostar.

Uma pena ainda existir esse nível de racismo no país. E uma pena esse assunto sempre ser comentado num clima de guerrinha ideológica e não num contexto de problema real a ser solucionado.

Fica a questão, que gostaria de receber opiniões sem "ismos", existe uma solução pra esse tipo de situação? Não é njusto um cara se preparar a vida toda, estudar, se esforçar, e deixar se ascender na carreira porque "Olha, você é muito bom, .as dona Maricota não gosta de ser atendida por negros, ela fica incomodada".

PS: Por favor, a galera me conhece, não é mimimi, mas algo que acontece no país e é (ou deveria ser) inaceitável num país que se quer desenvolvido.
Isso pode ser até verdade cara, mas você tem que provar né?
 

Goris

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
21.829
Reações
76.869
Pontos
553
Tanto que havia postado com aspas, as tais porcentagens. Existe um fundo de verdade, mas é algo muito nebuloso.
Entendi.
Só acho que essa lógica é tendenciosa, como todo "estudo" atual.

Numa sala há 5 pessoas, uma delas é um racista e ofende uma das outras pessoas.

Você vai e pergunta "Ei, você já viu algum ato racista nesta sala?" e quatro dessas pessoas (80%) dizem ter visto um ato racista. Aí você pergunta "Você já provocou um ato racista?" E 4 pessoas dizem que não, enquanto uma diz que sim.

A conclusão do estudo "80% dos brasileiros já viram atos racistas, mas apenas 20% admitem serem racistas" leva à conclusão equivocada (ideológica) de que parte dos brasileiros é racista e não percebe, ou mente. Sendo que na verdade, parte dos brasileiros ter visto atos racistas mostra que eles percebem esses atos, que são provocados por uma minoria.

Entende como o viés ideológico - sim, em nossa classe "intelectual" de cima abaixo - mais atrapalha que resolve?

Pode ser que foi assim no passado, mas talvez hoje nem (os racistas subliminares ou subconscientes, por assim dizer) sejam maioria de fato, no país.
Um dos problemas do estudo no racismo no Brasil - eu posso estar enganado, mas acho que não - é que as pessoas e grupos já tem a conclusão (aquela da minha resposta acima) e procuram dados para confirmar essas conclusões, poucos tem a coragem de começar do zero (e geralmente são linchados moralmente por isso) para chegar a uma conclusão.

As pessoas partem do princípio que a maioria dos brasileiros é racista (afinal, "98%" deles vê atos racistas) e qualquer fato que confirme isso é adicionado, mas se contradizer tal ideia entra como exceção ou a pessoa estar mentindo/ser cega.

Ei, eu fiz universidade, lembro de uma apresentação do grupo evangélico da turma (sim, tem evangélicos que cursam história) e a professora tratando eles com tal desdém que qualquer pessoa que visse ia ignorar qualquer fato que eles dissessem, iam ficar neles serem uns bitolados religiosos (acredite ou não, essa é uma vertente da famosa doutrinação).

Voltando ao ponto, acredito que boa parte dos brasileiros ainda é racista cultural, acha negros mais propensos ao roubo, índios preguiçosos, orientais trabalhadores e inteligentes (e isso é racismo, mas como é para aumentar a pessoa, poucos reclamam). A pessoa realmente crê nisso, mas evita falar por medo da crítica (apesar de ter uns "corajosos" ou malucos que falam na cara) mas não vai deixar de agir de forma racista, mesmo que esconda esse racismo por outras vias.

Mas existe o racismo estrutural. Racismo é uma forma de poder. Uma pessoa que não acredita que, apenas por ser negro, uma pessoa vai ser isso ou aquilo, não, ela não acredita nisso, mas percebe que pode usar do racismo para crescer.

Quem nunca viu um cara (apesar de eu ver isso mais em mulheres) que é a fim de uma mulher, que está namorando um negro fazer comentários depreciativos do cabelo, nariz ou o escambau do negro só pra poder se colocar como melhor opção?

Quem nunca viu uma pessoa brigando com um funcionário público e usar o racismo cko forma de desmerecer esse funcionário (ok. Isso é burrice, mas já vimos - engraçado que, de novo, vejo mais mulheres fazendo isso - que tem muito burro no pais) ou "o colocar no seu lugar". Até mesmo se recusar a ser atendido por um negro, tanto pode ser racismo da pessoa quanto pode ser uma forma de expressar poder "quero mostrar que sou superior, vou usar sua raça para obter logo atendimento do gerente".

São formas de racismo diferentes, que tem que ser combatidas de formas diferentes, mesmo que a própria vítima não se aperceba disso.

O racismo cultural vem de criação, tem que ser eliminado através da educação. Concordo totalmente. Já o racismo estrutural é mais complicado. A própria pessoa que usa do racismo nem sempre se enxerga como racista - porque ela realmente não acha que uma raça é diferente da outra - mesmo que ela use de todo o racismo do mundo se puder se beneficiar dele.

Esse é o caso do racismo que é difícil de se eliminar. Como fazer uma pessoa que não se acha racista deixar se ser racista?

Por isso mesmo, acho que o racismo "do Bem" é uma m****, ele usa do racismo estrutural pra se manter. Ele replica o racismo, não o combate.
 

Goris

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
21.829
Reações
76.869
Pontos
553
Isso pode ser até verdade cara, mas você tem que provar né?
Bom. O relato do colega me pareceu real. Não estou citando um caso de racismo com testemunhas, câmeras e o escambau.


Como provar que algo foi dito em uma conversa?

Alias, esse colega não cai denunciar um cara com quem faz negócios, na verdade nem o cara é racista, ele comentou algo que acontece.

Provar é meio difícil, não acha?
 

ned ludd

Bam-bam-bam
Mensagens
1.986
Reações
2.130
Pontos
268
representatividade. Se o meu público consumidor é do tipo A, ele quer ser servido pelo tipo de pessoa tipo A. Claro que isso fere a diversidade, mas não podemos ter tudo ao mesmo tempo
 

Baralho

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.173
Reações
32.377
Pontos
503
Por partes.

Entendi.
Só acho que essa lógica é tendenciosa, como todo "estudo" atual.

Show, então até no seu exemplo da sala, foi bem didático. Divergimos (um pouco), no adjetivo sobre os tais números, como o país e seus universos amostrais pra inquéritos são bem maiores do que salas com meia dúzia de entrevistados... o ''nebuloso'' parece melhor (ou menos impreciso) de se usar do que ''tendencioso''.

---

Esse ponto é o que deve ser mais trabalhado no thread.

Esse é o caso do racismo que é difícil de se eliminar. Como fazer uma pessoa que não se acha racista deixar se ser racista?

Por isso mesmo, acho que o racismo "do Bem" é uma m****, ele usa do racismo estrutural pra se manter. Ele replica o racismo, não o combate.

Sobre o tal ''preconceito do bem'', o mesmo é tão pérfido quanto o primeiro, o ''real'' segundo o op em outro tópico.
Seu diferencial é o uso político de um problema que é supra-partidário, está muito, muito além da política, mas isso serve a grupos interessados em tomar e se manter no poder.

Retomando o que havia postado outro dia, há uma (feliz) tendência de isso diminuir, o preconceito se mantém mais em regiões de menor diversidade ao longo do tempo, em rincões do sul, por exemplo, e mais atrelado a gerações passadas. Que tiveram outro tipo de noção sobre diversidade - que só a regra-padrão anglo-saxã era válida de seguir.

Ignorando que além desta, a mesma se balizou sobre outras, mas isso não era tão acessível, como informação. Menos meios, menos livros, menos escolas, menos alfabetização, e muita ''tradição'', herdada dos países que seguiam o darwinismo social como justificativa para ''civilizar'' o continente africano até o início do séc. XX.

Vai demorar, o Brasil não começou bem, mas entre tropeços e andanças, vai superando esses estigmas.

Enfim, felizmente hoje, se tem muita informação na web, e é possível se informar bem, ter a mentalidade limpa de revanchismos e arejada com conhecimentos úteis e valorização da liberdade em todos os níveis.
 

Malakh

Bam-bam-bam
Mensagens
882
Reações
2.555
Pontos
283
Aqui na minha terra sulista é foda. Já presenciei os mais velhos com umas superstições super racistas, do tipo "ver dois negros juntos andando na rua é desgosto" - por desgosto acho que querem dizer azar ou algo do tipo

Pelo visto, é algo dos mais velhos mesmo. Ao menos espero que acabe por aí.
 

Askeladd

Bam-bam-bam
Mensagens
4.702
Reações
10.754
Pontos
453
Brasil fica em penúltimo lugar em pesquisa relacionada a simpatia no atendimento a clientes
4420100.jpg



Brasil lidera o ranking em antipatia no comércio
Dificilmente existe algum brasileiro que ainda não tenha sofrido com o péssimo atendimento comercial deste país. É um conjunto de fatores como a falta de educação, despreparo e desinteresse que fazem com que diariamente clientes sejam afetados negativamente. Não é a toa que um estudo realizado pela empresa sueca Better Business World Wide tenha apontado o Brasil como penúltimo país na classificação sobre atendimentos iniciados com um sorriso. A pesquisa denominada de “Smiling Report” realizou 1,7 milhões de avaliações de atendimento ao cliente, feitas em 69 países da África, Ásia, América do Sul, Europa e América do Norte.

Conforme o estudo, o vendedor brasileiro é considerado um dos menos simpáticos do mundo. Por isso, o Brasil ocupou a décima quinta posição entre os 16 países que participaram da pesquisa, ficando melhor colocado apenas que o Japão.
Os dados apresentados são realmente preocupantes para uma economia fragilizada como a nossa e, além disso, nosso mercado está repleto de concorrência. Mesmo assim estes fatos não parecem afetar o comércio que insiste em manter o péssimo atendimento.

Obviamente não são todas as empresas e ou comércios que não se importam com a experiência do cliente. Existem muitos lugares em que o bom atendimento é obrigatório o que satisfaz os clientes e os fidelizam. Um atendimento ruim, na verdade, é fruto de uma vasta ignorância, já que isso afasta consideravelmente os fregueses.

Um bom atendimento é essencial para os negócios modernos e realizar um bom atendimento vai além de fidelizar a clientela. Quando um cliente é bem atendido ele divulga gratuitamente o seu negócio e traz, em média, mais 4 novos clientes. Já um atendimento inadequado gera também divulgação gratuita, porém negativa. Além disso, quando um cliente é mal atendido, em média, ele “afasta” a possibilidade de 8 novos clientes. Ou seja, um péssimo atendimento causa prejuízo.
 

Baralho

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.173
Reações
32.377
Pontos
503
É outro mito: o do país da alegria e diversão.

Do ''moro onde vc passa férias''... sqn... Tem outras pesquisas que apontam o Brasil como um dos que tem mais alto nível de estresse e ansiedade do mundo.

O país foi viciado na sua formação.
 
Topo Fundo