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[Vai dar m**** news] A crise da Livraria Cultura sob a ótica dos funcionários da empresa

City Hunter

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No Rj abriram uma igualzinha ao do Conjunto Nacional, o mesmo design e tamanho num cinema abandonado, não durou 2 anos.

cultura.jpg



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vaocultura.jpg


2016-05-05_trabalhar_remoto_rio_livraria-cultura.jpg
Cara...isso daí para mostrar como “case de sucesso” em portifolio de arquitetura, tirar foto para estampar coluna social...é lindo. Mas é grande demais, caro demais e suspeito que talvez nem tenha público consumidor para tanto.

Em certo aspecto eu curto a estrutura de livrarias pela cidade de Buenos aires: a cada 2-3 quarteirões tem uma livraria pequena. Fora os quioscos, onde dá para comprar jornais, livros, doces e cigarro.
 

City Hunter

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Um dos pontos altos (ou baixos) da reunião foi quando contou que, em uma de suas viagens aos EUA, ele entrou em uma loja de roupas que tinha apenas uma funcionária varrendo o chão.

Ao questionar à mulher se alguém podia atendê-lo, ela largou prontamente a vassoura e o ajudou a pegar uma camiseta de sua numeração.

A funcionária voltou a varrer o chão da loja e quando ele se dirigiu ao caixa, quem estava lá? A mesma funcionária que largou mais uma vez a vassoura. “E você achou isso bacana?”, perguntou uma vendedora


...

Não, com certeza o melhor é ter 5 pessoas fazendo o serviço que poderia muito ser feito por um, este ganhando muito melhor do que pagar 5 salários de miséria. O que não falta são americanos cruzando a fronteira para trabalhar menos e ganhar muito menos nos demais países da América latrina. P*ta que o pariu, o cara pode até ser escroto, mas essa parte foi síntese de como o brasileiro adora demonizar o trabalho.
Uma coisa que me deixou em choque na Europa: não existe embalador de compras em supermercado.

supermercado pequeno, de bairro, tem 2-3 caixas; e vejo a população comprando o essencial (o pão da tarde; uma bebida. Nada de carrinhos lotados). Você, cliente, paga sua compra e SE VIRA PRÁ CARREGAR. Quer uma sacola? Beleza: paga 50 cêntimos de euro (2,50 reais).

Hipermercado dentro de shopping tem mais caixas, mas tem um troço interessante: opção de auto-atendimento. Você mesmo passa os produtos e paga no cartão de crédito.

por mais “escroto” que o dono da livraria cultura seja acusado ele não está errado em querer mexer na estrutura de negócio. Vende-se menos livros físicos que há 15-20 anos (estamos em época de ebook distribuído em grupo de whatsapp e de graça). Talvez fosse o caso de abolir a figura do caixa (cada cliente que pagasse seus livros em terminais de autoatendimento) e reforçar a figura do vendedor (quem convence o comprador a levar mais títulos).
 

Ataru

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Uma coisa que me deixou em choque na Europa: não existe embalador de compras em supermercado.

supermercado pequeno, de bairro, tem 2-3 caixas; e vejo a população comprando o essencial (o pão da tarde; uma bebida. Nada de carrinhos lotados). Você, cliente, paga sua compra e SE VIRA PRÁ CARREGAR. Quer uma sacola? Beleza: paga 50 cêntimos de euro (2,50 reais).

Hipermercado dentro de shopping tem mais caixas, mas tem um troço interessante: opção de auto-atendimento. Você mesmo passa os produtos e paga no cartão de crédito.

por mais “escroto” que o dono da livraria cultura seja acusado ele não está errado em querer mexer na estrutura de negócio. Vende-se menos livros físicos que há 15-20 anos (estamos em época de ebook distribuído em grupo de whatsapp e de graça). Talvez fosse o caso de abolir a figura do caixa (cada cliente que pagasse seus livros em terminais de autoatendimento) e reforçar a figura do vendedor (quem convence o comprador a levar mais títulos).

Exato. Ótimo exemplo. Já no Brasil a recepcionista/caixa de um pequeno pet shop não pode por lei limpar o cocô do cachorro no piso. Para isso, é obrigatório ter uma funcionária de limpeza com registro de insalubridade. Moral da história: dois salários de miséria e um pet shop quebrado para manter essa política trabalhista jaguara.
 

Vorpax

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Acho que a questão ai é que vai acumular funções para os caras sem nenhum tipo de aumento de salário. Uma pessoa só pra atender, vender, passar no caixa, ok, mas com a mentalidade desse escroto aí ele vai pagar a mesma coisa (ou menos) pra um cara fazer tudo isso.
 

Askeladd

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Um dos pontos altos (ou baixos) da reunião foi quando contou que, em uma de suas viagens aos EUA, ele entrou em uma loja de roupas que tinha apenas uma funcionária varrendo o chão.

Ao questionar à mulher se alguém podia atendê-lo, ela largou prontamente a vassoura e o ajudou a pegar uma camiseta de sua numeração.

A funcionária voltou a varrer o chão da loja e quando ele se dirigiu ao caixa, quem estava lá? A mesma funcionária que largou mais uma vez a vassoura. “E você achou isso bacana?”, perguntou uma vendedora


...

Não, com certeza o melhor é ter 5 pessoas fazendo o serviço que poderia muito ser feito por um, este ganhando muito melhor do que pagar 5 salários de miséria. O que não falta são americanos cruzando a fronteira para trabalhar menos e ganhar muito menos nos demais países da América latrina. P*ta que o pariu, o cara pode até ser escroto, mas essa parte foi síntese de como o brasileiro adora demonizar o trabalho.

Super fácil fazer isso, só falar para a funcionária. Pago 1% de comissão para cada item vendido, mas se a loja estiver suja você não poderá mais trabalhar como vendedora e ficará só na faxina.
 


Rickzinho

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Credores que não têm crédito privilegiado (caso de bancos) já estão indo em cima de bens do sócio. Daqui a pouco, quando o funcionário acordar, ajuizar uma ação e pedir habilitação do seu crédito nos autos da recuperação judicial, já não vai ter patrimônio para pagá-lo.

Funcionário sempre se fode, infelizmente.

Sobre isso me dá uma "gastura", é um misto de frustração com algo ruim.

Primeiro como a empresa pode ser tão mal gerida mas tão mal gerida ao ponto de um presidente ir falar com o pessoal da loja, sério, só o fato dele ir lá já é um sinal de ingerência enorme.

Segundo porque os funcionários com esse manda e desmanda tomaram conta da porra toda, fazem e acontecem. Era melhor o cara mandar TODO mundo embora e começar novamente, implementar outros processos, contratar uma assessoria para ajudar.

Terceiro porque a empresa nisso já acabou, tem dívidas impagáveis e para ajudar tem um concorrente no mercado que é expert no negócio que eles não são e vai ser muito difícil se não impossível competir com o maior varejista online do mundo.
 

Bill Kamp

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Fiquei surpreso ao saber que vendedores nessas grandes redes ganhavam mais de 5k.

Achava que era praticamente subemprego.

A cultura em certas épocas exigia gradução, que falasse mais de um idioma, em nos tempos áureos tinham especialistas em nichos absurdos, como um cara que só vendia CDs de música de jazz, tu queria jazz tu falava com ele.

É na verdade um estilo de vendas fantástico, pois tu melhora a qualidade do teu vendedor e tu pode aumentar o preço do produto, pois não é produto que tu vende, é a experiência de um atendimento especializado por alguém que ao te vender pode te ensinar e tal, é bem coisa de loja americana, por isso o valor.

Daí os pangaré entram e querem que venda que nem Renner, com preço de Ferrari, não dá.
 

EgonRunner

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Acho que a questão ai é que vai acumular funções para os caras sem nenhum tipo de aumento de salário. Uma pessoa só pra atender, vender, passar no caixa, ok, mas com a mentalidade desse escroto aí ele vai pagar a mesma coisa (ou menos) pra um cara fazer tudo isso.

não só isso, vai exigir que vc seja o melhor vendedor, o melhor faxineiro e o melhor caixa e que aprenda sobre o negócio da empresa.

equipe multidisciplinar é o sonho de todos os chefes, porque aí nivela salário por baixo.

para que dar oportunidade para um pobre semi-analfabeto ter um emprego ?
vamos dar a função dele para o universitário, ou vamos exigir curso superior e língua estrangeira.

outro dia eu estava no Morumbi Shopping jantando.
restaurante super movimentado, só de funcionários naquela hora tinha 13 que eu vi (3 caixas, 2 no salão, 3 no balcão, 1 gerente, pelo menos 4 cozinheiros diferentes, talvez mais na chapa e mais pra dentro).

o mesmo garçom que atendia o balcão, teve um momento que parou, recolheu o lixo de uma das lixeiras, limpou com um pano (que deixou em cima da bancada onde eram colocados os pratos que vinham da cozinha) e depois voltou a atender o balcão.
não lavou a mão uma única vez.
o pano ficou ali, ao lado de pratos que vinham da cozinha.
 

Xenoblade

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Funcionário sempre se fode, infelizmente.

Sobre isso me dá uma "gastura", é um misto de frustração com algo ruim.

Primeiro como a empresa pode ser tão mal gerida mas tão mal gerida ao ponto de um presidente ir falar com o pessoal da loja, sério, só o fato dele ir lá já é um sinal de ingerência enorme.

Segundo porque os funcionários com esse manda e desmanda tomaram conta da porra toda, fazem e acontecem. Era melhor o cara mandar TODO mundo embora e começar novamente, implementar outros processos, contratar uma assessoria para ajudar.

Terceiro porque a empresa nisso já acabou, tem dívidas impagáveis e para ajudar tem um concorrente no mercado que é expert no negócio que eles não são e vai ser muito difícil se não impossível competir com o maior varejista online do mundo.

É complicado. Nesse caso, o mercado de trabalho e empregabilidade andam tão ruins que o funcionário prefere continuar se submetendo a essa situação só para que seu status não passe para "procurando emprego".

Pelo lado da empresa, tem que ver até que ponto o advento de grandes empresas digitais do ramo e que comercializam o mesmo produto a preços mais agressivos impactou na vida dessas livrarias (Saraiva, Cultura etc). Além disso, parece que algumas dessas grandes redes tiveram olho gordo ao promoverem suas expansões (a eterna ganância pelo lucro além da conta).
 

Rickzinho

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É complicado. Nesse caso, o mercado de trabalho e empregabilidade andam tão ruins que o funcionário prefere continuar se submetendo a essa situação só para que seu status não passe para "procurando emprego".

Pelo lado da empresa, tem que ver até que ponto o advento de grandes empresas digitais do ramo e que comercializam o mesmo produto a preços mais agressivos impactou na vida dessas livrarias (Saraiva, Cultura etc). Além disso, parece que algumas dessas grandes redes tiveram olho gordo ao promoverem suas expansões (a eterna ganância pelo lucro além da conta).

Tem um estudo que em todos os países que a Amazon entrou no ramo de livrarias, quebrou a concorrência. Justamente porque eles não querem tem uma loja física, melhor entregar em casa, o custo é menor e eles ganham em escala. Em escopo ganham com os marketplaces. Inclusive houveram países que proibiram a entrada da Amazon justamente por isso.

Eu fui criado num conceito de ser dono, sempre bater o escanteio e fazer o gol, então para mim fazer várias coisas é normal, não vai cair a minha mão e sei que em algumas vezes eu vou estar trabalhando muito então isso para mim é de menos. No mercado que eu vou próximo de casa, é daqueles mercados de bairro e sei que ele já abriu mais uns 3. Todos os funcionários lá embalam, carregam, atendem, vão para o caixa, completam as gôndolas com produtos (alguns) e são bem simpáticos. A cultura da empresa é essa desde que as pessoas entram lá e percebo que a maioria são de origem nordestina.

O que eu percebo disso é que as pessoas que trabalham lá não ligam se tem que desempenhar várias funções, é um trabalho e deve ser executado. Quem não quer acaba não ficando nesse mercado e eu consigo entender isso.

Quem quer ficar em um trabalho e desempenhar somente a sua função e não fazer mais NADA, é perfil de funcionário público. Privado é normal ocorrer isso e até porque se você quiser ser promovido ou ter destaque é assim que se consegue. Se você só faz a sua parte então é muito fácil de ser substituído, quem não agrega valor não tem valor.
 

Xenoblade

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A cultura em certas épocas exigia gradução, que falasse mais de um idioma, em nos tempos áureos tinham especialistas em nichos absurdos, como um cara que só vendia CDs de música de jazz, tu queria jazz tu falava com ele.

É na verdade um estilo de vendas fantástico, pois tu melhora a qualidade do teu vendedor e tu pode aumentar o preço do produto, pois não é produto que tu vende, é a experiência de um atendimento especializado por alguém que ao te vender pode te ensinar e tal, é bem coisa de loja americana, por isso o valor.

Daí os pangaré entram e querem que venda que nem Renner, com preço de Ferrari, não dá.

Aí vai do perfil do cliente mesmo. Eu particularmente não ligo muito para isso (aliás nem gosto, visto que prefiro evitar contato demais durante minha compra). Importante para mim é pagar o menor preço possível pelo mesmo produto/mercadoria.
 

Ataru

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equipe multidisciplinar é o sonho de todos os chefes, porque aí nivela salário por baixo.

O que nivela por baixo é justamente ter 4 a 5 pessoas dividindo funções que muito bem poderiam ser feitas por menos pessoas. Depois não entendem porque vivem num país retrógrado com baixa qualidade de produtos e serviços a preços tão altos.
 

EgonRunner

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O que nivela por baixo é justamente ter 4 a 5 pessoas dividindo funções que muito bem poderiam ser feitas por menos pessoas. Depois não entendem porque vivem num país retrógrado com baixa qualidade de produtos e serviços a preços tão altos.

não, um time de futebol é diferente de uma equipe de vôlei.

cada empresa e função tem sua dinâmica que precisa ser respeitada.

os preços são altos e a produtividade baixa justamente porque falta profissional qualificado estudando design, produção, inovação.
somos retrógrados justamente por essa mentalidade onde o profissional não pode estudar e se especializar naquilo que tem vocação, tem que abaixar a cabeça e aceitar fazer tudo.
 

Ataru

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não, um time de futebol é diferente de uma equipe de vôlei.

cada empresa e função tem sua dinâmica que precisa ser respeitada.

os preços são altos e a produtividade baixa justamente porque falta profissional qualificado estudando design, produção, inovação.
somos retrógrados justamente por essa mentalidade onde o profissional não pode estudar e se especializar naquilo que tem vocação, tem que abaixar a cabeça e aceitar fazer tudo.

A da livraria Cultura e dos livreiros está sendo bem respeitada, não a toa que ambos estão sumindo. rs

Seguindo sua analogia, não será montando um plantel de 200 jogadores que fará seu time jogar bem, tampouco fará pagar melhor seus jogadores.

Que bobagem. Ninguém está proibindo a evolução profissional dos funcionários. Produtividade também está diretamente ligada aos custos trabalhistas, sejam eles por causa das leis ou pela própria cultura. 1 em cada 8 americanos trabalharam no McDonald's para pagar a faculdade, e nisso assumindo funções que vão além de trabalhar no caixa ou fritar hamburger. Eles também varrem o chão, recebem os produtos, arrumam o estoque, limpam o banheiro. Se fosse necessário a presença de uma funcionária de limpeza, estoquista, administrador, e etc, provavelmente não conseguiriam sequer manter comodidades como servir lanches a U$3 em horários e dias onde a maior parte dos demais estabelecimentos está fechada. Na Barnes & Noble os livreiros também assumem a função de baristas.

Como funcionário, caso não haja nenhuma irregularidade ou descompromisso por parte da empresa, tem que aceitar tudo sim. Se não aceita, que procure outro lugar para trabalhar.
 

Bill Kamp

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Aí vai do perfil do cliente mesmo. Eu particularmente não ligo muito para isso (aliás nem gosto, visto que prefiro evitar contato demais durante minha compra). Importante para mim é pagar o menor preço possível pelo mesmo produto/mercadoria.

Sim, isso é marketing, e as pessoas são diferentes. Tu sabe disse, tu só não deve ter se ligado, mas se todo mundo fosse como tu, não existiria loja física de informática, o produto é o produto, tu tem os dados e os fatos online, tu só quer preço barato.

Mas o comércio de vendas, divulgação é muito mais complexo que isso, imagine que existe uma caneta Mont Blanc, que custa 4 mil dólares, ela custa basicamente 8 mil vezes mais cara que uma bic (em caixa de 20), e te garanto que mesmo sendo melhor que uma bic, ela não é 8 mil vezes melhor que uma bic, mas ainda assim como anda a empresa da Mont Blanc?

Muito bem obrigado. Então o comprador existe.

Eu não gasto caro em nada, exceto atualmente corte de cabello, um pequeno luxo meu, porque quero ir num lugar que o cara que corta não seja um trouxa, que o corte não acerte a orelha e me machuce depois se negue a pedir desculpas, e quero um corte moderno porque apareço direto nos vídeos do instagram e quero um aspecto de arrumado.

Todo o resto, não me importo em pagar o mais barato, mas o cabelo tem que ser esse.
 

Seu Oscar

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Um dos pontos altos (ou baixos) da reunião foi quando contou que, em uma de suas viagens aos EUA, ele entrou em uma loja de roupas que tinha apenas uma funcionária varrendo o chão.

Ao questionar à mulher se alguém podia atendê-lo, ela largou prontamente a vassoura e o ajudou a pegar uma camiseta de sua numeração.

A funcionária voltou a varrer o chão da loja e quando ele se dirigiu ao caixa, quem estava lá? A mesma funcionária que largou mais uma vez a vassoura. “E você achou isso bacana?”, perguntou uma vendedora.

“Sim, eu achei incrível! Uma funcionária só, um salário só para três cargos, isso é muito bom!” respondeu entusiasmado o empresário, encantado com o que descobriu na gringa e pretendia reproduzir aqui no Brasil.
E isso é mais uma pá de cal para a empresa. A salvação de lojas físicas é o atendimento personalizado e a curadoria. Pra ter um atendimento qq, é muito mais jogo comprar pela internet.
O problema para mim era: como uma metrificação aplicada às pressas, que não produz números reais, seria utilizada como avaliação de rendimento de um indivíduo com inúmeras funções além das vendas? Como querem que meu rendimento não caia?

Eu entendo que para o dono da empresa o que importa são números e lucro, mas com uma metrificação tão falha, alguém que vende muito pode estar em posição péssima no ranking e alguém que vende menos e registra mais estar no topo.

Afinal de contas, quem atendeu 1 cliente com calma pode ter mais chance de registrar essa venda do que quem estava atendendo 4 clientes diferentes e só teve tempo para registrar a última venda ou nenhuma delas. Para mim, estávamos sendo comparados não por quem vendia mais ou menos, mas sim por quem metrificava mais ou menos e isso não fazia sentido. Punir quem é menos metrificado?
Essa metrificação de m**** é a cara do gestor nacional. Pune que rende mais e valoriza o funcionário que se aprimora no QFM.
 
D

Deleted member 35588

Quem quer ficar em um trabalho e desempenhar somente a sua função e não fazer mais NADA, é perfil de funcionário público. Privado é normal ocorrer isso e até porque se você quiser ser promovido ou ter destaque é assim que se consegue. Se você só faz a sua parte então é muito fácil de ser substituído, quem não agrega valor não tem valor.
Talvez pra funções genéricas, coisas que qualquer um pode fazer com nenhum ou pouco treinamento isso seja verdade, mas pra funções que necessitem de mais conhecimento já não é assim.
 

EgonRunner

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muitos não entendem que a culpa pela ineficiência das empresas e do alto custo Brasil não é do funcionário.
são as mesmas pessoas que adoram culpar a vítima, que agem como aquele motorista de uber, "ela estava de saia e pediu".
o funcionário é reflexo da gestão da empresa.

gerentes e diretores preferem contratar barato, encher o funcionário de atividades e não fazem nada para otimizar processos, reduzir burocracia, inovar.

todo ano aqui na Telelixo a meta é cortar uma vaga por equipe, quando entrei éramos em 15, hoje somos em 10.
mas a carga de sistemas, base de clientes, processos e demandas só aumentou.
não houve nenhum otimização de tarefas, sinergia de sistemas, nada.
 

ned ludd

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muitos não entendem que a culpa pela ineficiência das empresas e do alto custo Brasil não é do funcionário.
são as mesmas pessoas que adoram culpar a vítima, que agem como aquele motorista de uber, "ela estava de saia e pediu".
o funcionário é reflexo da gestão da empresa.

gerentes e diretores preferem contratar barato, encher o funcionário de atividades e não fazem nada para otimizar processos, reduzir burocracia, inovar.

todo ano aqui na Telelixo a meta é cortar uma vaga por equipe, quando entrei éramos em 15, hoje somos em 10.
mas a carga de sistemas, base de clientes, processos e demandas só aumentou.
não houve nenhum otimização de tarefas, sinergia de sistemas, nada.

MDO é basicamente a única variável que dá para mexer no curto prazo. Longo prazo não existe no BR, pois as regras mudam a todo o momento, é o caos

a questão é que a MDO deve pressionar ao ser pressionada, caso contrário nada muda
 

Xaropinho

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muitos não entendem que a culpa pela ineficiência das empresas e do alto custo Brasil não é do funcionário.
são as mesmas pessoas que adoram culpar a vítima, que agem como aquele motorista de uber, "ela estava de saia e pediu".
o funcionário é reflexo da gestão da empresa.

gerentes e diretores preferem contratar barato, encher o funcionário de atividades e não fazem nada para otimizar processos, reduzir burocracia, inovar.

todo ano aqui na Telelixo a meta é cortar uma vaga por equipe, quando entrei éramos em 15, hoje somos em 10.
mas a carga de sistemas, base de clientes, processos e demandas só aumentou.
não houve nenhum otimização de tarefas, sinergia de sistemas, nada.
Exatamente!!!
O brasileiro adora culpar o funcionário, mais esquece de olhar o empregador que só quer lucro sem se importar se a mão de obra é boa.
Os dois lados estão errados, o funcionário que muito das vezes é preguiçoso e o empregador que é tão preguiçoso quanto e só pensa no hoje.

Alias, eu trabalho exatamente onde a ponta da corda quebra, trabalho com desenvolvimento de software, o que vejo de empregador que quer contratar mão de obra barata e depois se fode não tá no papel.
Eu vivo de remendar software mal feito, que o empregador colocou o estagiário para fazer coisa que deveria ser feita por um funcionário qualificado.
Que culpa tem o funcionário se naquele momento ele não era qualificado? Ele estava aprendendo oras, entretanto o empregador não se importa com isso e quer lucrar, depois quando a b*sta fede ele fala que os "funcionários não prestam, não gostam de estudar" blá blá blá.

Essa joça não vai mudar tão cedo, entretanto eu só acho graça, enquanto uns "trouxas" perdem dinheiro por causa disso, eu ganho grana dos otarios hahaha, já cheguei a cobrar horrores na mão de empresario que depois de se foder queria cumprir um prazo esdrúxulo, só digo isso: Pague X que faço :klol.

Neste exato momento estou fazendo a manutenção de software que era para ser entregue no quadrimestre do ano passado, porem até hoje não fi entregue por que o empregador animal não tinha uma equipe decente e ficava colocando pessoa sem qualificação necessária para fazer o trabalho. Perdeu dinheiro em 3-5 meses de atraso e agora vai perder mais dinheiro pagando minha mão de obra "cara" que deveria ter sido paga antes...
 

Geo

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muitos não entendem que a culpa pela ineficiência das empresas e do alto custo Brasil não é do funcionário.
são as mesmas pessoas que adoram culpar a vítima, que agem como aquele motorista de uber, "ela estava de saia e pediu".
o funcionário é reflexo da gestão da empresa.

gerentes e diretores preferem contratar barato, encher o funcionário de atividades e não fazem nada para otimizar processos, reduzir burocracia, inovar.

todo ano aqui na Telelixo a meta é cortar uma vaga por equipe, quando entrei éramos em 15, hoje somos em 10.
mas a carga de sistemas, base de clientes, processos e demandas só aumentou.
não houve nenhum otimização de tarefas, sinergia de sistemas, nada.
As Três Leis da Burocracia:
  1. Garantir sua própria continuidade através da ocupação de cargos de mando;
  2. Criar uma falsa imprescindibilidade. Quem produz deve fazer parte do seu trabalho, mas não a ponto de tornar-se substituível.
  3. Ter visibilidade, mas não a ponto de que quem produz possa entendê-la completamente através do obscurantismo.
 

Darth_Tyranus

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Um dos pontos altos (ou baixos) da reunião foi quando contou que, em uma de suas viagens aos EUA, ele entrou em uma loja de roupas que tinha apenas uma funcionária varrendo o chão.

Ao questionar à mulher se alguém podia atendê-lo, ela largou prontamente a vassoura e o ajudou a pegar uma camiseta de sua numeração.

A funcionária voltou a varrer o chão da loja e quando ele se dirigiu ao caixa, quem estava lá? A mesma funcionária que largou mais uma vez a vassoura. “E você achou isso bacana?”, perguntou uma vendedora


...

Não, com certeza o melhor é ter 5 pessoas fazendo o serviço que poderia muito ser feito por um, este ganhando muito melhor do que pagar 5 salários de miséria. O que não falta são americanos cruzando a fronteira para trabalhar menos e ganhar muito menos nos demais países da América latrina. P*ta que o pariu, o cara pode até ser escroto, mas essa parte foi síntese de como o brasileiro adora demonizar o trabalho.
O empresário brasileiro vai pra fora, fica encantando como nos EUA o mesmo funcionário exercer vários funções. Chega aqui, demite todo mundo e projeta o mesmo sistema dos EUA, coloca o cara pra limpar, atender e ser caixa, além de ser multitarefa precisa ter vários cursos, falar dois ou mas idiomas etc, com a diferença que a pessoa ganha salário mínimo por todas as funções, é obrigado a morar longe, leva 2 horas pra ir e 2 horas pra voltar do trabalho, fica estressado e faz merd@. PQP!
 

skydog

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Deixei de ir na Cultura faz muito tempo, por N motivos que já postei aqui ao longo de vários tópicos. Agora tenho mais um.
Espero de coração que de tudo certo para estes funcionários.
 
D

Deleted member 219486

O empresário brasileiro vai pra fora, fica encantando como nos EUA o mesmo funcionário exercer vários funções. Chega aqui, demite todo mundo e projeta o mesmo sistema dos EUA, coloca o cara pra limpar, atender e ser caixa, além de ser multitarefa precisa ter vários cursos, falar dois ou mas idiomas etc, com a diferença que a pessoa ganha salário mínimo por todas as funções, é obrigado a morar longe, leva 2 horas pra ir e 2 horas pra voltar do trabalho, fica estressado e faz merd@. PQP!


Qualquer empresa no Brasil é praticamente impraticável, os custos envolvidos na atuação vs o que as pessoas estão dispostas a pagar não fecham.
Esqueceu de falar que o funcionário insatisfeito entra na justiça do trabalho e ainda acaba sendo beneficiado.
No fim só sobrevive áreas que tem incentivo seja com financiamentos ou de necessidades básicas que a população não tem como não comprar.
 

toad02

Lenda da internet
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Lendo essa segunda parte, deu para perceber pq não deve se contratar esquerdista.

De fato. É muito mais difícil fazer esse pessoal de trouxa.
Por isso a minha empresa só vai contratar ancap: Não vou precisar dar benefício nenhum, e eles ainda vão ficar felizes por isso :coolface
 

The legend

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Qualquer empresa no Brasil é praticamente impraticável, os custos envolvidos na atuação vs o que as pessoas estão dispostas a pagar não fecham.
Esqueceu de falar que o funcionário insatisfeito entra na justiça do trabalho e ainda acaba sendo beneficiado.
No fim só sobrevive áreas que tem incentivo seja com financiamentos ou de necessidades básicas que a população não tem como não comprar.

Com a reforma trabalhistas, a situação mudou muito, ex-empregado tem de arcar com ônus de sucumbência. Sobre as empresas, de fato, fazer negócios no Brasil é remar contra a correnteza no geral. Acredito que é por causa de tantos impostos, taxas e burocracia q o lucro de muitas empresas é maior q em comparação com outros países. Só pegarmos a indústria automotiva: lembro de uma declaração de um executivo da Honda dizendo q o lucro maior aqui era uma espécie de compensação pela complexidade de fazer negócio no Brasil, o lucro tinha q ser mais gordo. Sobre a Cultura, pedi um livro de encomenda ano passado e os caras cumpriram o prazo. Eu sinto pela situação, como vcs falaram, houve época em q o atendimento era muito foda, funcionário bem capacitado e interessado em ajudar. Claro, isso tem custo, infelizmente. Senti a diferença lá nos EUA, 1 funcionário para uma livraria, estranhei muito, dá uma sensação de abandono ao lugar.
 
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