Depende muito da natureza da Engine, a ID Tech por exemplo faz uso intenso de streaming, de texturas e até animações...
"DOOM Eternal usa o id Tech 7 e apresenta a id Software no seu melhor pois além de texturas mais detalhadas do que nunca, tens adornos visuais que tornam a versão PC verdadeiramente impressionante. Com equipamento capaz, podes até corrê-lo a 500 fps. No entanto, a questão que o Digital Foundry tentou responder é como está nas consolas?
Neste novo jogo, a equipa procurou criar uma forte combinação de performance e visuais de elevada qualidade. Uma das prioridades foi o streaming de texturas, problema associado às anteriores versões do motor. A equipa criou uma solução de streaming com performance superior e isso significa texturas de maior resolução e maior margem da manobra para o design de níveis.
Outra amostra da evolução do motor de jogo é o sistema LOD (transição do nível de detalhe) pois está feita para executar o processo sem interromper a apresentação. É um esforço de optimização que resulta em mais detalhe na cena e que torna a experiência mais consistente. Além dos efeitos destas melhorias nos cenários,"
Doom 2016 revitalizou a fórmula e agora, após uma longa espera, DOOM Eternal está finalmente disponível para entregar m…
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Esse tipo de engine pode se beneficiar muito do SSD do
PS5, já que seu Core gira em torno de Streaming desde o RAGE e suas mega texturas.
Outro dev falou que teve que mudar jogo dele todo porque quando foi rodar no Xbox One o HDD não tinha velocidade para entregar os dados. Inclusive pra VR ele falou que precisava ainda mais já que as coisas ficavam grudadas na cara, então precisa atualizar o LOD, texturas a esse nível e muito rapidamente.
Vai variar de acordo com as características de cada projeto, de como a Engine trabalha. Mas obviamente tanto para Xs como para o
PS5, exclusivos que podem tirar o máximo dos consoles.
Mesmo assim não é esse 8 ou 80 que caixistas tentam pregar... Só usam em exclusivos, não usam nada em multis. Vão usar o que der, haverão diferenças mesmo nos multis. Mas claro multis terão como base placas de 2Tflops 8 GB de RAM HDD e um Core i5, o que não quer dizer que não rodarão melhor em um Core i9 com uma GeForce 2080 TI e SSD de 3.3 GBps. Engines multis tem até um bom nível de escalonamento, só não dá pra esperar otimizações a nível de exclusivos.
Acho que veremos coisas como, game rodando a 4k no
XsX e 4K dinâmico ou 1800p no
PS5 com loads instantâneos e menos popins de texturas. Pode ocorrer que no
Xsx o jogo tenha 3 níveis de LOD e no
PS5 6 ou 7...