O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Matt Booty: os exclusivos do estúdio Xbox não serão jogos AAA de 90 horas, mas o mais próximo possível do AAA.

Sega&AMD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.779
Reações
13.814
Pontos
803
a microsoft tem deixado um vacum no mercado; em jogos, em representação no mercado asiático e europeu, em identidade e tem perdido força nos estados unidos único lugar onde há relativa relevância. eu não tiraria de questão o eminente anuncio de entrada de competidor extra buscando preencher essa lacuna.
 

Gamer King

O Soberano
VIP
Mensagens
73.493
Reações
104.375
Pontos
2.419
Ignorando a parte do outro user chamar os outros de animal, eu não entendi o que vc falou aqui, quando eu paro pra pensar sobre os exclusivos de cada empresa, independente do meu gosto pessoal, eu percebo que a Microsoft tem muita dificuldade em impactar com seus jogos, eles falham em concorrer nas listas de melhores jogos do ano, tanto nos premios midiáticos (VGA) quanto nos prêmios mais considerados (DICE AWARDS), as vezes eu tenho a impressão de que só a Sony e Nintendo estão "tentando".

Vc acha que existe uma má vontade da mídia em geral? Perseguição? Particularmente acho esses argumentos bem chatos, meio derrotistas

Me dá uma canseira quando eu vejo alguem colocando os gostos pessoais com muito peso na conversa (tipo, exclusivo da Sony é melhor e acabou) mas quando eu questiono a Microsoft em exclusivos da Microsoft, é observando essa situação acima, por isso não entendi esse "em regra", mas se for gosto pessoal, ignore o textão

Exclusivos?

O assunto é jogos AAA.
 

Labuha

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.317
Reações
4.659
Pontos
944
acho q dos estudios da MS, uns 7 estao fazendo AAA. 343,inxile, the initiative,playground, obsidian(talvez?), hallblade 2 (é AAA?),coalition, esqueci algum?
 

Mausypon

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.174
Reações
35.714
Pontos
803
Caramba , os caixistas sentiram mesmo o golpe ein. Mas até ontem tavam fazendo festa dos 12 teraflops.

Ainda não aceitam que a estratégia da Microsoft de fazer jogos que sejam mais rápidos de serem produzidos como jogos Double A para preencher o catálogo do gamepass regularmente. Diferente da Sony que já disse que vai lancar menos jogos ao ano , mas serão jogos de alto investimento como The Last Of Us 2 e Ghost Of Tshushima.
 

MEGA THOR

Bam-bam-bam
Mensagens
1.496
Reações
3.974
Pontos
453
Relação dos jogos “QUASE, AAA” :

539016-pikuniku-review.jpg


images


images


images


images


Obs.: E haja TFs para conseguir rodar tudo isso !!!
 
Ultima Edição:


Duralino

Supra-sumo
Mensagens
1.655
Reações
1.984
Pontos
178
90 horas, pelamordedeus, pra mim jogo tem que ser 10h no max. Kkkk
Linear 12 horas no máximo estourando, uncharted 4 por ex dura umas 18 mas metade do jogo é um lixo arrastado e chato pra caralh0, dava pra enxugar metade do jogo facil, mundo aberto umas 18 da campanha principal é o ideal, quem quiser fazer sidequest por mais 20 que não muda nada na história principal que faça.
 
Ultima Edição:

tortinhas10

É Nintendo ou nada!
Mensagens
102.842
Reações
230.094
Pontos
2.529
Esse negócio de AAA já deu mesmo

Enviado de meu Redmi 5 Plus usando o Tapatalk
 

Interiorano2020

Bam-bam-bam
Mensagens
39
Reações
51
Pontos
429
E você acha isso pouco? Vamos colocar em perspectiva, um game AAA demora pelo menos 4 anos para ficar pronto, então 10 games deste nível demandam 40 anos de trabalho ininterruptos de uma equipe de centenas de funcionários de elite. Para conseguir fazer isso em 7 anos é preciso um grande número de funcionários trabalhando em paralelo, é algo tão complicado que você pode pegar as empresas referência no mercado para ver quem consegue entregar tanto assim.

Outro ponto é que vocês tem que entender como o mercado funciona, estamos falando de consoles com attach rate na casa de 8 games, ou seja, consumidores em média não jogam dezenas de games, eles jogam uma fração mínima da biblioteca disponível é por isso selecionam a dedo.

Além disso consumidor de games não é conhecido por ser 100% racional, ele toma decisão no momento baseado em expectativas imediatas. Eu mesmo comprei o X360, um console reconhecido por ter um início de geração extremamente forte em exclusivos, por causa de Mass Effect, não foi o melhor game que joguei na geração, mas foi o que me fez decidir por sair do PS2 e ir para o console da M$ e não ir de PS3. Quando você tem 10 games que NÃO ESTÃO no concorrente você está falando de dezenas de milhões de pessoas que podem passar pelo mesmo processo de decisão, é muita vantagem.

Espero que está declaração da M$ seja conversa, porque se não for pode cravar mais uma derrota na geração e isso coberto pela simples história, em disputas sempre ganhou o console com maior oferta para seu publico-alvo. Pegue o exemplo do mega drive, propagandas ajudaram, posicionamento idem, mas o combustível que promoveu a virada tem um nome: Sonic, este exclusivo fez mais pela SEGA que todos os Nintendont que rolaram na época, é o exemplo classico de como um UNICO gamd exclusivo pode fazer a diferença.

Claro que acho 10 games exclusivos poucos. Devemos nos atentar a quantidade de jogos existentes e o % de exclusivos que representam no todo, ainda mais no lançamento. Sinceramente so acho que o PS4 venceu a geração por pessima estrategia da Microsoft no lançamento... O console veio custando 100 dolares a mais, embarcada pela ideia do kinect e com poder de processamento inferior.
Torço para que a disputa na proxima geração seja mais acirrada e acho que será mais bem distribuida, a depender do valor de ambos. Mas, partindo do principio que terão os mesmos valores, imagino que será mais disputada sim, visto que o console da MIC terá um melhor hardware, a questao la live ser mais anvaçada que a PSN e o pagamento mensal dos jogos, estilo NETFLIX, além da aquisição de novos estúdios, para gerar mais jogos AAA, que na minha opnião nao importam tanto... a pesar de gostar muito de HALO, FORZA e principalmente GEARS. Acho que o caminho futuro das empresas serão lucrarem cada vez mais com SOFTWARE e não HARDWARE. Acho que veremos cadas vez mais jogos exclusivos sairem para outras plataformas, como os PCs por exemplo. A microsoft ja foi no caminho, lançando praticamente todos os exclusivos para PC e a SONY ja esta no caminho tambem, ja tendo lançados alguns e saindo informações de outros, antes exclusivos, que poderão ir para PC tambem. Alem da venda de servicos como a live e a loja da xbox no estilo NETFLIX....talvez a SONY faça algumas parcerias futuras e tambem siga esse lado. Torço para que isso aconteça e que haja uma melhor concorrência, para que nos consumidores lucremos com isso.
 
Ultima Edição:

Vaçago

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.749
Reações
40.667
Pontos
1.053
Pra ser sincero, eu passei a maior parte dessa gen jogando jogos indies e AA. Pra mim a maior parte dos AAA, principalmente os ocidentais, são jogos sem alma e sem inspiração, muito gráfico e pouca criatividade.
Mas realmente a MS vai ter que fazer pelo menos uma meia dúzia de jogos ao longo da gen que explorem a capacidade superior do seu console.
Já em relação aos multi-plataformas, provalmente vamos ter um cenário parecido com a gen ps360, com jogos multi rodando um pouco melhor no Xbox do que no Playstation, e tendo a versão definitiva no PC.

Via Tapatalk
 

leandromede

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.360
Reações
19.754
Pontos
503
Se gosto não se discute, não precisa ficar empurrando opinião de jogo, como se todo mundo tivesse a obrigação de concordar. Aí já é trabalho de acionista, de empresário, não meu. Eu quero jogar o que me agrada e pronto.

Claro que não posso dizer, pois não tive 360. Jogava em pc na época. Não posso comparar 2 consoles quando só tive um deles. Eu posso comparar com o PS4, que é da geração atual e eu possuo, e eu prefiro o Xbox, embora ainda goste muito do PS4. E o One tem retro com o 360, então é só jogar os que estiverem na retro nele, se são tão maravilhosos.

Perdeu...depende, né? Você está falando só de Xbox, mas se os jogadores estiverem jogando os jogos dela no PC, ou mesmo em outras plataformas, ela estará lucrando da mesma forma. A Ms pode "recuperar essa galera" no gamepass, no xCloud, com seus jogos na Steam e por aí vai. Ela está dando opções justamente por causa disso, ao invés de te obrigar a comprar um Xbox Series X pra jogar os jogos que deseja jogar. Se a intenção dela fosse trazer todo mundo para o Xbox, ela não investiria tanto em um ecossistema. Simplesmente deixaria jogos e serviços só pro Xbox, investiria apenas nele e pronto.

Exato. Estamos em fim de geração e eu estou vendo a Microsoft comprar mais estúdios do que "fechar". Saldo positivo então, certo? Você quem disse aí.
Gosto não se discute, então alguém me explica como alguém principalmente os especialistas se é que isso existe dá uma nota ao jogo.
Deve ser por isso que não precisa jogar pra falar de videogame, basta criar hype, entrar no metacritic, ver no YouTube e sair fazendo listinha de 90+ e falar que o console com mais notas altas é melhor, muito easy.
Se alguém também puder explicar onde estão os centenas de exclusivos que os consoles tem, eu se joguei uma lista de imperdíveis não dá nem meia dúzia a mais. Tanto que o pessoal faz uma lista obrigatória e eu vejo uma média de oito no máximo 10 jogos número que no Xbox também tem mas não considera porque sai pra PC então esse número cai pra zero, só não podem esquecer de tirar Horizon Zero Dawn e Death Stranding da lista.
 

leandromede

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.360
Reações
19.754
Pontos
503
Quando eu leio comentários do tipo:
Era uma vez os caixistas eu nem leio o resto que já sei que é m****.
 

renbh

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
21.375
Reações
19.960
Pontos
1.434
Claro que acho 10 games exclusivos poucos. Devemos nos atentar a quantidade de jogos existentes e o % de exclusivos que representam no todo, ainda mais no lançamento. Sinceramente so acho que o PS4 venceu a geração por pessima estrategia da Microsoft no lançamento... O console veio custando 100 dolares a mais, embarcada pela ideia do kinect e com poder de processamento inferior.

O preço maior não durou nem seis meses e, mesmo assim, o desempenho quando estava o mesmo preço que o PS4 chegou a ser pior que quando era mais caro, então não faz nenhum sentido dizer que isso é efeito de lançamento mal feito. O console não começou mal e se recuperou (fruto de um lançamento mal feito e depois corrigido, como o PS3), ele começou relativamente bem, mas teve zero fôlego justamente pela falta de jogos.

Vale lembrar que se você acha este lançamento ruim é porque talvez não tenha visto (especialmente no forum) o do X360, em 2006 comprar console da M$ era sinônimo de comprar bomba relógio, nunca existiu um defeito de projeto tão grande quanto este em um console de sucesso. Só que é muito mais fácil vender um console com Bioshock mesmo com 3RL no auge.

O mesmo vale para poder, isso nunca vendeu console, ainda mais quando a diferença é pequena como do PS4 e Xone. Mega tirou o domínio absoluto da Nintendo, com um console mais fraco por causa de sua estratégia de exclusivos, PS2 nadou de braçada em uma das maiores diferenças de hardware dentro uma geração na história e o Xone X não teve qualquer força para reverter a situação atual, mesmo com uma política agressiva de queda de preço.

Exclusivos não precisam de números, precisam ser significativos, portanto nada adianta fazer dez games AA, é melhor fazer 3 AAAs e ganhar premios de GotY com frequencia porque games assim são system sellers no seu lançamento e em alguns meses antes e depois (por mais que sejam poucos, você consegue tranquilamente ter influência de system sellers o ano todo se intercalar lançamentos). Nem mesmo sair para PC muda isso, grosso do mercado de consoles em uma loja de departamento da vida para comprar console e não montar PC, são estes concorrentes que tem que ser vencidos, lançar games para PC não fez qualquer diferenca na curva de vendas do Xone, por exemplo.
 
Ultima Edição:

renbh

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
21.375
Reações
19.960
Pontos
1.434
Gosto não se discute, então alguém me explica como alguém principalmente os especialistas se é que isso existe dá uma nota ao jogo.

Questão de perspectiva. NENHUMA análise vai te dizer que você vai gostar ou não de um jogo, ela vai te descrever os DEFEITOS do game e falar sua intensidade.

Você é plenamente capaz de pegar um game CHEIO de problemas e amar o jogo, da mesma forma pode pegar um jogo tecnicamente soberbo e não suportar dez minutos de jogatina, mas isso não muda o que eles são assim como nota não muda sua relação com eles. Pegue o exemplo do Pillars of Eternity 2, estou jogando e achando foda, mas concordo 100% com as análises que falam que port é muito ruim, o jogo tem loadings absurdamente altos, queda de framerate, péssimos tutoriais, desequilíbrio de dificuldade, tem bugs a rodo e uma quantidade de crashs para gerar vídeos de rage no youtube, se você não estiver a fim de passar por tudo isso passe longe. Ė ISSO que análise tem que te falar, para você não dar tiro no escuro, para não poder dizer um "eu não sabia que era assim".

Quanto a quantidade, vai da definição de system seller, desde a época do Space Invaders no Atari temos jogos que fazem consoles vender, não falo de conjunto, não falo de biblioteca, falo de UM jogo convencendo aquele que está em cima do muro a tomar uma decisão.

É possível fazer isso com games multi? Sim, Sony fez isso com Destiny (game da Bungie, por ironia do destino), mas é preciso MUITO esforço publicitário para isso ter uma chance mínima de sucesso e mesmo assim sem algum tipo minimo de exclusividade é algo que não rola. Ja exclusivo nasceu para isso. Se você tiver dois destes movimentos todo ano você terá uma vantagem ENORME, mas é algo extremamente raro, talvez a única que consiga com frequencia seja a Nintendo e justamente por isso que consegue pelo menos sobreviversobreviver sem suporte massivo de medalhões e vai ser tema de Olimpíadas e parque temático.
 

Link_1998

Mil pontos, LOL!
Mensagens
27.251
Reações
33.544
Pontos
1.399
Engraçado as pessoas achando que os games first todos day one no Game Pass teriam nível de produção de um Death Stranding ou TLOU 2. É óbvio que não dá pra exigir demais de um serviço que mal paga as contas dos games que estão lá.
 

renbh

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
21.375
Reações
19.960
Pontos
1.434
Engraçado as pessoas achando que os games first todos day one no Game Pass teriam nível de produção de um Death Stranding ou TLOU 2. É óbvio que não dá pra exigir demais de um serviço que mal paga as contas dos games que estão lá.

Mas isso é questão de tempo, enquanto ele é subsidiado para angariar assinantes.

Se chegar um ponto em que tenha uma base enorme de assinantes pagantes ela vai ter um fluxo enorme de dinheiro, mas para isso precisa de uma oferta de games impressionante o tempo todo. É a mesma ideia por trás de streamings de filmes e séries, a ideia não é fazer um monte de programas de baixo orçamento, mas fazer series em um nível tal que você só encontra ali.
 

leandromede

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.360
Reações
19.754
Pontos
503
Questão de perspectiva. NENHUMA análise vai te dizer que você vai gostar ou não de um jogo, ela vai te descrever os DEFEITOS do game e falar sua intensidade.

Você é plenamente capaz de pegar um game CHEIO de problemas e amar o jogo, da mesma forma pode pegar um jogo tecnicamente soberbo e não suportar dez minutos de jogatina, mas isso não muda o que eles são assim como nota não muda sua relação com eles. Pegue o exemplo do Pillars of Eternity 2, estou jogando e achando foda, mas concordo 100% com as análises que falam que port é muito ruim, o jogo tem loadings absurdamente altos, queda de framerate, péssimos tutoriais, desequilíbrio de dificuldade, tem bugs a rodo e uma quantidade de crashs para gerar vídeos de rage no youtube, se você não estiver a fim de passar por tudo isso passe longe. Ė ISSO que análise tem que te falar, para você não dar tiro no escuro, para não poder dizer um "eu não sabia que era assim".

Quanto a quantidade, vai da definição de system seller, desde a época do Space Invaders no Atari temos jogos que fazem consoles vender, não falo de conjunto, não falo de biblioteca, falo de UM jogo convencendo aquele que está em cima do muro a tomar uma decisão.

É possível fazer isso com games multi? Sim, Sony fez isso com Destiny (game da Bungie, por ironia do destino), mas é preciso MUITO esforço publicitário para isso ter uma chance mínima de sucesso e mesmo assim sem algum tipo minimo de exclusividade é algo que não rola. Ja exclusivo nasceu para isso. Se você tiver dois destes movimentos todo ano você terá uma vantagem ENORME, mas é algo extremamente raro, talvez a única que consiga com frequencia seja a Nintendo e justamente por isso que consegue pelo menos sobreviversobreviver sem suporte massivo de medalhões e vai ser tema de Olimpíadas e parque temático.
Eu joguei muita coisa com performance ruim, Ori and the Will of the Wisps e Gears 5 são dois exemplos de melhores da geração que eu sofri com vários problemas.
 

renbh

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
21.375
Reações
19.960
Pontos
1.434
Eu joguei muita coisa com performance ruim, Ori and the Will of the Wisps e Gears 5 são dois exemplos de melhores da geração que eu sofri com vários problemas.

Vai por mim, perto do Pillars of Eternity 2 estes jogos são MEGA otimizados, quando falo de performance ruim estou falando de esperar 2,5 minutos de loading para entrar em uma simples casa de uma vila e o mesmo para sair (imagine agora, ter umas dez ou mais destas em uma cidade).

Mas é como falei, não reclamo porque sabia do problema antes de decidir jogar, não faz diferença para mim. Aproveito os loadings para posta aqui, inclusive.
 

multigamer

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.025
Reações
2.336
Pontos
713
Agosto 2019.

O fiasco das specs do PS5 deixou alguns em desespero mesmo.
Fiasco? O PS5 e um monstro tecnologico, nao ser melhor que o Xbox SX não significa que ele seja ruim, e um console monstro que terá jogos que faram explodir mentes de tão bonitos que seram, porém não entendi porque muitos acham que o Ps5 e fraco?.
 

capixaba

Bam-bam-bam
Mensagens
2.790
Reações
4.352
Pontos
453
É meio inútil comentar aqui pelo nível dos tópicos, principalmente por uma galera que ta bem sofrida desde o anúncio do XSX.

Mas o Matt tava falando do Houdini. Uma ferramenta que os estúdios estão usando pra fazer mais com menos.
Ninja Theory já deixou claro que vai usar bastante e quer desenvolver jogos grandiosos com um número menor de devs, Hellblade 2 será basicamente isso.
Enfim, tem vários projetos grandiosos dos estúdios e do msgp, podem ficar tranquilos (ou desesperados no caso de alguns fanboys).
 

japonespreto

Mil pontos, LOL!
Mensagens
7.433
Reações
4.959
Pontos
1.334
acho que a microsoft ainda vai nos surpreender, não é possível que ela ainda naõ tenha entendido que não tem como vencer a sony sem bons exclusivos, porem não tenho certeza se quero a microsoft liderando, a ultima vez que ela ficou com a moral lá em cima ela tentou botar na bunda de todo mundo.
 

japonespreto

Mil pontos, LOL!
Mensagens
7.433
Reações
4.959
Pontos
1.334
Fiasco? O PS5 e um monstro tecnologico, nao ser melhor que o Xbox SX não significa que ele seja ruim, e um console monstro que terá jogos que faram explodir mentes de tão bonitos que seram, porém não entendi porque muitos acham que o Ps5 e fraco?.
Pois é, já falei isso aqui uma vez, o ps5 é um monstro tambem, não é porque o xbox é mais forte que isso torna o ps5 ruim.
 

ᴇʟʏsɪᴜᴍ

Zima Blue
VIP
Mensagens
28.629
Reações
57.147
Pontos
1.003
Gosto não se discute, então alguém me explica como alguém principalmente os especialistas se é que isso existe dá uma nota ao jogo.
Deve ser por isso que não precisa jogar pra falar de videogame, basta criar hype, entrar no metacritic, ver no YouTube e sair fazendo listinha de 90+ e falar que o console com mais notas altas é melhor, muito easy.
Se alguém também puder explicar onde estão os centenas de exclusivos que os consoles tem, eu se joguei uma lista de imperdíveis não dá nem meia dúzia a mais. Tanto que o pessoal faz uma lista obrigatória e eu vejo uma média de oito no máximo 10 jogos número que no Xbox também tem mas não considera porque sai pra PC então esse número cai pra zero, só não podem esquecer de tirar Horizon Zero Dawn e Death Stranding da lista.
Sinto falta lá da geração ps2, quando eu nem sabia que Metacritic existia e as pessoas que eu conhecia cagavam para opinião de jornalista. Conversavamos sobre jogos dando nossas opiniões, sem influência externa. Você simplesmente jogava e compartilhava a sua experiência. Hoje em dia você não pode nem mais decidir o que considera um jogo bom ou ruim. Vai falar de jogo com a pessoa, a pessoa diz que sua opinião não vale por causa de Metacritic e TGA, mesmo que você tenha jogado e ela não.

Triste. Sempre gostei muito de videogame, e é triste ver que cada vez mais parece comum que a jogatina se torne algo secundário, dando espaço para flame war baseado em nota, prêmio, vendas e opinião de youtuber. Jogar para opinar não tem qualquer valor, e nem mesmo jogar para se divertir. O que importa é ir na internet fazer listinha de exclusivo que nem vai jogar, pra dizer que seu console é o melhor.

Meu primeiro console foi um Mega Drive. Lembro que eu jogava numa boa, assim como jogava o SNES de amigos, sem frescura. Na época só jogavamos e falavamos sobre os jogos. Fico imaginando se fosse hoje em dia. Eu zeraria o Sonic 2, comentaria em algum lugar e já viria aquele pessoal: "Mega Drive é lixo porque Super Nintendo vende mais. Chupa. Olha, a nota do Mario é melhor que a do Sonic. Você não pode preferir Sonic, você tem que achar Mario melhor. Olha aqui, Mario ganhou mais prêmios. Eu nem joguei, mas olha esse prêmio aqui dessa revista. GOTY!"
 

renbh

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
21.375
Reações
19.960
Pontos
1.434
Meu primeiro console foi um Mega Drive. Lembro que eu jogava numa boa, assim como jogava o SNES de amigos, sem frescura. Na época só jogavamos e falavamos sobre os jogos. Fico imaginando se fosse hoje em dia. Eu zeraria o Sonic 2, comentaria em algum lugar e já viria aquele pessoal: "Mega Drive é lixo porque Super Nintendo vende mais. Chupa. Olha, a nota do Mario é melhor que a do Sonic. Você não pode preferir Sonic, você tem que achar Mario melhor. Olha aqui, Mario ganhou mais prêmios. Eu nem joguei, mas olha esse prêmio aqui dessa revista. GOTY!"

Não, era a mesma coisa, se for o caso era você é que se comportava de forma diferente.

Se tivesse frequentado as rodinhas de locadora teria passado pelo mesmo processo, inclusive era muito comum nos anos 90 as locadoras que viravam points terem pilhas de EGM disponíveis. Você provavelmente estaria discutindo, nesta época, as maravilhas do blast processing ou comprado a campanha de que Nintendo é coisa é de criança e SEGA é cool porque tem sangue em Mortal Kombat. Para você ter ideia, já vi gente sair no tapa por causa de discussão sobre versão de Alladin. A primeira discussão ista que já vi foi de Atari contra Odyssey, então se engana quem acha que isso é algo novo e não mais fácil de fazer por causa da internet, onde antes você tinha que ir no point encontrar a galera, hoje você faz isso em casa.

Então é sua postura que tem que ser diferente, filtre as mensagens, discuta o assunto específico (se estão falando de mercado esqueça gosto, isso não é relevante para a discussão e a leva justamente para onde acha ruim, que é um comparando o gosto com o outro quando gosto é igual funda e cada um tem o seu) e frequente tópicos oficias dos jogos, é lá que você vai ter opinião de quem está jogando o game em questão.
 

ᴇʟʏsɪᴜᴍ

Zima Blue
VIP
Mensagens
28.629
Reações
57.147
Pontos
1.003
Não, era a mesma coisa, se for o caso era você é que se comportava de forma diferente.

Se tivesse frequentado as rodinhas de locadora teria passado pelo mesmo processo, inclusive era muito comum nos anos 90 às locadoras m que viravam points terem pilhas de EGM disponíveis. Você provavelmente estaria discutindo, nesta época, as maravilhas do blast processing ou comprado a campanha de que Nintendo é coisa é de criança e SEGA é cool porque tem sangue em Mortal Lombar. Cara, já vi gente sair no tapa por causa de discussão sobre versão de Alladin. A primeira discussão ista que já vi foi de Atari contra Odyssey, então se engana quem acha que isso é algo novo e não mais fácil de fazer por causa da internet.

Então é sua postura que tem que ser diferente, filtre as mensagens, discuta o assunto (se estão falando de mercado esqueça gosto, isso não é relevante para a discussão e a leva justame te para onde acha ruim, porque gosto é igual funda e cada um tem o seu) e frequente tópicos oficias dos jogos, é lá que você vai ter opinião de quem está jogando o game em questão.
Nunca disse que não existia, mas era bem menor. Era praticamente um nicho, como bem disse aí, até pela menor popularidade dos jogos. Hoje em dia virou algo normal, mesmo entre leigos. Qualquer pessoa no twitter ou no facebook abre seu perfil e lá está o pessoal falando de nota, de goty, se não sei o que. Quando ocorreu o goty, o que mais tinha era casual no Twitter torcendo e tratando o evento como algo colossal, cujos votos seriam considerados verdades incontestáveis. Então não dá pra comparar. E lembrando que nem estou falando de flame war. Isso aí é o de menos. Falar de Blast processing tá de boa, já que é "fato". Zoar por um console ser mais poderoso, ou por ter uma caractetística técnica superior tá de boa, pois você não precisa ter o aparelho para constatar que é um fato. Jogo já é outra história. Por mim, que cada um faça flame war sobre jogos, mas eu espero que a pessoa jogue. Se a pessoa fala que os jogos de ps4 tem notas melhores ou vendem mais, é fato. Os dados estão aí. Já querer impôr qualidade, eu não concordo. Ainda mais sem jogar. Principalmente porque quem usa prêmio, nota e venda pra definir qualidade de jogo quase sempre cai em hipocrisia, quando o seu jogo amado peca em algum desses aspectos, ou quando um jogo hateado, tipo Minecraft, é bom em todos eles.

Tópicos oficiais são bagunçados, cheios de assuntos paralelos ocorrendo, e nem todos os jogos possuem esse tipo de tópico. Fora que não há qualquer garantia de alguém ter jogado o jogo. Dreams mesmo eu lembro que zerei no lançamento, e por uma ou duas semanas, era só gente comentando sem jogar mesmo. Aí depois foi aparecendo a galera que joga. Fora que aqui não estamos falando de mercado em si, de vendas, de nada disso. Estamos falando de jogos. E jogo é só jogando mesmo. Ficar aqui falando que os jogos da Microsoft serão lixos não é uma "análise de mercado", só um hate sem base mesmo. Tipo falar que "Xbox não tem jogo".
 

leandromede

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.360
Reações
19.754
Pontos
503
Não, era a mesma coisa, se for o caso era você é que se comportava de forma diferente.

Se tivesse frequentado as rodinhas de locadora teria passado pelo mesmo processo, inclusive era muito comum nos anos 90 as locadoras que viravam points terem pilhas de EGM disponíveis. Você provavelmente estaria discutindo, nesta época, as maravilhas do blast processing ou comprado a campanha de que Nintendo é coisa é de criança e SEGA é cool porque tem sangue em Mortal Kombat. Para você ter ideia, já vi gente sair no tapa por causa de discussão sobre versão de Alladin. A primeira discussão ista que já vi foi de Atari contra Odyssey, então se engana quem acha que isso é algo novo e não mais fácil de fazer por causa da internet, onde antes você tinha que ir no point encontrar a galera, hoje você faz isso em casa.

Então é sua postura que tem que ser diferente, filtre as mensagens, discuta o assunto específico (se estão falando de mercado esqueça gosto, isso não é relevante para a discussão e a leva justamente para onde acha ruim, que é um comparando o gosto com o outro quando gosto é igual funda e cada um tem o seu) e frequente tópicos oficias dos jogos, é lá que você vai ter opinião de quem está jogando o game em questão.
Pode-se discutir livremente mas tenha opinião própria, eu por exemplo não gosto de muito jogo conceituado mas tenho a impressão que falar isso é ser rejeitado pela comunidade, o negócio é reproduzir o que meia dúzia impõe e no final vira milhões de papagaios.
Eu por exemplo sempre preferi SNES mas a versão Samurai Shodown do Mega Drive dava um pau lindo isso só pra citar um exemplo, caso aconteça hoje a pessoa vai inventar mil desculpas pra não assumir isso pra defender sua plataforma.
Hoje você pode preferir um console sem retrô dizendo que não joga jogo velho então é inútil, mas se a marca adotar no próximo console é uma atitude que vai matar o concorrente, aí eu pergunto onde está a coerência se antes o concorrente estava deixando de produzir jogos para tapar buraco com isso.
 

renbh

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
21.375
Reações
19.960
Pontos
1.434
Nunca disse que não existia, mas era bem menor. Era praticamente um nicho, como bem disse aí, até pela menor popularidade dos jogos. Hoje em dia virou algo normal, mesmo entre leigos. Qualquer pessoa no twitter ou no facebook abre seu perfil e lá está o pessoal falando de nota, de goty, se não sei o que. Quando ocorreu o goty, o que mais tinha era casual no Twitter torcendo e tratando o evento como algo colossal, cujos votos seriam considerados verdades incontestáveis. Então não dá pra comparar. E lembrando que nem estou falando de flame war. Isso aí é o de menos. Falar e Blast processing tá de boa, já que é "fato". Zoar por um console ser mais poderoso, ou por ter uma caractetística técnica superior tá de boa, pois você não precisa ter o aparelho para constatar que é um fato. Jogo já é outra história. Por mim, que cada um faça flame war sobre jogos, mas eu espero que a pessoa jogue.

Mas ainda somos MUITO nicho, se somar todo mundo debatendo em fóruns não dá 1% do mercado.

Como o número de istas é bem maior que esse, você tem razão total em falar de oportunidade. Em uma época pré-listas de discussão que são anteriores aos fóruns, você tinha que ter um local físico onde muitos desconhecidos se encontravam e isso realmente é anos luz mais DIFÍCIL que hoje.

No meu caso, sempre tive acesso a grupos das mais variadas forma de entretenimento, tive grupo de anime, tive grupo de RPG, grupo de HQ, grupo de card game, grupo de vídeo game, então tudo que rola aqui é fichinha (flamewar pela tela do PC é fácil, face a face a coisa é fora de escala). Se voce ficou mais centrado no seu grupo de amigos proximos muda tudo, uma vez que esta galera compartilha parte de sua cisão de mundo, não é um bando de desconhecidos interagindo entre si.

E isso leva seu segundo questionamento, fóruns são zoneados mesmo, a não ser que a moderação seja extremamente linha dura, as discussões vão crescer de forma orgânica e aleatória, neste caso é você que tem que assumir o controle. Você faz isso ignorando bait, só responde aquilo que vê valor e pondo para todos o quer discutir para ver se ganha tração (e aceita se não der, porque faz parte).

Neste tópico por exemplo, não estamos falando de games em si, mas da diferença entre AAA e AA, quais impactos isso tem e se a queda brusca de base instalada tem a ver com o fato dos games da M$ não estarem mais movimentando a atenção que moviam antes. Isso tem que ir além do gosto porque os efeitos vão além disso, assim como se vou discutir se vale a pena jogar Pillars of Eternity 2 não posso deixar o fato de estar gostando do jogo me fazer ignorar o tanto de defeitos que ele tem e que isso pode ter peso diferente para outras pessoas.

Por causa disso nem comparo Xbox com PS4 para não gerar polêmica, comparo Xbox com X360, que, ao meu ver, foi o pico de produção de games da empresa. Nao quero que a M$ seja a Sony, quero que ela volte a usar a estratehia usada na concepçãodo X360, principalmente agora que ela volta ter mais grupos de produção interna.
 
Ultima Edição:

renbh

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
21.375
Reações
19.960
Pontos
1.434
Pode-se discutir livremente mas tenha opinião própria, eu por exemplo não gosto de muito jogo conceituado mas tenho a impressão que falar isso é ser rejeitado pela comunidade, o negócio é reproduzir o que meia dúzia impõe e no final vira milhões de papagaios.

Só que não é por aí que isso funciona, pelo menos não sempre.

Uma coisa é você falar que AC é bom e muitos haters da Ubi virem meter o pau, isso não tem a ver com fato algum (o jogo vendeu bem, é bem avaliado, quais os defeitos) é apenas gente comparando gosto e gosto não se discute, não vai sair nada de produtivo daí então nem responda.

Outra é você começa a pegar fatos e buscar explicações. São jogos que vendiam mais de 10 milhões e hoje não vendem um quinto disso em um mercadomercado onde outras empresas estão vendendo mais do que antes, são games que ganhavam reconhecimento dos pares (porque isso que GotY é, não é votação, mas análise de profissionais de todas as áreas da industria) e agora são mais ignorados, são softhouses que antes tinham centenas de pessoas e agora não chega a 100 e por aí vai.

Tudo que relatei são problemas, eles podem até ter outras explicações, mas obviamente "mas eu gosto" não é reslosta para nenhuma delas, mesmo porque isso não promove soluções para reverter a situação.

Sua questão de retro cabe bem aqui. Se eu disser que isso não presta, que é lixo porque ninguém quer saber de jogo velho você fica satisfeito? Se disser que isso é papo de ista só porque a M$ usa, você apoia? Levar a discussão para este lado leva a posturas como esta, onde o cara mistura gosto com argumento e muda de postura igual troca de cueca,.
 
Ultima Edição:

Labuha

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.317
Reações
4.659
Pontos
944
Sinto falta lá da geração ps2, quando eu nem sabia que Metacritic existia e as pessoas que eu conhecia cagavam para opinião de jornalista. Conversavamos sobre jogos dando nossas opiniões, sem influência externa. Você simplesmente jogava e compartilhava a sua experiência. Hoje em dia você não pode nem mais decidir o que considera um jogo bom ou ruim. Vai falar de jogo com a pessoa, a pessoa diz que sua opinião não vale por causa de Metacritic e TGA, mesmo que você tenha jogado e ela não.

Triste. Sempre gostei muito de videogame, e é triste ver que cada vez mais parece comum que a jogatina se torne algo secundário, dando espaço para flame war baseado em nota, prêmio, vendas e opinião de youtuber. Jogar para opinar não tem qualquer valor, e nem mesmo jogar para se divertir. O que importa é ir na internet fazer listinha de exclusivo que nem vai jogar, pra dizer que seu console é o melhor.

Meu primeiro console foi um Mega Drive. Lembro que eu jogava numa boa, assim como jogava o SNES de amigos, sem frescura. Na época só jogavamos e falavamos sobre os jogos. Fico imaginando se fosse hoje em dia. Eu zeraria o Sonic 2, comentaria em algum lugar e já viria aquele pessoal: "Mega Drive é lixo porque Super Nintendo vende mais. Chupa. Olha, a nota do Mario é melhor que a do Sonic. Você não pode preferir Sonic, você tem que achar Mario melhor. Olha aqui, Mario ganhou mais prêmios. Eu nem joguei, mas olha esse prêmio aqui dessa revista. GOTY!"

bom, eu uso esse fórum desde 2002, e sempre rolou isso aqui, console war a todo vapor and era xbox,ps2 e cube,MGS x Splinter cell era igual guerra, se vc nao gosta dessas coisas pq n para de frequentar? so sair desses círculos, n tem mistério.E digo mais, o fórum hoje ta mt mais fraco, antes la p 2005, 2006 rolava isso mt mais.
 

DarkMorten

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
24.219
Reações
19.157
Pontos
614
sei lá hein...

a tal apresentação técnica do PSSD5 já me passou uma vibe de PS3 2

e agora os fãs da marca estão com o rei na barriga tal qual estavam na época pré PS3 ...:kpensa

acho que já vi esse filme, e o Hirai não vai estar lá pra salvar dessa vez hein ...
 

nominedomine

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.422
Reações
51.458
Pontos
1.254
sei lá hein...

a tal apresentação técnica do PSSD5 já me passou uma vibe de PS3 2

e agora os fãs da marca estão com o rei na barriga tal qual estavam na época pré PS3 ...:kpensa

acho que já vi esse filme, e o Hirai não vai estar lá pra salvar dessa vez hein ...
Até parece, os caixistas é que estão soltos como nunca, parece que os caras ficaram 8 anos no escuro esperando uma luz e os tais Teraflops foram isso, agora acham que a geração já foi vencida pelo Xbox sendo que ela nem começou e o PS5 nem formalmente apresentado foi.
 

DarkMorten

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
24.219
Reações
19.157
Pontos
614
Até parece, os caixistas é que estão soltos como nunca, parece que os caras ficaram 8 anos no escuro esperando uma luz e os tais Teraflops foram isso, agora acham que a geração já foi vencida pelo Xbox sendo que ela nem começou e o PS5 nem formalmente apresentado foi.

mas só sonysta é que pode ser eufórico ?

sei lá cara, isso que é esquisito .. é tudo pra um lado e o outro é pura m**** ?

só não vejo assim

se sonystas criam teorias de quanto revolucionário as configs do PSSD5 podem ser, dos jogos, das expectativas, de isso e de aquilo

pq caixolas não podem ser iguais para com o xbox ?

só isso
 
Topo Fundo