a histórico dos multis é sempre usar as specs de cada console de modo igual; então cada console vai se beneficiar de sua vantagem.
o ps1 não deixou de ter cgi porque o n64 não as suportava, o n64 não deixou de ter loadings mais rápido, e quem comprava sabia disso.
um jogo não deixava de ter bump mapping, anti aliaisng, alta res no xbox , só por que o ps2 não tinha, até o 360 tinha jogo com matinho e o ps3 não, enfim muitos jogos tinha discrepâncias, no caso aqueles que se enquadram na diferença de poder, com pouco poder de diferença haverá pouca discrepancia.
na geração atual xbox one e ps4 foi a mesma história, gta 5 nivelaram a resolução mas reduziram umas coisinhas lá no one, destiny 1 e assassins creed unity nivelaram por baixo, apesar do produtor de ac unity ter dito que devido a cpu teve de dropar devido ao peso do mecanismo.
mesmo 40% é uma diferença muito pequena para poder criar coisas a mais, para poder realmente fazer algo discrepante. gta 5 e outros de resolução igualada m,ostra isso, em tomb raider no ps4 deu para forçar um falso 60fps com frame rate oscilando o famoso ''45 fluido'', no one tava 30fps vsincado ambos ali full hd, beleza colou a pecha, de que o ps4 dobrava os fps.
então sinceramente não da para colocar nada que faça o jogo mudar de figura.
agora maior memoria isso sim faz diferença, para não ir muito longe o xbox one x além dos 40% de teraflop que se reverte em resolução, tem mais memoria 12gb o que é capaz de suportar pbr de alta qualidade, mas isso não é feito, se não o jogo dele fica uma gen acima, aí sim seria discrepante, e os devs não o faz, preferem gastar esse memoria apenas aumentando a resolução da texturas e as filtrando, ao invés de, de fato mudar de textura.