O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Era possível o Mega Drive ter gráficos TOP com apenas 64 cores na tela?


  • Total voters
    83

JVS GAMES

Supra-sumo
Mensagens
665
Reações
1.800
Pontos
183
Eu estava ouvindo algumas musicas do CT no chip no mega e novamente me veio a ideia de um CT no Mega, porém me veio a cabeça a limitação de cores, aí fui procurar sobre e encontrei isso no imgur. Tenho duas dúvidas, aquele esquema que fizeram nas cutscenes do Toy Story seria possível para backgrounds estáticos, mas com sprites em cima, e seria possível também usar Shadow/Highlight em conjunto?








gy37vtIoM
 
Ultima Edição:

Cristiano Sword

Bam-bam-bam
Mensagens
2.296
Reações
10.701
Pontos
453
Dá pra
Eu estava ouvindo algumas musicas do CT no chip no mega e novamente me veio a ideia de um CT no Mega, porém me veio a cabeça a limitação de cores, aí fui procurar sobre e encontrei isso no imgur. Tenho duas dúvidas, aquele esquema que fizeram nas cutscenes do Toy Story seria possível para backgrounds estáticos, mas com sprites em cima, e seria possível também usar Shadow/Highlight em conjunto?








gy37vtIoM

fazer sim o negocio da imagem estatica com sprites, mas eh meio chato em ceanrios grandes, pois conforme vc vai rolando o scroll o sprites teriam q rodar junto. Mas se ficar parado eh de boas.
Quando eu fiz o algoritmo de scrolling infinito do Plano A e B do mega drive eu usei o mapa mundi do Chrono Trigger de exemplo, vou procurar aqui o link do video q postei no face. E posto abaixo

Essa é uma imagem que fiz usando esses sistema do Tyostory
A sprite e magia eh do Leyria e o cenario eh de um jogo de saturno:
72663499_667379193788912_1859765000021737472_n.jpg



Foda que não sobrou cor nem vram xD
 
Ultima Edição:

NÃOMEQUESTIONE

Mil pontos, LOL!
Mensagens
25.018
Reações
102.507
Pontos
1.299
Eu estava ouvindo algumas musicas do CT no chip no mega e novamente me veio a ideia de um CT no Mega, porém me veio a cabeça a limitação de cores, aí fui procurar sobre e encontrei isso no imgur. Tenho duas dúvidas, aquele esquema que fizeram nas cutscenes do Toy Story seria possível para backgrounds estáticos, mas com sprites em cima, e seria possível também usar Shadow/Highlight em conjunto?








gy37vtIoM


Que daria, daria, alguns dos jogos finais do Mega usaram shadow e highlight extensivamente pra aumentar o nível de cor e detalhes nos backgrounds, se bem utilizado fica esplêndido, que nem os cenários do Lost World, muita gente pensa que isso é 32X.

hqdefault.jpg


Mas CT é daqueles jogos feito sob medida para o hardware a que se propõe, usa e abusa dos recursos de window layer, translucência, mosaico, rotação, zoom,, gradientes HDMA e um monte de outros truques legais, o Meguinha poderia fakear alguma coisinha aqui e acolá, mas o downgrade seria inevitável.

Outro ponto interessante seria o som, a Square sabia trabalhar muito bem os pontos fortes do SPC700 e creio eu que esse game seja o representante máximo da expertise musical deles na plataforma, quase todos os arranjos são inspiradíssimos, com riquíssima instrumentação e samples de alta qualidade, alguns temas seriam adaptados para bem e outros para mal, mas era bem provável que o resultado final ficasse bem abaixo do original. Porém hoje em pleno 2020 com os drives XGM e Dual PCM disponíveis creio que o Mega poderia apresentar excelentes resultados.

Bem são apenas meu tostões.
 
Ultima Edição:


HuezinXD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.812
Reações
16.529
Pontos
803
Que daria, daria, alguns dos jogos finais do Mega usaram shadow e highlight extensivamente pra aumentar o nível de cor e detalhes nos backgrounds, se bem utilizado fica esplêndido, que nem os cenários do Lost World, muita gente pensa que isso é 32X.

hqdefault.jpg


Mas CT é daqueles jogos feito sob medida para o hardware a que se propõe, usa e abusa dos recursos de window layer, translucência, mosaico, rotação, zoom,, gradientes HDMA e um monte de outros truques legais, o Meguinha poderia fakear alguma coisinha aqui e acolá, mas o downgrade seria inevitável.

Outro ponto interessante seria o som, a Square sabia trabalhar muito bem os pontos fortes do SPC700 e creio eu que esse game seja o representante máximo da expertise musical deles na plataforma, quase todos os arranjos são inspiradíssimos, com riquíssima instrumentação e samples de alta qualidade, alguns temas seriam adaptados para bem e outros para mal, mas creio que o resultado final ficasse bem abaixo do original. Mas hoje em pleno 2020 e os drives XGM e Dual PCM disponíveis creio que o Mega poderia apresentar excelentes resultados.

Bem são apenas meu tostões.
Vi a imagem e já pensei que estavam desenvolvendo um jogo para o 32X. lol
 

.Zack.

Ser evoluído
Mensagens
12
Reações
42
Pontos
33
Eu estava ouvindo algumas musicas do CT no chip no mega e novamente me veio a ideia de um CT no Mega, porém me veio a cabeça a limitação de cores, aí fui procurar sobre e encontrei isso no imgur.


Bem interessante, mas veja que o criador falou que que as imagens usam 62~64 cores, enquanto a limitação do Mega é 61, só que em uma situação real o número de cores simultâneas normalmente fica entre 35~45 porque as cores não são usadas a bel-prazer, mas dividas em 4 subpaletas (15 + 15 + 15 + 16) por tile ou sprite. Apenas os sprites dos 7 personáveis jogáveis usam 73 cores simultâneas no SNES porque cada um usa sua própria subpaleta, 73 já é mais que o total inteiro do Mega (isso sem considerar cenários, inimigos, NPCs, HUD, spells, enfim). No Mega o ideal seria compartihar apenas 1 unica subpaleta entre eles.

SNES (73 cores, várias subpaletas usadas), Mega (15 cores, 1 subpaleta), dá pra otimizar melhor, mas é apenas uma prova de conceito também.

SNES.png
---------
MD.png


Do mesmo modo que aquelas imagens do exemplo do Imgur estão acima do limite normal do Mega, elas também podem ser otimizadas manualmente, então podemos dizer que teria tanto perdas (número de cores disponíveis) como ganhos (melhor uso das cores utilizadas). O Pyron já mostrou como vários jogos podem melhorar imensamente apenas com um uso mais inteligente da paleta.
 
Ultima Edição:

JVS GAMES

Supra-sumo
Mensagens
665
Reações
1.800
Pontos
183
Dá pra

fazer sim o negocio da imagem estatica com sprites, mas eh meio chato em ceanrios grandes, pois conforme vc vai rolando o scroll o sprites teriam q rodar junto. Mas se ficar parado eh de boas.
Quando eu fiz o algoritmo de scrolling infinito do Plano A e B do mega drive eu usei o mapa mundi do Chrono Trigger de exemplo, vou procurar aqui o link do video q postei no face. E posto abaixo

Essa é uma imagem que fiz usando esses sistema do Tyostory
A sprite e magia eh do Leyria e o cenario eh de um jogo de saturno:
72663499_667379193788912_1859765000021737472_n.jpg



Foda que não sobrou cor nem vram xD
Obrigado por esclarecer, muito legal ter usado o mapa do CT, esse sprite do Lerya ficou muito bom, o cenário ficou lindão também, como sempre está de parabéns!


Que daria, daria, alguns dos jogos finais do Mega usaram shadow e highlight extensivamente pra aumentar o nível de cor e detalhes nos backgrounds, se bem utilizado fica esplêndido, que nem os cenários do Lost World, muita gente pensa que isso é 32X.

hqdefault.jpg


Mas CT é daqueles jogos feito sob medida para o hardware a que se propõe, usa e abusa dos recursos de window layer, translucência, mosaico, rotação, zoom,, gradientes HDMA e um monte de outros truques legais, o Meguinha poderia fakear alguma coisinha aqui e acolá, mas o downgrade seria inevitável.

Outro ponto interessante seria o som, a Square sabia trabalhar muito bem os pontos fortes do SPC700 e creio eu que esse game seja o representante máximo da expertise musical deles na plataforma, quase todos os arranjos são inspiradíssimos, com riquíssima instrumentação e samples de alta qualidade, alguns temas seriam adaptados para bem e outros para mal, mas creio que o resultado final ficasse bem abaixo do original. Mas hoje em pleno 2020 e os drives XGM e Dual PCM disponíveis creio que o Mega poderia apresentar excelentes resultados.

Bem são apenas meu tostões.
Bem lembrado, Lost World é um ótimo exemplo do bom uso da paleta de cores do Mega. Obrigado pelo esclarecimento!

É verdade o downgrade é inevitável, quanto as músicas tenho certeza que hoje ficariam divinas!



Bem interessante, mas veja que o criador falou que que as imagens usam 62~64 cores, enquanto a limitação do Mega é 61, só que em uma situação real o número de cores simultâneas normalmente fica entre 35~45 porque as cores não são usadas a bel-prazer, mas dividas em 4 subpaletas (15 + 15 + 15 + 16) por tile ou sprite. Apenas os sprites dos 7 personáveis jogáveis usam 73 cores simultâneas no SNES porque cada um usa sua própria subpaleta, 73 já é mais que o total inteiro do Mega (isso sem considerar cenários, inimigos, NPCs, HUD, spells, enfim). No Mega o ideal seria compartihar apenas 1 unica subpaleta entre eles.

SNES (73 cores, várias subpaletas usadas), Mega (15 cores, 1 subpaleta), dá pra otimizar melhor, mas é apenas uma prova de conceito também.

SNES.png
---------
MD.png


Do mesmo modo que aquelas imagens do exemplo do Imgur estão acima do limite normal do Mega, elas também podem ser otimizadas manualmente, então podemos dizer que teria tanto perdas (número de cores disponíveis) como ganhos (melhor uso das cores utilizadas). O Pyron já mostrou como vários jogos podem melhorar imensamente apenas com um uso mais inteligente da paleta.
Hmm, entendi, obrigado pela explicação, tinha me esquecido mesmo das cores dos sprites. Ainda mais se utilizar o dithering na medida certa não é, mas deve da um trabalhão...



Adorei esse exemplo com os sprites, ainda sim ficarão muito bons, você quem fez?

É verdade o Pyrons provou que da pra fazer muito com pouco.
 

.Zack.

Ser evoluído
Mensagens
12
Reações
42
Pontos
33
Ainda mais se utilizar o dithering na medida certa não é, mas deve da um trabalhão...

Trabalho demais, mas muitos bons artistas consideram o dithering como parte da arte e o usam deliberadamente mesmo tendo a opção de usar mais cores. Certos jogos eram feiões porque usavam em excesso, de forma quase arbitrária e entre cores com muito contraste entre si.

Aquele estilo gráfico dos JRPGs do fim de vida do SNES não são impossíveis no Mega, claro que não ao nível de um Seiken Densetsu 3 mas:

Barver-Battle-Saga-The-Space-Fighter-Ch-001.png
0-b0b36-3432a875-orig.png
0-b0b3a-9650e99b-orig.png

Barver-Battle-Saga-The-Space-Fighter-Ch-003.png
Barver-Battle-Saga-The-Space-Fighter-Ch-002.png
0-b0b31-74633097-orig.png


Adorei esse exemplo com os sprites, ainda sim ficarão muito bons, você quem fez?

Sim, colocar todos os sprites jogáveis em 1 paleta era um procedimento comum nos RPGs do Mega porque eles podem aparecer juntos na tela a qualquer momento, o Phantasy Star IV fazia isso por exemplo. No Chrono Trigger dá pra adaptar também e sem perder muitos detalhes / shading.

15 cores:

Phantasy-Star-IV.png
 

Asha

Bam-bam-bam
Mensagens
2.410
Reações
7.479
Pontos
453
Mais um port novo de jogo antigo para o Mega Drive! A bola da vez é Mad Stalker: Full Metal Forth, originalmente lançado para Sharp X68000 e portado para várias plataformas:



Aparentemente, esse port foi originalmente anunciado para o meguinha há muitos anos atrás, mas nunca foi lançado:

 

Denrock

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.588
Reações
70.577
Pontos
584
Saiu o vídeo também, os gráficos ficaram ótimos e a trilha sonora está sublime.



Estou muito surpreso pela qualidade geral do game.

nhá... pra mim esse é o tipo de lançamento dispensavel

esse aí já terminei no emu do sharp x68000 (tambem saiu pro FMTowns e PC-engine cd, mas com gráficos inferiores) , e depois no "remake" do PS1

e essa versão mega parece ter gráficos e sons bem inferiores ao do X68000

enfim, vai ser o tipo de coisa só pra colecionador que quer ter 100% dos jogos do mega
 

HuezinXD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.812
Reações
16.529
Pontos
803
nhá... pra mim esse é o tipo de lançamento dispensavel

esse aí já terminei no emu do sharp x68000 (tambem saiu pro FMTowns e PC-engine cd, mas com gráficos inferiores) , e depois no "remake" do PS1

e essa versão mega parece ter gráficos e sons bem inferiores ao do X68000

enfim, vai ser o tipo de coisa só pra colecionador que quer ter 100% dos jogos do mega
Pensei que era um jogo inédito.
 

NÃOMEQUESTIONE

Mil pontos, LOL!
Mensagens
25.018
Reações
102.507
Pontos
1.299
Pensei que era um jogo inédito.

E continua sendo um jogo inédito para o Mega Drive, pois nunca fora lançado na época comercial do console, obviamente que a versão para X68000 que tem um hardware equivalente a um arcade será superior, mas um novo jogo velho para o 16 bit da SEGA não deixa de ser bem vindo.
 

Cristiano Sword

Bam-bam-bam
Mensagens
2.296
Reações
10.701
Pontos
453
E continua sendo um jogo inédito para o Mega Drive, pois nunca fora lançado na época comercial do console, obviamente que a versão para X68000 que tem um hardware equivalente a um arcade será superior, mas um novo jogo velho para o 16 bit da SEGA não deixa de ser bem vindo.
Desculpe minha ignorância, mas eles tão fazendo oficialmente? ou tipo, pegaram e e tão fazendo o port como se fossem um doujinshi?
depois de uns casos ai no passado eu não procuro saber muito sobre esse cara e essa empresa do port.
 

NÃOMEQUESTIONE

Mil pontos, LOL!
Mensagens
25.018
Reações
102.507
Pontos
1.299
Desculpe minha ignorância, mas eles tão fazendo oficialmente? ou tipo, pegaram e e tão fazendo o port como se fossem um doujinshi?
depois de uns casos ai no passado eu não procuro saber muito sobre esse cara e essa empresa do port.

Eles não estão desenvolvendo, eles simplesmente conseguiram a ROM do jogo praticamente terminada em algum porão empoeirado, farão alguns ajustes aqui e ali e vão lançar em formato cartucho, easy money.
 
Ultima Edição:
Topo Fundo