O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[ATUALIZADO]Konami x Kojima: PT foi criado por baixo dos panos? Kojima nega

carloshfc

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.178
Reações
27.220
Pontos
1.053
Já tem meia década desde que soubemos do rompimento abrupto entre Hideo Kojima e a Konami. Na época a desenvolvedora estava às vésperas de lançar Metal Gear Solid V: The Phantom Pain, um jogo com o DNA do japonês que hoje é responsável por Death Stranding.
Ninguém sabe o verdadeiro motivo por trás desse rompimento abrupto, mas segundo o portal francês Gameblog - que ouviu duas fontes que parecem ser de dentro do estúdio dono de Solid Snake e outros - o motivo pode ter sido a impulsividade do até então parceiro de negócios da companhia.
Uma dessas duas fontes relata que na ocasião do desenvolvimento da demo interativa de PT Silent Hills Kojima teria tocado esse trabalho secretamente, sem o conhecimento dos executivos da companhia. Algo que corrobora com essa narrativa é que a demo foi publicada na PlayStation Network pelo estúdio 7880s, que não existe. Era um nome fictício para que o desenvolvedor conseguisse liberar o conteúdo por vias que não fossem as contas da Konami.

Ainda segundo essa fonte, a demo do novo Silent Hills teria sido criada com parte do orçamento de Metal Gear Solid V, o que teria causado o atraso do jogo e gerado a necessidade do time de desenvolvimento solicitar um ajuste financeiro para receber uma nova rodada de investimentos.
São acusações graves e não confirmadas, então tudo isso deve ser encarado com certo ceticismo. Mas Kojima de fato sempre teve muita liberdade dentro da Konami, o que não tornaria essa uma história impossível de acontecer.
O episódio envolvendo Silent Hills teria sido a gota d'água para o estúdio não renovar o contrato com o produtor, que estava à beira do vencimento do contrato vigente com a companhia.

Vale lembrar, o novo Silent Hills foi cancelado pouco tempo depois e a Konami luta até hoje para remover os vestígios da sua existência da internet. Até então a empresa sempre foi considerada uma vilã nessa história.
Seja como for, hoje Hideo Kojima toca seu próprio estúdio e está feliz com os resultados apresentados por Death Stranding. O jogo se pagou e já gerou caixa suficiente para a sua empresa investir em um novo projeto, ainda não revelado.

E você, o que acha dessa possível reviravolta no episódio envolvendo o rompimento entre Kojima e Konami?


KOJIMA DESMENTE BLOG

ESTÚDIO DESMENTE DEMISSÃO DE KOJIMA DA KONAMI POR CONTA DE P.T.

Nesta quarta-feira (24), surgiu na rede a informação de que Hideo Kojima havia sido demitido da Konami por usar parte do dinheiro destinado à produção de Metal Gear Solid V para criar P.T. Esse boato surgiu no site francês Gameblog, e foi desmentido na tarde de hoje pela Kojima Productions.

Usando a conta oficial da produtora no Twitter, Jay Boor, gerente global de marketing e comunicações do estúdio de Hideo Kojima, alegou que a informação publicada pelo site francês é “categoricamente falsa”.




“A Kojima Productions geralmente não faz comentários sobre rumores ou especulações, entretanto nós confirmamos que o artigo postado recentemente pelo Gameblog é categoricamente falso”, diz a mensagem.
Vale mencionar que, além de falar sobre P.T., o artigo do site francês também mencionou que, inicialmente, Metal Gear Survive deveria ter sido uma DLC para Metal Gear Solid V, e não ficou claro pela mensagem de Boor se este ponto também não se sustenta sozinho ou se a mensagem estava se referindo apenas à demissão de Kojima.

Fonte:
Voxel


Enviado de meu SM-G9650 usando o Tapatalk
f00aa1b72b58f2b0d2a12beb1cab3d42.jpg
288aecf8e7977dbabe897229eb22940b.gif
 
Ultima Edição:

Delphinus

Enjoy Yourself!
VIP
Mensagens
17.130
Reações
41.951
Pontos
1.003
Jaja aparece as kojimazetes defendendo o japa

Ambos não são nenhum santo, mas a Konami tava a tempos com ele e provavelmente tem seus motivos para ''cortar as asinhas'' do anjo

Única coisa que fico triste é que a konami atualmente tá pouco se lixando para suas franquias.
 


Majima-San

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.422
Reações
22.999
Pontos
803
Os dois melhores gameplays da geração são do Kojima, MGS V e Death Stranding.

O melhor jogo de horror é dele, e nem é um jogo full.


Superem essa performance.


A Konami não tolerou tanta superioridade intelectual e protagonismo, o tio do Pachinko lá ficou revoltz com o Nicholas Tesla inventando a roda na sala do lado, e, como gosta de Sorriso Maroto, por óbvio um Sebastian Bach vai incomodar. A diretoria da Kunami chutou a bunda de um gênio, vai ter que dormir com isso até o fim dos tempos, aprender a conviver com um erro dessa magnitude é punição exemplar. Chinelismo e subdesenvolvimento, é o que se espera.



A própria história da criação do PT tem o Lore melhor que 90% dos jogos do mercado, o serviço do cara é algo tão flagrantemente superior ao da ralé, que gera essas fanfics aí.


Uma das minhas preferidas é que ele é Deus, aliás, essa fanfic é até mais verossímil, porque a capacidade criativa é superior. E só Deus cria, né, o homem no máx transforma.

Fanfic por fanfic então, já que ele é Deus, tudo no mundo pertence a ele, então não teve roubo nenhum, já que a própria Konami é sua propriedade.




Agora voltemos à cobra mordendo o próprio rabo, e se engolindo, Ouroborus, porque não acaba nunca.
 

Trezoitao38

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
14.901
Reações
13.946
Pontos
1.474
Ele sabia que a demo de Silent Hill não iria ganhar greenlight dos diretores executivos da Konami, então resolveu jogar o greenlight para o público, como uma forma de pressionara a empresa a dar aval para fazer o jogo.
 

Rel666

Bam-bam-bam
Mensagens
3.214
Reações
5.575
Pontos
339
Podia ter sido por desvio de grana queria muito que este jogo se realizasse tomara que o próximo jogo do Kojima seja a continuação deste projeto.
 

Rel666

Bam-bam-bam
Mensagens
3.214
Reações
5.575
Pontos
339
Ele sabia que a demo de Silent Hill não iria ganhar greenlight dos diretores executivos da Konami, então resolveu jogar o greenlight para o público, como uma forma de pressionara a empresa a dar aval para fazer o jogo.

Essa estrategia deu certo com o filme do Deadpool.
 

Ultima Weapon

Lenda da internet
Mensagens
26.151
Reações
32.452
Pontos
1.629
Irrelevante pois ele está acima do bem e do mal.

De qualquer forma insisto que a divórcio deles é um grande movimento publicitário, enquanto povo dá ibope pra isso fomos agraciados com Death Stranding eleito goty 2019 e a Konami lançando várias coisas interessantes, se aproximando cada vez mais dos tempos áureos. Procurem aí no portal da transparência da empresa, provavelmente ele ainda recebe seu salário dentro da normalidade enquanto fofocam sobre essa suposta briga.
 

sebastiao coelho neto

Lenda da internet
Mensagens
23.887
Reações
54.992
Pontos
1.839
Se essa história é mesmo verdade o desvio de recursos pra criar algo como p.t. seria, numa empresa visionária, motivo pra premiação do desenvolvedor e mais liberdade criativa ainda. É só pesquisar como Hearthstone surgiu.

Já na Konami foi a desculpa perfeita pra tirar o Kojima e fazer o que seus engravatados já queriam faz tempo, criar pachinkos e joguetes mobile de franquias consagradas.

E tem gente defendendo a empresa!
 

nominedomine

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.422
Reações
51.458
Pontos
1.254
O pessoal da Konami deve ter ficado puto porque o cara fez algo de bom com a franquia, deve estar rolando algum esquema na Konami que por algum motivo querem lançar só bombas.
 

Rel666

Bam-bam-bam
Mensagens
3.214
Reações
5.575
Pontos
339
Não sabia disso, como aconteceu?

Liberaram uma sequencia feita em CG do que seria o filme ao publico esse mesma animação foi feita para exibição a produtores que não gostaram da ideia mas ao caiu no gosto do publico e o filme foi feito com a tal sequencia sendo utilizada no filme desta vez com atores.
Da uma procurado no youtube que é fácil de encontrar.
 

Setzer1

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.837
Reações
31.766
Pontos
1.344
Pode ser o god dos games.

Se desviou recursos de jogo X pra Y, atrasando o mesmo, prejudicando o produto final. Mentindo pra diretoria entre outras coisas que são consideradas faltas gravíssimas em qualquer empresa.

È pra demitir mesmo.

Metal gear solid V foi adiado por 6 meses!
Cada mês perdido foi o salário de toda a equipe de desenvolvimento.
Provavelmente mais de 100 pessoas ganhando milhares a dezenas de milhares de dólares por mês.
E tb todo projeto pra qual essa equipe iria trabalhar após MGS V foi atrasado por 6 meses. Prejuízo incalculável pq uma idéia boa em fevereiro pode perder o timing se começado em outubro.

Isso deu fácil um prejuízo milionário. Fora o gasto pra fazer a Demo de um jogo que nem tava planejado. Isso pode ser tolerado em empresas pequenas e médias que estão caçando por um "Great hit" pra entrar nos holofotes mas não uma do naipe da Konami.

Imagina a cara do CEO da Konami ter que ir na reunião de acionistas e explicar que não consegue controlar o seu funcionário pq ele ta começando a achar que a empresa é dele. E que esse mesmo funcionário custou X milhões a empresa pelas costas dos chefes.

Independente do sucesso financeiro do MGS V e da franquia. Não é assim que funciona o mundo dos negócios. Você pode ter liberdade mas nunca vá Total Rogue dentro de uma empresa que vai ser posto pra fora independente da sua genialidade.

Se quer ser 100% livre, crie sua própria empresa.
Ae vc só tem que responder a quem te financia.
 
Ultima Edição:

SolidEdgard

Eu aumento, mas não invento!
VIP
Mensagens
34.255
Reações
62.299
Pontos
1.694
Bate com os boatos da epoca de remanejar recursos do mgsv, mas só a Konami é vilã :kkk
Mas o fdp não precisava disso, sabe fazer jogo bom, como Death Stranding,era só fazer o MGS perfeito que a Konami ia ajudar.

Ps: mano esse cara dos wall of text usa uma verdinha ou é personagem, impressionante :kkk

Enviado de meu Galaxy S20 usando o Tapatalk
 

carloshfc

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.178
Reações
27.220
Pontos
1.053
ESTÚDIO DESMENTE DEMISSÃO DE KOJIMA DA KONAMI POR CONTA DE P.T.

Nesta quarta-feira (24), surgiu na rede a informação de que Hideo Kojima havia sido demitido da Konami por usar parte do dinheiro destinado à produção de Metal Gear Solid V para criar P.T. Esse boato surgiu no site francês Gameblog, e foi desmentido na tarde de hoje pela Kojima Productions.

Usando a conta oficial da produtora no Twitter, Jay Boor, gerente global de marketing e comunicações do estúdio de Hideo Kojima, alegou que a informação publicada pelo site francês é “categoricamente falsa”.

"KOJIMA PRODUCTIONS normally does not comment on rumors or speculation, however we can confirm that the article recently posted on https://t.co/zDfUnEnnip is categorically false."
- Jay Boor, Global Head of Marketing and Communications https://t.co/d3o5rV0K0O
— KOJIMA PRODUCTIONS (Eng) (@KojiPro2015_EN) June 24, 2020


“A Kojima Productions geralmente não faz comentários sobre rumores ou especulações, entretanto nós confirmamos que o artigo postado recentemente pelo Gameblog é categoricamente falso”, diz a mensagem.
Vale mencionar que, além de falar sobre P.T., o artigo do site francês também mencionou que, inicialmente, Metal Gear Survive deveria ter sido uma DLC para Metal Gear Solid V, e não ficou claro pela mensagem de Boor se este ponto também não se sustenta sozinho ou se a mensagem estava se referindo apenas à demissão de Kojima.

Fonte:
Voxel


Enviado de meu SM-G9650 usando o Tapatalk
 

DATUM

Lenda da internet
VIP
Mensagens
16.075
Reações
16.297
Pontos
1.734
Pode ser o god dos games.

Se desviou recursos de jogo X pra Y, atrasando o mesmo, prejudicando o produto final. Mentindo pra diretoria entre outras coisas que são consideradas faltas gravíssimas em qualquer empresa.

È pra demitir mesmo.

Metal gear solid V foi adiado por 6 meses!
Cada mês perdido foi o salário de toda a equipe de desenvolvimento.
Provavelmente mais de 100 pessoas ganhando milhares a dezenas de milhares de dólares por mês.
E tb todo projeto pra qual essa equipe iria trabalhar após MGS V foi atrasado por 6 meses. Prejuízo incalculável pq uma idéia boa em fevereiro pode perder o timing se começado em outubro.

Isso deu fácil um prejuízo milionário. Fora o gasto pra fazer a Demo de um jogo que nem tava planejado. Isso pode ser tolerado em empresas pequenas e médias que estão caçando por um "Great hit" pra entrar nos holofotes mas não uma do naipe da Konami.

Imagina a cara do CEO da Konami ter que ir na reunião de acionistas e explicar que não consegue controlar o seu funcionário pq ele ta começando a achar que a empresa é dele. E que esse mesmo funcionário custou X milhões a empresa pelas costas dos chefes.

Independente do sucesso financeiro do MGS V e da franquia. Não é assim que funciona o mundo dos negócios. Você pode ter liberdade mas nunca vá Total Rogue dentro de uma empresa que vai ser posto pra fora independente da sua genialidade.

Se quer ser 100% livre, crie sua própria empresa.
Ae vc só tem que responder a quem te financia.

A Gearbox fez isso com a Sega para fazer o Borderlands em paralelo não? E lançou um jogo cagado para a Sega.
 

Giant Enemy Crab

Wyrd biõ ful ãræd
Mensagens
35.671
Reações
92.636
Pontos
1.353
pelo menos pra mim,
a parte do "contrato pra vencer" ai ja entrega que a história é falsa escrita por alguém que nunca nem pisou no Japão, ou se pisou foi pra tirar foto de lugar turistico e pronto. Desconheço 100% dos tipos de contratos do Japão, até porque sempre há uma clausula aqui e ali que pode mudar alguma coisa.
Porém, depois que o funcionario vira "funcionario da empresa", não tem essa balela de contrato.
E era assim com o Kojima a muito tempo.
Os rumores antigos e "bem fortes" indicavam esse caminho. A Konami pela impossibilidade de demitir/quebrar o contrato com o Kojima, simplismente enfiou ele na "salinha do boring" e fez ele pedir as contas.


ps.: eu sou do time que achou que o MGSV saiu o aborto que saiu pela extrema incompetencia do Kojima em manusear recursos.
Death Vida é uma porcaria porque o cidadão tem rei na barriga, ao invés de investir os recuros aonde importa resolveu, que é no gameplay, contratar atores famosos.
 
Ultima Edição:

Setzer1

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.837
Reações
31.766
Pontos
1.344
A Gearbox fez isso com a Sega para fazer o Borderlands em paralelo não? E lançou um jogo cagado para a Sega.

Alien colonial marines foi Tercerizado pela Gearbox.

A sega queria pq queria o nome da gearbox no game e a mesma queria pq queria fazer Borderlands 2 de qualquer jeito. E este foi o acordo que fizeram.

E não podia dar +errado pq Sega queria 1 coisa, Gearbox outra e a terceirizada era o coitado do Estagiário tendo que obedecer 2 chefes que +Atrapalhavam que ajudavam. E ae um dos chefes cansado puxa o trabalho do coitado do estagiário e refaz tudo do jeito que queria.... mas com bem menos tempo e $$$$ pra fazer.
E no fim ainda demitem e arruínam a vida do estagiário. (Que fechou as portas).

Ou seja, literalmente fizeram alien: colonial marines em 9 meses :kkk

Mas não foi feito por trás da Sega.

E gerou sim processos. Mtos processos.


 
Ultima Edição:

Giant Enemy Crab

Wyrd biõ ful ãræd
Mensagens
35.671
Reações
92.636
Pontos
1.353
Se essa história é mesmo verdade o desvio de recursos pra criar algo como p.t. seria, numa empresa visionária, motivo pra premiação do desenvolvedor e mais liberdade criativa ainda. É só pesquisar como Hearthstone surgiu.

Já na Konami foi a desculpa perfeita pra tirar o Kojima e fazer o que seus engravatados já queriam faz tempo, criar pachinkos e joguetes mobile de franquias consagradas.

E tem gente defendendo a empresa!

Bom,
tecnicamente a Konami é uma empresa privada, que acima de tudo visa lucros.
A Konami tem uma pequena variedade de ramos, desde "academia de ginastica", centros de esportes (de verdade), maquinas arcades (alguns que, pelo menos eu nunca vi ficar vazio, que são as corrida de cavalos),
jogos de celular. E Pachinko, que eu particularmente uso o lucro disso como argumento que isso é scam pra quem tenta me convencer a ir em um.

Se eles veem que todos esses ramos dão mais lucro que o ramo de videojogos hoje em dia,
pelo menos pra mim,
pode ser que a Konami esteja certa, no quadrado dela, e o ramo de "videojogos" simplismente não compensa, hoje em dia, pra gigante maioria das empresas. Só reparar que raramente sai um AAA original, porque será? Quando sai normalmente é quando o só o valor de algum jogo novo agrega em algum outro fator (console?)

Pra que arriscar investir milhões em algo que o primeiro mes é "tudo ou nada", em um produto que é obrigado a agradar milhões e milhões de pessoas mimadas, se pode investir os mesmos milhões construindo um prédio e arrumando clientes mensais fixos?



pelo menos pra mim,
há uma bolha gigantesca ai em um triz pra explodir e a Konami percebeu isso.

A Capcom por falta de variedade e uma certa "ginga" conseguiu manter o negócio funcionando (necessidade?).

o resto das empresas só se ve reciclagem,porque será?


ta ai uma "techdemo nutela" pra quem é anancap.
 
Ultima Edição:

DATUM

Lenda da internet
VIP
Mensagens
16.075
Reações
16.297
Pontos
1.734
Alien colonial marines foi Tercerizado pela Gearbox.
A sega queria pq queria o nome da gearbox no game e a mesma queria pq queria fazer Borderlands 2 de qualquer jeito. E este foi o acordo que fizeram.

Mas não foi feito por trás da Sega as escondidas.



Bah tinha lido o pessoal comentar isso na época, é deste tipo de interpretação que surge as Fake news
 

renbh

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
21.360
Reações
19.939
Pontos
1.434
Conversa, tudo que sai em consoles passa por processo de certificação, simplesmente não tem como fazer algo assim escondido.

Galera acha que PSN é o que? Google Drive que é só entrar com usuário e senha e subir? Eu, hein...
 
Ultima Edição:

sebastiao coelho neto

Lenda da internet
Mensagens
23.887
Reações
54.992
Pontos
1.839
Bom,
tecnicamente a Konami é uma empresa privada, que acima de tudo visa lucros.
A Konami tem uma pequena variedade de ramos, desde "academia de ginastica", centros de esportes (de verdade), maquinas arcades (alguns que, pelo menos eu nunca vi ficar vazio, que são as corrida de cavalos),
jogos de celular. E Pachinko, que eu particularmente uso o lucro disso como argumento que isso é scam pra quem tenta me convencer a ir em um.

Se eles veem que todos esses ramos dão mais lucro que o ramo de videojogos hoje em dia,
pelo menos pra mim,
pode ser que a Konami esteja certa, no quadrado dela, e o ramo de "videojogos" simplismente não compensa, hoje em dia, pra gigante maioria das empresas. Só reparar que raramente sai um AAA original, porque será? Quando sai normalmente é quando o só o valor de algum jogo novo agrega em algum outro fator (console?)

Pra que arriscar investir milhões em algo que o primeiro mes é "tudo ou nada", em um produto que é obrigado a agradar milhões e milhões de pessoas mimadas, se pode investir os mesmos milhões construindo um prédio e arrumando clientes mensais fixos?



pelo menos pra mim,
há uma bolha gigantesca ai em um triz pra explodir e a Konami percebeu isso.

A Capcom por falta de variedade e uma certa "ginga" conseguiu manter o negócio funcionando (necessidade?).

o resto das empresas só se ve reciclagem,porque será?


ta ai uma "techdemo nutela" pra quem é anancap.
Por isso que disse "se fosse visionária..." Coisa que não é, tanto que pegou uma franquia estabelecida e fez aquela lástima chamada Metal Gear Suvivor pensando somente no lucro.

Agora vendo seu texto, veja que ela construiu esse "império" também investindo em videogames, assim como outras também (Sega, Namco, Nintendo). Se antes os ramos não eram excludentes porque agora os são?

Então a questão não é somente lucro ou uma bolha prestes a estourar como o crash de 1983 (coisa que falam já tem uns 10 anos). É uma questão de visão da indústria de games que a Konami não tem mais. Os custos estão muito altos? Diminui o escopo das produções. Não há mais talentos no ramo? Delega as marcas como a Sega fez com Sonic e Streets of Rage. Há outras estratégias também e a Konami poderia ter escolhido uma delas mas, como disse, não tem visão.

Edit. Li agora a atualização e como disse um user acima, seria muito improvável Kojima ter feito escondido. É isso só piora pra moral da Konami. Só mostra mesmo que nem arriscar ela quer mais.
 
Ultima Edição:

drdreh

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
21.872
Reações
22.955
Pontos
599
E a dlc de death stranding hein? Queria dirigir aqueles caminhões enormes.
 

Trezoitao38

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
14.901
Reações
13.946
Pontos
1.474
pelo menos pra mim,
a parte do "contrato pra vencer" ai ja entrega que a história é falsa escrita por alguém que nunca nem pisou no Japão, ou se pisou foi pra tirar foto de lugar turistico e pronto. Desconheço 100% dos tipos de contratos do Japão, até porque sempre há uma clausula aqui e ali que pode mudar alguma coisa.
Porém, depois que o funcionario vira "funcionario da empresa", não tem essa balela de contrato.
E era assim com o Kojima a muito tempo.
Os rumores antigos e "bem fortes" indicavam esse caminho. A Konami pela impossibilidade de demitir/quebrar o contrato com o Kojima, simplismente enfiou ele na "salinha do boring" e fez ele pedir as contas.


ps.: eu sou do time que achou que o MGSV saiu o aborto que saiu pela extrema incompetencia do Kojima em manusear recursos.
Death Vida é uma porcaria porque o cidadão tem rei na barriga, ao invés de investir os recuros aonde importa resolveu, que é no gameplay, contratar atores famosos.

É, teve muita coisa cortada de Death Stranding. Ao ponto tal que fizeram inimigos invisíveis apenas para não ter que modelá-los.
 

The End.

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.047
Reações
26.318
Pontos
703
"Gameblog" é um site francês conhecido por esses rumores falsos.
Se vocês pesquisarem vai ser fácil de achar.

Altos folclores :klol
 

carloshfc

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.178
Reações
27.220
Pontos
1.053
Conversa, tudo que sai em consoles passa por processo de certificação, simplesmente não tem como fazer algo assim escondido.

Galera acha que PSN é o que? Google Drive que é só entrar com usuário e senha e subir? Eu, hein...
Mas a materia diz que uma Publisher estranha foi criada justamente pra isso.

Enviado de meu SM-G9650 usando o Tapatalk
 

renbh

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
21.360
Reações
19.939
Pontos
1.434
Mas a materia diz que uma Publisher estranha foi criada justamente pra isso.

O processo é muito burocrático, não vejo como passar publisher fantasma aí no meio, ainda mais com o nome do Kojima no meio.

Isso é muito teoria da conspiração para fazer sentido, seria preciso uma mega operação para esconder algo que a Konami provavelmente aprovaria de qualquer forma.
 
Topo Fundo