Joguei quase umas duas horas do DREAMS em modo VR, e acho que já posso dar uns "pitacos" para a galera aqui.
(meu PS4 é o PRO)
Primeiramente, se vc tem o PSVR o DREAMS agora é compra obrigatória, potencial enorme, É o jogo que mais pode extrair e fazer valer a compra do acessório, ainda mais se ambos (PSVR e o DREAMS) tiverem suporte no
PS5.
Agora vamos para uma análise rápida:
Inicialmente, antes do jogo "liberar" totalmente o modo VR, você tem de passar um pequeno tutorial para entender as mecânicas e movimentos.
Tudo bem simples, feito no modo "cinema", depois disso o modo VR abre-se totalmente, há muitas opções para se regular para o conforto, movimento, visão e particularidades de cada um (bem ajustável).
Agora vamos aos jogos:
Os da própria "Media Molecule" são incríveis em VR, mostrando realmente o potencial. Para quem cria jogos, criar em VR (tanto para o jogo final ser em VR ou não) acho que fica com muito mais opções e mais "fácil" de trabalhar (análise feita apenas por auto, pelo pouco que pude observar até o momento).
Jogos dos criadores:
(não joguei muitas, já que jogar demais em VR você acaba se cansando demais)
Alguns dos jogos mais simples tem "efeitos" em VR simulando os efeitos que você tem vendo um bom filme em 3D (um criador fez a abertura do
FF7 desse modo, que apesar de bem simples, é interessante).
Joguei um jogo de quebra cabeça bem criativo (de encontrar partes) e com bom uso do efeito VR.
Na pesquisa já da para filtrar jogos com os modos em VR, e também classificar o nível do VR:
amador (para pessoas que estão começando na experiencia VR)
Padrão (para pessoas que já jogaram em VR)
Experiente (para quem já tem boas "pernas" em VR)
Há uma opção (ativada por padrão) de que se o jogo estiver com um FPS muito baixo, ele automaticamente sai do modo VR e vai para o modo Cinema.
Dá para desabilitar esta opção, mas não recomendo, fiz um teste, e com o FPS baixo, o "motion sickness" ataca com força (dando vontade de
)
Joguei a demo do PT em VR, e mesmo estando em estágio "beta", e com os gráficos mais fracos, da para sentir a tensão do ambiente
, ainda mais se vc tiver um bom fone de ouvido
(jogo sempre em VR usando este aqui)
Por esta demo em VR, fico imaginando se o jogo tivesse visto a "luz do dia" e sido lançado pelo Kojima/Konami e com um bom modo VR implementado, ia matar literalmente muita gente de medo
Joguei mais alguns outros jogos, um em VR imitando aquele antigo clássico jogo de arcade do SNES (Super Off Road)
ficou bem legal.
Teve outro estilo um Top Gear bem interessante (mas tem de melhor em muito nos comandos) .
Não vou me alongar mais, que o post esta ficando grande, mas para encerrar, este modo VR era o que faltava tanto para o DREAMS como para o PSVR, a compra do jogo vale ainda mais agora. E mesmo estando no começo do suporte em VR, da para ver, que se a galera (e a Media Molecule) continuar, teremos muitas pérolas (tem vários betas pipocando, estilo Portal, Resident Evil, Missões de Metal Gear, etc). Para jogos com ênfase no Terror o céu é o limite
E nem só de jogos este modo VR vive, tem o modo de "experiencias" (que já tinham no modo "normal") que no VR ficam ainda mais incríveis.
Pequenos filmes, reconstrução de paisagens, ambientes, etc. Tem um japonês fazendo algo estilo briga de Gundams no espaço e você no meio da ação (quando pronto deve ficar muito interessante).
Espero que a SONY de suporte a este jogo no
PS5, com o "poder" dele de melhorar ainda mais o âmbito dos gráficos e experiencias, este jogo vai durar uma geração e ainda mais