O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Distribuidoras ignoram assunto, mas games ficarão mais caros no Brasil ...

LØRD SAKANA

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
866
Reações
203
Pontos
774
127445


Se você acha que pagar R$ 250 em um jogo é um absurdo, trago más notícias: os próximos lançamentos de games no Brasil têm tudo para te deixar de cabelo em pé e de carteira vazia. O assunto surgiu com mais força diante da alta galopante do dólar e dos efeitos da pandemia do novo coronavírus, que fizeram consoles ficarem mais caros e até mesmo "sumirem" do mercado.

E virou tema do dia na metade de junho, após a EA apresentar games como FIFA 21 e Madden 21 e os títulos entrarem em período de pré-venda com preço inicial de R$ 299. Esse valor vale para as versões para PC, PlayStation 4 (aqui com um leve desconto de R$ 1) e Xbox One e pode chegar aos incríveis R$ 499 nas variantes mais completas desses games. Antes disso, no entanto, a PlayStation já havia aumentado o preço dos games exclusivos para PS4.


Um exemplo é a versão digital de The Last of Us Parte II: quando entrou em pré-venda, no final de 2019, o preço era de R$ 199. Esse valor mudou rapidamente após a PlayStation afirmar que se tratava de um erro, indo para R$ 249. Uma vez lançado, para ter o game é preciso desembolsar R$ 279,90.

Ghost of Tsushima, próximo exclusivo do PS4, deve tomar caminho similar. No momento, ele é vendido por R$ 249,90 na PlayStation Store.

A dúvida que fica diante disso é: será que R$ 300 se tornará o preço padrão para games "AAA" lançados no Brasil? Ao que tudo indica, ao menos quando falamos de games "third party", feitos por empresas terceiras, a resposta é sim.

Neste caso, a melhor opção para entender o que os jogadores brasileiros terão pela frente é usar o clichê: olhar para o passado. Mais precisamente para o início de 2015, quando os games AAA passaram a custar R$ 250 por aqui.

Na ocasião, o "culpado" é o mesmo de hoje: o dólar, que deixava para trás de maneira consistente a barreira dos R$ 3. E, em uma conversão direta usando a maior cotação do dólar naquele período (R$ 3,31), isso significava que o brasileiro chegou a pagar o equivalente a US$ 75,52 por um jogo novo, preço consideravelmente acima dos US$ 60 cobrados por um lançamento no mercado norte-americano. Caso os R$ 300 realmente se tornem o padrão, isso significa que o brasileiro pagaria o equivalente a US$ 56,07 (aqui, a cotação usada é a do momento de fechamento deste texto, R$ 5,35 para cada dólar) por um novo game.

Essa conta nos leva a duas constatações. A primeira é que, por mais que R$ 300 doa no bolso, se fosse seguido à risca a conversão o preço "justo" dos games no Brasil - usando apenas a conversão da moeda - seria de R$ 321. Estamos "no lucro", portanto. Já a segunda é que, caso fosse adotada a mesma "fórmula" de aumento vista em 2015, os games teria um salto de preço ainda mais dolorido: teríamos que pagar R$ 404 para jogarmos uma novidade. Assustador, não é?


FONTE
 
Ultima Edição:

Xaropinho

Bam-bam-bam
Mensagens
1.997
Reações
5.605
Pontos
268
giphy.gif
 


Lord_Revan

Lenda da internet
Mensagens
65.890
Reações
130.505
Pontos
2.274
Comecei essa geração jogando usados de boa.
.
Depois estabilizou e comecei a comprar novos a um preço melhor.
.
Subiu de novo e eu passei a comprar só exclusivo e ainda assim pensando muito sobre e não pode passar de 200.
.
Continuarei na mesma.
 

Jak-and-Ratchet

Habitué da casa
Mensagens
226
Reações
452
Pontos
63
só parar de comparar jogo no lançamento por esses valores absurdos.

199,00 ja achava muito caro....meu limite de gastos em jogos é 99,00 nem que demore pra chegar nesse preço.
Assino embaixo, jogo só custa esse valor porque o rebanho vai correndo comprar.

Se por 250,00 vende igual água, porque não aumentar um pouquinho ?

The Last of Us 2 foi só um teste, um amigo meu comprou por 220,00 no dia do lançamento, passei na frente da americanas tava algo em torno de 279,00 na versão normal.

Viram que colou agora vão inventar mil e uma desculpas pra vender a 300,00 R$, mas enquanto tiver otário bancando, os lojistas agradecem.
 

LANTIS!

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.138
Reações
18.164
Pontos
753
O mais caro que paguei num jogo nessa geração foi 150R$ no Nier Automata.
Acho que 80% dos meus jogos foram comprados abaixo de 100R$.

Me aproveito de promobugs e cupons. Com isso quase sempre garanto o jogo na semana do lançamento.
MK11 por exemplo paguei 120 e recebi 2 dias após o lançamento.

Para a próxima gen aceitarei subir o limite para 180 e em raríssimas exceções 200.
 

#0352@

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.350
Reações
34.393
Pontos
1.354

LuffyKurosaki

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.093
Reações
24.216
Pontos
1.004
Isso me faz lembrar meu ex amigo, quero ver se agora ele vai se gabar disso. Pois ele dizia que se os jogos sairem depois TLOU2 forem tão bonzudos quanto ele, não tem problema em pagar a mais.
 

Jailcante

Bam-bam-bam
Mensagens
4.495
Reações
9.050
Pontos
303
Últimos jogos que comprei no lançamento foram MK11 e RE2. E pelo jeito vai continuar sendo assim por um bom tempo...
 

Shotomensch

Bam-bam-bam
Mensagens
2.949
Reações
7.192
Pontos
453
Não compro jogo em lançamento, com exceção de raríssimos jogos multiplayer que quero "me dedicar" e aí faz diferença começar a jogar logo no começo.
Felizmente há muitas promoções pra jogos, e muito jogo indie ou antigo pra ir jogando até a próxima promoção de AAA.
 

DocVooDoo

Lenda da internet
Mensagens
31.933
Reações
41.550
Pontos
1.689
Gamepass é muita vantagem mesmo nesse sentido lol
"Maix num tein us ixcrusivus da Soni. Num tem Godiofiuar (tb conhecido como Bom de Guerra). Num tein Deleste Ofius."

Concordo com vc, mas tem sempre um pnc que fica com esse argumentozinho chulo para desmerecer o Gamepass. Pessoal prefere pagar caro nessas horas.
 

viagem estrelar

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.688
Reações
22.768
Pontos
803
meu backlog ta gigante.
devo comprar sekiro.
sekiro + cyberpunk
fora q tenho outro hobby , pra poder dar 1 tempo com games, beijos.
ouviu bem dona nintendo.
 

Suja

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.438
Reações
5.958
Pontos
989
Todo o backlog que acumulei durante a geração será colocado em dia nesse momento.

STONKS!

Enviado de meu SM-N9600 usando o Tapatalk
 

Dark Arisen

Bam-bam-bam
Mensagens
1.845
Reações
6.134
Pontos
453
Vendo minha situação econômica eu só terei 2 opções na next gen:
Pegar um Sex + Gamepass (se o serviço não ficar muito caro tbm)

Ou

Montar um PC que dê pra jogar em 1440p 60fps, piratear tudo que for possível e comprar jogos apenas nas sales da STEAM

Sendo sincero, a segunda ideia me agrada mais
 
Topo Fundo