O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Mídia física morrendo rápido: 80% das vendas da Capcom são em formato digital

-=|R.R.|=-

Moderador
Membro STAFF
Mensagens
46.486
Reações
179.063
Pontos
1.514
Aqui é digital só quando o preço tá muito mais barato que física.

se não, físico all the way

Ah sim, física é bem mais legal, até pra colecionar. Falando nisso, edições de colecionador físicas são ainda melhores.



Eu como PC player dos anos 90 tenho mó saudade daquelas caixonas que vinha com estojo de CD dentro sabe?



Mas infelizmente, isso está com os dias contatos. No PC praticamente morreu. Nos consoles ainda deve durar, mas cedo ou tarde, a tendencia é acabar.


Isso aí foi um problema que rolou com o cara, não a prática regular.

O jogo fica atrelado a conta, não importa se saiu da store, quem comprou permanece o acesso.

eu mesmo tenho vários aqui no Steam que já não vendem mais e posso baixar de boas e jogar quando quiser. Deadpool mesmo eu corri pra comprar antes de sair do Steam, fizeram uma promoção marota na época que avisaram. Talvez nem encoste no jogo, mas tá aqui hehehe
 

ᴇʟʏsɪᴜᴍ

Zima Blue
VIP
Mensagens
28.616
Reações
57.120
Pontos
1.003
Isso de ficar trocando jogo depende

Quem tem muito jogo uma hora tem que apagar pra instalar outro, e ai dependendo da internet ou do tamanho do jogo é bem mais rapido trocar o CD do que baixar ele denovo
Com ou sem disco ainda precisa instalar, não? As mídias físicas que tive eram assim. Mas se tem jogo que é só colocar e jogar, é uma boa mesmo.
 

Krion

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
16.310
Reações
63.236
Pontos
903
Nintendo é sacana mesmo, meu 3ds tenho backup de todos os jogos que comprei digital, enquanto meu 3ds estiver funcionando, consigo jogar eles.

PSP acho que a Sony tinha fechado a store no aparelho, mas ainda é possível fazer o download dos jogos pelo PC, se não me engano.

Ps4 tenho muitos jogos em disco que se tornam inúteis se não conseguir acessar os servidores para baixar os patches, até mesmo o Witcher 3 que é singleplayer e tenho a edição física dele, mas sem patch eu me recuso a jogar.


No caso dos portateis o negocio e destravá-los e partir para o abraço :kcool
 
D

Deleted member 101002

Por isso que serviços como gamepass são atrativos em um mundo somente digital.
 

Charles Bukowski

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.259
Reações
7.710
Pontos
819
Sei não.

A publisher restitue a sua compra quando ela remove jogo da loja virtual?

Colega, eu entendo onde você quer chegar, mas seus exemplos são ruins, porque eles partem da premissa que o físico não possui riscos.

Em suma:

- Não existe caso factível até o momento que corrobore com sua teoria, nenhum jogo da PSN, Live, Steam ou outra rede digital revogou licença de uso de algum jogo. Quando você compra a licença de uso, não existe em contrato que diga que isso pode ocorrer, mesmo naqueles casos onde as vendas cessaram (tenho uma versão do Super Heroes do LBP no Vita que não é mais vendida na PSN, mas posso baixar o quanto quiser porque eu comprei a licença de uso).

- Bem, uma mídia física pode estragar, quebrar ou mesmo deixar de funcionar sem mais nem menos (isso ocorreu com 2 jogos meus do PS3, e até hoje não sei o motivo, uma vez que a superfície dos discos estão intactas). Em mídia digital se você tiver um disco defeituoso você pode ao menos baixar novamente, se você parar para pensar até no riscos o digital tem vantagem.

Eu prefiro mídia física também, sempre que ambas estiverem no mesmo preço eu sempre vou de física, mas é só por questão de colecionismo mesmo pois não vendo meus jogos e não me furto de comprar digital sempre quando aparecem em promoção. Houve uma época, até a geração PS3 e Xbox 360 que pra mim a física tinha mais “glamour” e fazia mais sentido, afinal os jogos tinham em geral patches pequenos e sua maioria rodavam diretamente do disco, te poupando gigabytes de espaço (eu até comprei depois vários jogos físicos que já tinha comprado em digital no PS3 justamente para desafogar o espaço no disco). Mas hoje os jogos precisam ser instalados do mesmo jeito, possuem tamanho gigantescos tal qual os parches, então até na praticidade a mídia física já perde.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

Charles Bukowski

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.259
Reações
7.710
Pontos
819
Aliás, esqueci de comentar, a melhor coisa do digital pra mim: não poder emprestar. Me dá até uma coceira quando alguém me pede um jogo emprestado, ao menos hoje eu já estou tacando mais o f**a-se e digo logo “não”.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 


SonOfJeffer

Mil pontos, LOL!
VIP
Mensagens
9.420
Reações
6.696
Pontos
1.449
Aliás, esqueci de comentar, a melhor coisa do digital pra mim: não poder emprestar. Me dá até uma coceira quando alguém me pede um jogo emprestado, ao menos hoje eu já estou tacando mais o f**a-se e digo logo “não”.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Hahahah bem anos 90 quando eu era moleque e tinha pena de emprestar meus jogos do Master.

Sent from my Moto Z3 Play using Tapatalk
 

Falken

Poetry & Games
Mensagens
6.371
Reações
21.752
Pontos
603
Quem diz que fora da OS as pessoas não ligam mais pra midia física ta viajando legal. A maioria dos casuais que eu conheço compra físico, empresta pro colega, etc. e os grupos de venda e troca no facebook fervem.

No máximo tá 40/60 pra mídia física essa "briga" aí e to sendo generoso ainda. Que vai morrer vai, mas tá longe de ser rápido assim como tão pregando.

Eu vou de mídia física até o último suspiro, só mudo quando realmente não fabricarem mais.
 

Julian - Talude

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.804
Reações
5.608
Pontos
949
Aliás, esqueci de comentar, a melhor coisa do digital pra mim: não poder emprestar. Me dá até uma coceira quando alguém me pede um jogo emprestado, ao menos hoje eu já estou tacando mais o f**a-se e digo logo “não”.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Eu só empresto pro meu irmão que é 100% de confiança, ambos temos os mesmos cuidados com os jogos...
Nesse exato momento ele está com o meu Days Gone, que consegui trocando pelo Street Fighter V (versão vanilla) que eu tinha (melhor troca que fiz na geração =D).
 

Gray-fox

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.238
Reações
10.831
Pontos
1.034
Deus me livre ter mais trambolho na minha casa, não consigo ver sentido em ficar colocando disco toda a hora que quiser trocar de jogo, isso pra mim é impensável desde 2007 quando entrei na steam, ter o jogo imediatamente após ser lançado, sem se preocupar com mais nada, óbvio que a mídia física tem a vantagem de poder ser revendida, mas como eu não ligo pra isso, quero os meus jogos da maneira mais prática possível, pra mim digital >>>> infinito>>>>físico.

Enviado de meu ASUS_Z017DC usando o Tapatalk
 

Falken

Poetry & Games
Mensagens
6.371
Reações
21.752
Pontos
603
Aliás, esqueci de comentar, a melhor coisa do digital pra mim: não poder emprestar. Me dá até uma coceira quando alguém me pede um jogo emprestado, ao menos hoje eu já estou tacando mais o f**a-se e digo logo “não”.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Tbm tenho um ciúme fudido das minhas mídias, se não for alguem muito próximo q eu sei q toma cuidado eu já logo invento uma desculpa e falo "não". Se for edição especial é "não" por default sem exceções. :klol
 

lucas789

Lenda da internet
Mensagens
30.028
Reações
78.328
Pontos
1.704
Com ou sem disco ainda precisa instalar, não? As mídias físicas que tive eram assim. Mas se tem jogo que é só colocar e jogar, é uma boa mesmo.
A instalação é muito mais rapida do que o download + instalação, no ps4 pelo menos é super rapido, xbox pessoal reclamava de demora, mas nao sei como ta hj
 

de acordo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.638
Reações
10.032
Pontos
503
Amo digital, o dia que acabar é só pegar o jogo velho fritando >>>>>
pra mim física só vale a pena ainda para Nintendo e isso que nem ela está sujeita a se livrar de updates de lançamento.
 

de acordo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.638
Reações
10.032
Pontos
503
Sinceramente, só aqui na OS que ainda vejo essa resistencia ao digital, e a galera totalmente determinada em ter o disco. Só ver que todo grande lançamento é uma novela por conta dos prazos de envios bizarros aqui no Brasil.

Fora daqui, todo mundo que conheço é 100% digital.
Mesma coisa por aqui, com exceção de quem possuí Switch que geralmente adora manter os cartuchos mas de resto o pessoal vai muitas vezes pelo digital.
 

Spunck

Bam-bam-bam
Mensagens
1.924
Reações
2.974
Pontos
453
Eu tenho um pc considerado bom para a geração, só mídia digital, preços muito mais baratos, quem tem o one acaba nem comprando jogo por causa do gamepass, mas se a pessoa comprar jogo, seja de xbox one ou ps4 o preço em mídia física sai muito mais barato que digital, tenho 126 jogos em mídia física do ps4, todos comprados porque o preço em mídia física era muito mais barato que digital, possuo 35 jogos em mídia física do one, parei de comprar depois do gamepass, mas mesmo assim com o gamepass ainda comprei o man of medan em mídia física pro one por 59 reais, enquanto tiver mídia física eu sempre irei preferir ela a digital.
 

de acordo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.638
Reações
10.032
Pontos
503
Nintendo é sacana mesmo, meu 3ds tenho backup de todos os jogos que comprei digital, enquanto meu 3ds estiver funcionando, consigo jogar eles.
Mas o backup de jogos do 3DS não é apenas possível passando para outro 3DS? que eu saiba a única maneira de backup real é apenas "fritando" o console que ai sim fica gravado ao teu SD independente de onde tu plugar.
 

ysuran

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.450
Reações
5.448
Pontos
994
Mas o backup de jogos do 3DS não é apenas possível passando para outro 3DS? que eu saiba a única maneira de backup real é apenas "fritando" o console que ai sim fica gravado ao teu SD independente de onde tu plugar.

Se você conectar o SD num PC, consegue ter acesso a todos os arquivos que estão nele, mas é meio chato descobrir qual jogo pertence a qual pasta. Aí você pode procurar a pasta do jogo que quer pra criar uma cópia, ou então copiar todos os arquivos do SD para o PC, mas os jogos são vão funcionar no 3ds que estão registrados.
 

Uzumaki.Luffy

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
12.906
Reações
28.701
Pontos
803
Duro golpe para os colecionadores.Se continuar assim, a mídia física será apenas para edições de luxo.:kcaro2
 

Flavio Branford

Divine Blade of JRPG
VIP
Mensagens
28.082
Reações
39.527
Pontos
1.564
Nunca pensei que isso ia acontecer comigo, mas eu só compro digital hj em dia.

Eu idem, eu adorava colecionar games físicos antes de montar meu PC, hoje 95% dos games q eu compro (até mesmo no PS4) são digitais, eu só pego físico mesmo se o preço estiver o mesmo ou quase igual.

Físicos só o pouco de coisa retro que ainda tenho aqui.
 

Julian - Talude

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.804
Reações
5.608
Pontos
949
Eu idem, eu adorava colecionar games físicos antes de montar meu PC, hoje 95% dos games q eu compro (até mesmo no PS4) são digitais, eu só pego físico mesmo se o preço estiver o mesmo ou quase igual.

Físicos só o pouco de coisa retro que ainda tenho aqui.

Mas físico é na maior parte do tempo mais barato. A exceção são jogos japoneses (JRPGs, jogos de nichos)
 

Flavio Branford

Divine Blade of JRPG
VIP
Mensagens
28.082
Reações
39.527
Pontos
1.564
Mas físico é na maior parte do tempo mais barato. A exceção são jogos japoneses (JRPGs, jogos de nichos)

Eu paguei um pouco mais de 20 reais no GoT special edition físico em relação ao preço na PSN.
Peguei físico pq achei q a diferença de preço pequena em relação ao digital e essa versão é Steelbook e tudo mais....
 

Vaynard

Lenda da internet
Mensagens
67.916
Reações
56.901
Pontos
2.164
Prefiro físico por vários fatores, mas uma coisa que não gosto da mídia digital é que a empresa controla o valor do produto.

Na mídia física, tem trocentos lugares vendendo, aí posso comprar onde achar mais cômodo, ou pegar alguma promoção muito boa, o que acontece com frequência conforme o jogo vai envelhecendo.
 

EgonRunner

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.204
Reações
35.391
Pontos
1.053
tirando edição de colecionador, não vejo mais motivo pra comprar estojinho de plástico com capa mal desenhada.

tenho uma grande coleção de jogos dos anos 90, caixas de verdade (não estojo plástico), isso dava gosto de colecionar.
hoje em dia, o produto físico é genérico e sem graça.
nem dá pra dizer que coleção de estojinho de plástico tem algum valor, já que se eu imprimir uma capa fica mais bonito e único que o original.

"ah, mas pode revender" ... se vai revender, abre uma loja .... eu compro coisas que quero ter.
 

dinobass

Bam-bam-bam
Mensagens
2.748
Reações
3.150
Pontos
453
Claro, eles atrasam as mídias físicas pra caramba, sofri pra comprar Re 2 e Re 3 no Brasil.
 

Julian - Talude

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.804
Reações
5.608
Pontos
949
Eu paguei um pouco mais de 20 reais no GoT special edition físico em relação ao preço na PSN.
Peguei físico pq achei q a diferença de preço pequena em relação ao digital e essa versão é Steelbook e tudo mais....

Digita agora Days Gone no google e veja o preço da mídia física em sites. O primeiro que me apareceu aqui foi na Amazon por R$ 79,90
Veja o preço do mesmo jogo na PSN... e tá lá por R$ 159,90

Isso sem pesquisar muito, pq se tu quiser, tu acha o Days gone mídia física ainda mais barato do que nesse preço da Amazon. E essa é a vantagem da mídia física, tu tem multiplos fornecedores que podem lhe proporcionar melhores preços. Midia digital você só tem a PSN pra comprar e vai ficar eternamente dependente de alguma promoção que por ventura pode ter o jogo que tu quer numa promoção boa.

Pegamos outro jogo... O jogo do teu Avatar. Dragon Quest XI... achei em pesquisa rápida por R$ 127 na Americanas, e na PSN? R$ 249,90
 
Ultima Edição:

Shurato Croft

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
765
Reações
1.389
Pontos
583
É certo que a mídia digital será predominante, e seu consumo está aumentando a cada ano. Mas ninguém está associando o aumento rápido de 53% para 80%, num período tão curto, ao efeito da pandemia do coronavírus.
 
Mensagens
523
Reações
962
Pontos
128
Isso é obvio, todo mês pelo menos na loja da Microsoft os jogos da Capcom literalmente estão em promoção por preço de banana. Não me surpreende
 

DATUM

Lenda da internet
VIP
Mensagens
16.075
Reações
16.297
Pontos
1.734
Isso é obvio, todo mês pelo menos na loja da Microsoft os jogos da Capcom literalmente estão em promoção por preço de banana. Não me surpreende

Mas acabaram de falar que é o oposto, que hoje tu vai em qualquer site e a midia fisica está mais barata que a Online?

Então qual é a melhor em termos de preço ? A Online que tu tem acesso seguido as ofertas a preço de banana mas tem apenas um fornecedor , ou a Física que tu acha em vários fornecedores e mais barato que o preço normal da Loja Online?
 

PhylteR

F1 King
GOLD
Mensagens
33.565
Reações
38.812
Pontos
2.069
Também sou do time mídia física. Mas não para todos os jogos. Só compro o físico daqueles que tenho bastante interesse.

O movimento natural é isso acabar mesmo. Deve ser a última geração de consoles com mídia física, essa próxima. E a indústria deve até preferir isso, pois é mais lucro para (quase) todos os envolvidos.
 

Charles Bukowski

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.259
Reações
7.710
Pontos
819
Digita agora Days Gone no google e veja o preço da mídia física em sites. O primeiro que me apareceu aqui foi na Amazon por R$ 79,90
Veja o preço do mesmo jogo na PSN... e tá lá por R$ 159,90

Isso sem pesquisar muito, pq se tu quiser, tu acha o Days gone mídia física ainda mais barato do que nesse preço da Amazon. E essa é a vantagem da mídia física, tu tem multiplos fornecedores que podem lhe proporcionar melhores preços. Midia digital você só tem a PSN pra comprar e vai ficar eternamente dependente de alguma promoção que por ventura pode ter o jogo que tu quer numa promoção boa.

Pegamos outro jogo... O jogo do teu Avatar. Dragon Quest XI... achei em pesquisa rápida por R$ 127 na Americanas, e na PSN? R$ 249,90

Isso acontece, mas não é 8 ou 80, em termos de volume há muitos mais jogos em promoção (em frequência e preço) na PSN/Live do que no varejo, e alguns jogos novos são praticamente impossíveis de achar devido ao tempo que já foram lançados (digamos, Knack, Killzone ou Ryse, por exemplo).

Há algumas bizarrices de localização também que pelo menos no caso da Live é fácil de resolver, vou dar um exemplo. Se você procurar Fallout 3 ou New Vegas a versão europeia que tem o espanhol simplesmente não vai achar em mídia física, muito raro. Na Live ao menos bastar mudar a localização para Espanha e baixar de lá para ter a língua, simples e rápido (outro caso que lembro foi Resistance Burning Skies no Vita, não existe versão física em português desse jogo, a versão US vendida por aqui não tinha nem legenda, mas bizarramente a versão digital da PSN BR tem até dublagem). Isso naturalmente não é corriqueiro, mas só é uma amostra que o digital pode facilitar a vida e trazer bastante comodidade.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

SilentHill2

Bam-bam-bam
Mensagens
3.939
Reações
5.623
Pontos
453
Mídia física sempre vai existir.

Sempre vai ter alguém querendo colecionar, por exemplo. Mesmo que seja nicho.
 

Lennox HK

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.719
Reações
2.899
Pontos
703
Eu sou mídia física forever.
Mais barato, compro na loja que eu quiser (ou seja, rola concorrência e preços ainda melhores, nas condições e forma de pagamento que eu quiser não ficando refém de lojas online, que no caso do consoles é por monopólio), posso inclusive comprar usado, posso emprestar sem fazer mutretagem, posso revender, posso trocar.

Conveniências essas para mim muito mais importantes.
Mais barato? Depende muito, mídia digital tem muita promoção, não não precisa pagar frete.


Enviado de meu Redmi Note 8T usando o Tapatalk
 

Mega_X

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
20.358
Reações
38.537
Pontos
654
Prefiro ter a opção de ambas mídias, deixar tudo na mão da mídia digital é ter certeza que um dia aquele conteúdo vai deixar de estar disponível e vc vai perder acesso a ele.

Aliás, sobre a porcentagem alta das vendas digitais, isso vem da intenção da Capcom em tornar tudo digital. Pra eles é mt vantagem, vender pelo preço cheio de físico sem qualquer gasto com logística de transporte ou ter que compartilhar seus lucros com logistas.
 

Gamer King

O Soberano
VIP
Mensagens
73.484
Reações
104.359
Pontos
2.419
Mídia física sempre vai existir.

Sempre vai ter alguém querendo colecionar, por exemplo. Mesmo que seja nicho.
Acho que edições físicas sim, mas jogos em mídia física vão acabar.

O que vai rolar são edições de colecionador com código para download. Não imagino que a geração pós PS5 ofereça a opção de jogos em disco.
 
Topo Fundo