O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Mídia física morrendo rápido: 80% das vendas da Capcom são em formato digital

caniggiaxx

Bam-bam-bam
Mensagens
2.155
Reações
1.923
Pontos
253
Igual CD de música e Blu-Ray ne?

Não tem nada que as lojas possam fazer, inclusive a Gamestop está quebrando por causa do fim da mídia física.
Cd de música se foi ,mas Blu Ray aumentaram as vendas em 2018 e 2019

Gamestop tá se ferrando porque a Amazon tá botando pra fuder
 

quimerinha

Ser evoluído
Mensagens
120
Reações
79
Pontos
38
Cd de música se foi ,mas Blu Ray aumentaram as vendas em 2018 e 2019
CD se foi e o vinil voltou né. Infelizmente voltou na gringa mas não no Brasil, onde fora Amazon e outras lojas bem pequenas é difícil de comprar ainda.
7699.jpeg
 

Spunck

Bam-bam-bam
Mensagens
1.832
Reações
2.780
Pontos
453
Nos eua os caras ganham um put* dinheiro com as versões collectors edition, as versões que vem completas, com estátuas, eu ouço que mídia vai acabar desde que saiu o ps3/360.
 

McLaren Project 4

Bam-bam-bam
Mensagens
2.310
Reações
2.757
Pontos
288
CD se foi e o vinil voltou né. Infelizmente voltou na gringa mas não no Brasil, onde fora Amazon e outras lojas bem pequenas é difícil de comprar ainda.
7699.jpeg

Modinha tosca de retro

Não me assusta nada se em 2030 - 2040 o cd voltar por causa desse fenomeno tb, se ele se sustentar até lá.
 

Guyver

Bam-bam-bam
Mensagens
2.586
Reações
5.075
Pontos
288
O que vendia pra caramba era DVD. Blu-Ray desde o inicio caiu bastante e o UHD Blu-Ray então é super nicho.

BD continua vendendo, mesmo com as eventuais quedas. UHD é super nicho porque o equipamento pra aproveitar isso (tv e tocador) é caro¹²³.

Aqui no Brasil é que geral ainda vive de DVD, mesmo tendo TV Full HD.
 


Metal God

Lenda da internet
GOLD
Mensagens
39.790
Reações
39.102
Pontos
2.044
Com a mídia digital os custos diminuem, mas o preço dos jogos permanece o mesmo da mídia física. Claro que a Capcom tá gostando, tá lucrando mais.
 

ptsousa

Moderador
Membro STAFF
Mensagens
61.036
Reações
172.304
Pontos
1.714
Modinha tosca de retro

Não me assusta nada se em 2030 - 2040 o cd voltar por causa desse fenomeno tb, se ele se sustentar até lá.

O caso do Vinil é o nicho dos audiófilos.

Vinil ainda possui uma superioridade técnica perceptível para quem é aficcionado que a mídia digital não chegou (mas que eventualmente vai chegar ou vai tornar a diferença negligível)
 

D_de_vingança

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.903
Reações
3.345
Pontos
1.144
Meu único porém com o digital é se por algum fator, o game saia dos servidores da Sony, e eu não consiga joga-lo em algum futuro hipotético.
O jogo é seu mas não é seeeeeeeeeeeu mesmo. Ele não está ali, gravado no disco, seguro e "pronto" para ser jogado.
Porém, se o jogo tiver um update vital, este também terá sido deletado do servidor, eu ficarei com um jogo quebrado nas mãos...
Nos tempos de update day one com o mesmo tamanho do jogo, eu vou se digital feliz.
 

brunofsto

Novato
Mensagens
11
Reações
2
Pontos
13
Dede o ano passado venho consumindo mto jogos em mídia digital e realmente é mto bom, pagar boleto online tbm. Está tudo tão pratico mas, eu gostava quando os carteiros vinham entregar os jogos em casa, acho a profissão deles mto nobre.
 

dako601

Bam-bam-bam
Mensagens
295
Reações
334
Pontos
498
Digital é só vantagem, além disso tudo, o dia que bater as botas ,ele vai junto com vc ao contrário do físico que vc não leva junto.
 

McLaren Project 4

Bam-bam-bam
Mensagens
2.310
Reações
2.757
Pontos
288
O caso do Vinil é o nicho dos audiófilos.

Vinil ainda possui uma superioridade técnica perceptível para quem é aficcionado que a mídia digital não chegou (mas que eventualmente vai chegar ou vai tornar a diferença negligível)

Sim, tem essa questão também.

Mas fora esse publico que realmente entende do assunto e conviveu no tempo certo da midia, eu creio que deva existir muita influencia de nego hipster que quer pagar de nostalgico de uma época que sequer viveu. De gente que coleciona velharia pq quer pagar de cool, de estar na moda, e não pq valoriza aquilo de vdd.

Hoje em dia quem compra CD acaba nem ouvindo do CD, ouve via serviço de streaming no smartphone ou coisa do tipo, então eu acho que o vinil é muito melhor que CD pra colecionismo pq vc tem as artes grandonas etc.

Sei lá, CD não pode ser considerado uma coisa retro ainda, pelo menos não no nivel do vinil.
 

ptsousa

Moderador
Membro STAFF
Mensagens
61.036
Reações
172.304
Pontos
1.714
Sim, tem essa questão também.

Mas fora esse publico que realmente entende do assunto e conviveu no tempo certo da midia, eu creio que deva existir muita influencia de nego hipster que quer pagar de nostalgico de uma época que sequer viveu. De gente que coleciona velharia pq quer pagar de cool, de estar na moda, e não pq valoriza aquilo de vdd.

Às vezes o cara é audiófilo pós-chegada do CD. Eu conheço alguns mais novos do que eu, com os seus 25 anos e tal. Mas, sim, que tem os hipsters tem. A galera que vai com um tocador de vinil portátil e um fone gigante pro Starbucks tomar um café e digitar no seu Mac :klolz

Só acho que o caso do Vinil é um caso à parte dentro dos artigos retro por conta desse componente técnico ainda existir.
 

Ennis

Bam-bam-bam
Mensagens
8.195
Reações
19.367
Pontos
394
Morrendo rápido? Kkkk

Tem venda digital desde a geração passada. Faz mais de dez anos isso. Obvio que com a evolução da internet era visto que se tornaria padrão de distribuição
Mas haja licença poética pra considerar algo qiue demora mais de dez anos pra morrer como "morrendo rápido"
 
Ultima Edição:

Nilmax3

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.286
Reações
27.397
Pontos
1.379
nos consoles não confio em mídia digital nem fodendo :kmario fora o preço


mídia digital só no pc pq qualquer coisa é só colocar o crack ronaldo em campo :ksafado
 

Kaiketsu_Zubat

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.224
Reações
45.262
Pontos
803
Sangue de cristo tem poder! O cara que posta uma besteira dessa abaixo não pode ter menos de 60 anos.

Seguindo essa analogia, o dinheiro que está no banco também não é seu, pq a empresa pode ir lá e tirar da sua conta ou vc pode ser vítima de um golpe/malware e perder seu dinheiro.
Danito é um gênio incompreendido, mais respeito com ele.
 

Ryo_Sakazaki

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.096
Reações
11.976
Pontos
754
Eu uso mídia digital no PC desde sempre.
Nos consoles eu ainda me sinto desconfortável em relação a isso. Por exemplo, se quiser jogar os jogos de PS1 que comprei no PS3 eu preciso ou ter um PS3, um PSP ou mesmo um Vita. Três consoles mortos. Mesma coisa se quiser comprar God of War 3, Dark Souls, Shadows of The Damned ou Kindomhearts HD de PS3 em versão digital, eu não consigo. Tá lá um aviso de que só existe versão em "disco". Ou então eu preciso comprar um PS4 e comprar as versões remasterizadas desses jogos quando elas existem. Sei lá, ainda é algo meio "nebuloso" pra dizer o mínimo.
 

Poor_Boy

Mil pontos, LOL!
Mensagens
24.663
Reações
38.872
Pontos
1.444
Galera só esquece uma coisa, o custo para se manter a distribuição digital tb é alta. Claro que a mídia física sai mais cara, mas isso não quer dizer que a midía digital corta 100% dos custos.
 

LuffyKurosaki

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.095
Reações
24.223
Pontos
1.004
É engraçado ver como "todo mundo" aqui no topico é digital, quero ver se catariam na proxima gen o videogame apenas no modelo digital.
 

rmrios

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.137
Reações
8.863
Pontos
1.449
Estou no Digital desde o inicio da Geração (Conta Compartilhada), tenho poucos jogos em mídia física... O que me incomoda nessa geração e na próxima é o fato de ter a mídia física e ser obrigado a instalar e depois baixar uma caralhada de atualizações... Ai o digital é mais conveniente... Deixa lá baixando de uma vez só, instalou parte do jogo, já pode iniciar, God of War foi assim, baixei 1h e já pude iniciar... Isso pq a minha NET era de 25 megas, hj seria em minutos... Melhor dos mundos ao meu ver...
 

Dethvir

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.643
Reações
3.520
Pontos
989
Digital só é problema para Brasileiro, grande parte de quem está aqui reclama pois o preço é absurdo. Se jogo custasse igual nos EUA, 60 reais no digital, duvido que galera saia por ai comprando mídia física.

Particularmente pego digital em promo, midia fisica em lançamento quando preço ta melhor para jogo que vale muito a pena.
 

lakers00

Butcher of Blaviken
VIP
GOLD
Mensagens
9.969
Reações
9.749
Pontos
1.649
É engraçado ver como "todo mundo" aqui no topico é digital, quero ver se catariam na proxima gen o videogame apenas no modelo digital.
É minha intenção. Não agora, pq os preços estarão um absurdo no lançamento, mas quando os preços chegarem num valor próximo do razoável.

E meu PC já é assim tem tempo. Removi o leitor de DVD em 2013.


.
 

renbh

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
21.280
Reações
19.802
Pontos
1.434
Galera só esquece uma coisa, o custo para se manter a distribuição digital tb é alta. Claro que a mídia física sai mais cara, mas isso não quer dizer que a midía digital corta 100% dos custos.

Nas o custo não é da produtora, mas da loja. O único serviço que a steam tem é disponibilizar tal estrutura e em torca leva uma porcentagem de cada venda.

Para cada unidade vendida digitalmente, segundo analistas, o ganho é praticamente o dobro. Some isso ao fato de que não tem comercialização de usados e as produtoras riem de um canto a outro na boca, já que não repassam um centavo desta gigantesca economia que tiveram, tudo vai para o bolso.
 

Poor_Boy

Mil pontos, LOL!
Mensagens
24.663
Reações
38.872
Pontos
1.444
Nas o custo não é da produtora, mas da loja. O único serviço que a steam tem é disponibilizar tal estrutura e em torca leva uma porcentagem de cada venda.

Para cada unidade vendida digitalmente, segundo analistas, o ganho é praticamente o dobro. Some isso ao fato de que não tem comercialização de usados e as produtoras riem de um canto a outro na boca, já que não repassam um centavo desta gigantesca economia que tiveram, tudo vai para o bolso.
Mas tem outro lado da moeda tb, desde a década de 90 que os jogos tem o mesmo preço base de 60 dolares, e 60 daquela época valem uns 30 hoje. O mercado de games nunca entra na inflação e baixou bastante os preços graças a steam.

Nem tudo é um mar de ganancia não, o mundo gamer de hoje é um paraíso se comparado aos anos 90 e 2000 em matéria de custo pro jogador.
 

renbh

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
21.280
Reações
19.802
Pontos
1.434
Mas tem outro lado da moeda tb, desde a década de 90 que os jogos tem o mesmo preço base de 60 dolares, e 60 daquela época valem uns 30 hoje. O mercado de games nunca entra na inflação e baixou bastante os preços graças a steam.

A questão é que valor de moeda não é o único fator para preço e nem geração o único fator para custo de produção, haja em vista que FF VII custou mais para fazer que Horizon Zero Dawn mesmo sem correção monetária.

Até o início da geração havia questionamento da viabilidade do modelo AAA não pelos custos em si, mas pela venda de usados e daí soluções como o passe online e o always on da M$. Só que daí veio a distribuição digital e cada produtora passou a ganhar U$ 20 a mais por unidade vendida (era como se este jogo custasse U$ 80 em versão física), controlaram a venda de usados e de quebra passaram a ganhar uma nota preta em DLCs e microtransactions.

O resultado foi vendas e lucros em patamares nunca antes vistos na indústria dos games. Então quando usaram isso como justificativa para paridade do digital sem aumento do preço dos games achei bem zoado, mas não absurdo, só que quando vieram com este papo para aumentar preço de games (crossgen ainda por cima) para U$ 70 virou piada.

Não vejo nenhum argumento que justifique game digital a U$ 70, com 80% de vendas digitais os caras vão conseguir pagar AAA com 2 milhões de unidades vendidas e vão embolsar todo o resto e isso em um mercado onde vender 4 milhões é moleza. Se isso passar e o consumidor aceitar os caras vão ganhar uma quantidade de dinheiro absurda, vão bater os recordes que já bateram nos ultimos anos e ainda vão pousar de salvadores da pátria, já que "salvaram a industria do fim certo". Nada melhor que uma boa retórica para fazer os outros pagarem o pato.
 

Poor_Boy

Mil pontos, LOL!
Mensagens
24.663
Reações
38.872
Pontos
1.444
A questão é que valor de moeda não é o único fator para preço e nem geração o único fator para custo de produção, haja em vista que FF VII custou mais para fazer que Horizon Zero Dawn mesmo sem correção monetária.

Até o início da geração havia questionamento da viabilidade do modelo AAA não pelos custos em si, mas pela venda de usados e daí soluções como o passe online e o always on da M$. Só que daí veio a distribuição digital e cada produtora passou a ganhar U$ 20 a mais por unidade vendida (era como se este jogo custasse U$ 80 em versão física), controlaram a venda de usados e de quebra passaram a ganhar uma nota preta em DLCs e microtransactions.

O resultado foi vendas e lucros em patamares nunca antes vistos na indústria dos games. Então quando usaram isso como justificativa para paridade do digital sem aumento do preço dos games achei bem zoado, mas não absurdo, só que quando vieram com este papo para aumentar preço de games (crossgen ainda por cima) para U$ 70 virou piada.

Não vejo nenhum argumento que justifique game digital a U$ 70, com 80% de vendas digitais os caras vão conseguir pagar AAA com 2 milhões de unidades vendidas e vão embolsar todo o resto e isso em um mercado onde vender 4 milhões é moleza. Se isso passar e o consumidor aceitar os caras vão ganhar uma quantidade de dinheiro absurda, vão bater os recordes que já bateram nos ultimos anos e ainda vão pousar de salvadores da pátria, já que "salvaram a industria do fim certo". Nada melhor que uma boa retórica para fazer os outros pagarem o pato.
Mas eu não vejo onde está o problema de lucra. O lucro é grande, mas não é abusivo pro jogador. Essa cultura de "empresa malvadona capitalista" cai bem pra empresas que abusam das microtransações em jogos pay to win como fifa por exemplo. Mas jogos como o próprio Horizon citado, vale cada centavo que eles cobram.

As empresas tem que buscar o lucro mesmo, oferecendo obviamente bons produtos a valor aceitável. Assim como nós sempre buscamos ganhar mais também, isso é natural.
 

renbh

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
21.280
Reações
19.802
Pontos
1.434
Mas eu não vejo onde está o problema de lucra. O lucro é grande, mas não é abusivo pro jogador. Essa cultura de "empresa malvadona capitalista" cai bem pra empresas que abusam das microtransações em jogos pay to win como fifa por exemplo. Mas jogos como o próprio Horizon citado, vale cada centavo que eles cobram.

As empresas tem que buscar o lucro mesmo, oferecendo obviamente bons produtos a valor aceitável. Assim como nós sempre buscamos ganhar mais também, isso é natural.

Concordo plenamente, só que há o lucro sustentável e a ganancia exagerada. OS caras já estão lucrando MUITO com games, mais do que nunca antes, mas daí vem com o papo de que o modelo não é sustentável? Que modelo insustentável é esse que gera milhões de lucro?

É mentira para ganharem mais U$ 10 sem qualquer necessidade operacional, apenas para um pequeno grupo embolsar mais (não estamos falando sequer de readequação de salários), pior que isso até, se TODO mundo faz é um baita de um cartel, já que você não tem a opção de optar por um concorrente que lhe atende de melhor forma.

O fato é que uma situação extremamente desequilibrada de consumidor e fornecedor, tudo justificado por algo que não é verdade.
 

Poor_Boy

Mil pontos, LOL!
Mensagens
24.663
Reações
38.872
Pontos
1.444
Concordo plenamente, só que há o lucro sustentável e a ganancia exagerada. OS caras já estão lucrando MUITO com games, mais do que nunca antes, mas daí vem com o papo de que o modelo não é sustentável? Que modelo insustentável é esse que gera milhões de lucro?

É mentira para ganharem mais U$ 10 sem qualquer necessidade operacional, apenas para um pequeno grupo embolsar mais (não estamos falando sequer de readequação de salários), pior que isso até, se TODO mundo faz é um baita de um cartel, já que você não tem a opção de optar por um concorrente que lhe atende de melhor forma.

O fato é que uma situação extremamente desequilibrada de consumidor e fornecedor, tudo justificado por algo que não é verdade.
Olha, pode ser que estejam falando besteira, mas deve ser sobre os AAA que eles falam não ser sustentável, ai tirar um lucro extra na distribuição digital é uma saída. Criar um TLOF por exemplo sai o olho da cara, e o lucro real só vem com vendas altíssimas. Mais ou menos assim:

Fazer um jogo mobile que custa 2x e lucra 20x ou um AAA que custa 20X e lucra 30X (além de levar anos pra ser feito)?

O negócio mobile e competitivo (fortnity da vida) hoje valem muito mais a pena para as empresas em geral. Só as "donas" de consoles e grandes distribuidoras se arriscam no mundo AAA. E isso por escolha do próprio consumidor que gasta horrores nesses jogos, bem mais que os 70 dolares em um AAA modo história.
 

renbh

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
21.280
Reações
19.802
Pontos
1.434
Olha, pode ser que estejam falando besteira, mas deve ser sobre os AAA que eles falam não ser sustentável, ai tirar um lucro extra na distribuição digital é uma saída. Criar um TLOF por exemplo sai o olho da cara, e o lucro real só vem com vendas altíssimas. Mais ou menos assim:

Fazer um jogo mobile que custa 2x e lucra 20x ou um AAA que custa 20X e lucra 30X (além de levar anos pra ser feito)?


É preciso ter muito cuidado ao avaliar orçamentos porque muitas coisas enganam. Pegue Horizon Zero Dawn, o orçamento do jogo é de U$ 45 milhões, quantos games AAA mostram mais tecnologia que este game? Você acha que o padrão da próxima geração será o dobro do número de pessoas ou tempo que nesta geração? Não acredito. Sempre haverá caráter de exceção, LoU2 não é diferente do que FF VII foi para sua época com seus quaase U$ 50 milhões em produção e U$ 100 milhões em marketing (de 1997 até hoje quanto isso vira em grana corrigida?).

Ainda assim as contas não batem. Digitalmente a Sony não consegue menos que U$ 55 por unidade vendida deste game, com 2 milhões de unidades (que ela conseguiu ema algumas horas) ela já bateu este custo de produção, com as 4 milhões que vendeu logo de cara já deve ter dezenas de milhões em lucro. Não vejo isso como sinal de um mercado insustentável.

Em termo comparativos vejo a galera penando MUITO mais para se pagar no mercado indie (muitas demoram meses para conseguir) que no AAA, o retorno deste segmento está praticamente imediato, até flops como Mass Effect Andromeda dão lucro, não vejo tanto risco nem se aumentassem em 20% os custos (o que não vai acontecer).
 

geist

Lenda da internet
Mensagens
22.304
Reações
90.126
Pontos
1.503
Uma saída interessante para as empresas e consumidores seria fornecer a imagem do jogo (atrelada à conta) a quem quisesse, no ato da compra. Junto com esse arquivo gravável e executável no sistema para o qual foi concebido, também poderiam fornecer a label em alta resolução a quem quisesse. Daria para organizar pastas em um HD externo ou imprimir e colocar em cases (originais também poderiam ser vendidas em packs) para quem faz questão de ter na estante.
Seria muito simples e não oneraria muito mais as empresas, deixando a liberdade do consumidor como prioridade.
 
Topo Fundo